Unoesc participará de atividades de conscientização no Dia da Água

- quarta-feira - 15/03/2017 Geral

img

São Miguel do Oeste

 

A Unoesc São Miguel do Oeste participará, no próximo dia 22, das atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, na área coberta da Praça Walnir Botarro Daniel, em conjunto com outras instituições. O público que passar no local, no horário compreendido das 9h às 17h, poderá visualizar no microscópio os diferentes tipos de bactérias e protozoários que podem estar presentes na água contaminada. Segundo a bióloga, professora Eliandra Rossi, por trás de um copo de água com ausência de cor, odor e gosto podem se esconder micro-organismos invisíveis ao olho nu. "Por isso, é importante que seja feita a análise da água das residências a cada seis meses", recomenda a professora.

A atividade também tem o objetivo de conscientizar a população que esses cuidados devem ser tomados o ano inteiro e não somente no mês de março. Além das análises, a população precisa fazer a limpeza das caixas, no mínimo a cada seis meses. A falta de limpeza e desinfecção de filtros e caixas também interferem negativamente na qualidade da água. "A ingestão de água livre de microorganismos é importante para se evitar a disseminação de diversas doenças", alerta a professora.

Durante esta semana, a Unoesc também está desenvolvendo palestras em escolas da rede estadual de ensino de São Miguel do Oeste. Os alunos são convidados a refletirem sobre a qualidade da água na região, a partir dos resultados obtidos em pesquisas, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e atividades de extensão desenvolvidas por acadêmicos da Unoesc. "Nas palestras, discutimos os fatores responsáveis pela contaminação dos mananciais e sugerimos medidas preventivas e corretivas para melhorar a qualidade da água consumida, ressaltando a importância das ações de cada cidadão", informa Eliandra.

Mais notícias: Geral

Últimas notícias: