Câmara Técnica Psicossocial debate planejamento e saúde de servidores

- segunda-feira - 07/12/2015 Saúde e Bem Estar


São Miguel do Oeste

Composta por profissionais dos Centros de Atendimentos Psicossociais (Caps), a Câmara Técnica Psicossocial esteve reunida sexta-feira, 04, no auditório da Associação dos Municípios do Extremo-oeste de Santa Catarina (Ameosc). Com coordenação da Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, a reunião debateu planejamento da saúde mental e saúde dos servidores que atuam na área psicossocial.

 A coordenadora da Atenção Básica da Gerência de Saúde, Sirlei Favero Cetolin, lembrou que planejar o atendimento da área de saúde mental é muito importante. “Por meio disso, os municípios podem conseguir mais recursos, ampliando o atendimento à população, mas para isso é preciso interesse dos gestores, o que ainda não é uma realidade na região”, afirma.

 Ainda no encontro, as estudantes do Curso de Enfermagem da Unoesc Maiara Schoeninger e Marzeli Pauletti apresentaram os resultados da pesquisa que realizaram com os profissionais dos Caps de São Miguel do Oeste, Maravilha, Mondaí e Dionísio Cerqueira. “Ainda no estágio, percebemos que as pessoas que atuam na área se preocupam diariamente com os pacientes, mas ninguém se preocupa com a saúde deles”, declara Maiara.

Foram 32 profissionais analisados com questionários em quatro domínios: social, físico, psicológico e ambiental. Apenas o social apresentou resultado positivo. “Os outros três ficaram no regular, ou seja, abaixo do esperado”, explica Marzeli. Como sugestão, as estudantes indicam que os profissionais tenham atendimento psicológico e atividades recreativas durante a semana. “A receptividade para a pesquisa foi bem significativa. Acreditamos que os municípios também vão aceitar e aplicar as sugestões”, encerra Maiara.



Mais notícias: Saúde e Bem Estar

Últimas notícias: