Últimas

  • Semana de Incentivo à Leitura e à Cultura reúne grande público em Tunápolis

    img

    A 7ª edição da Semana de Incentivo à Leitura e à Cultura teve sua abertura oficial na quarta-feira, dia 07, com a presença de um grande público que acompanhou a apresentação do Centro Educacional Helga Follmann, da Invernada Artística do CTG Última Porteira, do grupo de Danças Alemãs da Associação Folclórica Alemã (AFAT), do Coral Infantil de Linha Pitangueira e da Banda Municipal, regida pelo Maestro Ademar Meurer.

    Após o ato de abertura, os presentes visitaram a Feira do Livro e do Artesanato, na qual estiveram expostos diversos trabalhos de artesão do município, como adesivos para unhas, utensílios de madeira, crochê e tricô, artigos para decoração natalina e a empresa Baumgratz Confecções e Utilidades expôs mais de 6.000 exemplares de livros para todas as idades e gostos. Também esteve exposto o Projeto Mala Viajante, desenvolvido no ano letivo de 2018 pelas escolas municipais em parceria com as famílias. A feira permaneceu aberta para visitação nos dias 08 e 09.

    Na sexta-feira, dia 09, foi realizada a segunda edição do Show de Talentos, que contou com a apresentação de mais 50 crianças, jovens e adultos nas modalidades de canto, recitação de poesias ou tocar instrumentos musicais.

    Com uma intensa programação, no sábado, dia 10, a AFAT, juntamente com a Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis (AEST), realizaram a 2ª edição do Stammtisch, com a presença de oito grupos da comunidade, que celebraram a cultura alemã por meio da música, danças e brincadeiras típicas, com animação do Musical Alegria.

    No domingo, dia 11, foi realizada a Noite Cultural em parceria com o Sicoob, com a apresentação dos alunos de música do Professor Matheus Beckenkamp e de danças coreográficas da Professora Naíssa Schaurich. Enquanto acompanhavam as apresentações, os presentes puderam degustar um bom chimarrão oferecido pela Cooper A1.

    Nesta segunda-feira, dia 12, as atividades foram internas nas escolas municipais. Os estudantes participaram da contação de “Uma História Leva a Outra: A menina dos brincos de ouro”, recitada por Ana Paula Prado e Moacir Bonacina. A programação encerra na quarta-feira, véspera de feriado, com o tradicional Musikantenfest, evento que reúne músicos de toda região em uma grande confraternização. Às 18h30min, inicia o desfile dos músicos pelas ruas da cidade com distribuição de chopp. Logo após, haverá o jantar de confraternização, revezamento de bandas e encerramento com a Banda Alvorecer.

    De acordo com a Secretária da Educação, Angelita Bourscheidt, durante a semana os alunos da Rede Municipal de Ensino participaram do Concurso do Slogan que irá caracterizar a Geloteca, um novo projeto que está sendo desenvolvido em parceria com o Setor de Urbanismo e será implantado na Praça Pública Willy Eidt.

    O Prefeito, Renato Paulata, ao declarar a abertura oficial do evento, destacou que é necessário libertar a imaginação e a criatividade por meio da leitura. “Passamos por um momento em que sofremos com a presença e a influência dos celulares e das redes sociais. Mesmo com tantas formas de comunicação, a leitura de um bom livro é indispensável e não há nada que substitui o conhecimento que ele nos traz”, finaliza Paulata.

     

    12/11/2018 Leia...

    -

  • Definida a Programação Natalina em Iporã do Oeste


    O Departamento de Cultura de Iporã do Oeste, já definiu toda a programação que será desenvolvida para o Natal de 2018, intitulada “IPORÃ DO OESTE - UM ENCANTO DE NATAL”.

    A Coordenadora de Cultura Luciane Flach Trein, destaca que as atrações terão inípcio um mês antes do Natal. No dia 25 de novembro às 19 horas será realizado um encontro regional de balé, organizado pela Cia de Dança Jussara Ribeiro, no pavilhão católico.

    No dia 28 de novembro será realizado um ato de acendimento das luzes na Avenida Gustavo Fetter. As 19h45min horas será a concentração para caminhada das luzes na Praça Reinoldo Ruschel. As 20h15min inicia a caminhada das luzes até a pracinha da ACIIO na Rua Sete de Setembro. As 20h30min será realizado um concerto musical com oficinas de Música do INDACI, o acendimento das luzes e a chegada do Papai Noel

    No dia 05 de dezembro haverá mateada na Praça Reinoldo Ruschel com a apresentação do Programa Rancho e Querência, produzido pelo CTG Herança Pampiana e transmitido pela Rádio Oeste. A mateada terá início às 19 horas, onde a erva será gratuita, e terá apresentações culturais da Apae Caminho de Luz, CAPS de Mondaí e Grupos Italianos. As 20 horas os artistas locais e regionais estarão se apresentando para o público e também para o programa de rádio, com músicas especialmente preparadas para a época do ano.  

    Dia 09 de dezembro o Clube de Patinação Asas da Liberdade estará realizando o tradicional Show Natalino. O evento será no Ginásio Poliesportivo, com início as 19 horas. Esta é a única atração com cobrança de ingresso.

    A última atração da programação de Natal, será no dia 16 de dezembro. Neste dia será apresentado o espetáculo musical – IPORÃ- UM ENCANTO DE NATAL. O local será a Rua Sete de Setembro, junto a pracinha da ACIIO, com início às 20 horas. Será realizada uma cantata natalina com a encenação do nascimento de Jesus, e a chegada do Papai Noel.

    Luciane frisa que paralelo a esta programação terá a 1ª Feira de Artesanato Natalino, sempre no local do evento, exceto no Show de patinação.

     

    09/11/2018 Leia...

    -

  • Divulgada a programação do “Natal Regional 2018 – Viva Essa Alegria”


    Abertura está marcada para a noite de 1º de dezembro

    Está definida a programação do “Natal Regional 2018”. Como tema para este ano foi escolhida a frase “Viva Essa Alegria”, a qual tem o objetivo de resgatar as energias positivas e o clima de alegria nesta época do ano.

    A programação, desenvolvida pela Administração Municipal de São Miguel do Oeste, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, engloba diversos eventos culturais, artísticos e religiosos, além da decoração e iluminação especial da cidade.

    O secretário adjunto de Cultura e Turismo, Carlos Chaves, que está na coordenação geral das atividades, destaca que muitas novidades foram preparadas para este ano, e a população será presenteada com belos espetáculos e novidades em termos de decoração.

    “A abertura da programação, com Desfile do Papai Noel pelas ruas da cidade e inauguração da decoração e iluminação natalina, acontecerá no dia 1º de dezembro, a partir das 19h30. Nesta noite, será realizada a entrega simbólica na Chave da Cidade pelo Prefeito ao Papai Noel, haverá apresentação da Banda Municipal, das oficinas da Secretaria, Grupo Cultural Morgenstern, Grupo de Danças Ítalo-Germânico, dos campeões do Festival da Canção Canta São Miguel, além de shows com o grupo Águas Nativas e com a dupla Igor e Júnior. Nesta mesma ocasião, o Lions Clube São Miguel Lionesses, promoverá o 2º Festival do Pastel”, revela Chaves. A programação será realizada na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel.

    NATAL SOLIDÁRIO

    No dia 15 de dezembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social fará a entrega dos presentes da campanha “Natal Solidário” para cerca de 500 crianças. O evento acontecerá no Ginásio do CAIC, a partir das 16h, e contará com o apoio e participação de diversas entidades, que proporcionarão uma tarde de muita diversão ao público infantil. As cartinhas das crianças, para a população que puder colaborar doando os presentes, já estão disponíveis para retirada em mais de 40 pontos da cidade, desde a última segunda-feira (05).

    OUTRAS ATRAÇÕES

    No decorrer do mês de dezembro, diversas atividades serão realizadas. Entre elas, a “Caminhada das Lanternas”, “Palco Aberto”, exposição e venda de artesanato, e presença do Papai Noel na Praça Walnir Bottaro Daniel. O encerramento da programação está marcado para a noite de 28 de dezembro, com a Devolução da Chave da Cidade pelo Papai Noel ao Prefeito, atrações artísticas e sorteio da Campanha de Prêmios da CDL.

     

    PROGRAMAÇÃO DO NATAL REGIONAL 2018

    “VIVA ESSA ALEGRIA”

    DIA 01/12/2018 – Sábado

    19h30 – Desfile com o Papai Noel pelas ruas da cidade

    Saída: em frente ao Centro Cultural Olímpio Dal Magro, acompanhamento da Banda Municipal

    Participação Especial: Oficinas da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, Grupo Cultural Morgenstern, Grupo de Danças Ítalo-Germânico entre outros.

    20h – Abertura Oficial do Natal - Inauguração da Decoração e Iluminação

    Chegada do Papai Noel e comitiva na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel

    Entrega da Chave da Cidade pelo Prefeito ao Papai Noel

    Apresentação da Banda Municipal

    Apresentação das Oficinas de Balé e Canto da Secretaria de Cultura

    Apresentação dos Campeões do Festival da Canção Canta São Miguel

    Show com Grupo ÁGUAS NATIVAS (Célly, Rafael e Jullyê)

    Show com IGOR E JÚNIOR

    2° Festival do Pastel - realização: Lions Clube São Miguel Lionesses

    Local: Área Coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel

     

    DIA 02/12/2018 – Domingo

    16h às 18h30 – Palco Aberto

    Local: Praça Walnir Bottaro Daniel

    21h – Evento Ecumênico “Caminhada das Lanternas”

    Passeio pelas ruas da cidade até a Praça Walnir Bottaro Daniel

    Local de saída: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Av. Getúlio Vargas, ao lado do Hospital São Miguel)

     

    DIAS 09 e 16/12/2018 - Domingo

    14h – Exposição e Venda de Artesanato Natalino

    Local: Área Coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel

    16h às 18h30 - Palco Aberto

    Local: Praça Walnir Bottaro Daniel

     

    DIA 15/12/2018 – Sábado

    16h – Encerramento da Campanha Natal Solidário 2018

    Entrega de presentes às crianças

    Atrações: cama elástica, brinquedos infláveis, lanches, suco e entrega de doces

    Realização: Secretaria de Assistência Social / CRAS I e II

    Apoio: Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, CDL, Lions Clube Universidade, Lions Clube São Miguel, Leo Clube, Lions Clube Lionesses, Rotary Clube São Miguel, Casa da Amizade, Acismo e Capítulo Raízes da Fronteira.

    Local: Ginásio de Esportes do CAIC (Secretaria de Assistência Social)

     

    DIA 16/12/2018 – Domingo

    16h às 18h30 – Palco Aberto

    Local: Praça Walnir Bottaro Daniel

     

    DIA 28/12/2018 – Sexta-feira

    19h30 – Devolução da Chave da Cidade pelo Papai Noel ao Prefeito

    20h – Sorteio da Campanha Show de Prêmios da CDL 2018

    - 1º Prêmio: vale-compra no valor de R$ 12.000,00;

    - 2º Prêmio: vale-compra de R$ 4.000,00;

    - 3º Prêmio:  vale-compra de R$ 3.000,00;

    - 4º Prêmio: vale-compra de R$ 2.500,00;

    - 5º Prêmio ao 10º Prêmio: vales-compras de R$ 1.500,00;

    - 11º ao 30º Prêmio: vales-compras de R$ 500,00;

    - 31º ao 45º Prêmio: vales-compras de R$ 300,00.

    Atrações artísticas

    Realização: CDL

    Local: Área Coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel

     

    ** O Papai Noel estará presente na Praça Walnir Bottaro Daniel nos seguintes dias:

    09/12 – 18h às 21h

    16/12 – 18h às 21h

    Coordenação: Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo

    08/11/2018 Leia...

    -

  • Vereadores aprovam regularização fundiária e mais dois projetos

    img

    Sessão ordinária foi realizada na tarde desta quinta-feira. Também foi apresentada indicação pedindo lombada física

    Três projetos de lei foram aprovados durante a sessão ordinária da Câmara de São Miguel do Oeste, realizada na tarde desta terça-feira (6). Um dos projetos dispõe sobre a regularização fundiária urbana (Reurb), que será implementada e executada pela Comissão Municipal de Regularização Fundiária. O texto estabelece que serão objeto de regularização os núcleos urbanos existentes até o dia 22 de dezembro de 2016, que serão atestados por essa comissão.

    O projeto de lei estabelece que poderão requerer a regularização fundiária urbana os beneficiários, individual ou coletivamente, diretamente ou por meio de entidades constituídas para esse fim; os proprietários de imóveis ou de terrenos, loteadores ou incorporadores; a Defensoria Pública, em nome de beneficiários hipossuficientes; e o Ministério Público.

    Conforme a proposta, as áreas e imóveis objetos de regularização podem estar localizados na macrozona rural, na macrozona urbana consolidada ou na macrozona de expansão urbana, e serão consideradas áreas especiais de interesse social, não se aplicando a elas determinadas regras previstas nas leis que compõem o Plano Diretor Municipal, como normas do zoneamento urbano, dimensões dos lotes, largura de vias de acesso e testada para via pública.

    O texto ainda prevê regras para executar a regularização fundiária, e também sobre a forma de composição da Comissão Municipal de Regularização Fundiária. Por emenda da Comissão de Educação e Cultura, a CMRF será composta por no mínimo sete membros, dos quais três servidores efetivos, três comissionados e um membro do Conselho Municipal de Habitação, nomeados pelo chefe do Poder Executivo. O projeto de lei também autoriza a Comissão a regularizar todas as estradas, vias de acesso e travessas não legalizadas, que passarão a ser de domínio público municipal.

    OUTROS PROJETOS

    Outros dois projetos foram aprovados na sessão. Um deles altera o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária através da abertura de um crédito adicional especial na importância de R$ 99 mil. Os recursos são destinados ao atendimento de despesas do cercamento da 13ª Ciretran de São Miguel do Oeste.

    O outro projeto, de autoria do vereador Cláudio Barp (MDB), altera a ementa e o caput do artigo 1º de Lei Municipal nº 7.532/2018. A nova redação autoriza o Executivo a firmar contrato de cessão de uso de bem imóvel com o Rotary Club de São Miguel do Oeste para a construção de centro de apoio regional de pacientes e familiares do Hospital Regional.

    Todos os projetos foram aprovados em segundo turno e seguirão para a sanção do prefeito municipal. Na sessão também foi apresentada indicação de Vanirto Conrad (PDT). O vereador sugere a instalação de uma lombada física em frente à residência de nº 50 na Rua Pedro Erlo, no entroncamento com a rua de acesso ao Jeep Clube, na Linha Cruzinhas. Segundo o vereador, já há uma lombada física a aproximadamente 150 metros desse endereço, “mas que não está proporcionando nenhuma segurança”. “Portanto, visando proporcionar maior segurança aos que utilizam esta rua, solicita-se ao Conselho Municipal de Trânsito que viabilize a instalação deste redutor de velocidade”, finaliza o vereador. O pedido será enviado ao presidente do Cotrasmo e à secretária de Urbanismo.

    07/11/2018 Leia...

    -

  • Vereadores defendem apoio a moradores da Willy Barth para executar obras de acessibilidade

    img

    Moção de apelo alerta para altos custos de obras como a construção de muros de contenção. Outra moção pede manutenção de semáforo. Vereadores também apresentaram indicações e requerimentos de informação

    Os vereadores Gilberto Berté (MDB) e Carlos Grassi (PP) apresentaram uma moção de apelo solicitando à Administração Municipal que crie estratégias para ajudar os moradores da Rua Willy Barth a executar obras de acessibilidade ao longo da rua. Os vereadores também pedem ao Poder Público que verifique a estrutura da via no trecho junto ao semáforo, no Bairro São Sebastião. O pedido foi apresentado durante a sessão desta quinta-feira (1º).

    Berté e Grassi lembram que está na reta final o prazo de execução de obras de acessibilidade nos imóveis da área central do município, conforme firmado em Termo de Ajustamento de Conduta. “Nos bairros cortados pela Rua Willy Barth, muitos moradores não terão condições de arcar com as despesas, já que em alguns pontos será necessária a construção de muros de contenção, fazendo com que o valor da obra seja superior ao do imóvel. Também é necessário que a medida contemple as demais áreas do município que apresentem as mesmas características”, explicam os vereadores. O pedido será encaminhado ao prefeito em exercício e ao superintendente regional do Dnit em Santa Catarina.

    SEMÁFORO

    Outra moção foi apresentada por Cássio da Silva (MDB), que solicita ao prefeito em exercício, à secretária de Urbanismo e ao diretor do Demutran que mantenham o semáforo no cruzamento das ruas Santos Dumont e Itaberaba. Segundo Cássio, a secretária de Urbanismo divulgou recentemente que o semáforo seria deslocado para outra esquina. O vereador defende que seja mantido onde está, pois antes de sua instalação, afirma ele, havia alto índice de acidentes no local.

    “Além do mais, a criação das vias de mão únicas tem o intuito de dar fluidez e desafogar o trânsito. Sendo assim, a retirada do equipamento citado trará novamente a intensificação do fluxo de veículos naquele local, desmotivando assim o uso das vias de mão única e complicando o cotidiano dos moradores próximos, devido à grande demanda e movimentação que esta mudança trará”, justifica.

    INDICAÇÕES

    Vagner Passos (PSD) solicita ao prefeito e à secretária de Urbanismo que instalem bocas-de-lobo inteligentes no cruzamento das ruas Santos Dumont e Almirante Barroso, nas proximidades da Lanchonete Mister X e Supermercado Centenaro. A intenção é conter o mau cheiro e obstruir a saída de insetos e roedores.

    Everaldo Di Berti (PSD) indicou à Administração Municipal que faça a pintura das faixas de pedestres que cruzam as ruas La Salle e Dr. Guilherme José Missen, próximo ao Colégio La Salle Peperi, e a pintura que demarca a vaga de deficiente físico em frente à escola.

    Maria Tereza Capra (PT) solicita à Administração Municipal que faça reparos e asfalte a Rua Florianópolis, a partir da Rua José Klein até a ponte, no Bairro São Luiz. O objetivo é atender reivindicação de moradores da Vila Nova I e II e de usuários daquela via. Segundo a vereadora, nas condições atuais há dificuldades de locomoção tanto de pedestres quanto de veículos. “Os moradores temem que aconteça acidentes, principalmente com o ônibus de transporte dos alunos da Apae, que transita diariamente por este trecho”, acrescenta. O pedido será enviado ao prefeito em exercício.

    REQUERIMENTOS DE INFORMAÇÃO

    José Giovenardi (PR) apresentou requerimento solicitando ao prefeito em exercício que informe se houve funcionários licenciados para concorrer às eleições de 2016; em caso positivo, informar quais funcionários, denominando os que receberam licença na ocasião. O vereador pede ainda cópia do ato que concedeu a licença; se houve ressarcimento ao erário por parte do servidor em caso de indeferimento da candidatura; e solicita ainda a relação dos servidores que estiveram em férias nos meses de agosto a outubro de 2016.

    Vanirto Conrad (PDT) pediu ao prefeito que informe qual a empresa responsável pela realização de pesquisa de opinião relacionada às mudanças no trânsito ocorridas no município. O vereador pede em que período foi realizado o questionamento, quantas pessoas foram ouvidas, qual o critério adotado e qual o questionário apresentado aos entrevistados. Vanirto solicita ainda a relação das pessoas entrevistadas, cópia do questionário e qual o custo aos cofres municipais para realização dessa pesquisa.

     

    02/11/2018 Leia...

    -

  • 10ª Efrait anuncia shows e abre venda de estandes

    img

     

     

    Marcos e Belutti, Papas da Língua, Roger e Gustavo e Teodoro e Sampaio serão as atrações principais das noites de shows na 10ª Efrait. A Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Itapiranga acontece de 3 a 5 de maio de 2019 e teve seu primeiro evento oficial nesta quinta-feira, dia 1º de novembro.

    A Comissão Organizadora revelou as atrações, muito esperadas pelo público. De acordo com o coordenador dos shows, Rafael Stuelp, foram feitas diversas análises de viabilidade, buscando qualidade dos artistas para públicos e estilos musicais variados. As datas serão:

    - 03/05 (sexta) Marcos e Belutti

    - 04/05 (sábado) Papas da Língua + Roger e Gustavo

    - 05/05 (domingo) Teodoro e Sampaio

    Na 10ª Efrait, a arena de shows terá novidades na estrutura, com espaço bistrô, área VIP e pista. A venda do primeiro lote de passaportes com ingressos a preços acessíveis inicia no próximo dia 25 de novembro.

    Venda de estandes

    Organizada pela Assemit em conjunto com a prefeitura de Itapiranga, a 10ª Efrait promete ser a maior de todas as edições em seus cinco eixos principais: Agropecuária, Negócios, Gastronomia, Shows, Cultura e Lazer. Não será cobrado ingresso do público para visitação a todos os espaços e para as atrações do palco cultural.

    De acordo com o coordenador geral da Feira, Clemente Schnorrenberger, serão disponibilizados 171 estandes para empresas, sendo 104 internos, 46 externos e 21 espaços na praça de alimentação e shows. A venda de estandes também já iniciou e seguirá o cronograma:

    - 01/11 a 16/11 – Vendas para empresas associadas

    - 19/11 a 30/11 – Vendas para todas as empresas do município de Itapiranga (inclusive não associadas à Assemit)

    - 01/12 – Abertura das vendas para empresas de outros municípios

     

    Interessados em participar da exposição podem entrar em contato com Raquel, na Assemit. Fone (49) 3677 0332.

     

    Marcos e Belutti, Papas da Língua, Roger e Gustavo e Teodoro e Sampaio serão as atrações principais das noites de shows na 10ª Efrait. A Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Itapiranga acontece de 3 a 5 de maio de 2019 e teve seu primeiro evento oficial nesta quinta-feira, dia 1º de novembro.

    A Comissão Organizadora revelou as atrações, muito esperadas pelo público. De acordo com o coordenador dos shows, Rafael Stuelp, foram feitas diversas análises de viabilidade, buscando qualidade dos artistas para públicos e estilos musicais variados. As datas serão:

    - 03/05 (sexta) Marcos e Belutti

    - 04/05 (sábado) Papas da Língua + Roger e Gustavo

    - 05/05 (domingo) Teodoro e Sampaio

    Na 10ª Efrait, a arena de shows terá novidades na estrutura, com espaço bistrô, área VIP e pista. A venda do primeiro lote de passaportes com ingressos a preços acessíveis inicia no próximo dia 25 de novembro.

    Venda de estandes

    Organizada pela Assemit em conjunto com a prefeitura de Itapiranga, a 10ª Efrait promete ser a maior de todas as edições em seus cinco eixos principais: Agropecuária, Negócios, Gastronomia, Shows, Cultura e Lazer. Não será cobrado ingresso do público para visitação a todos os espaços e para as atrações do palco cultural.

    De acordo com o coordenador geral da Feira, Clemente Schnorrenberger, serão disponibilizados 171 estandes para empresas, sendo 104 internos, 46 externos e 21 espaços na praça de alimentação e shows. A venda de estandes também já iniciou e seguirá o cronograma:

    - 01/11 a 16/11 – Vendas para empresas associadas

    - 19/11 a 30/11 – Vendas para todas as empresas do município de Itapiranga (inclusive não associadas à Assemit)

    - 01/12 – Abertura das vendas para empresas de outros municípios

    Interessados em participar da exposição podem entrar em contato com Raquel, na Assemit. Fone (49) 3677 0332.

    01/11/2018 Leia...

    -

  • Matrículas da rede estadual para 2019 iniciam dia 19 de novembro

    img

    A Secretaria de Estado da Educação divulga nesta quarta-feira, 31, as datas de matrículas para o ano letivo de 2019. O primeiro período será de 19 até 23 de novembro. A unidade escolar deve ser escolhida pelos critérios de zoneamento, sendo a mais próxima da residência do aluno ou do trabalho dos responsáveis legais. Confira aqui a localização das escolas.  (http://serieweb.sed.sc.gov.br/cadueportal.aspx).

    A expectativa é receber cerca de 100 mil novos alunos nas 1.073 unidades escolares em todas as modalidades no ensino fundamental e médio ofertadas pela rede. Haverá um segundo momento para a realização das matrículas, entre4 e 7 de fevereiro.

    "É muito importante que as matrículas sejam realizadas no primeiro período devido ao planejamento das escolas, bem como a organização do quadro de profissionais para o próximo ano letivo", reforça a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene da Silva Pacheco.

    Interessados para ingresso nas109 escolas da Grande Florianópolis devem realizar a pré-matrícula onlinee até 28 de novembro apresentar a documentação (quadro abaixo) diretamente na escola. Já nas demais unidades do Estado, o processo deverá ser feito somente presencialmente munido dos documentos:

    •          Certidão de Nascimento;

    •          Carteira de Identidade;

    •          Atestado de Frequência com indicação da etapa/ano em 2018 ou histórico escolar;

    •          Comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores a matrícula);

    •          1 foto 3x4; (opcional)

    •          Carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental

    •          Fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis

    Para realizar a matrícula no ensino fundamental é necessário a criança ter 6 anos de idade até 31 de março de 2019. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o interessado para o ensino fundamental deverá ter 15 anos completos até o ato da matrícula e 18 anos para o ensino médio.

    Pré-Matrícula Online

    A pré-matrícula online estará disponível somente nas escolas da Grande Florianópolis e deverá ser realizada pelo site matriculaonline.sed.sc.gov.br. Para efetivar a matrícula é necessário  que o aluno (maior de 18 anos), pais ou responsáveis apresentem a documentação até 28 de novembro na escola.

    Seis escolas com maior procura de vagas farão o processo por sorteio, sendo divulgado em 26 de novembro na própria unidade escolar. As escolas são: Instituto Estadual de Educação, EEB Jacó Anderle, EEB Intendente José Fernandes, em Florianópolis, EEB Prof Irmã Maria Teresa, EEB Vicente Silveira, em Palhoça, e EEB José Brasilicio, em Biguaçu. É importante lembrar que o alunos interessados em uma das seis escolas podem realizar a matrícula em outra escola para garantir a vaga.

    31/10/2018 Leia...

    -

  • Curso de Pedagogia da Unoesc comemora 30 anos com programação especial

    img

    SÃO MIGUEL DO OESTE

        O curso de Pedagogia da Unoesc São Miguel do Oeste comemorou 30 anos com a Semana Acadêmica "Ser pedagogo (a): desafios históricos e contemporâneos". O evento reuniu acadêmicos, diplomados e professores no auditório da Universidade. "Nessa Semana Acadêmica, quando o curso completou 30 anos de intensas atividades em prol da educação, discutimos o ser pedagogo e os desafios históricos e contemporâneos. Sabemos que pensar sobre o ser pedagogo implica em refletir sobre a identidade do profissional, no que tange sua atuação contemporânea, pelo reconhecimento do seu papel, funções e transformações no decorrer do tempo", destaca a coordenadora do curso, professora Giovana Di Domênico Silva.

        A palestra de abertura "Ser pedagogo no mundo contemporâneo" foi ministrada pela professora, doutora Dilva Bertoldi Benvenutti, que destacou sobre a importância da profissão. "O pedagogo recebe dos braços da família a criança recém-nascida, orienta e vibra diante da descoberta das primeiras letras e números, ouve e encaminha os adolescentes em conflito, prepara e estimula para a escolha da profissão. Será ainda necessário falar sobre a importância da Pedagogia?", enfatiza a professora.

        Durante a Semana Acadêmica, os professores doutores, Paulo Bavaresco e Ricardo Niquetti, ministraram a palestra "O esgotamento das humanidades: perspectivas para a Pedagogia". A formação de professores nos limiares da contemporaneidade foi tema da palestra da professora, doutora Daniela Pensin. O curso de Pedagogia também recebeu a fonoaudióloga, Rosemari Bampi, para falar sobre a "Expressão oral do professor: fala e voz". Já as diplomadas relataram a contribuição do curso na vida pessoal e profissional. As apresentações culturais, organizadas pelos acadêmicos em parceria com a comunidade, também integraram a programação do evento.

        Para a acadêmica Eduarda Deitos, a Semana Acadêmica é um momento para refletir sobre assuntos que fazem parte do dia a dia da profissão. "Esse é um momento importante para conversar, dialogar e sanar dúvidas com colegas e professores. As palestras contribuem para a formação pessoal e profissional de cada acadêmico", avalia Eduarda.  

     

    GINCAPED

     

        Além da Semana Acadêmica, o curso também promoveu a 1ª Gincana da Pedagogia - GINCAPED. Os estudantes foram divididos em equipes para cumprir tarefas como: criação e apresentação de grito de guerra; apresentação cultural, envolvendo uma das culturas regionais; apresentação referente a uma personalidade da educação no Brasil; atividades lúdicas, entre outras.

        A equipe vencedora foi a "Ludicats". Todas as equipes receberam medalhas. No final, foi realizado um jantar de confraternização entre os participantes da gincana e professores.

     

    Três décadas de história

        

        Nessas três décadas de história, a Unoesc São Miguel do Oeste formou 1060 pedagogos. A coordenadora, professora Giovana Di Domênico Silva, ressalta que o curso tem sua trajetória marcada pelo desafio de realizar a formação inicial e continuada de acadêmicos, diplomados e professores das redes de educação. "Há 30 anos, o curso cumpre com o seu compromisso educacional e social e faz história em uma perspectiva de formação libertadora e emancipatória", afirma a professora, salientando que o curso possui um corpo docente consolidado e com excelente qualificação profissional.

        

     

    31/10/2018 Leia...

    -

  • Acadêmicos de Psicologia visitam Penitenciária Agrícola de Chapecó

    img

    Estudantes de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e Pinhalzinho visitaram, neste semestre, a Penitenciária Agrícola de Chapecó e o Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep). Durante a visita, os acadêmicos sanaram dúvidas, observaram a estrutura e os aspectos de funcionamento da Penitenciária e do Casep.

        A professora da disciplina de Psicologia Social, Aline Bogoni Costa, salienta que o contexto prisional e os centros socioeducativos brasileiros têm inúmeros desafios para superar, tais como: a superlotação; a restrição de investimentos e a consequente precariedade estrutural; a ineficácia, em muitos casos, do processo de desenvolvimento e ressocialização, que deveriam promover. "A visitação possibilitou conhecimento aos acadêmicos de uma realidade diferenciada daquela que estão acostumados a ter contato por meio da mídia, pois os espaços são diferenciados", avalia a professora.

        Atualmente, o Complexo tem uma população de 2,1 mil presos, sendo que mais de 65% estão aptos a trabalhar e exercem atividades. Aline detalha que, no local, estão instaladas 22 unidades fabris, que possibilitam trabalho e renda para a população carcerária. A penitenciária do regime fechado segue padrões internacionais de segurança.   

        Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste, Lisandra Antunes de Oliveira, a visita é importante para os acadêmicos conhecerem a realidade da profissão de psicólogo no sistema prisional e para vivenciar realidades distintas.

        O coordenador do curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho, professor Álvaro Cielo Mahl, destaca que é fundamental a atuação do psicólogo nesses locais. Ele acrescenta que é importante que os presos tenham acompanhamento psicológico, uma vez que eles passam por diversos problemas físicos, psicológicos e, muitas vezes, têm uma vida conturbada.

        A acadêmica Ana Júlia Pelinson conta que, durante a visita, teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos. "Pudemos conhecer a realidade dos presidiários e entender a importância da atuação do psicólogo na penitenciária e no Casep. A experiência foi indescritível e será importante para termos um diferencial na nossa futura atuação como psicólogos", conclui a acadêmica.

     

    31/10/2018 Leia...

    -

  • Habiteto realiza quarta edição de concurso de redação

    img

    Aconteceu na manhã desta sexta-feira, no Clube Comercial, em São Miguel do Oeste, o encerramento da quarta edição do concurso de redação das escolas públicas municipais. Segundo Vilmar Lima de Souza, diretor da empresa Habiteto, que é a organizadora do evento, o concurso é mais uma forma de incentivo à escrita, fundamental para formação dos alunos.

    O evento contou com a presença de estudantes, educadores, imprensa e autoridades.

    30/10/2018 Leia...

    -

  • BANDEIRANTE LANÇOU A 13º CAMPANHA USE CHAPÉU E TENHA MAIS SAÚDE

    img

    O município de Bandeirante mais uma vez deu um exemplo de cidadania e interesse na prevenção de doenças que afetam tanto o homem como a mulher como câncer de próstata (homem), câncer de mama (mulher) e o câncer de pele em ambos os sexos.

    Centenas de pessoas compareceram no último sábado dia 27/10/18 para participar das atividades em forma de mutirão das campanhas do Outubro Rosa e o Novembro Azul. O evento aconteceu junto a Secretaria Municipal de Saúde de Bandeirante.

    Um grande número de profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistente social, fisioterapeutas e voluntários atenderam mais de 100 pessoas com exames, consultas, informações e dicas de saúde e distribuição de material informativo sobre a saúde.

    Paralelo ao evento a Epagri local e Prefeitura de Bandeirante com apoio da Anater, Sicoob, Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Escolas, Farmácias São Miguel e Rede Peperi de comunicação
    fizeram o lançamento da 13º Campanha Use Chapéu e Tenha Mais Saúde.

    O objetivo da campanha é sensibilizar as pessoas para se prevenir contra o câncer de pele, usando diversas formas de se proteger como o chapéu, protetor solar, camisas de manga longa e outros.


    POPULAÇÃO APROVA A CAMPANHA E PARTICIPA ATIVAMENTE

    A população de modo geral no município de Bandeirante tem entendido a mensagem da campanha “Use chapéu e tenha mais saúde” desenvolvida a 13 anos no município.

    Uma campanha que busca sensibilizar as pessoas, principalmente aquelas que trabalham com exposição excessiva ao sol e nestes incluem-se os trabalhadores rurais, das construções e aqueles frequentam praias, camping e lugares de exposição aos raios solares.

    Através destas campanhas ao qual faço parte como mentor e coordenador e que temos apoio imenso de diversas entidades locai e regionais conseguimos melhorar a mensagem e as pessoas estão mais preocupadas em se proteger contra o câncer de pele. E neste sentido estão usando mais o chapéu ao invés do boné, usar protetor solar, camisa de manga longa e  fazer consultas mais frequentes com especialistas da área de saúde.

    No lançamento da campanha no último sábado pude perceber o interesse das pessoas em buscar informações e orientações sobre o câncer de pele a forma de se proteger, bem como o entusiasmo das lideranças e representantes das entidades envolvidas na campanha em divulgara a campanha e ajudar na conscientização das pessoas do campo e da cidade.

     

    FORMAS DE DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA CONTRA O CÂNCER DE PELE

    O primeiro ato de divulgação da campanha foi o lançamento da 13º Campanha Use Chapéu e Tenha Mais Saúde no último sábado dia 27 de outubro de 2018 em Bandeirante no Extremooeste catarinense, onde foram distribuídos materiais informativos sobre o câncer de pele, exposição de banners, cartazes e faixas da campanha.

    A próxima fase da campanha é colocar faixas e cartazes  na cidade e meio rural do município, bem como divulgar a campanha nas escolas, comércio e aproveitar os eventos para informar a população sobre o tema.

    Além disso, estão circulando nos meios de comunicação notícias, entrevistas e uma mensagem falada como s seguintes dizeres: “O sol é muito importante para a saúde, mas é preciso ter cuidado com os excessos. Para uma vida longa e saudável, o melhor remédio é a prevenção. Procure o médico assim que perceber: lesões, pintas ou manchas na pele. “Campanha Use chapéu e tenha mais saúde”. Eu uso, eu me cuido”.

    Ajude a divulgar a campanha nas redes sociais ou conversando com os amigos e colegas de trabalho sobre a importância de se proteger contra o câncer de pele. Lembrando que o estado catarinense tem um grande índice de pessoa com esse problema devido a origem das pessoas que tem a pele clara.

    Lembre-se que estamos entrando num período de altas temperaturas, mais horas de sol e a tendência de as pessoas se exporem ainda mais no sol. Portanto prevenir é o melhor remédio usando chapéu de aba larga, protetor solar duas vezes ao dia, camisa de manga longa e evitar as horas mais quentes em exposição excessiva.

     

    30/10/2018 Leia...

    -

  • 35 pessoas são beneficiadas com cirurgias de cataratas

    img

    As cirurgias foram realizadas em Iporã do Oeste, na última sexta-feira

    Nesta sexta-feira, dia 26 de outubro, 35 munícipes descansenses foram beneficiados com cirurgias de cataratas, que foram realizadas no município de Iporã do Oeste e foram custeadas pelo Estado. O município contribuiu no transporte desses pacientes.

    Conforme o secretário de Saúde, Cleber Rech, o Governo Municipal tem um credenciamento com o hospital de Iporã do Oeste. “Em outras ocasiões, já realizamos esse tipo de cirurgias, com recursos próprios através de um credenciamento que temos com o hospital de Iporã do Oeste. Dessa vez, o mutirão foi custeado pelo Estado e beneficiou 35 pessoas. Sabemos da importância desse tipo de cirurgia para a qualidade de vida dos munícipes”, frisa o secretário.

    Os investimentos na saúde são uma das prioridades do Governo. “Toda a equipe da saúde municipal é preparada e cobrada para oferecer à população um atendimento de qualidade, agilidade nas marcações de exames, consultas ou cirurgias. O Governo de Descanso tem compromisso com o povo! Já foi feito muito, mais ainda precisamos avançar. Um exemplo disso são os três exames dados quando a atual gestão assumiu a Prefeitura. Hoje, já são oito exames laboratoriais autorizados. Com planejamento do Governo Municipal, a partir de janeiros deveremos oferecer 10 exames de laboratório por paciente. Bem como credenciamentos que temos de ultrassonografia, ressonância, colonoscopia, endoscopia e outros, para agilizar as filas de espera”, destaca Rech.

    O prefeito, Sadi Inácio Bonamigo, ressalta o empenho do Governo em proporcionar atendimento público de qualidade. “O nosso Governo está empenhado em melhorar cada vez mais a saúde do nosso município. Seja através de recursos próprios, do SUS ou de parcerias.  por isso precisamos cada vez mais que a população nos ajude cobrando e ao mesmo tempo percebendo o esforço que a administração vem fazendo para atender bem as pessoas que mais necessitam”, finaliza o prefeito.

     

    30/10/2018 Leia...

    -

  • EEB São Miguel sedia Feira Regional de Ciências e Tecnologia

    img

    A Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste (ADR) realizou no dia 25 de outubro (quinta-feira) a décima segunda edição da Feira Regional de Ciências e Tecnologia com exposição e apresentação de 34 projetos. O evento aconteceu na EEB São Miguel, em São Miguel do Oeste, e envolveu a participação dos alunos das escolas estaduais de sete municípios da gerência de educação (Gered).

    De acordo com o gerente de educação, Moacir Martello, a feira registrou a participação de 19 escolas da rede estadual que concorreram à premiação. Segundo ele, além de professores, pais e público em geral, houve a participação e circulação de mais de 3 mil alunos das redes estadual, municipal e particular.    

    O cerimonial de abertura oficial da feira aconteceu na manhã de quinta-feira, 25, e teve a participação do secretário executivo da ADR, Paulo Meneghini, servidores da gerência de educação, diretores de escola, professores, representantes de empresas patrocinadoras e alunos. Houve apresentação de coreografia por parte de alunos da EEB Sara Castelhano Kleinkauf e da EEB Ouro Verde de Guaraciaba.

    Conforme o coordenador da feira, Paulo Kochen, a avaliação é muito positiva pela qualidade dos projetos e a excelente participação de público que visitou os estandes. Segundo ele, o objetivo da feira é proporcionar aos professores e alunos a cultura das feiras de ciências, incentivar a construção de atividades de iniciação científica aliada a pesquisas inovadoras. “Além disso, instigar e desafiar os alunos para buscar o novo, o diferente e desenvolver o espírito científico”. 

    Fizeram uso da palavra o secretário executivo da ADR, Paulo Meneghini, o gerente de educação, Moacir Martello, o vice-presidente regional da Fiesc, Astor Kist, a secretária municipal de educação, Rosani Pelissari, e o diretor da EEB São Miguel, Marcelo Teixeira. O lugar de destaque também teve a presença do coordenador da feira, Paulo Kochen, da supervisora de gestão escolar da Gered, Beatriz Naue, do professor representante da UCEFF, Jair Turcatto, e do representante da Rede Peperi, Cristian Lösch.  

    Além do apoio financeiro do Governo do Estado por meio da ADR de São Miguel do Oeste, o evento regional contou com patrocínio das empresas – UCEFF, Rede Peperi, CONAC e FIESC. Os melhores projetos receberam premiação em dinheiro.  

    Premiação

    Ensino Médio Regular

    1º lugar para a EEB Guilherme José Missen por meio do projeto “Motores a ar: a utilização do ar como combustível alternativo” de autoria dos alunos Everto Holleweiger e Rodinei Locatelli;

    2º lugar para a EEB São Miguel por meio do projeto “Combustível alternativo” de autoria dos alunos Ismael Metzdorf e Gustavo Hansen;

    3º lugar para a EEB São João Batista por meio do projeto “Programa de probabilidade sanguínea” de autoria dos alunos Geovana Fachi e Luana Simon.

    Ensino Médio Profissionalizante

    1º lugar para a EEB São João Batista por meio do projeto “Brain Trainer” de autoria dos alunos Ádria Stanga e Francieli Gaiardo;

    2º lugar para a EEB Everardo Backheuser por meio do projeto “Cromatografia para identificação de resíduos de agrotóxicos em alimentos” de autoria dos alunos Gustavo Koproski e Jéssica Zabot;

    3º lugar para o Cedup Getúlio Vargas por meio do projeto “Bioponia” de autoria dos alunos Edivane Scalco e Carlos da Costa.

    Ensino Fundamental

    1º lugar para a EEB Santa Rita por meio do projeto “Nível a laser do Bonni” de autoria dos alunos Fabrício Erlo e Douglas Sierota;

    2º lugar para a EEB Alberico Azevedo por meio do projeto “Placa microcontroladora” de autoria dos alunos Antônio Ortigara e Lucas Castanha;

    3º lugar para a EEB Guilherme José Missen por meio do projeto “Carrinho controlado através de Bluetooth” de autoria dos alunos Fabrício Tolotti e Natan Rech.

    29/10/2018 Leia...

    -

  • Secretaria da Educação organiza a 7ª Semana de Incentivo à Leitura e à Cultura

    img

    TUNAPOLIS

    Prevista no Plano Municipal da Educação de Tunápolis, a Semana de Incentivo à Leitura e à Cultura busca manter e ampliar, por meio de práticas pedagógicas, o estímulo à leitura em toda Rede Municipal de Ensino.

    Neste ano, a Secretaria da Educação está organizando a 7ª edição, que acontecerá de 07 a 14 de novembro, com diversas programações abertas ao público e, também, em sala de aula. A Abertura Oficial será no dia 07, quarta-feira, às 19h30min, no Ginásio Municipal, com apresentação da Banda Municipal, dos alunos, de danças e do coral infantil.

    Nos dias 08 e 09, haverá a Feira do Livro e do Artesanato, no Ginásio Municipal. A exposição de artigos confeccionados por artesãos locais estará aberta para visitação das 8h às 18h30min. Além disso, também estará exposto o Projeto Mala Viajante, desenvolvido pelas escolas municipais durante o ano letivo.

    Na sexta-feira, dia 09, será realizada o Show de Talentos, às 20h, no Auditório Municipal, em parceria com o Sicoob. Todas as pessoas do município interessadas em cantar, tocar instrumentos musicais ou recitar poesia poderá efetuar a inscrição até o dia 05, na Secretaria.

    No dia 10, sábado, haverá a 2ª edição do Stammtisch, organizado pela Associação Folclórica Alemã (AFAT) e pela Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis (AEST). O evento destina-se à confraternização entre diferentes grupos da comunidade, com características, músicas, danças e brincadeiras da cultura germânica. Os grupos deverão efetuar a inscrição na AEST ou com os membros da AFAT e serão recepcionados a partir das 14h, nos pavilhões cobertos da Rua Santa Cruz. Cada grupo será responsável pela própria comida e bebida.

    No domingo, dia 11, haverá mateada e Noite Cultural, às 19h30min, nos pavilhões cobertos da Rua Santa Cruz, com apresentações de música e danças. No dia 12, segunda-feira, será realizada a Contação de Histórias para os alunos das escolas municipais, cada qual no seu turno escolar.

    O encerramento da semana culminará com a realização do Musikantenfest, a Festa dos Músicos, dia 14, quarta-feira, véspera de feriado. A programação inicia às 18h30min, em frente ao Ginásio Municipal, com desfile dos músicos pela cidade e distribuição de Chopp. Logo após, haverá o jantar de confraternização entre os músicos, revezamento de bandas e baile com a Banda Alvorecer.

    Durante a semana também será realizado o Concurso do Slogan nas escolas municipais para a definição da frase que irá caracterizar a Geloteca, um novo projeto que será lançado no município em dezembro.

    De acordo com a Secretária da Educação, Angelita Bourscheid, na noite de abertura a população poderá vir trajada, com qualquer figurino, para que sejam celebradas e valorizadas todas as culturas presentes no município. “Será uma semana de grandes aprendizados, integração e confraternização cultural. Infelizmente, cada vez menos pessoas se interessam pela leitura e a cultura e nosso objetivo é incentivar essas práticas e a importância que elas têm no nosso dia a dia, como aprimorar o vocabulário, o raciocínio e a interpretação. Neste resgate, contamos com o prestígio de toda comunidade local e regional”, enfatiza.

     

    29/10/2018 Leia...

    -

  • PSL SMO vitória de Comandante Moisés e Bolsonaro

    img

    Confira abaixo o resultado dos votos válidos para Presidência da República:

    São Miguel do Oeste: Bolsonaro 68,57% e Haddad 31,43%
    São José do Cedro: Bolsonaro 71,73% e Haddad 28,37%
    Itapiranga: Bolsonaro 72,47% e Haddad 27,53%
    Campo Erê: Bolsonaro 45,74% e Haddad 54,26%
    Iporã do Oeste: Bolsonaro 66,73% e Haddad 33,27%
    Em Guaraciaba, Jair Bolsonaro 60,66% e Fernando Haddad 39,34%;
    Em Anchieta, Bolsonaro 52,95% e Haddad 47,05%:
    Em Romelândia, Bolsonaro 53,75% e Haddad 46,25%

     

    Anchieta, Moisés fez 54,72% e Merísio 45,28%.
    Em Romelândia, Moisés somou 54,58% e Merísio 45,42%.


    O governador eleito do Estado de Santa Catarina, Comandante Moisés, fez 54,39% dos votos válidos. O candidato Gelson Merísio somou 45,61%. Comparecem 83,44% dos eleitores inscritos e faltaram 16,56%. Guaraciaba tem 8.860 eleitores

    São Miguel do Oeste: Comandante Moisés 62,89% e Gelson Merísio 37,11%
    São José do Cedro: Comandante Moisés 58,07% e Gelson Merísio 41,93%
    Itapiranga: Comandante Moisés 62,11% e Gelson Merísio 37,89%
    Campo Erê: Comandante Moisés 54,80% e Gelson Merísio 45,20%
    Iporã do Oeste: Comandante Moisés 56,18% e Gelson Merísio 43,82%

    29/10/2018 Leia...

    -

  • “Santa Catarina, muito obrigado”, enfatiza Comandante Moisés

    img

     

    Com 71,09% dos votos válidos, os catarinenses escolheram, neste domingo (28), seu novo Governador. Candidato do Partido Social Liberal (PSL), o governador do Bolsonaro, Comandante Moisés, agora também é Governador de Santa Catarina.

     

    De desconhecido à esperança de um Estado inteiro, Comandante Moisés não só fez história, ele também entrou pra história. História do Governador mais votado de todos os tempos em Santa Catarina.

     

    “É uma emoção inexplicável ver o povo acreditando no nosso projeto e escolhendo o 17 para fazer essa verdadeira mudança. É um novo momento na política. Uma nova história acaba de iniciar! Vamos devolver ao nosso Estado a celeridade que ele e seus cidadãos merecem”, declara o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva.

    Foram mais de dois milhões de votos, mais de dois milhões de pessoas escolhendo um novo caminho para o Estado, confiando na mudança, transformando sua indignação política em ação, ao depositar o 17 nas urnas. E a história de Comandante Moisés, do Capitão Bolsonaro e do PSL, está apenas começando.

     

    “Nos apresentamos como uma mudança e estamos saindo com o coração transbordando de alegria, com esses milhões de votos de pessoas que estão descontentes com o rumo do Estado e do país e que hoje puderam manifestar seu desejo de mudança. É uma nova fase em Santa Catarina e no Brasil. Um legado pros nossos filhos e netos. Um novo Brasil”, declara o Presidente do PSL/SC, Lucas Esmeraldino, finalizando com um “agradecimento especial ao exército de voluntários que percorreram todos os quatro cantos do nosso Estado, levando a esperança de um Brasil e de uma Santa Catarina melhor para todos”.

    Com 71,09% dos votos válidos, os catarinenses escolheram, neste domingo (28), seu novo Governador. Candidato do Partido Social Liberal (PSL), o governador do Bolsonaro, Comandante Moisés, agora também é Governador de Santa Catarina.

     

    De desconhecido à esperança de um Estado inteiro, Comandante Moisés não só fez história, ele também entrou pra história. História do Governador mais votado de todos os tempos em Santa Catarina.

     

    “É uma emoção inexplicável ver o povo acreditando no nosso projeto e escolhendo o 17 para fazer essa verdadeira mudança. É um novo momento na política. Uma nova história acaba de iniciar! Vamos devolver ao nosso Estado a celeridade que ele e seus cidadãos merecem”, declara o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva.

    Foram mais de dois milhões de votos, mais de dois milhões de pessoas escolhendo um novo caminho para o Estado, confiando na mudança, transformando sua indignação política em ação, ao depositar o 17 nas urnas. E a história de Comandante Moisés, do Capitão Bolsonaro e do PSL, está apenas começando.

     

    “Nos apresentamos como uma mudança e estamos saindo com o coração transbordando de alegria, com esses milhões de votos de pessoas que estão descontentes com o rumo do Estado e do país e que hoje puderam manifestar seu desejo de mudança. É uma nova fase em Santa Catarina e no Brasil. Um legado pros nossos filhos e netos. Um novo Brasil”, declara o Presidente do PSL/SC, Lucas Esmeraldino, finalizando com um “agradecimento especial ao exército de voluntários que percorreram todos os quatro cantos do nosso Estado, levando a esperança de um Brasil e de uma Santa Catarina melhor para todos”.

    29/10/2018 Leia...

    -

  • Revelação do Selo Produto Itapiranga

    img

    Em solenidade realizada na noite de quinta-feira, 25, no auditório da Câmara de Vereadores, ocorreu a revelação e premiação do trabalho com maior indicação popular, para a definição do selo que passará a estampar produtos locais.

    O concurso envolveu cinco equipes de acadêmicas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uceff, que tiveram seus trabalhos selecionados, dentro 11 apresentados. Os cinco selos selecionados passaram por consulta popular em oito datas, principalmente em eventos da Oktoberfest, encontro de professores e na sede do centro Universitário. A votação contou com 663 participações.

    O selo 1 de autoria das acadêmicas Patricia Flach, Vanessa Hofstetter e Susane Priscila Deters, obteve a maior votação, somando 208 votos. Momento de vibração para as acadêmicas, que receberam premiação no ato, assim como as professoras e coordenadoras envolvidas no trabalho, receberam menção e lembrança.

    Conforme a secretária Carlise Werlang, as empresas e atividades interessadas em contar com o selo deverão se cadastrar na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com os produtos sendo colocados para avaliações por uma comissão formada por profissionais e representantes de entidades ligadas ao setor.

     

    26/10/2018 Leia...

    -

  • Sicredi disponibiliza saques sem cartão

    img

    Agora os associados ao Sicredi – instituição financeira com mais de 3,8 milhões de associados presente em 22 estados e no Distrito Federal – têm mais uma alternativa para saques. Já é possível sacar sem o cartão nos caixas eletrônicos das agências, utilizando apenas o número da conta e o código gerado pelo aplicativo do Sicredi.

    Os saques sem cartão podem ser feitos entre 7h30 e 22h, com o código gerado pelo aplicativo e o valor máximo é de R$ 300,00 (trezentos reais).

    O aplicativo do Sicredi está disponível para smartphones e tablets nos sistemas IOS e Android.

    26/10/2018 Leia...

    -

  • OPERAÇÃO IGUAÇU 2018

    img

    No período de 25 de outubro a 12 de novembro, a 15a Brigada de Infantaria Mecanizada –
    “Brigada Guarani” realizará um exercício militar de adestramento avançado, denominado de Operação
    Iguaçu. O local da atividade será a região das cidades de Rosário do Sul e Cacequi, ambas localizadas
    no Estado do Rio Grande do Sul.
    A manobra militar envolverá todas as Organizações Militares Subordinadas da Brigada Guarani,
    bem como o 14o Regimento de Cavalaria Mecanizado, com sede em São Miguel do Oeste (SC).
    No total, a atividade contará com a participação de 1.750 militares e mais de 380 viaturas entre
    blindadas e não blindadas, com destaque para as modernas Viaturas Blindadas de Transporte de
    Pessoal Guarani, dotadas de armamentos e equipamentos de observação e detecção de última
    geração.
    Dentre os principais objetivos propostos para serem alcançados durante a realização deste
    exercício militar, destacam-se os seguintes: a necessidade de retificar, ratificar ou complementar os
    conhecimentos obtidos nas atividades de Experimentação Doutrinária realizadas anteriormente e
    realizar o adestramento avançado de todos os militares da Brigada, visando à preparação dos mesmos
    para possível emprego em um quadro de operações militares de Defesa Externa.
    A mobilização logística que levará todo pessoal, material e viaturas necessárias envolverá
    grandes deslocamentos rodoviários, com origens nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Apucarana,
    Francisco Beltrão, Guarapuava, Guaíra e Palmas, todas no Estado do Paraná, bem como em São
    Miguel do Oeste (SC).

    26/10/2018 Leia...

    -

  • Domingo vamos votar em Trump ou Maduro?

    img

    A cada quatro anos somos obrigados a eleger ou reeleger um novo presidente. Neste domingo, 28, temos que optar entre um linha dura, herdeiro da política desenvolvimentista dos generais e um marxista leninista, herdeiro do esquerdismo.

    Donald Trump chegou à presidência da maior superpotência da história sem ter um único dia de experiência em qualquer área do governo. Eram todos contra o Trump.

    Com todos os seus inúmeros defeitos, Trump tem o que vender para o eleitorado. Algumas de suas iniciativas podem até ser um interessante objeto de estudo para o próximo presidente do Brasil: Desregulamentação - A palavra trava a língua, mas a atitude destrava a economia. O Brasil já teve até ministro da Desburocratização, mas a caneta de Trump tem agido com uma simplicidade exemplar.

    No primeiro dia como presidente, ele mandou congelar todos os órgãos regulatórios federais. Dez dias depois, assinou um decreto com um princípio simples: a cada nova norma regulatória criada pelo governo, duas deveriam ser extintas.

    Encontrar o equilíbrio entre o necessário papel regulatório do Estado e o incontrolável furor regulatório que inibe a iniciativa privada é um dos maiores quebra-cabeças de qualquer governante.

    Nesse campo, pesou a experiência de Trump como empresário. Na semana passada, os Estados Unidos recuperaram o primeiro lugar como economia mais competitiva do mundo. O índice é feito pelo Foro Econômico Mundial. Os Estados Unidos estavam há dez anos fora do pódio.

    Singapura, Alemanha, Suíça e Japão aparecem em seguida. A lista é longa, com 140 países, e demora um bocado até chegar na posição do Brasil. Dá vontade de chorar quando o número 74 aparece.

    Todos os especialistas diziam que era impossível. E muitos continuam a dizer que vai acabar mal. Mas Trump conseguiu desmentir muita gente.

    Espero, neste domingo, eleger um Trump. Trump disse que ir pro céu exige sacrifício. E tem gente fazendo.

    26/10/2018 Leia...

    -