Demutran e PM promovem atividades na Semana Nacional do Trânsito

- terça-feira - 22/09/2015 Variedades

Na próxima sexta-feira, no período da tarde, a equipe do Demutran vai realizar panfletagem e orientação na Rua Willy Barth, próximo a área industrial

São Miguel do Oeste

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Miguel do Oeste, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), está trabalhando em ações referentes à Semana Nacional do Trânsito de 2015, que iniciou no dia 18 e se estende Até sexta-feira, 25. Nesta semana, a equipe do Departamento também desenvolverá mais atividades com o propósito de alertar motoristas e pedestres.
Sexta-feira, no período da tarde, a equipe do Demutran vai realizar panfletagem e orientação na Rua Willy Barth, próximo a área industrial. Conforme o diretor, Claudir Companhoni, a iniciativa visa alertar sobre questões relacionadas ao respeito à velocidade, à sinalização, ao uso do cinto de segurança e tudo que promove melhores condições no trânsito, prevenindo acidentes.
Companhoni explica que a escolha deste local na Willy Barth é devido aos inúmeros acidentes registrados, inclusive com vítima fatal. “O que observamos é a necessidade da educação no trânsito, da consciência de prevenir e fazer o que é orientado. Mesmo com tanta informação muitas pessoas são vítimas, diariamente, de acidentes, sejam pedestres ou condutores”, observa.

            ESCOLINHA DE TRÂNSITO
Na última semana, os profissionais do Demutran, em uma ação conjunta com o Colégio La Salle Peperi, trabalharam na execução do projeto “Pista de Trânsito Infantil”. A pista será destinada as atividades com os alunos da unidade de ensino, com idades entre 1 ano e 4 meses a 7 anos.
O Demutran foi parceiro disponibilizando o material e a mão de obra. Conforme o diretor do Colégio La Salle Peperi, Plácio José Bohn, o Projeto da Pista de Trânsito Infantil integra um objetivo bem mais amplo do que apenas a educação para o trânsito. “Segundo a proposta educativa lassalista todos os espaços devem contribuir pedagogicamente, como ginásio de esportes, jardins, bosque, parquinhos, etc. Assim sendo, a pintura do circuito entre o ginásio de esportes e o campo suíço torna este espaço significativo e lugar de aprendizagem prazerosa”, acrescentou ele.    
Enquanto isso, a Polícia Militar também está desenvolvendo atividades relativas à semana do Trânsito. Dentre as atividades, destacam-se a orientação e distribuição de folders e brindes educativos, os quais trazem informativos de cuidados que condutores, pedestres, ciclistas e passageiros devem adotar no dia-a-dia. O objetivo da campanha é mostrar que cada um possui responsabilidade na segurança do trânsito. Paralelo à distribuição de folders, o 11º BPM/Fron desenvolve palestras educativas nas escolas, buscando atingir o público infanto-juvenil conscientizando-os da necessidade da educação no trânsito.

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema da Semana Nacional do Trânsito 2015 “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança”. O foco será a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes. Prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro.

Ascom/P-SMO

Na última semana, os profissionais do Demutran, em uma ação conjunta com o Colégio La Salle Peperi, trabalharam na execução do projeto “Pista de Trânsito Infantil”


 

 

Mais notícias: Variedades

Últimas notícias: