Últimas

  • PSDB terá candidato a governador de SC, afirma deputado Vieira

    img

    São Miguel do Oeste

     

    O presidente estadual do PSDB, deputado Estadual estadual Marcos Vieira, reuniu lideranças e simpatizantes do PSDB na noite de segunda-feira, no Restaurante Novo Casarão, em São Miguel do Oeste. No encontro, ele explanou sobre os propósitos do Partido da Social Democracia Brasileira para a campanha eleitoral de 2018. Participaram do evento, além do deputado, o ex-prefeito de São Lourenço do Oeste, Tomé Francisco Etges, a coordenadora regional do PSDB, Cristiane Zanatta, filiados e simpatizantes.

    Segundo o deputado, o PSDB vai ter candidato a governador do Estado e que irá vencer as eleições para o Palácio Santa Catarina. Sobre candidaturas, disse estar convencido de que o PSDB é o único partido que poderá lançar chapa pura e que o senador Paulo Bauer é o mais cotado. Ele ainda que o seu nome não está descartado e que sua trajetória política por toda Santa Catarina o credenciam para fazer a gestão estadual.

    Entre as bandeiras de campanha, citou o fortalecimento dos municípios por meio do ICMS, a recuperação das rodovias e a abertura de outras estradas, como a da fronteira. A rodovia da fronteira é um sonho antigo dos moradores do Extremo-oeste e o seu trajeto prevê a ligação entre os municípios de Itapiranga, Tunápolis e Bandeirante, margeando o rio Pepery-Guaçú, fronteira com a República Argentina.

    Para o ex-prefeito de São Lourenço do Oeste, Tomé Francisco Etges, o desenvolvimento do Oeste catarinense passa pela sua infraestrutura, melhorando os acessos com o Paraná, com a República Argentina e com a região celeiro do Rio Grande do Sul, onde, segundo Edges, urge uma ponte em Itapiranga.

    NOVO PROJETO

     

    Marcos Vieira informou que fará uma obra literária histórica, impressa e em vídeo, com distribuição gratuita e que irá iniciar a pesquisa pelo município de Bandeirante, contemplando todo Estado. Sobre este assunto, o deputado foi questionado pelo professor e jornalista Euclides Staub, da Gráfica e Editora São Miguel, o porquê da falta de orçamento para a aquisição de obras produzidas no Oeste do Estado. “As nossas escolas estão abarrotadas de livros que relatam o passado e o cotidiano praiano. Já as obras da região Oeste, apesar de bem avaliadas pelo Conselho e Secretaria da Educação, não chegam aos educandários”, questiona.

    Entre os livros, o professor citou as obras “O Povoamento e Colonização do Extremo-oeste de SC, segundo os primeiros moradores”, Cooperativismo & Associativismo – A força coletiva em prol do bem comum”, “Nos rastros da Coluna Prestes – Surgem 27 municípios no Extremo-oeste de SC” e o “Centenário de Chapecó”. Em resposta, o deputado disse que os orçamentos atendem à política de governo e não interesses pessoais. Para o professor, a resposta não foi convincente, uma vez que não condiz com a Lei do livro. “Introduzir livros de conteúdo relevante não atende a interesses pessoais e, sim, contribuem sobremaneira para a formação pessoal e profissional dos educandos. Por último, Marcos Vieira disse que irá levar a preocupação para o centro do poder catarinense.

    15/01/2018 Leia...

    -

  • Senador Álvaro Dias palestra em São Miguel do Oeste

    img

    Com a presença de autoridades políticas e também de pessoas em busca de informações, o Senador Álvaro Dias ministrou uma palestra na manhã deste sábado, 13, no Villa Grill em São Miguel do Oeste. O tema abordado pelo Senador foi a situação econômica e política do Brasil.

    Em entrevista a jornalistas disse que todas as reformas são necessárias, a começar pela reforma do Estado. O Estado brasileiro está falido, que cresceu exageradamente pelo modelo corrupto. Modelo criado, consolidado e institucionalizado em Brasília, clonado e transplantado para Estados e municípios, distribuindo a incompetência e a corrupção em todas as unidades da federação.

    O Brasil não melhora com este sistema corrupto de balcão de negócios, uma usina de escândalos e corrupção, e matriz de governos corruptos e incompetentes existentes no país nos últimos anos.

    Criticou duramente o pré-candidato Lula, defendeu o cumprimento da lei e afirmou que espera a condenação do ex-presidente no próximo dia 24, pelo TRF de Porto Alegre. "Acho um exagero tratá-lo como líder nas pesquisas, pois 70% das pessoas dizem que não tem candidato. Um cidadão que tem mais de 50% de rejeição está inviabilizado como candidato. E 54% querem ele na cadeia. Não se pode dizer que é líder. Deveria ser tratado como condenado. Se houver condenação não cabe candidatura, cabe prisão. Se não se prende o chefe de uma organização criminosa assistiremos à falência da Justiça no país".

    Por último, o redator do Jornal Imagem, Edson Fuhrmann, entregou o livro “Nos rastros da Coluna Prestes e a formação dos 27 municípios do Extremo - Oeste, SC”, editado pela Gráfica Editora São Miguel, que tem como autores Euclides Staub, Lotario Staub, Raul Staub e o próprio Fuhrmann

    13/01/2018 Leia...

    -

  • Sicoob registra filas para compra de ingressos para jogo de futsal internacional

    img

    Diversas pessoas passaram a noite na fila para compra de ingressos para a partida de futsal internacional entre Brasil e Colômbia em Itapiranga. Algumas, desde as 01h00 da manhã desta sexta-feira, 12, aguardavam abertura do banco.

    Conforme o diretor administrativo, Norberto Lengert, o Sicoob tem no dia a dia uma grande demanda nos caixas do estabelecimento.

    Salienta que outra estrutura está disponível exclusivamente para a venda dos ingressos, nas duas unidades do Sicoob de Itapiranga.

    Lembra que o limite é de dois ingressos por CPF. Uma pessoa que adquire dois ingressos em uma unidade não conseguirá comprar mais ingressos na outra agência.

    O jogo de futebol de salão entre Brasil e Colômbia ocorre neste dia 25 de janeiro no Complexo Oktober em Itapiranga.

     

    12/01/2018 Leia...

    -

  • Prazo para pedido de isenção do IPTU é até 28 de fevereiro

    img

    A Administração Municipal de São José do Cedro através do setor de Tributos e
    Fiscalização destaca que o prazo para o pedido de isenção do IPTU é até o dia 28 de fevereiro.
    Os requisitos para pedir a isenção são: ser aposentado ou pensionista do INSS; que a renda
    familiar não seja superior a dois salários mínimos, possuir um único imóvel, com somente uma
    casa, e residir na mesma. Destacamos que o pedido de isenção deve ser solicitado todos os
    anos. Os isentos que não se cadastrarem anualmente perderão a isenção.
    Para pedir a isenção é necessário:
    - Requerimento solicitando a isenção, em nome do aposentado ou pensionista, com endereço
    completo;
    - Cópia da identidade do casal;
    - Cópia do CPF do casal;
    - Cópia do comprovante de rendimento do INSS (extrato do benefício) dos aposentados ou
    pensionistas e comprovante dos demais membros da família;
    - Certidão de registro de imóveis, destacando que o requerente possui um único imóvel
    (Cartório de Registro);
    - Declaração com firma reconhecida de que não possui outro imóvel e a habitação é utilizada
    pelo requerente e seus familiares, com fim exclusivamente residencial;
    - Quando um dos cônjuges não possuir rendimentos, trazer declaração assinadas por três
    testemunhas com CPF;
    - Em caso de parte ideal ou condomínio, o requerente deverá apresentar declaração com duas
    testemunhas com firma reconhecida descrevendo o imóvel que lhe pertence.

    11/01/2018 Leia...

    -

  • Comissão de Finanças aprova Orçamento de 2018 com 1.432 mil emendas

    img

    Deputado Marcos Vieira, redator do orçamento

    A Comissão de Finanças e Tributação aprovou, no final da manhã desta quarta-feira (20), os projetos que tratam da previsão orçamentária para 2018 (PL 377/2017) e das alterações na programação físico-financeira para o Plano Plurianual (PPA) do período 2016-2019 (PL 371/2017). Pela primeira vez, a comissão acatou emendas impositivas, propostas pelos parlamentares, à Lei Orçamentária Anual (LOA).

      Deputado Marcos Vieira, redator do orçamento (FOTO) acatou 1.432 emendas em seu relatório: 1.337 impositivas, das quais 23 do relator, 93 do orçamento regionalizado e duas do Poder Executivo.

    O PL 377/2017, que estabelece o orçamento do Estado para o ano que vem, estima a receita de 2018 em R$ 26,4 bilhões. O relator, deputado Marcos Vieira (PSDB), acatou 1.542 emendas em seu relatório, entre as quais 1.402 foram emendas impositivas de origem parlamentar, 93 provenientes do Orçamento Regionalizado, 23 emendas elaboradas pelo relator e as demais de origem do Poder Executivo. O relator destacou o grande esforço feito para vencer a complexidade do sistema, em função do volume de emendas recebidas. Conforme acordo, foram acatadas até 35 emendas de cada parlamentar titular do cargo.

    Na opinião do deputado Gabriel Ribeiro (PSD), as emendas impositivas possibilitarão o direcionamento de recursos diretamente para os municípios. “Esta modalidade foi um grande avanço”, opinou, destacando ainda que 50% dos recursos irão para a saúde, 25% para a educação e 25% para outras áreas.

    O deputado Fernando Coruja (PMDB) também considerou adequado que o Parlamento faça emendas impositivas. Já o deputado Altair Silva (PP) registrou sua insatisfação porque, como suplente, não teve a oportunidade de apresentar nenhuma emenda impositiva. Roberto Salum (PRB) também manifestou descontentamento com o critério que exclui os suplentes.

    Outros projetos aprovados
    PLC 24/2017, de autoria do governador do Estado, que altera a Lei Complementar 668, de 2015, a qual dispõe sobre o quadro de pessoal do magistério público estadual. O projeto foi relatado por Milton Hobus (PSD), que acatou duas emendas do deputado Valdir Cobalchini (PMDB), uma emenda do deputado Jean Kuhlmann (PSD) e uma emenda do deputado Darci de Matos (PSD), a qual restringe a execução ao ato de aprovação. A deputada Luciane Carminatti (PT) apresentou voto vista com outras emendas que acatavam reivindicações da categoria. O voto vista de Luciane Carminatti foi aprovado por maioria.

    PL 90/2016, de autoria do deputado Fernando Coruja, que estabelece prazo para o repasse de recursos ao Fundo Estadual de Saúde. O projeto, aprovado por maioria, obriga o governo a repassar o duodécimo mensal para o fundo. O autor defendeu que, dessa forma, o Estado possibilitará que a Secretaria de Saúde se organize para fazer o seu trabalho. O deputado Milton Hobus registrou voto contrário considerando que a medida vai engessar o governo, “o que no momento econômico atual é totalmente inaplicável”.

    PL 102/2017, de autoria do Tribunal de Justiça do Estado, que possibilita o pagamento de licença-prêmio e de saldo de férias dos servidores do quadro de pessoal do Poder Judiciário.

    PL 238/2017, de autoria do governador do Estado, que institui o Sistema Estadual de Cultura (SIEC).

    PL 131/2017, de autoria do deputado Jean Kuhlmann, que dispõe sobre o direito do consumidor ao controle e pagamento individual de seu consumo nos bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos comerciais similares.

    PL186/2016, de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), que assegura ao espectador o acesso nas salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses com alimentos e bebidas comprados fora desses estabelecimentos.

    Medida Provisória 215/2017, de autoria do governador do Estado que, acresce os parágrafos 3º e 4º ao artigo 13 da Lei 5.684, de 1980, que dispõe sobre o serviço público de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. A MP foi aprovada com voto contrário do deputado Fernando Coruja.

    PLC 46/2017, de autoria do governador do Estado que, altera a Lei Complementar nº 661, de 2015, que institui o Regime de Previdência Complementar (RPC-SC) de que tratam os parágrafos 14, 15 e 16 do artigo 40 da Constituição da República, no âmbito do Estado e fixa o limite máximo aos benefícios previdenciários concedidos pelo regime próprio de previdência dos servidores do Estado.

    PL 416/2017, de autoria do deputado José Milton Scheffer (PP), que altera a Lei 7.541, de 1988, que dispõe sobre as taxas estaduais e dá outras providências, para o fim de isentar o Microempreendedor Individual (MEI) das taxas de serviços gerais e estaduais e de prevenção contra sinistros.

    PL 315/2017, de autoria do governador do Estado, que dispõe sobre a concessão de pensão especial. O texto adequa a legislação estadual à legislação federal em vigor que trata das pensões a pessoas com deficiência.

    PL 17/2017, de autoria do deputado Gabriel Ribeiro, que prevê a transmissão ao vivo, pela internet, no Portal da Transparência, dos processos licitatórios realizados pelos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta.

    09/01/2018 Leia...

    -

  • Seletivo Unoesc continua com inscrições abertas

    img

    A Unoesc continua com inscrições abertas para o processo seletivo para 33 cursos
    oferecidos em 10 municípios : Campos Novos, Capinzal, Chapecó, Joaçaba, Maravilha,
    Pinhalzinho, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê. No site estão
    disponíveis o edital, o requerimento de inscrição e o espaço para anexar on-line o
    histórico escolar.  
    Do total de cursos disponíveis, 24 são presenciais e quatro cursos são oferecidos na
    modalidade a distância. É possível se inscrever ainda para os cursos de Administração,
    Ciências Contábeis, Educação Física (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado) e
    Pedagogia, que integram a Graduação Mix. Essa modalidade de formação inovadora,
    lançada recentemente pela Unoesc, utiliza atividades presenciais e semipresenciais.
    A inscrição do Seletivo
    A principal característica do Seletivo é que o ingresso na universidade ocorre sem a
    realização de provas. A seleção é feita pela média do histórico escolar do ensino médio.
    Para se inscrever o interessado deve acessar o site da Unoesc e selecionar o curso que
    deseja ingressar de acordo com o campus. Não há cobrança de taxa de inscrição.

    09/01/2018 Leia...

    -

  • Belmonte e Santa Helena comemoram 26º aniversário

    img

    O município de Belmonte se desmembrou de Descanso em 1992. De acordo com o prefeito Genésio Bressiani, em função do aniversário do município, foi instituído ponto facultativo nesta segunda e terça-feira nas repartições públicas. Além do ponto facultativo, o município não terá uma programação especial de aniversário.

    O prefeito destaca que a colonização da cidade ocorreu por agricultores vindos do Rio Grande do Sul. O nome Belmonte é alusivo às características do relevo das terras. A sugestão do nome foi do padre Aurelio Canzi, pároco da paróquia de São Miguel do Oeste. Belmonte conta com cerca de 2.700 habitantes.

    Professor de formação, Bressiani foi vereador na gestão de 2009. Em 2012, assumiu seu primeiro mandato e foi reeleito nas eleições de 2016. Apesar de ser natural do município vizinho de Santa Helena, o prefeito afirma que tem acompanhado o desenvolvimento de Belmonte ao longo destas mais de duas décadas, período em que também atuou como professor.

    Na imagem ao lado, a foto aérea do município de Belmonte.

    Também nesta terça-feira, 9, o município de Santa Helena estará comemorando o seu 26º aniversário. O município conta com cerca de 2.300 habitantes.

    Segundo o prefeito, Luis Gluitz, nesta data festiva é preciso reconhecer o trabalho daqueles que deram início a todo processo de colonização e emancipação, época de muitas dificuldades que exigiu o empenho de todos os envolvidos. O prefeito destaca que hoje os desafios ainda existem, a exemplo dos recursos financeiros, e que exigem dos gestores a dedicação para garantir o desenvolvimento do município.

    Santa Helena terá uma programação especial de aniversário nesta terça-feira.

    A programação será realizada na praça municipal, em frente à igreja, onde será montado um palco. O evento inicia a partir das 19h30 com mateada e o primeiro encontro de gaiteiros e violeiros.

    Além de comemorar o aniversário do município, o evento objetiva valorizar os talentos locais.

    Para a apresentação de gaita e violão, são convidados todos os interessados.

    Também serão disponibilizados brinquedos para as crianças. Os pais podem leva cuia e bomba, e a água quente e a erva serão disponibilizadas no local.

    O município não terá ponto facultativo, sendo que o atendimento nesta segunda-feira é normal.

    09/01/2018 Leia...

    -

  • Secretário em exercício assume a Regional de São Miguel do Oeste

    img

    O gerente de Planejamento e Apoio a Políticas Públicas, Claudemir Luiz Parmigiani, assume como secretário em exercício da Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste. O gerente responderá pelas atividades da Regional durante o período de férias do secretário executivo, Volmir José Giumbelli.     “O mês de janeiro é voltado ao planejamento e organização da ADR. Vamos dar sequencia ao trabalho dando foco aos projetos regionais como a Ponte Peperi-Guaçu de Paraíso e o tratamento de quimioterapia no Hospital Regional de São Miguel do Oeste”, afirma. O secretário em exercício estará à frente da Regional de São Miguel do Oeste até o próximo dia 28 de janeiro.

    08/01/2018 Leia...

    -

  • Produtores orientados pela Secretaria de Agricultura abrem agroindústria

    img

    O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, e o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Renato Romancini, fizeram uma visita, nesta quarta-feira (03), à agroindústria que está iniciando suas atividades na linha São Pedro, com a fabricação de bolachas. No momento, cinco pessoas trabalham no local.

    O secretário Romancini explica que a criação da agroindústria partiu do interesse da comunidade, e do trabalho da Secretaria, que organizou o grupo e intermediou a realização de dois cursos: Negócio Certo Rural, em parceria com o Sebrae; e outro sobre Produção Caseira de Pães e Biscoitos, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e o Senar. Um terceiro curso, de Confeitaria, será realizado nos próximos dias. O grupo também realizou uma visita técnica a empresa da região que já atua neste ramo.

    O produtor rural Osmar von Dentz, sócio da agroindústria, disse que neste primeiro momento, o foco é a produção de bolachas, mas também serão fabricados outros itens, como pão de milho e massas. “O que nos surpreendeu foi a excelente aceitação de nossos produtos. Mas vamos devagar, dando um passo de cada vez, conforme nos foi orientado”, salientou.

    Romancini ressaltou a importância dos cursos de qualificação que a Secretaria tem realizado no interior do município. “Temos pessoas muito dispostas a trabalhar e também a aprender no meio rural. Nosso papel é estimular esta qualificação e ajudá-las a encontrar as melhores formas de aproveitar este potencial. Assim também estamos agindo com os feirantes e agricultores de todas as comunidades, que demonstrem interesse em buscar esta profissionalização e desenvolvimento”, declarou.

    O prefeito conheceu todas as instalações e conversou com os produtores sobre as possibilidades do novo empreendimento. “São pessoas que se uniram, buscaram qualificação, e encontraram uma forma de crescer, gerar emprego e renda. E a Administração Municipal é parceria deste e de outros projetos que incentivem o setor produtivo”, relatou.

     

    04/01/2018 Leia...

    -

  • Administração realizará Concurso Público e Processo Seletivo

    img

    A Administração Municipal de Guaraciaba comunica que estará realizando Concurso Público e Processo Seletivo. As inscrições iniciaram neste dia quatro de janeiro, e vão até o dia dois de fevereiro, através do site da Ameosc – www.ameosc.ogr.br . Os candidatos que não dispunham de acesso à internet poderão realizar a inscrição na Biblioteca José de Alencar, junto ao Centro de Multiplouso Armando Domingos Montagna. Os boletos para efetuar a inscrição deverão ser pagos até o dia cinco de fevereiro.

    Para o Concurso Público estão sendo oferecidas as vagas de Professor de Educação Física, Engenheiro Civil, Agente da Defesa Civil, Técnico em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde Micro Área 14 – Linhas São João, Poca e Guatapará Baixo, e Agente Comunitário Micro Área 10 – Linhas Caravaggio, São Domingos, Linha Sete e Encantado.

    Já para o Processo Seletivo as vagas são para Enfermeiro, Auxiliar de Consultório Odontológico de ESF, Técnico em Enfermagem de ESF e Agente Comunitário de Saúde Micro Área 24 – para atuar junto a Unidade de Saúde de Linha Ouro Verde.

    As provas objetivas serão aplicadas no dia três de março, nas dependências da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper, com abertura dos portões às 13h. A prova terá início às 14h e término às 16h30. Para mais informações os candidatos deverão acessar o site da Prefeitura de Guaraciaba, no link de Concursos nos Editais.

    04/01/2018 Leia...

    -

  • Deputado Pedro Uczai destina quase R$ 1 milhão para Descanso

    img

    Recursos são para custeio, investimentos e atendimentos de Alta e Média
    Complexidade
    Quatro emendas do deputado federal Pedro Uczai (PT) totalizam recursos de R$ 980
    mil para o município de Descanso. Todas elas são destinadas para a área da saúde
    pública. Do valor, R$ 650 mil já foram depositados pelo Ministério da Saúde.
    Conforme o prefeito Sadi Bonamigo, os recursos são para custeio, investimentos e
    atendimentos de Alta e Média Complexidade. “A conquista é resultado das nossas idas
    a Brasília. Através de nossa equipe, elaboramos bons projetos para que o município
    fosse contemplado com esses recursos”.
    Bonamigo enfatiza que se depender da administração municipal, Descanso vai ser
    novamente referência em saúde. “Temos trabalhado muito e só temos a agradecer o
    deputado pelo empenho e carinho em oportunizar recursos desta grandiosidade para
    os munícipes descansense. Queremos resgatar a dignidade que a população tanto
    merece”, finalizou.
    Os outros R$ 330 mil devem ser liberados ainda no primeiro semestre deste ano.

    04/01/2018 Leia...

    -

  • Agraciados Cruz e Souza – Resultado

    img

    A cultura catarinense parou em Joaçaba, o Oeste não existe.

    Foi realizado na sexta-feira, 24 de novembro, no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, às 19h30, a cerimônia de entrega da Comenda do Mérito Cultural Cruz e Sousa de 2017, conferida pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL).

    Neste ano, pela contribuição para o enriquecimento ou defesa da cultura e do patrimônio histórico e artístico de Santa Catarina, serão homenageados: Alzemi Machado (patrimônio), Anna Lindner (patrimônio), Bia Mattar (dança), Edla Van Steen (letras), Ilka Boaventura (antropologia), Roselaine Vinhas (gestão) e Zenirma Martins (patrimônio). A entidade escolhida para ser condecorada foi o Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado.

    A indicação dos nomes é atribuição do Conselho Estadual de Cultura, mas o processo de escolha contou com participação popular. Entre os dias 15 de setembro e 30 de outubro a sociedade foi convidada a participar, enviando sugestões de nomes a serem homenageados com a medalha. Foram registradas 220 participações, que resultaram em 78 nomes, dentre os quais foram eleitos os oito agraciados. Outro dado interessante foi a participação de 42 municípios de Santa Catarina e de outros estados.

    A Comenda do Mérito Cultural Cruz e Sousa – criada pelo Decreto 4.892/1994 – é um prêmio simbólico concedido desde 1997 aos autores de obras literárias, artísticas, educacionais ou científicas relativas ao Estado de Santa Catarina. A relação dos agraciados nas edições anteriores pode ser conferida no site do CEC.

    Sobre os agraciados de 2017:

    Alzemi Machado - Graduado em Biblioteconomia e mestre em Educação e Cultura pela Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC), com formação técnica em encadernação e conservação de acervos pela FUCAT. Atualmente é coordenador técnico da Hemeroteca Digital da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Foi militante estudantil e sindical nos anos 1980/90, além de atuar como conselheiro nos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Assistência Social e de Política Cultural de Florianópolis. Fundador e coordenador do Fórum Setorial de Bibliotecas, foi secretário executivo da Comissão de Análise e Incentivo Cultural, parecerista de Cultura Popular na Fundação Franklin Cascaes e membro da Comissão de Organização e Acompanhamento do Prêmio Elisabete Anderle de Cultura/2014. É autor de livros e catálogos técnicos.

    Anna Lindner Von Pichler - Nasceu em 1938, em Joaçaba, filha de imigrantes austríacos. Seu pai, Francisco Lindner, tornou-se pioneiro no setor metal mecânico no oeste catarinense, cujo envolvimento com as ações sociais tiveram continuidade através da sua filha. Anna participa, desde 1961, do Lions Clube Joaçaba Centro e, em 1970, viabilizou a fundação da APAE nesse município. Em 1994 foi cofundadora da Associação de Turismo de Treze Tílias. Em 1999, fez parte da fundação da Associação Consular do Estado de Santa Catarina em Florianópolis. Desde 1990 participa da diretoria da Sociedade de Cultura Artística de Joaçaba e Herval d’Oeste (SCAJHO). Em 2002 teve importante atuação na reconstrução do Teatro Alfredo Sigwalt de Joaçaba, assumindo a presidência entre 2004 e 2006. Em 2005 integrou o Conselho Estadual de Cultura. Durante 28 anos, de 1988 a 2016, dedicou-se incansavelmente às funções consulares, atendendo, como Consulesa Honorária da Áustria, todos os imigrantes e seus descendentes do Estado de Santa Catarina, na cidade de Treze Tílias.

    Ana Beatriz Magalhães Mattar - Bailarina, professora e coreógrafa, iniciou seus estudos de dança em São Paulo. Há 38 anos exerce a profissão, dos quais 28 em Santa Catarina. Destaca-se pelo seu trabalho pioneiro em sapateado com a criação da primeira escola especializada no gênero no estado. Jurada e professora convidada em diversos festivais de dança por todo o Brasil, como o Festival de Dança de Joinville e Passo de Arte. Em Florianópolis é curadora artística do Prêmio Desterro desde sua primeira edição. Proprietária do escritório de projetos da economia criativa -EPEC, é produtora cultural, consultora em elaboração e gestão de projetos em empreendimentos criativos. É palestrante nas áreas de financiamento à cultura e sustentabilidade. Em 2017 assumiu a diretoria de Interação Cultural da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. É membro atuante da Aprodança (Associação Profissional De Dança de SC) da qual já foi presidente. Em política cultural foi integrante de conselhos municipais e estadual, atualmente é membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais vinculado ao Ministério da Cultura.

    Cirquinho do Revirado – Criado por Yonara e Reveraldo, o Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado na cidade de Criciúma/SC comemora 20 anos em 2017. São duas décadas marcadas por ações de constante resistência artística e perseverança para viverem exclusivamente do Teatro, vivenciando-o como profissão. Decidiram comprar uma pequena lona de circo para apresentar teatro de fantoches e mergulharam na pesquisa e estudos sobre diferentes técnicas presentes na linguagem teatral. A partir do ano 2000, o grupo iniciou a produção de espetáculos onde o circo já não era a atração principal, mas sim, a rua! Nestes vinte anos o grupo já foi contemplado cinco vezes pelo Prêmio Nacional de Teatro Myriam Muniz, bem como foram reconhecidos em diferentes festivais, mostras e editais pelo Brasil a fora. Atualmente é composto por: Yonara, Reveraldo, Luan e Marcella.

    Edla Van Steen - Nasceu em Florianópolis, em 12 de julho de 1936. É autora de trinta livros publicados, entre contos, romances, entrevistas, peças de teatro, livros de arte. Prêmios Molière e Mambembe "Melhor Autor", pela peça “O Último Encontro”; Prêmio Coelho Neto da Academia Brasileira de Letras e Prêmio Nacional do Pen Club, com o romance Madrugada; Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira, categoria autor consagrado, com a obra Cheiro de Amor – contos; publicou nos Estados Unidos os livros: A bag of stories, Village of the ghost bells, Early mourning e Scent of love, todos traduzidos por David S. George. Desde 1980, dirige várias coleções literárias na Global Editora.

    Ilka Boaventura Leite - Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 1986. Fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas. É filiada à Associação Brasileira de Antropologia e pesquisadora do CNPq desde 1986. Tem formação em História (UFMG, 1980) e Antropologia (USP, 1986). Concluiu estágios de pós-doutorado na Universidade de Chicago (1997), na Universidade Nova de Lisboa (2007) e na Universidade de Buenos Aires (2014/15). Tem se dedicado aos estudos afro-brasileiros através de pesquisas sobre territorialidades negras, quilombos e direitos territoriais. Autora de diversas publicações entre livros e artigos científicos. Suas pesquisas situam-se nas áreas de teoria da literatura de viagem, etnologia afro-brasileira, arte e etnicidade, diásporas africanas e direitos territoriais. Tem publicado artigos sobre narrativas de viagens, cultura e identidade negra no Brasil, quilombos e comunidades quilombolas, direitos étnicos, perícias antropológicas, pensamento afro-social e arte afro-contemporânea.

    Roselaine Barboza Vinhas - Especialista em Ensino da Arte, Fundamentos Estéticos e Metodológicos pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, licenciada em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela UNOESC - Campus Chapecó, cursou Bacharelado em Música - Habilitação em Canto pela UFPEL - Universidade Federal de Pelotas. É secretária de Cultura de Chapecó, coordenadora do Colegiado de Cultura da AMOSC e conselheira do CONGESC. Constituiu a comissão de criação do Conselho Estadual de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC - órgão colegiado FECAM), do qual foi diretora executiva e presidente. Foi conselheira e presidiu o Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina. Tem experiência na área de arte e cultura, com ênfase em gestão cultural, arte educação, regência para canto coral e preparação vocal.

    Zenirma Martinha Martins – Conhecida como Nida, é rendeira na Casa da Cultura Açoriana de Palhoça - Casarão de Enseada de Brito. Aprendeu a fazer renda com sua mãe há mais de 50 anos. Convidada pela Casa da Cultura Açoriana de Palhoça, há três anos ensina jovens e adultos na arte de produzir rendas de bilro do tipo tramoia. Segundo alguns estudiosos este tipo de renda é o original trazido do Arquipélago dos Açores para o Estado de Santa Catarina, um saber e fazer com risco de desaparecimento em nosso estado. Nida, hoje com 74 anos, encanta a todos que passam na Casa da Cultura, com sua maneira de ensinar e explicar como é feita a renda de bilro tramoia. Tem orgulho em dizer que sua mãe aprendeu com sua avó e ela com sua mãe, tradição passada de geração a geração.

    03/01/2018 Leia...

    -

  • Município recebe R$ 4,5 milhões para implantar usina de asfalto da AMEOSC

    img

    Está confirmada a instalação de uma usina de asfalto no Extremo Oeste catarinense. A informação é do prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan. De acordo com ele, esta é uma demanda dos 19 municípios pertencentes à AMEOSC (Associação dos Municípios do Extremo Oeste Catarinense), que será atendida. O Ministério da Integração Nacional confirmou o repasse de R$ 4,5 milhões ao Município de São Miguel do Oeste, que será o responsável por adquirir os equipamentos necessários para implantação da usina, que terá, ainda, dois conjuntos de máquinas itinerantes para prestação dos serviços. O valor já foi empenhado.

    Trevisan relata que o local da usina ainda não está definido, mas deverá ser em uma área centralizada da região, para facilitar o acesso de todos os municípios beneficiados. “A estimativa é de que a implantação da usina resulte em uma economia superior a 50% no valor do asfalto que é praticado atualmente”, salienta.

    Wilson Trevisan destaca que foram várias idas a Brasília para articular a liberação dos recursos, e o trabalho foi coordenado pela AMEOSC e CONDER (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional), sob a liderança, principalmente, dos prefeitos Claudio Junior Weschenfelder (Guarujá do Sul), Jorge Welter (Itapiranga) e Genésio Bressiani (Belmonte).

    O prefeito de São Miguel do Oeste disse que a forma mais ágil encontrada para viabilização deste projeto foi o repasse financeiro para o município-sede da AMEOSC. Após a implantação da usina e compra dos equipamentos, será feita a doação para a Associação, que irá gerir os trabalhos.

    02/01/2018 Leia...

    -

  • HOSPITAL REGIONAL

    img

    Repasse de R$ 2,3 milhões já foi feito ao Instituto Santé, que deve estruturar o setor em até 90 dias

    O ano de 2018 começa com uma excelente notícia para a população de São Miguel do Oeste e região. Os recursos necessários para equipar o setor de Oncologia do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, estão assegurados. A conquista se concretizou depois uma forte articulação política do prefeito, Wilson Trevisan, e do deputado estadual, Gelson Gerísio. O valor total de R$ 2.357.273,55 foi repassado pelo Fundo Estadual de Saúde ao Instituto Santé, responsável pela gestão da unidade hospitalar.

    Trevisan lembra que na última vinda do então secretário estadual de Saúde, Vicente Caropreso, a São Miguel do Oeste, ele declarou que não havia previsão de ser feito o repasse ao Hospital, e que a única forma de reverter o quadro era por meio de uma articulação política. E foi exatamente isso que o prefeito buscou, já nos dias seguintes, em sua ida a Florianópolis, quando expôs a situação e pediu apoio parlamentar.

    “O deputado Merísio tem sido um grande parceiro de São Miguel do Oeste. Ainda no ano passado, enquanto secretário regional, conseguimos por meio dele a liberação de R$ 3 milhões para investir em obras e manutenção de estradas em nossa cidade. Agora, ele tornou possível mais este importante repasse, que vai impactar diretamente na vida de muitas pessoas aqui da região, que hoje precisam fazer viagens longas e difíceis para tratar de sua saúde”, comenta Wilson Trevisan.

    Com este repasse financeiro, o Instituto Santé tem, agora, o prazo de 90 dias para adquirir os equipamentos necessários e estruturar o setor de Oncologia no Hospital Regional, com a contratação de profissionais e outros detalhes. Neste período, Trevisan e Merísio irão continuar a articulação, a fim de que seja efetuado um aditivo de contrato com o Instituto Santé, para custeio do novo serviço que será prestado em São Miguel do Oeste.

    02/01/2018 Leia...

    -

  • Morador do Bairro São Luiz ganha carro 0KM na Campanha de Prêmios da CDL

    img

    A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste realizou na noite desta sexta-feira, 29, na Área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel, o sorteio de prêmios da Campanha de final de ano da CDL

    A campanha deste ano em comemoração aos 44 anos da instituição colocou um número expressivo no número de prêmios, 44 totalizando mais de R$50 mil em prêmiação.

    O consumidor que comprou no comércio local, nas empresas participantes, teve a chance de ganhar 43 vales-compras e um carro UP 0 KM.

    O prêmio principal da campanha, o carro 0KM saiu para Alexssandro Hoffmann morador do Bairro São Luiz, São Miguel do Oeste; Segundo a Presidente da CDL, Solani Balbinot, a entrega do veículo deve acontecer na próxima quarta-feira, 03.

    30/12/2017 Leia...

    -

  • Vereador encontra esposa morta na piscina de madrugada

    img

    Terezinha Ribeiro de Freitas, 70 anos, teria tropeçado na calçada e caído na piscina, mas a polícia vai investigar o caso

    Iporã do Oeste

     

    Terezinha Ribeiro de Freitas, 70 anos, esposa do vereador de Iporã do Oeste Mário Ribeiro de Freitas, foi encontrada morta na piscina da casa pelo marido, por volta das 04h da madrugada de ontem, quarta-feira, 20. A família reside na Linha Aparecida, interior de Iporã do Oeste.

    Conforme o marido da vítima, a mulher tinha como hábito levantar de manhã bem cedo para fazer um lanche. Na madrugada de quarta, ela levantou enquanto Mário foi ligar os aeradores do açude.

    O marido retornou e foi se deitar novamente, enquanto ela fazia o lanche. Quando ele levantou um tempo depois, não encontrou a esposa, que após buscas, foi localizada na piscina da residência.

    Terezinha estava em tratamento de saúde e o marido acredita que ela tenha tropeçado na calçada e caído na piscina. Os bombeiros foram acionados, mas quando chegaram ao local à mulher já estava sem os sinais vitais. O Instituto Geral de Perícias (IGP) e as polícias Militar e Civil estiveram no local e vão apurar as causas da morte.

     

    30/12/2017 Leia...

    -

  • Acidente deixa três mortos e dois gravemente feridos na BR-282

    img

    Os bombeiros de Chapecó foram chamados pouco após as 3h da madrugada deste sábado para atender o acidente na BR 282, em Sede Figueira, em Chapecó, envolvendo um Fox de Pinhalzinho, e um Clio com placas de Chapecó.

    Segundo informações o Fox de Pinhalzinho era ocupado por quatro pessoas, sendo que o motorista Leodir Favaretto e a esposa, Neiva, morrem no local. Um dos caroneiros foi encontrado já fora do carro. O outro, identificado como Mateus Favaretto, estava preso nas ferragens do automóvel, com várias fraturas pelo corpo e inconsciente. As vítimas que faleceram seriam pais do rapaz, que estavam se deslocando para o litoral para festas de final de ano.

    Já no Clio estava apenas o motorista, morador da localidade onde houve o acidente, que morreu no local.

    Os dois feridos foram levados para o hospital pelo Samu. A Polícia Rodoviária Federal e o IGP também estiveram no local para levantamento da ocorrência e remoção dos corpos.

    30/12/2017 Leia...

    -

  • Sondagem mostra que Bolsonaro é o preferido dos eleitores brasileiros que moram nos EUA

    img

    Depois aparecem Marina Silva, Alckmin e Lula vêm na sequência

    Sondagem realizada pela consultoria Ideia Big Data mostra que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) está em primeiro lugar na preferência do eleitorado brasileiro que mora nos Estados Unidos. Dos entrevistados, 32% disseram que votariam nele. Bolsonaro é seguido por Marina Silva (12%), Alckmin (11%), Lula (9%) e Joaquim Barbosa (8%). Há mais de 100 mil eleitores por lá.

    29/12/2017 Leia...

    -

  • Inaugurado Centro Empresarial em Itapiranga

    img


    Conforme a Secretária de Industria, Comércio e Prestação de Serviço, Carlise Werlang, o espaço da rodoviária de Itapiranga abriga, a partir de hoje, diversos outros setores.

    Além dos guichês para venda de passagens de ônibus, as alterações possibilitaram local para a feira livre municipal, departamento da indústria, comercio e prestação de serviços, departamento de turismo, sala do empreendedor, SINE, JUCESC e o centro de atendimento ao turista.

    Também no local ficará situado a ACAPLAI – Associação dos artesãos plásticos de Itapiranga.


    Diversas autoridades se fizeram presentes no evento desta quarta-feira.

    Conforme a Secretária de Industria, Comércio e Prestação de Serviço, Carlise Werlang, o espaço da rodoviária de Itapiranga abriga, a partir de hoje, diversos outros setores.

    Além dos guichês para venda de passagens de ônibus, as alterações possibilitaram local para a feira livre municipal, departamento da indústria, comercio e prestação de serviços, departamento de turismo, sala do empreendedor, SINE, JUCESC e o centro de atendimento ao turista.

    Também no local ficará situado a ACAPLAI – Associação dos artesãos plásticos de Itapiranga.

    Diversas autoridades se fizeram presentes no evento desta quarta-feira.

     

    29/12/2017 Leia...

    -

  • ESKUDLARK MARCA SEU MANDATO PELO TRABALHO VOLTADO À SAÚDE E SEGURANÇA

    img

    Atuação do deputado fortalece o diálogo com as bases, a presença constante nos municípios e ações voltadas a segurança, saúde e infraestrutura.

     

    Foram centenas de quilômetros percorridos durante o ano de 2017 para estar presente em praticamente todos os municípios de Santa Catarina. A experiência do deputado Mauricio Eskudlark (PR) nos seus mais de 30 anos como delegado de polícia, mantendo um diálogo e cultivando amizades o tornou um parlamentar próximo ao cidadão.

     

    O parlamentar que é o atual líder do Partido da República na Assembleia Legislativa, está no seu terceiro mandato, e no início do ano foi eleito para a mesa diretora, assumindo como 4º secretário, sendo o único representante da região Oeste na mesa.

     

    Com uma atuação pautada na defesa dos municípios, o deputado buscou fortalecer setores primordiais como a saúde, agindo na cobrança de recursos públicos para ampliar as especialidades no interior e o fortalecimento dos hospitais de médio, pequeno porte e comunitários. A luta pela implantação dos setores de oncologia dos hospitais do Extremo Oeste e Alto Vale foram bandeiras levantadas.

     

    Já a segurança, setor bem conhecido pelo deputado que já atuou como delegado geral de polícia, foi tema de debates semanais, principalmente saindo em defesa dos excedentes dos concursos da área da segurança, pedidos de aumento de efetivo, melhorias na infraestrutura dos setores da segurança pública. Além da defesa no plenário e debate com as entidades de classe, foram apresentados projetos de valorização dos servidores, com a implantação da promoção automática dos policiais civis e o fim do chamado pedágio, quando os policiais ficavam de sobreaviso, mas não recebiam estas horas extras.

     

    No setor de infraestrutura o parlamentar foi um crítico à situação calamitosa em que se encontram as rodovias estaduais e federais em Santa Catarina, sendo tema de audiências, ped

    28/12/2017 Leia...

    -

Anúncios

receba o impresso no e-mail em pdf