Semana de Incentivo à Leitura e à Cultura reúne grande público em Tunápolis

.- . segunda-feira - 12/11/2018 Regional

img

A 7ª edição da Semana de Incentivo à Leitura e à Cultura teve sua abertura oficial na quarta-feira, dia 07, com a presença de um grande público que acompanhou a apresentação do Centro Educacional Helga Follmann, da Invernada Artística do CTG Última Porteira, do grupo de Danças Alemãs da Associação Folclórica Alemã (AFAT), do Coral Infantil de Linha Pitangueira e da Banda Municipal, regida pelo Maestro Ademar Meurer.

Após o ato de abertura, os presentes visitaram a Feira do Livro e do Artesanato, na qual estiveram expostos diversos trabalhos de artesão do município, como adesivos para unhas, utensílios de madeira, crochê e tricô, artigos para decoração natalina e a empresa Baumgratz Confecções e Utilidades expôs mais de 6.000 exemplares de livros para todas as idades e gostos. Também esteve exposto o Projeto Mala Viajante, desenvolvido no ano letivo de 2018 pelas escolas municipais em parceria com as famílias. A feira permaneceu aberta para visitação nos dias 08 e 09.

Na sexta-feira, dia 09, foi realizada a segunda edição do Show de Talentos, que contou com a apresentação de mais 50 crianças, jovens e adultos nas modalidades de canto, recitação de poesias ou tocar instrumentos musicais.

Com uma intensa programação, no sábado, dia 10, a AFAT, juntamente com a Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis (AEST), realizaram a 2ª edição do Stammtisch, com a presença de oito grupos da comunidade, que celebraram a cultura alemã por meio da música, danças e brincadeiras típicas, com animação do Musical Alegria.

No domingo, dia 11, foi realizada a Noite Cultural em parceria com o Sicoob, com a apresentação dos alunos de música do Professor Matheus Beckenkamp e de danças coreográficas da Professora Naíssa Schaurich. Enquanto acompanhavam as apresentações, os presentes puderam degustar um bom chimarrão oferecido pela Cooper A1.

Nesta segunda-feira, dia 12, as atividades foram internas nas escolas municipais. Os estudantes participaram da contação de “Uma História Leva a Outra: A menina dos brincos de ouro”, recitada por Ana Paula Prado e Moacir Bonacina. A programação encerra na quarta-feira, véspera de feriado, com o tradicional Musikantenfest, evento que reúne músicos de toda região em uma grande confraternização. Às 18h30min, inicia o desfile dos músicos pelas ruas da cidade com distribuição de chopp. Logo após, haverá o jantar de confraternização, revezamento de bandas e encerramento com a Banda Alvorecer.

De acordo com a Secretária da Educação, Angelita Bourscheidt, durante a semana os alunos da Rede Municipal de Ensino participaram do Concurso do Slogan que irá caracterizar a Geloteca, um novo projeto que está sendo desenvolvido em parceria com o Setor de Urbanismo e será implantado na Praça Pública Willy Eidt.

O Prefeito, Renato Paulata, ao declarar a abertura oficial do evento, destacou que é necessário libertar a imaginação e a criatividade por meio da leitura. “Passamos por um momento em que sofremos com a presença e a influência dos celulares e das redes sociais. Mesmo com tantas formas de comunicação, a leitura de um bom livro é indispensável e não há nada que substitui o conhecimento que ele nos traz”, finaliza Paulata.

 


Mais notícias: Regional

Últimas notícias: