Últimas

  • TiG AINDA MAIS MODERNA

    img

    Apresentação de sede própria consolida agência de publicidade e propaganda como referência no mercado da comunicação regional.

    Tudo na vida é uma constante reinvenção, e isso também faz parte da nossa trajetória profissional, nos permitindo realizar sonhos e alcançar novos patamares. A agência TiG, presente a quase dez anos no mercado regional da publicidade, está ainda mais moderna. Tecnologicamente preparada para acompanhar as mudanças de comportamento dos negócios e com posicionamento baseado no conceito atual de comunicação, agora, a TiG apresenta sua sede própria. O novo espaço fica na Rua Borges de Medeiros, nº. 897 - E, sala 701, edifício Comercial Vértice Office, bairro Presidente Médici, Chapecó/SC, telefone: (49) 3304-1521.

    A conquista da sede própria é a concretização de um sonho dos sócios Alencar e Kika Tiepo, que primam pela inovação como alternativa de superar o desafio diário que o mercado da comunicação moderna exige.

    “Nós focamos na resolução dos problemas e nos permitimos experimentar, pois trabalhar com a criatividade é isso, inventar e reinventar a todo momento. A sede própria da TiG é um sonho realizado, que foi construído à base de muito trabalho e resignação. O equilíbrio nas ações e a disponibilidade para fazer melhor e diferente, também foram partes importantes desta concretização”, enfatiza Kika Tiepo.

    O foco pela inovação dentro da TiG, incluiu o “time” de colaboradores, que é a seleção de valores da agência. O capital humano é considerado o bem mais precioso, em que os profissionais não têm apenas a excelência técnica, mas também, uma visão global do empreendimento o que permite a escolha do melhor processo para alcançar os objetivos.

    A Agência TiG tem seus princípios baseados na ética, na criatividade e na constância da comunicação como estratégias para garantir resultados aos clientes. Trabalha de forma dinâmica na criação e gestão de marcas, com a utilização de uma linguagem que reforça o valor de cada produto, levando a sério a qualidade de entrega, além de mostrar alternativas e criar novos nichos de mercado, antecipando às tendências de mercado. 

    A Agência TiG busca estabelecer bons relacionamentos com os clientes, indo além do cumprimento de metas, posicionando-se para encontrar soluções criativas às demandas estabelecidas ou criadas. 

    “Tenho muito a agradecer aos incentivadores, parceiros e fornecedores, pois é deles que vem a força e determinação diária. Agradeço a Deus pela sabedoria e saúde, e aos colaboradores que sempre fizeram e fazem a diferença em qualquer situação”, destaca Alencar Tiepo.

    03/12/2020 Leia...

    -

  • Curso de Farmácia entrega caixas organizadoras de medicamentos à Secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste

    img

    SÃO MIGUEL DO OESTE

    O curso de Farmácia da Unoesc São Miguel do Oeste entregou, na terça-feira (24), 224 caixas organizadoras de medicamentos para a Secretaria de Assistência Social do município de São Miguel do Oeste. A Secretaria de Assistência Social repassará as caixas a pessoas em situação de vulnerabilidade social e polimedicadas, ou seja, que tomam cinco ou mais medicamentos por dia. 

    Segundo o coordenador do curso de Farmácia, professor Everton Boff, as caixas proporcionarão maior segurança aos pacientes. "Os usuários terão seus medicamentos mais bem organizados, inclusive separados por turnos e/ou horários de administração, possibilitando um tratamento farmacológico seguro. A maioria das pessoas beneficiadas são idosos e polimedicados, que nem sempre possuem medicamentos organizados e guardados de maneira correta, o que acaba remetendo-os a erros que, muitas vezes, comprometem a saúde e até a vida", observa o coordenador. 

    A diretora de Assistência Social do município de São Miguel do Oeste, Marcionize Filipini, destaca a importância das caixas organizadoras, confeccionadas pelos acadêmicos do curso de Farmácia. "A caixa organizadora de medicamentos é uma estratégia que encontramos para que os idosos tomem a medicação de forma correta. Vamos desenvolver um trabalho de orientação com os cuidadores, com as pessoas responsáveis e, em determinados casos, com os próprios idosos, a fim de proporcionar maior segurança e cuidado com a saúde", ressalta a diretora de Assistência Social.

     

    Caixas foram confeccionadas por acadêmicos

     

    As caixas organizadoras de medicamentos foram confeccionadas pelos acadêmicos do curso de Farmácia, que possuem bolsas de estudo do Art. 170. A acadêmica Suelle Zorgetz conta que fez caixas coloridas com o objetivo de facilitar a visualização dos idosos e que eles tomem a medicação no horário e na quantia correta. "A atividade reforça a importância de o farmacêutico se colocar no lugar das pessoas e proporcionar segurança na hora de tomarem a medicação", conclui a futura farmacêutica. 

    Para o coordenador do curso, professor Everton Boff, a ação contribui para que os acadêmicos sejam profissionais conscientes de suas responsabilidades, principalmente, com as populações mais vulneráveis a cometerem erros no uso de medicamentos. "Assim, o futuro profissional sai da Universidade sabedor que também tem o dever e a responsabilidade de melhorar a vida e a saúde das pessoas. Sabedor que deve atuar com princípios de 'comunidade' e que os conhecimentos profissionais devem se estender também para atividades de cunho social, humanitário, cidadão e moral/ético para o correto uso dos medicamentos pela população", finaliza Boff. 

     

    25/11/2020 Leia...

    -

  • Centro Universitário Uceff chega ao município

    img

    A partir de dezembro, a instituição de ensino passará a atender na cidade e iniciará as atividades com 13 cursos de nível superior

    São Miguel do Oeste

     

    O Centro Universitário Uceff, até agora presentes e Chapecó e Itapiranga, está em processo de instalação também em São Miguel do Oeste. A partir de dezembro, a instituição de ensino passará a atender na cidade e iniciará as atividades com 13 cursos de nível superior na modalidade semipresencial, com 1 a 3 encontros presenciais por semana e demais atividades na plataforma digital.

    Conforme o reitor Leandro Sorgato, A Uceff também vai oferecer à comunidade regional em São Miguel do Oeste quatro cursos na modalidade EaD, estes 100% on-line. “Estamos nos ajustes finais de adaptação dos espaços, instalação do mobiliário e da fachada e, em seguida, iniciaremos a operação”, explica o reitor. A unidade Uceff São Miguel do Oeste está localizada na Rua Santos Dumont, 441, centro da cidade, antigo espaço do Sesc.

     

    Divulgação

    1 - A unidade Uceff São Miguel do Oeste está localizada na Rua Santos Dumont antigo espaço do Sesc

     

    2 – Sede da Uceff em Chapecó

     

    3 – Sede da Uceff em Itapiranga

     

    CURSOS OFERECIDOS

     

    Administração (semipresencial

    Administração (EAD)

    Arquitetura e Urbanismo (Semipresencial)

    Biomedicina (Semipresencial)

    Ciências Contábeis (Semipresencial)

    Ciências Contábeis (EAD)

    Engenharia Civil ((Semipresencial)

    Engenharia Mecânica (Semipresencial)

    Estética e Cosmética (Semipresencial)

    Fisioterapia (Semipresencial)

    Nutrição (Semipresencial)

    Pedagogia (Semipresencial)

    Processos Gerenciais (Semipresencial)

    Processos Gerenciais (EAD)

    Redes de Computadores (Semipresencial)

    Sistemas de Informação (Semipresencial)

     

    20/11/2020 Leia...

    -

  • Funoesc comemora 52 anos de história

    img

    Este ano, a Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc), comemora 52 anos de existência ativa e marcante no Meio-Oeste e no Oeste de Santa Catarina. A instituição, sem fins lucrativos, foi criada por meio da Lei 545/68, pelo Poder Público Municipal de Joaçaba, com a participação da comunidade, e tem por objetivo ofertar educação superior, fazer pesquisa e promover extensão, além de oferecer novas oportunidades para a população regional. A Funoesc é mantenedora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), do Colégio Expressivo, localizado na Cidade de Xanxerê, do Colégio Superação, na Cidade de Videira, do colégio Superativo de Joaçaba, da FACISA e do Colégio Expressivo de Xaxim.

    São 52 anos de sucesso, graças ao esforço e dedicação de inúmeras pessoas que dedicam parte de seu trabalho de forma benemerente à construção dessa importante Instituição. São imensuráveis os benefícios à comunidade regional, resultantes de seu relacionamento com a sociedade, com o Poder Público e com as empresas.

    Além da qualidade de sua ampla estrutura física e das inúmeras oportunidades de ensino, pesquisa e extensão, dos mais variados tipos de serviços locais prestados gratuitamente à população mais carente, o que a Funoesc possui de mais relevante são seus professores, funcionários e estudantes que trabalham incansavelmente pela qualidade do ensino e do desenvolvimento da região.

    Mesmo em meio a uma pandemia mundial, decorrente da Covid-19, a Funoesc se manteve firme e sólida, oferecendo pela sua Universidade e escolas, educação de qualidade, com os mais modernos meios de tecnologia remota. Na saúde, o HUST tornou-se referência regional no combate ao novo vírus Coronavírus, além disso, a Unoesc prestou diversos serviços gratuitos à comunidade, como atendimento psicológico on-line, e a produção e distribuição de álcool em gel, máscaras e inúmeros serviços de saúde.

    O sentimento impresso em todos os que fazem parte de mais um ano de história dessa instituição é de gratidão e orgulho pelo trabalho realizado e o anseio é de dar continuidade e expandir os serviços oferecidos a toda a região, olhando para o futuro com a certeza de que ainda há muito para se fazer.

    — Em breve, através do HUST, a Funoesc estará mantendo um serviço fundamental de saúde para a região: a radioterapia. Esperamos que a sensibilidade dos governantes locais, estaduais e federais, considerem o esforço da Universidade. Temos muitos planos para o futuro, dentre eles, esperamos, com a ajuda do poder público, construir mais uma ala para o hospital, fazer funcionar o centro de radioterapia, aperfeiçoar o desenvolvimento em pesquisa, auxiliar a concretização no centro de inovação e ajudar o poder público e a sociedade civil a buscar melhorias para a qualidade de vida das pessoas nas regiões onde a Instituição atua. Olhamos com carinho para nossos municípios da mesorregião de Santa Catarina, Parabéns pelos 52 anos — finalizou o reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon.

    20/11/2020 Leia...

    -

  • Descanso supera meta de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação

    img

    Para alcançar a meta, a Secretaria criou um cronograma de vacinação por ESF, também com o objetivo de evitar aglomerações

    A Campanha Nacional de Multivacinação 2020 teve início no dia 5 de outubro e foi prorrogada até o dia 13 de novembro. Em Descanso, com engajamento de toda equipe da Secretaria de Saúde, o município superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de 95%, alcançando assim, um total de 99,46% imunizados.

    A campanha teve como objetivo imunizar crianças de um ano a quatro anos, e também adolescentes menores de 15 anos. "A multivacinação é uma estratégia que teve por finalidade atualizar, com segurança, a situação vacinal das crianças e adolescentes, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19", explica a responsável pela sala de vacinas, Dirvania Wronski.

    O secretário de Saúde, Cleber Rech, fala da importância da vacinação. "Seguir rigorosamente o calendário vacinal e manter a carteira de vacinação atualizada, em todas as idades, é essencial para prevenir muitas doenças. Além de proteger a pessoa que recebe a vacina, ela também protege as pessoas ao redor, diminuindo assim, a chance de contágio de doenças”, finaliza.

    Legenda: Foram aplicadas 371 doses durante a campanha

    20/11/2020 Leia...

    -

  • Deputado Padre Pedro garante recursos para Descanso

    img

    O Deputado estadual Padre Pedro Baldissera esteve no gabinete do prefeito, Sadi Bonamigo, nesta sexta-feira, 20 de novembro, e garantiu emenda no valor de R$ 300 mil para 2021. Os recursos serão destinados para a segunda etapa de investimentos no Morro do Cristo, principal ponto turístico da cidade.

    20/11/2020 Leia...

    -

  • Sicoob premia associado de Romelândia

    img

    Mais um associado do Sicoob São Miguel foi contemplado no Realiza. Desta vez, o associado da agência de Romelândia, Cleo Mathias, recebeu o valor de R$ 6.751,24 no sorteio. Ele reside na Linha Primeirinha, interior do município, e já recebeu o valor que pretende investir.

    “É a primeira vez que sou contemplado com um sorteio e fiquei muito feliz. Com certeza o Realiza do Sicoob traz benefícios para o associado e pretendo investir o valor recebido. Quando adquiri o Realiza fui atendido pelo Lucinei, e foi o gerente Daniel quem me ofereceu essa modalidade. Achei que seria uma boa, não com a ideia do prêmio, mas felizmente veio junto para agregar”, conta o associado.

    Além do Realiza, Cleo também conta com outros produtos da cooperativa como o seguro para maquinário, seguro da residência, poupança programada, seguro de veículo entre outros.

     

    O que é o Realiza?

    Com o Realiza você guarda um valor todo o mês e concorre a sorteios progressivos de até R$ 3 milhões. Basta escolher o valor do investimento mensal de acordo com o plano desejado. Se for sorteado, continua concorrendo e, no final, resgata o valor que economizou. São sorteios semanais, mensais e semestrais. Conheça nossas soluções e escolha a melhor forma de investir seu dinheiro.

    19/11/2020 Leia...

    -

  • Trevisan tem votação histórica e impõe segunda derrota seguida ao MDB

    img

    Atual prefeito não perdeu em nenhuma urna sequer e ultrapassou os 14 mil votos válidos. Chapa pura do PT ficou com pouco mais de 1.700 votos

    São Miguel do Oeste

    A vitória de Wilson Trevisan (PSD) por mais de 14 mil votos só foi anunciada oficialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por volta das 23h, mas muito antes disso uma grande carreata era feita pelas principais ruas da cidade pelos partidos da coligação para  comemorar a vitória por uma margem massacrante de votos. Trevisan venceu com folga em todas as urnas no centro, bairros e comunidades do interior frente ao seu principal adversário, João Grando (MDB). 
    Problemas com o sistema de divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só carimbou a vitória cerca de seis horas após o fechamento das urnas. O maior nervosismo esteve com os candidatos a vereador, já que a divulgação do resultado oficial empacou em 50% das 20h até às 23h. Os 95 candidatos Câmara  só ficaram sabendo do sucesso ou insucesso da campanha após às 23h.
    Mais gritante que a vitória de Wilson Trevisan sobre João Grando foi a pífia votação de Adilson Pandolfo (PT). Em todas as urnas, dificilmente a chapa pura do PT passava dos 20 votos. Ao final, Wilson Trevisan/Edenilson Zanardi foram consagrados como os novos prefeito e vice eleitos de São Miguel do Oeste, com 14.443  votos, o que corresponde a 66,07%. João Grando e Everaldo Di Berti ficaram atrás com 5.657 votos, ou 25,88%. Adilson Pandolfo e Osmar Von Dentz fizeram 1.761 votos, ou 8,06%.                                          
    O candidato a prefeito pelo MDB, João Grando, se manifestou terça-feira, 17, sobre o resultado da eleição de domingo, em entrevista à Rádio Peperi. Ele admitiu que esperava um resultado um pouco melhor e projetava uma disputa mais equilibrada. Grando disse que a população avaliou positivamente o governo e as propostas de Trevisan. O candidato do MDB também reclamou dos ataques pessoais que recebeu durante a campanha. Na visão de Grando, o MDB passa por um processo de reconstrução e de recuperação de um desgaste que o partido sofreu nos últimos anos. 
    O candidato do PT, Adislon Pandolfo disse que a votação do candidato do PSD é um sinal de que a população efetivamente queria a continuidade do mandato atual. Ele alegou pouco tempo de campanha, enquanto que Trevisan teve quatro de vice-prefeito e mais quatro como prefeito. Pandolfo admitiu que vencer era muito difícil. 
     

    18/11/2020 Leia...

    -

  • FEIRA DAS PROFISSÕES DA UCEFF SERÁ NO DIA 19 DE NOVEMBRO

    img

    A UCEFF está preparando para o dia 19 de novembro a tradicional Feira das Profissões, este ano, de forma totalmente online sendo transmitida pelo YouTube. “O evento é dividido em três momentos, tentando abranger todos os cursos que a UCEFF oferece. Convidamos todos, principalmente os formandos do ensino médio, bem como os demais interessados, para participarem da nossa Feira das Profissões” convida o Reitor Leandro Sorgato.

     

    O objetivo da Feira das Profissões é apresentar os cursos de graduação oferecidos pela UCEFF Itapiranga e permitir aos participantes conhecer mais sobre as profissões, auxiliando no processo de decisão do curso pretendido. Igualmente, o evento oportuniza aos futuros acadêmicos um momento para esclarecer dúvidas sobre bolsas de estudo, financiamento estudantil, programa rotas e outras facilidades que a Instituição de ensino oferece aos seus acadêmicos.

     

    Para os interessados em participar do evento é necessário se cadastrar no https://escolas.uceff.edu.br/ após a inscrição, a Instituição entra em contato através do e-mail com o link da transmissão. O grande diferencial neste ano é que, por ser online, todo conteúdo ficará disponível para acesso a qualquer momento. Durante a transmissão serão realizados diversos sorteios de presentes UCEFF, como: bolsas de estudo, descontos na matrícula e brindes entre os inscritos participantes do evento.

     

    Programação

    8h15-Abertura da Feira - mensagem da Reitoria/Direção
    8h30-Bolsas e Benefícios
    8h45-Pedagogia e Educação Física
    9h30-Cursos de TI - Sistemas, Redes, ADS e GTI
    10h30-Cursos de Engenharia - Civil, Mecânica, Elétrica, Produção e Química
    12h-Arquitetura e Urbanismo
    12h45-Intervalo
    13h15-Bolsas e Benefícios
    13h30-Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Estética e Cosmética
    14h30-Psicologia, Enfermagem, Farmácia e Quiropraxia
    15h30-Direito
    16h15-Odontologia
    17h-Intervalo
    18h-Bolsas e Benefícios
    18h15-Gestão & Negócios - Administração, Ciências Contábeis e Processos Gerenciais
    19h15-Agronomia
    20h-Medicina Veterinária

    13/11/2020 Leia...

    -

  • Fisioterapia da Unoesc conquista conceito máximo no Enade e está entre os melhores cursos do País

    img

    SÃO MIGUEL DO OESTE

    O curso de Fisioterapia da Unoesc São Miguel do Oeste conquistou conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A conquista do conceito cinco evidencia a qualidade do ensino e posiciona o curso de Fisioterapia entre os melhores do País. Segundo a coordenadora, doutora Franciane Barbieri Fiorio, o curso está entre os três melhores avaliados no Estado de Santa Catarina e entre os 23 melhores avaliados de 525 cursos do Brasil. 

    Franciane destaca que o exame do Enade tem o objetivo de medir e monitorar o processo de aprendizagem e rendimento dos estudantes. Ela acrescenta que o conceito cinco afirma o compromisso assumido em formar profissionais com habilidades e competências necessárias para o bom exercício da profissão. "Para os estudantes que realizaram a prova, a nota é uma certificação de que receberam uma formação de qualidade, pois mostraram que, além de conhecimento, possuem requisitos primordiais para serem bons profissionais: capacidade de raciocínio, compreensão, síntese e argumentação. Além disso, um curso bem conceituado valoriza o diploma de quem está se formando e é um diferencial na hora de conseguir uma vaga no mercado de trabalho", avalia a coordenadora. 

    Segundo o diretor acadêmico, doutor Eduardo Ottobelli Chielle, a nota do Enade mostra a credibilidade que a Unoesc tem frente ao ensino superior na região Extremo-oeste, no Estado de Santa Catarina e no Brasil. "O conceito evidencia a qualidade do ensino, do corpo docente e da infraestrutura. Tudo isso faz com que o aluno consiga absorver os conteúdos e se tornar um profissional com grandes habilidades e competências", destaca o professor, acrescentando que o futuro acadêmico deve ficar atento às notas do Enade na hora de escolher o curso de graduação e a Universidade. 

    A diplomada da Unoesc, a fisioterapeuta Angélica Pires, sabe da importância de ser formada em um curso com conceito máximo no MEC. "Ser formada em um curso que está entre os melhores de Santa Catarina faz a diferença no momento de ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Além disso, possibilita ao profissional conquistar maior destaque e oportunidades na carreira", conclui a egressa.

     

    Sobre o curso 

     

    Os acadêmicos de Fisioterapia da Unoesc contam com uma estrutura moderna composta por clínica-escola, laboratórios, piscina, entre outros espaços. O corpo docente é composto por professores especialistas, mestres e doutores, com ampla experiência na docência e no mercado de trabalho. As atividades pedagógicas estão organizadas para que os estudantes vivenciem a prática profissional, desde a primeira fase, por meio de visitas técnicas, rodas de conversas com profissionais, semanas acadêmicas, atividades práticas e estágio supervisionado.

     

    Crédito das fotos: Ascom Unoesc/Karine Bender

    Observação importante: fotos registradas antes da pandemia

    05/11/2020 Leia...

    -

  • Coronavírus em SC: Portaria da Saúde define regras para as campanhas eleitorais

    img

    Com a aproximação das eleições e a mobilização que vem sendo realizada por candidatos e eleitores em relação aos pleitos municipais, a Secretaria de Estado da Saúde publicou a portaria 824 de 27 de outubro. O documento define os cuidados e as regras de conduta para o enfrentamento da Covid-19.

    Os critérios devem ser aplicados em todos os eventos relacionados às eleições municipais, o que inclui comícios, distribuição de panfletos, visitas a eleitores, os bandeiraços, as carreatas, as caminhadas, as comemorações dos eleitos em 1º e 2º turnos, entre outros.

    A realização de comícios deverá respeitar a Matriz de Risco Potencial para Covid-19 do Estado, lembrando que: nos casos de regiões em risco Gravíssimo (cor vermelha), os eventos estão proibidos; no risco Grave (cor laranja), deve-se respeitar a capacidade máxima de 30% da ocupação do espaço, quando se tratar de ambiente fechado; no risco Alto (cor amarela), deve-se respeitar a capacidade de 50% de ocupação e no risco Moderado, 80%.

    É obrigatório o uso de máscara durante todo o período de realização do evento, bem como é exigido o distanciamento social de 1,5 metros entre os participantes. A disponibilização do álcool em gel deve ser constante, devendo também ser evitado o contato físico.

    Para comícios realizados em ambientes abertos as regras de higiene e cuidado devem ser mantidas, não se aplicando, apenas, o percentual de ocupação. O distanciamento social, o uso de máscara. As caminhadas, carreatas estão autorizadas desde que não promovam aglomerações seja, no início ou no fim do evento.

    No dia da eleição a indicação é que os eleitores maiores de 60 anos devem ter prioridade no atendimento, e a permanência na sala de votação deve ser apenas suficiente para efetuar o voto. Também fica vetado beber, se alimentar ou realizar qualquer atividade que exija a retirada da máscara. A higienização de sanitários deve ser redobrada.

    29/10/2020 Leia...

    -

  • Confira como foi o 1º debate com candidatos a prefeito de SMO

    img

    Os candidatos, Adilson Pandolfo, João Grando e Wilson Trevisan estiveram debatendo na Rede Peperi, neste sábado, 09. Por conta da pandemia, a emissora seguiu todas as regras para evitar o contágio do coronavírus, como o uso de máscaras e de álcool em gel. Os equipamentos e microfones foram higienizados antes do programa e cada candidato trouxe apenas um assessor para a rádio.

    O principal objetivo do projeto Eleitoral da Peperi é ajudar o eleitor a escolher o futuro prefeito de São Miguel do Oeste. A afirmação foi feita pelo diretor da Rede Peperi de Comunicação, Adilson Baldissera. Ele disse que o debate é um espaço importante para a apresentação de propostas e confronto de ideias entre os postulantes ao cargo de prefeito. Baldissera citou que, dessa forma, o eleitor poderá ouvir e comparar os três candidatos. O diretor da Peperi reforçou que neste contexto de pandemia, o rádio é ainda mais importante para o processo eleitoral e para a democracia.

    26/10/2020 Leia...

    -

  • Nota oficial da OCESC

    img

    A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), em face do afastamento do Governador Carlos Moisés e da ascensão da vice-governadora Daniela Reihner, vem a público para manifestar o que segue:

    A OCESC espera que o processo de impeachment transcorra dentro dos rigorosos limites da lei, assegurada a ampla defesa do afastado;

    O OCESC espera que o processo ocorra com a celeridade possível de forma que, no menor espaço de tempo seja definida a situação jurídica do mandatário afastado, permitindo que Santa Catarina retorne à normalidade administrativa ou com o retorno do governador afastado ou com a efetivação de governadora em exercício;

    Embora estejam sendo atentamente observados todos os princípios constitucionais e, ainda, aplicado todo o ordenamento jurídico pertinente, é fato notório que o processo de impeachment em curso representa um percalço para a Administração Pública, uma perturbação na definição de assuntos de alta relevância para o Estado, um transtorno para empresários, empreendedores e investidores. Em resumo, um fator de instabilidade para a economia catarinense.

    A OCESC espera que, no exercício do cargo, a Governadora Daniela Reihner possa exercer na plenitude a chefia do Poder Executivo olhando com atenção para o protagonismo do cooperativismo barriga-verde que, no campo e na cidade reúne 2,7 milhões de associados e tem movimento econômico acima de 40 bilhões de reais ao ano.

    Nesse aspecto, pede a manutenção de todos os programas de apoio ao cooperativismo, em especial, aqueles ancorados na Secretaria da Agricultura e Pesca sob o comando do competente secretário Ricardo de Gouvêa.

    De outro lado, a OCESC chama a atenção para a necessidade de melhorar a infraestrutura das regiões produtoras, em especial, do grande oeste catarinense, onde faz-se urgente a necessidade de investimentos em rodovias estaduais, geração e transmissão de energia elétrica, sistemas de captação, tratamento, armazenagem e distribuição de água potável, entre outros.

    A OCESC renova mais uma vez seu compromisso com Santa Catarina e será, como sempre foi, parceira de projetos que tenham por escopo os superiores interesses da coletividade catarinense.

    Florianópolis (SC), 26 de outubro de 2020.

    LUIZ VICENTE SUZIN

    Presidente da OCESC

    26/10/2020 Leia...

    -

  • Futsal JONI GOOL vence na estreia da Liga Catarinense Sub 18

    img

    O retorno tão esperado das competições oficiais aconteceu neste domingo, 25 de outubro, seguindo todas as normas de segurança exigidas pela vigilância sanitária e governo estadual, incluindo a testagem para a COVID-19 de todos os envolvidos no jogo e sem a presença de público.

    A JONI GOOL/Terra Viva/PSM/Lab. Oliveira, atual campeão catarinense, recebeu o Maravilha Futsal e apesar de um primeiro tempo de grande equilíbrio, goleou pelo placar de 12 a 4, com gols de Nelson (3x), Lucas (2x), Rodrigo (2x), Cassi (2x), Leo, Matheus e Eric.

    O próximo compromisso do Futsal JONI GOOL será no dia 5 de novembro, diante do Camboriú Futsal, na abertura do Campeonato Catarinense Sub 17.

     

    26/10/2020 Leia...

    -

  • Acadêmicos participam de palestra sobre Segurança no Mundo Virtual

    img

    O pós doutor na área de segurança no Cybercrime and Computer Security Centre da Newcastle University, professor Avelino Francisco Zorzo, ministrou recentemente, a palestra "Segurança no Mundo Virtual", durante o "2º EmpreenderAção: pessoas, tecnologia e finanças". A live contou com a participação de cerca de 300 acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação, Administração e Ciências Contábeis da Unoesc São Miguel do Oeste e Maravilha.

    Segundo o coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Roberson Fernandes Alves, durante a palestra, foram abordados temas, tais como: criptografia, engenharia social, redes sociais, algoritmos e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, foram apresentadas dicas para se prevenir de possíveis golpes no mundo virtual. 

    Roberson observa que o tema da palestra é imprescindível, nos dias de hoje, em que as pessoas estão cada vez mais conectadas. "Os acadêmicos de Ciência da Computação desenvolverão soluções computacionais e terão que prever segurança dessas soluções, que serão entregues aos usuários. Além de serem usuários de tecnologia, os acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis deverão exigir segurança dos fornecedores, que entregam tecnologias, e terão que se preocupar para que as organizações tenham políticas e planos de segurança de informação muito claras", destaca o professor. 

    Para o acadêmico Jordan Machado da Silva, a segurança no mundo virtual representa um novo desafio para os profissionais de tecnologia da informação. "Todos os assuntos abordados, durante a palestra, vão ao encontro das matérias teóricas e práticas estudadas, durante o curso, e que são amplamente aplicadas no mercado de trabalho. Conhecer as principais ameaças e mecanismos de defesa permite aperfeiçoar o produto", conclui o estudante.

    13/10/2020 Leia...

    -

  • Sicoob São Miguel lança promoção “Investir, Poupar e Ganhar, no Sicoob é pra já”

    img

    Com o intuito de fomentar investimentos e aplicações financeiras com os associados, o Sicoob São Miguel lançou a campanha “Investir, Poupar e Ganhar, no Sicoob é pra já”. A promoção, exclusiva para quem é associado da cooperativa - pessoas físicas e jurídicas, vai de 1º de outubro até 30 de novembro de 2020. Serão sorteados mensalmente 4 (quatro) prêmios no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) cada. O associado poderá concorrer aos prêmios ao realizar depósitos a prazo a partir do valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), com isso ele receberá automaticamente cupons eletrônicos para participar dos sorteios. 

    Segundo o gerente comercial da cooperativa, Gustavo Capellari, “poupar é um ato importante para alcançar objetivos, sejam eles de curto ou longo prazo. No Sicoob você pode começar fazendo sua reserva de emergência ou até investimentos visando ampliar seu patrimônio, com mais rentabilidade, preservando a segurança do seu dinheiro. As opções vão desde poupança até investimentos mais arrojados, alguns inclusive sem incidência de IR como a LCI e LCA, sendo que todos possuem a garantia do FGCOOP e a liquidez do Sicoob”, destaca. 

    Benefícios - Um dos objetivos da campanha é divulgar os benefícios do Sicoob, no qual além dos associados receberem bons rendimentos sobre seus investimentos, participam da distribuição de sobras, concorrem a prêmios e ainda fortalecem a cooperativa, que por sua vez contribui para o desenvolvimento local, por meio de ações e projetos na comunidade, cumprindo seu propósito de promover a justiça financeira e gerar prosperidade. 

    Mais segurança para os associados depositantes e investidores - Assim como existe o FGC nos bancos, nas cooperativas há o FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito), que protege depositantes e investidores associados com garantia de até R$ 250 mil por CPF. 

    Diferencial – Além de terem a mesma garantia de depósitos dos bancos comerciais, os associados contam com um atendimento personalizado – pautado pelos princípios e valores do cooperativismo. Com tecnologia para fazer frente aos bancos digitais e presente com estruturas físicas que compõe uma das maiores redes de atendimento do país, gerando ainda mais segurança e comodidade para todos os associados. 

    Sobre o Sicoob São Miguel – Cooperativa singular do maior Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob. Administra mais de R$ 1,6 bilhão em ativos, com uma carteira de crédito de R$ 1 bilhão e depósitos de R$ 1,2 bilhão, presente em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Para saber mais sobre a cooperativa, campanhas e promoções siga @sicoobsmo  

    09/10/2020 Leia...

    -

  • Coronavírus: Tosse é o principal sintoma apresentado entre infectados em Descanso

    img

    Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde de Descanso mostra que o sintoma mais comum entre os infectados pela Covid-19 é a tosse, em seguida vem a febre, dor de cabeça, dor muscular, perda do paladar, coriza e diarréia. Já os sintomas menos comuns são a dor no peito, dor abdominal, vômito e náuseas.

    Conforme o estudo de 106 pacientes, a faixa etária que mais apresentou casos é a de 40 a 49 anos, com 20 registros. Em seguida vem a de 60 a 9 anos com 19 casos, 20 a 29 anos e 30 a 39 anos, ambos com 16 casos cada. 

    Em relação ao sexo mais afetado, o número ficou equilibrado, ou seja, 53 mulheres e 53 homens foram infectados. 

    O estudo mostra também a evolução do número de casos de maio a setembro. O primeiro caso registrado no município foi no dia 27 de maio, mês que contabilizou dois casos. Em junho houve o registro de cinco casos e julho foi o mês com o maior número de infectados, totalizando 42 casos. Já em agosto o número caiu para 34 e em setembro para 23 casos. 

    Como não houve nenhum registro até o momento, o município de Descanso possui 106 casos registrados, 103 recuperados e dois óbitos.

    Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Descanso e membro do Comitê de Crise, Edilene Lorenski, os cuidados devem ser mantidos. “Precisamos continuar com os cuidados, fazendo o uso adequado da máscara, realizando a higienização freqüente das mãos e mantendo o distanciamento social, pois essas atitudes nos mostraram que vale a pena serem continuados”, reforça.

    Legenda: O estudo analisou as informações de todos os pacientes registrados até setembro de 2020 

    06/10/2020 Leia...

    -

  • Deputados de SC anulam aumento de energia elétrica para quem mora no campo


    Deputados catarinenses aprovaram nesta semana decreto legislativo que anula portaria do Governo do Estado e barra aumento na conta de luz para quem mora no campo. A proposta do deputado Milton Hobus (PSD) passa a vigorar a partir do momento que for publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

    Em abril, começou a vigorar portaria do governo do Estado que retira subsídio na base de cálculo do ICMS para consumidores de áreas rurais. Com a mudança, a energia ficou, em média, 6% mais cara.

    Em estudo realizado pela Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel), anexado ao projeto, a alteração do governo representa um acréscimo de 32% no ICMS pago pelos contribuintes rurais. Para Hobus, a portaria 344 viola o princípio constitucional da reserva legal, previsto no artigo 150, inciso I, da Constituição, que veda à União, aos Estados e aos municípios exigir ou aumentar tributos sem que seja estabelecido por meio de lei.

    “Esse projeto traz justiça ao produtor rural de SC. O Estado mudou a base de cálculo para cobrar mais impostos do pequeno produtor, das pousadas, da agricultura familiar e de quem mora no campo. E todas as justificativas do governo para explicar esse reajuste são infundadas", destaca Hobus.

    Ele explica que esse subsídio para os contribuintes rurais faz parte da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo setorial para que as distribuidoras possam fazer essa redução sem prejuízo em suas contas.

    Ainda segundo o parlamentar, o Estado arrecadou, em média, R$ 2 milhões de impostos a mais por mês neste ano com a venda de energia para a zona rural.

    “Não podemos aceitar qualquer reajuste neste momento de pandemia, quando milhares de catarinenses perderam seu emprego e ainda são prejudicados pela crise econômica e de saúde”, critica o autor da proposta de sustação de ato (PSA), transformada em decreto legislativo após ser aprovada na Comissão de Justiça do Legislativo. 

    01/10/2020 Leia...

    -

  • Sicoob São Miguel emprestou mais de R$ 29,8 mi pelo Pronampe

    img

    O recurso é considerado essencial para que as empresas continuassem com maior fôlego às suas atividades, contribuindo também com a recuperação da economia e desenvolvimento das regiões em que atuam

    Por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe, disponibilizado para todas as instituições financeiras do país, o Sicoob São Miguel emprestou R$ 29.805.786,60 aos seus associados atingindo 621 operações no montante geral da cooperativa. 

     

    O valor foi distribuído em toda a área de atuação do Sicoob São Miguel, em suas regionais, contemplando o maior número possível de associados com o programa. Um dos associados que aderiu ao recurso com o Sicoob São Miguel foi Sergio Antônio Villani. 

     

    Ele tem uma empresa familiar voltada para fabricação de papelão ondulado e confecção de embalagens, atendendo diversos segmentos da região como empresas do ramo alimentício, de confecção e do ramo de móveis, por exemplo. A empresa é administrada junto com os filhos Letícia e Matheus Villani, e fica situada em São Miguel do Oeste às margens da BR 163, na saída para Guaraciaba. 

    “Optamos pela linha do Pronampe porque é uma linha de juros bem acessível e, no momento devido a pandemia, a gente precisa comprar matéria prima para entrega do material”, cita Sergio. 

     

    A família é associada do Sicoob São Miguel há aproximadamente 16 anos e sempre trabalhou com a cooperativa. “O recurso do Pronampe será utilizado na aquisição de mais matéria prima e optamos por ele ter um prazo de pagamento maior. Então, conseguimos comprar a matéria prima à vista, mas parcelar a venda do nosso produto para os clientes”, afirma Letícia. 

     

    Ainda, a jovem reforça que: “Sempre que precisamos algo do Sicoob entramos em contato com o gerente da conta, ou com o pessoal da própria agência, e sempre fomos bem atendidos. O Sicoob sempre nos atendeu muito bem, então recomendaríamos sim”. 

     

    Conforme explica o gerente de crédito do Sicoob São Miguel, Edson Cieplak, o Pronampe é um programa do governo federal que tem como objetivo ajudar empresas a continuar empreendendo no mercado, mesmo nesse momento de pandemia que o país e o mundo passam. “O Sicoob São Miguel, em apoio às empresas, aderiu ao programa para que pudesse auxiliá-las no desenvolvimento, no seu crescimento e no processo de concessão de crédito”, afirma. 

     

    Com o crédito, os associados puderam investir em recursos para ampliação da sua produção e capital de giro, por exemplo, sendo um recurso essencial para que as atividades continuassem com maior fôlego, contribuindo também com a recuperação da economia e desenvolvimento das regiões em que as empresas atuam. “O Sicoob São Miguel, dentro da sua missão em promover o desenvolvimento econômico e social, percebe que é importante para nós dar a condição aos associados aderirem a linha de crédito do Pronampe”, finaliza. 

    28/09/2020 Leia...

    -

  • Pedido de Vagner Passos é atendido e Secretaria de Infraestrutura do Estado incluí asfalto de Linha Fátima no Programa de ações

    img

    A Secretaria de Infraestrutura do Estado por meio do Secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira confirmou nesta última semana a inclusão do Projeto de pavimentação asfáltica para Linha Fátima, que somam mais de R$ 2 milhões para execução. Vagner Passos esteve em julho deste ano em Florianópolis entregando pessoalmente o pedido e plano de trabalho ao Secretário de Infraestrutura do Estado. O projeto de pavimentação asfáltica, incluiu drenagem e sinalização viária acesso a Linha Fátima município de São Miguel do Oeste - SC.

                Conforme o vereador, a obra será de grande relevância pois vai permitir maior facilidade no escoamento de produção, transporte de pessoas que dependem de atendimento de saúde, escolar, serviços entre outras necessidades básicas para a população. Ele acrescenta que a execução do projeto é de vital importância para o desenvolvimento do município e para melhorar a qualidade de vida, conforto e segurança dos usuários.

                    Para que o projeto seja incluso no Programa do Estado e que seja celebrado convênio, o município a partir de agora deve providenciar o cadastramento da proposta, anexar os documentos técnicos para que seja aberto um processo a ser encaminhado à Secretaria de Infraestrutura do Estado. Após aprovado, será empenhado, publicado e encaminhado termo de convênio para que o prefeito assine e então finalizado com o pagamento para o município. O pedido será baseado no Plano de Trabalho entregue pelo vereador, Vagner Passos. Os pagamentos no momento estão suspensos por conta do período eleitoral, porém a previsão é que deva retornar em dezembro para então iniciar as obras.

    21/09/2020 Leia...

    -