Para não comprometer a chapa, Gica pede para sair

- quinta-feira - 15/09/2016 Política

A coligação “Por um bom caminho” anunciou sábado a troca do vice na chapa. Sai Gilmar Baldissera e entra Alfredo Spiers, também do PP

img

São Miguel do Oeste

 

 

A Coligação “Por um bom caminho” (PSD/PP/PCdoB/PSB/PSC/PPS) reuniu a imprensa na manhã de sábado para anunciar a troca do candidato a vice na chapa liderada por Wilson Trevisan (PSD). Alfredo Spier (PP) é o novo candidato em substituição a Gilmar Baldissera, o Gica (PP). A decisão de abandonar a candidatura partiu do próprio ex-prefeito, que teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitora, após denúncia do Ministério Público, que o considera inelegível até 2020.  

A pena de inelegibilidade acabou em 2012, entretanto, em 2010, foi aprovada a Lei da Ficha Limpa, a qual estabelece que para alguns crimes, a exemplo dos que teriam sido praticados por Gica, seriam somados mais oito anos de inelegibilidade após o cumprimento da sentença inicial. Gica recorreu da decisão em primeira instância, apresentou defesa ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Entretanto, até a semana passada, a defesa nem havia ainda sido protocolada.

Diante disso, Gica resolveu renunciar à candidatura para que a coligação como um todo não acabasse penalizada no caso de uma condenação também no TRE, ou mais tarde no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No caso da coligação sair vitoriosa nas eleições, a chapa seria cassada e assumiria o candidato que obtivesse o segundo lugar. Segundo Gica, seria um risco muito grande. Para manter a coligação no mesmo formato, a opção foi deixar a vaga de vice-prefeito com o PP, sendo Alfredo Spies, que era candidato a vereador, escolhido. Com isso, abriu-se uma nova vaga para candidato a vereador na coligação.

Na coletiva, Wilson Trevisan assegura que não haverá prejuízo eleitoral com a troca do vice. Segundo ele, a coligação liderada pelo PSD está bem a frente das demais chapas. Ele ressalta também as qualidades de Alfredo Spies, que é administrador e advogado e desempenhou cargos na prefeitura, tendo experiência administrativa. “Poderíamos até encontrar outro nome com competência igual a do Alfredo, mas melhor, eu tenho certeza que não”, garantiu. 

Na oportunidade, Trevisan anunciou que Gica assumia naquele momento a coordenação da campanha e assegurou também a participação dele no governo, no caso de vitória. 



Mais notícias: Política

Últimas notícias: