Últimas

  • Pão de Queijo abre as portas para o público em São Miguel do Oeste

    img

    Segundo o proprietário Vagner Passos, o restaurante Pão de Queijo além do tradicional, verdadeiro pão de queijo, possui uma estrutura completa de restaurante. Fica na BR 163 na saída para Guaraciaba.

    02/12/2017 Leia...

    -

  • Markar realiza tradicional vinda do Papai Noel

    img

    Neste sábado, 02 de Dezembro os proprietários da loja Markar, com o apoio da JCI, Polícia Militar, Poder Público Municipal e grande público; fizeram a alegria das crianças no bairro São Luiz em São Miguel do Oeste. O tradicional Papai Noel abrilhantou o evento distrubuindo presentes e sorteando ingressos para o almoça de Domingo com o Papai Noel

    02/12/2017 Leia...

    -

  • Móveis Cavalli reinaugura moderna loja

    img

    Neste sábado, 02 de Dezembro, a família Cavalli reinaugurou a sua tradicional loja de móveis, segundo Davi Cavalli, a loja é produto do trabalho incansável, da família, dos fornecedores, dos funcionários e em especial, os clientes.

    02/12/2017 Leia...

    -

  • Rumo ao Planalto


    Muita gente sonhando com a volta do apedeuta Lula da Silva ao Palácio do Planalto. A meu ver é a mesma coisa que um porco sonhar com uma lavoura de milho. Pelo que tudo indica, a era da enganação já passou. O eleitorado está mais informado, o judiciário mais atento e, em consequência, ladrões, corruptos, ignorantes e malfeitores terão mais dificuldades no pleito vindouro, apesar de que, ao longo da História Republicana, os eleitores não tiraram as ovelhas negras do centro do poder por meio do voto.

    A tendência é a divisão do eleitorado entre extrema esquerda, com Lula, e extrema direita, com Jair Bolsonaro. Ou seja, coxinhas X pão com mortadela. Aliás, os pães com mortadela levaram um duro golpe com a reforma trabalhista. Não é mais obrigatório pagar um dia de trabalho para os sindicatos, os quais se valiam desta contribuição para custear o pão com mortadela nas mobilizações para fazer baderna.

    Já os expoentes da esquerda e direita estão visitando os seu currais eleitorais. Lula está militando na terra sem lei. A caravana do ex-presidente , entre os dias 4 e 8 de dezembro, escolheu a dedo a região onde impera o crime. Todas são grandes colégios eleitorais. O objetivo dos petistas no Rio de Janeiro é vacinar as classes populares contra o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que, no estado, aparece empatado com Lula em algumas pesquisas.

    Foto: Caravanas de Lula pelo Nordeste estão cada vez mais vazias

    O roteiro de viagem inclui Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu e a Zona Oeste da capital. Embora não seja grande centro urbano, Maricá será visitada pelo ex-presidente. Na cidade, moram sua filha, Lurian, e sua neta, Bia, ambas militantes do PT.

    Por outro lado, Bolsonaro está direcionando a sua agenda para cidades onde é convidado. Também, Bolsonaro escalou o time de parlamentares que vai ajudá-lo a se defender das acusações de injúria e apologia ao crime atribuídas a ele pela petista Maria do Rosário (RS). Bolsonaro indicou como testemunhas de defesa o senador Magno Malta (PR-ES) e os deputados Pastor Eurico (PHS-PE), Rogério Marinho (PSDB-RN) e Sílvio Torres (PSDB-SP).

    O ministro Luiz Fux, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), mandou intimá-los. Tudo isso para não dar R$ 10 mil para a “jiguera”, pois assim acredita que irá limitar ainda mais o pão com mortadela. Diante disso, podemos concluir que o sonho Lula está cada vez mais distante.

     

    27/11/2017 Leia...

    -

  • Exército Brasileiro inicia Operação Ágata

    img

    Está sendo realizada fiscalização nos 140 quilômetros de linha de fronteira entre as cidades de Dionísio Cerqueira e Itapiranga

    Com o objetivo de reduzir os crimes transfronteiriços e ambientais, bem como incrementar o apoio à população residente na faixa de fronteira, o Exército Brasileiro deu início nesta segunda-feira (20) a Operação Ágata. A ação dará continuidade as atividades desencadeadas pelo Ministério da Defesa (MD).

    A Operação se estende pelos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com ações dinâmicas e focadas na preservação da soberania Nacional. Com a finalidade de atuar nas ações operativas no interior do estado de Santa Catarina, foram mobilizados e deslocados para a faixa de fronteira, militares de Florianópolis e Criciúma, Curitiba/PR, além de aeronaves originalmente sediadas em Taubaté/SP.

    No decorrer da operação, o Exército, atuando em conjunto com Órgãos de Segurança Pública (OSP) e agências de fiscalização serão estabelecidos pontos de bloqueio e controle de estradas (PBCE), pontos de bloqueio e controle de vias urbanas (PBCVU), realização de patrulhamento terrestre e aéreo, revista de pessoas, veículos, embarcações, aeronaves e instalações. Fiscalização de produtos controlados e participação de operações de busca e apreensão.

    Participam com a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal do Brasil, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis, Ministério Público Estadual de Santa Catarina, Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, Fiscalização da Fazenda Estadual de Santa Catarina, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de Santa Catarina (CIDASC), Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e Polícia Civil de Santa Catarina.

    A operação tem como prioridade a repressão ao contrabando (armas, munição, entorpecentes e outros produtos ilegais) e ao descaminho (fertilizantes, medicamentos e outros produtos em desacordo com normas alfandegárias) compreendendo os 140 quilômetros de linha de fronteira entre as cidades de Dionísio Cerqueira e Itapiranga, prosseguindo para o interior até as cidades de Paraíso e Xanxerê, totalizando uma área operacional de cerca de 21000 Km².

    Fonte: Portal São Miguel

    25/11/2017 Leia...

    -

  • Estudantes de Psicologia apresentam projetos sociais

    img

    Os estudantes elaboraram projetos voltados à saúde do agricultor, à área hospitalar, aos idosos, população de rua, juventude, assédio moral, câncer, reciclagem, entre outros.

    Os acadêmicos de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste estão apresentando, até o dia 7 de dezembro, para a comunidade, os projetos sociais elaborados na disciplina de Técnicas de Avaliação e Intervenção Psicossocial. Segundo a coordenadora do curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira, os estudantes elaboraram projetos voltados à saúde do agricultor, à área hospitalar, aos idosos, população de rua, juventude, assédio moral, câncer, reciclagem, entre outros.

    Durante o desenvolvimento dos trabalhos, os alunos identificam necessidades dos locais onde estão inseridos. "Além disso, eles contribuem com a comunidade; trabalham a prevenção de doenças e na promoção da saúde e mostram o trabalho da Psicologia. Muitos dos projetos estão sendo levados a diante nos estágios ou na vida profissional dos estudantes", acrescenta Lisandra. Em Pinhalzinho, todos os trabalhos já foram apresentados à comunidade.  

    A acadêmica Jaqueline Fabbi desenvolveu um projeto para implementação de um plantão psicológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Barra Bonita. O objetivo do plantão é atender emergências e oferecer acolhimento a pacientes que vão consultar e descobrem que terão que passar por um procedimento, além de dar suporte aos seus familiares.  Jaqueline observa que esse serviço diminuiria o uso de medicamentos e consultas médicas. "A atividade é uma oportunidade para encontrar soluções diferenciadas para demandas da nossa região, beneficiando a comunidade", avalia a estudante. 

    25/11/2017 Leia...

    -

  • Empresa realiza sondagens para o projeto de esgotamento sanitário

    img

    O projeto finalizado será o primeiro passo para a busca de recursos a fim de viabilizar a execução de um sistema de tratamento de esgoto municipal

    Guaraciaba

     

    A empresa vencedora do processo licitatório para a realização do projeto de esgotamento sanitário no município realizou segunda e terça-feira, 20 e 21, sondagens no solo em 13 pontos do perímetro urbano do município. Conforme a empresa, essa é uma etapa do projeto que visa saber quais os níveis do solo.

    Conforme o prefeito Roque Luiz Meneghini, o município assinou ainda em 2016 um convênio com a Casan para a elaboração de um projeto de esgotamento sanitário do município. Após a assinatura do contrato, a administração realizou um processo licitatório para que a empresa vencedora fizesse a realização deste projeto.

    Meneghini explicou ainda que está sendo realizado um estudo técnico preliminar com todos os levantamentos necessários. Além disso, é necessário avaliar alternativas e definir a melhor concepção técnica, ambiental e econômica. Meneghini comentou que todo o estudo que vem sendo feito engloba ações ambientais, hidráulicas, arquitetônicas, mecânicas, operacionais, urbanístico e paisagístico das unidades que poderão ser possíveis instalações de coleta de esgoto e drenagem. Segundo o prefeito, o projeto finalizado será o primeiro passo para a busca de recursos para viabilizar a execução de um sistema de tratamento de esgoto municipal.

    25/11/2017 Leia...

    -

  • Iniciada a instalação da decoração natalina na cidade

    img

    São José do Cedro

     

    A administração municipal de São José do Cedro e Secretaria de Educação e Cultura, através do auxílio dos funcionários da Secretaria de Transporte e Obras, iniciou nesta semana a instalação da decoração natalina na cidade. Inicialmente, são instalados as casinhas e os pinheiros. Enquanto uma equipe está na rua, a outra se concentra no CTG Mate Amargo, onde o trabalho é realizado por funcionários da Educação e Cultura, universitários e voluntários. Lá concentra-se a confecção da decoração. 

    A secretária de Educação e Cultura, Célia Toigo, destaca que as luzes natalinas serão ligadas na noite de 04 de dezembro, data em que é programado um evento na Praça Antônio Foppa. As luzes permanecerão até o dia 04 de janeiro.  No dia 23 de dezembro, acontece a 16ª edição do Natal Luz, também na Praça Antônio Foppa.

     

    25/11/2017 Leia...

    -

  • Oncologia no Hospital Regional deve ficar para 2018

    img

    Anúncio foi feito pelo secretário da Saúde do Estado, em evento no município

    São Miguel do Oeste

     

    O secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, anunciou quinta-feira, 16, que a instalação do Setor de Oncologia no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso ficou para 2018. O anúncio foi feito em um encontro com autoridades da Saúde para discutir a questão da Dengue no município.

    Caropreso explicou a situação da implantação do serviço de quimioterapia no Extremo Oeste. “A verba destinada para a região foi tomada pela judicialização. Assim, o recurso foi devolvido ao Ministério da Saúde porque o prazo do contrato encerrou. Nós temos o compromisso do Ministério de alocar o valor novamente e destiná-lo a São Miguel do Oeste, investindo nos equipamentos necessários. Nós temos uma dívida com a região e reconhecemos isso”, afirma Caropreso”, disse.

    O local para a instalação da oncologia já foi reformado e está pronto para receber os equipamentos. Conforme o secretário, o custeio dos serviços de quimioterapia deve chegar a R$ 1 milhão por mês e é uma dificuldade no momento para a Secretaria. O repasse mensal ao Hospital Regional também está atrasado e a Secretaria aguarda uma aprovação na Assembleia Legislativa para diminuir a dívida com o Instituto Santé, que hoje passa dos R$ 10 milhões.

     Além de Caropreso, participaram da reunião o prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli, o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Fábio Gaudenzi, a gerente de Zoonoses da Dive/SC, Suzana Zeccer, o diretor do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Jeferson Gomes, a gerente Regional de Saúde, Paula Corrêa, e o secretário municipal de Saúde, Leonir Caron, entre outros.

    25/11/2017 Leia...

    -

  • Associada do Sicredi ganha R$ 50 mil no sorteio do Seguro de Vida

    img

    A Sicredi Celeiro RS/SC já distribuiu mais R$ 885 mil e o Sistema Sicredi mais de R$ 41 milhões aos associados

    Descanso

     

    Aconteceu na manhã ded quinta-feira, 16, a entrega simbólica do prêmio do sorteio do Seguro Sicredi na agência de Descanso. A associada Iliane Vicari foi contemplada com o valor bruto de R$ 50.000,00 no Seguro de Vida Mulher.

    A associada recebeu o cheque premiado das mãos do gerente regional de Desenvolvimento da Sicredi Celeiro RS/SC, Sandro Junior dos Santos, do assessor de Negócios, João Bremm, do conselheiro da cooperativa, Rudimar Triches, da gerente da agência de Descanso, Ivanice Ghilardi Lauschner, e do representante da Icatu Seguros, Lúcio Silveira.

    Para a gerente da agência, proporcionar aos associados esse momento é cumprir com a missão da instituição financeira cooperativa. “É muito gratificante para nós, pois estamos agregando renda e contribuindo para a qualidade de vida dos nossos associados. Os nossos seguros oportunizam aos associados usufruírem do benefício em vida, quando são contemplados”, destaca a gestora.

    Os Seguros de Vida Sicredi comercializados em parceria com a Icatu Seguros possuem um diferencial. O sorteio semanal de prêmios equivalente ao valor segurado. A Sicredi Celeiro RS/SC já distribuiu mais R$ 885 mil e o Sistema Sicredi mais de R$ 41 milhões aos associados que possuem o Seguro de Vida.

    25/11/2017 Leia...

    -

  • A FARRA DAS DIÁRIAS I


    A FARRA DAS DIÁRIAS I

    Em tempos de crise braba e quando a população mais reclama dos gastos públicos desenfreados, os mais de 50 mil vereadores de Santa Catarina foram esta semana de uma só vez para Florianópolis, na posse da nova diretora da Associação da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc). Multiplique-se 50 mil por quatro ou cinco dias de diárias para ver o quanto vai se gastar em dinheiro público em uma única semana. Serão alguns milhões de reais.

     

    A FARRA DAS DIÁRIAS II

     

    Não bastasse isso, os 295 prefeitos de Santa Catarina também viajaram para Joinville, em um congresso da Federação Catarinense dos municípios, cada um com seu carro oficial. Sabe-se que dificilmente um prefeito viaja sozinho, mas leva consigo sempre um bando de secretários e assessores. Serão, no mínimo, mais umas mil diárias durante quatro dias. Pergunto: porque um congresso em Joinville? Porque não fazem esse tipo de coisa em alguma cidade bem no centro do Estado?

     

    A FARRA DAS DIÁRIAS III

    Sobre essas coisas, conversei segunda-feira com o presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, Cláudio Barp, ele garantiu que não haverá gastos desenfreados, mesmo porque foi fretado um ônibus coletivo para vereadores da região. Barp defendeu a ida dos vereadores, já que muitos são estreantes no cargo e haverá uma programação extensa na capital com cursos e palestras. O presidente assevera que a Câmara está num processo rigorosa de controle de gastos. Isso é muito, pois estamos de olho.

     

    JORNALISTA CACO I (foto)

    Caco existe em todas as profissões, invariavelmente. E na minha não é exceção. Um exemplo vem da cidade de São Joaquim, na Serra catarinense. Lá, o jornalista Edson Varela (foto), infelizmente meu xará, foi condenado por corrupção ativa, juntamente com o empresário Clauto Antonio Correa. Eles foram pegos na Operação “Bola de Neve”, do Ministério Público. A mando do empresário, Edson Varela ofereceu propina de R$ 300 mil à prefeita Marlene Kayser paraq que ela homologasse uma licitação fraudulenta, que renderia aos malandros R$ 1,2 milhão.

     

    JORNALISTA CACO II

    Como todo ladrão é um pouco burro, o jornalista foi à casa da prefeita, à noite, para oferecer propina, isso frente ao marido e um filho dela. Resultado: No outro dia a prefeita procurou o Ministério Público para denunciar a mutreta, resultando em um extenso inquérito e na condenação dos dois bandidinhos. Nesse caso, palmas para a prefeita, que não cedeu aos encantos do dinheiro fácil. Se tivesse homologado a licitação fraudada, provavelmente teria também sentado no banco dos réus. O que se pode concluir disso é que ainda vale a pena ser honesto, mesmo sendo político.

     

    LÁ É ASSIM I (Foto)

    O jornalista chapecoense Diego Antunes postou em seu Facebook um desabafo em relação ao estacionamento rotativo daquela cidade. Conta ele: “O cara sente-se de mãos amarradas sem poder ao menos argumentar. Sem créditos no boton, estacionei e procurei a orientadora para explicar que iria até a loteria para sacar o dinheiro e recolher uma notificação anterior e assim recarregar. Após olhar para os lados e não visualizar ninguém, devido a pressa fui efetuar o saque e num passe de mágica a funcionária apareceu e me notificou outra vez. Expliquei: moça, não tinha como eu acionar o parquímetro pois meus créditos haviam acabado. Ela, devidamente orientada pelos seus superiores, que são do Norte do Estado, disse: Infelizmente é assim.

     

    LÁ É ASSIM II

    Sei muito bem como as coisas funcionam por lá. Há uns quatro anos fui a Chapecó para fazer uma compras na Loja Havan. Também andei algumas quadras para ver se achava alguma funcionária da operadora do estacionamento rotativo para comprar o cartão. Não achei ninguém. Entretanto, bastou eu virar as costas por alguns minutos e apareceu uma mulher para multar. Pergunto se aqui em São Miguel do Oeste também será assim, já que essas empresas recebem pelo número de multas que aplicam. Nada diferente do que acontece com as lombadas eletrônicas, sinaleiras e câmeras de segurança em rótulas. Só trouxa pra achar que tudo isso é pra melhorar a nossa vida. 

     

    DESABAFO (foto)

    Uma postagem feita no seu Facebook pelo prefeito Wilson Trevisan, sábado, vem gerando especulações. Escreveu o prefeito: “Durante toda a minha vida de agricultor, de garçom, de funcionário de empresa privada, de empresário, de homem público e de pai de família, busquei sempre acertar. Apenas agora, descobri um jeito de errar, que é querer agradar a todo mundo”. Especula-se se Trevisan estava se referindo à sua vida privada ou ao comando do município. Se for a segunda hipótese, não é de se admirar, já que, segundo dizia o presidente Nereu Ramos no alto de sua sabedoria, “política é a arte de engolir sapos”.

     

    TRANCA RUA

    Os movimentos sociais prosseguem com o péssimo hábito de atrapalhar a vida da população em dia útil para promover seus protestos e expor suas ideias. Quarta-feira, o trevo da cidade foi fechado por horas por causa de um protesto contra a reforma da Previdência, deixando caminhoneiros e motoristas parados em um sol de 40 graus, uma desumanidade. Vai resolver o que trancar o trevo de São Miguel do Oeste? O Tranca Rua, que eu saiba, é só uma entidade do Candomblé.  

    “Me disseram que pra ficar forte é necessário muita malhação. Fazem quase 2 anos que eu estou assistindo essa droga e até agora nada”.

    15/03/2017 Leia...

    -

  • Loja perde 27 vestidos em furto


    Guaraciaba

     

    A Polícia Militar está procurando os ladrões que arrombaram uma loja e furtaram 27 vestidos sociais na madrugada de sexta-feira, 10, em Guaraciaba. O crime só foi percebido quando a empresária chegou para o trabalho por volta das 7h de sábado. Os ladrões arrombaram a porta da frente e levaram os vestidos, além do dinheiro que estava no caixa. Algumas das peças estavam reservadas para uma formatura da Unoesc na noite de sexta. A empresária Cristiane Maziero disse que as peças furtadas parecem ter sido escolhidas, pois muitas ficaram nos cabides.

    15/03/2017 Leia...

    -

  • Adolescente com mais de 20 passagens pela polícia é flagrado com maconha


    Descanso

     

    A Polícia Militar de Descanso flagrou um jovem de 17 anos portando duas buchas de maconha, durante a abordagem a um grupo de jovenspor estarem em atitude suspeita. Durante a revista pessoal, foram encontradas as duas buchas de maconha no bolso da bermuda do adolescente. A polícia questionou o jovem sobre a droga e ele informou ser usuário há três anos e adquiriu a droga de um homem que estava nas proximidades do terminal rodoviário de Descanso, tendo pago R$ 20,00. 

    A polícia fez contato com a mãe do adolescente e ela alegou não poder comparecer à delegacia, sendo, então, acionado o Conselho Tutelar, que acompanhou os procedimentos de instauração de Ato Infracional por posse de entorpecente. Conforme registros policiais e judiciais, o adolescente já possui 27 passagens, dentre elas, acusação por tráfico de drogas e de prática de crime de furto.

    15/03/2017 Leia...

    -

  • Polícia investiga o assassinato de mais uma mulher

    img

    Lilian Deisi Lauermann, 37 anos, foi encontrada morta nas proximidades da garagem da prefeitura

     

    São Miguel do Oeste

     

    A Polícia Civil de São Miguel do Oeste investiga o assassinato de mais uma mulher. Esta é a oitava vítima fatal na região desde o início do ano no Extremo-Oeste. Lilian Deisi Lauermann, 37 anos, foi encontrada morta nas proximidades da garagem da prefeitura em São Miguel do Oeste, na madrugada de domingo, 12, por volta das 2h.

    Segundo informações, ela possivelmente foi morta a pauladas, já que a provável causa da morte foi traumatismo crânio-encefálico. De acordo com a mãe da vítima, em entrevista à Rádio Peperi, Virtes de Fátima Lauermann, 62 anos, a informação de que sua filha havia sido encontrada morta chegou na manhã de domingo, por volta das 8h.

    Virtes contou à reportagem da Peperi que Lilian era usuária de drogas. Ainda, segundo ela, a família já teria tentado por duas vezes a internação de Lilian. O sepultamento aconteceu segunda-feira, 13, às 9h, no Cemitério Municipal São Miguel e Almas. 

    15/03/2017 Leia...

    -

  • Homem armado invade hospital e ameaça ex-mulher

    img

    Ele ameaçou a ex-mulher, ex-sogra e o atual namorado da ex-esposa

    Iporã do Oeste

     

    Um homem armado invadiu, na manhã desta sexta-feira, 10, o Hospital Nossa Senhora das Mercês, em Iporã do Oeste, e ameaçou a ex-mulher. Antes disso, ele também teria ido à casa da ex-sogra e do atual namorado dela fazer ameaças. Depois da ação, o homem de 42 anos empreendeu fuga e foi localizado dentro de um carro estacionado no centro da cidade.

    De acordo com a Polícia Militar, a arma utilizada no crime não foi encontrada, porém, uma faca foi apreendida com o suspeito. A provável motivação das ameaças é porque o agressor não aceitaria o termino do relacionamento e o envolvimento da ex-mulher com outro homem. Ele foi detido e encaminhado à delegacia.

    15/03/2017 Leia...

    -

  • Sancionada lei que recompõe o ICMS para municípios com hidrelétrica


    Brasília

     

     A lei que muda a forma de cálculo do coeficiente de participação do município no rateio do ICMS quando houver usina hidrelétrica em seu território (Lei Complementar 158/17) foi sancionada em 23 de fevereiro e publicada na edição de 24 de fevereiro do Diário Oficial. Originado do Projeto de Lei Complementar (PLP) 163/15, do Senado, o texto diminui o impacto da redução de tarifas provocado pela Lei 12.783/13. A lei acarretou a diminuição do preço da energia vendida por essas usinas ao antecipar a prorrogação das concessões de várias usinas hidrelétricas.

    Como o preço de venda dessa energia é usado para calcular o quanto o município terá direito na repartição do ICMS devido à presença da usina em seu território (valor adicionado), o coeficiente de participação dos municípios que abrigam usinas hidrelétricas diminuiu e, consequentemente, eles receberam menos ICMS nos dois anos seguintes (2014 e 2015).

    Para o coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), os municípios perderam muito ICMS com a nova legislação que foi implantada onde não se estabeleceu o ICMS pelo preço médio, mas sim por um preço defasado. “Isso foi uma luta de muito tempo e, uma injustiça que se cometeu contra esses municípios que ficam com o ônus de fazer todo o trabalho social, de saúde”, disse.

    15/03/2017 Leia...

    -

  • PEC que acaba com salários vitalícios é admitida na CCJ

    img

    Florianópolis
     

    A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 03/2011, que acaba com o pagamento de um salário vitalício mensal a todos ex-governadores de Santa Catarina, foi admitida ontem, terça-feira, 14, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa. O projeto foi apresentado em março de 2011 pelo deputado Padre Pedro Baldissera, e somente hoje passou pela CCJ. Todos os deputados da comissão foram favoráveis à admissão da PEC.

    Agora, a proposta inicia a tramitação nas comissões permanentes do legislativo, e pode seguir para votação em plenário ao final do processo. O texto apresentado por Padre Pedro retira da Constituição do Estado o Artigo 195, que prevê o pagamento de uma pensão, a título de subsídio, a quem ocupar o cargo de governador do Estado, em caráter definitivo, independente do período no cargo.

    O valor do salário é o mesmo pago aos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado, R$ 30,4 mil. “Nada contra os ex-governadores, mas o artigo é inconstitucional. Desde a Constituição de 1988 este tipo de subsídio foi vetado e estamos contrariando uma norma que rege todo País”, afirmou Padre Pedro.

    15/03/2017 Leia...

    -

  • Elias Araújo propõe à Funcultura criar “Livro dos Desbravadores”

    img

    São Miguel do Oeste

     

    O vereador Elias Araújo fez uma indicação ao Executivo Municipal para que seja criado o “Livro dos Desbravadores” junto ao Museu Municipal. O objetivo da indicação é de criar um acervo histórico maior, por meio de um levantamento dos nomes e dados das pessoas que ajudaram a construir o município e que hoje ainda estão anônimas.

    De acordo com Elias, esse levantamento já teve início há algum tempo, mas o acervo ainda está incompleto, pois existem várias famílias que ainda não foram identificadas como desbravadoras. “É preciso fazer esse reconhecimento, isso é muito importante tanto para preservar nossa memória cultural, como para a valorização das pessoas. Nossa intenção é dar notoriedade às famílias que ainda estão no anonimato e que tanto contribuíram para o nascimento e desenvolvimento do nosso município”, disse.

    15/03/2017 Leia...

    -

  • Legislativo participa de Encontro Estadual de Vereadores


    Conforme o presidente do Legislativo de São Miguel do Oeste, Cláudio Barp, como é o primeiro encontro deste mandato foi oferecida oportunidade para que todos os vereadores participassem

    São Miguel do Oeste

     

    Os vereadores de São Miguel do Oeste estão participando esta semana  do Encontro Estadual de Vereadores, em Florianópolis. O evento é promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) e terá na programação palestras sobre temas relacionados ao mandato, à atuação do vereador e à legislação. De São Miguel do Oeste seguiram 11 vereadores à capital.

    Conforme o presidente do Legislativo de São Miguel do Oeste, Cláudio Barp, como é o primeiro encontro deste mandato, foi oferecida oportunidade para que todos os vereadores participassem, a fim de muni-los com informações para a atuação parlamentar. A programação ocorre de 15 a 17 de março de 2017.

    A solenidade de abertura está acontecendo às 10h de hoje, quarta-feira, quando haverá posse da nova diretoria, eleita ainda em dezembro de 2016. O atual presidente, Valnir Scharnoski, de São Miguel do Oeste, passa o cargo ao vereador Adelar José Provenci, de Herval do Oeste. Na diretoria também fazem parte vereadores do Extremo-Oeste, como o vereador de Paraíso Valdecir Menegais no cargo de secretário-geral, o vereador de Descanso Marcio Maximino Bortolotto no cargo de conselheiro de assuntos legislativos, e a vereadora de São Miguel do Oeste Maria Tereza Capra no cargo de conselheira de assuntos do interior.

    Na abertura participam o governador Raimundo Colombo, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o presidente da Assembléia Legislativa,  Silvio Dreveck, o presidente do TCE Luiz Eduardo Cherem, o presidente do TRE/SC Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu, e o procurador-geral de Justiça do Ministério Público/SC Sandro José Neis.

    A programação encerra no dia 17 de março, com palestra sobre “Corrupção e a Inconstitucionalidade das Leis Municipais”, com o promotor de Justiça do MP/SC Samuel Dal Farra Naspolini, que é coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa.

    15/03/2017 Leia...

    -

  • Sicoob São Miguel destinará R$ 4,48 milhões em sobras para associados


    Durante assembleia geral ordinária e extraordinária realizada na manhã de sábado foi eleita a nova diretoria e conselho fiscal para os próximos quatro anos

    São Miguel do Oeste

     

    A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados São Miguel do Oeste (Sicoob São Miguel) promoveu na manhã de sábado, 11, a assembleia geral ordinária e assembleia geral extraordinária, no auditório do Sicoob, em São Miguel do Oeste. Durante a assembleia geral foi realizada a prestação de contas do exercício encerrado em 31 de dezembro de 2016.

    O presidente Edemar Fronchetti, que comandou a maior parte das apresentações, mostrou o relatório de gestão, os balanços do primeiro e segundo semestre do exercício de 2016, a demonstração das sobras ou perdas apuradas, parecer do Conselho Fiscal, relatório de auditoria independente e a destinação das sobras apuradas.

    Segundo Fronchetti, o Sicoob São Miguel encerrou o ano com 63.760 associados, realizando um total de operações de crédito no valor de R$ 715,7 milhões, incluindo investimentos via BNDES. O total de depósitos chegou ao valor de R$ R$ 639,6 milhões. As sobras totais chegaram em 2016 a um valor de R$ 24 milhões, dos quais, R$ 4,48 milhões serão distribuídos aos associados em conta corrente.

    O presidente enfatiza que com esse demonstrativo e dos anos anteriores, o Sicoob São Miguel tornou-se a 28ª maior cooperativa de Crédito do Brasil, a 10ª maior cooperativa do Sistema Sicoob em número de ativos e a 2ª maior cooperativa do Sicoob SC/RS. Segundo ele, esse é o resultado da política de organização que o Sicoob São Miguel vem desenvolvendo ao longo dos 27 anos de trabalho.

    ALTERAÇÕES ESTATUTÁRIAS

    Durante a assembleia geral extraordinária, foram realizadas mudanças estatutárias, dentre elas na destinação das sobras, onde foi incluído um valor maior no resultado que é dividido entre os associados no final de cada exercício. Segundo ele, na perspectiva anterior, 70% do valor era capitalizado e 30% dividido entre os associados e agora, 50% será distribuído em dinheiro na conta corrente dos associados e 50% permanece no Fundo de Estabilidade Financeira.  

    Na manhã de sábado, também ocorreu o sorteio dos últimos três carros da campanha de capitalização do Sicoob São Miguel, que foi sorteado para Cristiane Gonçalves, de Dionísio Cerqueira, Otmar Justen e Névio Corso, de São José do Cedro

    Durante a assembleia, ainda ocorreu a aprovação dos nomes dos representantes do conselho de administração e diretoria executiva para os próximos quatro anos.

     

    15/03/2017 Leia...

    -

Anúncios

receba o impresso no e-mail em pdf