Curso de Educação Física promove palestra com o professor Francisco Rosa Neto

.- . quarta-feira - 29/05/2019 Educação

img

SÃO MIGUEL DO OESTE

O curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste promoveu, no final deste mês, a palestra "A importância do desenvolvimento motor para crianças e jovens" com o doutor em Medicina do Esporte, professor Francisco Rosa Neto. A palestra contou com a participação de acadêmicos e diplomados do curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), além de acadêmicos de Fisioterapia.

Segundo a coordenadora do curso de Educação Física, professora Giovana di Domênico Silva, a palestra caracterizou-se como um momento singular de formação, construindo e ampliando saberes e experiências. Ela destaca que o professor Francisco Rosa Neto é autor de diversos livros sobre desenvolvimento e intervenção motora, que embasam discussões realizadas no curso de Educação Física. "Discutir as possibilidades que o profissional de Educação Física e a Fisioterapia têm neste processo foi um dos grandes objetivos do evento. Como diz Rosa Neto, 'um bom controle motor permite à criança explorar o mundo exterior apontando-lhe as experiências concretas sobre as quais se constroem as noções básicas para o seu desenvolvimento intelectual'", destaca a professora.

A professora Sandra  Fachineto salienta que momentos como esse proporcionam uma visão acadêmica e científica mais ampla do papel do profissional de Educação Física na estimulação motora de crianças e jovens. "A criança se desenvolve por meio do movimento, e a Educação Física oferece experiências que fazem a criança aprender a pensar e a planejar sua movimentação, utilizando não somente o aspecto motor, mas também o cognitivo, que é fundamental para evitar problemas coordenativos em longo prazo", afirma a professora.

 

Atividade prática

 

Além da palestra, o professor Francisco Rosa Neto desenvolveu uma atividade para acadêmicos da sétima fase de Educação Física (Licenciatura) sobre a importância do desenvolvimento motor na infância. Ele explanou sobre os elementos motores básicos para serem trabalhados com as crianças nas escolas e, posteriormente, realizou uma avaliação motora em uma criança, usando a escala desenvolvida por ele mesmo. Logo após, os acadêmicos interpretaram os resultados e pensaram em estratégias de intervenção para o trabalho motor nas aulas de Educação Física.

A acadêmica Tássia Dall'Agnol observa que é necessário que os professores realizem o diagnóstico do desenvolvimento motor para planejar as aulas e acompanhar o desempenho do aluno, detectando possíveis problemas de ordem motora. "A Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto é um instrumento importante para identificar possíveis déficits motores com o objetivo de estimular o melhor desenvolvimento", conclui a acadêmica.

 



Mais notícias: Educação

Últimas notícias: