Ex-prefeito, ex-vereador, empresas e empresários viram réus

- quarta-feira - 15/03/2017 Geral

Fruto de denúncia do Ministério Público, justiça instaura processo contra o ex-prefeito Nelson Foss da Silva, o ex-presidente da Câmara de Vereadores, Idemar Guaresi, empresários e empresas por fraude em licitações


São Miguel do Oeste

O promotor de justiça da moralidade administrativa da Comarca de São Miguel do Oeste, Cyro Guerreiro, ajuizou no dia 8 de março uma Ação Civil Pública contra o ex-prefeito Nelson Foss Da Silva e outras 10 pessoas e empresas por fraudes em licitações públicas e uso indevido de serviços, bens e máquinas municipais. A ação por ato de improbidade está baseada na investigação feita pela Delegacia de Investigações Criminais (DIC) e que recebeu o nome de operação Patrão.

Também foram denunciados o ex-secretário de Obras, ex-vereasdor presidente da Câmara, Idemar Guaresi, e o ex-servidor Luiz Cozer, o “Peninha”, também ex-vereador do município. No processo, o promotor Cyro Guerreiro cita que o ex-prefeito Nelson comandou um esquema de fraudes para dilapidar o patrimônio do município, fraudando procedimentos licitatórios para desviar dinheiro público em proveito do grupo.

A ação começou a tramitar no Fórum da Comarca, transformando os acusados em réus perante a justiça. Além desta, outra ação deverá ser instaurada, penalizando criminalmente os envolvidos. O processo instaurado na justiça, em São Miguel do Oeste, relata uma situação em que o ex-prefeito Nelson Foss da Silva, Idemar Guaresi e Luiz Cozer  ameaçaram Ivan Corassa de morte.

Eles teriam oferecido R$ 40 mil a Corassa para que este desistisse da licitação para obras de calçamento no Santa Rita. O pagamento seria feito em pó de brita e pedrisco e se Corassa não participasse do certame, seria beneficiada a empresa Barazzetti Construtora, que também participava do esquema. Foram efetuadas várias tentativas de dissuadir Corassa de participar e diante da recusa o ameaçaram de morte.

São réus ainda no processo a Cooperativa Mista de Profissionais Autônomos e Comércio de Materiais (Cooperastec), Antonio Padilha Alves da Silva, RS Construções Ltda, Sebastião Padilha Alves da Silva, Sebastião Padilha Alves da Silva ME, Jovito Carlos Sodré, Ricardo Barazzetti e Barazzetti Construtora de Obras Ltda,

O ex-prefeito Nelson disse que ainda não foi citado oficialmente pela Justiça e não quer se manifestar sobre o processo.



Mais notícias: Geral

Últimas notícias: