Últimas

  • Militância de esquerda desapontada


    A gota d’água foi a desastrosa viagem para Porto Alegre na semana passada. Os dirigentes de esquerda prometeram parar a cidade e vergar a Justiça Federal, além de encaminhar um novo mandato para o ex presidente Luiz Inácio, o Lula. Nem uma nem outra. No acampamento em uma quiçaça, a militância montou as barracas, logomarca do MST e acomodaram os menos de três mil simpatizantes que nada somaram para a absolvição de Lula.

                                                                                                         

                                                                                                     Condenado na “ditadura” e na Democracia

    Lula acabou sendo derrotado, em segunda instância, por unanimidade: 3 a 0. Sua pena foi aumentada de nove anos e meio em regime fechado para doze anos e um mês. É a pior derrota judicial da esquerda em toda sua história. A Lei da Ficha Limpa, sancionada pelo próprio Lula, é clara: nenhum condenado em segunda instância pode disputar eleições durante oito anos. O fato de os três juízes terem aumentado sua pena de modo unânime mostra que eles entenderam que a visão da sociedade brasileira sobre corrupção mudou definitivamente. A era esquerdopata está com os dias contados.

    Se eu fosse Michel Temer (PMDB), Aécio Neves (PSDB) ou algum outro corrupto menos notório, não gastaria um segundo comemorando.  Não terão foro privilegiado em 2019 caso não sejam reeleitos este ano (e tudo indica que não serão). Até agora, o STF tem protegido políticos como Aécio e Gleisi Hoffmann (PT), entre tantos outros. Paulo Maluf (PP) foi exceção.

                                                                                               

                                                                                            Contracheque que extrapola a razoabilidade

    Porém, Lula não deve estar preocupado. Se trinta dias de cadeia no período militar renderam o pomposo contracheque acima, imaginem o quanto será o de 12 anos e um mês? Ele não é o único agraciado no período. Também FHC, Dilma, Zé Dirceu, enfim, todos os que lutaram contra a “ditadura” foram contemplados. Então, senhores e senhoras militantes de esquerda, quiçá, num futuro próximo, os que lutaram contra a justiça também serão contemplados. Mas isso, repito, é a mesma coisa que um porco sonhar com uma lavoura de milho.

                                                                                                            

                                                                                                Advogados de Lula dormem em vez de defender o ilustre réu

     

     

    02/02/2018 Leia...

    -

  • Prefeito recebe visita de Deputado Federal

    img

    Na última quarta feira dia 31 de janeiro esteve em Iporã do Oeste o Deputado Federal Ronaldo Benedet. O Parlamentar foi recebido pelo Prefeito Lúcio Mallmann, em seu
    gabinete, e depois houve reunião com a equipe administrativa do Goerno Municipal e Vereadores. O Prefeito fez questão de mostrar para o Deputado a estação de tratamento de água da CASAN em Linha Pirapó, assim como os reservatórios de água na cidade, para deixar Benedet ciente da crítica situação que o município enfrenta com a constante falta de água para a população. Na reunião, Lúcio Mallmann aproveitou para agradecer todo o empenho e auxílio que Ronaldo Benedet já prestou para Iporã com destaque para recursos já liberados de 190 mil reais para a saúde e 500 mil reais para drenagem pluvial e ainda um compromisso de liberar e empenhar 250 mil reais para a construção de pontes.

    02/02/2018 Leia...

    -

  • Primeira sessão do ano tem aprovação de requerimento e posse de suplente

    img

    Carlos Roberto Agostini assumiu vaga de Cássio da Silva, do PMDB. Já o requerimento solicitando realização de audiência pública foi proposto por Everaldo Di Berti (PSD)

    A Câmara de São Miguel do Oeste realizou nesta quinta-feira (1º) a primeira sessão ordinária do ano de 2018. A sessão marcou a volta dos vereadores do recesso parlamentar, que ocorre durante o mês de janeiro, teve votação de requerimento e também a posse de um suplente.

    Na sessão foi aprovado um requerimento de Everaldo Di Berti (PSD) solicitando a realização de uma audiência pública para debater as diversas formas de violência contra a criança e o adolescente. Conforme a justificativa do pedido, essa audiência busca sensibilizar a população para a necessidade de implementar ações de combate a toda forma de violência contra crianças e adolescentes, seja no âmbito familiar ou na sociedade. O pedido foi aprovado por unanimidade e a audiência será marcada posteriormente.

    POSSE DE SUPLENTE

    Na sessão também foi dada posse ao suplente Carlos Roberto Agostini, do PMDB, que ocupará a vaga do vereador Cássio da Silva, em licença durante o mês de fevereiro. Candidato pela primeira vez nas eleições de 2016, Carlos Agostini fez 544 votos, ficando primeiro suplente de sua chapa. O vereador em exercício é empresário do ramo metalmecânico. Ele afirmou que pretende neste mês trabalhar em prol do município, “analisando os projetos em andamento e votando da melhor forma possível para o bem do município”. Conforme Agostini, “só através da política que é possível mudar o país”.

    No início da sessão cada vereador presente pôde se manifestar por cerca de cinco minutos, oportunidade em que falaram sobre temas diversos, como a expectativa de trabalho para este ano ou mesmo uma avaliação do ano que passou. Também participou da sessão o prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, que se manifestou sobre sua gestão à frente da Administração Municipal e falou de alguns planos para o município para os próximos meses. A sessão pode ser ouvida na íntegra no site do Legislativo (www.saomigueldooeste.sc.leg.br), na aba Áudio das Sessões.

    A próxima sessão da Câmara será realizada no dia 6 de fevereiro, às 20h.


     

    02/02/2018 Leia...

    -

  • Entrega foi feita aos diretores, na tarde desta quinta-feira

    img

    A Secretaria de Educação realizou na tarde desta quinta-feira (1º), a segunda reunião da semana com os diretores de unidades escolares do Município. A primeira foi ainda na segunda-feira (29), com a presença do prefeito, Wilson Trevisan, e serviu para traçar as diretrizes iniciais do ano letivo e expor o calendário escolar.

    Nesta quinta, o secretário de Gestão de Pessoas e Transparência, Paulo Drumm, esclareceu situações técnicas e operacionais com as quais os diretores trabalharão no dia-a-dia. A secretária de Educação, Rosani Pelissari, fez a entrega de 30 novos notebooks adquiridos pela Secretaria. Cada escola foi contemplada com pelo menos um aparelho, que ficará à disposição das secretarias dos educandários. Segundo Rosani, a intenção é adquirir também projetores multimídia no decorrer deste ano, para auxiliar no processo pedagógico.

    Também nesta quinta-feira (1º), os professores, coordenadores pedagógicos e auxiliares de creche efetivos retornaram às escolas. Na manhã de hoje (02), no Salão Nobre da Prefeitura, iniciou a escolha de vagas para ACTs (Admitidos em Caráter Temporário). Na próxima semana, as escolas receberão um novo material pedagógico. As aulas iniciam dia 19 de fevereiro.

     

     

    02/02/2018 Leia...

    -

  • Novos profissionais da educação tomam posse nesta quinta-feira, 1º, em São Miguel do Oeste

    img

    Sete profissionais da educação tomaram posse nesta quinta-feira, 1, durante reunião dos diretores realizada pela Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste. Os professores e demais cargos da área administrativa foram aprovados no concurso público realizado em 2017 pela Secretaria de Estado da Educação. Ao todo, são cerca de 1.000 profissionais no Estado.

     

    “Esses novos ingressantes chegam para contribuir com o trabalho já realizado pelos cerca de 20 mil profissionais efetivos da educação. Este é o segundo concurso que realizamos em menos de 6 anos com a chamada de mais de 5 mil profissionais. Estamos efetivando com muita responsabilidade para atender as demandas, mas pensando a longo prazo olhando os números”, destaca a secretária de Estado da Educação em exercício, Elza Marina Moretto.

     

    O gerente de Educação, Moacir Martello, lembra que esta é a primeira chamada do concurso público que tem validade por 2 anos, sendo prorrogável por mais 2. “Mais profissionais devem ser chamados nos próximos anos, conforme a necessidade de cada escola e a capacidade do Estado”, afirma.

     

    O secretário executivo da ADR São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli, destaca que para serem chamados, os professores passaram por um concurso. “Os melhores estão aqui. Precisamos pensar, querer e trabalhar para que nossas escolas também sejam as melhores”, finaliza.

     

    Confira a lista dos profissionais empossados:

    - Rosani Gladiador Lopes da Silva – Orientadora educacional - EEB Cecília Lotin de Barra Bonita

    - Ariele Eidt – Professora de língua portuguesa – EEB Guilherme Missen de São Miguel do Oeste

    - Simone Bedin - Assistente de educação - EEB Guilherme Missen de São Miguel do Oeste

    - Edinaldo Enoque da Silva Júnior – Professor de história - EEB Guilherme Missen de São Miguel do Oeste

    - Nádia Roberta Sturmer Zacaron – Professor de Geografia – EEB Hélio Wasun de Bandeirante

    - Daiana Todescatto - Supervisora escolar – EEB São João Batista de São Miguel do Oeste

    - Danieli Cristina Mentz – Professora de língua portuguesa - EEB Adolfo Silveira de Paraíso

    01/02/2018 Leia...

    -

  • Definida a programação de aniversário de São Miguel do Oeste

    img

    Atrações incluem corte de bolo, competições esportivas e apresentações culturais

    O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, reuniu todos os secretários, na manhã desta quarta-feira (31), em seu Gabinete, para definir detalhes da programação de aniversário do Município, que estará completando 64 anos de emancipação político-administrativa no próximo dia 15 de fevereiro.

    Entre os atrativos deste ano, estão a realização de Passeio Ciclístico, Festival de Vôlei de Areia, apresentações das oficinas musicais da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, Corrida Rústica, Exposição de Carros Antigos, show com Os Forasteiros, 3ª Copa São Miguel de Futsal, 20º São Miguel Tchê e show “O Sul em Melodias”, com o Trio Seiferts, de São Joaquim/SC. O ponto alto da programação será o corte de um bolo, que será servido gratuitamente à população, na noite de aniversário, na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel.

    De acordo com Trevisan, a programação está sendo coordenada pela Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, com o apoio e envolvimento de todas as outras secretarias municipais. “Nossa intenção é presentear a população de São Miguel do Oeste, que é a responsável por estes 64 anos de história”, salienta.

     

    Programação alusiva aos 64 anos de emancipação político-administrativa de São Miguel do Oeste

    15 de Fevereiro

    07h30 – Passeio Ciclístico (largada na praça Walnir Bottaro Daniel)

    13h30 – Finais do Festival de Vôlei de Areia (cinco categorias)

    Local: quadra de areia da Praça Belarmino Annoni

    - Durante a tarde, haverá brinquedos para as crianças.

    19h30

    ·       Entrega da Premiação do Festival de Vôlei de Areia

    ·       Apresentações das Oficinas Musicais da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo

    20h – Abertura

    20h30 – Corte do Bolo de 64 metros

    21h30 – Show O Sul em Melodias, com o Trio Seiferts de São Joaquim/SC (música gauchesca instrumental)

    Local: Praça Walnir Bottaro Daniel

    18 de Fevereiro

    Corrida Rústica “Circuito das Estações 2018”

    08h – inscrições

    08h30 – largada

    Exposição de Carros Antigos

    Das 07h às 18h

    Show com Os Forasteiros

    15h às 17h

    Local: área coberta da Praça Walnir Bottaro DanieL

    16 a 18 de Fevereiro

    3ª Copa São Miguel de Futsal – categorias de base (sub14, sub16 e sub18)

    *participação de São Miguel do Oeste (Joni Gool), Pinhalzinho/SC, Carlos Barbosa/RS, CRC/Chapecó, AABB/Chapecó

    Local: Ginásio do Joni Gool

    01/02/2018 Leia...

    -

  • Educação reúne diretores para início do ano letivo

    img

    A Secretaria de Educação realizou uma reunião com os diretores de escolas e creches do Município, nesta segunda-feira (29). O encontro aconteceu no auditório da antiga Câmara de Vereadores, e foi conduzido pela secretária, Rosani Pelissari, e equipe gestora da pasta. O prefeito, Wilson Trevisan, também marcou presença, e deu as boas-vindas a todos. A reunião serviu para traçar as diretrizes iniciais do ano letivo, e expor o Calendário Escolar 2018 da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

    Trevisan conclamou os diretores a realizar um serviço de qualidade, com atitudes positivas e postura firme, sem perder o bom humor. “O diretor precisa ser uma referência, ir além da função pedagógica, e se inserir à comunidade”, salientou. O prefeito frisou ainda, que a Administração Municipal está investindo na valorização do Magistério, e na viabilização dos recursos necessários para melhoria do ensino.

    Rosani lembrou que as escolas municipais trabalharão com material pedagógico novo a partir deste ano. “Foi um investimento superior a R$ 1,2 milhão, em materiais que padronizarão o ensino em um nível muito bom, e que nos auxiliarão na elevação do IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”.

    Nesta quinta-feira (1º), os professores, coordenadores pedagógicos e auxiliares de creche efetivos retornam à escolas. Na sexta (02), a partir das 08h, será realizada a escolha de vagas para ACTs, no Salão Nobre da Prefeitura. As aulas iniciam no dia 19 de fevereiro.

     

    30/01/2018 Leia...

    -

  • Prefeito de Joinville Udo Döhler é pré-candidato ao governo de SC

    img


    Na sexta-feira, 02, termina o prazo para inscrições na prévia do PMDB para a vaga de candidato do partido ao governo do Estado. O modelo defendido pelo presidente estadual e pré-candidato Mauro Mariani foi aprovado pela executiva estadual na semana passada. Apontado como possível adversário, o prefeito joinvilense Udo Döhler voltou a criticar a forma de escolha da candidatura e disse que ainda não decidiu se aceita participar. Alega que “a prévia é fake” e “um abafa para os prefeitos”, que precisam renunciar em abril para disputar as eleições. Em entrevista ao Diario Catarinense, Döhler apresentou-se pela primeira vez como pré-candidato, defendeu que o próximo governo priorize a gestão e reduza estruturas para fazer frente às dívidas do Estado. Argumenta que os meses de fevereiro e março deveriam ser usados para construir uma aliança com outros partidos, preferencialmente PSD e PSDB, e não para a disputa interna. Leia a íntegra da conversa.

    Como senhor avalia as prévias do PMDB para o governo?

    Se em dado momento não tiver inscrições para a prévia, ela não acontece. Logo, ela é fake. Quem poderia se habilitar seriam os prefeitos do Estado. É pouco provável que o vice-governador (Eduardo Pinho Moreira) o faça, porque ele vai assumir o governo agora em fevereiro. Essa data (inscrição na sexta e votação em 17 de março) é um abafa para os prefeitos. A data (para renúncia) é em abril, logo em fevereiro e março os encaminhamentos podem acontecer. Nós defendemos o diálogo.

    O senhor avalia que essa prévia, com essas datas, foi um forma de emparedar sua pré-candidatura?

    Eu não sei se essa foi a intenção da prévia, mas é estranho ter uma leitura diversa dessa. Qual a contribuição que a prévia poderia trazer? Se não aparecerem inscritos, ela perde o sentido. Essa prévia é fake. Agora, o que mais estranha não é isso. É que ela inibe o diálogo. Temos uma data apenas para os prefeitos abrirem mão dos mandatos. Essa é a data. Temos aí um espaço de dois meses para instalar o diálogo. Nossa leitura é de que isso só pode ser salutar. A prévia vai fazer o quê? Vai delegar a um candidato o que fazer. Se esse diálogo não for bem sucedido nesse período, a chance é de não trazer nenhuma contribuição positiva.

    Como o senhor vê a pré-candidatura do deputado Mauro Mariani?

    É legítima, ele está correndo o Estado, ele é um parlamentar competente. Mas nossa leitura é de que o diálogo é essencial. Hoje, se nós formos para candidaturas puras, teríamos em princípio quatro candidatos: um do PSD, um do PMDB, um do PSDB e um do PT. O que aconteceria? Em uma semana, na passagem para o segundo turno, teria que se fazer uma composição. Isso é quase um exercício de feitiçaria. Se agora, com esse período todo antes da eleição, não é feita essa construção. Se a proposta for individual (chapas puras) a chance de uma boa solução é mínima. Agora, quando se instalar o diálogo, a chance de se buscar uma solução melhor é clara. Existe uma avaliação de que o senhor seria o candidato da aliança e Mariani seria o candidato do fim da aliança. Concorda?

    Deixa eu dizer com cuidado o seguinte: hoje não faz nenhum sentido dizer “eu quero ser candidato a governador”. Hoje o que faz sentido é examinar a proposta que leva alguém a querer assumir o governo do Estado. Até agora, por falta de diálogo, nós não ouvimos ninguém falar nada a respeito. Quando muito, um candidato diz “olha, a prioridade é segurança”. Como se segurança fosse mais importante do que educação, saúde e que tais. Isso frustra. Sabemos que a situação financeira do Estado não é tão confortável assim. Só essa já seria uma questão suficiente para ser levantada: o que fazer sobre isso nesses quatro anos? Quando chegamos à prefeitura de Joinville, em 2013, encontramos um passivo que nos incomodou muito. Tivemos que fazer uma adequação da dívida ao longo de quatro anos e liquidamos todo esse passivo. Hoje o município é solvente, está com seus compromissos praticamente em dia, tem atrasos de 90 a 120 dias que são normais no serviço público. Isso nos dá um relativo conforto. Temos um fluxo de caixa que administramos diariamente e nos permitiu calibrar no dia a dia para lá na frente não termos surpresas. Como conseguimos fazer isso hoje? Porque limpamos o passado. O que fazer com esse passivo de R$ 1 bilhão na saúde (do Estado), por exemplo? E aparentemente não está ali o grande problema, existem outros, como os precatórios. Questões que não são discutidas, o que fazer para deixar o Estado em uma situação financeira mais confortável. O diálogo permite essa abertura. Então, não faz nenhum sentido dizer “quero ser candidato”. Quem vai decidir isso é o partido na busca de uma coligação e na minha leitura a tríplice aliança é um bom caminho. Se não for esse, uma outra solução seria encontrada. Mas não é na prévia que vamos achar solução. A prévia fortalece a divisão?

    Vou ser um pouco mais cuidadoso. Ela dificulta a unidade.

    Mas existe uma data para inscrições à prévia, que se encerra sexta-feira. O senhor já decidiu se participa?

    Neste dia estarei em Florianópolis para assistir a posse do desembargador Rodrigo Collaço na presidência do Tribunal de Justiça.

    Mas o senhor decidiu se inscrever?

    Essa decisão vou tomar até o dia 2.

    O senhor achar que o tema a ser discutido na campanha eleitoral é o passivo do Estado?

    Não só o passivo. A gestão como um todo. Eu citei o passivo porque ele mostra um desconforto importante. Esse R$ 1 bilhão incomoda porque bate na saúde. Isso preciso ser equacionado. A gestão como um todo pode passar por uma revisão. Nós fizemos isso em Joinville. Eliminamos as secretarias regionais, que viraram subprefeituras, reduzimos secretarias, acabamos com toda a administração indireta. Não existem mais fundações, tínhamos uma porção delas aqui. Isso permitiu que nossa situação ficasse mais confortável. Lembro que nos primeiros anos da gestão eu ficava angustiado pensando se ia conseguir pagar o salário no final do ano. Era um pesadelo. Isso hoje desapareceu porque solucionamos o problema com gestão.

    Podemos perceber que desejo de disputar o governo o senhor tem…

    Nós estamos à disposição para ajudar o Estado de Santa Catarina. A busca para ser governador não faz sentido nenhum. Fui eleito prefeito em 2012, não tinha trânsito político nenhum, tinha aqui outras cinco candidaturas que trabalhavam fortemente. Agora em 2016 foram oito candidatos no primeiro turno e todos se posicionaram contra nossa candidatura. Isso é um voto de confiança da população que eu não posso frustrar. Joinville terá que ser ouvida na sucessão estadual. Não faz sentido dizer “estou fora”. Estamos mantendo nosso posicionamento para ajudar o Estado. Para ser candidato, o senhor precisa derrubar os caciques dentro e fora do PMDB?

    Vamos nos ater à tríplice que nós defendemos e que para muitos já teria naufragado. Nós sabemos que ela enfraqueceu. O próprio governo vota contra si mesmo na Assembleia Legislativa, vota aumento de despesa. Agora, se não se construir uma coligação, tanto faz essa da tríplice aliança ou um entendimento que fique fora do que nós achamos que deve ser a melhor, isso poderia causar prejuízos grandes ao Estado. Temos vivido algumas simulações em que um candidato que se coloca há temos como ao governo pode acabar vice de outro. Isso não faz sentido. Isso nos deixa desconfortável, a falta de disposição para o diálogo. Se não houver diálogo, a chance de o Estado perder é iminente.

    30/01/2018 Leia...

    -

  • Casa cheia na prestação de contas do deputado federal Celso Maldaner

    img

    O evento, que já é tradicional no calendário anual dos emedebistas, contou com a presença da Cúpula Estadual

    Neste sábado (27), o deputado federal Celso Maldaner realizou um grande encontro de prestação de contas do seu trabalho referente o ano de 2017 para mais de 800 lideranças emedebistas , além da presença dos lideres estaduais – Mauro Mariani – Presidente do partido, Eduardo Pinho Moreira, governador em exercício, Casildo Maldaner, e dos deputados estaduais Mauro de Nadal, Valdir Cobalchini, Moacir Sopelsa – Secretário de Agricultura, e também João Carlos Grando – diretor do Badesc.  O evento ocorreu no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Juca Ruivo, e teve o objetivo de reforçar a união partidária e os laços de admiração, respeito e cooperação entre as lideranças do MDB.

     

    Em seu terceiro mandato, Maldaner é conhecido como um dos parlamentares catarinenses mais atuantes, sobretudo na captação de recursos para os municípios catarinenses através das emendas parlamentares angariadas junto à União e recursos extras em Ministérios.

    Para o deputado, o momento foi de comemorar, agradecer e prestar contas do excelente resultado de trabalho realizado. O parlamentar empenhou mais de R$ 51 milhões em recursos individuais, de bancada e extras, e registrou o pagamento de mais de R$ 33 milhões que estavam pendentes desde o ano de 2009. “Foi um inédito na captação e liberação de recursos. Ter sido o campeão em liberação de recursos para os municípios catarinenses e ocupar a sétima colocação do Brasil na liberação de verbas segundo o Portal do Planejamento ultrapassando R$ 50 milhões me dá muito orgulho mas também me motiva ainda mais a continuar este trabalho. Já fui prefeito, conheço a realidade das administrações municipais e é lá que as demandas acontecem. As emendas são um meio de descentralizar os recursos de Brasília para os municípios que produzem a riqueza do Brasil e estou feliz com os resultados obtidos”, comemorou o deputado.

     

    Ao avaliar o evento, Maldaner disse que é suspeito em falar, mas está satisfeito no que viu. “Todas as lideranças em que convidei estiveram presentes e os que não puderam vir tiveram uma boa justificativa. Registramos a presença de prefeitos, vices, vereadores, ex-prefeitos, presidentes de partido, líderes municipais, filiados, jovens, mulheres e simpatizantes do nosso trabalho das regionais de Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Itapiranga, Maravilha, Palmitos, Quilombo, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Seara, Joaçaba, Campos Novos,  Caçador, Videira, Curitibanos, Lages. Preparamos 700 lugares, e este numero aumentou, precisamos disponibilizar mais lugares. Eu acredito que foi muito valido e claro a presença das lideranças estaduais foi para coroar de êxito o nosso encontro” avalia.

    29/01/2018 Leia...

    -

  • Chuvas provocam estrago nas estradas do Município

    img

    As fortes chuvas dos últimos dias têm provocado grandes danos nas estradas dos bairros e do interior de São Miguel do Oeste. A informação é do secretário Vilmar Bonora, que está preocupado com os dias chuvosos das últimas semanas, o que tem dificultado a continuidade dos trabalhos das equipes da Secretaria Municipal de Obras.

    “Está complicada a situação, pois as equipes realizam o serviço num dia e, com as chuvas fortes, há a necessidade de refação de todo o trabalho. Levaremos um tempo maior para a recuperação de toda a malha viária do município, mas estamos com todas as equipes na rua”, explicou Bonora.

    Bonora ressalta que hoje as equipes seguem executando os serviços mais urgentes, pois os locais estão muito molhados, o que prejudica o acesso das máquinas e caminhões. A equipe pede a compreensão da população, no sentido de aguardar o cronograma que será cumprido após o atendimento dos pedidos mais urgentes.

    29/01/2018 Leia...

    -

  • Eduardo Moreira destaca obras do acesso ao aeroporto de Florianópolis e nova aeronave para o Saer de Criciúma

    img

    O governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, participou da gravação de entrevista semanal para o programa Com a Palavra, o Governador. Na edição desta sexta-feira,26, os destaques foram as obras do novo acesso ao Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, a entrega de nova aeronave para o serviço aeropolicial do Sul do Estado e o piso do mínimo regional em Santa Catarina. Eduardo Moreira também falou da importância da missão liderada pelo governador Raimundo Colombo nos EUA com destaque para as ações de promoção da Defesa Civil no estado.

    Eduardo Moreira abriu a entrevista destacando a liberação da licença ambiental para a continuidade das obras do novo acesso ao aeroporto de Florianópolis. O governador em exercício salientou que o documento autoriza o Estado a licitar a última etapa das obras. A empresa Floripa Airport, que faz parte do grupo suíço Zürich Airport, que tem a concessão do aeroporto, já iniciou as melhorias e a construção de um novo terminal de passageiros no Aeroporto Hercílio Luz.

    29/01/2018 Leia...

    -

  • ADR Itapiranga organiza segunda chamada e chamada pública com a disponibilização de mais de 75 vagas para professores ACTs

    img


    Gerência regional de educação da ADR Itapiranga programa datas para a segunda chamada e chamada pública de professores admitidos em caráter temporário (ACTs). Os professores interessados e aptos devem comparecer no auditório da ADR no dia 1º de fevereiro no período da tarde e no dia 2 de fevereiro pela manhã e a tarde. O Governo do Estado está oportunizando mais de 75 vagas para professores ACTs da região.  Conforme o supervisor de gestão de pessoas da ADR, Isidoro Melz, no dia 29 de janeiro vai ocorrer a publicação do edital de chamada pública para ocupação das vagas remanescentes. Segundo ele, essas informações igualmente estarão acessíveis na página da Secretaria de Estado da Educação (SED) - www.sed.sc.gov.br e no Diário Oficial de SC. Isidoro acrescenta que, o cronograma igualmente estará sendo divulgado nos primeiros dias.    Estima-se que mais 700 professores ACTs da região estejam aptos e devam comparecer até a ADR Itapiranga para participar do processo de escolha. As vagas estão sendo disponibilizadas para as 15 escolas estaduais da regional de Itapiranga. De 22 a 26 de janeiro a ADR já havia oportunizado o processo de escolha da primeira chamada 

    26/01/2018 Leia...

    -

  • Oficinas do CAPS já estão abertas

    img

    As atividades e oficinas do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Microrregional, já estão abertas. E para marcar o início dos trabalhos a coordenadoria da unidade promoveu, na última quinta-feira (25), um momento especial com os pacientes que atualmente somam aproximadamente 100 usuários. A chefe de gabinete Cristina Pagliochi, participou da reabertura das atividades e promoveu uma dinâmica motivacional com os pacientes, que teve o intuito de encorajá-los a buscar sempre pelo melhor, a ter mais autoconhecimento e elevar e manter autoestima e motivação para conquistar a autorrealização na vida pessoal e profissional. A unidade especializada em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente, oferece um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médico psiquiatra, assistente social, psicóloga, enfermeira, técnico de enfermagem, educador físico, pedagogo, artesã e outros. O CAPS que faz parte do Consórcio da Região do Rio Sargento de Integração Municipal (Cresim), atende os pacientes dos municípios de Anchieta, São Bernardino e Saltinho. O Centro está localizado na Avenida Bandeirantes, 1442, centro, próximo ao CRAS. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

    26/01/2018 Leia...

    -

  • Dalirio comemora recorde de inscritos no Concurso Brasileiro de Cervejas e reitera apoio ao setor

    img

    O senador Dalirio Beber (PSDB-SC) comemorou nesta quinta-feira, 25, adivulgação do recorde de inscritos no Concurso Brasileiro de Cervejas,
    realizado em Blumenau, Santa Catarina. Em 2018 serão 2.906 rótulos participantes, um acréscimo de 43% com relação ao ano passado, com 2.034 inscritos (que foram 38% a mais do que 2016). Comparado ao número da primeira edição, em 2013, quando 215 receitas diferentes foram inscritas, a adesão deste ano é mais de 10 vezes maior. O concurso chega a sua sexta edição e é considerado o maior da América Latina e o segundo maior do mundo, em número de cervejas participantes. Ele ocorre entre os dias 3 e 5 de março e antecede a programação do Festival Brasileiro da Cerveja, que acontece de 7 a 10 de março, no Parque Vila Germânica. Para o senador Dalirio, o fato, além de incrementar o turismo e a economia de toda a região, também credencia ainda mais a cidade, como a Capital Nacional da Cerveja. “Vários países estão inscritos, trazendo suas cervejas para serem avaliadas por um grupo altamente qualificado de jurados nacionais e internacionais. Isso ratifica o título que a cidade de Blumenau conquistou no ano passado, de Capital Nacional da Cerveja. Além de incrementar o turismo e economia de toda a região, já que, paralelamente aos eventos do município, outras
    cidades da região, também promovem eventos semelhantes, como a Festa Pomerana, que encerrou no último dia 21, repetindo o sucesso de anos
    anteriores”, destacou o senador. A Capital Nacional da Cerveja, conhecida também pela realização da segunda maior Oktoberfest do mundo, sedia ainda a Sommerfest, que termina amanhã, 26. “São eventos de altíssima qualidade, que divulgam nossa cidade e o estado de Santa Catarina para o Brasil e para o mundo”, completou o senador.

    Apoio ao setor

    No Senado Federal, Dalirio é um defensor do setor, tendo atuado fortemente para que as microcervejarias fossem incluídas no regime diferenciado do SIMPLES.  O Simples não é renúncia fiscal, é direito da micro e pequena empresa. Este reconhecimento por parte do governo federal, ao sancionar a Lei no ano passado, que valerá a partir deste ano, demonstrou sensibilidade, porque valorizou as peculiaridades regionais destes setores, que fortalecem o turismo, além de incrementar toda a economia. A inclusão das microcervejarias vai proporcionar que muitas delas entrem na formalidade,
    e de forma concreta se estruturem, gerando ainda mais oportunidades de empregos”, destacou o senador, que reiterou também seu apoio à
    Abracerva - Associação Brasileira das Cervejarias Artesanais seu total apoio ao setor microcervejeiro.

    25/01/2018 Leia...

    -

  • Prefeito Odilson reafirma parceira com a SERB da chapecoense

    img

    O Prefeito Odilson Lima, recebeu na manhã desta quinta-feira (25), em seu gabinete, a presidente da Sociedade Esportiva de Base (SERB) chapecoense, Lúcia Massetto e o coordenador da Dass, Unidade de Campo Erê, Cleiton Schwendler, para tratar do apoio da Prefeitura na implantação da nova sede da escolinha de base.

    O objetivo desta parceria é fomentar a prática esportiva no município, por entender a relevância deste projeto social para a cidade e região. Implantação completa da sede está prevista para ser concluída ainda no primeiro semestre, de acordo com a presidente da SERB.

    No projeto está previsto um campo de futebol e uma quadra de futebol society em grama sintética, uma quadra de areia e bosque. A nova sede da escolinha da Chapecoense, será na Avenida Astor Schoeninger, Chácara nº 67, Fazenda Primavera. O espaço foi doado como concessão de uso pela Grupo DASS, empresa do ramo têxtil e principal geradora de empregos no município.  

    Este apoio da Prefeitura, na realização de serviços de infraestrutura foi firmado por meio de convênio em 2017, tendo a vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período. Ao reafirmar o apoio a SERB prefeito Odilson Lima, destacou que essa parceria é de extrema importância para o município, pois além de promover a prática esportiva e formar atletas, atrai crianças e adolescentes de mais oito cidades, além de fortalecer a entidade esportiva na região.

    O polo da SERB em Campo Erê abrange Palma Sola, Saltinho, São Bernardino, Anchieta, Guaraciaba e no estado do Paraná Bom Jesus do Sul e Salgado Filho.

    25/01/2018 Leia...

    -

  • Saúde e Yoga na Praça é o novo projeto da Secretaria de Saúde

    img

    Atividades serão mensais, na praça central

    A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste firmou nesta semana uma parceria com o Espaço Surya Yoga, para o desenvolvimento do projeto “Saúde e Yoga na Praça”. A intenção, segundo o secretário Leonir Caron, é oportunizar momentos de lazer que trabalhem o desenvolvimento integral e a qualidade de vida das pessoas. O projeto inicia no dia 04 de fevereiro, das 9h30min às 10h30min, na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel, sem custos para a Prefeitura e usuários. Os interessados devem ir à praça no dia da aula ou buscar informações no posto de saúde mais próximo de sua residência.
    “Este é um projeto inédito e acontecerá mensalmente. Teremos duas instrutoras
    nas aulas, que irão trabalhar exercícios de postura, técnicas para a integração da alma
    entre o mundo exterior e o universo, com desenvolvimento do corpo, energia, emoções,
    pensamentos e intuição”, concluiu Caron.

    25/01/2018 Leia...

    -

  • Jovem da região morre após ser diagnosticada com Síndrome de Guillain-Barré

    img

    Faleceu na noite desta quarta-feira, 24, a jovem Raquel Herbert de apenas 17 anos. Ela estava internada no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso desde as últimas semanas após ser diagnóstica com Síndrome de Guillain-Barré.

    Raquel era conhecida na região pela sua atuação no basquete de São Miguel do Oeste. Ela integrava a Associação de Basquete da cidade na categoria Sub-17.

    Há exatamente uma semana a Abasmo havia publicado em sua página na internet que a jovem estava internada com coma induzido para obter um melhor no resultado em seu tratamento, visto que a medicação que Raquel estava recebendo era extremamente forte.

    Ainda na publicação, a Abasmo reiterava que a atleta estava respondendo de forma positiva ao tratamento.

    A Síndrome de Guillain-Barré é uma fraqueza muscular, a qual tem aparecimento súbito e é causado pelo ataque do sistema imunitário ao sistema nervoso periférico, sendo que seus sintomas inicias são dor ou alterações de sensibilidade e fraqueza muscular, afetando geralmente pés, mãos, braços e parte superior do corpo.

    O corpo de Raquel Herbert está sendo velado na Igreja Católica da Linha Caxias, interior de São Miguel do Oeste e o seu sepultamento está marcado para às 17h desta quinta-feira, 25.

    25/01/2018 Leia...

    -

  • Prefeitura lança processo seletivo para cadastro de reserva

    img

    Remuneração varia de R$ 954 até R$ 2.466,66 entre as 40 vagas distribuídas em mais de dez áreas

    A Prefeitura de Descanso abriu edital de processo seletivo 01/2018. São 40 vagas para formação de cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 954 até R$ 2.466,66. 0As vagas distribuídas em mais de dez áreas são para agentes comunitários de saúde, técnico em enfermagem, agente de combate a endemias, técnico de saúde bucal, auxiliar de saúde bucal, agente de secretaria, telefonista, orientador social, zelador, carpinteiro, pedreiro, auxiliar de serviços gerais, operador de equipamentos rodoviários, professores de Inglês, Geografia e História. Para os cargos com exigência de nível superior, a taxa é de R$ 80, nível médio por R$ 50 e ensino fundamental ao custo de R$ 40. As inscrições vão até 22 de fevereiro pelo site da Ameosc (www.ameosc.org.br). O candidato, que participar da prova, terá 20 questões de múltipla escolha ao envolver Língua Portuguesa, conhecimentos específicos e gerais. A prova objetiva será aplicada das 9h30 às 12h do dia 17 de março, nas dependências da Escola de Educação Básica Everardo Backheuser. A prática será no mesmo dia, às 13h, no Parque de Máquinas. A divulgação do resultado final será em 18 de abril. Mais detalhes do processo seletivo podem ser obtidos nos sites www.ameosc.org.br e www.descanso.sc.gov.br.

    23/01/2018 Leia...

    -

  • Prefeito em exercício de Guaraciaba realiza visitas em obras do município

    img

    O prefeito em exercício do município de Guaraciaba, Vandercir Dorigon, juntamente com a arquiteta Josiana De Maman, visitaram na última semana os serviços de calçamentos no Bairro Santa Terezinha. Segundo Dorigon, nesse primeiro momento duas ruas foram contempladas, sendo a Projetada A e Projetada B. Conforme Dorigon, a intenção da administração municipal é pavimentar também as ruas Osvaldo Radavelli e Miguel Arno Klein, ambas situadas no Loteamento Montagna. Dorigon destaca que após a conclusão das pedras irregulares será iniciado o trabalho de construção de passeios públicos. De acordo com o prefeito em exercício, Vandercir Dorigon, ao todo, serão pavimentados quase cinco mil metros quadrados, representando um investimento superior à R$ 211 mil. Prefeito em exercício de Guaraciaba realiza visitas em obras do municípioPrefeito em exercício de Guaraciaba realiza visitas em obras do município

    22/01/2018 Leia...

    -

  • Maldaner confirma R$ 2 milhões em emendas para São Miguel do Oeste

    img

    A informação foi repassada ao prefeito na manhã de hoje (22)

    Acompanhado por uma comitiva do município, o deputado Celso Maldaner visitou o prefeito Wilson Trevisan, na manhã desta segunda-feira (22).

                Na oportunidade, Trevisan recebeu a confirmação da liberação de R$ 2 milhões em emendas parlamentares para São Miguel do Oeste, por parte do deputado federal.

                De acordo com o prefeito, R$ 500 mil serão destinados para construção de um pequeno ginásio de esportes do bairro São Jorge e R$ 500 mil para custeio da Saúde. “O restante do valor, ou seja, R$ 1 milhão será investido em obras de infraestrutura, a fim de melhorar a vida dos munícipes”.

                Trevisan destaca que recursos como este são sempre bem vindos, para contribuir com as melhorias pensadas pela administração municipal. “O valor vai nos auxiliar na execução de ações e obras em diversos setores, a fim de trazer ainda mais qualidade de vida à população. Somos gratos ao deputado por lembrar e se preocupar com São Miguel do Oeste. Nosso reconhecimento pelo seu empenho na busca de recursos para nosso município”.

    22/01/2018 Leia...

    -

receba o impresso no e-mail em pdf