Acadêmicas de Psicologia realizam intercâmbio em Portugal

- terça-feira - 03/07/2018 Regional

img

As estudantes de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste, Bruna Lunardi Belegante e Janaína Paulus, estão vivendo experiências enriquecedoras na Universidade do Minho, na cidade de Braga, em Portugal. As duas acadêmicas renovaram o intercâmbio para mais seis meses e ficarão em Portugal até o início de 2019. Segundo a coordenadora do curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira, o intercâmbio permite que as alunas tenham contato com outras culturas e a convivência com uma língua diferente. "Elas entram em contato com realidades profissionais diversificadas; desafiam-se para o desconhecido, saindo de sua zona de conforto e ampliando os seus horizontes", avalia a professora.

    Portugal chamou a atenção de Bruna pela cultura e por ser a terra de um dois mais importantes escritores do mundo: José Saramago. Ela destaca que foi muito bem recebida no país e que, em Braga, há brasileiros por toda parte. A acadêmica conta que, desde que pisou em solo português, teve a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e fazer novas amizades. "Eu mudei muito, desconstruí muitas coisas que estavam  guardadas e enraizadas. Acredito que tornei-me uma pessoa mais madura. Além disso, a experiência do intercâmbio será um diferencial no meu currículo", ressalta a futura psicóloga, que divide um apartamento com um casal brasileiro, uma portuguesa e mais duas brasileiras.

    Nos momentos em que não está estudando, Bruna aproveita para conhecer pontos turísticos. Em Lisboa visitou a Torre de Belém, Mosteiro dos Jerônimos, Panteão Nacional, Castelo de São Jorge, Miradouro de Santa Luzia, Sé de Lisboa, Casa dos Bicos – Fundação José Saramago, Praça do Comércio, Miradouro Santa Catarina, Praça Luís de Camões, Escultura de Fernando Pessoa, Pastelaria Pastéis de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Museu Nacional do Azulejo, Cais das Colunas, O Martinho da Arcada e Lisboa, Praça da Figueira, Oceanário de Lisboa e a Casa Fernando Pessoa. Bruna também visitou outras cidades portuguesas: Aveiro, Viana do Castelo, Coimbra, Guimarães, Valença e Porto.  As cidades espanholas Madrid, Barcelona, Santiago de Compostela e Manzaneda também integraram o roteiro de viagens de Bruna que pretende, neste semestre, visitar outros países.

 

NOVAS EXPERIÊNCIAS

 

    Portugal também foi a escolha da acadêmica Janaína Paulus para fazer intercâmbio. Ela explica que optou pelo país, pois a Universidade do Minho está entre as 150 melhores universidades do mundo. Janaína conta que nunca tinha imaginado sair do Brasil e ficar tanto tempo longe da família e dos amigos. "Descrevo esse intercâmbio como uma redescoberta. Ele abriu a minha mente, rompeu com paradigmas e, atualmente, posso dizer que vejo o mundo por outro viés. Na universidade, estou tendo contato com diversos profissionais da Psicologia e um contato maior com a prática, o que é muito importante para a minha formação profissional", detalha a estudante.

    Além de estudar, Janaína tira um tempo para conhecer pontos turísticos. Em Braga, visitou o Bom Jesus do Monte, Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, Moro do Picoto, Igreja de São Victor, Sé de Braga e o Jardim de Santa Bárbara. Na cidade de Aveiro, conheceu Barcos Moliceiros e a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto. Quando esteve em Coimbra, a acadêmica visitou o Arqueduto de São Sebastião, Sé Velha, Claustro da Manga, Universidade de Coimbra, Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e o Parque de Santa Cruz. Na Espanha, visitou Santiago de Compostela e realizou um sonho de infância em Manzaneda: pisou pela primeira vez na neve.

 

Mais notícias: Regional

Últimas notícias: