Últimas

  • A Sicredi Celeiro RS/SC está com vaga aberta para a Área Comercial

    img

    A Sicredi Celeiro RS/SC oferece vaga para Banco de Talentos na Área Comercial para os municípios de Descanso, Iporã do Oeste, Itapiranga, Mondai, São João do Oeste e São Miguel do Oeste. O período para as inscrições é de 28 de janeiro à 03 de fevereiro de 2019, o ID da requisição é 40909.

    O candidato deverá ter as habilidades de facilidade em comunicação e relacionamento, capacidade de persuasão e pró atividade e talento para criar oportunidade de negócio. Os requisitos para preenchimento da vaga é a formação superior completa ou em andamento em Administração, Ciências Contábeis, Economia ou áreas afins.

    Para se inscrever é necessário cadastrar o currículo no site www.sicredi.com.br, ir no link Trabalhe Conosco no rodapé da página, cadastrar seu currículo preenchendo todos os dados corretamente,  pesquisar a vaga através do ID de requisição e candidatar-se.

    Assessoria de Imprensa

    28/01/2019 Leia...

    -

  • Segunda chamada dos professores ACTs inicia na próxima semana

    img

    A Secretaria de Estado da Educação inicia na próxima segunda-feira, 28, a 2ª chamada dos professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) 2019-2020. A escolha das vagas será realizada nos locais, datas e horários definidos por cada Gerência de Educação Regional. A lista com os locais determinados para a escolha de vagas está disponível no portal da SED.

    Os professores poderão escolher a vaga para a Educação Básica e Profissional de acordo com o resultado oficial dos aprovados, considerando a ordem de classificação. A chamada também é válida para os cargos de segundo professor, que atendem alunos com necessidades especiais na rede estadual.

    Conforme o calendário escolar, os profissionais se apresentarão na escola dia 4 de fevereiro para a formação de início do ano letivo que ocorrerá em todas as unidades escolares do Estado. As aulas iniciam dia 11 de fevereiro.

    A rede estadual possui aproximadamente 40 mil professores para atender estudantes do ensino fundamental, médio e profissionalizante. Para o ano letivo de 2019, a expectativa é manter cerca de 530 mil alunos.

    21/01/2019 Leia...

    -

  • Secretaria Municipal de Saúde organiza roda de conversa com seus colaboradores


    No último dia 11 de janeiro a Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste organizou uma roda de conversa com seus colaboradores, médicos, enfermeiros, técnicos administrativos, farmacêuticos, profissionais do NASF e também setor administrativo do hospital, para apresentar os números alcançados em 2018 e reforçar as metas para 2019.

    Na oportunidade também esteve presente a apoiadora do COSEMS da região, Cinara Saggioratto, para conversar sobre a Regulação, enfatizando sobre a importância da Atenção Básica no processo de Regulação, pois é a partir do bom encaminhamento da atenção básica que o médico regulador conseguirá conduzir com maior presteza os casos, oportunizando ao usuário estar no tempo certo na especialidade necessitada. Ela ressaltou ainda a importância da tele consultoria para resolução dos casos nas seis especialidades onde já existe este serviço ofertado pelo estado, enriquecendo os saberes da atenção básica e diminuindo custos para a gestão, apresentou a legislação vigente e os protocolos que possibilitam os profissionais estarem mais amparados nas suas decisões. Enfatizado ainda que atenção básica resolutiva é aquela que encaminha menos de 20% dos seus usuários e Iporã do Oeste possui 10% de encaminhamentos em 2018, conforme dados do Sistema RANG.

    Na oportunidade os profissionais também relataram sua duvidas e sugestões à gestão.

    14/01/2019 Leia...

    -

  • Município de Belmonte comemorou ontem mais um aniversário de emancipação

    img

    Comemoração marcou o sorteio de 27 prêmios da Associação Comercial e Industrial de Descanso, da qual Belmonte é integrante

    Belmonte

    A exemplo do vizinho Santa Helena, o município de Belmonte também completou ontem, quarta-feira, 09, 27 anos de emancipação político-administrativa.  À noite, a partir das 20h, na rua coberta da praça municipal, ocorreu o sorteio da campanha de prêmios da Associação Comercial e Industrial de Descanso, da qual Belmonte é integrante. A prefeitura repassou por convênio R$ 5 mil para incentivo do comércio local. Foram sorteados 27 prêmios.
    Reeleito para o segundo mandato em 2016, o prefeito Genésio Brassiani diz que a prioridade de investimentos este ano será na infraestrutura urbana e a continuidade nas melhorias das estradas do interior. Segundo lembra que a agricultura é o setor responsável pela maior fatia do faturamento, cerca de 80%, e por isso as condições das estradas são primordiais para o desenvolvimento. 
    HISTÓRIA
    Belmonte foi colonizado por famílias de agricultores vindas do Rio Grande do Sul em 1945, a procura de terras férteis. A área de 93,61km², denominada Três Sangas, pertencia a Descanso e, em 1945, recebeu as primeiras famílias de origem polonesa. As terras eram oferecidas a baixo custo pela empresa Bertaso, de Chapecó, em troca da prestação de serviços braçais na abertura de estradas pelo sertão. Em 1949, o local teve sua primeira via de acesso. 
    A denominação de Belmonte (Belo Monte, em tradução literal) foi devido ao terreno ondulado e foi dada pelo Padre Aurélio Canzi, da paróquia de São Miguel do Oeste, que atendia a região. Até 1947, já habitavam em Belmonte as famílias de Estanislau Niewinski, Félix Wronski, Francisco Gawski, José Piaseski, Félix Niewinski e Júlio Wronski. As famílias se dedicaram à agricultura e à criação de animais domésticos. 
    O fotógrafo Plácido Gavioli, gaúcho de Casca (RS), nascido em 27 de março de 1922, veio para a região no início da colonização e inicialmente fixou residência na Linha Leste, em Descanso e, posteriormente, em Belmonte, onde está até hoje. Gavioli, além das atividades agropecuárias, exerceu a função de fotógrafo, na época chamado de retratista. 
    De acordo com ele, com o aumento da população novas atividades produtivas foram surgindo, como moinhos, serrarias, marcenarias e pequenas granjas de suínos. Logo após, veio a necessidade da construção de escolas, estabelecimentos comerciais, estradas e pontes. 
    Em 09 de janeiro de 1992, o governador Vilson Pedro Kleinübing sancionou a Lei Estadual nº 8.527 que criou o município de Belmonte, formado pela sede e mais sete comunidades. 

    10/01/2019 Leia...

    -

  • Paraíso completa 27 anos com festa e atividades para a comunidade

    img

    O município de Paraíso completou nesta quarta-feira, 09, 27 anos de Emancipação Político-administrativa. A administração preparou para o sábado, 12, a grande festa para comemorar a passagem de mais um aniversário.

    O evento será realizado no Campo Municipal de Paraíso.

    De acordo com o prefeito Valdecir Casagrande, o evento é gratuito e é uma forma de comemorar esta data com toda a população. Casagrande destaca que o evento contará com shows, queima de fogos e o tradicional corte do bolo.

    Confira a programação:

    20h -Abertura, Pronunciamentos, corte do bolo e show humorístico com Seu Anibal ”Stand Up Colonial”.

    22h - Show com Everton & Marcos.

    00h – Queima de fogos.

    00h15 – Show com a Banda Passarela.

    10/01/2019 Leia...

    -

  • Governador Moisés assina nomeação de 911 professores efetivos para a rede estadual

    img

    O governador Carlos Moisés assinou na tarde desta quarta-feira, 9, a nomeação de 911 professores efetivos para a rede estadual de ensino a partir de fevereiro. A medida foi anunciada por meio de uma transmissão ao vivo nas redes sociais direto da sede da Secretaria de Estado da Educação (SED), no Centro de Florianópolis, ao lado da vice-governadora Daniela Reinehr, do secretário da pasta, Natalino Uggioni, e do secretário da Casa Civil, Douglas Borba. Os professores efetivos substituirão ACTs (Admitidos em Caráter Temporário).

    “É um processo que vem a somar com a qualidade de ensino. Dessa forma, o professor pode ter uma relação mais estável com o aluno. Nosso objetivo é de incluir aqueles que estão abandonando a escola, trazendo inovação para o ambiente educacional”, disse Moisés.

    O edital de convocação traz o nome dos professores chamados e o local de trabalho a partir de 1º de fevereiro, quando tomam posse. Como são mil vagas, os demais serão nomeados até o início do ano letivo. Os futuros docentes fazem parte de um grupo aprovado em concurso público em 2017. A chamada dos professores havia sido anunciada em outubro de 2018.

    Ainda durante o ato de assinatura, a vice-governadora salientou que muitas vezes os professores representam o primeiro elo das crianças com a sociedade e uma referência para toda a vida.

    Também na oportunidade, o secretário Natalino aproveitou para apresentar a sua secretária-adjunta, Carla Bohn, que atuará ao seu lado com o objetivo de melhorar a qualidade da educação e trazer mais inovação para as salas de aula.

    “A expectativa maior é promover uma educação de excelência para os alunos da rede pública estadual e, em paralelo, proporcionar elementos facilitadores ao trabalho docente, com auxílio de novas tecnologias”, destacou a secretária-adjunta.

    Números da SED

    Atualmente, a SED possui 40.749 servidores ativos, sendo 36.674 destes professores, entre efetivos e temporários.

    Ainda durante a tarde da quarta-feira, Moisés e a vice Daniela fizeram visitas aos servidores das secretarias da Saúde e da Educação. Em ambas as ocasiões, o governador e a vice reforçaram o seu compromisso com o servidor público de carreira e disseram que a intenção é promover as melhores condições de trabalho dentro da estrutura governamental.

    10/01/2019 Leia...

    -

  • Inicia dia 10 prazo para solicitar isenção do IPTU

    img

    O prazo para solicitação da isenção do IPTU em Iporã do Oeste será a partir do dia 10 de janeiro, e se estende até o dia 10 de fevereiro.

    Terão direito a solicitar a isenção os aposentados e pensionistas que recebem até dois salários mínimos, e proprietários de chácaras urbanas com ITR podem solicitar a isenção do imposto predial e territorial urbano.

    Para fazer a solicitação os aposentados ou pensionistas deverão ter em mãos, um comprovante do recebimento de aposentadoria, e um comprovante de residência.

    Os proprietários de chácara urbanas deverão apresentar o carnê do IPTU 2018 o ITR de 2018 e um comprovante de residência.

    Em ambos os casos, o pedido de isenção deverá ser feito nos escritórios de contabilidade, ou pelo site da prefeitura.

    A isenção será somente do IPTU, e as demais taxas cobradas no mesmo carnê, como de coleta de lixo, Funrebon e taxa de expediente, não terão desconto.

    O calendário de pagamento do IPTU 2019 foi definido pelo Decreto Municipal nº 248/2018.

    O primeiro vencimento será no dia 20 de março, para os contribuintes que optarem em pagar em cota única com impressão pelo site da Prefeitura, onde será concedido um desconto de 10 % do valor, mais a isenção da taxa de expediente.  

    No dia 22 de abril, vencerá o prazo para o pagamento em cota única, sem a isenção da taxa de expediente, mas ainda com o desconto de 10 % do valor.

    Também no dia 22 de abril vence a primeira parcela, para quem optar em pagar o imposto em três parcelas, sem nenhum desconto, com as demais parcelas vencendo em 20 de junho e 20 de agosto.

    No município de Iporã do Oeste tem em torno de 2.900 imóveis passiveis de cobrança de IPTU.

    09/01/2019 Leia...

    -

  • Moisés e Daniela visitam secretarias da Agricultura e Pesca e da Infraestrutura

    img

    O governador Carlos Moisés e a vice-governadora Daniela Reinehr deram prosseguimento na tarde desta segunda-feira, 7, às visitas às secretarias de Estado. Desta vez, eles conheceram as pastas da Agricultura e Pesca e da Infraestrutura.

    Logo no começo da tarde, Moisés e Daniela se reuniram com o secretário Ricardo de Gouvêa, da Agricultura, e diretores da secretaria. Foram discutidas formas de expandir as exportações de carne, além dos desafios nas áreas da pesca e aquicultura. Moisés ainda demonstrou especial interesse em inovação.

    “Precisamos garantir que as tecnologias cheguem também aos pequenos produtores. Com inovação no campo, a economia se desenvolve e o dinheiro fica nas regiões”, afirmou Moisés.

    Após visitar as repartições e cumprimentar os servidores, o governador e a vice se dirigiram ao Centro de Florianópolis, onde visitaram a sede da Secretaria de Infraestrutura, que abriga também o Deinfra e o Deter. O secretário Carlos Hassler também mostrou as dependências do órgão. Na tesouraria do Deinfra, o servidor Amilton Zacarias de Adão se disse lisonjeado com a visita de Moisés.

    “Eu tenho 62 anos e sou servidor há 37 anos. Essa é a primeira vez que um governador vem aqui. Parabéns e muita sorte para o senhor”, falou Adão para o governador.

    Ao final da visita, Moisés e Daniela também se reuniram com o secretário Hassler para discutir as prioridades dos próximos quatro anos. Na oportunidade, o governador reiterou que a Infraestrutura será uma prioridade de seu governo.

    08/01/2019 Leia...

    -

  • Nota Oficial PSL/SC

    img

    O Partido Social Liberal (PSL) de Santa Catarina só foi case de sucesso nacional e o protagonista das últimas eleições no Estado por que VOCÊ acreditou, se empenhou, compareceu às urnas com o seu voto de confiança e está conosco em cada momento. 

     

     

    Compomos um time de profissionais plurais e anônimos, e em apenas cinco meses, criamos mais de 150 executivas municipais, sendo 120 homologadas. Ganhamos espaço e garantimos um lugar de destaque ao PSL/SC, elegendo o nosso governador, Carlos Moisés, seis deputados estaduais e quatro federais e, por muito pouco, não conquistamos uma das vagas no Senado.

     

     

    O PSL chega ao governo de SC com a missão de enxugar a máquina pública, ampliar investimentos e estimular o crescimento do setor produtivo, gerando emprego e renda, desburocratizar as tomadas de decisão para promover, com agilidade e a todo custo, a retomada do crescimento do PIB catarinense e do desenvolvimento sustentável, entre inúmeras outras ações.

    Completamos hoje (7), oficialmente, o quinto dia útil de atividades, embora não tenhamos esmorecido um minuto sequer. Neste sentido, redijo a todos vocês com dois objetivos: o primeiro, dizer que o governo, assim como já mencionado pelo Governador Moisés, segue em período de transição até os próximos 90 dias. E, segundo, serão inúmeras as mudanças administrativas, a serem realizadas gradualmente.

    Por isso, até lá, para que o Governador Moisés possa concretizar as expectativas da campanha junto à sociedade catarinense, muitos servidores do governo anterior poderão ser mantidos nas respectivas funções, até que seja confirmada a indicação de novos integrantes para atuarem nos respectivos cargos. Reitero que o chefe de Estado do PSL mantém sua proposta de governar Santa Catarina, principalmente, com profissionais de carreira, como vinha defendendo no período eleitoral.

    Santa Catarina trilha uma nova história, um novo caminho. O momento requer serenidade, transparência, respeito, união, foco e muito trabalho, para que o Estado cresça e se desenvolva, fomentando oportunidades e criando empregos, trazendo vida com qualidade a todos que nasceram ou escolheram a nossa Santa e bela Catarina para viver

    Nos próximos dias, uma reunião da Executiva Estadual estará acontecendo, com o objetivo de pontuar as diretrizes do partido para este ano, bem como serão agendados encontros com as comissões provisórias municipais, cuja vigência encerrou em dezembro de 2018.

    Juntos, seguiremos unidos, firmes e fortes, transformando Santa Catarina e tendo o Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!

    08/01/2019 Leia...

    -

  • Novo comando do 14º RCMec faz visita ao Gabinete do Prefeito

    img

    O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, recebeu a visita, na tarde desta quinta-feira (03), do atual comandante do 14º RCMec (Regimento de Cavalaria Mecanizado), Tenente Coronel Leonardo Areas Dantas, e do Tenente Coronel Carlos Alberto Moutinho Vaz, que assumirá o comando no Regimento em São Miguel do Oeste na próxima terça-feira (08).

    O novo comandante do 14º RCMec atuava até o momento no Rio de Janeiro (RJ). Já o comandante atual do Regimento será transferido para Campo Grande (MS). A visita ao Gabinete do Prefeito simboliza a cordialidade com que convivem o Poder Público Municipal e as Forças Armadas.

    Wilson Trevisan deu as boas-vindas ao novo comandante, ao mesmo tempo em que agradeceu o comandante Dantas pelos relevantes serviços prestados em São Miguel do Oeste, e a parceria que manteve com o Município durante o período em que esteve à frente do 14º RCMec. Lembrou, ainda, da importância econômica da instituição para o município.

    O prefeito aproveitou a oportunidade pela propor a manutenção das parcerias já existentes, em programas como o Pelotão Mirim e outras ações da municipalidade que usualmente contam com o apoio do Regimento.

    04/01/2019 Leia...

    -

  • Prefeito assina Decreto regulamentando a desburocratização de serviços

    img

    A partir de hoje (03), não é mais exigida a autenticação de documentos nos órgãos públicos ligados ao Executivo Municipal. Wilson Trevisan também institui o Selo de Desburocratização e Simplificação, que premiará os servidores que criarem ações para melhorar o atendimento ao público.

    O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, assinou nesta quinta-feira (03), um Decreto regulamentando, no âmbito do Executivo Municipal, a Lei da Desburocratização. Os objetivos principais são racionalizar os atos e procedimentos administrativos, instituir o Selo de Desburocratização e simplificar a tramitação de documentos.

    A partir de hoje, a população não precisa mais reconhecer firma quando apresentar algum documento em qualquer órgão público ligado ao Executivo Municipal. Basta replicar sua assinatura diante do servidor, que irá conferir e autenticá-la. A apresentação de Certidão de Nascimento poderá ser substituída por qualquer documento oficial.

    Quando, por motivo alheio à responsabilidade do solicitante, não for possível obter diretamente do órgão ou entidade responsável algum documento comprobatório de regularidade, os fatos poderão ser comprovados por uma simples declaração escrita e assinada pelo cidadão, que, em caso de declaração falsa, ficará sujeito às devidas sanções.

    A comunicação entre Poder Público Municipal e cidadão poderá ser feita por qualquer meio, inclusive comunicação verbal, direta, telefônica ou e-mail, ressalvados os casos que impliquem imposição de deveres, ônus, sanções ou restrições ao exercício de direitos e atividades.

    SELO DE DESBUROCRATIZAÇÃO

    O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, também instituiu, por este Decreto, o Selo Municipal de Desburocratização e Simplificação. Trevisan explica que ele funcionará como uma espécie de prêmio destinado a reconhecer e estimular projetos, programas e práticas que simplifiquem o funcionamento da administração pública e melhorem o atendimento aos usuários dos serviços públicos.

     

     

    03/01/2019 Leia...

    -

  • Estão abertas as inscrições para o Programa Atleta na Escola

    img

    Cerca de 500 vagas estão disponíveis em onze modalidades esportivas

    Iniciaram nesta quarta-feira (02), as inscrições para o Programa Atleta na Escola, que atende crianças e jovens com idade entre 06 e 14 anos.

                    Conforme o secretário adjunto de Esporte, Juliano Siebel, os interessados devem efetuar a inscrição na Secretaria, anexo ao Ginásio Municipal, nos períodos da manhã e da tarde, apresentando uma cópia do RG, o comprovante de endereço e a matrícula escolar. “Estas informações são válidas para novos alunos e, também, para aqueles que já frequentam o programa Atleta na Escola. Cada aluno poderá se inscrever em duas modalidades”.

                    Juliano ressalta que a Prefeitura fornece o transporte e o lanche aos alunos que participam das onze modalidades. São cerca de 500 crianças e adolescentes que serão beneficiados com o programa, sejam eles de escolas da rede municipal, estadual ou particular.

                    Estarão à disposição dos alunos as modalidades esportivas de Voleibol, Handebol, Basquete, Futsal, Judô, Dança, Tênis de Mesa, Tênis de Campo, Atletismo, Xadrez e Futebol de Campo.

    03/01/2019 Leia...

    -

  • Mais de R$ 2 milhões destinados para a agricultura através de Colatto

    img

    Recursos beneficiarão 18 municípios catarinenses

    O deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC) recebeu a confirmação do pagamento de mais de R$ 2 milhões em recursos para fomento ao setor agropecuário. A atuação do parlamentar garante a aquisição de máquinas e equipamentos para 18 municípios catarinenses. 

    Com os valores, os municípios poderão adquirir implementos agrícolas, patrulha agrícola mecanizada, veículos e caminhões, por exemplo. “Sempre atuei forte na agricultura, em defesa dos nossos agricultores. Ajudar os municípios com investimentos no setor é um compromisso que sempre tive com quem coloca comida na mesa dos brasileiros e do mundo”, afirma o deputado Valdir Colatto.

    Confira o município beneficiado e o valor destinado:

    ANCHIETA R$ 100 mil  
    CUNHATAÍ R$ 100 mil

    CURITIBANOS R$ 230 mil

    DESCANSO R$ 150 mil

    ERVAL VELHO R$ 100 mil

    IBICARÉ R$ 100 mil

    IPUAÇU R$ 100 mil

    JARDINÓPOLIS R$ 100 mil

    PALMA SOLA R$ 100 mil

    PRINCESA R$ 100 mil

    QUILOMBO R$ 100 mil

    RANCHO QUEIMADO R$150 mil

    ROMELÂNDIA R$ 100 mil

    SALTINHO R$ 100 mil

    SÃO BERNARDINO R$ 100 mil

    TUNÁPOLIS R$ 100 mil

    UNIÃO DO OESTE R$ 150 mil

    ENTRE RIOS R$ 100 mil

    03/01/2019 Leia...

    -

  • Ano novo começa com ritmo de trabalho acelerado em São Miguel do Oeste

    img

    Prefeito salienta que o foco é atender à população de forma inteligente, ágil e efetiva

    O primeiro dia útil de 2019 foi bastante movimentado na prefeitura de São Miguel do Oeste. O prefeito, Wilson Trevisan, acompanhado do vice, Alfredo Spier, e do novo secretário de Educação, Paulo Drumm, visitou, logo pela manhã, a creche do bairro Salete, que está realizando atendimento especial a mais de 100 crianças durante as férias escolares.

    No decorrer do dia, além de atender a uma extensa agenda interna, o prefeito também realizou várias atividades externas. Juntamente com a secretária de Urbanismo, Marli da Rosa, Trevisan vistoriou obras de manutenção e ajardinamento que estão sendo feitas na Rua Waldemar Ramgrab.

    Mais tarde, com o novo secretário de Planejamento, Cleumar Liebert, o prefeito orientou o mapeamento de buracos e depressões no asfalto e calçamento, que serão corrigidas nos próximos dias.

    Wilson Trevisan salienta que os dois primeiros anos de governo serviram para implantar um novo modelo de gestão, mais simples, dinâmica e eficiente, e primando sempre pela qualidade no atendimento, prestação de serviços e obras. “Agora, queremos consolidar este novo ritmo de trabalho, de forma inteligente, ágil e efetiva, para que a população realmente seja a grande beneficiada”, pontua o prefeito.

     

     

    03/01/2019 Leia...

    -

  • Prefeitura repassa área para construção de Abrigo de Idosos

    img

    Ceapi São Miguel será responsável pela obra

    A prefeitura de São Miguel do Oeste oficializou na última semana, a doação de uma área de terra ao Centro de Apoio à Pessoa Idosa (Ceapi).

                    Na presença de integrantes da diretoria da entidade, o prefeito Wilson Trevisan assinou a escritura de uma área de 1.595m², localizada no bairro Progresso, visando à construção de um abrigo de idosos, para pessoas em situação de risco ou desamparadas.

                    Junto com a escritura, foi entregue à presidente Iraci Lanz, uma cópia da Lei Municipal 7.463/2017, que autoriza a municipalidade a doar área de terra para a construção do abrigo de acolhimento às pessoas da terceira idade.

                    Trevisan ressaltou a importância do trabalho de entidades com o Ceapi, a fim de ajudar aqueles que mais necessitam. “Em sua maioria, as pessoas da terceira idade estão mais sensibilizadas e mais frágeis, por isso temos que pensar e apoiar estes grupos que realizam um trabalho voluntário e estão preocupados com o bem estar dos nossos idosos”.

    Neste mês de janeiro, a nova diretoria, coordenada pela presidente Maria Helena Dotto, assumiu a gestão da entidade pelos próximos quatro anos, 2019/2022, e já tomou conhecimento que a entidade tem prazo de dois anos para iniciar a construção e, cinco anos, para a conclusão do Abrigo.

    02/01/2019 Leia...

    -

  • Carlos Moisés da Silva é empossado governador de Santa Catarina

    img

    Diminuição da máquina pública, transparência e combate à corrupção são algumas das prioridades apontadas pelo novo governo estadual

    Carlos Moisés da Silva (PSL) foi empossado neste 1º de janeiro de 2019 como governador de Santa Catarina. A programação de celebração da posse começou com um culto ecumênico na Catedral Metropolitana da Capital, entre 14h30 e 15h. Às 15h30, participou de uma entrevista coletiva na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Às 16h, ocorreu cerimônia de posse no Palácio Barriga Verde.

    A cerimônia de posse iniciou com a apresentação da banda da Polícia Militar, que tocou o hino nacional. Na sequência, o até então governador, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), fez um balanço dos trabalhos em 2018. Depois, Moisés e a vice Daniela Reinehr (PSL) assinaram o livro de posse. Os dois também fizeram um juramento.

    "O governo começa com uma grande reforma, cujo foco será ajustar a gestão em áreas vitais. A economia gerada nos processos irá alavancar o poderio de investimento do estado”, disse Moisés em pronunciamento.

    Secretariado

     

    Na quarta-feira (2), ocorre pela manhã uma cerimônia de posse dos secretários nomeados por Moisés. Veja os nomes anunciados:

     

    • Administração - secretário Jorge Eduardo Tasca, atual chefe do Centro de Inovação da PMSC
    • Administração Prisional e Socioeducativa - secretário Leandro Lima, secretário atual reconduzido ao cargo
    • Agricultura e Pesca - secretário Ricardo de Gouvêa, diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do estado (Sindicarne) e da Associação Catarinense de Avicultura (Acav)
    • Casa Civil - secretário Douglas Borba, advogado e professor de direito
    • Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo - secretário Lucas Esmeraldino, presidente estadual do PSL
    • Desenvolvimento Social - secretária Maria Elisa da Silveira de Caro, economista e já foi secretária-adjunta da Justiça e Cidadania
    • Educação - secretário Natalino Uggioni, graduado em ciências
    • Fazenda - secretário Paulo Eli, secretário atual reconduzido ao cargo
    • Infraestrutra e Mobilidade - secretário Carlos Hassler, coronel do Exército
    • Saúde - secretário Helton de Souza Zeferino, médico e atual comandante do 1° Batalhão dos Bombeiros em Florianópolis

    01/01/2019 Leia...

    -

  • Asfalto em Pitangueira interior de Tunápolis é inaugurado

    img

    A inauguração de parte do asfalto da fronteira, em Linha Pitangueira, interior de Tunápolis, aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 26, com presença de várias autoridades. Conforme o prefeito Renato Paulata, a obra é significativa e de grande utilidade para várias comunidades da região da fronteira.

    O investimento foi de um R$ 1,265 milhão com recursos do Governo do Estado, além de contrapartida do município com obras que não foram contempladas na licitação, cerca de R$ 50 mil. O prefeito considera que a entrega de 1,8 quilômetro é uma grande conquista para comerciantes e moradores de Pitangueira, além das pessoas que usam a estrada da fronteira. O prefeito ressalta que esse asfalto deve ser tomado como exemplo, pois em apenas 35 dias aconteceram todos os trâmites e principalmente por ser o metro quadrado mais barato construído, por apenas R$ 87,00.

    Ele valoriza agilidade com que foi realizada obra do asfalto. Lembra que no mês de maio foi necessário um mutirão de trabalho com engenheiros e outros profissionais da prefeitura para concluir o projeto e confirmar a liberação de recursos antes do período eleitoral. O prefeito considera que o empenho da equipe técnica foi fundamental para a obra ser concluída ainda em 2018. Paulata cita ainda que os transtornos com as obras eram inevitáveis e agora a comunidade tem grandes benefícios com o asfalto. O planejamento para 2019 inclui obras de acostamento, acessos e passeio público, que será feito em parceria com os moradores.

    O vice prefeito Aquiles Bamberg contou a história de como foram articulados os recursos para a obra, com ajuda do Deputado Mauro de Nadal, do secretário da ADR de SMOeste, Paulo Meneghini, e do vereador Arno Muller, além de outras pessoas que contribuíram para a finalização da obra.

    27/12/2018 Leia...

    -

  • Bortoloto faz devolução de mais de R$ 70 mil aos cofres públicos

    img

    Neste ano, Câmara de Vereadores fez a devolução de mais de R$ 170 mil

    Após devolver R$ 100 mil em setembro deste ano, o poder Legislativo de Descanso formalizou outro valor de mais de R$ 70 mil aos cofres públicos da prefeitura. O presidente Márcio Maximino Bortoloto esteve no gabinete do prefeito Sadi Bonamigo nesta manhã de quinta-feira, 27 de dezembro.

    O prefeito destacou que esse recurso do Orçamento da Câmara oportuniza viabilizar ações pelo Governo Municipal para o próximo ano. “Sendo assim, só temos agradecer ao poder Legislativo pela devolução”.

    Segundo Bortoloto, o montante neste ano representa mais de R$ 170 mil. “Fico feliz pela devolução. Isso é fruto de uma gestão séria, com economia e responsabilidade pelo dinheiro público, o que produz resultados importantes”.

    27/12/2018 Leia...

    -

  • Controle Migratório começa a funcionar na Ponte Internacional Peperi Guaçú

    img

    Prefeito Wilson Trevisan esteve no local no início da tarde desta quarta-feira (26). Lideranças de São Miguel do Oeste, Paraíso, e também da Argentina, serão reunidas para traçar ações de divulgação da nova rota internacional.

    Está em funcionamento o Posto de Controle Migratório de Paraíso. O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, recebeu o comunicado oficial na manhã desta quarta-feira (26), do delegado de Policia Federal, Marcio Anater. No início da tarde, Trevisan, acompanhado do prefeito de Paraíso, Valdecir Casagrande, foi ao local, situado ao lado da Ponte Internacional Peperi Guaçú, para verificar o andamento dos trabalhos.

    De acordo com agentes da Polícia Federal que estão atuando no Posto Migratório, o movimento tem aumentado gradativamente desde o último sábado (22), quando iniciou a prestação do serviço. Somente no dia de hoje (26), até às 14h, cerca de 70 veículos de argentinos fizeram seus registros de entrada no Brasil por este novo local. A expectativa é de que este número chegue, nos próximos meses, a até 2.500 registros diários, durante a alta temporada. O atendimento acontece das 08h às 20h.

    O prefeito de São Miguel do Oeste informou que realizará uma reunião, na próxima semana, com representantes de entidades do município, a fim de conclamar o engajamento de todos na divulgação desta nova rota. Também solicitou ao prefeito de Paraíso que faça o mesmo em sua cidade. Ainda na primeira quinzena de janeiro, uma comitiva dos dois municípios estará em San Pedro (Argentina), reunida com representantes daquela região, mais próxima à Ponte Internacional, traçando ações específicas de logística e divulgação.

    “A parte mais difícil, que era a instalação deste Posto de Controle Migratório, já foi conquistada. Agora, precisamos fazer com que esta informação chegue aos turistas do país vizinho, para que passem a utilizar este caminho”, salienta Trevisan. O prefeito entende que a liberação da ponte consolida a região de São Miguel do Oeste como uma rota de passagem internacional, incrementando o turismo e comércio do Extremo Oeste catarinense. A instalação da aduana também aumentará a competitividade das empresas da região, que terão custos reduzidos na exportação e importação, e melhor logística de transporte.

    PONTE INTERNACIONAL

    A Ponte Internacional Peperi Guaçú foi construída há mais de 20 anos, mas só foi reconhecida oficialmente pelo governo brasileiro no ano passado, após iniciativa da Administração Municipal de São Miguel do Oeste, que uniu todas as partes interessadas e dividiu os trâmites em etapas, que foram cumpridas uma a uma. Após a ativação da Migração no local, agora concretizada, o próximo passo é a busca para instalação de uma estrutura aduaneira, para que o transporte de cargas e mercadorias também possa ser feito pelo local.

     

    26/12/2018 Leia...

    -

  • TCE recomenda e poder Legislativo aprova contas de 2017 do prefeito

    img

    “Não foram detectadas, na análise do balanço, geral, irregularidades que pudessem comprometer substancialmente o equilíbrio das contas públicas”, diz parte do parecer

    O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE) emitiu parecer pela aprovação das contas do Governo de Descanso relativas ao exercício de 2017, de responsabilidade do prefeito Sadi Bonamigo. O poder Legislativo seguiu as recomendações e votou pela aprovação.

    Consta no relatório, “que não foram detectadas, na análise do balanço, geral, irregularidades que pudessem comprometer substancialmente o equilíbrio das contas públicas ou a aferição geral acerca da gestão orçamentária, patrimonial e financeira havida no exercício”.

    Segundo Bonamigo, a gestão municipal deve cumprir a legislação, fazer a correta aplicação dos recursos públicos com transparência e cuidar do dinheiro público.

    “Para garantir maior transparência, nesse ano, por exemplo, o site da Prefeitura passou por um processo de reestruturação e está mais prático ao internauta. Além disso, outras ações são realizadas, como as prestações de contas, a fim de dar cumprimento amplo aos atos públicos”, comentou o prefeito.

    26/12/2018 Leia...

    -