Últimas ITAPIRANGA

  • Governo do Estado entrega menção honrosa para servidores

    img

    Servidoras completaram 30 anos de serviço público estadual

    Itapiranga

    A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Itapiranga entregou na manhã de terça-feira, 8, menções honrosas a quatro servidoras que completaram 30 anos de serviços prestados ao governo do Estado. A solenidade foi realizada no auditório da SDR Itapiranga e contou com a presença de diretores de escolas, professores, servidores da Gered e familiares dos homenageados. As quatro servidoras homenageadas integram o quadro da Secretaria de Estado da Educação.

    A menção honrosa foi entregue para Ivete Teresinha Klein Haas (professora da EEB Padre Vendelino Seidel), Ilse Maria Philippsen Meurer (professora da EEF Porto Novo), Jovita Rasch Bracht Juver (professora da EEB Madre Benvenuta) e Rosa Maria Petry Kuhn (professora da EEF Porto Novo).

    Durante sua fala, o secretário de Desenvolvimento Regional, Miguel Schneider, parabenizou as servidoras pelos 30 anos de serviços em prol do Estado. “Vocês são motivo de orgulho para o Governo do Estado e, nesse percurso, certamente estiveram participando de momentos de alegria, de tristeza, de conquistas e também de dificuldades. Vocês ajudaram a construir essa bela história de Santa Catarina”, destacou.  

    10/12/2015 Leia...

    -

  • SDR empossa 15 diretores de escolas estaduais


    Itapiranga

    A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga, por meio da Gerencia Regional de Educação, promoveu cerimonial com entrega de menção de posse aos 15 novos diretores das escolas da rede estadual de ensino. A ato aconteceu na manhã de terça-feira, 08, no auditório da SDR e contou com a presença de diretores de escolas, professores, servidores da Gered e outros. Em seguida os diretores participaram de webconferência para tratar de orientações para transição dos atuais para os novos diretores dos educandários.

    De acordo com o secretário regional Miguel Schneider, a eleição dos diretores nas escolas foi um momento histórico de democracia em Santa Catarina. Segundo o secretário, pais, professores, alunos e servidores da rede pública estadual foram às urnas para escolher o melhor Plano de Gestão Escolar, apresentado por candidatos a diretores das escolas. “Quero agradecer aos diretores que estão deixando a função e ao mesmo tempo desejar boas vindas aos novos. Espero que todos possam colocar em prática seu plano de gestão e para isso queremos ser parceiros”.  

    De acordo com a gerente regional de Educação, Marina Bianchi, o plano de gestão dos diretores define o rumo da escola durante os próximos quatro anos. Segundo Marina, os gestores eleitos e os assessores de direção assumem o cargo a partir do dia quatro de janeiro de 2016. “A arte de ser gestor não se limita apenas em ser um ótimo gestor, mas também um excelente líder. Nosso foco será o sucesso escolar”, completa a gerente de educação Marina.

     

    NOVOS DIRETORES

    EEB Humberto Machado – Jair Kuhn

    EEF Ludgero Wiggers – Darci Stürmer

    EEB São Vicente – Eduardo Guariente

    EEF Porto Novo – Paulo Ludwig

    EEB São José – Nestor Rambo

    EEB Vendelino Seidel – Pedro Gauer

    EEF Padre João Rick – Paulo Vergütz

    EEB Cristo Rei – Andréia Hackenhard

    EEB Padre Balduino Rambo – Renato Paulata

    EEF Pitangueira – Clair Pohlmann

    EEB Santa Helena – Adriana Teloeken

    EEB Santo Antônio – Francisco Grings

    EEB Madre Benvenuta – Márcia Froelich

    EEB São Lourenço – Roseméri Simon;

    Ceja (Itapiranga) – Paulino Eidt.  

     

    10/12/2015 Leia...

    -

  • Senai inaugura Unidade em Itapiranga

    img

    Na quinta-feira (16), Sistema Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina), presidido por Glauco José Côrte inaugurou a unidade Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) no município. Participaram do evento autoridades locais e regionais.
    Para o prefeito Milton Simon, a instalação de uma unidade do Senai em Itapiranga é uma grande conquista para o município, facilitando o acesso da população ao ensino profissionalizante, visando à inclusão dos alunos no mercado de trabalho local, regional e nacional.
    Já o vice presidente do Sistema Fiesc, engenheiro Astor Kist, em seu pronunciamento disse que a expectativa é que a unidade atenda a demanda de cerca de 180 indústrias da região (sendo 80 de Itapiranga e as demais de São João do Oeste, Tunápolis, Iporã do Oeste e Mondaí).
    O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial já promove cursos no município e agora conta com uma unidade própria. A informação é do diretor regional, Ivanor Finatto. De acordo com ele, além dos recursos disponibilizados pelo município, o Senai investiu aproximadamente meio milhão de reais para viabilizar os cursos junto ao Complexo Oktober.
    Finatto adianta que novos investimentos serão feitos para oferecer novos cursos. O Senai oferece cursos gratuitos. Várias qualificações já estão disponíveis. Conforme Finatto, atualmente Itapiranga possui cursos regulares de técnico em eletromecânica, técnico em eletrotécnica e manutenção em computadores, todos noturnos. Já no período diurno, destaca os cursos de aprendizagem em informática e eletricista de manutenção. Ainda para este ano serão disponibilizadas mais de 500 vagas em cursos de curta duração que envolve áreas de pedreiro, eletricista e mecânica.
    Finatto lembra que todos os cursos através do Pronatec. Trata-se de um programa do governo federal. O Senai também realiza parcerias com o Cras, prefeitura e SDR.

    31/05/2013 Leia...

    -

  • Sétima Efrait reúne 40 mil pessoas em três dias


    Itapiranga
    O presidente da Comissão Central Organizadora e presidente da Associação dos Empresários, Elton Maldaner afirma que a principal razão para a presença de um grande público foi o ingresso livre. O presidente da Assemit lamentou a ausência do helicóptero que não conseguiu sair de Florianópolis em virtude das condições climáticas desfavoráveis.
    As empresas demonstraram grande potencial durante a sétima Efrait. De acordo com o presidente, o movimento econômico foi positivo durante os três dias da exposição feira no Complexo Oktober. Segundo Maldaner, além do grande volume de vendas nos diversos setores da feira os resultados aparecem com o movimento após a exposição. Para Maldaner, os expositores alcançaram o objetivo de mostrarem novidades nos seus seguimentos.
    O sistema com ingresso livre e área separada para shows deve ser mantido, na opinião do presidente da Assemit. Para Elton Maldaner, por não haver cobrança de ingresso diminuiu o serviço para os organizadores e ao mesmo tempo aumentou a satisfação dos expositores. A exposição de anima- is será retomada na oitava edição da Efrait e deve ser mantida em todas as exposições-feiras. O setor tem grande potencial no município e, na opinião dos organizadores, precisa ser prestigiado.

     

    09/05/2013 Leia...

    -

  • A 7ª Efrait é neste final de semana com diversas atrações


    Na sexta-feira, (03), terá inicio a 7ª Exposição Feira, a expectativa dos organizadores é de que o evento deverá marcar época. A novidade maior deste ano será o acesso livre a Feira. Apenas o acesso a Arena de Shows terá cobrança de ingresso.

    Programação oficial 7ª Efrait
    Quinta-feira - complexo jovem (arena de shows)
    22h - show de bandas: Banda Cosmo Express, Grupo Momentos e Musical Calmon;

    Sexta-feira
    13h - Abertura dos Pavilhões  
    13h30 - Visita das Escolas da Rede Municipal e Estadual
    17h - Café Colonial
    20h30 - Apresentação Orquestra de Violões
    21h30 - Fechamento da feira para visitações
    21h45 - Abertura Oficial da 7ª EFRAIT
    22h - Abertura da Arena de Shows (Complexo Jovem)  
    22h30 - Show com a dupla Clau e Valentini                                                                                                 
    00h - Show Nacional com Alma Serrana
    02h - DJ Ramires
    04h - Encerramento

    Sábado
    Câmara de Vereadores 09h - Palestra “Correr Risco Vale a Pena...?” com Marino Ramos – Empresário Local
    10h – Palestra Pequenas Propriedades, Grandes Negócios com Airton Spies PhD, Secretário Adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca de SC, Doutor em Economia dos Recursos Naturais e Mestre em Ciências Agrícolas                          
    09h h Abertura dos Pavilhões
    11h30 - Almoço
    17h - Inicio das Apresentações Culturais
    17h - Café Colonial
    22h - Termino das Apresentações Culturais  
    22h - Fechamento da feira para visitações
    22h - Abertura Arena de Shows
    22h30 - Show com Rodrigo Paz
    00h - Show Nacional com Meninos de Goiás  
    02 - DJ Ramires
    04h - Encerramento

    Domingo
    09h - Abertura dos Pavilhões
    11h30 - Almoço
    14h - Apresentação da Banda Municipal de Itapiranga-SC
    16h - Café Colonial
    16h - Abertura Arena de Shows
    16h - Show com OS 3 Xirús
    17h - Fechamento da feira para visitações
    19h - Show/Baile Banda Alvorecer
    22h - Encerramento

    http://www.oimagem.com.br/Images/Uploads/Noticias/20130502170023/efrait.jpg

    02/05/2013 Leia...

    -

  • Rodeio crioulo interestadual abre as comemorações 59º aniversário

    img

    Itapiranga Diversas atrações fazem parte das festividades do aniversário do município de Itapiranga. A programação teve início no sábado, (09), com o X Rodeio Crioulo Interestadual realizado na campeira ao lado do complexo Oktober. Piquetes de laçadores de outras cidades participaram do evento, organizado pelo CTG Portão do Oeste e os três piquetes de laçadores do município, recebendo o apoio da prefeitura municipal, com recursos financeiros e na organização do espaço para o rodeio. Outras empresas também auxiliaram com patrocínios para garantir o sucesso do evento. O prefeito, Milton Simon, o vice-prefeito, Inácio Oswald e secretários municipais prestigiaram a abertura do rodeio. Após a abertura, iniciou a disputa da modalidade de tiro de laço dos 16ª JAIT – Jogos Abertos de Itapiranga. Dia do aniversário será comemorado na Praça dos Pioneiros e com a inauguração da nova creche. No dia 14 de fevereiro de 1954 foi instalado oficialmente o município de Itapiranga, completando neste ano, 59 anos de emancipação politico-administrativa. Para lembrar e comemorar esta data importante, a administração municipal preparou várias atrações para festejar com os munícipes da cidade, bairros e interior. A programação terá início às 18h30min com a inauguração do EMEI. Bela Vista, na entrada da cidade. Em seguida, a partir das 19h, as festividades continuam na Praça dos Pioneiros com apresentação da Banda Municipal de Itapiranga, Encontro Municipal de gaita ponto, acordeão e bandoneon, lançamento da revista “Itapiranga Prestando Contas 2011/2012”, entrega da premiação do campeão geral dos Jogos Abertos de Itapiranga, apresentação de obras e aquisições da municipalidade e distribuição gratuita de bolo a todos os presentes. A organização espera um grande público nos eventos preparados para comemorar o aniversário do município. Milton Simon Prefeito “Apoiar o rodeio crioulo realizado em Itapiranga é valorizar e incentivar a cultura gaúcha, muito presente em nosso município e na região”.

    13/02/2013 Leia...

    -

  • X encontro internacional da Família Vogt

    img

    O 10º encontro internacional, em Itapiranga, reuniu descendentes da família Vogt

    Itapiranga O evento reuniu descendentes dos familiares Vogt de todas as regiões de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e também da Argentina, no domingo que passou em Itapiranga. Vindos da Argentina e dos estados do RS, SC e PR, mais de 300 descendentes da Família Vogt se reuniram no último domingo, (27), para manter vivos os laços de parentesco, no 10º Encontro Internacional da Família Vogt, em Itapiranga. “Nós ficamos torcendo para que não chovesse. Como o tempo colaborou, tivemos uma bonita festa, apesar do forte calor”, afirmou João Vogt, organizador do evento. A programação teve início pela manhã, com a celebração de uma missa e posteriormente a confraternização no clube Imigrantes. Entre os pronunciamentos, o professor e prefeito de Iporã do Oeste, Ilton Vogt deu as boas vindas aos visitantes e ressaltou a importância em manter os laços de parentescos. Em uma carta, datada de 1877, Jacob Vogt, nos dá uma noção da epopeia vivida pela Família Vogt em terras, até então, insípidas. Badenserthal (Picada Café), 18 de fevereiro de 1877. Certamente vocês já por longo tempo esperavam uma carta minha. Agora, se me oferece uma ocasião de mandá-la para vocês, e eu quero por isso aproveitá-la. Tua carta de Jacob Nik e também as sementes eu tenho recebido e visto também que vocês estão com saúde, como nós também agora estamos, e espero que a minha carta, graças a Deus, também vos encontre. Como se ouve e pode ler no jornal, parece bastante difícil na Alemanha, deve ser tudo muito caro, porque foi um ano de más colheitas e também com a religião as coisas estão muito ruins. Se ouve e lê que o clero e professores foram mandados embora. A maioria dos alemães aqui já se compadeceu com esta vossa desgraça. Mas aqui no Brasil, parece ser também um ano ruim, pois nós temos uma grande seca. Fome ainda não está presente, pois tem se colhido bastante, e a população em geral sempre tem para si. O milho não dará muito, pois desde Todos os Santos (01 de novembro) tem chovido muito pouco, quando daí até o Natal é o tempo de plantação do milho, e deste, nós temos a maioria do pão, pois o centeio e trigo nós não plantamos muito aqui. Milho e feijão são as principais plantações. Batatinhas são plantadas duas vezes...

    31/01/2013 Leia...

    -

  • Iniciam preparativos para Efrait 2013

    img

    Itapiranga Diversas já foram as reuniões realizadas pela Assemit para definição da Comissão Organizadora e início das vendas dos estandes da 7ª Exposição Feira de Itapiranga a ser realizada de 3 a 5 de maio do próximo ano. Conforme o presidente da Assemit Afonso Niehues, o primeiro passo foi definir os espaços e os valores dos estandes para iniciar a comercialização. "Os espaços internos do Pavilhão A do Complexo Oktober foram comercializados rapidamente na primeira semana para os sócios da Assemit", destaca o presidente. Agora a meta é vender os espaços externos, principalmente para empresas de máquinas de maior porte, revendas de carros e outros. Em função da grande procura já foi definido que serão montados estandes na entrada do Pavilhão A, a exemplo da última edição da Feira. Será uma área coberta com toda infraestrutura. Estes espaços também deverão ter boa procura, pois ficarão na entrada do Pavilhão, onde todos deverão passar obrigatoriamente. "Ali também deveremos ter uma praça de alimentação, além do Pavilhão B e C, e restaurante para almoços e café colonial". Na área do Complexo Jovem, parte deverá ser utilizado para exposição e a outra para as atrações musicais. "Estamos vendo com empresas especializadas para ver do interesse em explorar este espaço dos shows". O novo presidente eleito da Assemit, que assume a partir de janeiro, Elton Maldaner, defende que a Feira deverá ter ingresso livre, a exemplo das realizadas em Iporã, Tunápolis e São João do Oeste. "Apenas o espaço dos shows deveria cobrar ingresso para se tornar viável", ressalta Elton. A prefeitura de Itapiranga já confirmou a participação com repasse de recursos financeiros a Assemir para realização do evento. Também estão sendo encaminhados projetos para os órgãos federais e estaduais a fim de pleitear recursos financeiros para promoção da 7ª Efrait.

    24/01/2013 Leia...

    -

  • Morre secretário de Itapiranga


    Milton Hahn foi sepultado às 18h de sábado

    Itapiranga O Governo do Estado de Santa Catarina emitiu, na sexta-feira (10), uma nota informando o falecimento do secretário de Desenvolvimento Regional de Itapiranga, Milton Hahn. Devido a isso, foi declarado o luto oficial por três dias O sepultamento aconteceu no sábado, na linha Sede Capela, em Itapiranga. Hahn estava à frente da SDR de Itapiranga desde março de 2011. Funcionário de carreira da rede estadual de ensino, era filho de agricultores e foi no campo que passou sua juventude. Na vida pública, foi vereador por três vezes. Milton Hahn deixa mulher e filha.

    15/02/2012 Leia...

    -

  • Medicina Veterinária abre temporada de formaturas da FAI

    img

    Itapiranga Na noite de sábado (21) o curso de Medicina Veterinária da FAI esteve em festa. A Colação de Grau marca o fim de um ciclo de cinco anos de dedicação e muito aprendizado durante a formação acadêmica. A cerimônia dirigida pelo presidente Leandro Sorgato foi realizada no Complexo Oktober de Itapiranga com a participação de autoridades e muitos convidados dos 25 acadêmicos concluintes que escolheram como paraninfo o professor Sandro Charopen Machado; patrono Tarcísio Kummer, professores homenageados, Fabrício de Vargas Arigony Braga e Alexandre Abreu; e Amigos da Turma os professores Giovani Krolikowski e Marinês de Castro. Fez ainda parte da mesa de honra o representante do CRMV-SC, zootecnista Amir Dalbosco. O Juramento foi conduzido pelo formando João Heck e a oratória pelos formandos Thaisa Santa Helena Bohnen e Valdair Dahmer. Já as homenagens especiais foram conduzidas por Jacson Marafão e Graciele Kreisig. Colagram grau: Greici Tais Stuelp da Silva; Graziele Paula Mittmann; Jacson Alex Marafão; Édina Paula Scheffer; Adriani Patricia Sturzbecher; Arcádio Luís Orth; Ademir Luís Rauch; Eberton Rech; Cleomar Adriano Welter; Graciele Kreisig; Edson Luiz Birck; Alexandre Emerson Schneider; Jailo Fernando Boesing; Aloísio Lengert; Tiago Thomé; Claudinei Korb; João Henrique Dumke; Joice Schwengber; Eduardo Miola; João Heck; Cristiana Flavia Brugnerotto; Volnei Luis Weber; Liliane Vanessa Sehn Vogel; Thaisa Santa Helena Bohnen; e Valdair Miguel Dahmer. O evento foi preparado pelo Metz Formaturas, Cerimonial Marli Ribeiro e Chaplin Eventos .

    25/01/2012 Leia...

    -

  • Eventos alternativos integram comemorações


    Itapiranga completa 58 anos e prepara uma série de atividades diferenciadas

    Itapiranga A prefeitura de Itapiranga está preparando uma programação diversificada para a comemoração dos 58 anos de emancipação político-administrativa do município. Segundo a Comissão Central Organizadora (CCO), as atrações serão voltadas aos diferentes públicos, com atrações que começam nos primeiros de fevereiro. Várias entidades e associações trabalham, em parceria e incentivo da administração municipal, na organização da festa. Pelo cronograma inicial, além da realização dos Jogos Abertos de Itapiranga (JAIT), realizado em comemoração ao aniversário do município a cada ano, a programação de 2012 terá show de motociclismo, almoço a base de peixe, show gospel, rodeio crioulo e bailão do município. A primeira atração será o 10º Encontro Nacional de Motociclistas (Motogóis), promovido pelo Grupo Mongóis do Asfalto, na Avenida Uruguai, no dias 03 a 05 de fevereiro. Programação No dia 09 de fevereiro, acontece o show gospel “Acredite nos teus sonhos”, com o cantor Carlos Japurã, no Complexo da Oktober, a partir das 20 h, com entrada livre. Dia 11, a Associação dos Produtores de Peixe de Itapiranga (Aquita), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, realiza o almoço a base de peixe, no pavilhão comunitário da igreja matriz. No dia 13 de fevereiro, véspera do feriado do aniversário de Itapiranga, acontece o bailão do município. O evento será no complexo da Oktober, onde haverá ainda, a entrega dos troféus gerais dos JAIT. Às 22 horas a dupla Karine e Felipe, de Itapiranga, fazem a abertura do bailão, que será animado pela Banda Porto do Som. O ingresso será de R$ 3. Encerramento A programação encerra com o Rodeio Crioulo Interestadual, promovido pelo CTG Portão do Oeste e piquetes de laçadores. O evento acontece de 17 a 19 de fevereiro, na campeira do complexo Oktober.

    18/01/2012 Leia...

    -

  • Marcos Vieira lança 33ª edição da Oktoberfest na Alesc

    img

    Florianópolis A 33ª edição da Oktoberfest, a mais antiga de Santa Catarina, foi lançada na quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa. Rainha, princesas e os organizadores do evento ocuparam o plenário para convidar os catarinenses a participarem da festa, que se realiza nas primeiras semanas de outubro. O deputado Marcos Vieira, que fez o convite para que o grupo se apresentasse na Alesc, relembrou o início da tradição, quando ainda as mulheres não podiam participar da festa devido aos costumes da época. “Foram 16 homens os pioneiros, e atualmente todos os 15 mil moradores do município se envolvem”, disse Vieira. A Rainha Carline Soehn, as princesas Viviane Strohschein e Julia Daixner, bem como Marino Spiers, um dos coordenadores do evento, e o prefeito Milton Simon passaram o dia em Florianópolis divulgando o evento, que conta com atrações típicas da cultura alemã além da famosa culinária, como o joelho de porco (Einsbein) e o chucrute (Sauerkraut). “É uma honra divulgar a nossa festa e poder com a receptividade das pessoas” disse a rainha, em alemão e depois traduzindo para o português. Outro atrativo da Oktoberfest de Itapiranga é o resgate feito na Linha Becker, onde acontecem os desfiles de carros alegóricos. “Foi o berço da festa e onde as pessoas ainda se mobilizam para organizar e realizar o evento” completou o deputado, já que o evento é feito em dois locais, na cidade, em um complexo especialmente construído para receber os visitantes e as atrações e a comunidade da Linha Becker que mantém a tradição cultural. Fundada em 1978, a Oktoberfest de Itapiranga é baseada na Oktoberfest de Munique, na Alemanha, a maior festa do gênero do mundo. Programação deste final de semana: Na Linha Presidente Becker Sábado: Abertura 18h30: Desfile de Carros Alegóricos Abertura Oficial da 33ª Oktoberfest dom fogos de artifício Sangria do 1º Barril de Chopp, pelo prefeito Municipal, Rainha e Princesas 20h: Jantar Típico Alemão, Até 22h30. Apresentação de Danças Folclóricas 20h30:Início do Baile com as banbas Happy Brass; Alegria do Vale; Estilo Musical Obs: Traje típico Alemão Completo não paga ingresso. Ingresso R$ 14,00. Meio ingresso de R$7,00 até 21h.

    28/09/2011 Leia...

    -

  • Professores novamente participam de planejamento

    img

    Itapiranga Professores da rede municipal de ensino estiveram reunidos novamente na manhã de terça-feira (30), com o objetivo de realizar planejamento das atividades para o próximo e último trimestre letivo do ano de 2011. O trabalho já se tornou rotina, pois a cada trimestre são elaboradas novas atividades à serem desenvolvidas com os alunos da rede municipal e, também é realizada uma avaliação dos trabalhos realizados até o momento. Participam do trabalho, professores, diretores e demais profissionais da Secretaria Municipal de Educação, como Psicóloga. Destaca-se que a qualidade de ensino em nosso município é de boa qualidade, o que se reflete no bom desempenho dos alunos em todas as avaliações. Parte deste bom resultado, com certeza, se deve a planejamentos como esse, realizado no dia 30 de agosto, que foram realizados em outras oportunidades.

    31/08/2011 Leia...

    -

  • A preocupação é de fazer o município crescer ainda mais

    img

    “Estamos a todo vapor em todas as áreas, sempre dentro das possibilidades”

    Itapiranga Nesta semana, a conversa foi com o prefeito de Itapiranga, Milton Simon (PT), que relatou suas principais ações nos anos a frente à administração, bem como os planos futuros para o município. Simon também falou sobre a polêmica situação da barragem no Rio Uruguai, que tem gerado muitas incertezas e temores aos prefeitos da região e, principalmente, aos moradores dos locais que serão atingidos pelo lago. Ele faz ainda, alguns prognósticos dos governos estadual e federal, aos quais espera respaldo para o desenvolvimento de ações, não só em Itapiranga, mas em todo o Extremo-oeste. Para ele, o desenvolvimento deve ocorrer por igual, somente assim a região pode despontar. Jornal Imagem - Quais foram os principais trabalhos realizados em 2010? Milton Simon - Demos continuidade ao trabalho iniciado pelo prefeito Vunibaldo Rech, em 2005, assim como nos projetos iniciados em 2009. O ano 2010 foi de grandes avanços na realização das prioridades do Plano de Governo 2009/2012. Posso destacar os serviços prestados nas áreas da saúde, educação, assistência social, esporte, turismo, agricultura, indústria e comércio obras e transporte refletem o acelerado crescimento do município e a melhoria da qualidade de vida do povo de Itapiranga. A busca de recursos no Estado, na União ou instituições privadas, através de projetos, foi significativa, rendendo obras e investimentos como a conclusão do Centro de Eventos; construção de nova cozinha e ampliação e reforma do restaurante e criação do espaço jovem no Complexo Oktober; construção do acostamento, passeio público e iluminação na ITG-070; conclusão da segunda etapa do calçamento na comunidade de Sede Capela; ampliação e instalação de novas redes de água em diversas comunidades; reforma completa do pórtico de entrada da cidade; aquisição de escavadeira giratória e cinco caminhões-caçamba novos e retro escavadeira; reforma do Prédio da prefeitura, início da reforma do Terminal Rodoviário Pedra Vermelha, ampliação do Centro Municipal de Saúde - fase dois, aquisição de equipamentos para a modernização do laboratório de análises clínicas, aquisição de uma Van para o transporte de pacientes; construção de asfalto em ruas da cidade, também foi iniciado o calçamento no Bairro Porto Novo, a ampliação e reforma da Escola Esperança no Bairro Santa Teresa Alto, aquisição de diversos veículos, deu-se continuidade no projeto para a implantação do Loteamento Morada Feliz de Linha Santa Fé, rede de esgoto no bairro Porto Novo e aquisição de área de terra para a implantação da estação de tratamento de esgoto da cidade de Itapiranga. O resultado traduz-se na boa imagem da atual administração, na integração e bom relacionamento do Poder Público, na satisfação dos cidadãos a cada obra realizada e principalmente, no pagamento das contas em dia e os gastos públicos adequados ao orçamento pré-elaborado e discutido com a comunidade itapiranguense, através do Plano Plurianual – PPA. A harmonia entre os diferentes segmentos das comunidades e poder público é fundamental neste processo, ensinamento que o Vuni nos deixou. J.I. - No início de 2011, as atenções da comunidade estão voltadas para a construção de uma hidrelétrica no Rio Uruguai. Qual sua visão sobre o assunto e qual sua avaliação da atuação do Movimento dos atingidos por Barragens (MAB)? Simon - A População da região, já há quase 30 anos, se mobiliza, através do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), contra a construção da Barragem no Rio Uruguai. Atualmente todos os municípios atingidos pela barragem estão sem rumo, pois o projeto da construção da barragem e seus efeitos ainda não foi apresentado oficialmente à população. E quando isto acontecer, os municípios atingidos e o MAB estarão mobilizados para assegurar os direitos garantidos na Constituição. J.I - O que o senhor considera positivo e negativo no projeto da usina? Simon - Do ponto de vista apenas econômico, a construção da usina possibilitará a exploração do turismo regional. Entretanto, do ponto de vista ambiental, social, comunitário e familiar, temos muitos aspectos negativos, principalmente pela falta de informação e pela história de outras obras, a empresa se preocupa com o lado econômico e faz o social e ambiental por obrigação. J.I. - O senhor acredita em geração de energia alternativa? Simon - A matriz energética do Brasil é baseada em produzir energia a partir da água, mas hoje temos diversas outras formas de produzir energia, principalmente através dos ventos e do sol. Basta o governo focar mais nestas alternativas e dar incentivos às indústrias que produzem os equipamentos para que se instalem no país. Hoje, a energia produzida através da água tem um custo menor, por isto as empresas privadas e internacionais pressionam o governo para liberar a construção das usinas, pois o grande beneficiado é o capital. J.I. - A indústria das multas, geradas por fiscalização de radares fixos, tem ocupado o noticiário regional. Curiosamente Itapiranga não aderiu a este tipo de fiscalização. Por quê? Simon - A Administração, com a participação do Conselho Municipal de Trânsito, promove um trabalho de conscientização, preservação e cuidados a serem tomados em relação ao trânsito. Além disso, anualmente são realizadas campanhas de educação para o trânsito nas escolas municipais. No perímetro urbano, o trânsito, apesar de intenso, sempre foi calmo e organizado. Em vez de implantar um sistema de fiscalização eletrônica, usa-se um radar móvel. J.I. - Como Itapiranga fiscaliza o trânsito no perímetro urbano? Simon - Existe um trabalho de fiscalização muito bem desempenhado pela Polícia Militar, sob coordenação do Tenente Alciones Pulga. Foi criado, há alguns anos, o Conselho Municipal de Trânsito, que se reúne quinzenalmente para discutir assuntos inerentes ao trânsito local, e, as decisões tomadas são ratificadas pelo Executivo. Por decisão do próprio Conselho, foi adquirido e entregue a Polícia Militar, um radar móvel, utilizado há tempo e surtindo resultados positivos, coibindo a alta velocidade e proporcionando um trânsito mais seguro. J.I. - Itapiranga é sede de uma Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). Na sua avaliação, ela (a SDR) atende as expectativas de Itapiranga e municípios de sua abrangência? Simon - Itapiranga é um município com um governo participativo, que se destaca no cenário regional e estadual pelo desenvolvimento socioeconômico alcançado nos últimos anos. A SDR, com sede em Itapiranga, atende as expectativas da Microrregião na execução de projetos, na liberação de recursos e agilidade no atendimento do sistema administrativo em todos os segmentos do Estado. J.I. - Para 2011, quais os principais projetos que o seu governo pretende realizar? Simon - Além dos inúmeros programas das secretarias e projetos em fase de execução, de aprovação e liberação, buscamos implantação do novo Plano Diretor Participativo, que está em fase construção; implantar o Plano Municipal de Habitação, já aprovado pelo Poder Legislativo, através da participação popular; início da elaboração do Plano Municipal de Saneamento; observar o Plano Decenal da Educação, aprovado em 2010; apoiar e dar condições para implantar o desenvolvimento turístico no município; apoiar os empreendedores do município, bem como os novos empreendimentos na indústria e comércio; na Secretaria de Transporte e obras, é constante a atenção na manutenção da malha viária do município, dando boa trafegabilidade e escoamento da produção agroindustrial e pecuária. J.I. - Qual sua expectativa em relação ao Governo Colombo? Simon - O governo Colombo é formado por diferentes siglas partidárias e, por isso, espero que ele execute os objetivos traçados no seu Plano de Governo, aprovado na urna pelo povo catarinense. Como cidadão do Extremo Oeste, espero um olhar especial aos pequenos municípios e municípios do interior. J.I. - E ao Governo Federal? Simon - O início do mandato da nova presidente foi cercado por repercussão e expectativa, por se tratar da primeira mulher eleita presidente. Vivemos um momento especial de nossa história. O Brasil se eleva, com vigor, a um novo patamar de nação. Itapiranga, com o Governo Dilma, continuará a busca de recursos, através de projetos, para atender os programas e projetos previstos. J.I. - Para o pleito de 2011, quais são suas pretensões? Simon - A escolha de candidatos é um processo natural. Ainda é cedo para falar da eleição, que acontecerá em 2012. Neste momento, centramos nossas forças para atender o Plano de Governo construído pelo povo e aprovado nas urnas em 2008. Estamos a todo vapor em todas as áreas, sempre dentro das possibilidades. A transformação política, econômica, social e cultural foi além das expectativas mais otimistas. Nos quase dois anos que restam do atual mandato, ainda temos muito a fazer e este trabalho deverá continuar depois. A coligação PT e PP, com a participação efetiva dos cidadãos, está comprometida com o Projeto por Itapiranga, iniciado em 2005, com o prefeito Vuni e cabe aos líderes que formam o governo decidir sobre a escolha dos candidatos do próximo pleito.

    04/05/2011 Leia...

    -

  • 6ª Jornada das Licenciaturas inicia com grande sucesso

    img

    Itapiranga - Na noite de segunda-feira (19) teve início na Sociedade Recreativa Imigrantes a 6ª Jornada das Licenciaturas da FAI Faculdades organizada pelos cursos de Pedagogia e Matemática. Conforme o presidente da FAI Faculdades, Leandro Sorgato, mais de 400 participantes estiveram prestigiando a abertura oficial do evento com palestra do professor de Porto Alegre, Max Haetinger. "O professor conseguiu realmente agradar os participantes", disse Sorgato ao final da palestra, quando já passava das 22h30min. O palestrante abordou o tema: Nova Escola, Novo Aluno, Novo Professor e muitos desafios. Conforme a coordenadora do curso de Pedagogia, prefessora Maria Preis Welter, a 6ª Jornada se propõe a instigar o debate acerca da visão sistêmica e transpessoal do ser professor, o evento deste ano será constituído por uma programação semanal com palestras, apresentações artísticas, oficinas pedagógicas, noite do cinema e exposição de materiais didáticos/pedagógicos. A professora e coordenadora de Matemática, Jovita Juver, lembrou das edições anteriores do evento, sempre coroadas de pleno êxito desde o ano de 2005. "A Jornada das Licenciaturas é um momento importante na formação dos acadêmicos e professores que já atuam, ao possibilitar o contato e a participação dos mesmos nas palestras, oficinas e cineconferências, como uma complementação da formação acadêmica. Além disso, este evento possibilita o envolvimento da instituição com a comunidade local e regional, através das parcerias realizadas com o Governo do Estado, via SDR de Itapiranga, e com as prefeituras da região", enfatizou Jovita. A 6ª Jornada das Licenciaturas teve em sua abertura a apresentação da música "o que cantam as crianças" interpretada pelo professor das escolinhas de música do município de Itapiranga, Henrique Drebel, e seus alunos Luiz Eduardo, Adrieli, Ana Paula e Luana. A Associação de Pais e Amigos dos Surdos de São Miguel do Oeste também fez sua apresentação com a interpretação das músicas "é preciso saber viver" e "águia pequena", além do teatro "a árvore surda".

    21/07/2010 Leia...

    -

  • MPF vai fiscalizar licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica

    img

    Empreendimento afetará cerca de 1.500 famílias ribeirinhas

    Itapiranga - O Ministério Público Federal instaurou inquérito civil público para fiscalizar e exigir o cumprimento das normas ambientais na construção da Usina Hidrelétrica Itapiranga, que está prevista para ser instalada no rio Uruguai, entre os municípios de Pinheirinho do Vale (RS) e Itapiranga (SC). Conforme a procuradora da República em São Miguel do Oeste, Maria Rezende Capucci, o inquérito foi motivado por representações do Movimento dos Atingidos por Barragens e do prefeito do município de Mondaí, Lenoir da Rocha, uma das sete cidades que serão afetadas pelo empreendimento. O documento da prefeitura de Mondaí aponta que a obra da usina alagará uma área correspondente a 2.840 hectares, trazendo prejuízos a três municípios de Santa Catarina (Mondaí, Itapiranga e São João do Oeste) e a quatro do Rio Grande do Sul (Pinheirinho do Vale, Caiçara, Vicente Dutra e Vista Alegre). Além disso, conforme a representação, cerca de 1.500 famílias ribeirinhas já sofrem com a perspectiva de terem que sair de suas propriedades. Segundo a procuradora Maria Rezende, a implantação da usina causará um grande impacto ambiental com a inundação de florestas, a morte de animais e a possível modificação do clima da região. Diante da situação, o MPF solicitou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e à Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) que informem se já foi protocolado pedido de concessão de licença ambiental para a construção da hidrelétrica. Caso o pedido tenha sido feito, deverão ser encaminhadas, à Procuradoria da República, cópias de toda a documentação correspondente.

    21/07/2010 Leia...

    -

  • Professores de Educação Especial participam de curso sobre autismo

    img

    Itapiranga - A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga, em conjunto com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), realizou, na quarta (14), quinta (15) e sexta-feira (16), curso de formação continuada em Autismo. A formação foi destinada para professores de Educação Especial, que atuam nas Apaes e no Ensino Regular, como segundo professor, intérpretes, Saedes e orientadores pedagógicos. Conforme o integrador de Educação Especial e Diversidade, professor Sebastião Froes, o curso foi ministrado nas dependências da Câmara de Vereadores de Itapiranga e contou com a presença de 55 educadores que receberam o treinamento com a professora Gaziella Cristofolini da Rosa de Florianópolis. "O curso visa preparar os professores para desenvolver um trabalho de maior qualidade nas escolas com os alunos autistas e também com orientação as famílias destes alunos, mostrando que é possível realizar a inclusão com qualidade e responsabilidade", destacou Froes. "A Educação é prioridade e buscamos dar todo suporte aos nossos professores e às nossas escolas para que possam desenvolver suas atividades com qualidade", destacou o secretário regional Jorge Welter. Já para o gerente regional de Educação da 31ª SDR, professor Hugo Bonhemberger, "estamos oportunizando aos nossos educadores mais um curso de alto nível, visando a capacitação de nossos professores e trazendo mais qualidade de vida aos portadores de Autismo e suas famílias.

    21/07/2010 Leia...

    -

  • SDR entrega ordens de serviço para reformas em Escolas

    img

    Itapiranga - A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga entregou na tarde desta quinta-feira (8) mais três ordens de serviço para reformas e ampliações em Escolas. Conforme o Secretário Jorge Welter, a Construtora Hammes venceu a licitação das obras de reforma e ampliação da EEB Cristo Rei e reforma do ginásio de esportes da EEB Santa Helena. Já a Construtora Bem Te Vi foi a vencedora da licitação da reforma da EEB Santo Antônio. No ginásio de Santa Helena serão investidos R$ 175 mil para reforma e ampliação com 87 m2. Já na EEB Santo Antônio serão investidos R$ 357 mil, para reforma geral do educandário e ampliação em 25m2. A Escola de Cristo Rei será ampliada em 277m2 e ainda receberá reforma completa com investimento total no valor de R$ 580 mil. Além dessas obras que iniciam nos próximos dias, ainda será também entregue a ordem de serviço da reforma completa do ginásio de esportes da EEB Balduino Rambo de Tunápolis para a Construtora Conak, onde serão investidos R$ 289 mil. Também está em fase de conclusão a reforma do piso do ginásio da EEB Madre Benvenuta, em São João do Oeste, com investimentos de R$ 108 mil. "A previsão é de que a maioria das obras esteja concluída até o final deste ano", destaca Jorge Welter.

    14/07/2010 Leia...

    -

Anúncios

receba o impresso no e-mail em pdf