Últimas

  • Guaraciaba retomou aulas presenciais para o Ensino Fundamental e Médio nesta segunda-feira


    Educação Infantil sendo Creche e CEIM ainda não tem data para retorno ao presencial

    A Secretaria de Educação de Guaraciaba retomou parcialmente as aulas presenciais para os estudantes do ensino fundamental e médio do Município. Lembrando que o início do ano letivo de 2021 iniciou no dia 18 de fevereiro, e os alunos estavam participando de aulas remotas. Conforme explica a Secretária de Educação Sandra Gasperin, os alunos pertencentes às Creches e o CEIM vão continuar de forma remota, e serão avisados quando do retorno.  

    Sandra destaca que a opção pelo retorno ficou à cargo de cada família, sendo que os pais ou responsáveis haviam assinado um termo, optando pelas aulas remotas ou presenciais. Sendo que, no decorrer das próximas semanas, caso algum pai tenha mudado de ideia quanto à questão de enviar seu filho para a escola, basta entrar em contato diretamente com a direção, para que a escola se programe para receber o aluno, em até sete dias após o aviso, ou que o mesmo participe de forma remota.   

    Outra informação é de que ocorre a divisão das turmas dos alunos que optarem pelo presencial. “Caso atinja a capacidade máxima de alunos por turma – lembrando que é necessário realizar o distanciamento de 1,5 metros – os alunos estão divididos em duas turmas com alternância. Sendo que uma turma virá uma semana e na próxima semana participará de atividades não presenciais – denominado como ensino híbrido” destacou Sandra. 

    Sobre os alunos que dependem do transporte público, a Secretária confirma que o mesmo está sendo realizado, sendo que todas as medidas sanitárias em virtude da Pandemia da Covid 19, são adotadas. É protocolo também que todos os alunos façam obrigatoriamente o uso da máscara dentro da sala de aula, em todas as dependências da escola e no transporte público. 

    Atenção aos sintomas  

    Sandra menciona ainda que caso o aluno ou alguém de seu núcleo familiar apresente qualquer sintoma, os pais não deverão encaminhar seu filho para a escola e procurar imediatamente a Sala de Triagem. O contato com a escola deverá ser via telefone ou WhatsApp.  

    Cinthia Borsatto/ Assessoria de Gabinete e Imprensa 

    23/03/2021 Leia...

    -

  • Governo Municipal assina Carta de Intenções para aquisição de vacinas contra a Covid


    A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) está realizando a coordenação e negociação para a compra das vacinas

    O Governo Municipal de Descanso assinou nesta quinta-feira, 04 de março, um termo chamado pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM), de “Carta de Intenções”, para compra de 2.287 vacinas Sputnik V. 

    De acordo com o prefeito Sadi Bonamigo, o objetivo é imunizar mais pessoas. “Se houver a possibilidade dos governos municipais adquirirem vacinas utilizando recursos próprios, já estamos garantindo por meio da carta de intenção, a compra de doses da Sputnik V para acelerar o processo de imunização em nosso município”, destaca.

    Bonamigo esclarece que a coordenação e a negociação para a aquisição das vacinas está sendo realizada pela FECAM, em parceria com as associações de municípios de todo o Estado. “Esperamos ansiosos que as negociações sejam de fato efetivadas, considerando a realidade devastadora que vivemos hoje, com o número de casos aumentando a cada dia, muitos óbitos sendo registrados e hospitais lotados, com filas de espera. Atravessamos a pior fase da pandemia e as vacinas são uma esperança para que a gente possa imunizar nossa população o quanto antes”, finaliza.

    Legenda: A Sputnik V é uma vacina russa e deve ser aplicada em duas doses para a imunização completa

    05/03/2021 Leia...

    -

  • Diretor do Hospital Regional expõe situação dramática com UTI lotada


    Diretor do Hospital Regional expõe situação dramática com UTI lotada Rodrigo Lopes ressaltou que há 23 pacientes em leito de UTI Covid-19 e dois pacientes aguardando transferência por falta de vagas

    São Miguel do Oeste

     

    O diretor geral do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Rodrigo Lopes, participou da sessão da Câmara de Vereadores de terça-feira, 23, a pedido do vereador Carlos Agostini (MDB). Ele utilizou espaço na sessão para expor a situação dramática que vive a casa de saúde em razão da pandemia do novo Coronavírus. Ressaltou que as UTI’s estão lotadas, tanto a UTI normal quanto a UTI reservada para pacientes com Covid-19, e que há fila de espera aguardando espaço na unidade.

    “Hoje há 23 pacientes internados em leito de UTI Covid e mais dois pacientes aguardando transferência”, ressaltou, citando que esta é uma ocupação de 100% da UTI Covid. Além disso, há 10 pacientes com Covid na enfermaria, entre 16 leitos no total. Lopes ressaltou que desde o início da pandemia, em março de 2020, 221 pacientes internaram na UTI com Covid-19 e 126 faleceram. Desde o início da pandemia, o Hospital Regional abriu 18 leitos de UTI reservada para pacientes com Covid-19. Na última semana, foram abertos mais cinco leitos, totalizando 23, todos ocupados.

    Lopes ressaltou que muitos desses pacientes são de fora da região de abrangência do Hospital Regional e que, dos pacientes internados na UTI, apenas sete são da região. Especificamente de São Miguel do Oeste, há dois pacientes na UTI e dois na enfermaria com covid.

    Rodrigo Lopes mostrou dados sobre internações, apontando que desde novembro só aumentaram os pacientes na enfermaria e na UTI, e desde então a UTI esteve sempre lotada. Mostrou os dados de óbitos, que em fevereiro já houve 27 mortes por Covid-19. Em dezembro de 2020 foram 30 óbitos.

    Lopes citou problemas hoje enfrentados não só pelo Hospital Regional, mas por todo o mundo: falta de profissionais de enfermagem e aumento do valor dos insumos. Ressaltou que hoje atuam no Hospital Regional 462 funcionários, dos quais 70 médicos. Disse que havia um planejamento financeiro para isso, mas os custos de insumos aumentaram muito, o que é difícil de administrar. “O que temos que fazer é brigar pela ampliação do hospital, da estrutura física, do número de leitos de UTI”, afirmou.

    24/02/2021 Leia...

    -

  • Coronavírus em SC: Portaria da Saúde define regras para as campanhas eleitorais

    img

    Com a aproximação das eleições e a mobilização que vem sendo realizada por candidatos e eleitores em relação aos pleitos municipais, a Secretaria de Estado da Saúde publicou a portaria 824 de 27 de outubro. O documento define os cuidados e as regras de conduta para o enfrentamento da Covid-19.

    Os critérios devem ser aplicados em todos os eventos relacionados às eleições municipais, o que inclui comícios, distribuição de panfletos, visitas a eleitores, os bandeiraços, as carreatas, as caminhadas, as comemorações dos eleitos em 1º e 2º turnos, entre outros.

    A realização de comícios deverá respeitar a Matriz de Risco Potencial para Covid-19 do Estado, lembrando que: nos casos de regiões em risco Gravíssimo (cor vermelha), os eventos estão proibidos; no risco Grave (cor laranja), deve-se respeitar a capacidade máxima de 30% da ocupação do espaço, quando se tratar de ambiente fechado; no risco Alto (cor amarela), deve-se respeitar a capacidade de 50% de ocupação e no risco Moderado, 80%.

    É obrigatório o uso de máscara durante todo o período de realização do evento, bem como é exigido o distanciamento social de 1,5 metros entre os participantes. A disponibilização do álcool em gel deve ser constante, devendo também ser evitado o contato físico.

    Para comícios realizados em ambientes abertos as regras de higiene e cuidado devem ser mantidas, não se aplicando, apenas, o percentual de ocupação. O distanciamento social, o uso de máscara. As caminhadas, carreatas estão autorizadas desde que não promovam aglomerações seja, no início ou no fim do evento.

    No dia da eleição a indicação é que os eleitores maiores de 60 anos devem ter prioridade no atendimento, e a permanência na sala de votação deve ser apenas suficiente para efetuar o voto. Também fica vetado beber, se alimentar ou realizar qualquer atividade que exija a retirada da máscara. A higienização de sanitários deve ser redobrada.

    29/10/2020 Leia...

    -

  • Confira como foi o 1º debate com candidatos a prefeito de SMO

    img

    Os candidatos, Adilson Pandolfo, João Grando e Wilson Trevisan estiveram debatendo na Rede Peperi, neste sábado, 09. Por conta da pandemia, a emissora seguiu todas as regras para evitar o contágio do coronavírus, como o uso de máscaras e de álcool em gel. Os equipamentos e microfones foram higienizados antes do programa e cada candidato trouxe apenas um assessor para a rádio.

    O principal objetivo do projeto Eleitoral da Peperi é ajudar o eleitor a escolher o futuro prefeito de São Miguel do Oeste. A afirmação foi feita pelo diretor da Rede Peperi de Comunicação, Adilson Baldissera. Ele disse que o debate é um espaço importante para a apresentação de propostas e confronto de ideias entre os postulantes ao cargo de prefeito. Baldissera citou que, dessa forma, o eleitor poderá ouvir e comparar os três candidatos. O diretor da Peperi reforçou que neste contexto de pandemia, o rádio é ainda mais importante para o processo eleitoral e para a democracia.

    26/10/2020 Leia...

    -

  • Nota oficial da OCESC

    img

    A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), em face do afastamento do Governador Carlos Moisés e da ascensão da vice-governadora Daniela Reihner, vem a público para manifestar o que segue:

    A OCESC espera que o processo de impeachment transcorra dentro dos rigorosos limites da lei, assegurada a ampla defesa do afastado;

    O OCESC espera que o processo ocorra com a celeridade possível de forma que, no menor espaço de tempo seja definida a situação jurídica do mandatário afastado, permitindo que Santa Catarina retorne à normalidade administrativa ou com o retorno do governador afastado ou com a efetivação de governadora em exercício;

    Embora estejam sendo atentamente observados todos os princípios constitucionais e, ainda, aplicado todo o ordenamento jurídico pertinente, é fato notório que o processo de impeachment em curso representa um percalço para a Administração Pública, uma perturbação na definição de assuntos de alta relevância para o Estado, um transtorno para empresários, empreendedores e investidores. Em resumo, um fator de instabilidade para a economia catarinense.

    A OCESC espera que, no exercício do cargo, a Governadora Daniela Reihner possa exercer na plenitude a chefia do Poder Executivo olhando com atenção para o protagonismo do cooperativismo barriga-verde que, no campo e na cidade reúne 2,7 milhões de associados e tem movimento econômico acima de 40 bilhões de reais ao ano.

    Nesse aspecto, pede a manutenção de todos os programas de apoio ao cooperativismo, em especial, aqueles ancorados na Secretaria da Agricultura e Pesca sob o comando do competente secretário Ricardo de Gouvêa.

    De outro lado, a OCESC chama a atenção para a necessidade de melhorar a infraestrutura das regiões produtoras, em especial, do grande oeste catarinense, onde faz-se urgente a necessidade de investimentos em rodovias estaduais, geração e transmissão de energia elétrica, sistemas de captação, tratamento, armazenagem e distribuição de água potável, entre outros.

    A OCESC renova mais uma vez seu compromisso com Santa Catarina e será, como sempre foi, parceira de projetos que tenham por escopo os superiores interesses da coletividade catarinense.

    Florianópolis (SC), 26 de outubro de 2020.

    LUIZ VICENTE SUZIN

    Presidente da OCESC

    26/10/2020 Leia...

    -

  • Futsal JONI GOOL vence na estreia da Liga Catarinense Sub 18

    img

    O retorno tão esperado das competições oficiais aconteceu neste domingo, 25 de outubro, seguindo todas as normas de segurança exigidas pela vigilância sanitária e governo estadual, incluindo a testagem para a COVID-19 de todos os envolvidos no jogo e sem a presença de público.

    A JONI GOOL/Terra Viva/PSM/Lab. Oliveira, atual campeão catarinense, recebeu o Maravilha Futsal e apesar de um primeiro tempo de grande equilíbrio, goleou pelo placar de 12 a 4, com gols de Nelson (3x), Lucas (2x), Rodrigo (2x), Cassi (2x), Leo, Matheus e Eric.

    O próximo compromisso do Futsal JONI GOOL será no dia 5 de novembro, diante do Camboriú Futsal, na abertura do Campeonato Catarinense Sub 17.

     

    26/10/2020 Leia...

    -

  • Acadêmicos participam de palestra sobre Segurança no Mundo Virtual

    img

    O pós doutor na área de segurança no Cybercrime and Computer Security Centre da Newcastle University, professor Avelino Francisco Zorzo, ministrou recentemente, a palestra "Segurança no Mundo Virtual", durante o "2º EmpreenderAção: pessoas, tecnologia e finanças". A live contou com a participação de cerca de 300 acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação, Administração e Ciências Contábeis da Unoesc São Miguel do Oeste e Maravilha.

    Segundo o coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Roberson Fernandes Alves, durante a palestra, foram abordados temas, tais como: criptografia, engenharia social, redes sociais, algoritmos e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, foram apresentadas dicas para se prevenir de possíveis golpes no mundo virtual. 

    Roberson observa que o tema da palestra é imprescindível, nos dias de hoje, em que as pessoas estão cada vez mais conectadas. "Os acadêmicos de Ciência da Computação desenvolverão soluções computacionais e terão que prever segurança dessas soluções, que serão entregues aos usuários. Além de serem usuários de tecnologia, os acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis deverão exigir segurança dos fornecedores, que entregam tecnologias, e terão que se preocupar para que as organizações tenham políticas e planos de segurança de informação muito claras", destaca o professor. 

    Para o acadêmico Jordan Machado da Silva, a segurança no mundo virtual representa um novo desafio para os profissionais de tecnologia da informação. "Todos os assuntos abordados, durante a palestra, vão ao encontro das matérias teóricas e práticas estudadas, durante o curso, e que são amplamente aplicadas no mercado de trabalho. Conhecer as principais ameaças e mecanismos de defesa permite aperfeiçoar o produto", conclui o estudante.

    13/10/2020 Leia...

    -

  • Sicoob São Miguel lança promoção “Investir, Poupar e Ganhar, no Sicoob é pra já”

    img

    Com o intuito de fomentar investimentos e aplicações financeiras com os associados, o Sicoob São Miguel lançou a campanha “Investir, Poupar e Ganhar, no Sicoob é pra já”. A promoção, exclusiva para quem é associado da cooperativa - pessoas físicas e jurídicas, vai de 1º de outubro até 30 de novembro de 2020. Serão sorteados mensalmente 4 (quatro) prêmios no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) cada. O associado poderá concorrer aos prêmios ao realizar depósitos a prazo a partir do valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), com isso ele receberá automaticamente cupons eletrônicos para participar dos sorteios. 

    Segundo o gerente comercial da cooperativa, Gustavo Capellari, “poupar é um ato importante para alcançar objetivos, sejam eles de curto ou longo prazo. No Sicoob você pode começar fazendo sua reserva de emergência ou até investimentos visando ampliar seu patrimônio, com mais rentabilidade, preservando a segurança do seu dinheiro. As opções vão desde poupança até investimentos mais arrojados, alguns inclusive sem incidência de IR como a LCI e LCA, sendo que todos possuem a garantia do FGCOOP e a liquidez do Sicoob”, destaca. 

    Benefícios - Um dos objetivos da campanha é divulgar os benefícios do Sicoob, no qual além dos associados receberem bons rendimentos sobre seus investimentos, participam da distribuição de sobras, concorrem a prêmios e ainda fortalecem a cooperativa, que por sua vez contribui para o desenvolvimento local, por meio de ações e projetos na comunidade, cumprindo seu propósito de promover a justiça financeira e gerar prosperidade. 

    Mais segurança para os associados depositantes e investidores - Assim como existe o FGC nos bancos, nas cooperativas há o FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito), que protege depositantes e investidores associados com garantia de até R$ 250 mil por CPF. 

    Diferencial – Além de terem a mesma garantia de depósitos dos bancos comerciais, os associados contam com um atendimento personalizado – pautado pelos princípios e valores do cooperativismo. Com tecnologia para fazer frente aos bancos digitais e presente com estruturas físicas que compõe uma das maiores redes de atendimento do país, gerando ainda mais segurança e comodidade para todos os associados. 

    Sobre o Sicoob São Miguel – Cooperativa singular do maior Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob. Administra mais de R$ 1,6 bilhão em ativos, com uma carteira de crédito de R$ 1 bilhão e depósitos de R$ 1,2 bilhão, presente em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Para saber mais sobre a cooperativa, campanhas e promoções siga @sicoobsmo  

    09/10/2020 Leia...

    -

  • Coronavírus: Tosse é o principal sintoma apresentado entre infectados em Descanso

    img

    Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde de Descanso mostra que o sintoma mais comum entre os infectados pela Covid-19 é a tosse, em seguida vem a febre, dor de cabeça, dor muscular, perda do paladar, coriza e diarréia. Já os sintomas menos comuns são a dor no peito, dor abdominal, vômito e náuseas.

    Conforme o estudo de 106 pacientes, a faixa etária que mais apresentou casos é a de 40 a 49 anos, com 20 registros. Em seguida vem a de 60 a 9 anos com 19 casos, 20 a 29 anos e 30 a 39 anos, ambos com 16 casos cada. 

    Em relação ao sexo mais afetado, o número ficou equilibrado, ou seja, 53 mulheres e 53 homens foram infectados. 

    O estudo mostra também a evolução do número de casos de maio a setembro. O primeiro caso registrado no município foi no dia 27 de maio, mês que contabilizou dois casos. Em junho houve o registro de cinco casos e julho foi o mês com o maior número de infectados, totalizando 42 casos. Já em agosto o número caiu para 34 e em setembro para 23 casos. 

    Como não houve nenhum registro até o momento, o município de Descanso possui 106 casos registrados, 103 recuperados e dois óbitos.

    Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Descanso e membro do Comitê de Crise, Edilene Lorenski, os cuidados devem ser mantidos. “Precisamos continuar com os cuidados, fazendo o uso adequado da máscara, realizando a higienização freqüente das mãos e mantendo o distanciamento social, pois essas atitudes nos mostraram que vale a pena serem continuados”, reforça.

    Legenda: O estudo analisou as informações de todos os pacientes registrados até setembro de 2020 

    06/10/2020 Leia...

    -

  • Deputados de SC anulam aumento de energia elétrica para quem mora no campo


    Deputados catarinenses aprovaram nesta semana decreto legislativo que anula portaria do Governo do Estado e barra aumento na conta de luz para quem mora no campo. A proposta do deputado Milton Hobus (PSD) passa a vigorar a partir do momento que for publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

    Em abril, começou a vigorar portaria do governo do Estado que retira subsídio na base de cálculo do ICMS para consumidores de áreas rurais. Com a mudança, a energia ficou, em média, 6% mais cara.

    Em estudo realizado pela Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel), anexado ao projeto, a alteração do governo representa um acréscimo de 32% no ICMS pago pelos contribuintes rurais. Para Hobus, a portaria 344 viola o princípio constitucional da reserva legal, previsto no artigo 150, inciso I, da Constituição, que veda à União, aos Estados e aos municípios exigir ou aumentar tributos sem que seja estabelecido por meio de lei.

    “Esse projeto traz justiça ao produtor rural de SC. O Estado mudou a base de cálculo para cobrar mais impostos do pequeno produtor, das pousadas, da agricultura familiar e de quem mora no campo. E todas as justificativas do governo para explicar esse reajuste são infundadas", destaca Hobus.

    Ele explica que esse subsídio para os contribuintes rurais faz parte da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo setorial para que as distribuidoras possam fazer essa redução sem prejuízo em suas contas.

    Ainda segundo o parlamentar, o Estado arrecadou, em média, R$ 2 milhões de impostos a mais por mês neste ano com a venda de energia para a zona rural.

    “Não podemos aceitar qualquer reajuste neste momento de pandemia, quando milhares de catarinenses perderam seu emprego e ainda são prejudicados pela crise econômica e de saúde”, critica o autor da proposta de sustação de ato (PSA), transformada em decreto legislativo após ser aprovada na Comissão de Justiça do Legislativo. 

    01/10/2020 Leia...

    -

  • Sicoob São Miguel emprestou mais de R$ 29,8 mi pelo Pronampe

    img

    O recurso é considerado essencial para que as empresas continuassem com maior fôlego às suas atividades, contribuindo também com a recuperação da economia e desenvolvimento das regiões em que atuam

    Por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe, disponibilizado para todas as instituições financeiras do país, o Sicoob São Miguel emprestou R$ 29.805.786,60 aos seus associados atingindo 621 operações no montante geral da cooperativa. 

     

    O valor foi distribuído em toda a área de atuação do Sicoob São Miguel, em suas regionais, contemplando o maior número possível de associados com o programa. Um dos associados que aderiu ao recurso com o Sicoob São Miguel foi Sergio Antônio Villani. 

     

    Ele tem uma empresa familiar voltada para fabricação de papelão ondulado e confecção de embalagens, atendendo diversos segmentos da região como empresas do ramo alimentício, de confecção e do ramo de móveis, por exemplo. A empresa é administrada junto com os filhos Letícia e Matheus Villani, e fica situada em São Miguel do Oeste às margens da BR 163, na saída para Guaraciaba. 

    “Optamos pela linha do Pronampe porque é uma linha de juros bem acessível e, no momento devido a pandemia, a gente precisa comprar matéria prima para entrega do material”, cita Sergio. 

     

    A família é associada do Sicoob São Miguel há aproximadamente 16 anos e sempre trabalhou com a cooperativa. “O recurso do Pronampe será utilizado na aquisição de mais matéria prima e optamos por ele ter um prazo de pagamento maior. Então, conseguimos comprar a matéria prima à vista, mas parcelar a venda do nosso produto para os clientes”, afirma Letícia. 

     

    Ainda, a jovem reforça que: “Sempre que precisamos algo do Sicoob entramos em contato com o gerente da conta, ou com o pessoal da própria agência, e sempre fomos bem atendidos. O Sicoob sempre nos atendeu muito bem, então recomendaríamos sim”. 

     

    Conforme explica o gerente de crédito do Sicoob São Miguel, Edson Cieplak, o Pronampe é um programa do governo federal que tem como objetivo ajudar empresas a continuar empreendendo no mercado, mesmo nesse momento de pandemia que o país e o mundo passam. “O Sicoob São Miguel, em apoio às empresas, aderiu ao programa para que pudesse auxiliá-las no desenvolvimento, no seu crescimento e no processo de concessão de crédito”, afirma. 

     

    Com o crédito, os associados puderam investir em recursos para ampliação da sua produção e capital de giro, por exemplo, sendo um recurso essencial para que as atividades continuassem com maior fôlego, contribuindo também com a recuperação da economia e desenvolvimento das regiões em que as empresas atuam. “O Sicoob São Miguel, dentro da sua missão em promover o desenvolvimento econômico e social, percebe que é importante para nós dar a condição aos associados aderirem a linha de crédito do Pronampe”, finaliza. 

    28/09/2020 Leia...

    -

  • Pedido de Vagner Passos é atendido e Secretaria de Infraestrutura do Estado incluí asfalto de Linha Fátima no Programa de ações

    img

    A Secretaria de Infraestrutura do Estado por meio do Secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira confirmou nesta última semana a inclusão do Projeto de pavimentação asfáltica para Linha Fátima, que somam mais de R$ 2 milhões para execução. Vagner Passos esteve em julho deste ano em Florianópolis entregando pessoalmente o pedido e plano de trabalho ao Secretário de Infraestrutura do Estado. O projeto de pavimentação asfáltica, incluiu drenagem e sinalização viária acesso a Linha Fátima município de São Miguel do Oeste - SC.

                Conforme o vereador, a obra será de grande relevância pois vai permitir maior facilidade no escoamento de produção, transporte de pessoas que dependem de atendimento de saúde, escolar, serviços entre outras necessidades básicas para a população. Ele acrescenta que a execução do projeto é de vital importância para o desenvolvimento do município e para melhorar a qualidade de vida, conforto e segurança dos usuários.

                    Para que o projeto seja incluso no Programa do Estado e que seja celebrado convênio, o município a partir de agora deve providenciar o cadastramento da proposta, anexar os documentos técnicos para que seja aberto um processo a ser encaminhado à Secretaria de Infraestrutura do Estado. Após aprovado, será empenhado, publicado e encaminhado termo de convênio para que o prefeito assine e então finalizado com o pagamento para o município. O pedido será baseado no Plano de Trabalho entregue pelo vereador, Vagner Passos. Os pagamentos no momento estão suspensos por conta do período eleitoral, porém a previsão é que deva retornar em dezembro para então iniciar as obras.

    21/09/2020 Leia...

    -

  • Sicoob São Miguel há mais de 10 anos mantém projetos ambientais

    img

    O Sicoob São Miguel tem em suas diretrizes o interesse pela comunidade, dentre as ações implementadas está a realização de projetos socioambientais. Neste dia 21 de setembro comemoramos uma data significativa, o Dia da Árvore. 

    Desde 2008 o Sicoob São Miguel vem dedicando esforços e recursos em projetos ambientais. Em parceria com Epagri, Polícia Militar Ambiental, escolas, prefeituras municipais, poder público, grupos empresariais e entidades da sociedade organizada, são planejados e estruturados projetos de preservação de nascentes, rios e mananciais na área de atuação da cooperativa.  

    A cada ano são investidos recursos da cooperativa após validado o orçamento de cada projeto e através dos parceiros o projeto é executado. Os proprietários, na grande maioria agricultores, em contrapartida dos materiais recebidos, como palanques, arames, tramas, catracas, entre outros, executam o serviço de implantação das cercas, seguindo as orientações da legislação ambiental. 

    Nesse período já foram implantadas mais de 120 Km de cercas implantadas somando todos os projetos. Isso já protege uma área de 55.000 m² aproximadamente, espaços que servem de corredor ecológico para animais das mais diversas espécies e principalmente o processo de recomposição da vegetação, num processo regenerativo. 

    Com toda essa parceria foram plantadas mais de 30.000 mudas de árvores nativas, lançadas muitos mix de sementes das espécies regionais, num amplo programa de educação ambiental. Mas percebe-se claramente que a natureza se regenera voluntariamente e de forma muito rápida, nascem árvores que os agentes da natureza distribuem, vento, água, aves e animais terrestres. 

    “Tudo isso impacta na qualidade da água e sua abundância, elemento essencial a vida de todos os seres. Buscamos a sustentabilidade, papel também da cooperativa, e, com a colaboração dos parceiros e proprietários aos poucos vamos transformando essa realidade, os números vão sendo anotados nos resultados das estatísticas, mesmo sabendo que ainda temos muito a fazer nesse propósito que é comum de toda comunidade”- destaca Edemar Fronchetti, presidente do Sicoob São Miguel. 

    Atualmente o Sicoob São Miguel mantém são 12 os projetos em andamento, todos no extremo oeste de Santa Catarina, beneficiando mais de 80.000 pessoas diretamente e indiretamente. Quase todos os projetos estão protegendo as bacias de captação da rede de água tratada e distribuída para a população. 

     

    21/09/2020 Leia...

    -

  • Partido dos Trabalhadores debate planejamento de campanha

    img

    O Partido dos Trabalhadores de São Miguel do Oeste realizou, neste sábado (19), reunião de trabalho para orientações sobre a campanha das Eleições Municipais 2020. Os pré-candidatos a vereador receberam instruções jurídicas, contábeis e de comunicação para a campanha eleitoral.

    O coordenador de campanha Juarez da Silva apresentou detalhes técnicos do período eleitoral, orientando o trabalho dos pré-candidatos a vereador Antoninho Hoppe, Carlos Roberto Scariot, Helena Tereza Petry, Lucilene Binsfeld, Lucineia Accadrolli, Márcio Santin, Maria Tereza Capra, Paulo Fergutz e Zaire de Souza.

    Para o pré-candidato a prefeito Adilson Pandolfo, este é um momento de ampla mobilização para gerar mudanças no município. “Precisamos trabalhar juntos, escutando a população, as demandas de cada setor da sociedade”, afirma. O pré-candidato a vice-prefeito Osmar Von Dentz reforça o interesse em trabalhar para gerar melhorias em São Miguel do Oeste: “Coloquei meu nome à disposição porque quero um município melhor”. 

    21/09/2020 Leia...

    -

  • Fábrica de Móveis Ghizzi comemora 20 anos

    img

    São Miguel do Oeste

     

    A Fábrica de Móveis Ghizzi, uma das mais tradicionais indústrias de móveis de São Miguel do Oeste, completou 20 anos no início deste mês. O proprietário, Lidemir Ghizzi, conta que em 05 de setembro de 2000 conseguiu realizar o sonho de ter a sua própria fábrica de móveis, após trabalhar por anos entre maravalhas como funcionários em outras empresas do ramo.  

    Em setembro de 2000, surgiu a oportunidade. “Adquiri um galpão no Distrito Industrial do Bairro Progresso e, com muita dificuldade, iniciei a fabricação de móveis planejados com a ajuda da família e um colaborador”, relembra. Hoje a empresa é formada por dois sócios gerentes e conta com nove colaboradores internos destinados à área de produção, atendendo toda a região Oeste de Santa Catarina e algumas cidades do Paraná e Rio Grande do Sul.

    A Móveis Ghizzi produz móveis planejados e sob medida para todos os ambientes da casa, como cozinhas, dormitórios, home theaters, home offices, áreas de serviço, áreas de festa, mesas e banheiros, além de móveis para ambientes coorporativos, como lojas e escritórios.

    A empresa oferece produtos com excelente acabamento e desenvolvidos especialmente, para satisfazer aos que buscam conforto e beleza, oferecendo produtos específicos e projetos personalizados para cada cliente, inovando sempre em cada detalhe. Os móveis são produzidos em MDF, cuja a característica principal é a flexibilidade, aonde é possível compor ambientes que se adaptam tanto ao espaço como a proposta de investimento e estilo de cada cliente.

    “Oferecer móveis projetados sob medida com inovação, sofisticação e qualidade, por intermédio de soluções eficazes e criativas para clientes de toda a região, mantém a empresa no mercado cada vez mais competitivo”, conclui o empresário. A empresa está instalada na Rua Arno Erich Schwambach, nº 792, na área industrial do Bairro Progresso, atendendo pelo telefone (49) 3621-2112.

     

    Foto: linha superior da esquerda para direita 
    Glaucio, Valdemir, Dirlei, Lorena, Lidemir, Cleci, Ricardo

    Linha inferior da esquerda para direita 
    Leonardo, Maicon, Giovani, Jociane

     

    18/09/2020 Leia...

    -

  • PSD oficializa nome de Trevisan como candidato a prefeito

    img

    Wilson Trevisan vai disputar a reeleição em São Miguel do Oeste. A candidatura do atual prefeito foi confirmada na convenção deste sábado. O candidato a vice-prefeito será o empresário Edenilson Zanardi, também do PSD.

    Na convenção, ficou definida, ainda, a coligação para a disputa da majoritária. A chapa formada por Trevisan e Zanardi terá o apoio de PSL, PDT, PSB, DEM e Republicanos. A adesão de outros partidos ao grupo está aberta.

    O PSD terá como candidatos a vereador Ana Arnold, Claudio Barp, Elias Araújo, Eloi Bortolotti, Iraci Morandi, José Claudir Xavier, Liane Sehnem, Luiz Carlos Marchetti, Marli da Rosa, Marlova Casemiro Leão, Nelvio Paludo, Paulo Drumm, Ravier Centenaro, Sisse Velozo e Vilmar Bonora.

    12/09/2020 Leia...

    -

  • Unoesc e AIC firmam parceria para disponibilizar produtos da Matacura na Clinivet

    img

    Produtos são usados na rotina da Clinivet e fornecidos às pessoas, que trouxerem seus animais para realizarem procedimentos

    SÃO MIGUEL DO OESTE

    O curso de Medicina Veterinária da Unoesc São Miguel do Oeste firmou uma parceria, neste mês, com a AIC Soluções Veterinárias, que produz as linhas de produtos Matacura, Cão Fiel e Saralogo. Segundo a coordenadora do curso, professora Daniele Beuron, a AIC é uma empresa séria e comprometida com a saúde animal. "A parceria garante benefícios mútuos, pois são produtos de ótima qualidade, que serão utilizados na rotina da Clinivet e também fornecidos às pessoas, que trouxerem seus animais para realizarem procedimentos clínicos, cirúrgicos, laboratoriais e de imagem", afirma a professora. 

    A AIC Soluções Veterinárias colocou um display expositor na Clinivet com produtos dermatológicos, antissépticos, cicatrizantes, antiparasitários e produtos de higiene e cuidado, que compõem o mix Matacura. O gerente de Produção, Suprimentos e de Marketing da AIC, Luiz Fernando da Silva, destaca que, por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências, é possível melhorar produtos, serviços e processos para conquistar maior competitividade e visibilidade. "Entendemos que a interação entre indústria e Universidade é fundamental para que acadêmicos, profissionais e a comunidade atendida pela Clinivet conheçam melhor os nossos medicamentos e soluções para a saúde e o bem estar dos animais de estimação", conclui o gerente. 

     

    Mix Matacura 

     

    O Mix Matacura é composto por sabonete, condicionador, xampu sarnicida e antipulgas para cães; spray desodorante, xampu e condicionador antipulgas para gatos; spray inseticida para ambientes; sabonete e xampu antisséptico, talco banho seco e xampu neutro para cães e gatos;  xampu antisseborreia oleosa em cães; além da pomada antisséptica e cicatrizante para cães, gatos e cavalos.

    Além do Mix Matacura, a AIC Soluções Veterinárias também trabalha com a linha de produtos Cão Fiel e Saralogo. 


    Legendas das fotos: Profissionais da AIC Soluções Veterinárias e a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, profa. Daniele Beuron

    22/08/2020 Leia...

    -

  • Moisés: “Quando os catarinenses se unem, qualquer obstáculo pode ser superado

    img

    Em entrevista, governador de Santa Catarina defende modelo de combate à pandemia e destaca retomada econômica

    Santa Catarina foi um dos primeiros do país a adotar medidas de isolamento social, qual é a situação atual da evolução da Covid-19? Carlos Moisés da Silva - O Estado faz um trabalho de atendimento e prevenção para salvar o maior número de pessoas. Tão logo soubemos do primeiro caso de transmissão comunitária estabelecemos medidas de distanciamento social para que fosse possível achatar a curva de contágio. Enquanto isso, reforçamos a infraestrutura e implementamos medidas seguras para permitir uma retomada econômica com responsabilidade. Neste período, nós mais que dobramos a capacidade de leitos de UTI SUS adulto, que antes eram 547 e hoje são 1.183. Destinamos recursos aos hospitais filantrópicos de aproximadamente R$ 10 milhões por mês além do pactuado. Além disso, o povo catarinense compreendeu as medidas e agiu com responsabilidade. Quando os catarinenses se unem, não há obstáculo que não possa ser superado. Isso tudo foi fundamental para que Santa Catarina fosse considerado o Estado com a melhor gestão da pandemia. E como funcionou o diálogo com os municípios? Neste momento quem está com as rédeas da situação: o Estado ou os municípios? Moisés - Nesta fase atual, estamos fazendo uma gestão compartilhada com municípios. Disponibilizamos às prefeituras a base de inteligência de dados que utilizamos para monitorar a propagação do vírus em Santa Catarina. Essa ferramenta apresenta dados oficiais, atualizados e monitorados em tempo real para que as autoridades locais possam tomar medidas com embasamento científico. Estamos aportando recursos e equipamentos para os hospitais. O contágio da doença ainda é um desafio e, por isso, seguimos tomando decisões que priorizam a vida. Mas também precisamos ter equilíbrio com as ações econômicas. O que o Governo fará para recuperar a economia no nosso Estado? Moisés - Durante o primeiro ano de governo nos dedicamos a fazer a gestão financeira do Estado e arrumar a casa. Alguns dizíam que iríamos atrasar a folha, que não teríamos condições de investir. É a torcida do contra, que de vez em quando aparece para atrapalhar. Mas tratamos de economizar recursos, rever contratos e colocar as contas em dia em uma força-tarefa que gerou o melhor resultado da década na prestação de contas do TCE. Hoje é muito claro que tudo isso deixou o Estado muito mais preparado para enfrentar a pandemia. Tomamos as medidas certas na hora certa e isso nos permitiu a retomada das atividades rapidamente. A classe empresarial foi incluída neste processo? Moisés - Desde o início da pandemia mantivemos o diálogo com as lideranças empresariais. No dia 20 de março, apenas três dias após as primeiras medidas de isolamento, o Governo apresentou uma série de medidas para ajudar os cidadãos e as empresas a fazerem a travessia nesse momento difícil, com foco nas famílias de baixa renda. Há indicativos de que isso surtiu efeito? Já existem sinais de retomada? Moisés - Temos diversos indicativos. O Índice de Atividade Econômica Regional calculado pelo Banco Central mostra que crescemos 4,8% em julho. Nossa indústria teve um crescimento acima da média nacional pelo segundo mês consecutivo, 9% em junho e 6,1% em maio. No agronegócio, tivemos aumento da exportação de carne de frango, que faturou US$ 122,5 milhões em julho, um crescimento de 24,5% em relação a junho. Também tivemos neste primeiro semestre um saldo de novas empresas 11,8% maior que em 2019. O desemprego no Estado preocupa? Moisés - A economia de uma forma geral é uma preocupação hoje não só em Santa Catarina, mas no mundo inteiro. Sabíamos que a pandemia aumentaria índices de desemprego, mas mantivemos a menor taxa de desocupação do Brasil e temos o menor percentual trabalhadores na informalidade. Seguimos trabalhando firme para passar por esta crise da melhor forma possível. Quais as ações que estão sendo implementadas para melhorar a infraestrutura das rodovias estaduais? Moisés - No início de 2019, o Estado estava com 70% da malha viária ruim ou em péssimas condições, e trabalhamos para mudar essa realidade. O programa Novos Rumos contempla a retomada ou início de obras de infraestrutura em todas as regiões do Estado, com previsão de investimentos de mais de R$ 377 milhões, sendo boa parte desses investimentos com recursos próprios. Nos primeiros seis meses deste ano, aplicamos R$ 42 milhões em diversas obras por todas as regiões. Qual sua avaliação sobre o desfecho da CPI dos Respiradores? Moisés - Desde o início desse problema específico e pontual da compra dos respiradores, chamei a Polícia Civil para que investigasse, determinei a abertura de procedimento interno para apurar responsabilidades e orientei a PGE a buscar o ressarcimento desses valores pagos antecipadamente. Mudamos a cultura de jogar os erros para baixo do tapete. Isso não existe mais. Há transparência. Quando a CPI foi instalada, imaginei que pudesse ser uma aliada do Governo do Estado nesse esforço para apurar e corrigir, mas não foi bem isso que vimos. O relatório final traz ilações desconectadas da realidade, faz um contorcionismo argumentativo para envolver pessoas e tirar a credibilidade do governo do Estado. Alguns deputados cobram mais diálogo. Como você avalia essa cobrança? Moisés - O conhecimento que os parlamentares têm das regiões é importantíssimo. Conhecem detalhes de cada uma das demandas do cidadão. Eu gosto de ouvi-los e usar as informações para direcionar as ações de governo. Não tem nada mais produtivo para mim na política do que receber um deputado para tratar de demandas das regiões.

    22/08/2020 Leia...

    -

  • Ações do Sicoob ajudam nas vendas do Dia dos Pais

    img

    O volume de compras realizadas pelos associados do Sicoob São Miguel com cartões Sicoobcard via crédito e débito aumentaram 13% na primeira quinzena de agosto em comparação ao mesmo período de julho deste ano, com destaque para a semana do Dia dos Pais, na qual o ticket médio foi de R$ 126,00. 

    Segundo Patrícia Maldaner Sewald, gerente de produtos e serviços do Sicoob São Miguel, apesar do impacto da pandemia na economia, percebe-se o aumento do uso dos cartões. “Cada vez mais os associados têm percebido as vantagens de fazer as compras usando o cartão, pois é muito mais prático e seguro do que manusear dinheiro de papel. Por outro lado, as empresas também veem as vantagens de fazer vendas com cartões, pela segurança, praticidade, garantia do recebimento e ainda com opções para antecipar as vendas feitas no prazo”, destaca. 

    O Sicoob São Miguel tem realizado uma série de ações que fomentam o uso dos cartões e o recebimento pelos estabelecimentos comerciais através da máquina SIPAG. Dentre elas, as campanhas de prêmios “Suas Compras Valem Prêmios”, voltada para associados que utilizam os cartões Sicoobcard e “Suas Vendas Valem Prêmios”, voltadas para estabelecimentos que realizam vendas por meio da SIPAG.  

    Patrícia explica que o funcionamento das campanhas é muito simples e que muito associados já foram premiados. “O associado concorre automaticamente ao fazer compras pelo cartão Sicoob ou vender pela SIPAG. A campanha iniciou-se em junho e até o momento foram 160 ganhadores”, explica. 

    As campanhas vêm ao encontro de ações que a cooperativa tem desenvolvido no fomento aos negócios locais, “É importante destacar que se o associado comprar com o cartão Sicoob em uma maquininha SIPAG, ele ganha cupons em dobro. Mas as compras não se limitam apenas fisicamente na loja, pois com o aumento do uso de canais digitais, disponibilizamos soluções SIPAG para e-commerce e a venda por link de pagamento que pode ser enviada por whatsapp por exemplo”, destaca Patrícia. 

    Segundo Patrícia, os cartões Sicoobcard possuem funções muito úteis e práticas que geram mais segurança e ajudam a organização financeira. “Um grande diferencial de segurança é que por meio do aplicativo o associado pode gerar cartões virtuais, seja para compras recorrentes como Netflix e Spotify por exemplo, ou cartões individuais para compras online. Lançamos neste ano o programa Comprou, Zerou, no qual ao usar o cartão, o associado tem a possibilidade de zerar a anuidade. E apesar do Sicoobcard já praticar os menores juros do mercado, facilitamos o parcelamento da fatura em até 24 vezes, quando feita pelo App Sicoob”, finaliza. 

    Para saber mais sobre as vantagens dos cartões Sicoob acesse: www.sicoobcard.com.br e para mais informações sobre a SIPAG: www.sipag.com.br. Siga também o Instagram do Sicoob São Miguel @sicoobsmo e fique por dentro das novidades, campanhas e informações sobre a sua cooperativa. 

    17/08/2020 Leia...

    -