Adjori/SC destaca força dos jornais do interior na Alesc

.- . quinta-feira - 19/09/2019 Geral

Presidente da entidade, José Roberto Deschamps, ocupou a tribuna nesta terça-feira (17)

img

O presidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), José Roberto Deschamps, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (17), para expor sobre a importância e a força dos jornais impressos do interior do estado. A associação tem 38 anos de atuação e congrega 109 jornais, além de dezenas de portais de notícias.

"Senhores e Senhoras, tenho certeza que a maioria dos parlamentares conhece muito bem o interior do nosso estado, já conviveu ou convive com a mídia regional, presente no dia a dia das pessoas e da comunidade", afirmou Deschamps logo na abertura do seu discurso.

Ele destacou ainda os números que mostram a presença da mídia regional em todas as regiões do estado. "Estamos presentes em praticamente todos os municípios catarinenses. São 220 mil exemplares, com mais de 1,5 milhão de leitores. Temos um portal de notícias, o RCN On-line, com mais de 500 mil visitantes únicos e 1,3 milhão de páginas vistas", expôs o dirigente.

Deschamps disse que, apesar da crise que atinge a imprensa, os jornais do interior se mantêm fortes, por conhecerem profundamente a realidade de suas comunidades. Ressaltou que esses veículos têm produção de conteúdo próprio, sem depender do que é pautado nos grandes centros. Além disso, os jornais da Adjori/SC fizeram a transição para a internet, o que só aumentou a credibilidade e abrangência dos periódicos.

 

"Entregamos aos leitores informações de seu universo local e regional", enfatizou o presidente, acrescentando que ainda há e haverá por longo tempo vida para o jornal impresso no interior. "Uma grande distância nos separa da chamada grande imprensa. Somos nós quem pautamos o dia a dia dos municípios e das pessoas que lá vivem."

Em seu discurso, Deschamps lembrou do Prêmio Adjori de Jornalismo que chegou à sua vigésima edição consagrado como um dos mais importantes concursos jornalísticos do país. "Além de motivar, vem trazendo, nestes 20 anos, uma contribuição significativa na melhora da qualidade editorial e gráfica dos jornais. A premiação faz o reconhecimento do melhores do ano envolvendo diferentes comissões julgadoras, integradas por profissionais de reconhecida expertise em suas áreas de atuação".

Ele destacou a união com a Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina (ADI/SC), numa parceria que congrega 130 jornais catarinenses, com o compartilhamento de conteúdo na coluna "Pelo Estado", além de matérias jornalísticas de conteúdo relevante para as comunidades. "Além do nosso diferencial, por que é a mídia Regional que chega e que tem presença quase que exclusiva no interior, somos nós quem pautamos o dia a dia dos municípios e das pessoas que lá vivem".

Deschamps ressaltou ainda que o jornal do interior tem produção de conteúdo próprio, não é pautado pelas grandes capitais, entregamos a nossos leitores as informações de seu universo local ou regional, e, no máximo, estadual.

Já a transição para o meio digital, na opinião do dirigente, é realidade para a maior parte dos veículos de comunicação da Adjori, outros ainda estão construindo suas plataformas digitais. Dessa forma, os jornais do interior continuam crescendo em credibilidade e abrangência.



Mais notícias: Geral

Últimas notícias: