Últimas

  • Assinadas mais duas concessões de uso de lote na Área Industrial Antônio Negri

    img

    Contratos foram assinados pelo Prefeito em exercício Vandecir Dorigon

    Na manhã desta quarta-feira (17), foram assinadas mais duas concessões de uso de lotes de terras na Área Industrial Antônio Negri. A informação é do Prefeito em exercício Vandecir Dorigon. Conforme ele as duas empresas venceram as concorrências públicas realizadas anteriormente. Esteve presente também no ato da assinatura o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo Claudiomiro Maldaner.

    A empresa de Renan Besutti receberá o lote de terra com área de 664m² para ampliar ou implantar empresa no ramo de serviço e manutenção de mecânica elétrica de equipamentos e máquinas agrícolas e automotores. Já a empresa de Cristopher Gonçalves da Rosa receberá o lote de terra com área de 698,40m² para implantar ou ampliar empresa no ramo de serviços de usinagem, tornearia e solda.

    Dorigon mencionou durante as assinaturas a importância de mais empresas de fora doo município estarem se instalando Guaraciaba, assim como munícipes estarem abrindo suas próprias empresas. “Mais empresas em nosso município trazem mais empregos, mais impostos revertidos aos munícipes e aumentam o nosso movimento econômico”, finalizou Vandecir.

    As empresas deverão ressarcir os cofres públicos em 50% do valor líquido do investimento da Prefeitura, no prazo de 10 anos, com carência de um ano, como consta nas Leis de Incentivo. As empresas tem o prazo de seis meses para o início da instalação ou ampliação. Segundo Dorigon as empresas deverão manter os itens na proposta apresentada, com número de empregos diretos e indiretos e demais itens.

    17/10/2018 Leia...

    -

  • Vereadores pedem informações sobre conselhos e comissões da Prefeitura e sugerem obras no Município

    img

    Proposições foram apresentadas durante a sessão ordinária desta terça-feira (16) e serão encaminhadas às autoridades competentes

    Os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram diversos pedidos de informação durante a sessão desta terça-feira (16). Um dos requerimentos é de Silvia Kuhn (MDB), que solicita ao prefeito e ao secretário de Gestão de Pessoas e Transparência que informem quantas comissões internas existem no município; se essas comissões são gratificadas; em caso positivo, qual o valor pago para cada integrante de comissão; e a lista nominal dos servidores que integram as comissões.

    Outros dois requerimentos pedem informações sobre Conselhos Municipais. Um deles, de Cláudio Barp (MDB), solicita à Administração Municipal que forneça a relação nominal dos membros integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente, bem como a cópia das atas a partir de 2017. O pedido será enviado ao prefeito, ao secretário de Agricultura e Meio Ambiente e ao presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente. Já Maria Tereza Capra (PT) solicita ao prefeito e ao diretor adjunto de Cultura e Turismo que informem se o Conselho Municipal de Turismo está em funcionamento; se sim, qual a periodicidade das reuniões e qual a atual composição do Conselho, apresentando as respectivas atas do último ano.

    SINALIZAÇÃO NA WILLY BARTH E NO AGOSTINI

    Carlos Grassi (PP) apresentou uma moção de apelo solicitando ao Dnit que faça a recapagem emergencial e sinalização na pista indicando fim de pista dupla na Rua Willy Barth, no Bairro São Sebastião. O vereador justifica que essa rua possui enorme tráfego de veículos de pequeno e grande porte, e que a recapagem e sinalização gerarão mais qualidade e segurança para as pessoas que ali trafegam. O pedido será enviado ao diretor geral do Dnit, ao diretor de Infraestrutura Rodoviária e ao coordenador-geral de Manutenção e Restauração Rodoviária.

    Outra indicação foi apresentada por Cássio da Silva (MDB), que solicita a pintura da sinalização viária em toda a extensão da Rua Oiapoc e Barão do Rio Branco, no Bairro Agostini. “A má conservação da pintura gera insegurança na travessia e deslocamento, o que coloca em risco a vida e a integridade física dos pedestres”, justifica Cássio, alertando ainda para os “altos índices de acidentes que ali acontecem”. O pedido será enviado ao prefeito, ao presidente do Cotrasmo e à secretária de Urbanismo.

    CÂMERAS, CONSELHO TUTELAR E ABRIGO

    José Giovenardi (PR) solicita a instalação de câmeras de segurança e vídeo monitoramento próximo à Igreja do Bairro Santa Rita. A intenção é contribuir com a melhoria da segurança pública no Município, uma vez que o local possui grande movimentação diariamente.

    Gilberto Berté (MDB) solicita à Administração Municipal que estude a possibilidade de instalar a sede do Conselho Tutelar nas proximidades da Praça Walnir Bottaro Daniel. Conforme o vereador, a solicitação visa atender o pedido de moradores que estão preocupados com o número de adolescentes que utilizam a praça para consumir álcool e drogas. “O Conselho Tutelar estando mais próximo do local facilitaria as visitas, inibindo e protegendo as crianças e adolescentes do contato com esses produtos ilícitos”, ressalta Berté.

    Everaldo Di Berti (PSD) indica a instalação de um abrigo com cobertura destinado ao embarque e desembarque de passageiros no ponto de ônibus já existente, localizado na Rua Oiapoc, esquina com a Rua Olinda Vidor, no Bairro Agostini. A intenção é atender as reivindicações dos moradores do local e dos usuários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em especial das crianças que ali residem e que vão para a Apae. O pedido será enviado à secretária de Planejamento e Urbanismo.

    PROJETO EM SEGUNDA VOTAÇÃO

    A Câmara aprovou também, durante a sessão desta terça, um projeto de lei em segundo turno. O PL 132/2017, de autoria de Cássio da Silva (MDB), veda a concessão de gratificação natalina diversa daquela prevista na Constituição Federal, no âmbito do Poder Legislativo do Município de São Miguel do Oeste. O projeto foi aprovado por maioria, com voto contrário de Maria Tereza Capra e abstenção de Odemar Marques e José Giovenardi.

     

     

    17/10/2018 Leia...

    -

  • Realizado o 1º Seminário Regional de Atendimento da Saúde Mental

    img

    TUNAPÓLIS

    Com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências os profissionais da saúde da região, a Unidade de Saúde Mental da Associação Hospitalar de Tunápolis, juntamente com a Secretaria da Saúde, realizaram o 1º Seminário Regional de Atendimento da Saúde Mental.

    O evento aconteceu na última quinta-feira, dia 11, com a presença de mais 100 profissionais da saúde da região Ameosc e Amerios. Participaram da abertura oficial o Prefeito de Tunápolis, Renato Paulata, o Prefeito de Santa Helena, Luiz Gluitz, o Gerente Regional da Saúde de São Miguel do Oeste, Miguel Aloísio Schneider, os Secretários da Saúde dos dois municípios atendidos pelo Hospital, Clarice Staub, de Tunápolis, e Sérgio Buche, de Santa Helena, o Presidente da Câmara de Vereadores, Donato Lauschner, o Sargento do destacamento de Polícia Militar, Elton Wirth, e o usuário do sistema, Dyego Kritzmann.

    No uso da palavra, o Prefeito, Renato Paulata, mencionou a importância de Tunápolis ser pioneiro na região em promover um Seminário voltado ao tema da saúde mental. “Pelo processo histórico sabemos que ter saúde é não ter doenças. Mas com o atual cenário, onde estamos expostos a tantos fatores externos e internos que podem colocar-nos em risco, só é possível ter saúde quando há um completo bem-estar físico, mental e social”, enfatizou Paulata.

    Além do envolvimento e da dedicação dos funcionários do Hospital e da Secretaria da Saúde, o evento contou com o apoio e patrocínio do Dr. Tiago, da Clínica Santa Maria, do Laboratório HCL, da Prefeitura de Tunápolis e da Gráfica Stein.

    A troca de experiências iniciou com o relato dos profissionais dos Hospitais de Palmitos, Mondaí e Tunápolis, que apresentaram as ações desenvolvidas com os internados, as abordagens do atendimento e desmistificaram o preconceito que a sociedade tem em relação à saúde mental.

    A Coordenadora Regional da Saúde Mental e da Atenção Básica, Sirlei Cetolin, falou do papel fundamental da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e a prática da contra referência, que é uma ferramenta eficaz para a resolução dos casos mais complexos. O Auxiliar Médico Legal do IML do Extremo Oeste, Abel Petter, voltou o olhar aos familiares e profissionais que lidam e acolhem as pessoas em crise psíquica, com a palestra “Quem cuida do cuidador?”.

    A manhã encerrou com debates e contribuições sobre os temas abordados e, em seguida, os presentes confraternizaram com almoço. À tarde, os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Mondaí, Palmitos e São Miguel do Oeste falaram sobre as abordagens e o atendimento dos pacientes da saúde mental.

    Na sequência, a Consultora de Gestão em Saúde Pública da Secretaria da Saúde, Lisiane Rukhaber, falou sobre a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde. E a Psicóloga e mentora do evento, Elise Gretzler Trenhago, agregou as discussões sobre a importância da participação de mais profissionais da região no Colegiado de Apoiadores da Rede de Atenção Piscossocial. O evento encerrou com uma roda de conversa sobre os assuntos apresentados durante o dia e a entrega dos certificados.

     

    16/10/2018 Leia...

    -

  • Prefeito em exercício realiza reunião com Secretários Municipais

    img

    Na pauta está o andamento dos trabalhos de cada Secretaria além do orçamento

    Estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (15), os Secretários Municipais juntamente com o Prefeito em exercício Vandecir Dorigon, para discutir programação dos trabalhos de cada pasta além da questão do orçamento.

    Conforme Dorigon na oportunidade foi apresentado aos Secretários como está à situação orçamentária e financeira de cada Secretaria, uma vez que nesta época do ano a Administração Municipal inicia contenção de gastos para o fechamento do exercício do ano de 2018.  Além disso, cada Secretário pôde apresentar um relatório de trabalhos em suas respectivas Secretarias para os próximos dias, o que facilita o acompanhamento dos trabalhos por parte do Prefeito em exercício.

    16/10/2018 Leia...

    -

  • Prefeito em exercício visita início dos atendimentos no OdontoSesc

    img

    Até o término do projeto no município serão cerca de três mil atendimentos

    O Prefeito em exercício Vandecir Dorigon esteve visitando na tarde desta segunda-feira (15), o início dos atendimentos na carreta/consultório OdontoSesc, instalada próximo ao Posto de Saúde da Rua Primeiro de Maio. Vandecir esteve acompanhado pela Secretária de Saúde Daiane Dorigon. 

    Segundo Daiane nesta semana será realizada pelos dentistas avaliações nos pacientes, para posterior início dos tratamentos e procedimentos necessários. São quatro equipes de dentistas trabalhando, e serão cerca de 64 atendimentos diários. Ela explica que o cronograma de atendimentos do OdontoSesc será até o dia 20 de dezembro no município, o que somará cerca de três mil atendimentos odontológicos.

    Conforme Daiane para os munícipes que ainda não agendaram seu horário poderão estar entrando em contato com a equipe diretamente na carreta/consultório ou pelo telefone (49) 98832 0647. O horário de expediente do OdontoSesc é das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h00. Neste período os atendimentos odontológicos oferecidos pela Secretaria de Saúde serão somente pelo OdontoSesc, não atendendo nos Postos de Saúde.

    Segundo a Secretária o Projeto tem por objetivo atender a demanda de tratamentos odontológicos no município e salienta que o tratamento é realizado por completo. “Atende desde o clínico inicial, passando pela orientação da higiene bucal até a alta do paciente”. O OdontoSesc contará com quatro dentistas da municipalidade trabalhando com gabinetes de atendimentos totalmente equipados, inclusive com serviço de Raio-X.

    15/10/2018 Leia...

    -

  • Nota Oficial – Comandante Moisés 17

    img

    O candidato ao Governo de Santa Catarina, Comandante Moisés, em sintonia com o Partido Social Liberal (PSL) de Santa Catarina, presidido por Lucas Esmeraldino, diante de notícias veiculadas pela imprensa e em redes sociais nos últimos dias, vem a público externar que não há qualquer posicionamento oficial, referente à nomeação de membros para compor o alto escalão do eventual Governo.  

     

    Na oportunidade, enfatiza que se mantém rígido em sua proposta de despolitizar o Governo e, aliado a isso, se manterá firme em governar Santa Catarina com profissionais de carreira. A indicação dos membros que comporão um futuro e eventual Governo, se dará apenas após o dia 28 de outubro. Manifestando desta forma, o respeito aos eleitores e a disputa democrática neste segundo turno, para o Governo do Estado de Santa Catarina.

     

    O crescimento do Partido Social Liberal em Santa Catarina, bem como o intenso trabalho de Comandante Moisés, amplia a certeza de que somente o PSL busca verdadeiramente a mudança e a negação de velhas práticas, e reitera, também, que a sigla seguirá sua trajetória de mudança sem conchavos políticos. Nossa coligação é com o povo e esta é a oportunidade para iniciarmos um novo momento na política brasileira e estadual. É chegada a hora de ampliarmos horizontes e trilhar um novo caminho. Precisamos recuperar a nossa nação. É necessário um Brasil melhor e uma Santa Catarina diferente. Os catarinenses precisam abraçar a oportunidade de seguir um novo rumo e essa oportunidade é agora.

     

    Comandante Moisés

    Candidato ao Governo

    Partido Social Liberal de Santa Catarina

    15/10/2018 Leia...

    -

  • PIQUENIQUE 2018 - CAMPING MAZIERO

    img

    A semana da criança foi marcada por várias atividades na rede municipal de ensino de Belmonte.Na terça dia 09, foi o dia do piquenique com direito a pintura facial, pescaria, caminhada ecológica, brincadeiras ao ar livre, escalada, almoço e algodão doce

    Em comemoração ao dia das crianças e do professor a diretoria da APP juntamente com a direção das escolas da rede municipal de Belmonte  organizaram uma lembrança para os alunos e profissionais de ensino . A entrega da camiseta personalizada foi no dia 11 de outubro na quinta-feira pela diretoria da Associação. Além de lanche especial

    15/10/2018 Leia...

    -

  • JONI GOOL É CAMPEÃO GERAL DA 4ª TAÇA MÓVEIS LÉO DE FUTSAL DE BASE

    img

    Categorias de Base acontece desde 2015, com patrocínio da Empresa Móveis Léo e organizada pela Prefeitura Municipal e CME de São Carlos. Neste ano de 2018, 19 municípios participaram da competição, edição que marcou a estréia da JONI GOOL. Em seu primeiro ano de participação, a JONI GOOL chegou em 4 finais, todas elas disputadas no dia de ontem,12/10, na cidade de São Carlos-SC, conquistando dois títulos, campeão sub-13 e sub 17, e dois vices, nas categorias sub-9 e sub-15, feitos que sagraram a JONI GOOL campeã geral da 4ª Taça Móveis Léo de Futsal de Base. A JONI GOOL parabeniza seus professores, pais e atletas pela grande conquista e agradece a empresa “Móveis Léo” e Prefeitura Municipal de São Carlos pela iniciativa e organização do evento em prol do esporte.
     

    15/10/2018 Leia...

    -

  • Município abre inscrições para empresas que querem vender produtos em frente ao cemitério no Dia de Finados

    img

    A Administração Municipal de São Miguel do Oeste disponibilizará 12 espaços para as empresas interessadas em montar estandes para comercialização de flores, velas e outros produtos congêneres, no acostamento da rua Marcílio Dias, em frente ao Cemitério Municipal São Miguel e Almas, na semana do Dia de Finados, nos dias 31 de Outubro, 01 e 02 de novembro.

    O vice-prefeito e secretário de Administração e Finanças, Alfredo Spier, ressalta que o valor da diária será de R$ 36,80, o mesmo que foi cobrado no ano passado, e inferior aos anos anteriores. “Entendemos que o enquadramento desta tributação deveria ser diferente daquilo que era aplicado anteriormente e que, inclusive, desencorajava alguns empresários de disponibilizarem seus produtos no local”, explica.

    As empresas interessadas devem protocolar a solicitação do espaço no setor de Tributos da Prefeitura, até o dia 24 deste mês. A ocupação dos espaços será definida por sorteio, que será realizado no dia 26, às 09h, na Sala de Licitações da Prefeitura. Só poderão instalar-se, empresas que estiverem com o Alvará em dia.

     

    11/10/2018 Leia...

    -

  • Programa de certificação de propriedades rurais segue com exames

    img

    A Secretaria de Agricultura de Iporã do Oeste iniciou no último mês de abril o Programa de Certificação de Propriedades Rurais livres de Brucelose e Tuberculose. Desde então várias propriedades rurais já foram atendidas com os exames, que são em parte subsidiados pelo município.

    O Secretário de Agricultura Henrique Kickow salienta que devido à falta do material reagente para a realização dos exames, a CIDASC que é parceira neste programa orientou a Prefeitura para que não fizesse exames, isso foi por um período de cinco meses.

    O Secretário lembra que após este período o material está sendo entregue com normalidade aos Médicos Veterinários habilitados, o que faz com que o programa possa ter seguimento no município, com a realização dos exames já agendados.

    Até o momento 15 propriedades já foram atendidas com a realização dos exames, sendo que nenhum animal foi detectado com as doenças. Para a propriedade ser considerada livre, os animais já examinados terão que passar por novos exames em seis meses e todos terão que ser negativos novamente.

    Henrique lembra que quem ainda não se inscreveu no programa, poderá fazê-lo na Secretaria, solicitando a visita dos profissionais credenciados junto à Prefeitura e CIDASC, para realizar os exames, que são subsidiados em parte pela Prefeitura.


     

    11/10/2018 Leia...

    -

  • Os Fardados: A mais nova força partidária do Brasil e de Santa Catarina

    img

    Partido de Bolsonaro terá candidato no segundo turno, quatro representantes catarinenses na Câmara dos Deputados e a segunda bancada mais expressiva da Alesc

    Em abril deste ano, quando o vereador Lucas Esmeraldino, de Tubarão, assumiu a presidência do PSL catarinense, a sigla não representava nada no cenário político estadual. Não tinha nenhum deputado estadual, federal ou senador. Tampouco era possível imaginar um candidato do partido disputando voto a voto a vitória no primeiro turno da eleição para governador.
    Pois neste domingo, tudo mudou: a sigla, agora, tem a maior bancada catarinense em Brasília – quatro parlamentares, a segunda mais expressiva na Alesc – seis deputados estaduais. Além disso, terá candidato disputando o governo do Estado no segundo turno. Esmeraldino, líder do partido em SC, por muito pouco não venceu a disputa por uma das duas vagas ao Senado Federal.

    Certo de toda essa mudança no tabuleiro partidário do Estado é o avalista para que o PSL se juntasse aos maiores partidos de SC: Jair Bolsonaro. O candidato à presidência, que no Estado obteve seu maior percentual de votação no país, fez com que a adesão crescente a sua campanha respingasse em diversas outras de aliados da sigla.

    A que causou maior surpresa foi a de Comandante Moisés da Silva, bombeiro militar da reserva, que aparecia em quarto nas pesquisas de intenção de voto ao governo do Estado, mas neste domingo chegou a liderar a apuração e manteve boa vantagem sobre o terceiro colocado. Agora, Moisés terá mais três semanas para saber o quão possível será a sigla, antes nanica, assumir a Casa D’Agronômica.
    Na Alesc, o deputado estadual mais votado foi o vereador e professor Ricardo Alba, do PSL de Blumenau, com 62.762 votos. O segundo candidato mais votado à Câmara Federal foi Daniel Freitas, jovem empresário de Criciúma, com 142.571 votos. Com ele, outros três nomes do PSL formaram a maior bancada catarinense em Brasília.
    Das quatro disputas em SC, o PSL só não venceu a eleição ao Senado. Mesmo assim, com uma votação de 1,1 milhão de votos, Esmeraldino disputou até o último segundo a vaga de senador. No fim, perdeu. Mas certamente mostrou o poder do PSL no Estado, um poder catapultado pelo homem que escolheu a sigla como seu partido e trouxe a reboque uma série de vencedores neste pleito

     

    11/10/2018 Leia...

    -

  • MEC lança cartilha para orientação dos parlamentares na elaboração do Orçamento 2019


    A pedido da Frente Parlamentar Mista de Educação, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou nesta quarta, 10, uma reunião durante a qual foi lançada a Cartilha de Orientação para Apresentação de Emendas Parlamentares ao orçamento de 2019. Apresentada pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, a publicação é uma ferramenta que ajuda as bancadas na elaboração de emendas que contemplam a alocação de recursos públicos no desenvolvimento e melhoria da educação do país.

    “Hoje apresentamos um caderno de orientação para as emendas parlamentares na área de educação por meio do qual o Ministério busca dar as informações para os parlamentares que queiram colocar tanto as suas emendas individuais quanto as de bancada, as de comissão e as impositivas para a educação”, afirmou Rossieli Soares. “Nós buscamos, queremos e desejamos que emendas em maior número possível, em maior valor possível possam ir para a educação”.

    O conjunto de ações da cartilha, dentre outras propostas, destaca as que envolvem construção de escolas, melhoria da infraestrutura física e pedagógica, fornecimento de material didático e transporte escolar. O ministro reforçou que o documento contribui para direcionar de forma mais produtiva os recursos destinados à educação.
     
    Inovação –  “Algumas novidades importantes foram tratadas dentro do próprio Congresso e aprovadas dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias”, lembrou Rossieli Soares. “Por exemplo, pela primeira vez, há a possibilidade de a emenda ir para o custeio, para a rede de educação básica brasileira, para municípios e estados. Isso é uma grande inovação que vai ao encontro do desejo e do enfrentamento das dificuldades que as redes municipais especialmente têm”.

    O ministro reforçou o empenho dos parlamentares no setor educacional. “Somente com o trabalho das emendas de comissões e bancadas, já estamos esperando mais de R$ 800 milhões”, disse. “Acredito que até a próxima semana, com a emenda impositiva da educação, talvez possamos buscar algo em torno de R$ 1 bilhão a mais para a educação. Os parlamentares sempre se demonstraram sensíveis e desejosos de colocar emendas para a educação, então esse é o nosso desejo.”

    O deputado Alex Canziani, coordenador da Frente Parlamentar Mista da Educação, foi assertivo ao falar sobre a importância da cartilha. “Ela vai permitir que o próprio parlamentar avalie as demandas que tem na sua região, no seu estado, como um todo”, resumiu. ”As bancadas também podem avaliar isso e fazer com que o dinheiro chegue àquilo que é mais importante. Há a possibilidade também de que o próprio governo do estado seja parceiro [desse processo].”

    Outro ponto que o deputado enfatizou foi a relevância do papel exercido pelo MEC na elaboração do documento. “Nós aprovamos [a cartilha] agora, e é uma inovação das emendas impositivas que os estados têm. Uma delas, necessariamente, tem que ser para a educação. Isso vai significar mais recursos para a educação brasileira. E [a situação] melhora muito quando temos a sugestão do Ministério da Educação sobre onde colocar o recurso.”
     

    10/10/2018 Leia...

    -

  • A UCEFF está com inscrições abertas para o Vestibular 2019 e nós queremos te convidar a construir o amanhã com a gente.

    img

    A gente sabe que a graduação reprograma toda sua vida: carreira, amigos, projetos, rotina. Assim como você, a educação também evolui.

    Aqui na UCEFF o formato de aprender é diferente e queremos compartilhar essas novidades com você! As aulas não são apenas expositivas, acontece muito envolvimento do aluno nesse processo também. São realizados projetos e aulas práticas em encontros presenciais de segunda a quinta-feira. Os conteúdos ficam disponíveis na plataforma online 24h por dia, 7 dias por semana. 

    Os alunos possuem a oportunidade, desde o primeiro semestre, de aprender praticando. Além disso, os professores são profissionais que atuam no mercado de trabalho e têm sempre cases reais para compartilhar.

    Não tem surpresa. Aqui as mensalidades são fixas: o valor que você vai pagar no primeiro semestre também pagará no último. Ainda assim, contamos com programas de incentivo através de bolsas de estudo e financiamento estudantil.

    Então, queremos fazer um convite a você: Conecte-se ao futuro e nos ajude a construir o novo! As inscrições para o vestibular da UCEFF estão abertas até o dia 22 de novembro.

    10/10/2018 Leia...

    -

  • Mauricio Eskudlark é reeleito deputado Estadual

    img

    Em uma onda de mudança, onde mais da metade da Assembleia Legislativa Catarinense foi renovada, o deputado estadual Mauricio Eskudlark (PR) conseguiu sua reeleição para o terceiro mandato com 26.333 votos.

    “A população deu seu recado nas urnas, está descontente com a situação política vivida no país e quer mudanças, poucos foram escolhidos para permanecer no mandato e eu agradeço aos amigos que deram mais uma vez este voto de confiança”, disse o deputado Mauricio Eskudlark logo após ter seu nome confirmado pelo TRE-SC como deputado reeleito.

    O parlamentar destacou que continuará lutando pela saúde, segurança pública e infraestrutura. “Vamos continuar trabalhando para levar o tratamento do câncer para todas as regiões, fortalecer os pequenos hospitais e aumentar as especialidades no interior. Na segurança nossa luta é pelo aumento de efetivo e melhores condições de trabalho aos policiais. Já na infraestrutura vamos buscar junto ao novo Governador e Presidente soluções imediatas para o caos que se encontram nossas rodovias”, afirmou.

    Questionado sobre algum apoio ao segundo turno, o parlamentar disse que sentará com o senador eleito Jorginho Mello e com os deputados eleitos e demais integrantes do partido. “A sociedade quer o novo, mostrou nas urnas que clama por mudança, minha posição pessoal é de apoio ao Bolsonaro e ao Comandante Moisés, mas vamos sentar com o partido e definir tudo com mais calma, agora o momento é de comemorar”, conclui Eskudlark.

     

    10/10/2018 Leia...

    -

  • Administração realiza Festa da Cultura em São Miguel do Oeste

    img

    Festival da Canção, gastronomia típica e noite cultural fazem parte da programação

    Iniciaram na tarde desta segunda-feira (08), no Museu Municipal Ruy Arcádio Luchesi e na Biblioteca Pública Municipal José de Alencar, as atividades que integram a programação da Festa da Cultura 2018.

                    O vice-prefeito Alfredo Spier, acompanhado do secretário adjunto de Cultura e Turismo, Carlos Chaves, prestigiou a contação de histórias na Biblioteca e a visita de alunos da rede municipal à exposição das etnias, no Museu.

                     A abertura oficial da Festa da Cultura 2018 acontece na quarta-feira (10), às 19h, na área coberta da praça e a programação segue até o domingo (14). Fazem parte das festividades, o Festival da Canção “Canta São Miguel”, feira de artesanato e do livro, Noite da Cultura e tradição gaúcha, apresentações artísticas, mateada, gastronomia variada, entre outros.

     

    Programação completa

    Dia 10 de Outubro 2018 (Quarta-feira)

    14h – Encontro do programa Vida Longa com Saúde

    NOITE DA CULTURA E TRADIÇÃO GAÚCHA

                    - 19h – Abertura da Festa da Cultura

               - 20h - Jantar Típico Gaúcho

               - 21h – Apresentações artísticas

               - Exposição de objetos típicos gaúchos

               - Mateada

     

    Dia 11 de Outubro de 2018 (Quinta-feira)

    FESTA DAS ETNIAS

    FESTIVAL DA CANÇÃO “CANTA SÃO MIGUEL”

    Categorias: Infanto-Juvenil 07 a 12 anos / Juvenil 13 a 17 anos / Adulto acima de 18 anos

               - 9h às 11h30 – ensaios Festival

               - 13h às 17h – ensaios Festival

               - 19h - Feira de Artesanato

               - 19h - Feira do Livro

               - 19h - Mateada

               - 19h – Gastronomia das Etnias 

               - 19h – Festival da Canção “Canta São Miguel” (eliminatórias).

     

    Dia 12 de Outubro de 2018 (Sexta-feira)

    FESTA DAS ETNIAS 

    FESTIVAL DA CANÇÃO “CANTA SÃO MIGUEL”

    - 9h às 12h – ensaios dos finalistas do Festival

    - 14h – Brincadeiras e Jogos

    - 15h30 – Mostra de Danças

    - 16h - Feira de Artesanato

    - 16h - Feira do Livro

    - 16h – Mateada

    - 19h – Gastronomia das Etnias

    - 19h30 – Festival da Canção “Canta São Miguel” (final)

        

    Dia 13 de Outubro de 2018 (Sábado)

    FESTA DAS ETNIAS 

    * Gastronomia das Etnias

    15h30 - transmissão ao vivo do Programa de Rádio “Saudades da Querência” (comemoração de 60 anos, 1958/2018)

    16h - Feira de Artesanato

    16h - Feira do Livro

    16h - Mateada

    19h30 - NOITE CULTURAL - apresentações artísticas das etnias, grupos folclóricos, CTG, entre outros.

     

    Dia 14 de Outubro de 2018 (Domingo)

    16h - Apresentações de artistas locais e dos finalistas do Festival da Canção “Canta São Miguel”

    18h – Encerramento da Festa da Cultura.

    09/10/2018 Leia...

    -

  • Contribuição assistencial de empresas imobiliárias e condomínios vence nesta quarta


    Recolhimento envolve imobiliárias e condomínios

    A contribuição assistencial para o Sindicato da Habitação do Oeste de Santa Catarina (Secovi/Oeste) vence nesta quarta-feira, 10 de outubro. Esse compromisso das empresas do setor, bem como dos condomínios, tem como base a legislação, especialmente o artigo 513 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Também está determinado em convenção coletiva de trabalho.

              O pagamento deve ser feito em favor do Secovi/Oeste pelas empresas imobiliárias, na ordem de R$ 250,00, enquanto para os condomínios o valor é de R$ 100,00. Para o recolhimento, através do nome e CNPJ, as empresas, condomínios ou escritórios de contabilidade devem utilizar a guia específica, que pode ser obtida pelo e-mail secretaria@secovioeste-sc.com.br ou pelo telefone 3328-3010. Já o pagamento deve ser feito em qualquer agência da rede bancária ou casa lotérica.

              Conforme o presidente do Secovi/Oeste, Ademir Roque Sander, essa contribuição é um dos instrumentos que permitem a manutenção financeira da entidade, para o desenvolvimento de ações em favor de todo o setor representado. Entre essas iniciativas, o dirigente especifica a assinatura de convenções e acordos coletivos de trabalho, que geram reflexos em todas as empresas e condomínios, mediante o processo de negociação salarial e de outras cláusulas econômicas e sociais, dentro do processo de integração e representatividade.

    Fundado em 1998, o Secovi tem abrangência em 93 municípios da região Oeste de Santa Catarina.

    09/10/2018 Leia...

    -

  • Reeleito, Maldaner agradece o apoio de SC!

    img

    Reeleito para o quarto mandato com 80.086 votos, alcançando a segunda colocação do seu partido do estado e a 10ª no geral, o deputado federal Celso Maldaner agradeceu por meio de post na sua fanpage do facebook o apoio recebido de Santa Catarina e do interior.

    ”Obrigado a todos os eleitores que mais uma vez confiaram na força do meu trabalho em Brasília. Agradeço a todas as pessoas envolvidas na campanha, seu apoio e dedicação foram fundamentais para a vitória. E o trabalho não para, desde já estou representando Santa Catarina, suas necessidades e sonhos porque a força do interior é a base do meu trabalho, muito obrigado”.

    O parlamentar quer ter um novo mandato focado na infraestrutura rodoviária, especialmente do extremo oeste catarinense, as BRs 282, 158 e 163. Para ele, a região mais esquecida do estado precisa ter representatividade forte em Brasília e ajuda dos novos governos estadual e federal para trazer investimentos que ajudam no desenvolvimento dos pequenos municípios, que são a força do interior.

    ”Sei que os processos judiciais atrasaram e muito as obras e projetos da 282 e da 163, mas os governos precisam olhar diferente para esta região que é tão carente de investimentos. Adquiri experiência para não aceitar mais este descaso, vamos cobrar mais solução”, destacou o deputado.

    Nesta terça-feira, Maldaner já viajou para Brasília onde retorna com as atividades parlamentares.

    09/10/2018 Leia...

    -

  • Extracredi recebe visita de representante da ABCRED

    img

    A equipe da Extracredi recebeu na última terça-feira, 02 de outubro, a visita do terceiro Vice-Presidente e diretor administrativo da ABCRED (Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças), Ido José Steiner. O representante da instituição, que atua em nível nacional, mas tem mais de 50% dos seus associados na região sul, demonstrando a força e crença no associativismo, visitou a Extracredi a fim de conhecer e aproximar a ABCRED dos associados, aproveitando estada em Chapecó, durante evento de capacitação promovido aos agentes de microcrédito da região sul, numa iniciativa da ABCRED com o BNDES.  

    Conforme Steiner, um dos desafios da gestão atual, que assumiu em abril deste ano, é conhecer as associadas e fortalecer o segmento defendo a regulação do mercado de microcrédito e a legislação do setor.

    Durante a visita, Steiner e o presidente da Extracredi, Enio Luiz Fandaruff, receberam e falaram à imprensa sobre o Crescimento do Microcrédito no Brasil e a contribuição das Oscips (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público)  para o desenvolvimento local das pequenas cidades. Steiner cita que os negócios informais representam 70,8% dos clientes atendidos pelas Oscips e de acordo com os dados cadastrais disponibilizados por 27 entidades associadas, fica demonstrado um desempenho positivo do setor, no primeiro semestre de 2018, mesmo no cenário de crise econômica. “O número de clientes cresceu 2,96% e o índice médio de inadimplência caiu de 3,31% para 3,14%, na comparação com dezembro de 2017” citou. Segundo o representante da ABCRED, a vantagem do microcrédito produtivo orientado, que é o que mais as Oscips focam, é chegar naquele empreendedor formal ou informal, que geralmente não tem acesso ao sistema financeiro normal, e permitir a ele que tenha acesso a um crédito que viabilize seus negócios e melhore as suas condições e o seu empreendimento, realizando sonhos.

    Para o presidente da Extracredi, Enio Fandaruff, na região são mais de 5500 clientes ativos que captam em média R$ 4 mil reais e que não teriam acesso a bancos no tempo e condições que os pequenos empreendimentos precisam. Conforme ele, uma Oscip, por suas caraterísticas de facilidade e forma de atendimento no empreendimento, fazem toda a diferença. “O crédito é concedido muito mais pelo caráter do empreendedor, pois a Extracredi acredita muito no sonho do microempreendedor e aposta  junto”, revela.

    A diretora executiva da Extracredi, Tanara Bender diz que é muito gratificante trabalhar com microcrédito. “Você não trabalha, se apaixona, pois são tantos empreendimentos e sonhos que são fomentados e inúmeros deles mudam a vida destas pessoas, então não é só pela remuneração, mas pela contribuição social que cada empréstimo oferece” argumenta.

    09/10/2018 Leia...

    -

  • Eleições 2018: Resultado para deputados federais e estaduais em Santa Catarina

    img

    Já está definida a bancada catarinense na Câmara Federal, e os novos deputados da Alesc.

    Para conferir o desempenho de todos os candidatos, acesse: http://divulga.tse.jus.br/

    DEPUTADOS ESTADUAIS:
    Ricado Alba (PSL) 62.762 votos
    Luciane Carminatti (PT) 61.271 votos
    Julio Garcia (PSD) 57.772 votos
    Ismael (PSD) 54.165 votos
    Paulinha (PDT) 51.739 votos
    Cobalchini (MDB) 49.355 votos
    Felipe Estevão (PSL) 47.390 votos
    Sergio Motta (PRB) 45.181 votos
    Coronel Mocellin (PSL) 45.086 votos
    Fernando Krelling (MDB) 44.356 votos
    De Nadal (MDB) 42.507 votos
    Marlene Fengler (PSD) 41.684 votos
    Volnei Weber (MDB) 41.353 votos
    Dr. Vicente Caropreso (PSDB) 40.132 votos
    Kennedy Nunes (PSD) 39.352 votos
    Zé Milton (PP) 39.196 votos
    Jerry do Aldo (MDB) 39.131 votos
    Neodi Saretta (PT) 39.036
    Jair Miotto (PSC) 38.554 votos
    Laércio Schuster (PSB) 36.923 votos
    Milton Hobus (PSD) 36.821 votos
    Vampiro - Luiz Fernando (MDB) 36.747 votos
    Marcos Vieira (PSDB) 35.423 votos
    Padre Pedro (PT) 35.184 votos
    Sargento Lima (PSL) 35.053 votos
    Ana Caroline Campagnolo (PSL) 34.825 votos
    Moacir Sopelsa (MDB) 34.722 votos
    Ada Faraco de Luca (MDB) 34.501 votos
    Nazareno Martins (PSB) 34.395 votos
    Titon (MDB) 34.350 votos
    Bruno Souza (PSB) 32.512 votos
    Jessé Lopes (PSL) 31.595 votos
    João Amin (PP) 31.396 votos
    Altair Silva (PP) 30.497 votos
    Marcius Machado (PR) 30.277 votos
    Berlanda (PR) 28.975 votos
    Rodrigo Minotto (PDT) 26.623 votos
    Mauricio Eskudlark (PR) 26.333 votos
    Fabiano da Luz (PT) 18.474 votos
    Ivan Naatz (PV) 14.685 votos


    DEPUTADO FEDERAL
    Hélio Costa PRB 179.307 votos 5,06%
    Daniel Freitas PSL 142.569 votos 4,02%
    Professor Pedro Uczai PT 114.743 votos 3,24%
    Caroline de Toni PSL 109.363 votos 3,08%
    Geovânia de Sá PSDB 101.937 votos 2,87%
    Carlos Chiodini MDB 97.613 votos 2,75%
    Fabio Schiochet PSL 87.345 votos 2,46%
    Angela Amin PP 86.189 votos 2,43%
    Carmen Zanotto PPS 84.692 2,39%
    Celso Maldaner MDB 80.086 votos 2,26%
    Peninha MDB 76.925 votos 2,17%
    Darci de Matos PSD 68.130 votos 1,92%
    Ricardo Guidi PSD 61.830 1,74%
    Coronel Armando PSL 60.069 votos 1,69%
    Rodrigo Coelho PSB 43.314 votos 1,22%
    Gilson Marques Novo 27.443 0,77%

    07/10/2018 Leia...

    -

  • São Miguel do Oeste vivencia a Festa da Cultura na próxima semana


    Festival da Canção e participação das etnias devem ser o destaque da Festa

    A Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo de São Miguel do Oeste realiza na próxima semana, entre os dias 08 e 14 de Outuburo, a Festa da Cultura. O evento tem o apoio da Associação dos Afrodescendentes (Afrodesmo), Centro de Convivência de Descendentes de Italianos (Cecondi), Centro Cultural Morgenstern, Grupo de Danças Ítalo Germânico e CTG Porteira Aberta. De acordo com o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Carlos Chaves, as festividades estão programadas para acontecer na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel, no Museu Histórico Ruy Arcádio Luchesi e na Biblioteca Pública Municipal José de Alencar. Além de exposições, contação de histórias, Feira de Artesanato e do Livro, a comunidade poderá prestigiar o Festival da Canção “Canta São Miguel”, gastronomia das etnias, desfile cultural e apresentações artísticas. Chaves reforça o convite para que a comunidade prestigie as atividades da Festa da Cultura, que deverá se consolidar como mais um momento para o despertar de novos talentos e a valorizações dos artistas e entidades locais. Programação da Festa da Cultura Dias 08 e 09 de Outubro 2018 (segunda e terça-feira) - Exposição no Museu Histórico Ruy Arcádio Luchesi; - Contação de Histórias na Biblioteca Pública Municipal José de Alencar. Dia 10 de Outubro 2018 (Quarta-feira) 14h – Encontro do programa Vida Longa com Saúde NOITE DA CULTURA E TRADIÇÃO GAÚCHA - 19h – Abertura da Festa da Cultura - 20h - Jantar Típico Gaúcho - 21h – Apresentações artísticas - Exposição de objetos típicos gaúchos - Mateada Dia 11 de Outubro de 2018 (Quinta-feira) FESTA DAS ETNIAS FESTIVAL DA CANÇÃO “CANTA SÃO MIGUEL” Categorias: Infanto-Juvenil 07 a 12 anos / Juvenil 13 a 17 anos / Adulto acima de 18 anos - 9h às 11h30 – ensaios Festival - 13h às 17h – ensaios Festival - 19h - Feira de Artesanato - 19h - Feira do Livro - 19h - Mateada - 19h – Gastronomia das Etnias - 19h – Festival da Canção “Canta São Miguel” (eliminatórias). Dia 12 de Outubro de 2018 (Sexta-feira) FESTA DAS ETNIAS FESTIVAL DA CANÇÃO “CANTA SÃO MIGUEL” - 9h às 12h – ensaios dos finalistas do Festival - 16h - Feira de Artesanato - 16h - Feira do Livro - 16h – Mateada - 16h – Apresentações artísticas - 19h – Gastronomia das Etnias - 19h30 – Festival da Canção “Canta São Miguel” (final) Dia 13 de Outubro de 2018 (Sábado) FESTA DAS ETNIAS * Gastronomia das Etnias 15h - transmissão ao vivo do Programa de Rádio “Saudades da Querência” (comemoração de 60 anos, 1958/2018) 16h - Feira de Artesanato 16h - Feira do Livro 16h - Mateada 18h - Desfile Cultural pelas ruas da cidade 19h30 - NOITE CULTURAL - apresentações artísticas das etnias, grupos folclóricos, CTG, entre outros. Dia 14 de Outubro de 2018 (Domingo) 16h - Apresentações de artistas locais e dos finalistas do Festival da Canção “Canta São Miguel” 18h – Encerramento da Festa da Cultura.

    04/10/2018 Leia...

    -