Últimas GERAL

  • Homologadas 20 inscrições para eleição do Conselho Tutelar

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    Foram homologadas no final da última semana as inscrições de 20 candidatos às cinco vagas de conselheiros tutelares em São Miguel do Oeste. Uma Comissão Especial Eleitoral foi constituída para conduzir o processo. A Comissão é composta por integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), presidido por Maria Roselaine Bedin, a qual também presidirá o processo eleitoral.

    A eleição está marcada para o dia 06 de outubro, das 08h às 17h, na Escola de Educação Básica São Miguel. O voto será facultativo e secreto para todos os eleitores cadastrados no Município. O mandato é de quatro anos, iniciando em 10 de janeiro de 2020.

    O atendimento do Conselho Tutelar é das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira, e em sistema de plantão 24 horas. Os conselheiros recebem um subsídio mensal de R$ 1.971,38, além de indenização dos plantões e sobreavisos, no valor de R$ 421,55.

    INSCRIÇÕES DEFERIDAS:

    - Janete Delurdes Zanatta Buffolo

    - Geni de Oliveira

    - Mirian Tais Delariva de Lima

    - Louise Caroline Kummer Mallmann

    - Evanice Terezinha Wronski

    - Mari Fatima de Ramos Preste

    - Carolini Dal Bosco Gonçalves

    - Analize da Costa

    - Rodrigo Mulinett

    - Elisangela Regina Berwig

    - Dione Bernadete Piquetti

    - Vanice Maria Pilatti Lazarotto

    - Aline Flach Von Dentz

    - Eliane Lutz

    - Camila Scariot

    - Brenda Provensi Massaia

    - Ana Carolina Costa Damian

    - Marisa Regina Weber

    - Viviane Marisa Dalmagro

    - Leila Luiza Cenatti Von Dent

    24/06/2019 Leia...

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  • Governo Moisés tem aprovação de 66% dos catarinenses

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    Na comparação com pesquisa realizada em abril, popularidade do Executivo cresceu 11 pontos percentuais

    Pesquisa do Instituto Mapa divulgada nesta quinta-feira (13) aponta que o governo de Carlos Moisés da Silva à frente de Santa Catarina tem 66% de aprovação dos catarinenses. São 18% que desaprovam e 16% que não sabem responder. Na comparação com pesquisa anterior, realizada em abril, a aprovação de Moisés subiu 11 pontos percentuais. 

    Sobre a expectativa, os dados mostram que 68% dos catarinenses esperam uma melhora do governo nos próximos meses. Também há aqueles que apostam que a gestão vai continuar igual (20%), que vai piorar (7%), e os que não sabem responder (5%).

    Quase metade dos entrevistados (47%) avalia o governo como ótimo ou bom. São 37% que avaliam como regular, e 8% que analisam como ruim ou péssimo. Também há aqueles que não sabem responder (8%).

    Os dados mostraram ainda o nível de confiança do governo. Segundo a pesquisa, 66% dos entrevistados confiam no governo, contra 26% que não confiam, e 8% que não sabem responder.

    Na comparação com a pesquisa anterior, também realizada pelo Instituto Mapa, o governo Moisés melhorou em todos os índices. Na ocasião, o governo tinha 55% de aprovação e pulou para 66% agora. Os que confiam passaram de 64% para 66%. Os que avaliam como ótimo ou bom eram 42% e agora são 47%. 

    Com a redução dos indecisos, subiu também os que desaprovam, de 16% para 18%, e os que não confiam, de 22% para 26%. 

    Os dados foram coletados entre 20 e 31 de maio. Foram ouvidas 1.228 pessoas em 42 municípios de todas as mesorregiões. O índice de confiabilidade é de 95%. 

    14/06/2019 Leia...

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  • Edição de inverno do “Brincando nas Férias” do Sesc resgata brincadeiras tradicionais

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    O projeto oferece uma programação qualificada para as crianças no período de recesso escolar, em julho. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no espaço Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc em Santa Catarina

    O tema "Jogos, Brinquedos e Brincadeiras Brasileiras" norteia as atividades da edição de inverno do projeto Brincando nas Férias, que acontece nas Unidades do Sesc/SC, em julho. Consolidada como uma opção de lazer e recreação de confiança para os pais, a colônia de férias da Instituição oferece atividades lúdicas e educativas para as crianças no período de recesso escolar. 

    Em cada cidade, há um calendário específico de realização e uma programação especial envolvendo a temática proposta, oportunizando o brincar de forma divertida e educativa. As inscrições podem ser efetuadas na Área de Relacionamento com Clientes das Unidades, para crianças de 3 a 6 anos e de 7 a 10 anos, em turmas diferentes. 

    A programação proposta tem o objetivo de resgatar a cultura das brincadeiras tradicionais, como amarelinha, peteca, cama de gato, cirandas, pipa, elástico, carrinho de rolimã, bolhas de sabão, bambolê, pião, esconde-esconde, pega-pega, passa anel, entre outras. Também serão realizados jogos cooperativos, de tabuleiro e desafios, oficinas lúdicas, gincanas, caçadas, passeios, dinâmicas de integração, além de atividades esportivas e recreativas que estimulam o raciocínio lógico e a coordenação motora. No roteiro de cultura, apresentações artísticas, contação de histórias, música e teatro trazem o tema à tona. As ações são desenvolvidas com ênfase em conteúdos socioculturais, educativos e multidisciplinares: artísticos, culturais, físico-esportivos, manuais e sociais.  

    “Com o avanço da tecnologia as crianças estão trocando brinquedos e brincadeiras tradicionais por aparelhos eletrônicos. Mas, com brincadeiras atrativas e diversificadas, podemos proporcionar essa desconexão com o mundo virtual e resgatar a essência do brincar”, declara Giseli Mara Schena, gerente de Lazer do Sesc/SC. 

    Criado em 1990, o Brincando nas Férias do Sesc está consolidado como uma opção de lazer e recreação de confiança para os pais. Por meio das atividades propostas, os participantes têm a oportunidade se socializar, criar novos laços de amizade, além de despertar o gosto pelos esportes, jogos, brincadeiras e artes.

    13/06/2019 Leia...

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  • CAMPANHA DE ROÇADAS

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    A Secretaria Municipal de Transportes e Obras de Tunápolis Lançou a Campanha de roçadas das margens de estradas com o slogam :

    O objetivo da campanha é incentivar os moradores a preservar limpas as margens dos lotes, a fim de melhorar o aspecto do município e melhorar a visibilidade dos motoristas, evitando possíveis acidentes.

    A Lei nº 610/2003, que institui o Código de Posturas do Município, em seu Art. 176 prevê que os moradores são responsáveis pelas limpezas dos passeios e das margens de suas residências e propriedades. Em casos de infração da legislação, a Prefeitura Municipal poderá efetuar os serviços de limpezas, porém, será imposta a multa que varia entre R$ 177,35 á R$ 709,40 ao infrator.

    Também no Art. 34 do Código, é obrigatório que sejam preservadas e conservadas as ruas, logradouros públicos e praças, de maneira geral, no que diz respeito à higiene pública. Assim, a Prefeitura Municipal, junto com a Secretaria de Transportes e Obras, conclama a todos os proprietários de lotes, para que façam as roçadas e limpezas das margens das estradas.

    Para o Secretário Julinho Zinhani, é importante que toda a população abrace a causa e faça a sua parte. Pois, o trabalho em equipe, entre Prefeitura e população é fundamental para que todos ganhem, melhorando o aspecto e a visibilidade nas estradas do município, facilitando os serviços de máquinas na conservação da base das estradas, enfatiza Julinho.

    07/06/2019 Leia...

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  • Município possui 13 inscrições para concorrer aos Cargos de Conselheiros Tutelares

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    Destes, apenas cinco serão escolhidos pelo voto da população, os demais serão suplentes

    A Secretaria de Assistência Social de Guaraciaba e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – informam através de uma resolução publicada no Site do município, sobre as inscrições deferidas e indeferidas aos Cargos de Conselheiros Tutelares no município de Guaraciaba. Conforme a Secretária de Assistência Social Idione Kroth Fabbi, são 13 candidatos que cumpriram todos os requisitos e que poderão participar do processo seguinte.

    Eles irão participar de capacitações e formação específica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e depois deverão submeter-se a prova de conhecimentos sobre os direitos da criança e do adolescente, obtendo obrigatoriamente no mínimo 50% de acertos.

    A eleição dos Conselheiros acontecerá no dia seis de outubro, das 8h às 17h nas dependências da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper. São eleitos os primeiros colocados no número de votos, os demais são classificados como suplentes, conforme a ordem da quantidade de votos. Idione explica que estão sendo ofertadas cinco vagas para Conselheiros, e os mandatos são pelo período de quatro anos, sendo janeiro de 2020 a janeiro de 2024.

    O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar seguirá também com a divulgação dos candidatos habilitados, escolha dos Conselheiros pelo voto facultativo e secreto dos eleitores do Município de Guaraciaba, cujo domicílio eleitoral tenha sido fixado dentro de prazo de 90 dias anteriores ao pleito.

    Idione lembra ainda sobre as candidaturas dos Conselheiros e sobre Campanha antecipada que poderá trazer impugnação da candidatura. “A campanha eleitoral só inicia após término dos trâmites de inscrição, ou seja, após a divulgação dos candidatos que cumprirem todas as etapas, inclusive a participação da capacitação e aprovação na prova”, destacou.

    03/06/2019 Leia...

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  • Setor de Urbanismo revitaliza placas informativas na SC-496

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    Os munícipes e visitantes que trafegarem pela SC-496, no acesso à Tunápolis, poderão conhecer as características do município e da população ao longo da rodovia.

    Na última semana, o Setor de Urbanismo revitalizou e atualizou as placas informativas onde consta dados como a altitude, principais distâncias, o gentílico, população, língua predominante, área territorial, entre outros.

    De acordo com o responsável pelo Setor, Volmir Pedro Lawisch, foram reinstaladas dez placas refletivas. “Nosso objetivo é poder familiarizar os visitantes e, também, os próprios munícipes, sobre os dados do município que muitas vezes geram interesse mas não possuem um meio de pesquisa facilitado. A rodovia é muito movimentada, não somente de motoristas, mas também de pedestres que fazem suas caminhadas diárias e, agora, podem agregar conhecimentos”, finaliza Lawisch.

    29/05/2019 Leia...

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  • São Miguel do Oeste pode ter um Colégio Cívico-Militar

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    Ideia é de que a gestão seja compartilhada entre a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

    A proposta de instalação de um Colégio Cívico-Militar de Gestão Compartilhada em São Miguel do Oeste foi recebida pelo prefeito, Wilson Trevisan, e o secretário de Educação, Paulo Drumm, na tarde desta segunda-feira (20), durante visita do comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel Edupércio Pratts. Ele esteve no Gabinete do Prefeito, acompanhado do comandante do Batalhão de São Miguel do Oeste, Tenente Coronel Jorge Arthur Cameu Junior.

    Trevisan confirmou o interesse na instalação da unidade, e colocou o Município como parceiro da iniciativa. “A parte pedagógica ficaria a cargo da Secretaria Municipal de Educação, e a administração deste Colégio seria de forma compartilhada”, explica.

    O secretário de Educação, Paulo Drumm, acrescenta que a ideia é proporcionar atendimento a alunos do 6º ao 9º ano nesta unidade. “A partir de agora, buscaremos um espaço para que este colégio funcione, juntamente com o Governo do Estado. Já temos em mente alguns possíveis locais, que iremos analisar individualmente e solicitar a cedência”, afirma. Drumm acredita que, havendo concordância entre as partes, o Colégio possa iniciar as atividades já no próximo ano.

    O comandante geral, Coronel Edupércio Pratts, salienta que a intenção dos Bombeiros é instalar 14 colégios neste modelo em todo o estado de Santa Catarina, nas cidades que, a exemplo de São Miguel do Oeste, possuem batalhões do Corpo de Bombeiros Militar.

    21/05/2019 Leia...

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  • Sopelsa propõe audiência pública para debater instruções normativas do Leite

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    Parlamentar defende debate coletivo entre a indústria, produtores e entidades ligadas ao setor que é muito importante para a economia de Santa Catarina

    No dia 30 de novembro de 2018 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA publicou no Diário Oficial da União as novas regras para produção de leite no país, as Instruções Normativas (INs) 76 e 77. O deputado Moacir Sopelsa (MDB), vai protocolar um pedido de audiência pública na Alesc para debater estas normativas programaras para entrarem em vigor no mês de maio deste ano.

     Sopelsa defende que as regras de higiene e sanidade que são as principais metas para os produtores precisa valer para o pequeno, o grande e para todos. O parlamentar chama a atenção para a necessidade de um amplo debate em defesa da qualidade do leite produzido em Santa Catarina “Não adianta termos quantidade se não tivermos qualidade. É preciso fazer o debate em defesa da qualidade para agregar preço, sob pena de não haver sustentabilidade nesta atividade que é muito importante para a economia  do nosso Estado”, acrescenta. 

    Pelas estimativas do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), o leite é uma das atividades agropecuária que mais cresce em Santa Catarina. A grande bacia leiteira se concentra na região Oeste, que responde por 75% de todo leite produzido ou quase 2,4 bilhões de litros. O leite é o terceiro produto no ranking de Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária catarinense. “Em Santa Catarina aproximadamente 60 mil famílias na agricultura têm na atividade leiteira uma das fontes de renda da propriedade. Por isso, é importante fazermos o debate em defesa da qualidade. Precisamos encontrar o caminho ou vamos morrer todos abraçados”, alerta Sopelsa.

    Nova legislação

    Com a nova redação dada à IN 76, que aprovou os regulamentos técnicos que fixam a identidade e as características de qualidade que devem apresentar o leite cru refrigerado, o leite pasteurizado e o leite tipo A, ficou estabelecido apenas um teto máximo para os parâmetros de Contagem Bacteriana Total (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS), portanto, não havendo mais prazo e exigências de qualidade crescentes como nas normas anteriores.

    Os requisitos previstos na IN 76 para o leite cru refrigerado de tanque individual ou de uso comunitário deve apresentar médias geométricas trimestrais de Contagem Padrão em Placas de no máximo 300.000 UFC/mL (trezentas mil unidades formadoras de colônia por mililitro) e de Contagem de Células Somáticas (CCS) de no máximo 500.000 CS/mL (quinhentas mil células por mililitro). O Mapa espera que com essas instruções normativas sejam criadas bases mais sólidas para uma evolução progressiva e de longo prazo para a melhoria da qualidade do leite no país.

    A IN 76 e a IN 77 estabelecem os critérios e procedimentos para a produção, acondicionamento, conservação, transporte, seleção e recepção do leite cru em estabelecimentos registrados no serviço de inspeção oficial, e, ainda, revoga as Instruções Normativas 51/2002, 62/2011, 07/2016 e 31/2018.

    17/05/2019 Leia...

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  • Prefeitura de Tunápolis otimiza terreno baldio em Linha São José

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    A equipe da Secretaria de Transportes e Obras de Tunápolis, durante dez dias, trabalhou na otimização do terreno baldio na encosta do campo de futebol da comunidade de Linha São José, transformando-o num amplo espaço para estacionamento. O terreno em aclive acentuado não tinha condições de uso e, com as melhorias, facilitou o acesso aos locais públicos da comunidade e oportunizou mais espaço para a circulação de veículos e pedestres.

    De acordo com o Secretário, Julinho Zinhani, o espaço teve aproveitamento imediato na realização da festa comunitária e foi essencial para o intenso fluxo de visitantes. "A obra consiste em dois cortes longitudinais em dois níveis, devidamente encascalhados e compactados, possibilitando um melhor acesso aos locais públicos, como a igreja, o campo de futebol e o clube. Além do estacionamento, a equipe também fez melhorias no pátio entorno da igreja", esclarece.

    Conforme  Adriano Gassen, liderança local, todo investimento feito pelo Poder Público nas comunidades do interior beneficia não somente os moradores, mas todas as pessoas que visitam e circulam pela comunidade. "Anterior à obra, o campo de futebol era utilizado para estacionamento, o que danificava o gramado e prejudicava as práticas esportivas. Toda comunidade está agradecida, além de proporcionar um melhor aspecto, temos um local adequado para a demanda de veículos durante os eventos", enfatiza.

    13/05/2019 Leia...

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  • Inaugurada Obra de Construção do Clube Comunitário de Linha Jataí

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    SÃO JOSÉ DO CEDRO

    O ato aconteceu na noite da ultima quinta-feira, 09, e contou com a Presença do Prefeito Plinio de Casto, vice-prefeito José de Conto, Presidente da Câmara de Vereadores Isoldi Will, Deputado Estadual Altair Silva, Ex-prefeito de São José do Cedro José Zanchett, além de secretários, servidores municipais, vereadores, comunidade de Linha Jataí e arredores.

    Segundo Plinio, a obra foi dividida em duas etapas, sendo que a primeira teve um investimento de R$ 108.842,35 mil reais recurso proveniente de emenda parlamentar do Deputado Altair Silva. Na segunda etapa, o investimento foi de R$ 211.362,49 mil reais com recursos próprios do município. O valor total da obra foi de R$ 320.204,84.

     

    Em seu pronunciamento, o Presidente do Esporte Clube Palmeiras, Assemar Sbardeloto agradeceu o Ex-prefeito José Zanchett e toda a administração atual pelo empenho em realizar um sonho antigo da comunidade, que era ter um centro comunitário capaz de atender as necessidades de todos. “Quero agradecer muito o Prefeito Plínio de Castro por ter olhado para essa comunidade, ele poderia ter investido em qualquer outro setor ou comunidade maior do município, mas escolheu Linha Jataí e nós devemos muito a ele por isso”, disse Assemar.

     

    O Ex-prefeito José Zanchett agradeceu imensamente o convite para participar da inauguração do Centro Comunitário, que é na comunidade onde morou por muito tempo e fez um agradecimento especial ao Prefeito Plínio de Castro por ter olhado por aquela comunidade. “Plinio tem um carinho muito grande por Linha Jataí, porque se não fosse assim, ele não teria feito esse grande investimento. Quero aproveitar e parabenizar por tudo o que Plinio tem feito por São José do Cedro, por todo o empenho e dedicação”, encerrou José.

     

    O Deputado Altair Silva se disse muito satisfeito em prestigiar um momento tão especial por uma comunidade tão querida, que é Linha Jataí. “Tenho um carinho muito grande por São José do Cedro, devo muito aos munícipes daqui. Sempre me apoiaram e acreditaram no meu trabalho, e poder ajudar a tornar realidade um sonho de vocês e participar hoje da inauguração de um clube tão bonito me deixa muito feliz”, destacou Altair.

     

    Durante sua fala, o Prefeito Plinio agradeceu a dedicação de todos para que o Centro Comunitário fosse uma realidade. “Quero agradecer aos engenheiros, toda a equipe da administração a empreiteira que executou a obra, o Deputado Estadual Altair pela emenda parlamentar que contribuiu muito para essa construção, mas principalmente, quero agradecer a todos os membros da comunidade que sempre que viemos a este lugar, para definir detalhes, fazer adequações sempre estiveram presentes. Agradecer a esta comunidade que se empenhou muito para que essa obra acontecesse e que nunca perdeu a esperança”, disse Plinio.

     

    A estrutura é completamente nova e conta com 570,70 metros quadrados. Possui ampla copa, cozinha, banheiros masculino e feminino ambos com acessibilidade, churrasqueira e sala de carnes.

    13/05/2019 Leia...

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  • Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes será de 13 a 17 de maio

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    O CRAS - Centro de Referência de Assistência Social de Iporã do Oeste, em parceria com o Departamento de Assistência Social,  CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Polícia Militar Rodoviária, além dos órgãos que compõe o Conselho de Direitos, irão desenvolver a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes no  município. A campanha contará com diversas ações voltadas para diferentes públicos, mas sempre tendo como temática principal o combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil.

    É importante salientar que a campanha tem ações direcionadas às crianças, adolescentes e principalmente aos adultos, já que, as crianças e adolescentes são consideradas pessoas em desenvolvimento, que ainda não atingiram a maturidade de uma pessoa adulta, nem física e nem psicologicamente. Portanto, fica claro que os adultos têm o dever de proteger qualquer criança e adolescente, conforme preconizam a Constituição Federal e o ECA, que falam do dever da família, da sociedade e do Estado em assegurar com absoluta prioridade os direitos de crianças e adolescentes.

    O dia 18 de Maio é o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e foi instituído legalmente com o objetivo de mobilizar e engajar a sociedade brasileira para a luta pelos direitos de crianças e adolescentes, buscando o fim da violência sexual. Por isso, a campanha busca se aproximar ao máximo da data nacional com suas ações.

    A campanha possui o slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, buscando a conscientização da população pela sua responsabilidade de prevenir e enfrentar a problemática. Além do slogan, a campanha possui um símbolo, uma flor amarela que lembra os desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

    Pensando nisso, em 2019, uma das ações é a ornamentação do município de Iporã do Oeste com as flores símbolo da campanha, sendo expostas nos postes que iluminam a avenida e também colocadas em pontos estratégicos da rede socioassistencial do município, praças da cidade e outros órgãos públicos.

    As ações da campanha são:

    BARRACA DA PROTEÇÃO - dia 13, das 9h às 16h, em frente à Sorveteria Beijo Frio, onde será realizada a distribuição e exibição de material informativo, atividades socioeducativas, orientações e haverá a distribuição de fitas amarelas significando “Eu protejo”, como forma de apoio da sociedade à campanha.

     

    BLITZ EDUCATIVA - dia 14, das 8h30m às 12h, na Polícia Militar Rodoviária, onde os veículos serão parados para receber material informativo, orientações e receber um porta-documentos personalizado alusivo à campanha.

     

    PALESTRA SHOW - dia 15 às 19h, no Centro Público de Convivência. A palestra tem como tema “Semeando a cultura do respeito e do amor” e será ministrada pelo Psicólogo, Escritor e Palestrante Elizandro Pagani. A palestra é para toda a família.

     

    DIA DA PROTEÇÃO – dia 17, na parte da manhã a partir das 8h e à tarde a partir das 13h30m, para crianças e adolescentes de 06 à 14 anos.

    Haverá atividades socioeducativas, brincadeiras interativas, “brinquedões”, distribuição de material informativo, lanche e brinde surpresa para as primeiras 140 crianças que chegarem. O Dia da Proteção também acontece no Centro Público de Convivência.

     

    Faça Bonito você também! Proteja nossas crianças e adolescentes! Participe dessa Campanha!

    07/05/2019 Leia...

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  • Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor contempla quatro municípios finalistas do extremo Oeste catarinense

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    Quatro municípios do extremo Oeste catarinense receberam o selo de Prefeito Empreendedor, do SEBRAE. As cidades certificadas foram São José do Cedro, Itapiranga, Descanso e Maravilha. Com o Prêmio Prefeito Empreendedor, o SEBRAE objetiva reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados positivos, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

    Cada município recebeu o selo em uma categoria: São José do Cedro foi contemplado na categoria Pequenos Negócios no Campo; Itapiranga ganhou na categoria Inclusão produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual; o município de Descanso recebeu o selo de Prefeito Empreendedor na categoria Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios e Maravilha foi finalista na categoria Inovação e Sustentabilidade.

    O gerente regional extremo Oeste do SEBRAE/SC, Udo Trennepohl parabeniza os municípios pela conquista e enaltece o compromisso dos gestores públicos municipais com iniciativas que promovem o crescimento local de forma sustentável. “O reconhecimento é resultado do trabalho realizado em equipe e que colabora para o desenvolvimento e soluções concretas em benefício da população e das micro e pequenas empresas urbanas e rurais de cada município”.

    A cerimônia de premiação da etapa estadual ocorre no dia 30 de abril deste ano. Os vencedores seguem para a etapa nacional e, se ganharem, poderão participar de uma missão para conhecer experiências exitosas envolvendo os pequenos negócios e de capacitação sobre gestão pública e empreendedorismo. Já a cerimônia de premiação dos projetos vencedores nacionais acontece entre 01 de junho e 30 de junho de 2019.

    Nesta edição, os prefeitos puderam se inscrever em oito categorias: Políticas Públicas para Desenvolvimento de Pequenos Negócios; Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Empreendedorismo na Escola; Desburocratização e Implementação da REDESIMPLES; Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI.

    25/04/2019 Leia...

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  • Barra Bonita receberá caminhão de Bombeiros do governo de SC

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    Pedido feito pelos prefeitos foi intermediado pelo deputado Mauricio Eskudlark que conseguiu a liberação

    O deputado estadual Mauricio Eskudlark (PR) intermediou junto ao Governador Moises a liberação de um caminhão tanque de propriedade do Governo do Estado destinado ao corpo de bombeiros de Guaraciaba e que seria inicialmente envolvido em um processo de leilão, mas que agora será repassado ao município de Barra Bonita.

    Segundo Eskudlark a justificativa é que Barra Bonita não possui nenhum caminhão tanque e Guaraciaba por ter sede dos bombeiros possui estrutura de atendimento nesta área. “Um gesto simples, sem custo ao Estado e aos municípios e que vai beneficiar a população, agradeço ao governador que se sensibilizou e assinou a liberação no momento da solicitação”, destaca o deputado.

    23/04/2019 Leia...

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  • DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA É SUCESSO NA EEB EVERARDO BACKHEUSER

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    Descanso

     

    A parceria da família com a escola sempre foi fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Pais e educadores precisam ser parceiros nesta caminhada de formação educacional de crianças e adolescentes. Com este propósito é que no dia 06 de abril de 2019, a EEB Everardo Backheuser realizou atividades alusivas ao dia da Família na Escola.

    O evento iniciou-se a partir das 18 horas com a abertura do Museu da Escola , local este que abriga objetos e utensílios coletados ao longo de quatro anos junto a comunidade escolar. A ideia da criação deste espaço teve sua origem em 2016 quando um grupo de professores realizavam o estudo da Proposta Curricular de Santa Catarina. Com o decorrer dos anos, o sonho se concretizou e o espaço foi aberto ao público. Na oportunidade, pais, alunos, e comunidade puderam relembrar um pouco da história do nosso povo através da visita ao museu da escola.

    Às 19 horas, iniciaram-se as apresentações no ginásio de esportes da Escola. Após as boas vindas, ocorreu apresentações de danças típicas: alemã, italiana e polonesa com referência a colonização do município, sendo que as mesmas foram intercaladas com músicas interpretadas pelos professores Christofer e João Seára.

    O teatro de sombras abrilhantou a noite com a peça “O Ciclo da Vida”, onde retratou-se as diversas fases da vida do Ser Humano. Pra encerrar as apresentações, ocorreu a dança da integração envolvendo alunos, profissionais e familiares em confraternização.

    Após, foi servido o jantar na área coberta da escola com os pratos típicos czarnina (sopa polonesa) e risoto no tacho.

    Conforme o Diretor Gilmar José Dalmolin, o evento superou as expectativas e  contou com a participação de aproximadamente 600 pessoas. Segundo ele, a programação é o resultado de muito trabalho coletivo e empenho da comunidade escolar, das Entidades Democráticas como Grêmio Estudantil,  Conselho Deliberativo e APP, destacando a importância do acompanhamento familiar no desenvolvimento dos estudantes.

    09/04/2019 Leia...

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  • PSDB-SC aprova proposta de chapa de consenso para a eleição do novo Diretório Estadual

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    Convenção Estadual dos tucanos catarinenses será no próximo dia 4 de maio, na Alesc

     

    Em reunião da Comissão Executiva Estadual do PSDB nesta segunda-feira (8/4), na sede do partido, em Florianópolis, as lideranças tucanas aprovaram a proposta para que a Convenção Estadual, marcada para o próximo dia 4 de maio, no Plenário da Alesc, tenha uma chapa de consenso à eleição do Diretório Estadual, agregando os principais nomes do sigla no Estado.

    O objetivo dessa proposta de chapa de consenso, segundo o presidente estadual do PSDB, Deputado Marcos Vieira, é fazer da Convenção Estadual uma demonstração de unidade do PSDB, que já deu início a uma reestruturação em todas as regiões durante as Convenções Municipais, no início do mês, realizadas em mais de 200 municípios. "Mas de forma alguma o que foi deliberado pela Executiva Estadual impede que possam haver outras chapas, se for do desejo de algum filiado tucano formá-la nos prazos estatutários", destacou o Deputado Marcos Vieira.

    O presidente também lembrou que a formação da próxima Executiva Estadual seguirá em pauta nos próximos dias. "O primeiro passo é a formação de um Diretório Estadual que represente bem o PSDB. Temos ótimos nomes para presidir o partido e para formar a nova Executiva, como por exemplo o Ex-Deputado Marco Tebaldi que hoje declarou à Executiva a intenção de ser candidato, e isso será definido nos próximos dias", ressaltou o Deputado Marcos Vieira, que presidiu a sigla nos últimos dois mandados (desde 2015) e não será mais candidato.

     

    Novo Diretório

     

    O Ex-senador Dalirio Beber apresentou aos membros da Executiva a proposta de critérios para a formação do novo diretório, contemplando todos os segmentos do partido - prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretariados do partido e lideranças tucanas, além de todas as regiões do Estado. "Seguramente mais de 80% dos candidatos nas últimas eleições, eleitos ou não, estão contemplados. O PSDB cresceu nos últimos anos, adquiriu capilaridade em todo o Estado, então tornou-se praxe que o Diretório Estadual representasse esta condição", explicou Dalirio Beber, que também é presidente do Instituto Teotonio Vilela (ITV) em Santa Catarina.

    A Convenção Estadual do PSDB-SC será dia 4 de maio, das 13h às 17h, no Plenário da Assembleia Legislativa (Alesc), na Capital. Serão eleitos para um mandato de dois anos o novo diretório estadual, composto de 105 membros titulares e 35 membros suplentes, os delegados do Estado à Convenção Nacional do PSDB (22 titulares e 22 suplentes), além dos novos membros dos conselhos de Ética, Fiscal e Político. Também serão escolhidos os novos membros dos Secretariados da Mulher, da Juventude, de Prefeitos e Vice-Prefeitos e de Vereadores, do Tucanafro, do PSDB Sindical e da Diversidade Tucana, além da nova gestão do ITV Estadual.

    09/04/2019 Leia...

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  • Secretaria de Saúde inicia no dia 10 Campanha de Vacinação contra a Gripe


    Neste primeiro momento as crianças de seis meses a cinco anos 11meses e 29 dias, gestantes e puérperas

    A Secretaria de Saúde de Guaraciaba comunica que a Campanha de Vacinação contra a Gripe inicia no dia 10 de abril. Serão vacinadas neste primeiro momento as crianças de seis meses a cinco anos 11meses e 29 dias, gestantes e puérperas, ou seja, toda mulher no período até 45 dias após o parto. Conforme a Secretária de Saúde Daiane Dorigon, a meta é vacinar 90% dos mais de munícipes que tem direito à vacina.

    A partir do dia 22 de abril estará liberada a vacinação para o restante dos grupos, sendo, pacientes oncológicos e familiares dos que fazem quimioterapia e radioterapia, pessoas com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas, doadores de sangue, profissionais da área de saúde e professores da rede pública e privada.

    O local da vacinação será o Posto de Saúde Central na Sala de Vacinação das 8h às 11h30 e 13h30h às 17h. A equipe lembra ainda que é necessário para a vacinação estar de posse da caderneta de vacinação, cartão do SUS e documento de identidade. Em um sábado, dia quatro de maio será o dia D de Vacinação, sendo que neste dia o Posto Central ficará aberto das 8h até às 17h, sem fechar ao meio dia. O término da Campanha acontece no dia 31 de maio.

    27/03/2019 Leia...

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  • Sicredi projeta crescimento em Santa Catarina

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    Instituição financeira cooperativa estará presente em mais de 30% dos municípios catarinenses até o fim de 2019

    Na cidade e no campo, oferecendo soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e para o agronegócio, o Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, tem, como norte, os valores do cooperativismo, que buscam a promoção do desenvolvimento local e regional. É nesse sentido que o Estado de Santa Catarina deverá receber mais 19 agências ao longo de 2019. “Atualmente, mais de 210 mil associados, em 89 municípios catarinenses contam com o Sicredi e a tendência é de que possamos ampliar a nossa presença no Estado”, explica o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port. Com a expansão, SC terá cobertura superior a 100 cidades, o que representa mais de 1/3 do território estadual. Com isso, o número de pontos de atendimento, que hoje são 114, passará para 133.

     

    Programas sociais

     

    O Sicredi conta com programas sociais que fomentam o crescimento local e regional. Entre eles estão o A União Faz a Vida, com ações pedagógicas voltadas para a cooperação e a cidadania nas escolas, envolvendo crianças e educadores; o Crescer, cuja missão é levar ao associado a formação sobre o cooperativismo; o Pertencer, focado na qualificação das lideranças responsáveis por perenizar o cooperativismo de crédito e na capacitação do associado para a tomada de decisão; as Cooperativas Escolares, que têm como objetivo desenvolver a liderança e o empreendedorismo nos jovens; e o Programa de Educação Financeira, que orienta sobre a utilização consciente do dinheiro. “A educação financeira é a ponte mais rápida e sólida para concretizar sonhos e alcançar estabilidade”, defende Port. Em 2018, se contabilizadas somente as ações desta iniciativa do Sicredi em SC e no RS, foram impactadas 112 mil pessoas, entre associados, estudantes e demais integrantes das comunidades.

     

    Crescimento em 2018

     

    Em 2018, em SC, o Sicredi cresceu 33,4% na comparação com o ano anterior, chegando a mais de R$ 4,2 bilhões em Ativos Administrados – valor que, segundo estimativas, deve alcançar R$ 5,3 bilhões em 2019. “Quando as pessoas movimentam seus recursos financeiros em uma instituição cooperativa, além de um relacionamento mais próximo, elas têm acesso a taxas competitivas, participação nos resultados econômicos e permitem que toda a região seja beneficiada”, destaca Port, ressaltando a preocupação do Sicredi em manter os recursos financeiros onde foram gerados, estimulando, assim, o desenvolvimento local e regional. No mesmo ano, o Sicredi contabilizou, em SC, resultado líquido superior a R$ 120 milhões. “Esse é um valor que fica na própria comunidade, fortalecendo a região e que reforça, ainda mais, o compromisso do Sicredi com a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade”, reforça Port.

     

    Sobre o Sicredi

     

    Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 Estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.

    Em Santa Catarina, o Sicredi reúne mais de 210 mil associados. A cobertura alcança 30% dos municípios, totalizando 114 pontos de atendimento. Presente no campo e na cidade, o Sicredi atingiu R$ 4,2 bilhões em Ativos Administrados, em SC, em 2018. Quando todos fazem juntos, é possível realizar os sonhos de cada um por meio do esforço coletivo. Isso é o cooperativismo.

     

     

    Números do Sicredi em Santa Catarina:

    ▪ Cooperativas filiadas: 11

    ▪ Pontos de atendimento: 114

    ▪ Associados: 216.536

    ▪ Cobertura: 30% (89 municípios)

    ▪ Movimentação do Fundo Social em 2018: R$ 840.000,00

     

    Mais informações:

    CDN Sul

    Rodrigo Rodembusch – (51) 3095-6751 e (51) 98125-7739

    Rodrigo.rodembusch@cdn.com.br

    20/03/2019 Leia...

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  • Primeiro discurso de Maldaner na 56ª Legislatura

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    Em seu primeiro discurso proferido no Plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (5), após a abertura dos trabalhos da 56ª Legislatura, o deputado federal Celso Maldaner (MDB/SC) deu as boas vindas aos colegas, especialmente aos que são sobreviventes das mudanças ocasionadas pelo eleitor nas eleições de 2018, os reeleitos que já desempenham um papel fundamental na construção das políticas públicas brasileiras. A sessão estava sendo presidida pela catarinense também reeleita, Geovania de Sá. 

    “Nesta legislatura, temos uma maior representatividade feminina e de jovens, o que me deixa muito confiante, pois esta energia aliada com o nosso conhecimento só irá trazer benefício as pautas que tanto necessitamos. Temos projetos importantes prontos como a PEC do foro privilegiado que reduz a regalia para apenas cinco autoridades entre elas os Presidentes da República; a reforma tributária que unifica diversos impostos, desburocratizando impostos e tributos; além da atualização da Lei que norteia o processo de compras públicas no Brasil, a Lei de Licitações, tornando este trâmite mais transparente e confiável, coibindo a existência de fraudes, e estes precisam do nosso empenho e apoio para aprovação”, destacou.

    05/02/2019 Leia...

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  • Assembleias 2019 da Sicredi Celeiro RS/SC começam em 13 de fevereiro

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    Cooperativa de crédito convida os associados para debaterem ações executadas no ano passado, o planejamento para este ano e, juntos, decidirem os rumos do negócio

    O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados e presente em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal – investe em ações que valorizam a participação dos associados. Uma delas é a Assembleia, reunião que permite que a decisão coletiva se sobressaia e na qual o associado, “dono do negócio”, seguindo os princípios do cooperativismo, pode votar e ajudar a decidir os rumos da cooperativa de crédito.

    A Sicredi Celeiro RS/SC, umas das cooperativas do Sicredi, terá o seu período de Assembleias de 13 a 26 de fevereiro, em 19 municípios de sua área de atuação. Em 2018, as Assembleias deverão reunir 6 mil associados – no ano passado, os encontros mobilizaram mais de 5 mil associados da Cooperativa Sicredi Celeiro RS/SC.

    “A participação do associado nas Assembleias é fundamental. Aqui na Sicredi Celeiro RS/SC,  todo o investimento do associado é revertido no desenvolvimento da economia local. Desta forma, a rede de negócios é fortalecida, beneficiando a comunidade. Além disso, o associado também recebe a sua parte proporcional aos resultados do período”, explica Vitor Augusto Rizzardi, presidente da Sicredi Celeiro RS/SC.

    Confirme sua presença na agência do Sicredi do seu município. No dia do evento, leve um documento de identificação.

    Sobre o Sicredi

    O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  

     

    *Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

     

    01/02/2019 Leia...

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  • Alvará de Localização e Funcionamento já pode ser emitido

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    O Alvará de Localização e Funcionamento do município de Iporã do Oeste já pode ser emitido pela internet, no portal da Prefeitura.

    Conforme o Setor de Tributos, para emitir o documento, o estabelecimento deverá recolher a taxa do Alvará, ter em mãos o Alvará Sanitário e o Atestado do Corpo de Bombeiros. A taxa e o Alvará Sanitário deverão ser emitidos no portal da Prefeitura. Já com relação ao atestado do Corpo de Bombeiros, assim que emitido, a corporação comunica o Setor de Tributos, ou então o contribuinte poderá comunicar o Setor para agilizar a emissão do Alvará.

    O Alvará referente ao ano de 2018 vence no dia 31 de janeiro, porém as empresas têm até o dia primeiro de abril para regularizar a sua situação, junto ao município.

    As empresas que precisam de documentos adicionais, como postos de combustíveis, metalúrgicas, oficinas de chapeação, entre outras, deverão se dirigir ao Setor de Tributos para encaminhar o Alvará de Localização e Funcionamento.

    Os profissionais autônomos que tem o ISS fixo, poderão recolher o imposto a partir do dia 11 de fevereiro, o boleto poderá ser impresso no portal da Prefeitura.

    Os Microempreendedores Individuais – MEI, poderão emitir o Alvará de Localização e Funcionamento, sem recolha de taxas.

     

    31/01/2019 Leia...

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