Últimas

  • Primeira Parcela ou Cota única do IPTU vence neste dia 12

    img

    A Administração Municipal de Guaraciaba, juntamente com a Secretaria de Administração e Finanças, através do Setor de Tributação comunica que a primeira parcela ou cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU – tem vencimento para esta próxima quinta-feira (12).

     

    Conforme a Secretária de Administração e Finanças, Gracieli Maldaner, para o contribuinte que optar em pagar em cota única, recebe 10% de desconto. Ela lembra ainda que o pagamento do IPTU acontece na Lotérica do Lírio, e os contribuintes que ainda não retiram o carnê, deverão retirar junto à Lotérica. 

     

    Para quem optar por parcelar a segunda parcela do IPTU será para o dia 13 de agosto e a terceira parcela para 12 de setembro. Os valores arrecadados com este imposto são revertidos e investidos em obras públicas como calçamentos, asfalto e manutenção na área urbana.

    11/07/2018 Leia...

    -

  • MOÇÃO Nº 26/2018

    img

    O Vereador Márcio Maximino Bortoloto, vem respeitosamente, depois de cumpridas as formalidades legais e regimentais, apresentar e requerer, se aprovada for, o envio de cópia da presente MOÇÃO DE APLAUSOS as integrantes do LIONS CLUBE DESCANSO MULHER, pela coragem em se voluntariar para atender as necessidades das pessoas. Um trabalho de mulheres que acreditam no poder da bondade, e que juntas poderão alcançar metas maiores e provocar mais impacto do que conseguiriam sozinhas.

    Em 1917 nos Estados Unidos, o Sr. Melvin Jones, empresário de Chicago, em uma reunião da associação local de empresários, afirmou que seria necessário ir além das questões empresariais e trabalhar para a melhoria da sociedade em que eles viviam e do mundo. Com este ideal, no mesmo ano foi criado o Lions Clube Internacional, que é uma organização não governamental cujo objetivo é auxiliar e prestar serviços para a comunidade na qual o clube está inserido. É uma das maiores organizações beneficentes, com sócios espalhados em todo o mundo.

    No mundo de hoje, em rápida mutação, as pessoas combinam suas necessidades familiares e compromissos de trabalho. Diante os compromissos diários, ser voluntário é acima de tudo um ato de amor, respeito, compaixão, justiça e solidariedade.

    Parabenizo cada uma de vocês pela iniciativa em fundar o LIONS CLUBE DESCANSO MULHER. Parabenizo também pela coragem em se voluntariar, pois o trabalho voluntário como o próprio nome diz, é um trabalho sem remuneração, onde o voluntariado dedica seu talento e tempo para ajudar outras pessoas, sem se importar com cunho religioso, cultural, politico, de raça ou etnia, e sim os motivos que levam a pessoa praticar o bem, sem que isso seja usado a seu favor e sim a favor do outro que tanto necessita, sendo para você apenas um gesto, mas para as comunidades ou pessoas carentes, faz toda a diferença.

    Parabéns as dirigentes, pois é uma honra e um privilégio poder dar os primeiros passos como líderes, deste seleto grupo de mulheres, e também uma oportunidade de aprender e crescer, onde o mandato pode trazer benefícios para o desenvolvimento pessoal e profissional que perdurarão por toda a vida, e como dirigentes do clube é grande a responsabilidade de orientar as associadas para alcançarem as metas estabelecidas. 

    Todas as associadas têm um importante papel a cumprir. Ao trabalharem unidas, poderão utilizar as suas habilidades, exercendo um papel vital na comunidade. Por isso, a motivação para ajudar o outro deve ser verdadeira, pois quando se é voluntário, se assume um compromisso com o outro, e este deve ser cumprindo e honrado.

    Com o lema “NÓS SERVIMOS”, o LIONS CLUBE DESCANSO MULHER é bem vindo! Desejo um excelente trabalho e podem contar com o meu apoio e colaboração no for necessário! Por essa iniciativa são merecedoras do reconhecimento do Poder Legislativo Municipal Descansense. 

    11/07/2018 Leia...

    -

  • Sicoob São Miguel lança Plano Safra 2018/2019 e disponibiliza R$ 180 milhões em recursos

    img

    O Sicoob São Miguel realizou, na noite de sexta-feira (6), o lançamento do Plano Safra 2018/2019 em um ato no Auditório do Centro Administrativo da Cooperativa. Participaram do evento, gerentes e subgerentes de agências, gerentes regionais e de áreas, profissionais que atuam no crédito rural, conselheiros fiscais, conselheiros de administração e diretores.

    Em sua fala, o presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Fronchetti, apresentou uma análise do cenário econômico brasileiro e as perspectivas no agronegócio, ressaltando a importância do lançamento do Plano Safra. Ele destaca que os incentivos para os pequenos e grandes produtores rurais acontecem na disponibilização das mais variadas linhas de crédito, mas também pela relação justa de proximidade com o associado.

    “Nos últimos anos temos melhorado muito, principalmente na parte do Crédito Rural com o qual os agricultores podem fazer seus investimos de acordo com suas necessidades, sendo que, neste ano, vamos atender o agricultor com mais agilidade e presteza”, enfatiza.

    Conforme o diretor de negócios, Jaimir Balbinot, a cooperativa vem contribuindo, principalmente, ao oferecer aos associados todas as linhas de crédito para que o produtor rural se mantenha em sua produtividade. “Ele pode buscar na cooperativa esse recurso, mais barato e para que ele aplique na sua produção, na sua atividade, e se mantenha lá no meio rural, que é o grande destaque aqui da nossa região”, lembra.

    Um dos destaques da noite foi o reconhecimento de melhor desempenho no Plano Safra 2017/2018 à agência do município de Anchieta, representada no evento pelo seu gerente, Marcos Rogério Dambrós. Ele cita que a premiação foi um mérito alcançado a partir da melhor aproximação com os associados.

    “O município de Anchieta, como quase toda a região, é totalmente agrícola. As propriedades são pequenas e conseguimos abordar um grande número de associados para realizar custeio. Para que isso acontecesse, a gente se aproximou deles, orientou e os trouxe para dentro da cooperativa, atendendo assim a necessidade de cada associado”, conta.

    De acordo com o gerente operacional, Edson Cieplak, nesse ano o Sicoob disponibilizará R$ 180 milhões em recursos para operações de custeio, comercialização e investimento. Ele participou na última semana, do lançamento do Plano Safra 2018/2019 em Brasília-DF, onde pode verificar as perspectivas do que vai ser trabalhado nesse ano. “Trouxemos informações quentíssimas do Plano Safra lançado pelo Governo Federal, para disponibilizar às nossas agencias nesta noite. Também para mostrar a força do cooperativismo, e do quanto hoje ele representa para o mercado financeiro”, avalia.

    Recursos disponíveis para contratação

    Segundo Cieplak, o Crédito Rural é um financiamento destinado a produtores rurais e cooperativas ou associações de produtores rurais. Seu objetivo é estimular os investimentos e ajudar no custeio da produção e comercialização de produtos agropecuários. Para contratar este recurso, o associado deve comparecer a agência de sua cidade e solicitar as informações necessárias, os recursos já estão disponíveis para contratação e com novidades que poderão agilizar ainda mais o processo.

    10/07/2018 Leia...

    -

  • Brinquedoteca do CRAS visita a Polícia Militar de Iporã do Oeste

    img

    O Projeto Brinquedoteca do CRAS faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e tem como objetivo o fortalecimento de vínculos, atendendo crianças de 02 a 05 anos. 

    Desta forma, todas as atividades executadas pelo monitor Psicólogo Miguel Rodrigues, vão de encontro com este objetivo que é fortalecer os laços intrafamiliares e sociais. 

    As crianças também aprendem sobre a importância das instituições de proteção e apoio do nosso município, e na ultima sexta-feira dia 06, foram conhecer a Polícia Militar, onde foram recepcionados pelo Sargento Milton Wolf, que apresentou cada detalhe da função, da profissão, proporcionando um conhecimento e uma experiência ímpar a cada uma das crianças que estiveram participando desta atividade da Brinquedoteca do CRAS. 

    As crianças da turma da manhã da Brinquedoteca adoraram o passeio e agradecem o carinho com que o os Policiais os receberam. Durante esta semana a turma da tarde também fará a visita.

    09/07/2018 Leia...

    -

  • 40ª OKTOBERFEST CERIMONIAL MARCA LANÇAMENTO DE MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

    img

    Em um ambiente diferente, aproveitando o clima agradável que se faz na noite de sábado, dia 7, a CCO e a ACETI realizaram a apresentação do cartaz da 40ª Oktoberfest e o traje oficial das soberanas. O evento ocorreu junto ao Centro Empresarial, na Praça do Imigrante, paralelo às atrações do Dia D Deutschland. 

    Na oportunidade foi anunciada a programação para os 7 dias de festejos – 29/09 e 21/10 Linha Becker e de 10 a 14 na cidade. Essa semana ainda as soberanas iniciam o trabalho de visita ao comércio, instituições e órgãos públicos locais para entrega do cartaz e convite para a festa. 

    09/07/2018 Leia...

    -

  • Descanso sai na frente!

    img

    Prefeitura emite primeiras credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com algum tipo de deficiência

    O município de Descanso saiu na frente ao emitir credenciais de estacionamento para o uso de vagas para idosos e pessoas com algum tipo de deficiência. A demanda se deu após São Miguel do Oeste implantar o sistema de estacionamento rotativo.

    Tudo começou quando o senhor Augusto Baldo, 72 anos, foi até o município vizinho e estacionou seu veículo em uma vaga destinada aos idosos. Como não tinha a credencial, ele foi multado por uma monitora de trânsito.

    Inconformado, Baldo procurou informações com a administração de Descanso sobre a possibilidade de o idoso estacionar nas vagas especiais sem serem penalizados. Após isso, a chefe de gabinete, Cirlei Zimmermann se inteirou da legislação, esteve na Delegacia Regional de Polícia Civil e no Detran.

    Após confirmações de quais procedimentos deveriam ser adotados, o prefeito de Descanso, Sadi Bonamigo não mediu esforços no sentido de o município emitir as credenciais. Na manhã de ontem, foi feita a entrega da primeira credencial de estacionamento vaga especial ao senhor Augusto Baldo.

    “Fiquei surpreso quando, na quarta-feira, me ligaram e disseram para eu buscar a credencial. Parabéns ao Governo de Descanso por se empenhar e trazer a solução que o povo quer”, disse Baldo.

    Segundo o prefeito, o documento é válido em todo o território nacional. “Torcemos para que o estacionamento rotativo dê certo em São Miguel do Oeste. Por outro lado, ali, aqui em Descanso ou em qualquer outro município, o idoso precisa ser valorizado, especialmente no que diz aos seus direitos de mobilidade urbana”, enfatizou.

    A emissão das credenciais pode ser solicitada todas as tardes no Centro Administrativo de Descanso, na Chefia de Gabinete. Para os idosos a partir dos 60 anos de idade, entre os documentos exigidos estão carteira de identidade, CNH, CPF, comprovante de residência em nome do requerente e, no caso de pessoas que apresentem algum tipo de deficiência, laudo médico.

    As credenciais são confeccionadas seguindo o modelo nacional. Em posse do documento, este precisa ficar exposto no painel do veículo. A autorização permite o uso em vagas de estacionamento rotativo, gratuito ou pago, desde que estejam devidamente sinalizadas com a legenda.

     

    06/07/2018 Leia...

    -

  • Município abre inscrições para Concurso Público

    img

    A Administração Municipal de Guaraciaba comunica que estão abertas as inscrições para Concurso Público no município. Conforme o Prefeito Municipal Roque Luiz Meneghini, o concurso público é Cadastro de Reserva, para preenchimento de vagas no quadro de pessoal do Poder Público de Guaraciaba, de servidores sob os Regimes Estatutário e Celetista.

     

    As vagas para o concurso são para os cargos de farmacêutico, nutricionista, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, médico de ESF, educador social, auxiliar de consultório odontológico, técnico em enfermagem de ESF, técnico em enfermagem, assistente administrativo, técnico em treinamento desportivo e agente comunitário de saúde compreendendo a micro área 10 atendendo as comunidades de Caravaggio, São Domingos, Encantado e Linha Sete.

     

    As inscrições serão realizadas somente pela internet, no site da Ameosc – www.ameosc.org.br – no link de concursos públicos. As inscrições iniciaram nesta sexta-feira (06), e vão até o dia dois de agosto. Os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, poderão utilizar os computadores da Biblioteca Pública José de Alencar, no Centro de Multiplouso Armando Domingos Montagna. Os boletos para efetuar a inscrição deverão ser pagos até o dia três de agosto.

     

    A prova objetiva será aplicada no dia dois de setembro, das 9h às 12h, nas dependências da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper. Para mais informações os candidatos deverão acessar o site da Prefeitura de Guaraciaba, no link de Concursos nos Editais.

    06/07/2018 Leia...

    -

  • Lista de aprovados no Vestibular é divulgada e matrícula começa dia 10

    img

    Já está disponível no site da Acafe e da Unoesc, a lista de aprovados no vestibular de inverno, que ocorreu no dia 24 de junho. Os candidatos aprovados para os cursos de Direito ou Medicina da Unoesc poderão realizar a matrícula de 10 a 12 de julho, pelo site da universidade ou presencialmente, mediante sistema de agendamento on-line.

    Em caso de dúvidas, o candidato pode consultar o edital publicado no site da Unoesc, que traz todas as orientações para o procedimento de matrícula, inclusive a relação de documentos necessários. Quem não comparecer dentro do prazo fixado para matrícula, perderá o direito à vaga e será substituído pelo candidato subsequente da lista de classificação. As aulas do 2º semestre letivo iniciam no dia 23 de julho.

    05/07/2018 Leia...

    -

  • Organização opta por manter apenas desfile militar neste 07 de Setembro

    img

    Foi realizada na tarde desta quarta-feira (04), uma reunião para tratar da organização da Semana da Pátria deste ano. Devido ao momento econômico atual e de dificuldades financeiras, os representantes do Município, Exército, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros concordaram em fazer somente o desfile militar no próximo Dia da Independência.

    A secretária de Educação, Rosani Pelissari, e o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Carlos Chaves, relatam que a manutenção apenas da parte militar do desfile, vai resultar em uma economia superior a R$ 40 mil aos cofres públicos municipais, valor este que poderá ser investido em outros serviços de primeira necessidade.

    Os demais atos, como hasteamento e arriamento diário das bandeiras na semana que antecede o 07 de Setembro, também estão mantidos.

    O subcomandante do 14º RCMec, Tenente Coronel Everton Carvalho, disse que compreende a decisão, e fica feliz por a data não passar em branco. “Esse momento de crise no País atingiu a todos e, é claro, que na prefeitura não foi diferente. Vamos tentar incrementar a nossa participação no desfile, para que fique ainda mais atrativo que nos anos anteriores, e a população possa conferir uma boa apresentação”, destaca.

    05/07/2018 Leia...

    -

  • Dionísio Cerqueira: ação judicial sobre titularidade de terras é tema de audiência em Brasília

    img

    O deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC) esteve em audiência com a Advogada-Geral da União, ministra Grace Mendonça, na tarde desta quarta-feira (4). Em pauta a regularização fundiária do município de Dionísio Cerqueira. 

    Atualmente, a população está em situação de insegurança jurídica devido a ação judicial entre a União e o município sobre a titularidade de uma área de mais de 10 milhões de metros quadrados. Essa área inclui todo o atual perímetro urbano e suburbano da cidade e, ainda, fração rural.

    "Por orientação da ministra, iniciarei o processo administrativo na Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal em Brasília, para solucionar o problema", pontuou Colatto.

    05/07/2018 Leia...

    -

  • Belmonte

    img

    Vice-prefeito assumiu a Prefeitura de Belmonte por oito dias

    O vice-prefeito, Cleomar Pisoni, está à frente da Prefeitura de Belmonte até nesta sexta-feira, dia 6 de julho. Pisoni assumiu o Executivo belmontense na última quinta-feira (28), em ato de transmissão de cargo realizado no Centro Administrativo municipal, com a participação de servidores de diferentes setores da municipalidade.

    Segundo o prefeito em exercício, Cleomar Pisoni, no período de férias do prefeito, Genésio Bressiani, os serviços de competência da prefeitura seguiram normalmente. O prefeito em exercício afirma, que nestes dias em que esteve à frente do Executivo municipal acompanhou as ações em todas as secretarias, além de representar o Governo Municipal nos eventos que foram realizados no município.

     

    Belmonte realiza encontro de prevenção para trabalhadores na agricultura

    A Administração Municipal de Belmonte, através da secretaria de Saúde, juntamente com a Vigilância em Saúde e Estratégia Saúde da Família (ESF), promoveu o 2º Encontro Municipal de Saúde do Trabalhador na Agricultura. A atividade ocorreu no sábado (30), no Centro Social, reunindo em torno de 150 pessoas. As palestras do evento foram ministradas pelo médico veterinário e extensionista da Epagri, Jaime Prestes, e pela médica da Estratégia Saúde da Família, Flávia Martins. A programação contou com o apoio da Gerência Regional da Epagri de São Miguel do Oeste.

    A enfermeira da Vigilância em Saúde, Cristiane Vivian Stolarski, salienta que as palestras tiveram os temas voltados às pessoas que trabalham na agricultura, com o propósito de repassar informações e esclarecer dúvidas sobre diferentes doenças naturalmente transmissíveis entre os animais e seres humanos. Conforme Cristiane, os principais assuntos tratados durante as palestras estavam relacionados a brucelose, leptospirose, tuberculose e brucelose em humanos. A enfermeira destaca, que a abordagem dos palestrantes foi de grande valia, garantindo ao público presente elucidar dúvidas e receber orientações sobre como as doenças podem ser diagnosticadas, tratamentos e métodos de prevenção.

    Ao término das palestras, a equipe da saúde fez a entrega de uma lembrança aos palestrantes, sorteou brindes e ainda todas as pessoas que acompanharam o evento receberam uma caneca alusiva ao 2º Encontro Municipal de Saúde do Trabalhador na Agricultura de Belmonte.

     

    Crianças atendidas pelo SCFV e CRAS participam do Arraiá de São João

    Aproximadamente 90 crianças das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Belmonte participaram do Arraiá de São João. A festa foi realizada na quinta-feira (28), no Centro Social, nos períodos matutino e vespertino. O evento foi marcado por apresentações de percussão, violão, muay thai, brincadeiras, dança e distribuição de lanche. O prefeito em exercício, Cleomar Pisoni, também prestigiou a festividade.

    De acordo com a coordenadora do CRAS, Daiana Spengler, a festa junina faz parte do calendário anual de atividades do SCFV e CRAS, proporcionado às crianças momentos de recreação e lazer em clima de São João. Daiana destaca que as apresentações tiveram como objetivo oportunizar às crianças compartilhar o que estão aprendendo nas oficinas. Conforme a coordenadora do CRAS, a decoração do ambiente e os trajes típicos proporcionaram uma ótima festa, e cada criança presente recebeu um cachorro-quente, pipoca, bolo e café com leite.

     

    Campeonato Municipal de Futsal de Belmonte teve rodada no final de semana

    Oito confrontos marcaram a rodada do final de semana do Campeonato Municipal de Futsal de Belmonte. A terceira rodada do evento esportivo organizado pela Prefeitura de Belmonte, por intermédio da secretaria municipal de Cultura e Esporte, aconteceu no sábado (30), no Ginásio da Associação Comunitária de Belmonte, na sede do município. Nesta rodada, foram realizados dois jogos da categoria sênior e seis jogos da categoria livre masculino.

    Abrindo a rodada, na categoria sênior, EC Bela União venceu a Juventos por 4 a 2. Cerro Azul/Bela União ganhou da equipe Os Veteranos pelo placar de 3 a 1. Na categoria livre, primeiro duelo da rodada, Metalúrgica Belmonte aplicou 5 a 1 no Real Madri. No confronto entre Juventus e Juventude foi registrada a vitória da Juventus por W.O. Na outra partida, EC Bela União fez 3 a 1 na equipe Peperi. Sevilha FC e FC Baile de Munique empataram em 3 a 3. Bela União B goleou o Atlético de Madri por 5 a 0. No último jogo da rodada, Cerro Azul/Bela União venceu por 3 a 1 o time Real Madri B.

    O campeonato terá continuidade neste sábado, dia 07 de julho, no ginásio de La. Bela União. Pela categoria sênior, às 14h30, estarão em quadra EC Bela União e Cerro Azul/Bela União. Logo em seguida, às 15h30, se enfrentam Os Veteranos e Juventos. Já na categoria livre masculino, às 16h30, jogam Bela União B e EC Bela União. Às 17h30, entram em quadra FC Baile de Munique e Real Madri B. Continuando a rodada, às 18h30, se enfrentam Metalúrgica Belmonte e Atlético de Madri. Para às 19h30, está marcado o confronto entre Sevilha FC e Juventus. Às 20h30, acontecerá o jogo entre Real Madri e Peperi. O término da rodada será às 21h30 com a partida entre Cerro Azul/Bela União e Juventude.

     
     

    04/07/2018 Leia...

    -

  • Fundação Nova Vida contempla clubes e entidades do Extremo Oeste

    img

    A Fundação Nova Vida coordenada pela primeira dama do Estado, Nicole Torret Moreira, cumpre agenda em São Miguel do Oeste na tarde de terça-feira, 3. A instituição realizou a entrega de doações de cadeiras de rodas especiais, kits de artesanato e mantas para 76 entidades além de 20 pessoas físicas. Ao todo, as entregas beneficiarão 46 municípios do oeste com 169 kits de artesanato, 169 kits bebê, 583 mantas, além de 48 cadeiras de rodas, 2 andadores e 2 pares de muletas.

    A entrega dos kits aconteceu no Cetresmo e teve participação do secretário executivo da ADR, Paulo Meneghini, da esposa do deputado Mauro de Nadal, Luciane Müller De Nadal, prefeitos, vereadores e presidentes de entidades como Apaes e Clube de Mães.

    Ao cidadão ou entidade que precisa, por exemplo, de cadeiras de rodas, muletas, óculos de grau, faldas geriátricas entre outros itens, pode requerer para a Fundação Nova Vida. Os interessados em participar do projeto devem entrar em contato e preencher um cadastro. Depois é feita uma entrevista com o requerente ou familiar e, posteriormente, o cidadão ou a entidade são contemplados com doações gratuitas.

    A Fundação Nova Vida desenvolve ações voltadas à população com vulnerabilidade social, entre elas, crianças, adolescentes e idosos. São apresentados projetos para assistir aos cidadãos catarinenses com foco na pessoa física ou por meio de entidades assistenciais sem fins lucrativos e com atuação comprovada e reconhecida às comunidades.

    04/07/2018 Leia...

    -

  • Acadêmicas de Psicologia realizam intercâmbio em Portugal

    img

    As estudantes de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste, Bruna Lunardi Belegante e Janaína Paulus, estão vivendo experiências enriquecedoras na Universidade do Minho, na cidade de Braga, em Portugal. As duas acadêmicas renovaram o intercâmbio para mais seis meses e ficarão em Portugal até o início de 2019. Segundo a coordenadora do curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira, o intercâmbio permite que as alunas tenham contato com outras culturas e a convivência com uma língua diferente. "Elas entram em contato com realidades profissionais diversificadas; desafiam-se para o desconhecido, saindo de sua zona de conforto e ampliando os seus horizontes", avalia a professora.

        Portugal chamou a atenção de Bruna pela cultura e por ser a terra de um dois mais importantes escritores do mundo: José Saramago. Ela destaca que foi muito bem recebida no país e que, em Braga, há brasileiros por toda parte. A acadêmica conta que, desde que pisou em solo português, teve a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e fazer novas amizades. "Eu mudei muito, desconstruí muitas coisas que estavam  guardadas e enraizadas. Acredito que tornei-me uma pessoa mais madura. Além disso, a experiência do intercâmbio será um diferencial no meu currículo", ressalta a futura psicóloga, que divide um apartamento com um casal brasileiro, uma portuguesa e mais duas brasileiras.

        Nos momentos em que não está estudando, Bruna aproveita para conhecer pontos turísticos. Em Lisboa visitou a Torre de Belém, Mosteiro dos Jerônimos, Panteão Nacional, Castelo de São Jorge, Miradouro de Santa Luzia, Sé de Lisboa, Casa dos Bicos – Fundação José Saramago, Praça do Comércio, Miradouro Santa Catarina, Praça Luís de Camões, Escultura de Fernando Pessoa, Pastelaria Pastéis de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Museu Nacional do Azulejo, Cais das Colunas, O Martinho da Arcada e Lisboa, Praça da Figueira, Oceanário de Lisboa e a Casa Fernando Pessoa. Bruna também visitou outras cidades portuguesas: Aveiro, Viana do Castelo, Coimbra, Guimarães, Valença e Porto.  As cidades espanholas Madrid, Barcelona, Santiago de Compostela e Manzaneda também integraram o roteiro de viagens de Bruna que pretende, neste semestre, visitar outros países.

     

    NOVAS EXPERIÊNCIAS

     

        Portugal também foi a escolha da acadêmica Janaína Paulus para fazer intercâmbio. Ela explica que optou pelo país, pois a Universidade do Minho está entre as 150 melhores universidades do mundo. Janaína conta que nunca tinha imaginado sair do Brasil e ficar tanto tempo longe da família e dos amigos. "Descrevo esse intercâmbio como uma redescoberta. Ele abriu a minha mente, rompeu com paradigmas e, atualmente, posso dizer que vejo o mundo por outro viés. Na universidade, estou tendo contato com diversos profissionais da Psicologia e um contato maior com a prática, o que é muito importante para a minha formação profissional", detalha a estudante.

        Além de estudar, Janaína tira um tempo para conhecer pontos turísticos. Em Braga, visitou o Bom Jesus do Monte, Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, Moro do Picoto, Igreja de São Victor, Sé de Braga e o Jardim de Santa Bárbara. Na cidade de Aveiro, conheceu Barcos Moliceiros e a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto. Quando esteve em Coimbra, a acadêmica visitou o Arqueduto de São Sebastião, Sé Velha, Claustro da Manga, Universidade de Coimbra, Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e o Parque de Santa Cruz. Na Espanha, visitou Santiago de Compostela e realizou um sonho de infância em Manzaneda: pisou pela primeira vez na neve.

     

    03/07/2018 Leia...

    -

  • CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZA BATE PAPO COM EMPRESÁRIOS REGIONAIS SOBRE PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS

    img

    Os alunos da disciplina Gestão de Pessoas II, ministrada pela professora Valicir Trebien, do sétimo semestre do curso de Administração da UCEFF Itapiranga desenvolveram ao longo da semestre atividade que teve como objetivo conhecer o processo de gestão de pessoas e suas práticas em empresas regionais.

    O estudo foi conduzido com o objetivo de direcionar para o entendimento da prática em relação aos principais desafios da área de gestão de pessoas, entre eles: Competências e comportamento profissional; Dificuldades com as diferentes gerações; Seleção de Pessoas; Treinamento, desenvolvimento e retenção de pessoas; Indicadores de gestão de pessoas; Segurança e saúde no trabalho; Relações trabalhistas e sindicais; Sucessão de cargos chaves. Prevenção e Controle de passivo trabalhista; Procedimentos e cuidados administrativos; e, Principais dificuldades em Gestão de Pessoas no ramo de atividade.

    Foram visitadas as empresas: LacLelo, Agrosuínos Serafini, Bavihaus, Sicredi, JBS suínos, Uceff, Prefeitura Itapiranga, Agroplanta, Intersul, Posto Líder, Granja Schroeder, e Prefeitura de Iporã do Oeste.

    Como ponto alto da atividade, no dia 21 de junho, os representantes das empresas estiveram na Instituição para um momento de perguntas e respostas sobre suas histórias e práticas empresariais e de gestão de pessoas. Estiveram presentes Mariocir e Marilene Serafini da  Agrosuínos Serafini;  Everton Zerbielli da JBS Suínos;  Ederson Zerbielli do Sicredi, e Decio e Neide Schroeder  da Granja Schroeder. "Foi um momento extremamente enriquecedor pelos desafios e histórias compartilhadas entre os alunos", destaca Valicir.

    A professora e os acadêmicos agradecem a disponibilidade dos empresários em contribuir com os alunos neste importante momento de construção de seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional.

    02/07/2018 Leia...

    -

  • PEDAGOGIA E GTI PROMOVEM ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

    img

    O projeto interdisciplinar denominado educação e tecnologia: compartilhando conhecimentos foi desenvolvido pelos acadêmicos calouros dos cursos de Pedagogia e Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) durante o os meses de maio e junho, com socialização na noite desta quinta-feira (28/06). De acordo com os professores envolvidos, Maria Preis Welter, Juliane Colling e Sadi Reckziegel, o objetivo foi proporcionar novos conhecimentos acerca do uso de tecnologias no ambiente educacional e a promoção de ações sociais de envolvimento com a comunidade.

     

    Os projetos desenvolvidos são atividades integrantes das disciplinas de Projeto Integrador II de Pedagogia, Mercado de Trabalhos em TI e Mídias Digitais do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, envolvendo acadêmicos do primeiro semestre dos cursos. Por meio destes projetos, "pudemos conhecer o contexto escolar de nossa região, além de realizar intervenções nas escolas e na sociedade, a fim de proporcionar uma formação mais integrada com as demandas regionais", destacaram os alunos participantes.

     

    Já a professora da Escola São Vicente, Carlete Thomé, disse estar muito satisfeita com as atividades desenvolvidas com as alunas do magistério, pois os recursos tecnológicos apresentados já estão sendo utilizados no desenvolvimento das atividades pedagógicas e estágios.

     

    O aposentado Estevão Wolfart, que participou de uma oficina de Inclusão Digital para idosos, demonstrou-se muito feliz com a participação da oficina e da socialização dos projetos, onde além de aprender novas possibilidades de uso da tecnologia, pode compartilhar suas experiências e conhecimentos com os acadêmicos.

     

    A noite de socializações contou com a presença externa de alunos, professores e comunidade envolvida nos projetos desenvolvidos. A atividade foi realizada no Auditório do Bloco A e teve inicialmente apresentações culturais de acolhida organizadas pelos acadêmicos Joseane, Lauriane, Carlos e Victor. A sequência dos trabalhos foi conduzida pelos alunos Franciel e Daniele, com mensagem de boas vindas das coordenadoras dos cursos de Pedagogia e GTI, que enfatizaram o envolvimento dos alunos para o desenvolvimento do projeto interdisciplinar.

     

    APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

     

    A socialização das atividades desenvolvidas foi realizada por meio da apresentação dos objetivos do projeto e como foi desenvolvido. Os acadêmicos foram desafiados a registrar todo trabalho em fotos e vídeo, para complementar a apresentação. Foram apresentados os seguintes projetos:

    Uso de tecnologias e atividades pedagógicas com alunos do 4º ano da Escola Porto Novo de Itapiranga. Acadêmicos(as): Daniele Dapper, Luana Kunzler, Lauriane Boeno, Priscila Quinot, João Dal Lago, Eduardo Treuheurz e Eduardo Machado.
    Construção de jogos no PowerPoint e atividades pedagógicas com alunas do Magistério da escola São Vicente de Itapiranga. Acadêmicos(as): Janaina Anschau Fernanda Forster, Juliana da Silva, Caroline Michels, Daniel Grileitov, Franciel Schlikman e Jocinei da Silva.
    Uso dos recursos Google para produtividade com alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola João Leopoldo Vogt de Barra do Guarita. Acadêmicos(as): Joseane da Silva, Josiane Oliveira, Camila Machado, Iana Antunes, Matheus Silva, Peron Schossler e Lucas Fávero.
    Uso dos recursos Google para produtividade com alunos do 2º ano do Ensino Médio da escola São lourenço de Iporã do Oeste. Acadêmicos(as): Daniel Muller, Tiago Guth, Emanoelli Ferraz, Mateus Studt, Ediane Luft e Paula Bozetto.
    Inclusão Digital de idosos, realizado com participantes do grupo de idosos do  bairro Bela Vista de Itapiranga. Acadêmicos(as): Fernando Leidens, Christhofer Korbes, Lucas Lopes, Shirley Schlindwein, Victor Pit e Carlos Wesendock.
    Manutenção de computadores escolares, realizado na escola José Cañelas de Pinheirinho do Vale. Acadêmicos(as): Nicolas Silveira, Carlos Rech, Carlos Schuh e Tauane Langer.
     

    Na avaliação das atividades foi destacado pelos acadêmicos o quanto o desenvolvimento dos projetos contribuiu para sua formação, desenvolvendo habilidades de comunicação, trabalho em equipe, organização e proatividade. Os acadêmicos destacaram ser gratificante perceber os reflexos de sua ação na comunidade, uma vez que a avaliação das escolas, alunos, professores e pessoas envolvidas foi muito positiva.

    29/06/2018 Leia...

    -

  • SENAC

    img

    A crise econômica é uma das principais inimigas da economia brasileira e, para o desespero do mercado de trabalho, os seus efeitos ainda prometem ser sentidos por algum tempo. Diante desse cenário, para driblar o fantasma do desemprego, os profissionais precisam se reinventar. E esse é um dos principais motivos para investir em uma especialização.

    PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

    Nome do curso

    Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar

    Carga horária

    380hs

    Início

    17 de Agosto de 2018

    Dias/Horários

    Sexta-feira das 19:00 às 22:20, sábados das 08:00 às 14:40 – preferencialmente aulas quinzenais

     

     

     

     

     

     

     

    PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS                                            

    Nome do curso

    Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Pessoas

    Carga horária

    368hs

    Início

    24 de Agosto de 2018

    Dias e horários

    Sexta-feira das 19:00 às 22:20, sábados das 08:00 às 14:40 – preferencialmente aulas quinzenais

    Titulação

    Especialista em  Gestão Estratégica de Pessoas

     

    29/06/2018 Leia...

    -

  • Estradas vicinais de Belmonte recebem manutenção continuada

    img

    Os caminhões e máquinas da secretaria municipal de Transportes e Obras de Belmonte trabalham
    diariamente na manutenção das estradas vicinais. Nesta quinta-feira (21), o prefeito, Genésio Bressiani,
    esteve verificando os serviços em andamento na estrada geral que dá acesso as comunidades de Timbaúva,
    Tabajara, Peperi e Lajinha. No local, com o acompanhamento do secretário de Transportes e Obras, Gilmar
    Antunes, e do servidor, Serafin Tonsak, está sendo feita a limpeza, alargamento, cascalhamento,
    patrolamento e compactação da estrada.
    Conforme o prefeito, Genésio Bressiani, diariamente os servidores da secretaria de Transportes e Obras
    estão trabalhando para manter os cerca de 300 quilômetros de estradas vicinais do município. O prefeito
    afirma, que esta manutenção garante aos usuários das vias interioranas, ótimas condições de
    trafegabilidade e segurança. De acordo com Bressiani, para conservar todas as estradas vicinais do
    município, a administração segue uma programação pré-elaborada pela secretaria, para que as estradas
    sempre estejam em condições apropriadas para o trânsito de motos, automóveis, caminhões e máquinas
    agrícolas.

    29/06/2018 Leia...

    -

  • Audiência Pública aprova revisão do Plano Diretor e volta da emissão de alvará de construção está próxima

    img

    Uma das etapas finais e decisivas do processo que se arrasta há mais de uma década sobre a APP do Rio Uruguai foi realizada na noite desta quarta-feira, 27. O auditório da Câmara de Vereadores lotou para a Audiência Pública de revisão do Plano Diretor Municipal. Revisão essa necessária para atender legislação municipal que aprovou o Estudo de Regularização Fundiária.
    A audiência foi coordenada por profissionais da empresa Alto Uruguai Engenharia e Planejamento de Cidades. Feitas as considerações sobre o estudo e as alterações propostas, foi aberto espaço para manifestação dos presentes; momento em que foram explicados questionamentos e ouvidos apontamentos dos participantes. Ao final, a audiência deu por aprovada a revisão do Plano Diretor.
    Na prática, explica o diretor do Departamento de Engenharia e Projetos, Carlinhos Mallmann, o Município cumpriu sua parte nos trâmites necessários para voltar a emitir alvará de construção na faixa de Preservação Permanente do Rio Uruguai, a partir de 48,74 metros, ressalvadas restrições de áreas de risco. O próximo passo é colher parecer do Conselho Municipal da Cidade e dar entrada do projeto de lei das alterações na Câmara de Vereadores. O prefeito Jorge Welter, por sua vez, enalteceu o significado da audiência, pois a aprovação da revisão do Plano Diretor representa que em torno de 1.200 terrenos estarão liberados para construção dentro de algumas semanas.

     

    29/06/2018 Leia...

    -

  • Executiva municipal do PSL é empossada em São Miguel do Oeste

    img

    O Partido Social Liberal, PSL, reuniu simpatizantes e filiados na noite de quinta-feira, 28, em São Miguel do Oeste.

    Em um evento realizado nas dependências do Clube Comercial, o partido promoveu novas filiações, além da posse da executiva municipal e a apresentação dos pré-candidatos da região para a eleição de 7 de outubro.

    Jungles Wegher será o presidente da sigla em São Miguel do Oeste.

    29/06/2018 Leia...

    -

  • Esforço compensado

    img

    Confirmado projeto de ampliação do Jardim de Infância do distrito de Itajubá para posterior implementação de creche

    Depois de um grande esforço do Governo de Descanso de idas e vindas a capital federal e contatos via telefone ao Ministério da Educação (MEC), especialmente aos profissionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com a articulação de vereadores e do ex-vice-prefeito Neri Spessatto (PR), a administração municipal, finalmente, recebeu a confirmação de que o projeto de ampliação do Jardim de Infância no distrito de Itajubá foi aprovado para posterior implementação de creche. 

    Mesmo com a assinatura do termo de compromisso, Descanso deverá respeitar a legislação eleitoral e efetuar a ordem de serviço somente no início de novembro. Neste período, o município vai realizar o processo de licitação da obra.

    Quando assumiu a administração municipal no ano passado, o prefeito Sadi Bonamigo foi informado que Descanso tinha um convênio firmado desde 2014. No entanto, como o projeto demorou a sair do papel, o FNDE comunicou a inexistência de recursos para a construção de novas creches. 

    Por este motivo, a equipe de governo articulou junto ao FNDE para a alteração da proposta. O objetivo era garantir a vinda da emenda parlamentar de R$ 400 mil do deputado federal Jorginho Melo (PR). Recentemente, o projeto, elaborado pelo setor de engenharia da Prefeitura, foi aprovado pelo FNDE.

    A notícia ganhou repercussão positiva pela equipe de governo. A secretária municipal de Educação e Cultura, Marise Prévide Giombelli comemora a conquista. “Foram incansáveis os nossos esforços para mudar o objeto do projeto, que a princípio era de construção de uma nova escola para a ampliação da unidade, garantindo, assim, a emenda parlamentar. A educação continua sendo uma prioridade para o governo municipal”.

    De acordo com Bonamigo, as idas até a capital federal são válidas por esta e tantas outras situações em que o município já foi contemplado. Segundo o prefeito, se buscou e conquistou muito mais recursos em 18 meses da atual gestão do que quatro anos da administração passada.

    “É preciso dizer que se está investindo forte na educação em todos os aspectos, seja em melhorias das unidades de ensino ou na capacitação de nossos profissionais. Sobre a creche em Itajubá, é um sonho antigo do distrito e comunidades arredores. A creche significa que a família pode aumentar a renda ao ter condições de o pai, a mãe ou responsável poder trabalhar fora. Mais renda é mais qualidade de vida”, enfatiza o prefeito. 

     

     

    29/06/2018 Leia...

    -