Curso da Unoesc faz avaliações em pacientes obesos do município

- quinta-feira - 10/12/2015 Saúde e Bem Estar

Durante as avaliações, foram analisados o perfil renal, hepático, lipídico e exames que determinam resistência insulínica e processo inflamatório

img

Acadêmicos puderam colocar em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula

 

São Miguel do Oeste

O curso de Biomedicina da Unoesc São Miguel do Oeste e a Secretaria de Saúde do município firmaram uma parceria para fazer avaliações antropométricas e bioquímicas em pacientes obesos. Segundo o coordenador do curso, doutor Eduardo Ottobelli Chielli, neste semestre, foram atendidos 149 pacientes. "A avaliação teve o objetivo de verificar, por meio de exames laboratoriais e antropométricos, a saúde de pacientes com excesso de peso e obesidade, além de salientar possíveis distúrbios patológicos que ainda não são evidenciados e podem, futuramente, comprometer a saúde dessas pessoas", explica o professor.

Durante as avaliações, foram analisados o perfil renal, hepático, lipídico e exames que determinam resistência insulínica e processo inflamatório. Além disso, foram realizadas bioimpedâncias, que determinam a quantidade de gordura corporal, quantidade de água, entre outros. Participaram da atividade estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Farmácia, sob a orientação dos professores doutores, Eliandra Mirlei Rossi e Eduardo Chielle. 

Eduardo ressalta que os dados das avaliações serão utilizados para a elaboração de trabalhos científicos com o objetivo de estimular o conhecimento acadêmico e científico. "A atividade também oportunizou um maior contato entre acadêmicos e pacientes, sendo possível colocar em prática conhecimentos e técnicas aprendidas em sala de aula", acrescenta o professor.

 

Mais notícias: Saúde e Bem Estar

Últimas notícias: