Últimas REGIONAL

  • Presidente da Câmara assume Prefeitura

    img

    Na manhã desta quarta-feira dia 17, no gabinete do Prefeito, na presença de servidores municipais e populares, ocorreu a transferência de cargo de Prefeito.

    O Prefeito Lúcio Mallmann, vai ter 10 dias de férias, e o Vice Prefeito Alexandre Ruscheinsky já está em férias, por isto o Presidente da Câmara de Vereadores Fernando Ott assumiu o cargo de Prefeito pelos próximos 10 dias.

    Fernando ressaltou a alegria de poder assumir o Executivo Municipal, agradeceu a oportunidade e pediu a colaboração de toda a equipe para o bom andamento dos trabalhos nesses 10 dias.

    17/07/2019 Leia...

    -

  • O Povo Fala” já teve mais de 20 reuniões para prestação de contas

    img

    Cronograma prossegue a partir da semana que vem

    Já chega a 23 o número de reuniões realizadas para revisão do programa “O Povo Fala”. Ao todo, nesta fase do programa, serão 30 encontros. Na semana passada, foram três: na linha Waldemar, bairro Sebastião e Morada do Sol.

    Esta semana haverá uma pausa no cronograma, que será retomado na quarta-feira da semana que vem (24), com reunião no bairro Santa Rita, reunindo também a comunidade do Trevo. O encontro será no salão comunitário. Na quinta (25), outra reunião acontece, com os moradores do bairro Andreatta, no ginásio da escola. O horário de início é sempre às 19h.

    Confira como está o andamento das cinco prioridades elencadas nas três localidades que tiveram reunião para revisão do programa “O Povo Fala” na semana passada.

    PRIORIDADES DA LINHA WALDEMAR:

    1 – Reservatório de água e fontes protegidas – Ok

    2 – Melhorias nas estradas e acesso às propriedades – Ok

    3 – Prestação de serviços com máquinas terceirizadas para plantio e silagem – Ok

    4 – Melhorias no salão comunitário – Em execução

    5 – Programa de pastagens perenes e cobertura de solo – Ok

    PRIORIDADES DO BAIRRO SÃO SEBASTIÃO:

    1 – Construção do novo posto de saúde, melhoria no atendimento, remédios e vacinas – Em execução

    2 – Cobrar do Governo Federal a segurança na BR 163, do colégio até o trevo de acesso a Paraíso (Loteamento Maria Martini) – Em execução – foram cobradas melhorias e instalada sinalização e redutor de velocidade

    3 – Ampliação da creche – Em execução (50 novas vagas a partir do final de julho)

    4 – Calçamento no Loteamento Maria Martini (02 ruas), rua Teodoro Scazinski, dos Angicos com Jurema Schacker, Antônio Gonçalves Dias, Presidente Arthur da Costa e Silva e Servidão da República – Ok ou em execução

    5 – Parceria entre prefeitura e moradores para construção de passeio público – Pendente (prioridade foi trocada, durante a reunião, pelo asfaltamento de ruas do bairro)

    PRIORIDADES DO BAIRRO MORADA DO SOL:

    1 – Muro na lateral da sede da comunidade – Ok

    2 – Concluir quatro quadras de calçamento (parceria com moradores) – Pendente por falta da adesão de moradores)

    3 – Abertura da rua Itaberaba – Em execução

    4 – Parque com campo de areia na praça – Parcial – será construída uma praça na localidade

    5 – Abrigo no posto de saúde – Ok

    16/07/2019 Leia...

    -

  • Prefeito propõe a extinção de mais sete cargos comissionados

    img

    O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, encaminhou à Câmara de Vereadores na última sexta-feira (12), um Projeto de Lei Complementar estabelecendo a extinção de sete cargos comissionados. No início de sua gestão, Trevisan já havia reduzido cerca de 30 outros cargos de confiança. Agora, a proposta é extinguir os cargos de Chefe de Gabinete do Prefeito, Chefe de Gabinete do Vice-Prefeito, Diretor de Regularização Fundiária, Assessor Especial de Legislação de Ensino, Chefe de Divisão de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Chefe de Divisão de Ensino Fundamental do 6º ao 9º Ano e Chefe de Divisão de Turismo. As atribuições destes cargos serão absorvidas por outras funções da Administração.

    “Estamos em constante evolução, e precisamos adequar a estrutura administrativa municipal, enxugando a máquina pública e tornando a prestação de serviços mais ágil e eficiente”, salienta o prefeito. Também existe a intenção de extinguir cargos efetivos de serviços gerais, merendeiras e outros na medida em que forem desocupados por aposentadoria ou outro motivo, transferindo estas atribuições para terceirizados e diminuindo encargos.

    MINIRREFORMA

    Além da extinção de sete cargos comissionados, o Projeto enviado à Câmara pelo prefeito estabelece outras alterações da estrutura organizacional da Administração Municipal:

    - A atual “Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo” passará a denominar-se “Secretaria de Esporte e Cultura”, sendo que a Divisão de Turismo passará a integrar a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.

    - A Divisão de Cemitério, que hoje está subordinada à Secretaria de Administração e Finanças, passará para a Secretaria de Urbanismo.

    - O setor de Engenharia, que atualmente está ligado à Secretaria de Urbanismo, passará para o Planejamento.

    - As diretorias ligadas ao setor de Habitação serão unificadas, bem como os departamentos do Ensino Fundamental.

    15/07/2019 Leia...

    -

  • Vereadores questionam sobre denominação do Centro Administrativo “Luiz Basso”

    img

    Os vereadores Silvia Kuhn, Cláudio Barp, Gilberto Berté (MDB), José Giovenardi, Milto Annoni (PL), Vagner Passos (PSD) e Vanirto Conrad (PDT) pediram informações ao prefeito questionando se foram cumpridas as determinações constantes na Lei nº 7.386/2017, que denomina de “Luiz Basso” o Centro Administrativo da Prefeitura de São Miguel do Oeste. Os vereadores perguntam se o Centro Administrativo recebeu a nova nomenclatura e, em caso negativo, que informe os motivos desse descumprimento e se existe a previsão de adequação.  O requerimento foi apresentado durante a sessão desta sexta-feira (12).

    Na sessão também foram baixados projetos de lei do Poder Executivo e apresentada uma proposição. Carlos Grassi (PP) indica que seja reinstalado o antigo abrigo de passageiros na Rua Marechal Deodoro, esquina com a Alfonso Pena, em frente à Escola Municipal Attilio Luiz Calza, no Bairro Santa Rita. O objetivo é atender principalmente crianças e jovens que utilizam o transporte público para se deslocar de suas casas até a escola ou a outros educandários. O pedido será enviado ao prefeito e à secretária de Urbanismo.

    12/07/2019 Leia...

    -

  • Anunciados os shows da Faismo 2019

    img

    Wesley Safadão, Thomas Machado, Eduardo Gustavo e Maiara e Maraísa serão as atrações musicais, além do show humorístico com Guri de Uruguaiana

    Foram anunciados na noite desta quinta-feira (11), em evento realizado na Cervejaria Big John, os shows que farão parte da programação da Faismo 2019. Na noite de abertura, dia 14 de novembro, a grande atração será Wesley Safadão. Na sexta-feira (15), serão duas atrações diferentes e gratuitas, voltadas às famílias. A partir das 18h, quem sobe ao palco é Thomas Machado, que ficou conhecido nacionalmente ao vencer o programa televisivo The Voice Kids. Logo em seguida, haverá show humorístico com Guri de Uruguaiana. Na noite de sábado (16), a atração principal será a dupla sensação do Sertanejo Universitário, Maiara e Maraísa, que sobe ao palco após o show de abertura de Eduardo Gustavo. A venda de passaportes promocionais inicia neste dia 18.

    Os shows foram anunciados pelo diretor da GDO Produções, Lauri Schoenherr, na presença da Comissão Central Organizadora (CCO) da Faismo 2019, autoridades, patrocinadores e imprensa.

    O coordenador da CCO, Edenilson Zanardi, salienta que um dos grandes diferenciais deste ano será uma noite de shows gratuitos, na sexta-feira (15), com Thomas Machado e o Guri de Uruguaiana. O prefeito, Wilson Trevisan, ressalta que a Faismo está sendo pensada para fomentar a economia local e também oportunizar momentos especiais para os visitantes e expositores. Por isso, além das apresentações com entrada franca na sexta-feira, não será cobrado ingresso para visitação à Feira em nenhum dos dias.

    A Faismo 2019 acontece de 14 a 17 de novembro. É uma realização da Acismo e CDL, com o apoio da Prefeitura de São Miguel do Oeste. Mais de cinco meses antes de seu início, os estandes já estavam todos comercializados. Serão mais de 280 expositores, em uma das maiores feiras multissetoriais já realizadas no Extremo Oeste de Santa Catarina.

    12/07/2019 Leia...

    -

  • Cartaz oficial da 41ª Oktoberfest é apresentado

    img

    Preparativos e divulgação da Oktoberfest 2019 começam a se intensificar. A ACETI - Associação de Cultura Esporte e Turismo de Itapiranga - realizou no sábado o tradicional evento de apresentação do cartaz oficial e dos novos trajes das soberanas.

    A 41ª Oktoberfest é realizada pela ACETI, com apoio do Município. 

    09/07/2019 Leia...

    -

  • Trabalho desenvolvido em Descanso é elogiado e reconhecido na capital federal

    img

    “Grupo Cegonhas: Gestando o Futuro” atua em saúde e prevenção de doenças desde a gestação da mulher, nascimento e cuidados ao bebê nas primeiras semanas de vida

    Depois de ser selecionado no âmbito estadual, o trabalho do “Grupo Cegonhas: Gestando o Futuro”, desenvolvido pelo Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde, foi reconhecido na “Mostra Brasil, Aqui tem SUS”. O evento ocorreu entre os dias 2 e 5 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, durante o 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

    O prefeito Sadi Bonamigo, que também esteve na capital federal, ressaltou que, a exemplo deste projeto, a atenção básica de saúde no município vem atendendo as expectativas da população a fim de garantir uma saúde de qualidade. “Parabéns a todos os profissionais de saúde, principalmente, do Grupo Cegonhas: Gestando o Futuro”. 

    “Ficamos felizes por representar Descanso e Santa Catarina. Quero imensamente agradecer a equipe de governo e dos profissionais da saúde que fazem parte deste projeto. Foi uma oportunidade única para troca de experiências. Percebemos que muitos projetos apresentados na Mostra são desenvolvidos em nosso município, indicando que estamos trabalhando por um futuro melhor para as famílias descansenses”, enfatizou Rech.

    Segundo a psicóloga Andréia Dobner, o sentimento é de gratidão e honra, que vem adicionado com motivação para fazer sempre mais e melhor. “Fomos muito elogiados por profissionais de todo o País, e nos sentimos gratos e felizes entre as 500 experiências de todo o território nacional. Que venham mais projetos e trabalhos para fazerem o bem para os usuários do SUS de Descanso”.

    A educadora física Terezinha Cazzanelli (Tita) também fez parte do grupo que esteve em Brasília. 

    Projeto

    O “Grupo Cegonhas: Gestando o Futuro” atua em ações desde a gestação da mulher, nascimento e cuidados ao bebê nas primeiras semanas de vida. É realizado encontro uma vez no mês com duração aproximada de uma hora e meia. O projeto, que iniciou em setembro do ano passado, já beneficiou quase 30 mulheres grávidas através de conhecimento, informação e troca de experiências, garantindo promoção de saúde e prevenção de doenças.

    08/07/2019 Leia...

    -

  • Sicoob São Miguel participa da Exposuper 2019

    img

    Nesta edição da feira, a cooperativa esteve presente como patrocinadora do evento

    O Sicoob São Miguel foi um dos patrocinadores da maior feira do varejo de Santa Catarina, a Exposuper 2019, realizada de 25 a 27 de junho, em Joinville. Promovida e organizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) o evento teve projeção de R$ 530 milhões em negócios.

    O gerente regional do Sicoob em Joinville, Silvio André Sehn, juntamente com o conselheiro de Administração, Lucimar José Santos e profissionais da cooperativa estiveram presentes no estande e participaram de eventos promovidos na feira. De acordo com o Silvio, essa foi uma participação de intercooperação, através de uma parceria com o Sicoob Central SC/RS e outras cooperativas do sistema atuantes em Joinville.

    Silvio destaca que a participação na Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados foi importante para prospectar novas ações e levar a marca Sicoob para outras organizações do setor, “além disso, diversos associados do Sicoob participaram da feira, então é uma maneira da cooperativa apoiá-los dentro do segmento”, destaca.

    “Quando instalamos a cooperativa em Joinville participamos como expositores e, este ano, o Sicoob foi o patrocinador da feira. Essa participação representa uma projeção da marca Sicoob junto ao setor supermercadista e a comunidade”, finaliza. 

    03/07/2019 Leia...

    -

  • Acadêmicos de Administração apresentam plano de marketing a supermercado

    img

    MARAVILHA 

    Os acadêmicos de Administração da Unoesc Maravilha apresentaram, recentemente, o plano de marketing para o Supermercado Ranchoeste. Segundo o professor do componente curricular de Administração de Marketing II, Nilson Renê Visintainer, os estudantes e o empresário trocaram experiências e conhecimentos. "O trabalho integrativo oportunizou aos acadêmicos a possibilidade de consolidarem os conhecimentos adquiridos no curso de Administração, em especial no componente de Administração de Marketing, voltados ao atendimento de uma demanda prática", avalia o professor. 

    O proprietário do supermercado, César Ebert, destaca que o resultado do trabalho superou as expectativas. "O relatório do plano de marketing mostrou uma pesquisa muito aprofundada com um diagnóstico que aponta necessidades de ações factíveis", salienta. 

    Para o acadêmico André Scheibler, a atividade foi uma oportunidade para colocar em prática o conhecimento adquirido durante a graduação. "Percebemos que uma decisão pode custar a vida de uma empresa e que ser um administrador é muito mais que obter lucros", conclui o estudante. 

    02/07/2019 Leia...

    -

  • Câmara defende aprovação de PEC que prorroga mandatos dos atuais prefeitos e vereadores

    img

    Moção de apelo de autoria de Everaldo Di Berti e Gilberto Berté ressalta que unificação dos mandatos e das eleições resultará em economia de recursos públicos. Confira também as demais proposições apresentadas na sessão

    DEMAIS PROPOSIÇÕES

    Na sessão também foram apresentadas diversas indicações, além de um requerimento e um requerimento de informação. Confira mais informações abaixo:

    Indicação Legislativa 92/2019: de Cláudio Barp (MDB) e Carlos Grassi (PP), solicita à Administração Municipal que estude a viabilidade de instalar um posto de saúde na comunidade de Alto Guamerim ou Linha Emboaba. Os vereadores justificam que este é um pedido dos moradores daquela região, que precisam se deslocar longas distâncias até o Bairro Salete ou São Luiz em busca de atendimento. O pedido será enviado ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde.

    Indicação Legislativa 93/2019: de Vanirto Conrad (PDT), solicita a instalação de uma lombada física na Rua Antonio Molin, em frente à Igreja Comunitária Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Morada do Sol. Conforme o vereador, esta rua se tornou muito perigosa, com grande fluxo de veículos e motocicletas, pois fica próxima ao acesso à Rodovia Leolino João Baldissera.

    Indicação Legislativa 94/2019: de Silvia Kuhn (MDB), solicita ao secretário de Saúde que estude a viabilidade de instalar um ponto de internet wi-fi (sem fio) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A vereadora justifica que hoje o acesso à internet é essencial ao convívio social, e lembra que diversos locais públicos providenciam sinal de wi-fi livre à população.

    “Muitos pacientes têm dificuldade de comunicar-se com os familiares enquanto aguardam o atendimento médico, que por vezes até ser atendido demora um certo tempo, e também as pessoas que estão acompanhando os pacientes precisam comunicar-se com os familiares e não conseguem por não ter acesso ao sinal de wi-fi”, lembra a vereadora.

    Indicação Legislativa 95/2019: de Cássio da Silva (MDB), solicita a expansão da rede e implantação de iluminação pública na Rua Sete de Setembro, esquina com a Rua Lázaro da Costa, no Bairro Salete. O vereador pede também melhorias na iluminação pública na Rua La Salle, no trecho entre as ruas Lázaro da Costa e Raposo Tavares, atrás do Senai, no Bairro Agostini; e na Rua Marechal Floriano, esquina com a Rua Dom Pedro II, no Bairro Estrela.

    Cássio justifica que a sugestão visa resolver o problema da falta de iluminação nas vias. “Na Rua Marechal Floriano, o trecho encontra-se completamente escuro, o que causa insegurança aos munícipes que transitam por ali. Já nas demais ruas é importante salientar que ambos os trajetos possuem um fluxo intenso de transeuntes, haja vista serem pontos próximos de dois importantes estabelecimentos de ensino”, explica o vereador. Ele acrescenta ainda que na Rua Sete de Setembro, além da falta de iluminação, a via não possui acostamento, o que torna o perímetro ainda mais perigoso, devido à ribanceira do local. O pedido será enviado ao prefeito e à secretária de Urbanismo.

    Indicação Legislativa 96/2019: de Odemar Marques (PDT), solicita ao Poder Executivo que implante pavimentação com camada asfáltica na Rua Rodolfo Spier. O vereador justifica que nesta rua está localizada a Delegacia de Polícia Civil, além de vários pequenos comércios e de uma creche, o que aumentam o fluxo de veículos. A indicação será enviada ao prefeito.

    Indicação Legislativa 97/2019: de Maria Tereza Capra (PT), solicita ao prefeito que sejam reativadas as vagas de estacionamento em frente às farmácias, na modalidade “vaga rápida de farmácia”, especialmente na área fora do estacionamento rotativo. A vereadora justifica que as pessoas que necessitam acessar as farmácias podem encontrar-se debilitadas ou com mobilidade reduzida, e muitas vezes precisam estacionar em locais mais distantes por não encontrarem vagas em frente aos estabelecimentos. A sugestão será enviada ao prefeito.

    Requerimento 7/2019: de Elias Araújo (PSD), solicita a realização de sessão solene em homenagem aos trabalhos realizados pela Polícia Rodoviária Federal no Estado de Santa Catarina. O vereador lembra que a PRF atua em nosso Estado há mais de 50 anos, destacando principalmente as funções desempenhadas em nossa região, cuja unidade da PRF fica em Guaraciaba. “A PRF é uma instituição que merece o nosso respeito e a valorização de todos os servidores públicos que fizeram e que ainda fazem parte desta história, que contribuem para garantir segurança com cidadania nas rodovias federais e nas áreas de interesse da União”, ressalta Elias.

    Requerimento de Informação 25/2019: de José Giovenardi (PL), solicita informações referentes ao vazamento de esgoto no Loteamento Trevo, nas proximidades do Bairro Santa Rita. O vereador lembra que foi realizada denúncia sobre o fato em 2015, e questiona quais foram os procedimentos adotados após as denúncias, considerando que a situação atual é deplorável. Giovenardi pede ainda como se encontra atualmente a manutenção da estação de tratamento de esgoto do local. O requerimento será enviado ao prefeito Wilson Trevisan, ao comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, tenente Everton Roncaglio, e ao promotor de Justiça da 3ª Promotoria, Maycon Hammes.

     

    26/06/2019 Leia...

    -

  • Decreto torna obrigatório pregão eletrônico para compras do Governo de Santa Catarina

    img

    As compras feitas pelo governo de Santa Catarina passam a ser feitas obrigatoriamente por pregão eletrônico a partir desta segunda-feira, 24. A medida entrou em vigor após o governador Carlos Moisés assinar digitalmente um decreto para regulamentar a prática. O chefe da Casa Civil, Douglas Borba, e o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, também assinaram a medida.

    “É uma prática que traz economicidade para a administração pública e evita que sejam sempre os mesmos a ganhar os processos licitatórios”, explica o governador.

    Ao contrário do pregão presencial, em que é necessária a presença física dos concorrentes diante de um pregoeiro designado, na modalidade eletrônica é possível que as empresas interessadas façam lances online, com o Estado contratando quem oferecer os requisitos do edital pelo melhor preço.

    Economia anual de até R$ 40 milhões

    Conforme explica o secretário Tasca, anteriormente o pregão eletrônico era facultativo. Por conta disso, ainda em 2018, o Portal de Compras registrou 275 pregões presenciais, responsáveis pela homologação de R$ 258,1 milhões em contratações. Segundo as estimativas do governo, a medida pode gerar uma economia anual de até R$ 40 milhões, ou 16% menos do que o valor gasto no ano passado com as compras presenciais. “O que antes era uma faculdade passa a ser agora uma obrigação. O pregão eletrônico é também uma ferramenta de combate à corrupção, pois melhora a transparência das compras públicas”, destaca Tasca.

    Já o chefe da Casa Civil salientou o empenho pessoal do secretário Tasca para que o decreto se tornasse uma realidade. Segundo ele, a economia gerada pelo pregão eletrônico fará com que o Estado possa ter mais recursos para investir em saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. “O gestor público não pode esquecer nunca do papel do Eatado, que é oferecer serviços de mais qualidade ao cidadão. Esse decreto tem essa finalidade”, destacou Douglas Borba.

    Com o decreto assinado nesta segunda-feira, casos excepcionais, quando se faz necessária outra modalidade de compra, serão analisados diretamente pela Secretaria de Estado da Administração.

    Combate à corrupção em foco

    Também nesta segunda-feira, a secretaria Naiara Augusto realizou uma apresentação ao colegiado pleno do governo do Estado com as medidas a serem utilizadas pela Secretaria de Integridade e Governança sobre as práticas a serem desenvolvidas para o combate à corrupção.

    25/06/2019 Leia...

    -

  • Hospital Regional de São Miguel do Oeste treina profissionais para atendimento às emergências cardiológicas

    img

    O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste – Instituto Santé, com o objetivo de trazer o que há de mais avançado em atendimento às vítimas de emergências cardiológicas, realizou neste fim de semana, sábado, 21 e domingo, 23, um curso teórico-prático de suporte avançado em cardiologia.


    Os instrutores do Centro de Treinamento e Simulação de Emergência (CTSEM), de Porto Alegre (RS), se deslocaram a São Miguel do Oeste para ministrar o curso. Os participantes vivenciaram experiências em tempo integral com aulas teóricas e exercícios práticos.


    O instrutor, Darlan da Rosa, explica que o programa Advanced Cardiologic Life Support (ACLS) existe em mais de 100 países e é baseado em protocolos que mudam a visão dos profissionais que participam. “Faz com os médicos, enfermeiros e técnicos abordem os pacientes em equipe, pensando juntos”, afirma destacando que o Centro de Treinamento tem experiência de mais de 20 anos e é referência nacional.


    A gerente de enfermagem, Márcia Dreher, destaca o Hospital Regional recebe diversos casos de pessoas com emergências cardiológicas. “O curso qualifica a equipe e agrega segurança e qualidade ao paciente. É um investimento que entendemos como necessário diante da demanda, qualificando equipes do pronto socorro, internações, UTI e oncologia”, disse.


    Sobre o ACLS 
    O ACLS (Advanced Cardiologic Life Support) é um curso americano de capacitação avançada no suporte à vida elaborado para garantir um melhor atendimento às emergências cardiológicas. Durante o programa, os alunos aprendem uma abordagem sistemática do diagnóstico das principais patologias em emergência cardiológica, algoritmos de tratamento, reanimação cardiopulmonar, uso de desfibrilador externo automático (DEA) e dinâmica de equipe.

    24/06/2019 Leia...

    -

  • UCEFF COMEMORA 19 ANOS EM ITAPIRANGA

    img

    Há 19 anos realizando sonhos, escrevendo histórias e construindo conhecimento com milhares de pessoas. Gratidão por escrever conosco essa linda história!

    Nesta segunda-feira, 17 de junho, a UCEFF Itapiranga está completando 19 anos de criação da mantenedora da Instituição. Em menos de duas décadas de atuação a UCEFF, antiga FAI Faculdades de Itapiranga e a FAEM Faculdades de Chapecó, já se tornou a maior instituição de ensino superior do oeste catarinense. A unificação das marcas se deu a partir de 2010 em Chapecó e em 2018 em Itapiranga, quando a então FAI Faculdades virou Centro Universitário.

    O espírito empreendedor dos mantenedores da UCEFF prevê a expansão e oferta de cursos em todas as áreas que houver demanda, a exemplo da recente implantação dos cursos de Odontologia e Educação Física na unidade de Itapiranga, e Direito e Psicologia em Chapecó, além do curso de Processos Gerenciais no Ensino a Distância, modalidade que deverá receber investimentos consideráveis nos próximos anos.

    Além dos cursos de graduação oferecidos, a UCEFF atua fortemente na extensão universitária através de cursos de curta duração para acadêmicos e comunidade externa e em parceria com empresas, cooperativas, órgãos públicos, e entidades representativas. A iniciação a pesquisa é outro ponto forte, com diversos grupos de estudos organizados pelos cursos ou por áreas afins.

    As excelentes avaliações realizadas pelo Ministério da Educação nas unidades da UCEFF atestam a preocupação dos mantenedores e direções com a qualidade de ensino e a formação integral dos estudantes. Conforme o reitor, Leandro Sorgato “no DNA da UCEFF está a permanente inquietude. Estamos sempre em busca de aperfeiçoamento das metodologias de ensino/aprendizagem de nossos alunos, que são o motivo da nossa existência”.

    A preocupação em acompanhar a evolução das instituições de ensino superior e o que existe de mais moderno em laboratórios são as metas do dia-a-dia da UCEFF. “Queremos sempre oferecer aos nossos estudantes o que há de melhor para bem prepará-lo para o mercado de trabalho”, enfatiza o reitor Leandro Sorgato.

    UCEFF em números

    A grande UCEFF possui área construída de 22 mil e 500 metros quadrados, com salas de aula, auditórios, espaços de convivência, área administrativa e 65 laboratórios. Até o momento já formamos mais de 4.300 acadêmicos na graduação presencial.

    Temos 18 opções de cursos de graduação e mais de 40 de pós-graduação oferecidos de acordo com a demanda regional. Nossas bibliotecas tem mais de 66 mil exemplares físicos de livros e revistas. Atualmente convivemos com mais de 400 colegas funcionários e professores, além de 4.100 acadêmicos matriculados em Chapecó e Itapiranga.

    17/06/2019 Leia...

    -

  • Município estuda possibilidade de implantação de Centro de Inovação e Incubadora

    img

    O Vice-Prefeito Alexandre Ruscheinsky esteve em Florianópolis onde manteve audiência com Sandro Yuri Pinheiro, Diretor de Ciência Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável.

    A pauta da reunião foi a implantação de um centro de inovação e incubadora em Iporã do Oeste. Este centro vem sendo reivindicado pelo PRODELI.

    De acordo com Alexandre, esse projeto visa atender e auxiliar novos empreendimentos no município, com o objetivo de oferecer suporte a empreendedores para que eles possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso. Para isso, terão que ser oferecidos infraestrutura e suporte gerencial, com orientação aos empreendedores quanto à gestão do negócio e sua competitividade.

    14/06/2019 Leia...

    -

  • Programa Celesc Rural

    img

    Para reforçar as redes de distribuição de energia na área rural e garantir o crescimento do agronegócio no estado, a Celesc lançou nesta terça-feira, 11, em Chapecó, a segunda modalidade do programa Celesc Rural, que vai permitir a substituição de redes de energia elétrica monofásicas por redes trifásicas em diversos municípios catarinenses.

     

    Ao todo, serão investidos R$ 65,7 milhões em 1,2 mil quilômetros de rede da área de concessão da Celesc, com início já no segundo semestre deste ano. Novos projetos de rede já estão sendo executados para outras localidades e farão parte das próximas etapas do Celesc Rural.

    A mudança visa possibilitar a instalação de equipamentos mais potentes e modernos para as atividades no campo, contribuindo para o aumento da produção e trazendo uma nova realidade para os produtores e para o agronegócio catarinense.

    Atualmente, o Programa Celesc Rural está em fase de licitação para contratação de empresas e aquisição de materiais e a previsão é de que, até o final de 2020, quase 400 km de rede monofásicas tenham sido substituídas por trifásicas e mais de 800 km de cabos de alumínio nu tenham sido substituídos por cabos protegidos.

    Deste total, cerca de 80 km serão instalados no extremo oeste, em 18 municípios da abrangência da Unidade da Celesc São Miguel do Oeste .

    Para tanto, as redes trifásicas de energia elétrica vão possibilitar o aumento da capacidade do abastecimento de energia e, com isso, ampliar a presença de sistemas de irrigação, ordenhadeiras elétricas, motores para a moagem de trato dos animais, aquecedores de estufas, ventiladores para granjas e muitos outros equipamentos que requerem elevadas potências e que, devido ao alto consumo, não podem ser atendidos pelo sistema monofásico.


    O Programa Celesc Rural

    O Programa prevê duas intervenções principais:

    1 - A substituição de redes monofásicas por trifásicas para ampliar a capacidade do sistema elétrico, permitindo a modernização de maquinários e a adoção de motores mais potentes para aumentar a mecanização das atividades rurais e possibilitar aumento da produção e dos ganhos;

    2 - A instalação de cabos protegidos, para reduzir o número de desligamentos das redes elétricas devido ao contato com a vegetação. Esta ação ocorrerá especialmente nas áreas de grande presença de vegetação próxima às redes elétricas, como regiões de reflorestamento de pinus e eucalipto.

     

    Onde serão instaladas as redes trifásicas na região Oeste na primeira etapa de obras do Programa:

    A seleção das localidades por onde passa o traçado da rede trifásica é realizada a partir de análise técnica que considera a necessidade de um sistema elétrico com mais qualidade para o fomento da produção e o atendimento simultâneo do maior número de unidades consumidoras.

    A partir da construção da rede, os interessados em ter o sistema trifásico deverão solicitar à Celesc a instalação do transformador trifásico e da rede de baixa tensão entre a nova rede e sua propriedade.

    Veja, na tabela abaixo, as localidades que serão beneficiadas com as novas redes nesta primeira etapa do Programa no Extremo-Oeste catarinenses:

    12/06/2019 Leia...

    -

  • Alunos do Colégio La Salle Peperi participam de atividades interativas no Centro Esportivo da Unoesc

    img

    SÃO MIGUEL DO OESTE

    Os alunos do Colégio La Salle Peperi participaram, recentemente, de atividades interativas no Centro Esportivo da Unoesc. O curso de Educação Física proporcionou aos estudantes atividades de dança e ginástica, exercícios resistidos na sala de musculação e jogos cooperativos na quadra.

    Segundo a professora Sandra Fachineto, a atividade possibilitou aos adolescentes a inserção no ambiente acadêmico-científico da Unoesc e a oportunidade de conhecer sobre a profissão de Educação Física.

    A coordenadora do curso, professora Giovana di Domênico, destaca que é importante que os estudantes da Educação Básica conheçam o espaço da Universidade. "Nessa parceria, os alunos vivenciaram diversas situações de aprendizagem relacionadas à Educação Física em um clima de entusiasmo. Dessa forma, a Universidade enfatiza sua prática de inserção na comunidade", avalia a professora.

    Para a professora de Educação Física do Colégio La Salle Peperi, Camila de Souza, a atividade foi importante para os estudantes. "Nossos alunos puderam vivenciar atividades que não estão no seu cotidiano em um espaço diferente. Sentimos a empolgação e a alegria deles ao realizar as modalidades", salienta a professora.

    A supervisora educativa do colégio, Janete Piccoli, acrescenta que o contato com a Universidade é importante nessa fase decisiva da vida dos adolescentes do Ensino Médio. "A parceria entre o curso de Educação Física e o Colégio La Salle Peperi só veio a agregar na formação dos alunos, tendo em vista a experiência que eles tiveram dentro da Universidade", conclui a supervisora.

    11/06/2019 Leia...

    -

  • Unoesc recebe aprovação da Capes para o primeiro doutorado em Direito da região Oeste

    img

    O Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) durante reunião realizada de 29 a 31 de maio, deliberou pela recomendação do curso de Doutorado em Direito da Unoesc, com conceito 4. Dessa forma, a Unoesc passa a oferecer esse, que será o primeiro Doutorado em Direito da região Oeste e o único fora da região Litorânea de Santa Catarina.

    A conquista da aprovação do Doutorado, de acordo com Pró-reitor de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão da Unoesc, professor Fábio Lazzarotti, é fruto de um trabalho árduo, em prol da consolidação da Universidade como referência no Ensino Superior no Estado e no País.

    — Expresso meu profundo reconhecimento aos dirigentes da Unoesc pelo apoio constante e confiança, em especial, ao professor Cimadon. Da mesma forma, agradeço aos coordenadores dos nossos setores que ajudaram nas adequações necessárias do projeto, e que não mediram esforços na busca pela aprovação do doutorado, ao professor Tramontina, Coordenador do Programa, todos os docentes e a equipe técnica que se engajaram nessa batalha — afirmou.

    Com a aprovação do Doutorado em Direito a Unoesc passa a ter três doutorados: em Administração, em Educação e em Direito, o que conforme reitera o professor Fábio, evidencia que, mesmo no interior do Estado distante dos maiores centros de formação, a Unoesc tem plena capacidade e competência de formar pesquisadores de alta performance e contribuir com o desenvolvimento de sua região e do País.         

    Para o coordenador do Programa de Mestrado em Direito, cujas aulas acontecem na Unoesc Chapecó, professor Robison Tramontina, a aprovação da Capes representa uma conquista importante para Unoesc e para a região Oeste de Santa Catarina. 

    — O Doutorado da Unoesc terá como eixo catalizador a pesquisa conceitual e prática voltada para a efetividade dos Direitos Fundamentais e para realidade local. Ele preocupar-se-á com questões acadêmicas, profissionais e sociais. Sendo assim, formaremos pesquisadores e agentes capazes de pensar soluções para problemáticas regionais e de agir no contexto em que vivem — afirmou Tramontina.

    A Unoesc está realizando as medidas institucionais necessárias à implantação do curso, de acordo com as diretrizes do Sistema Nacional de Pós-Graduação. A expectativa é que a primeira turma de doutorandos seja selecionada em agosto. O Edital será publicado nas próximas semanas.

    07/06/2019 Leia...

    -

  • Dia da Unoesc na Comunidade reúne centenas de pessoas na Praça Walnir Bottaro Daniel

    img

    SÃO MIGUEL DO OESTE

    Centenas de pessoas participaram, neste domingo (2), do Dia da Unoesc na Comunidade na Praça Walnir Bottaro Daniel. A ação contou com a participação dos cursos de Direito, Medicina Veterinária e da ONG Amigos da Deisy, que desenvolveram diversas atividades.

    Durante a ação, o curso de Direito promoveu a Campanha de Conscientização dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Acadêmicos e professores prestaram informações sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência e abordaram sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC); direito à igualdade de oportunidades e não discriminação; direito ao atendimento prioritário, à saúde, ao trabalho, à educação, à acessibilidade, entre outros.

    Segundo a professora Alexandra Klein Perico e o coordenador do curso, professor Peterson Schaedler, o Brasil possui uma legislação ampla de proteção da pessoa com deficiência e é preciso avançar para que os direitos assegurados no papel sejam absorvidos pela cultura do povo brasileiro.

    O acadêmico de Direito, João Pedro Paz, destaca que o evento foi uma oportunidade para as pessoas sanarem dúvidas. "É importante que as pessoas com deficiência se informem e busquem seus direitos", ressalta o acadêmico.

     

    Campanha de Vacinação Antirrábica

     

    A comunidade também aproveitou para levar os seus animais de estimação para receberem a vacina antirrábica. Foram disponibilizadas 200 doses para cães e gatos. De acordo com a coordenadora do curso, professora Daniele Beuron, a raiva é uma doença perigosa e fatal, sendo que a única forma de prevenção é a vacina. Ela destaca que é função do médico veterinário cuidar da saúde dos animais, do meio ambiente e do ser humano.

    O acadêmico Deyvid Pazuck acrescenta que a ação proporcionou vivência profissional aos futuros médicos veterinários. "A campanha foi importante para o nosso aprendizado em relação à manipulação de vacinas e à aplicação delas nos animais, além de estarmos inseridos na comunidade com o objetivo de prevenir a saúde animal e a saúde da população", avalia o estudante, lembrando que, recentemente, Santa Catarina registrou um caso de raiva humana.

    05/06/2019 Leia...

    -

  • Município presta auxílio a vítimas de temporal

    img

    Prefeito Trevisan e vice-prefeito Alfredo Spier acompanharam ações coordenadas dos Bombeiros e Defesa Civil Municipal. Secretarias de Obras e Urbanismo trabalham na limpeza da cidade e recuperação de estragos. Mais de 8.300 metros quadrados de lona já foram distribuídos

    A Administração de São Miguel do Oeste colocou toda a estrutura das secretarias de Obras, Urbanismo, Departamento de Trânsito e Defesa Civil Municipal à disposição da população para recuperação dos estragos causados pelo temporal que foi registrado por volta das 12h20 desta quinta-feira (30).

    O prefeito, Wilson Trevisan, e o vice-prefeito, Alfredo Spier, deslocaram-se ao 12º Batalhão de Bombeiro Militar logo ao término dos ventos e chuvas torrenciais, a fim de levantar um diagnóstico da situação e traçar ações coordenadas de socorro às vítimas. Trevisan e Spier estiveram ainda na creche do bairro São Jorge e na UPA 24h, que tiveram algumas avarias no telhado.

    No total, sete creches e escolas da rede municipal registraram algum dano. O secretário de Educação, Paulo Drumm, informa que na creche do Centro e na escola do bairro São Jorge, o atendimento teve que ser suspenso à tarde, mas retorna normalmente amanhã. Outras estruturas municipais afetadas foram no aeroporto Hélio Wassum e Parque de Exposições Rineu Gransotto.

    O coordenador da Defesa Civil Municipal, Jeferson Dias, relata que até às 14h30, 8.300 metros quadrados de lona já haviam sido distribuídos para moradores cobrirem as partes destelhadas de suas residências. A distribuição é feita conforme a demanda registrada pelos Bombeiros, que tiveram 77 pedidos do material até este horário. Além dos destelhamentos, foram registradas diversas quedas de árvores, abrigo de passageiros e placas. Não há registro de feridos.

     

    31/05/2019 Leia...

    -

  • Biblioteca Itinerante é destaque com mais de 2.500 livros

    img

    Nos próximos dias deve ocorrer nova licitação para compra de mais livros para o acervo

    A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Guaraciaba disponibiliza desde o ano de 2013 o projeto Biblioteca Itinerante nas escolas. Conforme a Secretária Roseli Comin, o ônibus foi reformado, sendo todo revestido no seu interior. Seu acervo bibliográfico foi ampliado para 2500 livros para que os alunos acessem diferentes conteúdos.

    Nos últimos dias, a Secretaria recebeu como doação do Grupo de Mulheres Voluntárias, novas almofadas para que sejam utilizadas no cantinho da leitura, dentro da Biblioteca Itinerante. Roseli explica ainda que nos próximos dias livros serão licitados para o acervo da Biblioteca. “Precisamos ter variedade e novidades de livros quando a Biblioteca visita as escolas do município, isso é um incentivo a mais pelo gosto de nossos alunos na leitura”, finalizou Roseli.

    Outra informação é que as demais Secretarias de Educação dos municípios da região aprovaram o Projeto, que é visitado por servidores destes municípios para conhecer a estrutura e poder implantar a Biblioteca Itinerante.

    29/05/2019 Leia...

    -