Últimas GERAL

  • Divulgada programação do Encontro Anual dos Clubes de Mães

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    Confirmado ainda em 2018 por sorteio, o Encontro Anual dos Clubes de Mães de Descanso para este ano será na comunidade de linha Pratinha, em 15 de setembro. A programação é uma parceria entre o Governo Municipal por meio da Secretaria de Educação e Cultura e do grupo Lutando Venceremos.

    O prefeito Sadi Bonamigo classificou o evento como valorização. “Que as mulheres ligadas aos clubes possam participar deste dia com as atividades propostas, porque será único e especial”, convida.

    As presidentes ou representantes dos clubes de mães participaram de reunião nesta tarde de segunda-feira no Centro Administrativo. Foi divulgada a realização da tarefa beneficente e as antecipadas. Às 10h daquele dia, as mães vão participar de missa. Uma hora depois, elas continuam a gincana recreativa.

    Para às 12h será servido churrasco e acompanhamentos. As reservas de carnes podem ser feitas pelos seguintes contatos: 3623 0161, 3623 6073 (Clarice), 3196 1282 e 99164 2946 (Mirtes). As mães retomam a gincana e participam das atividades das 13h às 17h. 

    A secretária municipal Marise Prévide Giombelli destaca que o objetivo do Encontro Anual dos Clubes de Mães é a integração e o lazer. “O envolvimento e a participação de cada mãe são importantes para a realização das atividades”.

    19/08/2019 Leia...

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  • Carmen Zanotto participa da oficialização da união entre Ambev e HBSIS

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    A deputada federal Carmen Zanotto participou na noite de quinta-feira, 08, da oficialização da união da Cervejaria Ambev com a empresa catarinense HBSIS, localizada em Blumenau. A empresa já era prestadora de serviços em tecnologia da informação há mais de 20 anos para a Ambev.

    “Este é um importante investimento para o nosso Estado, que vem se destacando, cada vez mais, como um polo de tecnologia e inovação. A expectativa é até o ano que vem sejam contratados mil colaboradores. Além de contribuir com a economia de Santa Catarina, a empresa se preocupa com a sustentabilidade ambiental e projetos sociais”, destaca Carmen Zanotto.

    A parlamentar ressalta também, que 90% da cerveja que é consumida em Santa Catarina é produzida em Lages.

    09/08/2019 Leia...

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  • Alesc resolve impasse e mantém incentivos fiscais ao agronegócio

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    De autoria do Deputado Marcos Vieira, Lei 236 prorroga até final do mês benefícios a diversos setores e mantém aberto debate com governo


    A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, na quarta-feira (7/8), a redação final do Projeto de Lei 236/2019, de autoria do Deputado Marcos Vieira (PSDB), presidente da Comissão de Finanças e Tributação, que suspende os efeitos dos decretos governamentais 1.866 e 1.867, de 2018, que eliminavam incentivos fiscais a diversos segmentos econômicos.
    Considerado o grande articulador de todo o processo que levou até a aprovação do PL, o Deputado Marcos Vieira explicou que, na prática, a matéria mantém até o próximo dia 31 de agosto a alíquota de 7% no ICMS cobrado a diversos produtos, como carnes de suínos e aves, água, erva-mate, lacticínios, farinha de trigo, cerâmica vermelha, entre outros, além da isenção fiscal aos defensivos agrícolas, algo que preocupava toda a cadeia do agronegócio catarinense.
    "A Assembleia Legislativa fez o seu papel perante a sociedade catarinense, levantando o debate, chamando as entidades representativas a opinar e buscando sempre uma conversação com o Governo do Estado para que o resultado seja positivo para os catarinenses. Penso que atingimos este objetivo plenamente, pois agora deputados e governo, através da Secretaria da Fazenda, terão tempo para negociar uma solução definitiva que não resulte em aumento de carga tributária e prejuízos para a economia do Estado", ressaltou o Deputado Marcos Vieira.
    O parlamentar acrescentou ainda que o projeto foi aprovado com emendas modificativas e aditivas que tornam seus efeitos retroativos a 31 de julho. E uma novidade foi a revogação do artigo 13 da Lei 17.698/2019, que estabelecia as metas para a redução da renúncia fiscal por parte do Governo do Estado. "Na prática, a Assembleia desobrigou o Governo de cumprir esta meta até o final do ano, retornando apenas em 2020, o que vai permitir que todos os setores que ainda não tiveram seus pleitos analisados, possam ser agora no chamado rescaldo", detalhou o Deputado Marcos Vieira.
    A matéria segue agora para ser sancionada ou não do governador Carlos Moisés (PSL).

    08/08/2019 Leia...

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  • Foco no fomento de SC

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    Importantes mudanças econômicas estão ocorrendo no país e todas as instituições, em especial aquelas criadas para o fomento, podem contribuir nesse processo. Foi pensando nisso que a Agência de Fomento de Santa Catarina - BADESC buscou focar suas forças no cumprimento da sua missão, que envolve o desenvolvimento econômico e social de SC.

    Trabalhamos intensamente nesse primeiro semestre para fazer entregas relevantes. Remodelamos a forma de interagir com o mercado indo ao encontro do empreendedor, conhecendo seu negócio e orientando o que melhor se enquadra à sua necessidade de investimento. Na mesma linha, reformulamos a concessão de crédito aos municípios, no programa Badesc Cidades. Temos agora um novo modelo, que conta com critérios técnicos que classifica os projetos de infraestrutura municipal de maior relevância e impacto no desenvolvimento local.

    Nossos resultados operacionais também são comemorados. Nos primeiros seis meses de 2019, estamos próximos de superar todo o ano anterior em operações privadas. Recebemos mais de R$ 246 milhões em solicitações de crédito aos municípios para o ano de 2019. Alcançamos lucro líquido superior a R$ 19 milhões, 140% maior que 2018. Outro ponto de destaque é a economia gerada com ajustes na estrutura organizacional, que vai desde a redução de cargos, revisão de contratos, até a desocupação de imóveis alugados para as antigas gerências regionais. Isso tudo possibilitará economia anual superior a R$ 4 milhões, reduzindo em cerca de 10% as despesas. 

    Colhemos bons resultados até agora e continuamos com foco no fomento da economia catarinense, promovendo o desenvolvimento das regiões, seja com geração de emprego e renda, seja com a manutenção dos empregos já existentes. Queremos mais! Vamos em busca de novas fontes de recursos para ampliação do crédito; elevar a carteira de crédito ao setor público; concessão de crédito rural por meio de parcerias com instituições e empresas estaduais para aumentar os recursos ao agricultor familiar, entre outros desafios.

    01/08/2019 Leia...

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  • Hospital São Lucas apresenta resultados de gestão do Instituto Santé

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    31.07.2019 – A parceria entre o Instituto Santé e a Associação Beneficente Hospital São Lucas de Guaraciaba completou um ano e nesta quarta-feira, dia 31, no Centro de Múltiplo Uso de Guaraciaba, foram apresentados os resultados dos primeiros 12 meses de trabalho.

    A diretora do Hospital, Paula Corrêa, apresentou números, explicou as mudanças e as principais ações realizadas. “Foram revisados processos de trabalho da Instituição e contratos vigentes. Com estas ações foi possível otimizar a situação financeira, que era a principal preocupação da diretoria da Associação”, afirma.

     

    O papel do Instituto Santé, segundo o presidente Tércio Egon Paulo Kasten, é enxergar no Hospital as potencialidades de acordo com a região onde ele está. “Nós acreditamos no Hospital São Lucas e vimos nele o potencial que foi comprovado pelo primeiro ano de parceria. Isso só acontece quando os envolvidos e a comunidade também acreditam”, disse, lembrando do apoio recebido das pessoas em diversas ações realizadas.

     

    Do déficit ao superávit 

    Entre os principais resultados está o aumento da ocupação do Centro Cirúrgico em 70%. Municípios da região assinaram convênios com o Hospital para a realização de cirurgias: Guaraciaba, Bandeirante, Guarujá do Sul, Descanso, Iraceminha, São João do Oeste e São Miguel do Oeste.

    Foram contratados especialistas nas áreas de pediatria, ortopedia, pneumologia, neurologia, otorrinolaringologia e odontologia o que movimentou a unidade hospitalar. 

     

    Além disso, a taxa de ocupação que era de 13% passou para 25%, aumentando a produção de internação em um montante mensal de mais de R$ 25 mil. Esses resultados contribuíram para que o Hospital passasse de uma média negativa de R$ 14 mil para uma média positiva de R$ 6 mil.

    O superávit foi alcançado e foram pagas dívidas. “Renegociamos, revisamos contratos, iniciamos novos serviços e conseguimos descontos que somados, resultaram em um saldo positivo”, explica a diretora Paula.

     

    Equipamentos e revitalização do prédio

    E o Hospital está de cara nova. Com o apoio da comunidade, foi realizada a pintura externa do prédio. Internamente, também foram feitas mudanças. Adesivos, placas de sinalização e melhorias proporcionam melhor comunicação e bem-estar aos pacientes e colaboradores.

     

    Equipamentos foram adquiridos com emendas parlamentares e recursos do Hospital. O digitalizador de imagens para o Raio-x trouxe economia na impressão dos exames e mais segurança para os pacientes. O aparelho de ultrassonografia representa um novo serviço na unidade e agilidade nos diagnósticos.

     

    Equipe médica do Hospital Regional

    Agora, o plantão do Hospital São Lucas conta com escala médica constituída por médicos que atendem também no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A integração entre os dois hospitais, profissionais preparados, mais segurança e confiabilidade para a comunidade são alguns dos resultados com a ação.

     

    Renovação do contrato

    Na oportunidade, foi assinada a renovação do contrato entre Instituto Santé e a Associação Beneficente Hospital São Lucas de Guaraciaba para mais dois anos. “A parceria deu certo. Comprovamos que o Hospital tem potencial e queremos fazer muito mais pela comunidade de Guaraciaba”, afirma o presidente da Associação, Luiz Triches.

    01/08/2019 Leia...

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  • Vereadores aprovam suplementação orçamentária e repasse de recursos para a Apae

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    Projetos do Poder Executivo foram votados na tarde desta quarta-feira (17)

    Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram nesta quarta-feira (17) uma série de projetos em primeiro e segundo turno, durante sessão ordinária. Também foi apresentada uma indicação legislativa.

    O Projeto de Lei 59/2019, de autoria do Poder Executivo, autoriza a alteração do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária (LOA) através da abertura de um crédito adicional suplementar na importância de R$ 130 mil. O objetivo é incrementar dotações orçamentárias para dar cumprimento aos determinantes da Lei Municipal nº 6.905/2014, que dispõe sobre a instituição do Fundo Municipal para a Reconstituição de Bens Lesados (FMRBL) e do Conselho Gestor do FMRBL.

    O Projeto de Lei 65/2019, de autoria do Poder Executivo, autoriza o repasse de valores para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Miguel do Oeste. O projeto autoriza o repasse de R$ 60 mil para a entidade, em seis parcelas mensais de R$ 10 mil. Já o Projeto de Lei 67/2019, de autoria do Poder Executivo, autoriza o chefe do Executivo a firmar contrato de cessão de uso de bens móveis com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O projeto prevê a cessão de uso gratuito de um veículo Chevrolet Onix 2019 e de um Fiat Cronos 2019, ambos adquiridos com recursos próprios. A cessão de uso será pelo prazo de cinco anos, prorrogável.

    SEGUNDA VOTAÇÃO

    Em segunda votação foram aprovados o Projeto de Lei 30/2019, que declara de utilidade pública a “Associação Poço Profundo Canela Gaúcha”; o Projeto de Lei 43/2019, de autoria de Vagner Passos (PSD), que estabelece critérios de desempate e pontuação de título para concursos públicos e processos seletivos ao candidato que possuir graduação e curso de Língua Brasileira de Sinais no âmbito do município de São Miguel do Oeste; o Projeto de Lei 66/2019, que autoriza a cessão de uso gratuito de um veículo Chevrolet Onix 2019 para a Polícia Militar de Santa Catarina; o Projeto de Lei 68/2019, que concede prazo de 12 meses para o término das obras de implantação e registro do Loteamento Jardim Oeste; e o Projeto de Lei 69/2019, que concede prazo de 120 dias para o término das obras de implantação e registro do Loteamento Parque São Jorge.

    PLACAS INDICATIVAS

    A vereadora Maria Tereza Capra (PT) apresentou indicação solicitando ao Executivo Municipal que instale placas indicativas com o nome das ruas no Loteamento Porto Belo, no Bairro Santa Rita. Conforme a vereadora, a instalação das placas facilitará o serviço de entregadores, servidores da Casan, dos Correios e outras pessoas que necessitem fazer contatos com os moradores que ali residem. “Estas ruas já possuem lei nominando-as, bastando somente realizar a instalação das referidas placas com os respectivos nomes”, justifica a vereadora. O pedido será enviado ao prefeito e à secretária de Urbanismo.

    17/07/2019 Leia...

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  • Município e Ministério Público celebram acordo para liberação do Loteamento Occai

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    Alvarás de construção de unidades novas ou em regularização poderão ser expedidos desde essa segunda-feira pelo Município

    Na tarde da última sexta-feira, 28 de junho, o Município de Descanso e o Ministério Publico (MP) local celebraram acordo para conclusão das obras e regularização do Loteamento Stanislau Occai.

    Pelo consenso, o Município realizará, dentro de dois anos, a conclusão das obras de pavimentação no modelo parceria com os moradores do empreendimento. A regularização ambiental ficará para a parte final do período, tendo em vista que o loteamento já tem os lotes matriculados individualmente.

    Com base no acordo, o Município poderá desde já, expedir os alvarás de construção para obras novas e regularização das que haviam sido embargadas, desde que haja projeto da edificação.

    Segundo o prefeito Sadi Inácio Bonamigo, o Governo Municipal, por meio do Departamento Jurídico, não mediu esforços para obter mais essa conquista e promoverá a regularização, assim como faz de outras áreas que estão em processo. “É uma vitória de toda aquela parcela da comunidade, pois elimina os entraves judiciais e permite o uso pleno das propriedades por quem adquiriu ou vai adquirir”, enfatiza Bonamigo.

    “Embora as regras para abertura de loteamentos em Descanso estivessem obscuras, já fizemos algumas adaptações na lei e enviaremos nessa semana outro projeto para instituir o plano diretor, buscando melhorar ainda mais a legislação, pois o poder público além de ser ágil e eficiente, deve garantir dignidade para a população”, destaca o prefeito.

    Os próximos atos devem iniciar com reunião entre moradores para organizar os trabalhos de projeto, formatação do leito, drenagem pluvial e em seguida o assentamento da pavimentação. 

    01/07/2019 Leia...

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  • É necessária uma política federal que incentive a indústria, diz presidente da Fiesc

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    Em entrevista à coluna Pelo Estado e à Rede Catarinense de Notícias, Mario Cezar de Aguiar lamentou os entraves ao setor e propôs soluções

    Em agosto, Mario Cezar de Aguiar completa um ano à frente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Apesar dos bons números catarinenses, ele está preocupado com os dificuldades do setor e os entraves que impedem maior desenvolvimento. Para aumentar a competitividade, uma de suas principais bandeiras é a infraestrutura.

    Em entrevista à coluna Pelo Estado e à Rede Catarinense de Notícias, Aguiar defendeu a desburocratização, a reforma tributária e a capacitação de gestores e trabalhadores. 

     

    Pelo Estado/Rede Catarinense de Notícias - Como o setor industrial avalia o primeiro semestre de 2019?

    Mario Cezar de Aguiar - Vou começar falando sobre o Brasil. Havia uma grande expectativa com a eleição do novo governo. Estava extremamente elevada desde que nós medimos o índice de confiança do empresariado e foi, se não a mais alta, uma das mais altas. Mas, em função da ausência de uma solução efetiva das reformas, que se imaginava que seriam logo implementadas, a confiança foi diminuindo. O setor produtivo como um todo esperava que a reforma da Previdência passasse rapidamente e até hoje não foi aprovada. A reforma tributária também frustrou a expectativa.

     

    PE/RCN - Além das reformas, que outros indicativos levaram ao recuo nos planos de investimentos?

    Aguiar - Havia uma previsão de crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] nacional, mas o mercado já rebaixou a projeção por 17 vezes e hoje está em 0,87%. O governo também já reduziu a expectativa de crescimento por três vezes. 

     

    PE/RCN - A situação é a mesma em Santa Catarina quanto à confiança do industrial?

    Aguiar - Não. Ao contrário do Brasil, Santa Catarina teve indicadores bem mais positivos no primeiro semestre. Somos o segundo estado com maior contratação de pessoas para a indústria, o de menor taxa de desemprego e a nossa economia tem aumentado bem acima da média nacional. O índice de atividade econômica de Santa Catarina até abril estava em 2% e do Brasil estava, na média, em 0,06%. Nossas exportações aumentaram 12,2% de janeiro a maio, contra um decréscimo de 0,9% do país. No caso das importações, em Santa Catarina houve incremento de 12% contra 1,8% da média nacional.

    PE/RCN - O que explica tanta diferença?

    Aguiar - São vários fatores. Temos uma indústria mais diversificada, uma economia mais bem distribuída e somos um estado empreendedor. Santa Catarina acaba se destacando no cenário nacional.

     

    PE/RCN - O governo federal suprimiu o Ministério da Indústria, agora parte do Ministério da Economia. A indústria teve prejuízo com a mudança?

    Aguiar - Haver ou não haver um ministério específico para o setor industrial é mero detalhe. O que tem que haver é uma política federal que incentive a indústria. O setor sempre teve uma participação importante na produção de riquezas, na geração de emprego, na arrecadação de tributos. É fato medido que onde tem indústria, o IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] é elevado. Depois do sistema bancário, a indústria é a que melhor remunera. Então, uma política que fortaleça, incentive e aumente a produção industrial é essencial.

     

    PE/RCN - A produção industrial brasileira está em queda. O que fazer para retomar a industrialização?

    Aguiar - O que nós precisamos, além de uma política industrial, é de mecanismos que possibilitem a competitividade da indústria. Isso passa por uma melhor infraestrutura, precária no Brasil, por uma desburocratização e pela reforma tributária. Hoje nós exportamos impostos. A carga tributária é extremamente elevada. Mas também passa por um processo de capacitação dos nossos industriários, dos nossos gestores e dos nossos trabalhadores, até para nos adaptarmos à nova realidade mundial, de uma indústria muito mais moderna.

     

    PE/RCN - Como o senhor avalia o cenário político-institucional do país no primeiro semestre do ano?

    Aguiar - Acho que o governo federal, talvez até por inexperiência, não teve uma condução tão precisa na relação com o Congresso e houve alguns desencontros. Mas isso vai se resolver agora no segundo semestre. O entendimento com o Congresso deve fluir melhor. Embora os poderes sejam autônomos, independentes, devem exercer o diálogo constantemente para que as soluções fluam com mais celeridade.

     

    PE/RCN - E quanto ao governo estadual?

    Aguiar - O estadual também é um governo novo, sem experiência. Mas está num bom caminho, abrindo espaço para sermos atendidos, vem demonstrando interesse em melhorar a eficiência do Estado, e isso é extremamente interessante. Nós apoiamos todas as ações neste sentido. É preciso que se tenha a clara visão de que é preciso fazer investimentos na infraestrutura, fundamental para melhorar o desempenho de Santa Catarina.

    01/07/2019 Leia...

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  • 14º RC Mec apoia a polícia civil na ambientação ao uso do Fuzil 7,62mm

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    São Miguel do Oeste (SC) – O 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado realiza, nos dias 24, 25 e 26 de junho do corrente, atividades de ambientação ao uso do Fuzil Automático Leve (FAL) M 964 - 7,62 mm, pela Polícia Civil do Estado de Santa Catarina.

    A atividade tem como objetivos apoiar a Diretoria de Polícia da Fronteira – DIFRON de Chapecó-SC na realização do treino de capacitação de uso do Fuzil Automático Leve e fortalecer os laços com os integrantes da Polícia Civil do extremo oeste catarinense.

    Participam da ambientação um total de 20 Policiais Civis (O diretor da DIFRON, mais 3 delegados e 16 agentes de Polícia Civil).

    25/06/2019 Leia...

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  • Homologadas 20 inscrições para eleição do Conselho Tutelar

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    Foram homologadas no final da última semana as inscrições de 20 candidatos às cinco vagas de conselheiros tutelares em São Miguel do Oeste. Uma Comissão Especial Eleitoral foi constituída para conduzir o processo. A Comissão é composta por integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), presidido por Maria Roselaine Bedin, a qual também presidirá o processo eleitoral.

    A eleição está marcada para o dia 06 de outubro, das 08h às 17h, na Escola de Educação Básica São Miguel. O voto será facultativo e secreto para todos os eleitores cadastrados no Município. O mandato é de quatro anos, iniciando em 10 de janeiro de 2020.

    O atendimento do Conselho Tutelar é das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira, e em sistema de plantão 24 horas. Os conselheiros recebem um subsídio mensal de R$ 1.971,38, além de indenização dos plantões e sobreavisos, no valor de R$ 421,55.

    INSCRIÇÕES DEFERIDAS:

    - Janete Delurdes Zanatta Buffolo

    - Geni de Oliveira

    - Mirian Tais Delariva de Lima

    - Louise Caroline Kummer Mallmann

    - Evanice Terezinha Wronski

    - Mari Fatima de Ramos Preste

    - Carolini Dal Bosco Gonçalves

    - Analize da Costa

    - Rodrigo Mulinett

    - Elisangela Regina Berwig

    - Dione Bernadete Piquetti

    - Vanice Maria Pilatti Lazarotto

    - Aline Flach Von Dentz

    - Eliane Lutz

    - Camila Scariot

    - Brenda Provensi Massaia

    - Ana Carolina Costa Damian

    - Marisa Regina Weber

    - Viviane Marisa Dalmagro

    - Leila Luiza Cenatti Von Dent

    24/06/2019 Leia...

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  • Governo Moisés tem aprovação de 66% dos catarinenses

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    Na comparação com pesquisa realizada em abril, popularidade do Executivo cresceu 11 pontos percentuais

    Pesquisa do Instituto Mapa divulgada nesta quinta-feira (13) aponta que o governo de Carlos Moisés da Silva à frente de Santa Catarina tem 66% de aprovação dos catarinenses. São 18% que desaprovam e 16% que não sabem responder. Na comparação com pesquisa anterior, realizada em abril, a aprovação de Moisés subiu 11 pontos percentuais. 

    Sobre a expectativa, os dados mostram que 68% dos catarinenses esperam uma melhora do governo nos próximos meses. Também há aqueles que apostam que a gestão vai continuar igual (20%), que vai piorar (7%), e os que não sabem responder (5%).

    Quase metade dos entrevistados (47%) avalia o governo como ótimo ou bom. São 37% que avaliam como regular, e 8% que analisam como ruim ou péssimo. Também há aqueles que não sabem responder (8%).

    Os dados mostraram ainda o nível de confiança do governo. Segundo a pesquisa, 66% dos entrevistados confiam no governo, contra 26% que não confiam, e 8% que não sabem responder.

    Na comparação com a pesquisa anterior, também realizada pelo Instituto Mapa, o governo Moisés melhorou em todos os índices. Na ocasião, o governo tinha 55% de aprovação e pulou para 66% agora. Os que confiam passaram de 64% para 66%. Os que avaliam como ótimo ou bom eram 42% e agora são 47%. 

    Com a redução dos indecisos, subiu também os que desaprovam, de 16% para 18%, e os que não confiam, de 22% para 26%. 

    Os dados foram coletados entre 20 e 31 de maio. Foram ouvidas 1.228 pessoas em 42 municípios de todas as mesorregiões. O índice de confiabilidade é de 95%. 

    14/06/2019 Leia...

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  • Edição de inverno do “Brincando nas Férias” do Sesc resgata brincadeiras tradicionais

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    O projeto oferece uma programação qualificada para as crianças no período de recesso escolar, em julho. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no espaço Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc em Santa Catarina

    O tema "Jogos, Brinquedos e Brincadeiras Brasileiras" norteia as atividades da edição de inverno do projeto Brincando nas Férias, que acontece nas Unidades do Sesc/SC, em julho. Consolidada como uma opção de lazer e recreação de confiança para os pais, a colônia de férias da Instituição oferece atividades lúdicas e educativas para as crianças no período de recesso escolar. 

    Em cada cidade, há um calendário específico de realização e uma programação especial envolvendo a temática proposta, oportunizando o brincar de forma divertida e educativa. As inscrições podem ser efetuadas na Área de Relacionamento com Clientes das Unidades, para crianças de 3 a 6 anos e de 7 a 10 anos, em turmas diferentes. 

    A programação proposta tem o objetivo de resgatar a cultura das brincadeiras tradicionais, como amarelinha, peteca, cama de gato, cirandas, pipa, elástico, carrinho de rolimã, bolhas de sabão, bambolê, pião, esconde-esconde, pega-pega, passa anel, entre outras. Também serão realizados jogos cooperativos, de tabuleiro e desafios, oficinas lúdicas, gincanas, caçadas, passeios, dinâmicas de integração, além de atividades esportivas e recreativas que estimulam o raciocínio lógico e a coordenação motora. No roteiro de cultura, apresentações artísticas, contação de histórias, música e teatro trazem o tema à tona. As ações são desenvolvidas com ênfase em conteúdos socioculturais, educativos e multidisciplinares: artísticos, culturais, físico-esportivos, manuais e sociais.  

    “Com o avanço da tecnologia as crianças estão trocando brinquedos e brincadeiras tradicionais por aparelhos eletrônicos. Mas, com brincadeiras atrativas e diversificadas, podemos proporcionar essa desconexão com o mundo virtual e resgatar a essência do brincar”, declara Giseli Mara Schena, gerente de Lazer do Sesc/SC. 

    Criado em 1990, o Brincando nas Férias do Sesc está consolidado como uma opção de lazer e recreação de confiança para os pais. Por meio das atividades propostas, os participantes têm a oportunidade se socializar, criar novos laços de amizade, além de despertar o gosto pelos esportes, jogos, brincadeiras e artes.

    13/06/2019 Leia...

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  • CAMPANHA DE ROÇADAS

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    A Secretaria Municipal de Transportes e Obras de Tunápolis Lançou a Campanha de roçadas das margens de estradas com o slogam :

    O objetivo da campanha é incentivar os moradores a preservar limpas as margens dos lotes, a fim de melhorar o aspecto do município e melhorar a visibilidade dos motoristas, evitando possíveis acidentes.

    A Lei nº 610/2003, que institui o Código de Posturas do Município, em seu Art. 176 prevê que os moradores são responsáveis pelas limpezas dos passeios e das margens de suas residências e propriedades. Em casos de infração da legislação, a Prefeitura Municipal poderá efetuar os serviços de limpezas, porém, será imposta a multa que varia entre R$ 177,35 á R$ 709,40 ao infrator.

    Também no Art. 34 do Código, é obrigatório que sejam preservadas e conservadas as ruas, logradouros públicos e praças, de maneira geral, no que diz respeito à higiene pública. Assim, a Prefeitura Municipal, junto com a Secretaria de Transportes e Obras, conclama a todos os proprietários de lotes, para que façam as roçadas e limpezas das margens das estradas.

    Para o Secretário Julinho Zinhani, é importante que toda a população abrace a causa e faça a sua parte. Pois, o trabalho em equipe, entre Prefeitura e população é fundamental para que todos ganhem, melhorando o aspecto e a visibilidade nas estradas do município, facilitando os serviços de máquinas na conservação da base das estradas, enfatiza Julinho.

    07/06/2019 Leia...

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  • Município possui 13 inscrições para concorrer aos Cargos de Conselheiros Tutelares

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    Destes, apenas cinco serão escolhidos pelo voto da população, os demais serão suplentes

    A Secretaria de Assistência Social de Guaraciaba e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – informam através de uma resolução publicada no Site do município, sobre as inscrições deferidas e indeferidas aos Cargos de Conselheiros Tutelares no município de Guaraciaba. Conforme a Secretária de Assistência Social Idione Kroth Fabbi, são 13 candidatos que cumpriram todos os requisitos e que poderão participar do processo seguinte.

    Eles irão participar de capacitações e formação específica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e depois deverão submeter-se a prova de conhecimentos sobre os direitos da criança e do adolescente, obtendo obrigatoriamente no mínimo 50% de acertos.

    A eleição dos Conselheiros acontecerá no dia seis de outubro, das 8h às 17h nas dependências da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper. São eleitos os primeiros colocados no número de votos, os demais são classificados como suplentes, conforme a ordem da quantidade de votos. Idione explica que estão sendo ofertadas cinco vagas para Conselheiros, e os mandatos são pelo período de quatro anos, sendo janeiro de 2020 a janeiro de 2024.

    O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar seguirá também com a divulgação dos candidatos habilitados, escolha dos Conselheiros pelo voto facultativo e secreto dos eleitores do Município de Guaraciaba, cujo domicílio eleitoral tenha sido fixado dentro de prazo de 90 dias anteriores ao pleito.

    Idione lembra ainda sobre as candidaturas dos Conselheiros e sobre Campanha antecipada que poderá trazer impugnação da candidatura. “A campanha eleitoral só inicia após término dos trâmites de inscrição, ou seja, após a divulgação dos candidatos que cumprirem todas as etapas, inclusive a participação da capacitação e aprovação na prova”, destacou.

    03/06/2019 Leia...

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  • Setor de Urbanismo revitaliza placas informativas na SC-496

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    Os munícipes e visitantes que trafegarem pela SC-496, no acesso à Tunápolis, poderão conhecer as características do município e da população ao longo da rodovia.

    Na última semana, o Setor de Urbanismo revitalizou e atualizou as placas informativas onde consta dados como a altitude, principais distâncias, o gentílico, população, língua predominante, área territorial, entre outros.

    De acordo com o responsável pelo Setor, Volmir Pedro Lawisch, foram reinstaladas dez placas refletivas. “Nosso objetivo é poder familiarizar os visitantes e, também, os próprios munícipes, sobre os dados do município que muitas vezes geram interesse mas não possuem um meio de pesquisa facilitado. A rodovia é muito movimentada, não somente de motoristas, mas também de pedestres que fazem suas caminhadas diárias e, agora, podem agregar conhecimentos”, finaliza Lawisch.

    29/05/2019 Leia...

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  • São Miguel do Oeste pode ter um Colégio Cívico-Militar

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    Ideia é de que a gestão seja compartilhada entre a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

    A proposta de instalação de um Colégio Cívico-Militar de Gestão Compartilhada em São Miguel do Oeste foi recebida pelo prefeito, Wilson Trevisan, e o secretário de Educação, Paulo Drumm, na tarde desta segunda-feira (20), durante visita do comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel Edupércio Pratts. Ele esteve no Gabinete do Prefeito, acompanhado do comandante do Batalhão de São Miguel do Oeste, Tenente Coronel Jorge Arthur Cameu Junior.

    Trevisan confirmou o interesse na instalação da unidade, e colocou o Município como parceiro da iniciativa. “A parte pedagógica ficaria a cargo da Secretaria Municipal de Educação, e a administração deste Colégio seria de forma compartilhada”, explica.

    O secretário de Educação, Paulo Drumm, acrescenta que a ideia é proporcionar atendimento a alunos do 6º ao 9º ano nesta unidade. “A partir de agora, buscaremos um espaço para que este colégio funcione, juntamente com o Governo do Estado. Já temos em mente alguns possíveis locais, que iremos analisar individualmente e solicitar a cedência”, afirma. Drumm acredita que, havendo concordância entre as partes, o Colégio possa iniciar as atividades já no próximo ano.

    O comandante geral, Coronel Edupércio Pratts, salienta que a intenção dos Bombeiros é instalar 14 colégios neste modelo em todo o estado de Santa Catarina, nas cidades que, a exemplo de São Miguel do Oeste, possuem batalhões do Corpo de Bombeiros Militar.

    21/05/2019 Leia...

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  • Sopelsa propõe audiência pública para debater instruções normativas do Leite

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    Parlamentar defende debate coletivo entre a indústria, produtores e entidades ligadas ao setor que é muito importante para a economia de Santa Catarina

    No dia 30 de novembro de 2018 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA publicou no Diário Oficial da União as novas regras para produção de leite no país, as Instruções Normativas (INs) 76 e 77. O deputado Moacir Sopelsa (MDB), vai protocolar um pedido de audiência pública na Alesc para debater estas normativas programaras para entrarem em vigor no mês de maio deste ano.

     Sopelsa defende que as regras de higiene e sanidade que são as principais metas para os produtores precisa valer para o pequeno, o grande e para todos. O parlamentar chama a atenção para a necessidade de um amplo debate em defesa da qualidade do leite produzido em Santa Catarina “Não adianta termos quantidade se não tivermos qualidade. É preciso fazer o debate em defesa da qualidade para agregar preço, sob pena de não haver sustentabilidade nesta atividade que é muito importante para a economia  do nosso Estado”, acrescenta. 

    Pelas estimativas do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), o leite é uma das atividades agropecuária que mais cresce em Santa Catarina. A grande bacia leiteira se concentra na região Oeste, que responde por 75% de todo leite produzido ou quase 2,4 bilhões de litros. O leite é o terceiro produto no ranking de Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária catarinense. “Em Santa Catarina aproximadamente 60 mil famílias na agricultura têm na atividade leiteira uma das fontes de renda da propriedade. Por isso, é importante fazermos o debate em defesa da qualidade. Precisamos encontrar o caminho ou vamos morrer todos abraçados”, alerta Sopelsa.

    Nova legislação

    Com a nova redação dada à IN 76, que aprovou os regulamentos técnicos que fixam a identidade e as características de qualidade que devem apresentar o leite cru refrigerado, o leite pasteurizado e o leite tipo A, ficou estabelecido apenas um teto máximo para os parâmetros de Contagem Bacteriana Total (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS), portanto, não havendo mais prazo e exigências de qualidade crescentes como nas normas anteriores.

    Os requisitos previstos na IN 76 para o leite cru refrigerado de tanque individual ou de uso comunitário deve apresentar médias geométricas trimestrais de Contagem Padrão em Placas de no máximo 300.000 UFC/mL (trezentas mil unidades formadoras de colônia por mililitro) e de Contagem de Células Somáticas (CCS) de no máximo 500.000 CS/mL (quinhentas mil células por mililitro). O Mapa espera que com essas instruções normativas sejam criadas bases mais sólidas para uma evolução progressiva e de longo prazo para a melhoria da qualidade do leite no país.

    A IN 76 e a IN 77 estabelecem os critérios e procedimentos para a produção, acondicionamento, conservação, transporte, seleção e recepção do leite cru em estabelecimentos registrados no serviço de inspeção oficial, e, ainda, revoga as Instruções Normativas 51/2002, 62/2011, 07/2016 e 31/2018.

    17/05/2019 Leia...

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  • Prefeitura de Tunápolis otimiza terreno baldio em Linha São José

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    A equipe da Secretaria de Transportes e Obras de Tunápolis, durante dez dias, trabalhou na otimização do terreno baldio na encosta do campo de futebol da comunidade de Linha São José, transformando-o num amplo espaço para estacionamento. O terreno em aclive acentuado não tinha condições de uso e, com as melhorias, facilitou o acesso aos locais públicos da comunidade e oportunizou mais espaço para a circulação de veículos e pedestres.

    De acordo com o Secretário, Julinho Zinhani, o espaço teve aproveitamento imediato na realização da festa comunitária e foi essencial para o intenso fluxo de visitantes. "A obra consiste em dois cortes longitudinais em dois níveis, devidamente encascalhados e compactados, possibilitando um melhor acesso aos locais públicos, como a igreja, o campo de futebol e o clube. Além do estacionamento, a equipe também fez melhorias no pátio entorno da igreja", esclarece.

    Conforme  Adriano Gassen, liderança local, todo investimento feito pelo Poder Público nas comunidades do interior beneficia não somente os moradores, mas todas as pessoas que visitam e circulam pela comunidade. "Anterior à obra, o campo de futebol era utilizado para estacionamento, o que danificava o gramado e prejudicava as práticas esportivas. Toda comunidade está agradecida, além de proporcionar um melhor aspecto, temos um local adequado para a demanda de veículos durante os eventos", enfatiza.

    13/05/2019 Leia...

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  • Inaugurada Obra de Construção do Clube Comunitário de Linha Jataí

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    SÃO JOSÉ DO CEDRO

    O ato aconteceu na noite da ultima quinta-feira, 09, e contou com a Presença do Prefeito Plinio de Casto, vice-prefeito José de Conto, Presidente da Câmara de Vereadores Isoldi Will, Deputado Estadual Altair Silva, Ex-prefeito de São José do Cedro José Zanchett, além de secretários, servidores municipais, vereadores, comunidade de Linha Jataí e arredores.

    Segundo Plinio, a obra foi dividida em duas etapas, sendo que a primeira teve um investimento de R$ 108.842,35 mil reais recurso proveniente de emenda parlamentar do Deputado Altair Silva. Na segunda etapa, o investimento foi de R$ 211.362,49 mil reais com recursos próprios do município. O valor total da obra foi de R$ 320.204,84.

     

    Em seu pronunciamento, o Presidente do Esporte Clube Palmeiras, Assemar Sbardeloto agradeceu o Ex-prefeito José Zanchett e toda a administração atual pelo empenho em realizar um sonho antigo da comunidade, que era ter um centro comunitário capaz de atender as necessidades de todos. “Quero agradecer muito o Prefeito Plínio de Castro por ter olhado para essa comunidade, ele poderia ter investido em qualquer outro setor ou comunidade maior do município, mas escolheu Linha Jataí e nós devemos muito a ele por isso”, disse Assemar.

     

    O Ex-prefeito José Zanchett agradeceu imensamente o convite para participar da inauguração do Centro Comunitário, que é na comunidade onde morou por muito tempo e fez um agradecimento especial ao Prefeito Plínio de Castro por ter olhado por aquela comunidade. “Plinio tem um carinho muito grande por Linha Jataí, porque se não fosse assim, ele não teria feito esse grande investimento. Quero aproveitar e parabenizar por tudo o que Plinio tem feito por São José do Cedro, por todo o empenho e dedicação”, encerrou José.

     

    O Deputado Altair Silva se disse muito satisfeito em prestigiar um momento tão especial por uma comunidade tão querida, que é Linha Jataí. “Tenho um carinho muito grande por São José do Cedro, devo muito aos munícipes daqui. Sempre me apoiaram e acreditaram no meu trabalho, e poder ajudar a tornar realidade um sonho de vocês e participar hoje da inauguração de um clube tão bonito me deixa muito feliz”, destacou Altair.

     

    Durante sua fala, o Prefeito Plinio agradeceu a dedicação de todos para que o Centro Comunitário fosse uma realidade. “Quero agradecer aos engenheiros, toda a equipe da administração a empreiteira que executou a obra, o Deputado Estadual Altair pela emenda parlamentar que contribuiu muito para essa construção, mas principalmente, quero agradecer a todos os membros da comunidade que sempre que viemos a este lugar, para definir detalhes, fazer adequações sempre estiveram presentes. Agradecer a esta comunidade que se empenhou muito para que essa obra acontecesse e que nunca perdeu a esperança”, disse Plinio.

     

    A estrutura é completamente nova e conta com 570,70 metros quadrados. Possui ampla copa, cozinha, banheiros masculino e feminino ambos com acessibilidade, churrasqueira e sala de carnes.

    13/05/2019 Leia...

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  • Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes será de 13 a 17 de maio

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    O CRAS - Centro de Referência de Assistência Social de Iporã do Oeste, em parceria com o Departamento de Assistência Social,  CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Polícia Militar Rodoviária, além dos órgãos que compõe o Conselho de Direitos, irão desenvolver a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes no  município. A campanha contará com diversas ações voltadas para diferentes públicos, mas sempre tendo como temática principal o combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil.

    É importante salientar que a campanha tem ações direcionadas às crianças, adolescentes e principalmente aos adultos, já que, as crianças e adolescentes são consideradas pessoas em desenvolvimento, que ainda não atingiram a maturidade de uma pessoa adulta, nem física e nem psicologicamente. Portanto, fica claro que os adultos têm o dever de proteger qualquer criança e adolescente, conforme preconizam a Constituição Federal e o ECA, que falam do dever da família, da sociedade e do Estado em assegurar com absoluta prioridade os direitos de crianças e adolescentes.

    O dia 18 de Maio é o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e foi instituído legalmente com o objetivo de mobilizar e engajar a sociedade brasileira para a luta pelos direitos de crianças e adolescentes, buscando o fim da violência sexual. Por isso, a campanha busca se aproximar ao máximo da data nacional com suas ações.

    A campanha possui o slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, buscando a conscientização da população pela sua responsabilidade de prevenir e enfrentar a problemática. Além do slogan, a campanha possui um símbolo, uma flor amarela que lembra os desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

    Pensando nisso, em 2019, uma das ações é a ornamentação do município de Iporã do Oeste com as flores símbolo da campanha, sendo expostas nos postes que iluminam a avenida e também colocadas em pontos estratégicos da rede socioassistencial do município, praças da cidade e outros órgãos públicos.

    As ações da campanha são:

    BARRACA DA PROTEÇÃO - dia 13, das 9h às 16h, em frente à Sorveteria Beijo Frio, onde será realizada a distribuição e exibição de material informativo, atividades socioeducativas, orientações e haverá a distribuição de fitas amarelas significando “Eu protejo”, como forma de apoio da sociedade à campanha.

     

    BLITZ EDUCATIVA - dia 14, das 8h30m às 12h, na Polícia Militar Rodoviária, onde os veículos serão parados para receber material informativo, orientações e receber um porta-documentos personalizado alusivo à campanha.

     

    PALESTRA SHOW - dia 15 às 19h, no Centro Público de Convivência. A palestra tem como tema “Semeando a cultura do respeito e do amor” e será ministrada pelo Psicólogo, Escritor e Palestrante Elizandro Pagani. A palestra é para toda a família.

     

    DIA DA PROTEÇÃO – dia 17, na parte da manhã a partir das 8h e à tarde a partir das 13h30m, para crianças e adolescentes de 06 à 14 anos.

    Haverá atividades socioeducativas, brincadeiras interativas, “brinquedões”, distribuição de material informativo, lanche e brinde surpresa para as primeiras 140 crianças que chegarem. O Dia da Proteção também acontece no Centro Público de Convivência.

     

    Faça Bonito você também! Proteja nossas crianças e adolescentes! Participe dessa Campanha!

    07/05/2019 Leia...

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