Últimas

  • Domingo vamos votar em Trump ou Maduro?

    img

    A cada quatro anos somos obrigados a eleger ou reeleger um novo presidente. Neste domingo, 28, temos que optar entre um linha dura, herdeiro da política desenvolvimentista dos generais e um marxista leninista, herdeiro do esquerdismo.

    Donald Trump chegou à presidência da maior superpotência da história sem ter um único dia de experiência em qualquer área do governo. Eram todos contra o Trump.

    Com todos os seus inúmeros defeitos, Trump tem o que vender para o eleitorado. Algumas de suas iniciativas podem até ser um interessante objeto de estudo para o próximo presidente do Brasil: Desregulamentação - A palavra trava a língua, mas a atitude destrava a economia. O Brasil já teve até ministro da Desburocratização, mas a caneta de Trump tem agido com uma simplicidade exemplar.

    No primeiro dia como presidente, ele mandou congelar todos os órgãos regulatórios federais. Dez dias depois, assinou um decreto com um princípio simples: a cada nova norma regulatória criada pelo governo, duas deveriam ser extintas.

    Encontrar o equilíbrio entre o necessário papel regulatório do Estado e o incontrolável furor regulatório que inibe a iniciativa privada é um dos maiores quebra-cabeças de qualquer governante.

    Nesse campo, pesou a experiência de Trump como empresário. Na semana passada, os Estados Unidos recuperaram o primeiro lugar como economia mais competitiva do mundo. O índice é feito pelo Foro Econômico Mundial. Os Estados Unidos estavam há dez anos fora do pódio.

    Singapura, Alemanha, Suíça e Japão aparecem em seguida. A lista é longa, com 140 países, e demora um bocado até chegar na posição do Brasil. Dá vontade de chorar quando o número 74 aparece.

    Todos os especialistas diziam que era impossível. E muitos continuam a dizer que vai acabar mal. Mas Trump conseguiu desmentir muita gente.

    Espero, neste domingo, eleger um Trump. Trump disse que ir pro céu exige sacrifício. E tem gente fazendo.

    26/10/2018 Leia...

    -

  • Produtores de leite de Itapiranga terão consultorias tecnológicas

    img

    Disponibilizar consultoria tecnológica para um grupo de 80 produtores rurais do extremo oeste catarinense vinculados à Piracanjuba com o objetivo de promover inovação na produção de leite. Com este foco, o SEBRAE/SC, a UCEFF Faculdades, o Instituto de Desenvolvimento Regional (IFAI) e a Prefeitura de Itapiranga, firmaram nessa semana, convênio que marcará o início das atividades do SEBRAETEC (Serviços em Inovação e Tecnologia).

    O termo foi assinado pelo prefeito Jorge Welter, pelo diretor da UCEFF Faculdades Leandro Sorgato, pela presidente da IFAI Nathalia Welter Werlang e pelo coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl.  Também participaram do ato o secretário de agricultura Herald Treinem, o consultor credenciado ao Sebrae/SC Lazie De Col, entre outros representantes do município.

    O prefeito Jorge Welter explica que a consultoria atenderá produtores que trabalham com gado de leite visando aumentar a lucratividade do produtor, elevar o preço médio de venda do leite por qualidade e comprovar a sanidade.

    Segundo Udo, os trabalhos contemplam análise reprodutiva do plantel com uso de ultrassom e diagnóstico qualitativo de leite baseado em análises via laboratórios credenciados. Com base nisso, também será possível desenvolver plano de ação de melhoria com indicadores e metas que serão acompanhados com consultoria pontual no empresário rural.

    A consultoria permitirá avaliar a sanidade, vistoriar os cadastros do plantel no órgão competente, fazer conferência de inventário de rebanho, realização de tuberculização e coleta de amostras de sangue para diagnóstico laboratorial de brucelose, verificar a reação e concluir laudo conclusivo negativo visando iniciar processo de certificação de propriedades como livre de tuberculose e brucelose.

    PIRACANJUBA

    A marca Piracanjuba pertence ao Laticínios Bela Vista, que agrega ainda as marcas Pirakids, LeitBom, Chocobom e Viva Bem. A junção permite que a empresa seja uma das cinco maiores indústrias de laticínios do Brasil, com capacidade de processamento de mais de cinco milhões de litros da matéria-prima por dia e geração de 2,4 mil empregos diretos. A empresa reúne cinco Unidades Fabris próprias e uma terceirizada, localizadas em Bela Vista de Goiás (GO), Dr. Maurício Cardoso (RS), Governador Valadares (MG), Itapetininga (SP), Maravilha (SC) e Sulina (PR). 

    25/10/2018 Leia...

    -

  • Bibliotecas da Unoesc promovem Semana Cultural e Troca de Livros

    img

    A Rede de Bibliotecas Universitárias da Unoesc está promovendo a 4ª Semana do Livro e 2ª Mostra Cultural, eventos que acompanham uma iniciativa realizada em todas as bibliotecas municipais, de universidades e de escolas do país. Para isso, uma programação diferenciada vai acontecer em todos os campi da Universidade.

        De acordo com o coordenador da rede de Bibliotecas Universitárias,Tiago Diersmann, a ideia é aproximar a biblioteca não só da comunidade acadêmica como do público externo.

        — Focamos no âmbito cultural, por isso, exposições, exibição de filmes e apresentações culturais estão acontecendo nas bibliotecas de todos os campi da universidade e são abertas à comunidade — afirmou o coordenador.

        Outra atividade é a premiação para os acadêmicos que mais emprestaram livros nos últimos meses.

        — Queremos ainda, promover a leitura reforçando a importância e a premiação é um incentivo. Nesse primeiro momento estaremos premiando os leitores mais assíduos apenas entre os acadêmicos. Em outras oportunidades estenderemos para professores e colaboradores em geral — explicou Tiago.

     

    FEIRA DE TROCA DE LIVROS

     

        Paralelo à mostra cultural, a Rede de Bibliotecas está promovendo até o dia 31 de outubro, mais uma edição da “Troca de Livros”, na qual a comunidade acadêmica e em geral poderá deixar os livros que já leu e descobrir novas histórias levando outros para casa. A Feira já está em sua 7ª edição e ocorre em todos os campi.

        Para participar, basta levar um ou mais livros em bom estado até os pontos de troca. Cada livro dará direito a retirar outro que esteja disponível na banca, independente de valor, tamanho ou edição. São aceitos livros de literatura ou das diversas áreas de conhecimento, desde que não sejam livros didáticos escolares. Gibis também podem ser trocados, mas, apenas por outros gibis. Os livros que não forem trocados serão incorporados ao acervo da Biblioteca Universitária da Unoesc, não havendo devolução.

     

    24/10/2018 Leia...

    -

  • Prefeitura, Epagri e entidades projetam curso voltado à juventude rural

    img

    Pecuária Leiteira deverá ser o tema central

    Estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (22), representantes da Administração de São Miguel do Oeste, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Piscicultura, Epagri, Sicoob São Miguel, Cresol, Sulcredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Produtores Rurais e Cooperalfa, para apresentação da proposta de um curso para a juventude rural do município.

                Na oportunidade, o engenheiro agrônomo da Epagri, Richard Junglaus, explanou sobre a capacitação que já é desenvolvida em algumas regionais do Estado. Ele explicou que o curso é voltado a jovens do campo, com idade a partir de 16 anos e que a ideia é oportunizar o debate sobre os mais variados temas e atividades técnicas que estejam presentes na região e gerem renda na agricultura familiar.

                O secretário de Agricultura, Renato Romancini, ressaltou que a intenção é trazer o curso para os jovens agricultores, por meio do programa Novo Rural, implantado a fim de incentivar e apoiar os produtores rurais do município.  “Tivemos, neste primeiro momento, a participação de entidades interessadas em colaborar, mas ainda estamos abertos a novos parceiros. Queremos contribuir para que o jovem permaneça no campo, busque qualificação na produção e um incremento na renda da família”.

                Nos próximos dias haverá um novo encontro para aprovação da proposta e definição das ações para a implantação do curso que deverá ofertar 30 vagas e deverá ter como tema principal a pecuária leiteira.

    23/10/2018 Leia...

    -

  • Destaque regional de Guarujá do Sul

    img

    O estudante Arthur Felipe Garcia de Mattos, da escola EEB Elza Mancelos de Moura, de Guarujá do Sul, foi o vencedor da etapa regional, da 7ª edição do Concurso de Redação, Desenho e Vídeo sobre Segurança com Eletricidade, realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – Abracopel, em parceria com a Celesc Distribuição. Arthur ficou em 3º lugar na categoria “Redação 2”, destinada a alunos de 14 a 15 anos. A colega de sala, por sua, vez, Thais Roberta Appelt, ganhou reconhecimento por ter sido classificada na categoria.

     

    ETAPA REGIONAL: VENCEDOR CATEGORIA REDAÇÃO 2 (14 A 15 ANOS)

     

    3º Colocado: ARTHUR FELIPE GARCIA DE MATTOS

    Professora Orientadora: Vanderlisse Ribeiro Alves

    Escola: EEB Elza Mancelos de Moura

     

    Cidade: Guarujá do Sul - SC

     

    Classificada: THAIS ROBERTA APPELT

    Professora Orientadora: Vanderlisse Ribeiro Alves

    Escola: EEB Elza Mancelos de Moura

     

    Cidade: Guarujá do Sul - SC

    23/10/2018 Leia...

    -

  • Sala de Situação de Combate à Dengue realiza primeira reunião com lideranças comunitárias

    img

    Encontros fazem parte da nova estratégia de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti

    Estiveram reunidos na noite desta segunda-feira (22), no CAIC, com o prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, representantes da Sala de Situação de Combate à Dengue e das associações de bairros, conselhos comunitários, APPs, grupos de idosos e demais lideranças do São Luiz e Sagrado Coração. Esta foi a primeira reunião neste formato, definido como nova estratégia de enfrentamento aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

    Nesta fase da campanha, também serão realizados encontros semelhantes nos bairros Salete, Estrela e Andreatta, que são os locais de maior incidência de focos. O objetivo, segundo o prefeito, é envolver as forças vivas da comunidade, para que atuem como agentes disseminadores das informações relativas ao assunto em questão, auxiliando efetivamente na conscientização para que cada morador faça a sua parte, eliminando água parada e demais condições propícias para a proliferação do Aedes aegypti.

    A estratégia foi definida em reunião realizada na sexta-feira (19), no Gabinete do Prefeito. Um Decreto assinado no início deste ano, pelo prefeito Trevisan, também autoriza os agentes de saúde a ingressarem em imóveis públicos e particulares, no caso de situação de abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o seu acesso, a fim de executar as medidas necessárias para o combate ao mosquito. Terrenos baldios sem manutenção também estão sujeitos a notificação.

    De acordo com o coordenador do setor da Dengue no município, Célio Silva, São Miguel do Oeste ficou sete semanas sem registrar nenhum foco do mosquito Aedes aegypti, mas nas últimas três, os focos voltaram a surgir, sendo identificados 16. No total do ano, foram 393.

    O secretário de Saúde, Leonir Caron, ressalta que o cuidado deve ser redobrado a partir de agora, devido ao início da temporada de verão, onde as chuvas e o calor aumentam a possibilidade de proliferação do mosquito da Dengue.

    23/10/2018 Leia...

    -

  • Sicredi realiza viagem de associados a Capital Nacional do Cooperativismo

    img

    Mais um grupo de associados da Sicredi Celeiro RS/SC participou da viagem de conhecimento a Capital Nacional do Cooperativismo e Berço do Cooperativismo de Crédito da América Latina, Nova Petrópolis, e ao Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre. O roteiro aconteceu nos dias 15 e 16 de outubro e contou com a participação de 30 associados da cooperativa.

    Os Coordenadores de Núcleo e associados formados no Programa Crescer conheceram a história do Padre Theodor Amstad, iniciador do cooperativismo de crédito no Brasil, através de visitas no Memorial Padre Amstad, na Pedra Simbólica do Cooperativismo, no Monumento ao Padre Amstad em Linha Imperial, e Monumento "Força Cooperativa" em Nova Petrópolis. Em Porto Alegre, aprofundaram os conhecimentos sobre o Sicredi no CAS com explanação das áreas de Infraestrutura, Fundação Sicredi (programas sociais) e institucional.

    Para a associada da agência de Itapiranga, professora Otília Maria Dill Wohlfart, a concepção sobre cooperativismo e Sicredi foi enriquecida com a oportunidade. “Conhecer sobre cooperativismo de crédito, estar nos lugares onde pessoas visionárias planejaram o associativismo foi algo simplesmente intrigante. Eu respirei os ares do Padre Amstad, eu refiz seus passos ao entrar nos locais por ele pisados no momento em que visualizou toda estrutura cooperativista. Pensar que um ser apenas, um visionário, criou algo tão fantástico partindo de um pensamento abstrato, tornado concreto, com um resultado deslumbrante como Sicredi, deu-me a certeza de que realmente existiam e ainda existem pessoas que querem o bem-estar dos seus semelhantes” destaca.

    A cooperativa proporciona a viagem a associados desde o ano de 2012, sendo esta a 8ª edição.

    23/10/2018 Leia...

    -

  • Obra do Salão Multiuso do CIER está concluída e será inaugurada

    img

    IPORÃ DO OESTE

    O salão multiuso construído junto ao CIER – Centro Integrado de Ensino Rural de Linha Esperança, será inaugurado dia 26.

    Conforme a Diretora da escola Elizabete Cé, os atos inaugurais serão as 19:30 horas, com pronunciamento de autoridades, e logo após será realizada a tradicional “Noite Cultural” promovida pela escola.  

    A edificação com 320 m² com um palco, servirá para auditório, salão de jogos, além de abrigo para as crianças em dias de chuva ou frio.

    O investimento é de aproximadamente 240 mil reais, com recursos do próprio município.

    A Secretária de Educação Selmira Schwengber destaca que a obra é uma solicitação antiga de toda a comunidade escolar, para melhorar a qualidade de ensino e também a qualidade de vida de todos os alunos.

    O CIER atende alunos de nove comunidades, sendo 140 do pré-escolar ao 9º ano do ensino fundamental, 20 alunos do ensino fundamental pelo IFSC e 20 alunos do ensino médio também pelo IFSC.

    Toda a comunidade escolar e população, está convidada a participar.

     

    23/10/2018 Leia...

    -

  • Milhares de pessoas clamam pela renovação ao lado de Comandante Moisés, em Joinville, neste domingo (21)


    A caminhada em defesa ao Brasil, apoio a Jair Bolsonaro e Comandante Moisés, levou pessoas de diversas cidades da região que, lotaram as ruas de Joinville, reiterando uma política mais honesta para o país e Santa Catarina. Nem mesmo a chuva forte parou os joinvilenses.

     

    O domingo que antecede o fim de semana das eleições do segundo turno no Brasil e em Santa Catarina, foi marcado por uma gigantesca mobilização. Joinville, a maior cidade catarinense, foi a escolhida por Comandante Moisés para abrir a agenda da última semana de campanha do candidato ao Governo. Afinal, mesmo não sendo conhecido na época, ele obteve 39,16% dos votos a seu favor. 

     

    A ação de hoje mostra que a onda Bolsonaro, em Santa Catarina, não parou de crescer, mesmo depois do primeiro turno das eleições, quando emplacou a segunda maior bancada de deputados estaduais, elegendo seis, e a maior bancada de deputados federais, elegendo quatro. “É chegada a hora de uma mudança completa, não existe meia mudança e o povo catarinense sabe que essa é a oportunidade única de transformarmos nossa indignação política, em ação, votando no 17, votando na renovação, votando em Bolsonaro para Presidente e Comandante Moisés para Governador”, frisa o presidente do Partido Social Liberal no Estado, Lucas Esmeraldino.

     

    Em meio a sorrisos, apertos de mãos e abraços na população de toda Região que, voluntariamente, mais uma vez esteve reiterando e defendendo a verdadeira mudança, Comandante Moisés também, apontou as demandas da cidade e da Região, destacando seu objetivo de dar uma atenção especial para concretizar a duplicação da BR-280, duplicação dos acessos a Joinville via BR-101, entre outras obras de infraestrutura.

     

    Na oportunidade, Comandante Moisés ainda destacou a preocupação que tem com a saúde. “Em nosso governo, iremos garantir a funcionalidade na saúde pública, promovendo também a valorização dos profissionais, fortalecendo e reestruturando os hospitais regionais, transformando-os em polos de especialidades e referências para cirurgias e diagnósticos, evitando longos deslocamentos para tratamentos de pessoas que já estão com a saúde fragilizada. As parcerias entre Governo/Município, também, estão em nossos planos, beneficiando por exemplo, o Hospital Municipal São José”, declara o candidato.

     

    Entrando na reta final da campanha eleitoral, o time PSL segue cada dia mais forte e comemorando os resultados crescentes, apontados, também agora, pela pesquisa de opinião de votos.    

     

    22/10/2018 Leia...

    -

  • MEC AUTORIZA CURSO DE ODONTOLOGIA NA UCEFF ITAPIRANGA

    img

    O Ministério da  Educação (MEC) publicou nesta segunda-feira, 22 de outubro, a portaria que autoriza o funcionamento do curso de Odontologia na UCEFF Itapiranga. De acordo com o reitor, Leandro Sorgato, o curso foi autorizado pelo MEC com o conceito máximo (5) e será o único do extremoeste catarinense e noroeste do Rio Grande do Sul.

    "Já estaremos ofertando o curso a partir do primeiro semestre de 2019 em modernos e amplos laboratórios recentemente avaliados por uma comissão do MEC e que nos deu a nota máxima", comemora o reitor. "Aguardávamos com muita expectativa a publicação da portaria pelo Ministério da Educação para ofertar a possibilidade de inscrição ainda neste Vestibular, o que agora já é realidade. Também já estamos montando a equipe de professores que irá atuar neste novo curso a partir do próximo semestre".

    De acordo com o a pró-reitora Lenir Luft Schmitz, esta é uma importante conquista neste novo momento em que a Instituição está vivendo, com a implantação do Centro Universitário e a incorporação do Projeto UCEFF, explica. Desenvolvemos o projeto e preparamos a infraestrutura para buscarmos o curso de Odonto com esta excelente avaliação do MEC. "A interação entre a UCEF Itapiranga e UCEFF Chapecó foi importante na elaboração do projeto e na estruturação da Clínica Odontológica”, explica a professora.

    O curso de Odontologia na UCEFF Itapiranga será ofertado no período diurno e terá mensalidade de R$ 1.930,00(para pagamento em dia). Busca a formação de um profissional de excelência com visão generalista, humanística, crítica e reflexiva, capaz de reavaliar o seu potencial de desempenho ajustando-se às demandas geradas pelo progresso científico e tecnológico. Esse perfil está relacionado às competências para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, dirigindo o desempenho para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

    22/10/2018 Leia...

    -

  • Guaraciabense é Campeã pela Seleção Brasileira

    img

    Daniela Seibt soma dois títulos pela Seleção

    A Seleção Brasileira de Voleibol Feminino Sub 20 venceu ontem domingo o Título Sul-Americano em Lima, no Peru. Dentre as atletas está a guaraciabense Daniela Seibt, ex-atleta da Associação Desportiva Guaraciaba e hoje atleta do Esporte Clube Pinehiros.

    A equipe Brasileira venceu o time da Argentina pelo placar de três sets a dois. Este é o segundo título que a central Daniela tem com a camisa do Brasil, um título pelo Sub 18 e um título pelo Sub 20. A equipe também garantiu classificação para o mundial da categoria em 2019, que acontecerá no México.

    22/10/2018 Leia...

    -

  • Deputado Mauricio Eskudlark homenageia Cooperativas de Crédito na ALESC

    img

    Em comemoração ao Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, comemorado anualmente em 18 de outubro, o deputado estadual Mauricio Eskudlark (PR), que é associado as cooperativas Sicoob São Miguel e Credimoc, de São Miguel do Oeste e Xanxerê, utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para homenagear o sistema que está presente em 109 países do mundo e possui mais de 235 milhões de associados.

    Eskudlark relatou que no Brasil, no último ano, em torno de 1500 agências de bancos tradicionais foram fechadas, enquanto o sistema de crédito cooperativo abriu 6% mais agências. “As cooperativas fazem um trabalho diferente dos bancos tradicionais, tem proximidade maior com as pessoas que não são somente clientes, mas sim sócios que dividem os lucros, possuem menores custos de manutenção, tem acesso mais fácil ao diálogo, a linhas de crédito e outros serviços e investimentos”, explica.

    De acordo com o deputado, Santa Catarina possui 61 cooperativas de crédito que geram quase 10 mil empregos diretos e que contam com mais de 1,5 milhão de associados que movimentaram no último ano em tono de R$ 5,3 bilhões. “Estas cooperativas estão presentes em 86% dos municípios catarinenses, e são responsáveis por impulsionar a economia de Santa Catarina, por isso minha gratidão e homenagem a todos que fazem parte deste sistema”, conclui Eskudlark.

     
     
     
     
     
     
     

    19/10/2018 Leia...

    -

  • Acadêmica de Direito da Unisul escreve livro sobre Ciências Criminais

    img

    A acadêmica de Direito Andressa Tomazini
    recentemente lançou um livro, chamado
    Ciências Criminais – Uma Introdução. A
    universitária, que está no último período de Direito
    e já passou na prova da Ordem dos Advogados do

    Brasil (OAB) antes de se formar, é filha do desem-
    bargador do TJ/SC, Volnei Celso Tomazini, que nas-
    ceu em Xaxim. Em entrevista ao LÊ NOTÍCIAS,

    ela conta sobre a experiência de lançar a obra, ato
    feito em 05 de setembro de 2018, um mês antes da
    promulgação da Constituição de 1988 completar 30
    anos.
    Andressa é natural de Concórdia (SC), morou
    em Curitiba (PR) e vive em Florianópolis desde
    2000. Ela está cursando Direito na Universidade do
    Sul de Santa Catarina (Unisul), além de falar inglês
    pela Escola Teddy Bear. Ela relata que no segundo
    semestre de 2014, ela teve um breve contato com o
    Direito que despertou seu interesse. “Quando entrei
    no curso de Nutrição da Universidade Federal de
    Santa Catarina (UFSC), cursei a matéria optativa de

    ‘Direitos Humanos’. O que me interessava na Nutri-
    ção era a parte social e de políticas públicas, ou seja,

    tudo que era voltado a melhoria do meio, da socie-
    dade, da comunidade em que vivo. Assim, percebi

    que o Direito é uma ferramenta mais capaz e eficaz
    de melhora na qualidade de vida, no aspecto social
    e coletivo, e esse sempre foi meu objetivo. Portanto,
    em 2015, ingressei na graduação em Direito”, revela
    Andressa.
    O LIVRO

    Ela conta que a obra foi produzida entre setem-
    bro de 2017 e maio de 2018, levando em conta o

    envio de convites, recebimento, formatação e envio
    para publicação. Ainda, ela enfatiza que a ideia de

    escrever um livro surgiu após viagens e participa-
    ções em congressos, onde ela fez amigos na área do

    Direito. Então, quando percebeu, estava com todas
    as possiblidades de iniciar na área acadêmica de
    modo mais incisivo.

    “A obra consiste em um conjunto de doze capí-
    tulos correspondentes a um artigo cada. Temas basi-
    lares, fundamentais e fundantes do Direito Penal, Di-
    reito Processual Penal e da Criminologia compõem

    o conteúdo, abarcando algumas das mais atuais dis-
    cussões e inquietações do atual cenário processual

    penal e criminológico brasileiro”, enfatiza Andressa,
    sobre o conteúdo do livro.

    Ela afirma que os capítulos percorrem, em se-
    quência materialmente harmônica, desde a herme-
    nêutica nos jogos processuais, processo penal, bens

    jurídicos penais, até Colaboração Premiada, visto

    que a importação disso traz novos moldes ao Es-
    tado da Arte Processual e Material do Direito, além

    de reflexões acerca do sistema prisional, estigma do
    condenado, até análises legislativas.
    “O livro, que é fruto de convites e vontades, tem

    teor sobre o potencial de diferenciar seu leitor-joga-
    dor, em qualquer partida. Fica o convite, direciono

    a leitura e o desejo de que o conteúdo dele enalteça,

    incentive, provoque, reforce e (des)construa posi-
    cionamentos, opiniões e ideias acerca das Ciências

    Criminais, a todos aqueles que querem percorrer ca-
    minhos jurídico-criminais, norteados pelos Direitos

    Humanos, por garantias individuais e no que há de
    melhor, hoje, sobre o tema”, destaca Andressa.
    O livro pode ser adquirido com ela pelas redes

    sociais ou por e-mail, sendo que ela envia autogra-
    fado e com frete fixo por toda a região. Pelas redes

    sociais, Facebook - Andressa Tomazini, Instagram

    - andressa.tomazinii e por e-mail, pelo dessaptoma-
    zini@gmail.com.

    FUTURO

    Quanto aos planos, ela revela que almeja ser pro-
    fessora universitária. “Eu pretendo ingressar em um

    programa de mestrado e seguir até o pós-doutorado.
    Quero permanecer na vida acadêmica, uma vez que
    busco a docência. Acredito que quando se forma

    bons juristas, transforma-se toda uma realidade jurí-
    dica. Pretendo lutar por aqueles, que por consequên-
    cia, lutarão por outros, no dia a dia forense”, finaliza

    Andressa Tomazini, que tem um currículo com mais
    de 10 páginas, 800 horas de atividades e mais 500
    páginas escritas, entre publicações e livros que virão.

    18/10/2018 Leia...

    -

  • Assinadas mais duas concessões de uso de lote na Área Industrial Antônio Negri

    img

    Contratos foram assinados pelo Prefeito em exercício Vandecir Dorigon

    Na manhã desta quarta-feira (17), foram assinadas mais duas concessões de uso de lotes de terras na Área Industrial Antônio Negri. A informação é do Prefeito em exercício Vandecir Dorigon. Conforme ele as duas empresas venceram as concorrências públicas realizadas anteriormente. Esteve presente também no ato da assinatura o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo Claudiomiro Maldaner.

    A empresa de Renan Besutti receberá o lote de terra com área de 664m² para ampliar ou implantar empresa no ramo de serviço e manutenção de mecânica elétrica de equipamentos e máquinas agrícolas e automotores. Já a empresa de Cristopher Gonçalves da Rosa receberá o lote de terra com área de 698,40m² para implantar ou ampliar empresa no ramo de serviços de usinagem, tornearia e solda.

    Dorigon mencionou durante as assinaturas a importância de mais empresas de fora doo município estarem se instalando Guaraciaba, assim como munícipes estarem abrindo suas próprias empresas. “Mais empresas em nosso município trazem mais empregos, mais impostos revertidos aos munícipes e aumentam o nosso movimento econômico”, finalizou Vandecir.

    As empresas deverão ressarcir os cofres públicos em 50% do valor líquido do investimento da Prefeitura, no prazo de 10 anos, com carência de um ano, como consta nas Leis de Incentivo. As empresas tem o prazo de seis meses para o início da instalação ou ampliação. Segundo Dorigon as empresas deverão manter os itens na proposta apresentada, com número de empregos diretos e indiretos e demais itens.

    17/10/2018 Leia...

    -

  • Vereadores pedem informações sobre conselhos e comissões da Prefeitura e sugerem obras no Município

    img

    Proposições foram apresentadas durante a sessão ordinária desta terça-feira (16) e serão encaminhadas às autoridades competentes

    Os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram diversos pedidos de informação durante a sessão desta terça-feira (16). Um dos requerimentos é de Silvia Kuhn (MDB), que solicita ao prefeito e ao secretário de Gestão de Pessoas e Transparência que informem quantas comissões internas existem no município; se essas comissões são gratificadas; em caso positivo, qual o valor pago para cada integrante de comissão; e a lista nominal dos servidores que integram as comissões.

    Outros dois requerimentos pedem informações sobre Conselhos Municipais. Um deles, de Cláudio Barp (MDB), solicita à Administração Municipal que forneça a relação nominal dos membros integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente, bem como a cópia das atas a partir de 2017. O pedido será enviado ao prefeito, ao secretário de Agricultura e Meio Ambiente e ao presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente. Já Maria Tereza Capra (PT) solicita ao prefeito e ao diretor adjunto de Cultura e Turismo que informem se o Conselho Municipal de Turismo está em funcionamento; se sim, qual a periodicidade das reuniões e qual a atual composição do Conselho, apresentando as respectivas atas do último ano.

    SINALIZAÇÃO NA WILLY BARTH E NO AGOSTINI

    Carlos Grassi (PP) apresentou uma moção de apelo solicitando ao Dnit que faça a recapagem emergencial e sinalização na pista indicando fim de pista dupla na Rua Willy Barth, no Bairro São Sebastião. O vereador justifica que essa rua possui enorme tráfego de veículos de pequeno e grande porte, e que a recapagem e sinalização gerarão mais qualidade e segurança para as pessoas que ali trafegam. O pedido será enviado ao diretor geral do Dnit, ao diretor de Infraestrutura Rodoviária e ao coordenador-geral de Manutenção e Restauração Rodoviária.

    Outra indicação foi apresentada por Cássio da Silva (MDB), que solicita a pintura da sinalização viária em toda a extensão da Rua Oiapoc e Barão do Rio Branco, no Bairro Agostini. “A má conservação da pintura gera insegurança na travessia e deslocamento, o que coloca em risco a vida e a integridade física dos pedestres”, justifica Cássio, alertando ainda para os “altos índices de acidentes que ali acontecem”. O pedido será enviado ao prefeito, ao presidente do Cotrasmo e à secretária de Urbanismo.

    CÂMERAS, CONSELHO TUTELAR E ABRIGO

    José Giovenardi (PR) solicita a instalação de câmeras de segurança e vídeo monitoramento próximo à Igreja do Bairro Santa Rita. A intenção é contribuir com a melhoria da segurança pública no Município, uma vez que o local possui grande movimentação diariamente.

    Gilberto Berté (MDB) solicita à Administração Municipal que estude a possibilidade de instalar a sede do Conselho Tutelar nas proximidades da Praça Walnir Bottaro Daniel. Conforme o vereador, a solicitação visa atender o pedido de moradores que estão preocupados com o número de adolescentes que utilizam a praça para consumir álcool e drogas. “O Conselho Tutelar estando mais próximo do local facilitaria as visitas, inibindo e protegendo as crianças e adolescentes do contato com esses produtos ilícitos”, ressalta Berté.

    Everaldo Di Berti (PSD) indica a instalação de um abrigo com cobertura destinado ao embarque e desembarque de passageiros no ponto de ônibus já existente, localizado na Rua Oiapoc, esquina com a Rua Olinda Vidor, no Bairro Agostini. A intenção é atender as reivindicações dos moradores do local e dos usuários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em especial das crianças que ali residem e que vão para a Apae. O pedido será enviado à secretária de Planejamento e Urbanismo.

    PROJETO EM SEGUNDA VOTAÇÃO

    A Câmara aprovou também, durante a sessão desta terça, um projeto de lei em segundo turno. O PL 132/2017, de autoria de Cássio da Silva (MDB), veda a concessão de gratificação natalina diversa daquela prevista na Constituição Federal, no âmbito do Poder Legislativo do Município de São Miguel do Oeste. O projeto foi aprovado por maioria, com voto contrário de Maria Tereza Capra e abstenção de Odemar Marques e José Giovenardi.

     

     

    17/10/2018 Leia...

    -

  • Realizado o 1º Seminário Regional de Atendimento da Saúde Mental

    img

    TUNAPÓLIS

    Com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências os profissionais da saúde da região, a Unidade de Saúde Mental da Associação Hospitalar de Tunápolis, juntamente com a Secretaria da Saúde, realizaram o 1º Seminário Regional de Atendimento da Saúde Mental.

    O evento aconteceu na última quinta-feira, dia 11, com a presença de mais 100 profissionais da saúde da região Ameosc e Amerios. Participaram da abertura oficial o Prefeito de Tunápolis, Renato Paulata, o Prefeito de Santa Helena, Luiz Gluitz, o Gerente Regional da Saúde de São Miguel do Oeste, Miguel Aloísio Schneider, os Secretários da Saúde dos dois municípios atendidos pelo Hospital, Clarice Staub, de Tunápolis, e Sérgio Buche, de Santa Helena, o Presidente da Câmara de Vereadores, Donato Lauschner, o Sargento do destacamento de Polícia Militar, Elton Wirth, e o usuário do sistema, Dyego Kritzmann.

    No uso da palavra, o Prefeito, Renato Paulata, mencionou a importância de Tunápolis ser pioneiro na região em promover um Seminário voltado ao tema da saúde mental. “Pelo processo histórico sabemos que ter saúde é não ter doenças. Mas com o atual cenário, onde estamos expostos a tantos fatores externos e internos que podem colocar-nos em risco, só é possível ter saúde quando há um completo bem-estar físico, mental e social”, enfatizou Paulata.

    Além do envolvimento e da dedicação dos funcionários do Hospital e da Secretaria da Saúde, o evento contou com o apoio e patrocínio do Dr. Tiago, da Clínica Santa Maria, do Laboratório HCL, da Prefeitura de Tunápolis e da Gráfica Stein.

    A troca de experiências iniciou com o relato dos profissionais dos Hospitais de Palmitos, Mondaí e Tunápolis, que apresentaram as ações desenvolvidas com os internados, as abordagens do atendimento e desmistificaram o preconceito que a sociedade tem em relação à saúde mental.

    A Coordenadora Regional da Saúde Mental e da Atenção Básica, Sirlei Cetolin, falou do papel fundamental da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e a prática da contra referência, que é uma ferramenta eficaz para a resolução dos casos mais complexos. O Auxiliar Médico Legal do IML do Extremo Oeste, Abel Petter, voltou o olhar aos familiares e profissionais que lidam e acolhem as pessoas em crise psíquica, com a palestra “Quem cuida do cuidador?”.

    A manhã encerrou com debates e contribuições sobre os temas abordados e, em seguida, os presentes confraternizaram com almoço. À tarde, os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Mondaí, Palmitos e São Miguel do Oeste falaram sobre as abordagens e o atendimento dos pacientes da saúde mental.

    Na sequência, a Consultora de Gestão em Saúde Pública da Secretaria da Saúde, Lisiane Rukhaber, falou sobre a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde. E a Psicóloga e mentora do evento, Elise Gretzler Trenhago, agregou as discussões sobre a importância da participação de mais profissionais da região no Colegiado de Apoiadores da Rede de Atenção Piscossocial. O evento encerrou com uma roda de conversa sobre os assuntos apresentados durante o dia e a entrega dos certificados.

     

    16/10/2018 Leia...

    -

  • Prefeito em exercício realiza reunião com Secretários Municipais

    img

    Na pauta está o andamento dos trabalhos de cada Secretaria além do orçamento

    Estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (15), os Secretários Municipais juntamente com o Prefeito em exercício Vandecir Dorigon, para discutir programação dos trabalhos de cada pasta além da questão do orçamento.

    Conforme Dorigon na oportunidade foi apresentado aos Secretários como está à situação orçamentária e financeira de cada Secretaria, uma vez que nesta época do ano a Administração Municipal inicia contenção de gastos para o fechamento do exercício do ano de 2018.  Além disso, cada Secretário pôde apresentar um relatório de trabalhos em suas respectivas Secretarias para os próximos dias, o que facilita o acompanhamento dos trabalhos por parte do Prefeito em exercício.

    16/10/2018 Leia...

    -

  • Prefeito em exercício visita início dos atendimentos no OdontoSesc

    img

    Até o término do projeto no município serão cerca de três mil atendimentos

    O Prefeito em exercício Vandecir Dorigon esteve visitando na tarde desta segunda-feira (15), o início dos atendimentos na carreta/consultório OdontoSesc, instalada próximo ao Posto de Saúde da Rua Primeiro de Maio. Vandecir esteve acompanhado pela Secretária de Saúde Daiane Dorigon. 

    Segundo Daiane nesta semana será realizada pelos dentistas avaliações nos pacientes, para posterior início dos tratamentos e procedimentos necessários. São quatro equipes de dentistas trabalhando, e serão cerca de 64 atendimentos diários. Ela explica que o cronograma de atendimentos do OdontoSesc será até o dia 20 de dezembro no município, o que somará cerca de três mil atendimentos odontológicos.

    Conforme Daiane para os munícipes que ainda não agendaram seu horário poderão estar entrando em contato com a equipe diretamente na carreta/consultório ou pelo telefone (49) 98832 0647. O horário de expediente do OdontoSesc é das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h00. Neste período os atendimentos odontológicos oferecidos pela Secretaria de Saúde serão somente pelo OdontoSesc, não atendendo nos Postos de Saúde.

    Segundo a Secretária o Projeto tem por objetivo atender a demanda de tratamentos odontológicos no município e salienta que o tratamento é realizado por completo. “Atende desde o clínico inicial, passando pela orientação da higiene bucal até a alta do paciente”. O OdontoSesc contará com quatro dentistas da municipalidade trabalhando com gabinetes de atendimentos totalmente equipados, inclusive com serviço de Raio-X.

    15/10/2018 Leia...

    -

  • Nota Oficial – Comandante Moisés 17

    img

    O candidato ao Governo de Santa Catarina, Comandante Moisés, em sintonia com o Partido Social Liberal (PSL) de Santa Catarina, presidido por Lucas Esmeraldino, diante de notícias veiculadas pela imprensa e em redes sociais nos últimos dias, vem a público externar que não há qualquer posicionamento oficial, referente à nomeação de membros para compor o alto escalão do eventual Governo.  

     

    Na oportunidade, enfatiza que se mantém rígido em sua proposta de despolitizar o Governo e, aliado a isso, se manterá firme em governar Santa Catarina com profissionais de carreira. A indicação dos membros que comporão um futuro e eventual Governo, se dará apenas após o dia 28 de outubro. Manifestando desta forma, o respeito aos eleitores e a disputa democrática neste segundo turno, para o Governo do Estado de Santa Catarina.

     

    O crescimento do Partido Social Liberal em Santa Catarina, bem como o intenso trabalho de Comandante Moisés, amplia a certeza de que somente o PSL busca verdadeiramente a mudança e a negação de velhas práticas, e reitera, também, que a sigla seguirá sua trajetória de mudança sem conchavos políticos. Nossa coligação é com o povo e esta é a oportunidade para iniciarmos um novo momento na política brasileira e estadual. É chegada a hora de ampliarmos horizontes e trilhar um novo caminho. Precisamos recuperar a nossa nação. É necessário um Brasil melhor e uma Santa Catarina diferente. Os catarinenses precisam abraçar a oportunidade de seguir um novo rumo e essa oportunidade é agora.

     

    Comandante Moisés

    Candidato ao Governo

    Partido Social Liberal de Santa Catarina

    15/10/2018 Leia...

    -

  • PIQUENIQUE 2018 - CAMPING MAZIERO

    img

    A semana da criança foi marcada por várias atividades na rede municipal de ensino de Belmonte.Na terça dia 09, foi o dia do piquenique com direito a pintura facial, pescaria, caminhada ecológica, brincadeiras ao ar livre, escalada, almoço e algodão doce

    Em comemoração ao dia das crianças e do professor a diretoria da APP juntamente com a direção das escolas da rede municipal de Belmonte  organizaram uma lembrança para os alunos e profissionais de ensino . A entrega da camiseta personalizada foi no dia 11 de outubro na quinta-feira pela diretoria da Associação. Além de lanche especial

    15/10/2018 Leia...

    -