Reitor da Unoesc escreve artigo sobre os desafios das universidades brasileiras diante do Covid-19

.- . segunda-feira - 22/06/2020 Regional

img

O reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), professor Aristides Cimadon, escreveu recentemente um artigo para o blog "Conversando com o professor Cesar Luiz Pasold", onde discorre brevemente sobre os desafios das universidades brasileiras diante do Covid-19.

No artigo intitulado “COVID19: desafios à universidade brasileira”, o professor explica que a pandemia impôs o isolamento social e trouxe à luz, de forma ainda mais evidente, as dificuldades e os desafios da educação brasileira, em particular, a educação superior. Cimadon escreve que apesar disso, as universidades comunitárias, por sua vez, aceleraram a implementação de medidas que já vinham sendo planejadas, como por exemplo, o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem, garantido o direito de seus estudantes concluírem seus itinerários formativos.

 O reitor destaca ainda, que mesmo diante desta situação de drásticas mudanças, as universidades comunitárias não paralisaram suas atividades. Ao contrário, multiplicaram seus cursos, seus projetos, atraíram mais estudantes e aproximaram professores internacionalmente renomados para seminários, cursos, palestras como complementação de aulas.

— É preciso aprender com a pandemia. Ela é oportunidade de revisão, reconstrução, inovação tecnológica e cultural. Parece evidente que a universidade irá construir um caminho para trazer esses dois mundos, o digital e o presencial, mais próximos em todos os processos de formação — reiterou o professor em seu artigo.



Mais notícias: Regional

Últimas notícias: