PEDAGOGIA E GTI PROMOVEM ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

- sexta-feira - 29/06/2018 Educação

img

O projeto interdisciplinar denominado educação e tecnologia: compartilhando conhecimentos foi desenvolvido pelos acadêmicos calouros dos cursos de Pedagogia e Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) durante o os meses de maio e junho, com socialização na noite desta quinta-feira (28/06). De acordo com os professores envolvidos, Maria Preis Welter, Juliane Colling e Sadi Reckziegel, o objetivo foi proporcionar novos conhecimentos acerca do uso de tecnologias no ambiente educacional e a promoção de ações sociais de envolvimento com a comunidade.

 

Os projetos desenvolvidos são atividades integrantes das disciplinas de Projeto Integrador II de Pedagogia, Mercado de Trabalhos em TI e Mídias Digitais do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, envolvendo acadêmicos do primeiro semestre dos cursos. Por meio destes projetos, "pudemos conhecer o contexto escolar de nossa região, além de realizar intervenções nas escolas e na sociedade, a fim de proporcionar uma formação mais integrada com as demandas regionais", destacaram os alunos participantes.

 

Já a professora da Escola São Vicente, Carlete Thomé, disse estar muito satisfeita com as atividades desenvolvidas com as alunas do magistério, pois os recursos tecnológicos apresentados já estão sendo utilizados no desenvolvimento das atividades pedagógicas e estágios.

 

O aposentado Estevão Wolfart, que participou de uma oficina de Inclusão Digital para idosos, demonstrou-se muito feliz com a participação da oficina e da socialização dos projetos, onde além de aprender novas possibilidades de uso da tecnologia, pode compartilhar suas experiências e conhecimentos com os acadêmicos.

 

A noite de socializações contou com a presença externa de alunos, professores e comunidade envolvida nos projetos desenvolvidos. A atividade foi realizada no Auditório do Bloco A e teve inicialmente apresentações culturais de acolhida organizadas pelos acadêmicos Joseane, Lauriane, Carlos e Victor. A sequência dos trabalhos foi conduzida pelos alunos Franciel e Daniele, com mensagem de boas vindas das coordenadoras dos cursos de Pedagogia e GTI, que enfatizaram o envolvimento dos alunos para o desenvolvimento do projeto interdisciplinar.

 

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

 

A socialização das atividades desenvolvidas foi realizada por meio da apresentação dos objetivos do projeto e como foi desenvolvido. Os acadêmicos foram desafiados a registrar todo trabalho em fotos e vídeo, para complementar a apresentação. Foram apresentados os seguintes projetos:

Uso de tecnologias e atividades pedagógicas com alunos do 4º ano da Escola Porto Novo de Itapiranga. Acadêmicos(as): Daniele Dapper, Luana Kunzler, Lauriane Boeno, Priscila Quinot, João Dal Lago, Eduardo Treuheurz e Eduardo Machado.
Construção de jogos no PowerPoint e atividades pedagógicas com alunas do Magistério da escola São Vicente de Itapiranga. Acadêmicos(as): Janaina Anschau Fernanda Forster, Juliana da Silva, Caroline Michels, Daniel Grileitov, Franciel Schlikman e Jocinei da Silva.
Uso dos recursos Google para produtividade com alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola João Leopoldo Vogt de Barra do Guarita. Acadêmicos(as): Joseane da Silva, Josiane Oliveira, Camila Machado, Iana Antunes, Matheus Silva, Peron Schossler e Lucas Fávero.
Uso dos recursos Google para produtividade com alunos do 2º ano do Ensino Médio da escola São lourenço de Iporã do Oeste. Acadêmicos(as): Daniel Muller, Tiago Guth, Emanoelli Ferraz, Mateus Studt, Ediane Luft e Paula Bozetto.
Inclusão Digital de idosos, realizado com participantes do grupo de idosos do  bairro Bela Vista de Itapiranga. Acadêmicos(as): Fernando Leidens, Christhofer Korbes, Lucas Lopes, Shirley Schlindwein, Victor Pit e Carlos Wesendock.
Manutenção de computadores escolares, realizado na escola José Cañelas de Pinheirinho do Vale. Acadêmicos(as): Nicolas Silveira, Carlos Rech, Carlos Schuh e Tauane Langer.
 

Na avaliação das atividades foi destacado pelos acadêmicos o quanto o desenvolvimento dos projetos contribuiu para sua formação, desenvolvendo habilidades de comunicação, trabalho em equipe, organização e proatividade. Os acadêmicos destacaram ser gratificante perceber os reflexos de sua ação na comunidade, uma vez que a avaliação das escolas, alunos, professores e pessoas envolvidas foi muito positiva.

Mais notícias: Educação

Últimas notícias: