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  • A burocracia é a mãe da corrupção

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    Por: Valdir Colatto - Deputado Federal Engenheiro Agrônomo

    A mensagem do título, que tenho usado nos últimos anos, é antiga, e foi reforçada recentemente pelos inúmeros casos comprovados de corrupção, revelados por operações como a Lava-Jato, por exemplo. 

    Preocupado com isso, em 2011, criei e passei a presidir a Frente Parlamentar da Desburocratização, que tem foco no atendimento mais ágil e menos oneroso ao cidadão. Neste trabalho, venho reunindo subsídios para propor mudanças que aperfeiçoem o sistema de produção, industrialização, comercialização e serviços, além de conduzir o país a um novo patamar de eficiência e produtividade. 

    Desde a Constituição de 1824 (primeira Constituição da República), o Estado virou refém de um emaranhado de leis. Esse excesso de regras engessou o Estado, impossibilitando o cidadão de receber atendimento a suas necessidades em menor tempo e com mais qualidade.

    Nosso país acabou criando uma série de repartições, órgãos, autarquias para colocar em prática suas leis, com isso, entra em prática o “carimbório”. Quanto mais carimbos, mais mãos sedentas por benesses aparecem. Uma licença que precisa passar pelo aval de vários órgãos, sem prazo para resposta, prejudica o desenvolvimento do país. 

    Prova disso, é que já tivemos um ministério criado exclusivamente para tratar da Desburocratização. O órgão existiu por sete anos, sem, contudo, trazer grandes resultados. Sendo assim, chega parecer utópico o vislumbre de soluções para os “nós” que travam o desenvolvimento.

    Garantir a eficiência do sistema, determinando punições para quem não cumpre os prazos de análise pode ser uma das maneiras de diminuir o tempo que levamos para obter resposta de órgãos públicos. É o que proponho ao apresentar projetos de lei para regulamentar o princípio da legalidade administrativa, acabar com a omissão administrativa e criar a administração positiva. 

    O princípio da legalidade obriga o administrador público, em sua atividade funcional, a respeitar os mandamentos da lei maior e o interesse público, deles não podendo se afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e se submeter à responsabilização disciplinar, civil e criminal, conforme a gravidade do ato. Ou seja, ao gestor público só é permitido fazer aquilo que a lei autorize de forma prévia e expressa. Essa é a nossa proposta, por um Brasil com menos burocracia e mais desenvolvimento. Afinal, muito ajuda quem pouco atrapalha! 

    03/08/2018 Leia...

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  • NOTA OFICIAL – Executiva Estadual PSL-SC


    A Executiva Estadual do PSL, diante de notícias veiculadas pela imprensa indicando supostos acordos políticos, reitera que a prioridade absoluta do partido em Santa Catarina é de lançar chapa pura nas eleições deste ano, conforme encaminhamentos anteriores. Em menos de quatro meses, a sigla, sob a liderança de Jair Bolsonaro e seu exército, valorizando sempre a segurança e a família, cresce a cada dia, com um projeto claro de mudança para o Estado e para o Brasil.

     

    O PSL catarinense é hoje referência no país, isto dito por dirigentes nacionais e o próprio Jair Bolsonaro. Nestes 120 dias de atuação do partido, são mais de 140 executivas municipais, mérito de toda a família PSL catarinense. Estamos dialogando com a nossa base, com os partidos que nos procuram para tratar sobre o pleito eleitoral.

    A tese de chapa pura deve prevalecer. Só deixará de prevalecer se surgir a necessidade de um palanque maior em Santa Catarina para o um grande desempenho da candidatura do presidenciável Jair Bolsonaro no Estado. Este projeto é a nossa prioridade. Ouviremos as bases, presidentes municipais, candidatos a deputado até este sábado, dia 4. Sairemos unidos, fortes com o Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!

     

    03/08/2018 Leia...

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  • Unoesc abre inscrições para Mestrado em Sanidade e Produção Animal Aplicadas a Pequenas Propriedades

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    Estão abertas até o dia 20 de novembro, as inscrições para o Mestrado Acadêmico em Sanidade e Produção Animal Aplicadas a Pequenas Propriedades. O programa oferecido na Unoesc Xanxerê é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Poderão se inscrever para a seleção portadores de diploma de curso de graduação em Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e áreas afins, com validade nacional.
    De acordo com o coordenador do curso, professor Sergio Abreu Machado, esse Mestrado busca formar profissionais com perfil para o desenvolvimento de pesquisa científica, inovações tecnológicas além da aplicação e viabilização de tecnologias e práticas que garantam, de maneira sustentável, a produção e sanidade em propriedade de pequeno e médio porte.
    — O profissional será estimulado e capacitado para desenvolver e potencializar suas habilidades para contribuir no desenvolvimento econômico de macro e microrregiões com perfil socioeconômico-produtivo — afirmou o coordenador do curso, professor Sergio Abreu Machado.
    Ainda de acordo com o professor, ao concluir o curso, o egresso poderá contribuir em situações que envolvem sistemas intensivos de criação desenvolvidos em pequenas propriedades, agregando conhecimentos científicos e tecnológicos, práticos e aplicados. Poderá também, atuar na docência, áreas de pesquisa e até mesmo, desenvolver atividades de contato direto com o campo trabalhando como extensionista, autonomamente ou vinculado a empresas.

     

    03/08/2018 Leia...

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  • Campanha vai vacinar crianças de 12 meses a 5 anos contra sarampo e poliomielite

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    Ação inicia em 6 de agosto e seguirá até final do mês

    Passada a vacinação contra a gripe, o Governo de Descanso, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, focará, de 6 a 31 de agosto, na campanha nacional contra o sarampo e a poliomielite. A preocupação é que a baixa cobertura vacinal no País pode voltar a atingir a população.

    Conforme dados do município, 353 crianças, que se encontram na faixa etária de 12 meses a 5 anos incompletos, deverão ser beneficiadas, incluindo as que já foram imunizadas anteriormente. No ato, elas receberão a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a gotinha que previne a paralisia infantil.

    Conforme o chefe de Divisão da Saúde, Mateus Bolsoni, é preciso conscientização por parte dos pais e responsáveis para que levem as crianças até o Centro Municipal de Saúde a fim de evitar a reintrodução das doenças. 

    “Na próxima segunda-feira, a partir das 7h30, as doses vão começar a ser aplicadas. O atendimento será até às 11h30 durante as manhãs, e, no período da tarde, das 13h às 17h”, reforça Bolsoni.

    Para sábado, 18 de agosto, será o Dia D de vacinação. As unidades de saúde do centro e de Itajubá vão funcionar das 8h às 17h. O objetivo é garantir que pais ou responsáveis consigam levar os pequenos e pequenas.

    A meta recomendada pela Organização Mundial de Saúde é atingir 95% de cobertura. “Mas o município quer vacinar 100%. Que nenhuma criança fique sem ser vacinada nesta campanha”, finaliza Bolsoni.

    02/08/2018 Leia...

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  • Clínica-escola de Fisioterapia da Unoesc iniciará atendimentos gratuitos

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    SÃO MIGUEL DO OESTE

        A clínica-escola de Fisioterapia da Unoesc São Miguel do Oeste iniciará, na próxima semana, os atendimentos gratuitos.  As pessoas interessadas já podem entrar em contato com a clínica pelo telefone 3631-1639 ou pessoalmente no horário das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h15. Segundo a coordenadora do curso, professora Franciane Barbieri Fiorio, serão atendidas, prioritariamente, pessoas de baixa renda. "Pessoas com doenças raras que não se encaixam no critério da renda também poderão receber atendimento, pois por ser uma clínica-escola, a diversidade de doenças atende aos fins pedagógicos do curso", acrescenta a professora.

        Franciane detalha que serão realizados atendimentos coletivos e individuais de crianças, adultos e idosos, nas diversas áreas especializadas, com enfoque na promoção da saúde, prevenção de agravos e reabilitação física. A clínica tem capacidade para atender em média 50 pessoas por dia.

        Os atendimentos serão realizados pelos acadêmicos da oitava fase sob a supervisão dos professores das disciplinas de Estágio Supervisionado em Fisioterapia Neurofuncional, Estágio Supervisionado em Fisioterapia nas Disfunções Musculoesqueléticas e Estágio Supervisionado em Fisioterapia na Atenção Primária.

     

    Sobre a clínica-escola de Fisioterapia da Unoesc

        

        A clínica-escola está localizada no campus da Unoesc. A estrutura dispõe de cinco consultórios para atendimentos individuais, salas de fisioterapia neurológica para adultos e crianças, cinesioterapia, fisioterapia cardiorrespiratória, eletrotermofototerapia, hidroterapia com turbilhão para membros inferiores e superiores e salas de estudo.

     

    02/08/2018 Leia...

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  • Agosto Laranja inicia com Caminhada de Conscientização

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    Ações estão sendo promovidas pela Secretaria de Saúde e APAE

    A Administração Municipal de Guaraciaba, através da Secretaria de Saúde e a APAE Sonho Meu, iniciaram na manhã desta quarta-feira (01), as ações relacionadas ao Agosto Laranja.  Conforme a Secretária de Saúde Daiane Dorigon, as ações são intituladas como Campanha de Prevenção das Deficiências: Um ato de amor. Na caminhada, cerca de 150 pessoas participaram, envolvendo Administração Municipal, APAE, escolas e entidades do município.

     

    As ações que serão realizadas durante todo o mês do Agosto Laranja, seguem com Pedágios, entrega de Latas Solidárias no comércio do município, celebrações religiosas, Dia da Beleza para os alunos e atendidos, integração com outras APAES da região, palestras, confraternizações, mateada, além da Campanha “Associe-se a APAE”.    

     

    Conforme a equipe técnica do SUS da APAE, o objetivo das ações deste mês é conscientizar na prevenção das deficiências, realizando atividades onde possam envolver os munícipes, além de gerar conhecimento a respeito das formas de prevenção, as causas e na condição de existência de uma deficiência, a forma de acolhimento e auxílio que a APAE disponibiliza juntamente com as demais redes de apoio do município. A APAE Sonho Meu de Guaraciaba conta com uma equipe multiprofissional que atende cerca de 70 pessoas, entre alunos e atendidos. 

     

    A caminhada contou com o apoio também da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o Jeep Clube Guaraciaba.

     

    Cinthia Borsatto/ Assessoria de Imprensa

     
     

    01/08/2018 Leia...

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  • Grande público participou da Mateada em comemoração aos 60 anos de nosso município

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    Na tarde da sexta-feira, dia 27, data do 60º aniversário de São José do Cedro, tradicional Mateada foi organizada na Praça Antônio Foppa. Grande público esteve presente e pode prestigiar muita música boa, tomar um bom chimarrão com amigos e familiares e comemorarem mais um ano de progresso de nosso município. 
    Autoridades municipais como o vice-prefeito, José de Conto - que na oportunidade representou o prefeito, Plínio de Castro que não estava presente devido a viagem - secretários municipais e vereadores destacaram sobre a união dos cedrenses em prol do desenvolvimento de São José do Cedro. 
    Para a realização do evento a Administração Municipal contou com a parceria de diversas entidades e grupos culturais. Agradecemos a todos pelo trabalho realizado. Também agradecemos ao público presente que embelezou ainda mais nosso evento.

    OBS: Durante a Mateada também foi organizada a Lotopé, em parceria com o Lions Clube. Maiores informações com a secretária de Educação e Cultura, Célia Toigo, no telefone 3643 6322.

    31/07/2018 Leia...

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  • Município amplia rede de Iluminação Pública

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    Com o objetivo de melhorar a luminosidade e visibilidade em frente ao Residencial Viver Bem, a Prefeitura de Tunápolis licitou a ampliação da rede de iluminação pública na Rua Santa Cruz.

    A empresa EB Instalações Elétricas, de Descanso, vencedora do certame, ampliou a rede de baixa tensão e instalou o poste com as luminárias, um investimento em torno de R$ 5.000,00.

    De acordo com o responsável pelo Setor de Urbanismo, Volmir Pedro Lawisch, nos próximos dias, outras ruas serão beneficiadas com o acesso à rede de iluminação pública. “Buscamos oferecer a infraestrutura mínima necessária para melhorar a qualidade de vida e maior segurança a todos que residem e trafegam nas vias urbanas à noite”, esclarece.

    Pensando na comodidade e no bom atendimento aos munícipes, a municipalidade também oferece teleatendimento gratuito aos moradores que estiverem com problemas na iluminação pública. Por meio do número 0800 8 870870, o munícipe consegue abrir a ocorrência e solicitar a manutenção com a empresa Quark Engenharia. Ao abrir o chamado, é necessário que tenha em mãos o número do CPF, endereço, telefone e referências de localização.

     

    31/07/2018 Leia...

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  • PDT reúne lideranças regionais para discutir as eleições deste ano

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    O Diretório Municipal do PDT de São Miguel do Oeste promoveu um encontro regional na manhã de sábado, 28, com a presença da pré-candidata a deputada estadual Ana Paula da Silva, conhecida como “Paulinha”. O encontro foi realizado no Restaurante Filtrão e contou com a presença de 230 lideranças pedetistas de São Miguel do Oeste e região.

    O objetivo foi, além de confraternizar, discutir as estratégias do partido para as eleições de 2018 em âmbito regional. Na tarde de sexta-feira, 27, a pré-candidata Ana Paula da Silva esteve em visita à redação do Jornal Imagem, acompanhada do coordenador regional da campanha, José Ademo Rosa da Silva.

    Paulinha, 43 anos, é ex-prefeita reeleita de Bombinhas, no Litoral do Estado, e renunciou ao mandato para concorrer a deputada estadual. Ela foi eleita prefeita com 73% dos votos e, segundo afirma, deixou o cargo com 97% de aprovação. Ela ganhou o prêmio de melhor prefeita de Santa Catarina e 3ª melhor do Brasil em gestão fiscal e administração, além de melhor gestão de serviços públicos em municípios de até 25 mil habitantes. O prêmio é concedido anualmente pelo Conselho Federal de Administração e Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

    Segundo Paulinha, se filou ao PDT com 14 anos de idade e nunca trocou de sigla. No seu currículo, acumula a vice-presidência nacional da Juventude do PDT e foi secretária da Internacional Socialista Juvenil, tendo morado no Rio de Janeiro e convivido com Leonel Brizola. No Rio, foi assessora especial dos programas de qualificação no governo de Anthony Garotinho.  

    Natural de Florianópolis, Paulinha se candidata pela primeira vez a um cargo legislativo e tenta consolidar a candidatura em todo o Estado. O PDT de Santa Catarina tem hoje apenas um deputado estadual (Rodrigo Miotto) e nenhum federal. Para a Câmara dos Deputados, é pré-candidato o presidente do Diretório Estadual, Manoel Dias. Para a Assembleia Legislativa, serão 11 candidatos.

     

     

    30/07/2018 Leia...

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  • Em convenção histórica, PSDB-SC confirma Paulo Bauer e Napoleão na majoritária

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    Com mais de 3 mil filiados presentes em Joinville, Senador teve nome confirmado ao Governo do Estado e ex-prefeito de Blumenau ao Senado Federal

    Em uma convenção histórica, a maior da história do PSDB de Santa Catarina, com mais de 3 mil filiados de todas as partes do Estado, o Partido oficializou os nomes do Senador Paulo Bauer ao Governo do Estado e do ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes ao Senado Federal neste domingo (29), no Centro de Exposições da Expoville, em Joinville. 
    Os 586 convencionais aprovaram praticamente por unanimidade (foram 579 votos sim, 3 votos não, 1 voto nulo e 3 abstenções) os nomes de Paulo Bauer e Napoleão e também a autorização à Executiva Estadual tucana para definir as demais questões até o prazo legal, que se encerra em 5 de agosto.
    O presidente estadual do PSDB, Deputado Marcos Vieira, fez questão de registrar o evento como o maior já realizado pelo PSDB Catarinense em seus 30 anos de história recém completados. "Esse 29 de julho é histórico para o PSDB, mas também para mim, que tenho 29 anos de jornada nesse Partido. Era um sonho ver o nosso PSDB assim, forte, unido, preparado para governar Santa Catarina. Todos nós trabalhamos muito para isso e aqui estamos, com toda essa estrutura para fazer de Paulo Bauer o próximo Governador e de Napoleão Bernardes Senador da República", disse o Presidente Marcos Vieira, que em sua fala também fez questão de homenagear o Senador Dalirio Beber, um dos fundadores do PSDB-SC, e segundo ele um dos grandes responsáveis pelo momento do Partido.
    Agora oficialmente candidato do PSDB ao Governo do Estado, o Senador Paulo Bauer mencionou a força da estrutura partidária atual, elogiou o trabalho capitaneado pelo presidente Marcos Vieira e salientou que a aliança do PSDB a partir de agora é com os eleitores catarinenses. "Os outros partidos são bem-vindos que quiserem se somar ao projeto, mas nosso compromisso é com Santa Catarina e assim será. Diante de uma aclamação dessas, e diante de tudo que foi feito até aqui, com o apoio incondicional do Partido, seguir em frente é algo inegociável", disse Paulo Bauer, arrancando aplausos do auditório lotado.
    Iniciando a jornada para chegar ao Senado Federal, o ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes lembrou um pouco da sua trajetória no PSDB, que começou há 20 anos, quando ainda com uniforme escolar foi ao diretório de Blumenau pedir para ser filiado, das vitórias nas eleições para vereador e prefeito (ambas com votações recorde), e disse que seu trabalho no Senado será redobrado para honrar o legado dos atuais dois senadores tucanos, o próprio Paulo Bauer e Dalirio Beber. "Aprendi muito nesses 20 anos de PSDB, tive ótimos mestres, aprendi como vereador, nos dois mandatos como prefeito e agora tenho convicção que chegou a hora de colaborar com o meu Estado lá em Brasília, no Senado, lutando pelas causas dos nossos municípios", disse Napoleão Bernardes.

    Reunião preparatória

    No sábado, véspera da Convenção Estadual, mais de 300 pessoas, entre Pré-Candidatos (à majoritária e proporcional), Prefeitos e outras lideranças, participaram de uma reunião preparatória para a campanha. Na ocasião, todos se apresentaram e falaram um pouco de seus projetos. Além disso palestras falaram de questões jurídicas e de marketing da campanha eleitoral. Os pré-candidatos a Deputado Federal e Estadual conheceram os seus números de campanha e puderam tirar dúvidas a respeito de documentação para o registro das candidaturas, o que será feito ao longo da próxima semana.

    Convenção Nacional

    Finalizada a etapa da Convenção Estadual, as atenções agora se voltam para a Convenção Nacional do PSDB, que no próximo sábado, dia 4 de agosto, irá homologar a candidatura do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin à Presidência da República. Santa Catarina estará representada na Convenção por quase 40 delegados, a terceira maior delegação entre todos os Estados.

     

     

    30/07/2018 Leia...

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  • Deutsche Woche em São João do Oeste.

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    Festival da Cuca e da Linguiça reúne 18 participantes

    O evento atrativo foi inédito na programação da 10ª Deutsche Woche em São João do Oeste. Conforme a integrante do Núcleo da Mulher Empresária, Anelise Kaufmann, o objetivo foi resgatar as receitas passadas de mãe para filhos e a cultura de fazer o Kuchen, a cuca em casa, mantendo viva a cultura alemã também na gastronomia. Anelise avalia que as 18 participações valorizaram o concurso gastronômico, que teve premiação em dinheiro para as melhores receitas. O primeiro lugar foi conquistado por Florida Henn, em segundo Leci Klunk e na terceira colocação Elaine Pauli. Outra atração desta quarta-feira, 25, foi o mate-baile com musical Só Alegria de Quinze de Novembro-RS e o terceiro dia do Bierwagen distribuindo chopp. A Noite do Humor vai apresentar novidades nesta quinta-feira, 26, na Semana Alemã. A programação não terá o tradicional concurso da piada e da mentira. A noite dedicada para as apresentações humorísticas, com show de comediantes e atrações teatrais é bastante aguardada pelo público. Conforme o presidente da CCO, André Klunk, a Noite do Humor será realizada na Sociedade Aliança com início às 19h30. As principais atrações serão, Alemão de “Lageode” com piadas, paródias e causos da colônia e Albino e Judith Grávidos, atração comandada pelo humorista Albino Wallsmaia. Klunk lembra que não haverá cobrança de ingresso. O evento atrativo foi inédito na programação da 10ª Deutsche Woche em São João do Oeste. Conforme a integrante do Núcleo da Mulher Empresária, Anelise Kaufmann, o objetivo foi resgatar as receitas passadas de mãe para filhos e a cultura de fazer o Kuchen, a cuca em casa, mantendo viva a cultura alemã também na gastronomia. Anelise avalia que as 18 participações valorizaram o concurso gastronômico, que teve premiação em dinheiro para as melhores receitas. O primeiro lugar foi conquistado por Florida Henn, em segundo Leci Klunk e na terceira colocação Elaine Pauli. Outra atração desta quarta-feira, 25, foi o mate-baile com musical Só Alegria de Quinze de Novembro-RS e o terceiro dia do Bierwagen distribuindo chopp. A Noite do Humor vai apresentar novidades nesta quinta-feira, 26, na Semana Alemã. A programação não terá o tradicional concurso da piada e da mentira. A noite dedicada para as apresentações humorísticas, com show de comediantes e atrações teatrais é bastante aguardada pelo público. Conforme o presidente da CCO, André Klunk, a Noite do Humor será realizada na Sociedade Aliança com início às 19h30. As principais atrações serão, Alemão de “Lageode” com piadas, paródias e causos da colônia e Albino e Judith Grávidos, atração comandada pelo humorista Albino Wallsmaia. Klunk lembra que não haverá cobrança de ingresso.

    27/07/2018 Leia...

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  • EMPREENDEDORES CONTAM SUAS VITÓRIAS E DERROTAS NO 2º EMPREENDA COM CONHECIMENTO

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    Na última semana (17/7) a UCEFF Premium Consultoria promoveu o 2º Empreenda com Conhecimento. O evento foi realizado no auditório do Centro Universitário de Itapiranga e teve como objetivo apresentar histórias de empreendedores a partir do ponto de vista dos próprios empresários da região, proporcionando uma noite de trocas de experiências e de conhecimento.

    Esta edição do Empreenda contou com a presença de três empresas: Rang Tecnologia, representada pelo CEO, Rafael Nicolodi; a empresa Agropeperi, representada pelo sócio proprietário Roberto Lenz e; a empresa Oeste Pneus, representada pelos sócios proprietários Igor Ternus e Alexandre Eidt. Os empresários compartilharam as experiências e os desafios que encontraram ao abrir o próprio negócio, além de responder aos questionamentos do público presente.

    Os participantes não só elogiaram, como também contribuíram com diversos depoimentos. Daniel Muller, acadêmico de Gestão da Tecnologia da Informação ressaltou que “... é muito bom ter a oportunidade de conhecer casos reais de sucesso, sair da rotina dos livros e poder conversar e perguntar diretamente às pessoas que viveram as experiências. Como acadêmico é indispensável participar de eventos como este, em que o conhecimento adquirido nesta noite vai nos auxiliar na tomada de decisões futuras". 

    Já Marcos Follmann, acadêmico formando de Administração, disse que gostou muito do evento, “os empreendedores ressaltaram a parte teórica e o ramo de atuação, compartilhando suas experiências e dificuldades ao abrirem o negócio”.

    O acadêmico Alessandro Hammes, também de Administração, “... achei muito interessante o Empreenda, o conhecimento que foi nos repassado, mas foi legal a vinda de empresários de áreas bem distintas. Fica como sugestão para os próximos eventos, se possível, trazer empresários de outras áreas e mais empresários”.

    Segundo a monitora da UCEFF Consultoria Keila Caroline Borre: “A segunda edição do Empreenda foi muito interessante para saber mais das empresas que são da nossa região, nada além da nossa realidade, que possamos ter um conhecimento  que nada é fácil e que temos que mudar de acordo com o mercado e aprender com as dificuldades”.

    Márcio Kuhn Mazzardo, acadêmico de Ciências Contábeis assim se manifestou: “Como participei da primeira edição, não pude deixar de participar desta segunda. Como na primeira, essa edição trouxe a nós participantes mais um pouco de conhecimento sobre o empreendedorismo através dos testemunhos de vitória dos empresários convidados. Eventos como esse se fazem importantes a todos os acadêmicos, não só dos cursos de gestão, mas a todos os graduandos da UCEFF. São testemunhos de forma informal, um bate-papo com a intenção de apresentar as grandes experiências positivas e até as negativas, afinal nem todo caminho é florido. Espero ansioso pela próxima edição deste evento tão rico em conhecimentos e experiências que dificilmente teríamos acesso de outra forma.”.

    A acadêmica monitora voluntária da Consultoria Franciéle Milena Jantsch disse que “é sempre um aprendizado novo participar de eventos como este, ainda mais quando se faz parte da equipe organizadora, ao mesmo tempo que é um desafio desenvolver um evento também é gratificante ver o resultado positivo que este proporciona a todos os participantes".

    Conforme a monitora da Uceff Premium Consultoria, Thaís Sehnem Wirth “é uma grande oportunidade para o desenvolvimento empreendedor de todos os participantes. A partir deste evento é possível despertar um espírito empreendedor de cada um, pois ambos relataram toda a sua trajetória até serem considerados empreendedores de sucesso, diante disso é perceptível que foram enfrentadas certas dificuldades para serem o que são hoje. Acredito que isso seja um grande incentivo para todos aqueles que pensam em empreender, usando-os como exemplos.”

    A equipe da UCEFF Premium Consultoria busca sempre proporcionar oportunidades como esta, de apresentação de melhores práticas, da aquisição de novos conhecimentos a partir dos próprios envolvidos e do aumento de contatos entre academia-comunidade-empresários. A equipe, por fim, agradece a todos que participaram e aos palestrantes pelo conhecimento repassado, razões as quais tornaram este evento tão especial, rico em experiências e trocas de ideias.

    27/07/2018 Leia...

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  • Motorista fica ferido depois de atropelar um bovino na BR-163

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    O motorista de um Corsa ficou ferido após se envolver em um acidente do tipo atropelamento de animal na BR-163, em Dionísio Cerqueira. O acidente ocorreu no início da manhã desta quinta-feira (26), próximo ao Trevo de Idamar.

    No local o condutor do GM Corsa, emplacado em Chapecó (SC), que seguia sentido a Barracão, acabou atropelando um animal bovino, que teria atravessado na pista

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para o registro da ocorrência e controle do trânsito, tendo em vista que o veículo ficou sobre a pista bloqueando uma das vias.

    26/07/2018 Leia...

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  • Programa Gestão de Indicadores inicia em São Miguel do Oeste

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    O Sebrae/SC iniciou, nessa semana, as aulas do Programa Gestão de Indicadores de Resultados (GIR) - solução inédita na região - destinada às empresas com grande capacidade de expansão. A iniciativa conta com a parceria do Sicoob São Miguel e a primeira fase iniciou na segunda (23) e seguiu até esta quarta-feira (25). O grupo reúne empresários e profissionais de seis empresas da área industrial e de serviços: Comercial de Piscinas e Pedras Bedin, Dihelo Alimentos, J Portelles Distribuidora de Materiais de Construção, Imobal Indústria de Móveis Baldissera, Sysmo Sistemas e Pró-PVC Indústria e Comércio.

    Referência no Brasil e nas regiões catarinenses onde já foi aplicado, o GIR possibilita a adoção de um modelo de gestão com base em indicadores e metas para aumentar a competitividade. As aulas vem sendo ministradas pelo consultor empresarial Airton Bezerra de Oliveira que está trabalhando assuntos como planejamento e estratégia nesta primeira etapa. 

    “O objetivo dessa primeira fase é transmitir conceitos e apresentar as ferramentas utilizadas em planejamento e estratégia. No mundo atual não se concebe uma empresa de qualquer atividade econômica sem atuar de forma planejada. Ela pode até sobrevier por um tempo, mas, cedo ou tarde, estará fora do mercado, pois não tem sustentabilidade econômica e financeira”, enfatizou Airton, lembrando que a próxima etapa contempla um workshop sobre indicadores de gestão.

    Para o diretor comercial do Sicoob São Miguel, Marcelo Trevisan, a parceria com o Sebrae/SC é essencial para que os associados tenham a oportunidade de inovar seus negócios e crescer de forma sustentável. “O GIR é uma importante ferramenta que possibilita maior controle, gestão e, principalmente, prepara o empresário para os desafios do crescimento. Nossas expectativas para os resultados que o programa trará, são melhores possíveis”.

    O GIR tem duração de 14 meses e inclui atividades coletivas, workshops e atendimentos empresariais, mas o grande diferencial são as consultorias exclusivas que acontecem na organização com carga horária de 127 horas. A solução inclui todas as ferramentas necessárias para obter uma gestão moderna e melhorias na performance do empreendimento.

    O coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, enfatizou que o programa tem importância estratégica para auxiliar na gestão das principais áreas da empresa. O GIR visa uma atuação eficiente com decisões baseadas em indicadores, possibilitando trabalhar de maneira planejada para, consequentemente, atingir as metas traçadas. Sem dúvida, será fundamental para consolidação dos negócios e, consequentemente, para melhorar a geração de empregos e movimentar a economia da região”. 

    26/07/2018 Leia...

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  • Prefeito recebe reivindicações para retomada de mão dupla na Marcílio Dias

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    Levantamento do fluxo de veículos e queda nas vendas será feito e apresentado em 90 dias

    O prefeito Wilson Trevisan, recebeu na manhã desta quarta-feira (25), em seu gabinete, a presidente da CDL, Solani Balbinot, e empresários de comércios localizados na Rua Marcílio Dias, para tratar da mão única implantada na via há cerca de 40 dias.

    Na oportunidade, os comerciários manifestaram que estão de acordo com todas as mudanças realizadas dentro do projeto de mobilidade urbana na cidade, com exceção das vias de mão única, as quais em sua avaliação têm atrapalhado o fluxo de veículos e prejudicado as vendas.

    Trevisan explicou que o debate sobre o trânsito de São Miguel do Oeste acontece há mais de 10 anos e teve sempre a participação e manifestação da população em audiências públicas e reuniões. “Estamos implantando o projeto de mobilidade urbana que é muito complexo e prevê diversas ações e mudanças nas vias, especialmente do centro. Na primeira etapa executamos as vias de mão única e o estacionamento rotativo, numa segunda etapa damos continuidade às ligações asfálticas interbairros e, agora, nesta terceira fase está sendo feito um estudo a respeito da implantação do transporte coletivo”.

    O prefeito ressaltou que é necessário e está pensando num projeto de modernização e desenvolvimento do município. E, que para isso, medidas e alterações são imprescindíveis.

    Solani confirmou que a questão da modalidade urbana é discutida há muitos anos, mas lembrou que sempre houve pouca participação da comunidade, lideranças e empresários. “Acreditamos no comprometimento do prefeito com o melhor para São Miguel do Oeste, pois sempre afirmou que ajustaria o que não desse certo neste projeto. Temos orgulho de viver nesta cidade e trabalharemos para ajudar o poder público a melhorar São Miguel do Oeste em todos os setores”.

    Trevisan confirmou que estará solicitando uma análise do fluxo de veículos e uma pesquisa para ouvir a opinião da população sobre as vias de mão única. Após estas duas situações, dentro de 90 dias, estará se reunindo novamente com os empresários que apresentarão relatórios com dados de suas empresas.

     

    26/07/2018 Leia...

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  • Definidas as datas do CDA 2019

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    O largo e brilhante manto de planos que projetaram os 50 anos da Cooperalfa em 2017, aliados à estratégia de amplificar eventos técnicos noturnos mesorregionais no primeiro trimestre deste ano, motivaram a suspensão do Campo Demonstrativo Alfa 2018. 

    As datas do CDA 2019 estão definidas: 22 a 24 de janeiro na Linha Tomazelli – Chapecó, com abertura oficial dia 22 às 10h30, e de 12 a 14 de fevereiro em Bela Vista do Toldo, tendo solenidade no primeiro dia, às 10h30. Estão previstos 15 mil convidados nos dois encontros, todos associados e familiares Alfa, que terão de fazer inscrições eletrônicas em momento oportuno. A tradicional palestra magna que marca o CDA, fica suspensa para 2019. 
    O coordenador do evento, agrônomo Alexandre Rogério Ramos, antecipa que serão efetivadas três exposições especiais no período da tarde, transmitidas ao vivo via internet para as pessoas que não puderem estar presente nos parques do CDA. 

    Uma inovação histórica e de resgate do CDA 2019 irá permitir uma participação efetiva dos associados e suas famílias, de demonstrar durante o evento aquela receita “tradicional” e esquecida, ou “deixada de lado” nos dias atuais pela comodidade de comprar o que se oferece nos mercados ou padarias. No entanto existem os “segredos” culinários que a pessoa inscrita e selecionada vai apresentar ao público presente, o resultado dessa receita. As demais receitas inscritas, irão compor um livro de receitas tradicionais e familiares da Cooperalfa, disponibilizadas a todos os visitantes do CDA via “e-book”. 

    Estamos entrando em um novo ciclo do CDA e nessa edição estaremos proporcionando aos visitantes novas formas do “PENSAR”, do “APRENDER”, do “GERENCIAR” e do “EXECUTAR” as atividades do campo. Seremos como sempre, propulsores para novas ideias, de mudar para o melhor, de encorajar e enfrentar os desafios que chegam até nós a cada dia. Juntos somos grandes e o Campo Demonstrativo Alfa nos eleva a cada edição para novos patamares, pois entramos com um pensamento e voltamos com centenas de milhares de outros, vindos através das pesquisas e das inovações transmitidas pelas pessoas que fazem o CDA inovar a cada edição. Sejam bem vindos ao CDA 2019. 

    TEMA 

    Qual é meu sonho? Onde quero chegar na propriedade? Eu e minha família somos felizes no que fazemos? Já fizemos um diagnóstico? 

    Temos tudo sob controle? E o nosso futuro? Essas são algumas perguntas que nos fazemos todos os dias. Como respondê-las? 

    O CDA 2019 vai ajudá-lo a encontrar-se, a realizar seus objetivos, ou mesmo, seguir no caminho de suas atuais conquistas. 

    O coordenador do evento, agrônomo Alexandre Ramos, está alinhando pesquisa interna, conexa ao evento, para saber o quanto o trabalho mútuo (entre associados e, destes com a sua cooperativa), pode levar as famílias a alçar novos voos e prosperar ainda mais nas atividades. Por isso, o CDA 2019 terá o seguinte mote: QUEM CONHECE, SE REINVENTA! 

    26/07/2018 Leia...

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  • Mostra aponta para valorização do vinho de SC dentro do Estado

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    Exposição com degustação de vinhos, oficinas e lançamento de um novo Circuito turístico marca os 10 anos da articulação regional que busca colocar setor em evidência

    A 7a Mostra do Vinho Catarinense, que aconteceu no último final de semana (21 e 22 de julho), em Tangará, deixou claro o potencial do setor vitivinícola em diversas regiões do Estado. Além de significativa para a economia, com mais de 6 mil famílias envolvidas diretamente na produção de sucos, espumantes e vinhos, a cadeia produtiva da uva e do vinho também carrega elementos gastronômicos, culturais e turísticos que geram renda e descortinam uma Santa Catarina que poucos conhecem. 
     
    Com mais de 30 expositores, o evento reuniu desde rótulos premiados internacionalmente até vinhos, sucos e espumantes de pequenas cooperativas e indústrias da região, com um público fiel, local e de dezenas de cidades do Estado. A sommelier e juíza internacional de vinhos Adri Wiest participou pela terceira vez consecutiva da Mostra, desta vez como visitante, e destacou a importância de difundir a produção vitivinícola catarinense dentro do próprio Estado. 
     
    “Eu cresci aqui nesta região (Meio Oeste) experimentando a cultura que envolve a uva, o vinho e os sucos. Sempre que posso retorno, como hoje. Acho fundamental não só popularizar o vinho, mas difundir esta experiência incrível que é a cultura da agricultura familiar e camponesa, dos sabores relacionados a ela”, afirma. Adri foi juíza em um concurso de gastronomia na 6a Mostra e palestrante em simpósios realizados na 5a edição do evento, ainda em Florianópolis. “Precisamos mostrar para nossa população como é qualificada a produção dos nossos agricultores e vitivinicultores, e como a cultura do vinho não precisa ser algo elitizado, mas acessível”, complementa.  
     
    A necessidade de mostrar o produto catarinense dentro do próprio Estado fica clara quando os consumidores buscam vinhos locais e não encontram os produtos facilmente. “O vinho catarinense deve estar em evidência, como acontece no Rio Grande do Sul, onde a produção do Estado é prioridade”, defende o deputado Padre Pedro Baldissera, autor da Lei que criou o Dia do Vinho no Estado, e que motivou a realização da Mostra. O parlamentar também lamenta que, em muitas solenidades oficiais, o próprio Poder Público não priorize a aquisição de produtos catarinenses. “O consumo moderado de vinho traz benefícios à saúde. Enquanto na maior parte dos País produtores nós temos uma média per capta superior a 40 litros/ano, aqui não alcançamos 2 litros/ano. E, muitas vezes, não é dada uma visibilidade ao produto catarinense”, observa. 
     
    10 anos de um sonho
     
    Esta edição da Mostra, a segunda realizada no interior do Estado, marca os 10 anos da Festa Camponesa da Uva (Fecauva), evento que em 2008 iniciou a articulação entre famílias de pequenos agricultores, instituições como a Cresol, prefeituras e a Assembleia Legislativa. 
     
    “É muito gratificante ver se transformar em realidade um projeto que começou lá na Linha Bracatinga, com famílias da agricultura, entidades e movimentos. Nós sabemos que há muito para fazer, mas tanto as leis quanto os projetos já em andamento mostram que conseguimos avançar”, diz Padre Pedro, que participa das articulações desde a Fecauva e foi responsável por apresentar, na Assembleia Legislativa, os projetos propostos por produtores e entidades durante os debates da Feira. O parlamentar destacou o trabalho da Cresol/Sicooper de Tangará, e a parceria da Epagri, Sindivinho, vinícolas, agricultores e prefeituras da região, no crescimento da vitivinicultura na região.
    O prefeito de Tangará, Nadir Baú da Silva, ressalta a importância do setor para a economia da região e reafirma o interesse em manter, permanentemente, eventos de divulgação e valorização da vitivinicultura. “Tangará é a maior produtora de uvas do Estado e junto do turismo de aventura, com o Morro do Agudo (um dos melhores pontos para vôo livre do País), temos um potencial enorme para avançar ainda mais no enoturismo e na valorização da agricultura familiar”, observou. 
     
    Oficinas informam e popularizam
     
    No sábado (21), além de simpósios dirigidos a produtores de uva e vinho, a Mostra promoveu pela quarta vez consecutiva as oficinas de degustação, que buscam aproximar o público de elementos mais aprofundados da degustação de vinhos e espumantes. O trabalho foi conduzido pela consultora e juíza de vinhos Márcia Maluf Palei, também responsável pelo projeto do Circuito de Caravaggio (veja abaixo). “O objetivo não é ensinar, mas chamar a atenção para as nuances que fazem da degustação uma experiência interessante. E estamos fazendo, todos os anos, excelentes safras divulgando o vinho de Santa Catarina”, comemorou Márcia. 
     
    A estudante Monalisa Guindani, de Tangará, foi uma das participantes da oficina e considera fundamental buscar mais informações sobre um elemento muito presente na história e na rotina dos municípios do Vale do Rio do Peixe. “Achei um curso muito completo. Já fizemos um grupo para realizar outras atividades e trocar informações sobre vinho”, disse. Monalisa também destacou a abrangência da cartilha distribuída na atividade, com diversas informações sobre a cultura da uva e do vinho, e aspectos técnicos da degustação. 
     
    O vice-prefeito de Tangará, Valmor Vivian, que também participou da oficina, destacou a variedade de novas informações que o trabalho traz às pessoas que buscam conhecer mais a cultura do vinho. “As pessoas passam a ter uma nova compreensão não só sobre o vinho, mas sobre toda cultura que cerca a produção da uva, do vinho, do suco e dos espumantes. Acredito que é importante, inclusive, ampliar a promoção das degustações em todas as regiões”, disse Vivian. 
     
    Para o artista Yuri Pasqual, as informações sobre a harmonização de vinhos e espumantes, com pratos típicos, foram o principal destaque da oficina. “A didática da Dra Márcia é ótima e é possível sair com um a compreensão bem interessante sobre a ligação entre a bebida e os alimentos”, complementa. 
     
    Circuito de Caravaggio 
     
    Na noite de sábado (21) aconteceu o lançamento do Circuito de Caravaggio, uma opção inovadora de enoturismo em Tangará. O projeto envolve sete famílias, num circuito de 25 km focado no turismo de experiência, com contemplação da natureza, gastronomia, religiosidade, esportes radicais e, é claro, vinhos, sucos e espumantes de qualidade. 
     
    A ideia surgiu depois do concurso de gastronomia realizado na 6a Mostra do Vinho, em Videira. A juíza de vinhos Márcia Maluf Palei, responsável pelo concurso e pelas oficinas de degustação realizadas no evento, conheceu a produção de famílias no interior de Tangará. Um dos produtos do local, o Doce de Uva Cascão, chamou a atenção pela qualidade e pela rusticidade. “Nós imediatamente pensamos na inclusão do doce na lista do Slow Food no Brasil, o que coloca não só o produto em evidência, mas toda a região”, explica Márcia. 
     
    A partir de uma visita de Márcia às propriedades surgiu o projeto do Circuito. “As paisagens, os gostos, são centenas possibilidades de experiências para as pessoas”, garante Márcia, que trabalhou de forma voluntária na formatação e organização do Circuito, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Tangará. 
     
    O primeiro passo foi reunir representantes das famílias para uma oficina com Márcia, onde conheceram aspectos básicos da estrutura de recepção de turistas e acompanharam experiências semelhantes à implementada no Circuito. As estradas da região foram melhoradas e as placas indicando as sete propriedades do trajeto já estão instaladas. “Nós somos agricultores e continuamos a trabalhar com isso. Estamos investindo aos poucos para estruturar e oferecer uma recepção cada vez melhor”, explica Felipe Comachio, jovem de 23 anos que trabalha com os pais na propriedade. 
     
    Este é outro aspecto importante do Circuito, segundo o presidente da Cresol/Sicooper Tangará, Roberto Bonhenberger: a possibilidade de incremento de renda a partir de outras atividades, ainda vinculadas à agricultura, motiva a permanência no meio rural. “O êxodo de jovens do campo, em todo Estado, é um problema muito grande. Como garantir a permanência dos jovens, com renda e qualidade de vida? Estes projetos são alternativas interessantes”, observa Bonhenberger. 
     
    A mãe do jovem Felipe, Veronice Comachio, é quem faz o doce de uva que encantou enólogos e chefs, e que é uma das atrações do Circuito do Caravaggio. “É uma receita de família que nós sempre fazíamos, mas nunca imaginamos que fosse ter essa repercussão. Não só eu, mas os vizinhos também, todos estamos animados com a iniciativa”, conta dona Veronice. O vizinho, Pedro Longo, montou uma pousada rural em sua propriedade há 15 anos e não se arrepende dos resultados. “No início as pessoas duvidavam, mas estamos colhendo os frutos, principalmente nos últimos anos. O Circuito vai nos ajudar ainda mais”, prevê o agricultor, que trabalha na pousada e na propriedade com a esposa e os filhos.
     
    O município também projeta ganhos com o turismo religioso, a partir de uma articulação que rendeu a Tangará uma das relíquias de Santo Antônio. Na abertura da Mostra do Vinho, na sexta-feira (20), foi apresentado o objeto vindo de Pádova, na Itália, e que atrai fiéis de diversas partes do País. A relíquia, que ficará exposta na Igreja Matriz de Tangará, é formada por fragmentos do osso rádio, do braço direito de Santo Antônio. 

    24/07/2018 Leia...

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  • SER UCEFF É SER MULTI, UMA INSTITUIÇÃO MULTIÁREAS

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    Ampliar, qualificar e evoluir. A UCEFF é hoje a maior instituição privada de Ensino Superior do Oeste catarinense, e não por acaso. O empenho de profissionais responsáveis, o corpo docente especializado e a implementação de metodologias inovadoras favoreceram o florescimento dos ideiais da instituição.

     

    E para sublinhar um novo ciclo iniciado pela IES, a Diretoria de Ensino de Chapecó e a Agência de Comunicação Integrada e Marketing (ACIM) apresentam o UCEFF Multiáreas. A partir de agora, a instituição reafirma seu compromisso com a Educação ao expandir sua atuação em todas as áreas do conhecimento.

     

    A implementação de diferentes cursos, renovação de reconhecimento e o amadurecimento de projetos sociais são algumas das características que oportunizaram os avanços na UCEFF. “Ao longo dos anos, nos fortalecemos no Ensino Superior, realizando cada ação com muita responsabilidade e planejamento. Afinal, trabalhamos com Educação”, salienta a gerente da ACIM, Andressa Pacheco Moschetta. Ela ainda destaca que tais conquistas são reflexões da jornada paciente, mas consolidada.

     

    O diretor de Ensino, Elton Zeni, acrescenta que as recentes mudanças na UCEFF - boas mudanças, por sinal - “sintetizam a nossa preocupação em oferecer mais do que ‘ensino qualificado’, mas experiências significativas na vida das pessoas”.

     

    Se hoje somos Multiáreas, isso se deve à pluralidade na qual estamos inseridos e é desta forma que pretendemos continuar atuando, em diferentes áreas, gerando cada vez mais transformações para reinventar a sociedade. Ser UCEFF é ser MULTI, uma instituição multiáreas.

     

    Veja abaixo os cursos que compõem a UCEFF Multiáreas. As legendas se referem aos campi de Chapecó (XAP) e Itapiranga (ITA).

     

    AGRÁRIAS

    Agronomia (XAP e ITA)

    Medicina Veterinária (XAP e ITA)

     

    ARQUITETURA E ENGENHARIAS

    Arquitetura e Urbanismo (XAP e ITA)

    Engenharia Civil (XAP e ITA)

    Engenharia de Produção (XAP e ITA)

    Engenharia Elétrica (XAP)

    Engenharia Mecânica (XAP)

    Engenharia Química (XAP)

     

    HUMANAS

    Direito (XAP e ITA)

    Pedagogia (ITA)

     

    SAÚDE

    Odontologia (XAP e ITA)

    Educação Física (ITA)

     

    NEGÓCIOS

    Administração Premium (XAP e ITA)

    Ciências Contábeis Premium (XAP e ITA)

    Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (XAP)

    Curso Superior de Tecnologia Gestão da Tecnologia da Informação (ITA)

    24/07/2018 Leia...

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  • ABERTURA DO SEMESTRE DISCUTE A INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

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    Nesta quinta-feira (19/7) os professores da UCEFF Itapiranga estiveram reunidos para formação e planejamento das atividades do novo semestre, que inicia já na segunda, 23. A palestra, organizada pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD), teve como enfoque metodologias ativas e inovação no ensino superior, abordadas pela professora da ESPM, Manolita Correia Lima.

    A professora Manolita enfatizou que de forma geral o "como aprender" se sobrepõe ao "o que aprender", na medida em que trabalhar os conhecimentos é menos importante do que mobilizar a capacidade dos estudantes para problematizar, localizar, selecionar, organizar, interpretar/analisar dados/informações. "O desafio é saber viver num contexto de rápidas transformações e ser capaz de imprimir sentido àquilo que se faz".

    Conforme a pró-reitora acadêmica, Lenir Luft Schmitz, além da atividade organizada pelo CAD, cada curso realizou na última semana a reunião do Colegiado para abordar o planejamento das atividades a serem desenvolvidas por área/curso. "Ofertamos periodicamente encontros de formação para nossos professores, sempre com objetivo de discutir as melhores práticas neste cenário de inovação do ensino superior", destaca a professora.

    A reitoria aproveitou o momento de reunião dos professores e abertura do semestre letivo 2018/2 para repassar, com a apoio das gerências, algumas informações gerais sobre as atividades e novidades que serão pauta neste período.

    23/07/2018 Leia...

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  • Aberto oficialmente o Festerê 2018

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    Foi aberto oficialmente na noite ontem, quinta-feira (19), no Campo Erê Tênis Clube, a 5ª edição do Festival de Interpretação da Música de Campo Erê, o Festerê.  A noite contou com apresentações de calouros campoerenses que interpretaram músicas nacionais nos estilos gospel, sertanejo, MPB e nativista.

     

    Apresentaram-se na finalíssima do municipal, oito calouros da categoria mirim,10 infantojuvenil e 10 da categoria adulto. Os critérios de avaliação da mesa de jurados foram dicção, afinação, técnica vocal, ritmo e apresentação. 

     

    O evento que faz parte da programação dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Campo Erê, prossegue nesta sexta-feira (20), com a classificatória do nacional e encerra-se no sábado (21), com a final da fase nacional e baile do município com a Banda América.

     

     

    Confira abaixo as colocações dos calouros

     

     

    Categoria Mirim

     

    1º lugar:  Lucas Gabriel e Gabriela

    2º lugar:  Gabriela Fidelis

    3º lugar:  Luan Correia de Aveda

    4º lugar:  Erick Correia Farias

    5º lugar:  Ashley Pinheiro

     

    Categoria infantojuvenil:

     

    1º lugar:  Érica Andressa de Mello

    2º lugar: Nicoly Vuelma Picinini

    3º lugar:  João Pedro Correia de Souza

    4º lugar:  Matheus Correia

    5º lugar:  Stefany Amaro Giacomini

     

     Categoria Adulto

     

    1º lugar: Eder Spilmann

    2º lugar: Neri e Eliziane

    3º lugar: Miranda

    4º lugar: Sidiane Correia

    5º lugar: Ramiro Amaro

    20/07/2018 Leia...

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