Conselheiros da Saúde passam por curso de capacitação

- segunda-feira - 14/05/2018 Saúde e Bem Estar

img


O Conselho Municipal de Saúde de Flor do Sertão oportunizou um curso de capacitação para seus membros no mês de abril. A atividade foi realizada no dia 20 de abril, durante todo o dia, na sala de reuniões da Unidade de Saúde. Conforme o enfermeiro e presidente do Conselho, Adriano Pereira, muitos dos conselheiros tinham dúvidas e dificuldades de compreender sobre algumas funções mais burocráticas.

A capacitação foi promovida por uma empresa contratada, que tirou dúvidas sobre a aplicação de recursos, convênios, e outros aspectos que envolvem a administração dos serviços da saúde pública. Pereira frisa que o Conselho tem função fiscalizatória, cabendo a ele, por exemplo, aprovar as contas da Secretaria de Saúde. “O Conselho faz a fiscalização da aplicação dos recursos. É importante que os conselheiros saibam entender onde e de que forma foram aplicados os recursos; porque se houver alguma irregularidade, a responsabilidade recai sobre a secretária e, também, sobre o Conselho que fez a apreciação e aprovação das contas”, explica.

De acordo com Adriano Pereira, o Conselho Municipal de Saúde conta com 16 membros, composto por profissionais da saúde e representantes de entidades civis organizadas.

Mais notícias: Saúde e Bem Estar

Últimas notícias: