Últimas GERAL

  • Tunápolis realiza Desfile Cívico e homenagens à Pátria

    img

    Os 196 anos de Independência do Brasil foram celebrados com muito patriotismo em Tunápolis. Na sexta-feira, dia 07, foi realizado o Desfile Cívico, organizado pela Secretaria da Educação, com a participação do Centro de Educação Infantil, do Pré Escolar Bom Conselho, a Escola Municipal Linha São Pedro, o Centro Educacional Helga Follmann, a Escolinha Exemplo no Esporte, Exemplo na Vida, o Grupo de Idosos Flor da Idade, o Artesanato, a Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, a Associação Folclórica Alemã e o CTG Última Porteira, na presença dos cavalarianos. A Fanfarra Municipal acompanhou todo o percurso dos pelotões. O instrutor, Matheus Beckenkamp, e os 14 integrantes iniciaram os ensaios cerca de dois meses antes, para afinar o ritmo e o repertório das alvoradas festivas e apresentações. Atualmente, compõe a Fanfarra Municipal: Adriano Gassen, Diego Dill, Andreia Gassen, Fernando Weis, Ryan Michels, Aline Hammes, Viviane Zoz, Kamila Nogueira, Tatiane Rother, Vicente Rauch, Felipe Schwengber, Gustavo Heck, Rúbio Frizon, Eduarda Engroff e o instrutor Matheus Beckenkamp. O público que assistiu ao desfile surpreendeu a organização. Após o desfile, as homenagens seguiram no Ginásio Municipal, com a composição do Espaço de Autoridades e apresentações das escolas municipais e estadual. No uso da palavra, o Prefeito Municipal, Renato Paulata, mencionou que a Pátria nos é dada ao nascer e, com as ações e hábitos do dia a dia, construímos a nossa cidade, nosso Estado e País. “Nesta manhã, ouvimos muitos sinônimos de amor e patriotismo nos temas trazidos pelos pelotões que desfilaram e nas apresentações. Tenho a convicção de que, apesar de todas as adversidades pelas quais o país atravessa, faremos nossas reflexões sobre a Pátria e, depois deste momento cívico, seremos pessoas melhores. Pois é através das nossas ações diárias, que construímos o lar e o país que desejamos”, finalizou.

    12/09/2018 Leia...

    -

  • Administração fará Processo Seletivo em novembro


    A Administração Municipal de Guaraciaba comunica que publicou um Edital para Processo Seletivo Público para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental para compor cadastro de reservas para atuar nas unidades escolares da rede municipal de ensino durante o ano letivo de 2019. As inscrições deverão ser feitas do dia 11 de setembro a 10 de outubro, somente pelo site www.ameosc.org.br e o boleto para a confirmação da inscrição deverá ser pago até o dia 11 de outubro. Os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, poderão utilizar os computadores da Biblioteca Pública José de Alencar, no Centro de Multiplouso Armando Domingos Montagna. A prova objetiva será aplicada no dia três de novembro nas dependências da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper, das 9h às 11h30. As vagas são para professor de Anos Iniciais Ensino Fundamental, Educação Infantil, Educação Física, Arte, Ciências, Espanhol, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português. Para mais informações basta acessar o site da Prefeitura de Guaraciaba no link dos Concursos.

    11/09/2018 Leia...

    -

  • AMEOSC e EPAGRI realizam primeira etapa do curso sobre homeopatia

    img

    Iniciou na manhã da última terça-feira de agosto, (28), no auditória do CETRESMO em São Miguel do Oeste, a primeira etapa do curso de capacitação e apoio para implementação da homeopatia na agropecuária, cujo objetivo é qualificar os profissionais do serviço público municipal e agricultores familiares no uso de matéria médica na prevenção e tratamento de enfermidades animais e vegetais. O curso, que é direcionado para Médicos Veterinários e Engenheiros Agrônomos, conta com a realização da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC) e EPAGRI Regional, e apoio do Colegiado de Departamento Técnico da AMEOSC. Ao todo, serão 9 dias de estudos, divididos em três etapas: 1ª Etapa: 28 a 30 de agosto de 2018; 2ª Etapa: 11 a 13 de setembro de 2018; 3ª Etapa: 16 a 18 de outubro de 2018. Entre os assuntos das capacitações, estão a metodologia de trabalho, a ciência e arte de cura da homeopatia, bem como, estudos de casos, entre outros. Nesta primeira etapa, o palestrante foi o engenheiro agrônomo e pesquisador em homeopatia vegetal da Epagri de Lages, Pedro Boff e pelo extensionista rural médico veterinário Marcelo Pedroso. De acordo com a Médica Veterinária de Descanso-SC, Beatriz Inês Holdefer, a capacitação atende a uma demanda do Colegiado de Departamento Técnico da AMEOSC (formado por Engenheiros Agrônomos e Médicos Veterinários). Desta forma, diante da necessidade e contando com a parceria da EPAGRI, da Prefeitura de Bandeirante e de Descanso, foi possível trazer está capacitação, que também servirá para que outras sejam realizadas. Sobre a importância do tema, Beatriz destaca “a homeopatia visa tratar o indivíduo, não a doença. Assim, a partir de uma analise detalhe dos sintomas gerais, físicos e mentais do paciente é possível determinar qual medicamento a ser usado, para corrigir o desvio da força vital, visando a cura desse indivíduo. ” Para a médica veterinária, discutir sobre o tema faz parte da busca constante por conhecimento e por uma nova filosofia de vida.

    05/09/2018 Leia...

    -

  • Mais de 700 alunos participarão de atividades promovidas através da doação do Imposto de Renda ao FIA


    Será apresentado o Espetáculo Teatral “Virada na Vida”

    O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Guaraciaba – CMDCA - com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, estarão promovendo no próximo dia 30 e 31, uma atividade educativa para as crianças e adolescentes do nosso município. O evento teatral Virada na Vida será apresentado em quatro sessões para os alunos do quarto ao nono ano, do ensino fundamental, no Centro de Multiplouso Professor Alfredo Ames. Conforme a Secretária de Assistência Social e Gestora do Fundo da Infância e Adolescência Idione Kroth Fabbi, os recursos investidos nessa atividade são oriundos da Campanha Unificada pela doação do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência – FIA – do município. Segundo Idione, neste ano os valores arrecadados foram de R$10.466,98 que segundo ela vai diretamente ao FIA, e é utilizado exclusivamente para as crianças e adolescentes do município. Idione destacou ainda que para este ano a intenção era justamente de aumentar os valores arrecadados, lembrando que em 2017 o valor arrecadado foi de pouco mais de R$4 mil, e que graças ao empenho dos Conselheiros do CMDCA e principalmente à população que doou através do Imposto de Renda, neste ano vai ser possível realizar diversas atividades.

    22/08/2018 Leia...

    -

  • SENAI São Miguel do Oeste.

    img

    MATRÍCULAS ABERTAS! - TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL - EAD Duração - 02 anos Aula presencial 1x por semana Início das aulas no dia 11 de setembro 2018 💹 Aumente sua possibilidade de progressão de carreira ou uma nova profissão. 📜 Obtenha um certificado SENAI que tem preferência na contratação pelas indústrias catarinenses. ⏳ Estude de acordo com sua disponibilidade, horário e local flexível através de ferramentas e materiais online, com apoio da monitoria. 📚 Participe de aulas presenciais para aprender na prática as habilidades e se preparar ainda mais para atuar na profissão escolhida.

    21/08/2018 Leia...

    -

  • Transporte público foi tema de audiência

    img

    Na oportunidade, também foi apresentado um estudo que irá embasar a licitação para nova concessão do serviço

    Cerca de 50 pessoas participaram de audiência pública realizada na última sexta-feira (17), a partir das 18 horas, no Salão Nobre da Prefeitura de São Miguel do Oeste. Por quase duas horas, o público presente debateu e sanou dúvidas sobre o transporte público no município. O diretor da empresa Via 11, Paulo Roberto Vieira, também apresentou os resultados de um estudo técnico realizado na cidade, o qual apontou um diagnóstico do sistema atual e proposta de pontos a serem ajustados para uma nova licitação, que será realizada pelo Município. Entre os principais apontamentos, está a implantação de um terminal urbano, possivelmente, junto à atual rodoviária, além do estabelecimento de novos horários e linhas fixas. A secretária de Planejamento e Urbanismo, Marli da Rosa, destacou que o trânsito é um dos elementos de grande importância para assegurar o pleno funcionamento das cidades, no sentido de possibilitar a circulação de pessoas, o transporte de mercadorias, as atividades sociais e econômicas. “Um modelo de transporte público coletivo eficaz reduz congestionamentos, a emissão de poluentes e o número de acidentes, proporcionando uma significativa melhoria na qualidade de vida dos moradores”, salientou. O debate e participação do público foram mediados pela procuradora geral do Município, Barbara Rodrigues. Antes disso, as principais lideranças presentes se manifestaram. O presidente da Câmara de Vereadores, Claudio Barp, disse que é louvável a realização de um estudo sobre este assunto, e que o transporte público, além de ser a alternativa mais barata, pode ser a solução para desafogar o trânsito na cidade. A presidente da CDL, Solani Balbinot, ressaltou que é necessária uma mudança de cultura por parte da população, para que o transporte público seja mais utilizado. Ela sugeriu a realização de uma consulta, que a própria entidade deve realizar entre seus associados, a fim de averiguar o interesse e os horários das linhas. O presidente do Cotrasmo, Roberto Ristow, disse que o Conselho também irá auxiliar para que o sistema funcione. O presidente da União das Associações de Moradores de Bairros, Rubens Müller, sugeriu a diminuição no valor das tarifas, e que as empresas auxiliem no custeio do transporte para os seus funcionários. O diretor da empresa Via 11, Paulo Roberto Vieira, disse que a perspectiva para dez anos após a licitação e nova concessão do serviço, é de que o fluxo de passageiros aumente cerca de 20%, e a empresa responsável pelo transporte público opere com um lucro médio de 8 a 10%.

    20/08/2018 Leia...

    -

  • RELEASE – CARAVANA DO OESTE

    img

    A candidata ao senado Ideli Salvatti estará na Região Oeste (São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Xanxerê e Concórdia), nos dias 17, 18, 19, 20 e 21, participando de diversas atividades de campanha e acompanhando a caravana do Partido dos Trabalhadores, com os candidatos da região.

    AÇÕES REALIZADAS PELO PT NA REGIÃO OESTE - DE 2003/2010. Educação: Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS - Governo Federal – Atuação do Dep. Fed. Vignatti . Senadora Ideli apoiou. Campus IFSC Chapecó - Inaugurado em 2006. Investimento R$ 4,5 milhões, destes: R$ 600 ml emenda Dep. Vinatti e R$ 593 mil, emenda da Senadora Ideli Salvatti, restante do Ministério da Educação. Campus IFSC São Miguel do Oeste - inaugurado em 2010. Investimentos de R$ 4,8 milhões – recursos do Ministério da Educação. Senadora Ideli ajudou na negociação destes recursos. Campus IFSC de Xanxerê – inaugurado em 2010. Campus d o IFC de Concórdia - a partir de 2005 iniciaram as obras de ampliação e reformas e a construção de novos laboratórios, biblioteca e outras melhorias. Foram aplicados R$ 3,4 milhões de emendas da Senadora Ideli Salvatti. Campus do IFSC de Videira – inaugurado em 2006. Investimentos de R$ 3,6 , dos quais R$ 1,6 milhões são de emendas da Senadora Ideli Salvatti; Campus do IFC de Abelardo Luz - iniciou como extensão do Camus de Concórdia. Depois se transformou em novo Campus; Campus do IFC de Fraiburgo – Campus do IFC de Luzerna – Campus do IFSC de São Lourenço do Oeste - Outras ações, válidas para todas as regiões: Emenda Constitucional 59, promulgada pelo Congresso Nacional 1m 11 de novembro de 2009, é de autoria da Senadora Ideli Salvatti. Pela Emenda 59 o Ensino Obrigatório será dos 4 aos 17 anos. A Lei, proposta pela Senadora Ideli, acabou com o desconto de 20% sobre a Educação. Este desconto era chamado de Desvinculação das receitas da União (DRU). Com isso, a Educação contará com mais recursos e permitirá que os alunos estejam na escola dos 4 aos 17 anos. A partir de 2009 os recursos para educação foram aumentando gradativamente e, a partir de 2011, foram R$ 11 bilhões a mais. Piso Nacional dos Professores - aprovado no Senado no dia 02 de julho de 2008, foi relatado pela Senadora Ideli Salvatti. A partir da aprovação os professores terão um piso garantido e que será ajustado todos os anos, no mês de janeiro, baseado no aumento do custo/aluno (FUNDEB) ou do INPC. Eleição Direta nas Escolas - outro projeto da Senadora Ideli Salvatti, aprovado no Senado em 2008, trata da democratização das escolas públicas, com a adoção de eleição direta para diretores de escola, já prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Pelo Projeto aprovado a eleição se dará a cada dois anos, com direito a uma reeleição. Reserva de Vagas – outro projeto da Senadora que foi aprovado é o que estabelece uma cota mínima de 50% das vagas em universidades federais e nos IF de educação Tecnológica para alunos que vem das escolas públicas; Aposentadoria Especial – Senadora Ideli Salvatti se empenhou diretamente para a aprovação do Projeto de Lei que redefiniu as funções pedagógicas do magistério (PL nº 11.301/2005 e aprovado em 2006). Por esta lei é garantida aos profissionais da educação básica o direito de poder contar, para direito à aposentadoria especial (25 anos de serviço para mulheres e 30 anos para homens) o tempo em que deixaram as salas de aula para exercerem outras funções pedagógicas como supervisão, direção de escola e orientação pedagógica. Férias para Estagiários – a Senadora Ideli relatou no Senado o projeto de lei que altera as regras de estágio para estudantes de instituições superiores, educação profissional, ensino médio e educação especial para jovens e adultos. O estagiário terá direito a férias de 30 dias quando o estágio dura um ano ou mais. Emendas da Senadora Ideli Salvatti para a Educação profissional – entre 2005 e 2007 foram destinados 39,2 milhões em emendas parlamentares da Senadora: Infraestrutura: 2.1. BR 282 - em 2009 foram concluídas as obras na BR 282 do trecho que liga São Miguel do Oeste a Argentina, com um investimento total de R$ 65 milhões do governo federal; 2.2. Aeroporto de Chapecó: em 2008 e 2009 foram destinados R$ 6 milhões para reforma e ampliação do de Chapecó da emenda parlamentar da bancada catarinense, presidida pela Senadora Ideli Salvatti; 2.3. Usina de Foz do Chapecó – Senadora Ideli Salvatti atuou para resolver os impasses em torno da licença ambiental para a construção da Usina. A Usina produz 855 MW e teve um investimento de R$ 2,2, bilhões, dos quais 40% são recursos do governo federal e o restante da iniciativa privada; 2.4. Linha de Transmissão Videira Campos Novos – Senadora Ideli Salvatti atuou também para a viabilização desta obra; 2.5. Barragem para conter as cheias em Concórdia - em 2007 a Senadora Ideli Salvatti incluiu no PAC Drenagem o valor de R$ 3,4 milhões para Concórdia construir a Barragem de contenção das cheias e alargamento do canal do Rio Queimados. Além destes recursos, a prefeitura investiu mais R$ 1,2 milhões nestas obras; Turismo – em 2009 a Senadora Ideli Salvatti e o Deputado Claudio Vignatti liberaram junto ao Ministério do Turismo R$ 2 milhões para o início das obras da Rodovia da Integração que ligará o município de Cel. Freitas a União do Oeste. A rodovia foi orçada em R$ 20 milhões; Recursos para os Municípios atingidos pela Seca - a Senadora Ideli Salvatti e o ep. Cláudio Vignatti aturaram junto ao Ministério da Integração Nacional para a liberação de R$ 20 milhões destinados aos municípios do oeste, meio oeste e planalto norte atingidos pela estiagem; Agricultura Familiar - atuação da Senadora Ideli Salvatti em favor da Agricultura Familiar: Entre 2004 e 2009 liberou R$ 3,6 milhões em emendas parlamentares para beneficiar os agricultores familiares em vários municípios do oeste (ver tabela das emendas abaixo) Senadora fez gestão junto ao Governo Federal para aumentar os valores financiados pelo PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Nacional) que saltara de R$ 250,1 milhões em 2002 para R$ 962,7 milhões em 2008/2009. Os contratos saltaram de 80 mil para 10l mil, neste período; Renegociação da Dívida – em 2003 a Senadora Ideli Salvatti foi relatora da da Medida Provisória 114/2003 que tratou da negociação de dívidas agrícolas. Com esta medida mais de 9 mil agricultores familiares de SC foram beneficiados; Pelo Projeto desta MP foi criado também o Programa de Aquisição Alimentar, garantindo a compra , por arte da união, dos produtos não comercializados; Relação Prefeituras. Entrega de Máquinas do MDA às prefeituras de SC. Em 2014, foram entregues 807 máquinas ( 269 tratores de esteira, 269 retroescavadeiras e 269 caminhões basculantes) para 269 municípios; No Oeste foram entregues: Municípios Tratores Retroes-cavadeiras Caminhões Basculantes Total AMAI – 14 municípios 14 14 14 42 AMARP – 13 municípios 13 13 13 39 AMAUC - 15 municípios 15 15 15 45 AMEOSC – 19 municípios 19 19 19 57 AMERIOS – 17 municípios 17 17 17 51 AMMOC - 13 municípios 13 13 13 39 AMNOREST – 06 municípios 06 06 06 18 AMOSC - 19 municípios 19 19 19 57 Total 116 116 116 348 Emendas da Senadora Ideli Salvatti para Região do Planalto Serrano - (levantamento parcial: 2004 a 2009) – R$ 12,5 milhões Ideli Salvatti - PERFIL Ideli Salvatti - Nascida em 18 de março de 1952. Licenciada em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora aposentada da Rede Estadual de Santa Catarina. É casada com Jeferson Figueiredo, mãe de Filipe Salvatti Mescolotto e Mariana Salvatti Mescolotto e avó de quatro netos. Na década de 1970, em Joinville, atuou nas CEBs, Pastoral Operária, Associações de Moradores e Centro de Defesa dos Direitos Humanos. Em 1980 ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores. Militou no Movimento Sindical na Associação dos Professores de Joinville (APJ). Presidiu a Associação dos Licenciados em Santa Catarina (ALISC) e por dois mandatos o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/SC). Também foi uma das fundadoras da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SC). Em 1994, foi eleita pela primeira vez para o mandato de deputada estadual (1995-1998) e reeleita em 1998 (1999-2000) para seu segundo mandato. Em 2002, tornou-se a primeira mulher eleita senadora de Santa Catarina. Foi uma das maiores defensoras do Governo Lula no Congresso Nacional, tornando-se assim uma referência da força de Santa Catarina. Liderou a bancada do PT no Senado por 4 vezes - 2004, 2006, 2007 e 2008 e foi líder do governo no Congresso em 2009 e 2010. Em 2009 foi promulgada a Emenda à Constituição 59, que ampliou os recursos para Educação e a obrigatoriedade do ensino dos 4 aos 17 anos, da qual Ideli foi uma das autoras. Participou de várias Comissões: Constituição e Justiça, Educação, Assuntos Sociais e Assuntos Econômicos. Apresentou 21 projetos de lei no Senado e três emendas à Constituição. Em 2005 teve seu primeiro projeto transformado na "Lei do Parto", que garante às gestantes o direito a escolher um acompanhante para a hora do parto. Em 2009 assumiu a presidência da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas. Integrou as Comissões de Constituição e Justiça e de Infraestrutura e, suplente nas Comissões de Educação, Assuntos Sociais e Assuntos Econômicos. Candidata ao governo de Santa Catarina nas eleições de 2010, pelo PT, obteve 21,9% dos votos válidos (754.223 votos). Por indicação da presidenta Dilma Rousseff, foi a primeira mulher Ministra da história de Santa Catarina. Como Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais foi a representante catarinense, com mais tempo em um Ministério dentro do Palácio do Planalto, onde foi responsável pela relação política do Governo com o Congresso Nacional, Governadores e Prefeitos (exercendo a função por 2 anos e 10 meses). Também foi Ministra da Pesca e Aquicultura no primeiro mandato e Ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, no segundo mandato. A atuação na carreira pública rendeu inúmeros reconhecimentos e prêmios. Recebeu o troféu "Cabeças do Congresso", conferido aos 100 parlamentares mais influentes do Brasil, sendo a única personalidade de Santa Catarina em 2008. Foi indicada pelo governo brasileiro para assumir o cargo de Secretária de Acesso a Direitos e Equidade da Organização dos Estados Americanos - OEA, onde lutou por maior alcance nas políticas públicas para os povos do continente americano. Voltou ao Brasil para integrar a luta pela redemocratização, sendo escolhida candidata ao Senado pelo Partido dos Trabalhadores em 2018.

    17/08/2018 Leia...

    -

  • Pedágio Solidário em alusão ao Agosto Laranja foi realizado em Guaraciaba

    img

    Ação foi uma parceria da Secretaria de Saúde com a APAE

    Foi realizado durante a quarta-feira (15), no centro do município um pedágio solidário em alusão ao Agosto Laranja. A ação foi realizada pela APAE Sonho Meu e teve como parceira a Secretaria de Saúde de Guaraciaba. Na ocasião foram entregues adesivos do Agosto Laranja e também lixeirinhas para os veículos. Os munícipes, caso desejassem, poderiam contribuir através das latas de troco solidário. O Pedágio contou ainda com a participação dos estudantes que prestam serviço não remunerado através do Programa de Bolsas de Estudos. A próxima ação a ser realizada, será no sábado (18), com uma Missa onde marca a Abertura da Semana da Pessoa com Deficiência, às 19h30, na Praça Municipal Giuseppe Palú. Durante a próxima semana serão realizadas ações para os alunos e atendidos da APAE, sendo Dia da Beleza, Integração entre as APAES, Palestras e Mateada. Campanha Associe-se a APAE Na sexta-feira dia 24, acontece o encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência, na Praça Giuseppe Palú. Na ocasião, será realizada a Campanha Associe-se a APAE. O objetivo dessa ação é fazer com que os munícipes tenham a oportunidade de poder auxiliar a APAE Sonho Meu, através de doações espontâneas, sendo que elas podem ser realizadas mensalmente e até anualmente, conforme a opção de cada associado. A Associação dos Pais e Alunos da Instituição explica que não há valor definido, cada munícipe pode contribuir quando quiser e com a quantia que desejar. Para associar-se a APAE, basta comparecer no dia 24, na Praça Municipal, portando os documentos pessoais.

    16/08/2018 Leia...

    -

  • Secretária de estado de educação participa de eventos no Extremo Oeste

    img

    A secretária de estado de educação, Simone Schramm, participa a partir desta terça-feira, 14, de eventos, reuniões e visitas a escolas da região Extremo Oeste. O roteiro inicia na tarde desta terça-feira, 15, com reunião na Agência de Desenvolvimento Regional a partir das 16 horas. Na manhã de quarta-feira, 15, a secretária, Simone Schramm, acompanhado do secretário executivo da ADR, Paulo Meneghini, participa de reunião do Comitê de Integração Fronteiriça de Bernardo de Irigoyen, Dionísio Cerqueira e Barracão. O evento ocorre no auditório Paulo Freire da Prefeitura de Dionísio Cerqueira. A reunião encerra às 16h30. Na manhã de quinta-feira, 16, a secretária de estado de educação fará visita técnica na EEB Theodureto, escola que está recebendo investimento superior a R$ 8 milhões do Governo do Estado.

    14/08/2018 Leia...

    -

  • Tunápolis abre as portas para mais uma indústria

    img

    Embora o movimento econômico de Tunápolis esteja concentrado no setor agropecuário, a Secretaria da Indústria e Comércio vem fazendo grandes e importantes investimentos para fomentar a economia municipal e gerar empregos e renda para as famílias. Nesta terça-feira, dia 14, foi realizada a Concorrência Pública para a concessão de uso da Área Industrial II, localizada na Linha Felipe Schmidt, com uma área de 27.300m², um pavilhão de 1.221,44m², um escritório de 83,27m² e um transformador com potência 225KWA, avaliada em R$ 1.430.100,00. A indústria vencedora do certame foi Ademir Ambrosi Junior Eirelli, conhecida como Quality Nutrição Animal, com sede em Dois Vizinhos/PR, especializada na fabricação de rações personalizadas conforme a necessidade de cada propriedade. Além dos investimentos feitos pela municipalidade, a empresa fará a aplicação direta de mais R$ 1.612.200,00, com a contratação direta de sete funcionários com 90% da mão de obra local e a utilização de 70% da matéria prima local e regional. Conforme o Plano de Ações apresentado, todo o processo tem garantia de qualidade e, para a fabricação da ração, será utilizado milho, farelo de soja, farelo de trigo, casca de soja peletizada e aditivos. De acordo com o Secretário, Volmir Pedro Lawisch, esta é a quarta empresa com concessão de uso em Áreas Industriais do município, a segunda da atual gestão, em menos de dois anos. “Atualmente, o cenário empresarial representa somente 12,59% do movimento econômico do município. Mas estamos muito satisfeitos com os avanços que estamos conseguindo neste setor. Avanços estes, que não se referem somente à quantidade de empresas, mas sim, no desenvolvimento econômico do município, na geração de empregos e renda para as famílias e o consequente aumento da qualidade de vida”, enfatiza Lawisch. Para o Prefeito, Renato Paulata, é uma honra para o município receber uma indústria já consolidada no mercado de nutrição animal. “Agradecemos às administrações anteriores que adquiriram essas áreas industriais e esperamos que, à curto prazo, a empresa possa efetivar a sua instalação, iniciar a produção e retornar à comunidade e aos produtores rurais os investimentos feitos pela municipalidade”, esclarece Paulata. A empresa poderá usufruir da Área Industrial o tempo que achar necessário e, se cumprir todas as exigências previstas na Lei 1.355/2018, após 10 dez anos, receberá a escritura do imóvel em seu próprio nome.

    14/08/2018 Leia...

    -

  • NOTA OFICIAL DE ECONOMIA DE ÁGUA

    img

    TUNAPÓLIS Estamos passando por um período de estiagem. Embora ainda não seja necessário um racionamento extremo, pedimos, insistentemente, para que todos os usuários do Sistema de Abastecimento de Água de Tunápolis economizem o máximo possível. A água é nosso bem mais precioso e, até chegar às torneiras das casas, passa por um processo de tratamento para torná-la potável. Com a redução dos níveis dos reservatórios municipais, a água coletada exige mais tratamento que o normal, assim, ela poderá chegar às vossas residências com coloração e odor diferenciados. Porém, semanalmente são feitas análises tanto dos reservatórios, como da estação, não apresentando alterações nas suas propriedades. Os servidores, juntamente com empresários do município, estão buscando alternativas para amenizar a situação e, nos próximos dias, serão feitas manutenções na ETA e nas bombas de água. Estamos trabalhando para que o fornecimento não seja totalmente interrompido e, para isso, precisamos da ajuda de todos. Contudo, alertamos à sociedade para que tenham responsabilidade com o uso da água neste período, evite regar a horta, lavar calçadas e carros, pois, com a redução da capacidade de captação, o consumo não consciente pode gerar grandes problemas. Pela colaboração de todos, somos imensamente gratos.

    14/08/2018 Leia...

    -

  • PSL-SC oficializa o registro de candidaturas neste sábado

    img

    São Miguel do Oeste Lideranças e simpatizantes do Partido Social Liberal ((PSL) inauguraram a sede regional do partido em São Miguel do Oeste com um almoço por adesão, realizado sábado, às 11h. A sede fica na Rua Willy Barth, em frente ao portão principal do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec). Participaram do evento filiados, simpatizantes e os candidatos a deputado federal Jungles Wegher, de São Miguel do Oeste, e a estadual Fernando Beilfuss, de Pinhalzinho De acordo com um dos integrantes do PSL, Lucas Khun, em entrevista ao Jornal Imagem, a sede ficará aberta ao público das 14 às 21 horas. Perguntado se a escolha do local para a sede do diretório em frente à unidade do Exército faz parte de uma estratégia, já que os candidatos a presidente e vice, Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, são oficias da reserva, ele disse que tem a ver com segurança, assim como em frente a qualquer unidade de segurança pública. NO ESTADO No Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi realizado o registro de candidaturas ao Senado, ao governo do Estado de Santa Catarina e candidatos a deputado estadual e federal pelo PSL. O presidente estadual da sigla, Lucas Esmeraldino disputará uma das vagas ao Senado Federal, sendo Marcel Franco o 1º suplente e Marcos Vinícius de Carvalho 2º suplente. Já o comandante Carlos Moisés da Silva concorrerá ao governo estadual, tendo Daniela Reinehr, de Maravilha, como vice. Quanto ao número de pré-candidatos a deputado estadual e federal, a sigla colocará à disposição dos catarinenses, 59 candidatos. Todos foram aprovados em convenção estadual, realizada no último dia 04, em Florianópolis.

    13/08/2018 Leia...

    -

  • A Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella, tem o prazer de convidá-lo para uma Reunião com Escritores Chapecoenses.

    img

     

    Pauta: Feira do Livro/2018

    Data: 23/07/2018

    Horário: 17h

    Local: Biblioteca Pública

     


    Contamos com sua presença e  solicitamos sua ajuda na divulgação aos possíveis interessados.

     

    Atenciosamente

     

    Caroline Miotto Pecini

    Coordenadora e Bibliotecária

    CRB 14/1178

    Biblioteca Pública Municipal Neiva Mª Andreatta Costella

    Rua Benjamin Constant, 110 E Centro, CEP 89802-200

    Chapecó- SC Fone:(49) 2049-9003/2049-9002

     

    Caroline Miotto Pecini

    Coordenadora e Bibliotecária

    CRB 14/1178

    Biblioteca Pública Municipal Neiva Mª Andreatta Costella

    Rua Benjamin Constant, 110 E Centro, CEP 89802-200

    Chapecó- SC Fone:(49) 2049-9003/2049-9002

     

    18/07/2018 Leia...

    -

  • Lançamento no Oeste: “SC merece aquilo e aqueles que são melhores”, diz Amin

    img

    Em um momento que o político não é mais visto como sinônimo de trabalho e compromisso, os Progressistas afirmaram e demonstraram que pode ser diferente. Mais de 2 mil pessoas se reuniram em Nova Itaberaba na manhã deste sábado (14) para o lançamento da pré-candidatura do deputado federal Esperidião Amin ao Governo de Santa Catarina.

    Como um divisor de águas para Esperidião, o Encontro Macrorregional do partido teve um só pedido: Amin Governador. Ao começar seu discurso, o pré-candidato disse que “Santa Catarina merece aquilo e aqueles que são melhores”. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças e simpatizantes da sigla acompanhavam atentamente as palavras de Amin, que se emocionou e chegou a embargar a voz quando falou sobre a sua missão e o que já fez pelo Estado. Foi categórico ao afirmar que, “pessoalmente eu não tenho o direito de negar a Santa Catarina o oferecimento do meu nome, da minha energia, daquilo que eu construí. Eu não fujo, eu não tenho medo.”.

    Para encerrar, fez um pedido aos presentes: “permaneçamos unidos com coragem e com fé, porque quem pode fazer o melhor, não deve se esconder, e não tem o direito de se omitir, e não quero que Deus me reserve o destino de fugir da Santa Catarina no momento em que o meu Estado precisa”, finalizou Amin.

    Pré-candidatos ao Legislativo

    Com a presença de lideranças de mais de 80 municípios do Oeste Catarinense, as pré-candidaturas a deputado estadual de Altair Silva e a deputado federal de Hugo Biehl, também foram lançadas.  Em meio a emoção e muita alegria, os presentes demonstraram profundamente o desejo de ter o trio como candidatos na convenção do partido pré-agendada para o dia 28 de julho.

    Em seu pronunciamento, Altair Silva agradeceu a presença de todos que se deslocaram até Nova Itaberaba e destacou o desejo dos Progressistas do Oeste. “O que nos move a cada dia é um sentimento, e esse sentimento está no peito de cada um. Quem está aqui são os Progressistas que tem um amor profundo pelo 11. O Oeste quer, Santa Catarina quer, é Amin Governador”, bradou Altair.

    Hugo Biehl deixou claro que está à disposição do partido para concorrer pela região e que também quer ao seu lado Esperidião Amin. “Quem está presente aqui demonstra a força do Partido e a força da caminhada de Esperidião ao Governo do Estado. Todos querem mudança e em Santa Catarina a mudança é Esperidião Amin”, enfatizou. Os também pré-candidatos a deputado federal pelo Progressistas, Dércio Rosa e Vanderlei Canci, também estiveram presentes no evento.

    Pronunciamentos

    O presidente estadual da sigla, o deputado estadual Silvio Dreveck, marcou presença no evento e reafirmou que “o povo Catarinense que está pedindo, é uma necessidade. Esperidião Amin provou na sua vida pública, da sua capacidade, competência, transparência, zelo do dinheiro público e compromisso com o catarinense. Evidente que queremos Esperidião Amin como governador, mas precisamos fazer um esforço para trazer mais partidos e líderes”.

    Todos que usaram da palavra enalteceram a luta diária de Altair Silva, pela manutenção do partido no Oeste e a sua presença constante em todos os municípios da região, mesmo sem estar no exercício do mandato. O prefeito de São José do Cedro, Antônio Plinio De Castro Silva, que também é coordenador geral da pré-campanha de Altair, desejou boa sorte ao amigo e afirmou que está com Altair Silva, Hugo Biehl e Esperidião Amin.

    O prefeito de São Carlos, Rudi Miguel Sander, que também é presidente da Associação dos Municípios do Oeste (Amosc) ressaltou a falta de representatividade que o Progressistas tem na capital, assim reforçando a importância da pré-candidatura de Altair. Sander lembrou também quando Esperidião foi governador e retirou o Estado da crise, sem atrasar os salários dos servidores. Para finalizar, requisitou que Amin seja o candidato pelo partido para recuperar Santa Catarina novamente.

    O evento foi prestigiado ainda por alguns prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do PSD, PSB e PPS da região.

    Nova Itaberaba

    A cidade, 35 quilômetros distante de Chapecó, foi escolhida por ser a única do Oeste do Estado onde o Progressistas venceu em chapa pura nas eleições de 2016, com o prefeito Marciano Mauro Pagliarini e seu vice-prefeito João Zarychta.

    16/07/2018 Leia...

    -

  • INFORMAÇÕES DE ROMELÂNDIA

    img

    Alunos de Romelândia participaram do JESC Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, adolescentes de Romelândia participam dos Jogos Escolares de Santa Caratina (JESC), em Florianópolis. As provas de atletismo ocorreram na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), dias 03, 04 e 05 deste mês. Acompanhados pelo professor de Educação Física, Laerson Ritter, cinco alunos da Escola de Educação Básica (EEB) Professor Hemínio Heusi da Silva competiram na modalidade atletismo – categoria de 12 a 14 anos. Conforme Ritter, da prova de salto em altura participou Nicoly Glembotzky. Nas corridas competiram Kauê Sasseti (75m), Mariana de Oliveira (250m), Renan Zanon e Letícia Ritter (1000m). “A dedicação dos nossos atletas era notável. Não foi desta vez que voltamos com medalhas, mas já estamos nos preparando para, no próximo ano, conquistarmos melhores posições”, disse o professor. Dia de Campo foi realizado em propriedade de Linha Formosa EPAGRI, juntamente com Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA) e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Romelândia, realizou o Dia de Campo. O evento ocorreu na tarde de quinta-feira (09), na propriedade do Sr. Claudir Schuh, em Linha Formosa. Fertilidade do solo, sanidade animal (Brucelose e Tuberculose) e planejamento leiteiro estiveram entre os temas abordados, conforme o secretário da pasta, Valmir Birkheuer. “A propriedade onde realizamos o Dia de Campo utiliza técnicas de produção leiteira sustentável, as quais servem de modelo para inovação e obtenção de melhores resultados”, disse Birkheuer. Segundo Adilson Moss, extensionista da EPAGRI, o planejamento leiteiro inicia por meio de um diagnóstico realizado em cada propriedade. “Em nível de Estado, na produção leiteira, nós trabalhamos em um programa de pecuária à base de pastagens perenes. Ele possibilita a sustentabilidade, o que impacta diretamente na questão econômica, ambiental e social. Planejamento forrageiro, estrutura do rebanho, controle leiteiro e apresentação dos resultados da propriedade foram assuntos apresentados no evento”, detalhou Moss. De acordo com Kelyn Cristine Wentz, veterinária do ICASA, os produtores leiteiros receberam informações sobre cuidados e exames necessários para a saúde animal. “Palestra, abordando duas doenças de notificação obrigatória, que são transmissíveis dos animais para seres humanos (zoonoses) – Brucelose e Tuberculose –, foi realizada. Tratamos do assunto desde os métodos de prevenção, leis que determinam o diagnóstico (exames) e a certificação das propriedades rurais”, explicou Kelyn. Conforme o engenheiro agrônomo da EPAGRI, José Gilmar Naibo, a importância trabalhar a terra foi o tema que norteou sua conversa com os produtores. “Alguns fatores são determinantes e afetam a produção de plantas, tais como a fertilidade do solo, que contempla as propriedades químicas, físicas e biológicas, o potencial genético das plantas, o clima e o manejo. As combinações desses fatores resultam em uma produção eficiente de pastagens, com custos reduzidos, quando comparados ao fornecimento de silagens e ração concentrada aos animais”, disse o profissional.

    11/07/2018 Leia...

    -

  • Primeira Parcela ou Cota única do IPTU vence neste dia 12

    img

    A Administração Municipal de Guaraciaba, juntamente com a Secretaria de Administração e Finanças, através do Setor de Tributação comunica que a primeira parcela ou cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU – tem vencimento para esta próxima quinta-feira (12).

     

    Conforme a Secretária de Administração e Finanças, Gracieli Maldaner, para o contribuinte que optar em pagar em cota única, recebe 10% de desconto. Ela lembra ainda que o pagamento do IPTU acontece na Lotérica do Lírio, e os contribuintes que ainda não retiram o carnê, deverão retirar junto à Lotérica. 

     

    Para quem optar por parcelar a segunda parcela do IPTU será para o dia 13 de agosto e a terceira parcela para 12 de setembro. Os valores arrecadados com este imposto são revertidos e investidos em obras públicas como calçamentos, asfalto e manutenção na área urbana.

    11/07/2018 Leia...

    -

  • Brinquedoteca do CRAS visita a Polícia Militar de Iporã do Oeste

    img

    O Projeto Brinquedoteca do CRAS faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e tem como objetivo o fortalecimento de vínculos, atendendo crianças de 02 a 05 anos. 

    Desta forma, todas as atividades executadas pelo monitor Psicólogo Miguel Rodrigues, vão de encontro com este objetivo que é fortalecer os laços intrafamiliares e sociais. 

    As crianças também aprendem sobre a importância das instituições de proteção e apoio do nosso município, e na ultima sexta-feira dia 06, foram conhecer a Polícia Militar, onde foram recepcionados pelo Sargento Milton Wolf, que apresentou cada detalhe da função, da profissão, proporcionando um conhecimento e uma experiência ímpar a cada uma das crianças que estiveram participando desta atividade da Brinquedoteca do CRAS. 

    As crianças da turma da manhã da Brinquedoteca adoraram o passeio e agradecem o carinho com que o os Policiais os receberam. Durante esta semana a turma da tarde também fará a visita.

    09/07/2018 Leia...

    -

  • Município abre inscrições para Concurso Público

    img

    A Administração Municipal de Guaraciaba comunica que estão abertas as inscrições para Concurso Público no município. Conforme o Prefeito Municipal Roque Luiz Meneghini, o concurso público é Cadastro de Reserva, para preenchimento de vagas no quadro de pessoal do Poder Público de Guaraciaba, de servidores sob os Regimes Estatutário e Celetista.

     

    As vagas para o concurso são para os cargos de farmacêutico, nutricionista, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, médico de ESF, educador social, auxiliar de consultório odontológico, técnico em enfermagem de ESF, técnico em enfermagem, assistente administrativo, técnico em treinamento desportivo e agente comunitário de saúde compreendendo a micro área 10 atendendo as comunidades de Caravaggio, São Domingos, Encantado e Linha Sete.

     

    As inscrições serão realizadas somente pela internet, no site da Ameosc – www.ameosc.org.br – no link de concursos públicos. As inscrições iniciaram nesta sexta-feira (06), e vão até o dia dois de agosto. Os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, poderão utilizar os computadores da Biblioteca Pública José de Alencar, no Centro de Multiplouso Armando Domingos Montagna. Os boletos para efetuar a inscrição deverão ser pagos até o dia três de agosto.

     

    A prova objetiva será aplicada no dia dois de setembro, das 9h às 12h, nas dependências da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper. Para mais informações os candidatos deverão acessar o site da Prefeitura de Guaraciaba, no link de Concursos nos Editais.

    06/07/2018 Leia...

    -

  • Organização opta por manter apenas desfile militar neste 07 de Setembro

    img

    Foi realizada na tarde desta quarta-feira (04), uma reunião para tratar da organização da Semana da Pátria deste ano. Devido ao momento econômico atual e de dificuldades financeiras, os representantes do Município, Exército, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros concordaram em fazer somente o desfile militar no próximo Dia da Independência.

    A secretária de Educação, Rosani Pelissari, e o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Carlos Chaves, relatam que a manutenção apenas da parte militar do desfile, vai resultar em uma economia superior a R$ 40 mil aos cofres públicos municipais, valor este que poderá ser investido em outros serviços de primeira necessidade.

    Os demais atos, como hasteamento e arriamento diário das bandeiras na semana que antecede o 07 de Setembro, também estão mantidos.

    O subcomandante do 14º RCMec, Tenente Coronel Everton Carvalho, disse que compreende a decisão, e fica feliz por a data não passar em branco. “Esse momento de crise no País atingiu a todos e, é claro, que na prefeitura não foi diferente. Vamos tentar incrementar a nossa participação no desfile, para que fique ainda mais atrativo que nos anos anteriores, e a população possa conferir uma boa apresentação”, destaca.

    05/07/2018 Leia...

    -

  • Belmonte

    img

    Vice-prefeito assumiu a Prefeitura de Belmonte por oito dias

    O vice-prefeito, Cleomar Pisoni, está à frente da Prefeitura de Belmonte até nesta sexta-feira, dia 6 de julho. Pisoni assumiu o Executivo belmontense na última quinta-feira (28), em ato de transmissão de cargo realizado no Centro Administrativo municipal, com a participação de servidores de diferentes setores da municipalidade.

    Segundo o prefeito em exercício, Cleomar Pisoni, no período de férias do prefeito, Genésio Bressiani, os serviços de competência da prefeitura seguiram normalmente. O prefeito em exercício afirma, que nestes dias em que esteve à frente do Executivo municipal acompanhou as ações em todas as secretarias, além de representar o Governo Municipal nos eventos que foram realizados no município.

     

    Belmonte realiza encontro de prevenção para trabalhadores na agricultura

    A Administração Municipal de Belmonte, através da secretaria de Saúde, juntamente com a Vigilância em Saúde e Estratégia Saúde da Família (ESF), promoveu o 2º Encontro Municipal de Saúde do Trabalhador na Agricultura. A atividade ocorreu no sábado (30), no Centro Social, reunindo em torno de 150 pessoas. As palestras do evento foram ministradas pelo médico veterinário e extensionista da Epagri, Jaime Prestes, e pela médica da Estratégia Saúde da Família, Flávia Martins. A programação contou com o apoio da Gerência Regional da Epagri de São Miguel do Oeste.

    A enfermeira da Vigilância em Saúde, Cristiane Vivian Stolarski, salienta que as palestras tiveram os temas voltados às pessoas que trabalham na agricultura, com o propósito de repassar informações e esclarecer dúvidas sobre diferentes doenças naturalmente transmissíveis entre os animais e seres humanos. Conforme Cristiane, os principais assuntos tratados durante as palestras estavam relacionados a brucelose, leptospirose, tuberculose e brucelose em humanos. A enfermeira destaca, que a abordagem dos palestrantes foi de grande valia, garantindo ao público presente elucidar dúvidas e receber orientações sobre como as doenças podem ser diagnosticadas, tratamentos e métodos de prevenção.

    Ao término das palestras, a equipe da saúde fez a entrega de uma lembrança aos palestrantes, sorteou brindes e ainda todas as pessoas que acompanharam o evento receberam uma caneca alusiva ao 2º Encontro Municipal de Saúde do Trabalhador na Agricultura de Belmonte.

     

    Crianças atendidas pelo SCFV e CRAS participam do Arraiá de São João

    Aproximadamente 90 crianças das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Belmonte participaram do Arraiá de São João. A festa foi realizada na quinta-feira (28), no Centro Social, nos períodos matutino e vespertino. O evento foi marcado por apresentações de percussão, violão, muay thai, brincadeiras, dança e distribuição de lanche. O prefeito em exercício, Cleomar Pisoni, também prestigiou a festividade.

    De acordo com a coordenadora do CRAS, Daiana Spengler, a festa junina faz parte do calendário anual de atividades do SCFV e CRAS, proporcionado às crianças momentos de recreação e lazer em clima de São João. Daiana destaca que as apresentações tiveram como objetivo oportunizar às crianças compartilhar o que estão aprendendo nas oficinas. Conforme a coordenadora do CRAS, a decoração do ambiente e os trajes típicos proporcionaram uma ótima festa, e cada criança presente recebeu um cachorro-quente, pipoca, bolo e café com leite.

     

    Campeonato Municipal de Futsal de Belmonte teve rodada no final de semana

    Oito confrontos marcaram a rodada do final de semana do Campeonato Municipal de Futsal de Belmonte. A terceira rodada do evento esportivo organizado pela Prefeitura de Belmonte, por intermédio da secretaria municipal de Cultura e Esporte, aconteceu no sábado (30), no Ginásio da Associação Comunitária de Belmonte, na sede do município. Nesta rodada, foram realizados dois jogos da categoria sênior e seis jogos da categoria livre masculino.

    Abrindo a rodada, na categoria sênior, EC Bela União venceu a Juventos por 4 a 2. Cerro Azul/Bela União ganhou da equipe Os Veteranos pelo placar de 3 a 1. Na categoria livre, primeiro duelo da rodada, Metalúrgica Belmonte aplicou 5 a 1 no Real Madri. No confronto entre Juventus e Juventude foi registrada a vitória da Juventus por W.O. Na outra partida, EC Bela União fez 3 a 1 na equipe Peperi. Sevilha FC e FC Baile de Munique empataram em 3 a 3. Bela União B goleou o Atlético de Madri por 5 a 0. No último jogo da rodada, Cerro Azul/Bela União venceu por 3 a 1 o time Real Madri B.

    O campeonato terá continuidade neste sábado, dia 07 de julho, no ginásio de La. Bela União. Pela categoria sênior, às 14h30, estarão em quadra EC Bela União e Cerro Azul/Bela União. Logo em seguida, às 15h30, se enfrentam Os Veteranos e Juventos. Já na categoria livre masculino, às 16h30, jogam Bela União B e EC Bela União. Às 17h30, entram em quadra FC Baile de Munique e Real Madri B. Continuando a rodada, às 18h30, se enfrentam Metalúrgica Belmonte e Atlético de Madri. Para às 19h30, está marcado o confronto entre Sevilha FC e Juventus. Às 20h30, acontecerá o jogo entre Real Madri e Peperi. O término da rodada será às 21h30 com a partida entre Cerro Azul/Bela União e Juventude.

     
     

    04/07/2018 Leia...

    -