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  • Definidas as datas do CDA 2019

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    O largo e brilhante manto de planos que projetaram os 50 anos da Cooperalfa em 2017, aliados à estratégia de amplificar eventos técnicos noturnos mesorregionais no primeiro trimestre deste ano, motivaram a suspensão do Campo Demonstrativo Alfa 2018. 

    As datas do CDA 2019 estão definidas: 22 a 24 de janeiro na Linha Tomazelli – Chapecó, com abertura oficial dia 22 às 10h30, e de 12 a 14 de fevereiro em Bela Vista do Toldo, tendo solenidade no primeiro dia, às 10h30. Estão previstos 15 mil convidados nos dois encontros, todos associados e familiares Alfa, que terão de fazer inscrições eletrônicas em momento oportuno. A tradicional palestra magna que marca o CDA, fica suspensa para 2019. 
    O coordenador do evento, agrônomo Alexandre Rogério Ramos, antecipa que serão efetivadas três exposições especiais no período da tarde, transmitidas ao vivo via internet para as pessoas que não puderem estar presente nos parques do CDA. 

    Uma inovação histórica e de resgate do CDA 2019 irá permitir uma participação efetiva dos associados e suas famílias, de demonstrar durante o evento aquela receita “tradicional” e esquecida, ou “deixada de lado” nos dias atuais pela comodidade de comprar o que se oferece nos mercados ou padarias. No entanto existem os “segredos” culinários que a pessoa inscrita e selecionada vai apresentar ao público presente, o resultado dessa receita. As demais receitas inscritas, irão compor um livro de receitas tradicionais e familiares da Cooperalfa, disponibilizadas a todos os visitantes do CDA via “e-book”. 

    Estamos entrando em um novo ciclo do CDA e nessa edição estaremos proporcionando aos visitantes novas formas do “PENSAR”, do “APRENDER”, do “GERENCIAR” e do “EXECUTAR” as atividades do campo. Seremos como sempre, propulsores para novas ideias, de mudar para o melhor, de encorajar e enfrentar os desafios que chegam até nós a cada dia. Juntos somos grandes e o Campo Demonstrativo Alfa nos eleva a cada edição para novos patamares, pois entramos com um pensamento e voltamos com centenas de milhares de outros, vindos através das pesquisas e das inovações transmitidas pelas pessoas que fazem o CDA inovar a cada edição. Sejam bem vindos ao CDA 2019. 

    TEMA 

    Qual é meu sonho? Onde quero chegar na propriedade? Eu e minha família somos felizes no que fazemos? Já fizemos um diagnóstico? 

    Temos tudo sob controle? E o nosso futuro? Essas são algumas perguntas que nos fazemos todos os dias. Como respondê-las? 

    O CDA 2019 vai ajudá-lo a encontrar-se, a realizar seus objetivos, ou mesmo, seguir no caminho de suas atuais conquistas. 

    O coordenador do evento, agrônomo Alexandre Ramos, está alinhando pesquisa interna, conexa ao evento, para saber o quanto o trabalho mútuo (entre associados e, destes com a sua cooperativa), pode levar as famílias a alçar novos voos e prosperar ainda mais nas atividades. Por isso, o CDA 2019 terá o seguinte mote: QUEM CONHECE, SE REINVENTA! 

    26/07/2018 Leia...

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  • Mostra aponta para valorização do vinho de SC dentro do Estado

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    Exposição com degustação de vinhos, oficinas e lançamento de um novo Circuito turístico marca os 10 anos da articulação regional que busca colocar setor em evidência

    A 7a Mostra do Vinho Catarinense, que aconteceu no último final de semana (21 e 22 de julho), em Tangará, deixou claro o potencial do setor vitivinícola em diversas regiões do Estado. Além de significativa para a economia, com mais de 6 mil famílias envolvidas diretamente na produção de sucos, espumantes e vinhos, a cadeia produtiva da uva e do vinho também carrega elementos gastronômicos, culturais e turísticos que geram renda e descortinam uma Santa Catarina que poucos conhecem. 
     
    Com mais de 30 expositores, o evento reuniu desde rótulos premiados internacionalmente até vinhos, sucos e espumantes de pequenas cooperativas e indústrias da região, com um público fiel, local e de dezenas de cidades do Estado. A sommelier e juíza internacional de vinhos Adri Wiest participou pela terceira vez consecutiva da Mostra, desta vez como visitante, e destacou a importância de difundir a produção vitivinícola catarinense dentro do próprio Estado. 
     
    “Eu cresci aqui nesta região (Meio Oeste) experimentando a cultura que envolve a uva, o vinho e os sucos. Sempre que posso retorno, como hoje. Acho fundamental não só popularizar o vinho, mas difundir esta experiência incrível que é a cultura da agricultura familiar e camponesa, dos sabores relacionados a ela”, afirma. Adri foi juíza em um concurso de gastronomia na 6a Mostra e palestrante em simpósios realizados na 5a edição do evento, ainda em Florianópolis. “Precisamos mostrar para nossa população como é qualificada a produção dos nossos agricultores e vitivinicultores, e como a cultura do vinho não precisa ser algo elitizado, mas acessível”, complementa.  
     
    A necessidade de mostrar o produto catarinense dentro do próprio Estado fica clara quando os consumidores buscam vinhos locais e não encontram os produtos facilmente. “O vinho catarinense deve estar em evidência, como acontece no Rio Grande do Sul, onde a produção do Estado é prioridade”, defende o deputado Padre Pedro Baldissera, autor da Lei que criou o Dia do Vinho no Estado, e que motivou a realização da Mostra. O parlamentar também lamenta que, em muitas solenidades oficiais, o próprio Poder Público não priorize a aquisição de produtos catarinenses. “O consumo moderado de vinho traz benefícios à saúde. Enquanto na maior parte dos País produtores nós temos uma média per capta superior a 40 litros/ano, aqui não alcançamos 2 litros/ano. E, muitas vezes, não é dada uma visibilidade ao produto catarinense”, observa. 
     
    10 anos de um sonho
     
    Esta edição da Mostra, a segunda realizada no interior do Estado, marca os 10 anos da Festa Camponesa da Uva (Fecauva), evento que em 2008 iniciou a articulação entre famílias de pequenos agricultores, instituições como a Cresol, prefeituras e a Assembleia Legislativa. 
     
    “É muito gratificante ver se transformar em realidade um projeto que começou lá na Linha Bracatinga, com famílias da agricultura, entidades e movimentos. Nós sabemos que há muito para fazer, mas tanto as leis quanto os projetos já em andamento mostram que conseguimos avançar”, diz Padre Pedro, que participa das articulações desde a Fecauva e foi responsável por apresentar, na Assembleia Legislativa, os projetos propostos por produtores e entidades durante os debates da Feira. O parlamentar destacou o trabalho da Cresol/Sicooper de Tangará, e a parceria da Epagri, Sindivinho, vinícolas, agricultores e prefeituras da região, no crescimento da vitivinicultura na região.
    O prefeito de Tangará, Nadir Baú da Silva, ressalta a importância do setor para a economia da região e reafirma o interesse em manter, permanentemente, eventos de divulgação e valorização da vitivinicultura. “Tangará é a maior produtora de uvas do Estado e junto do turismo de aventura, com o Morro do Agudo (um dos melhores pontos para vôo livre do País), temos um potencial enorme para avançar ainda mais no enoturismo e na valorização da agricultura familiar”, observou. 
     
    Oficinas informam e popularizam
     
    No sábado (21), além de simpósios dirigidos a produtores de uva e vinho, a Mostra promoveu pela quarta vez consecutiva as oficinas de degustação, que buscam aproximar o público de elementos mais aprofundados da degustação de vinhos e espumantes. O trabalho foi conduzido pela consultora e juíza de vinhos Márcia Maluf Palei, também responsável pelo projeto do Circuito de Caravaggio (veja abaixo). “O objetivo não é ensinar, mas chamar a atenção para as nuances que fazem da degustação uma experiência interessante. E estamos fazendo, todos os anos, excelentes safras divulgando o vinho de Santa Catarina”, comemorou Márcia. 
     
    A estudante Monalisa Guindani, de Tangará, foi uma das participantes da oficina e considera fundamental buscar mais informações sobre um elemento muito presente na história e na rotina dos municípios do Vale do Rio do Peixe. “Achei um curso muito completo. Já fizemos um grupo para realizar outras atividades e trocar informações sobre vinho”, disse. Monalisa também destacou a abrangência da cartilha distribuída na atividade, com diversas informações sobre a cultura da uva e do vinho, e aspectos técnicos da degustação. 
     
    O vice-prefeito de Tangará, Valmor Vivian, que também participou da oficina, destacou a variedade de novas informações que o trabalho traz às pessoas que buscam conhecer mais a cultura do vinho. “As pessoas passam a ter uma nova compreensão não só sobre o vinho, mas sobre toda cultura que cerca a produção da uva, do vinho, do suco e dos espumantes. Acredito que é importante, inclusive, ampliar a promoção das degustações em todas as regiões”, disse Vivian. 
     
    Para o artista Yuri Pasqual, as informações sobre a harmonização de vinhos e espumantes, com pratos típicos, foram o principal destaque da oficina. “A didática da Dra Márcia é ótima e é possível sair com um a compreensão bem interessante sobre a ligação entre a bebida e os alimentos”, complementa. 
     
    Circuito de Caravaggio 
     
    Na noite de sábado (21) aconteceu o lançamento do Circuito de Caravaggio, uma opção inovadora de enoturismo em Tangará. O projeto envolve sete famílias, num circuito de 25 km focado no turismo de experiência, com contemplação da natureza, gastronomia, religiosidade, esportes radicais e, é claro, vinhos, sucos e espumantes de qualidade. 
     
    A ideia surgiu depois do concurso de gastronomia realizado na 6a Mostra do Vinho, em Videira. A juíza de vinhos Márcia Maluf Palei, responsável pelo concurso e pelas oficinas de degustação realizadas no evento, conheceu a produção de famílias no interior de Tangará. Um dos produtos do local, o Doce de Uva Cascão, chamou a atenção pela qualidade e pela rusticidade. “Nós imediatamente pensamos na inclusão do doce na lista do Slow Food no Brasil, o que coloca não só o produto em evidência, mas toda a região”, explica Márcia. 
     
    A partir de uma visita de Márcia às propriedades surgiu o projeto do Circuito. “As paisagens, os gostos, são centenas possibilidades de experiências para as pessoas”, garante Márcia, que trabalhou de forma voluntária na formatação e organização do Circuito, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Tangará. 
     
    O primeiro passo foi reunir representantes das famílias para uma oficina com Márcia, onde conheceram aspectos básicos da estrutura de recepção de turistas e acompanharam experiências semelhantes à implementada no Circuito. As estradas da região foram melhoradas e as placas indicando as sete propriedades do trajeto já estão instaladas. “Nós somos agricultores e continuamos a trabalhar com isso. Estamos investindo aos poucos para estruturar e oferecer uma recepção cada vez melhor”, explica Felipe Comachio, jovem de 23 anos que trabalha com os pais na propriedade. 
     
    Este é outro aspecto importante do Circuito, segundo o presidente da Cresol/Sicooper Tangará, Roberto Bonhenberger: a possibilidade de incremento de renda a partir de outras atividades, ainda vinculadas à agricultura, motiva a permanência no meio rural. “O êxodo de jovens do campo, em todo Estado, é um problema muito grande. Como garantir a permanência dos jovens, com renda e qualidade de vida? Estes projetos são alternativas interessantes”, observa Bonhenberger. 
     
    A mãe do jovem Felipe, Veronice Comachio, é quem faz o doce de uva que encantou enólogos e chefs, e que é uma das atrações do Circuito do Caravaggio. “É uma receita de família que nós sempre fazíamos, mas nunca imaginamos que fosse ter essa repercussão. Não só eu, mas os vizinhos também, todos estamos animados com a iniciativa”, conta dona Veronice. O vizinho, Pedro Longo, montou uma pousada rural em sua propriedade há 15 anos e não se arrepende dos resultados. “No início as pessoas duvidavam, mas estamos colhendo os frutos, principalmente nos últimos anos. O Circuito vai nos ajudar ainda mais”, prevê o agricultor, que trabalha na pousada e na propriedade com a esposa e os filhos.
     
    O município também projeta ganhos com o turismo religioso, a partir de uma articulação que rendeu a Tangará uma das relíquias de Santo Antônio. Na abertura da Mostra do Vinho, na sexta-feira (20), foi apresentado o objeto vindo de Pádova, na Itália, e que atrai fiéis de diversas partes do País. A relíquia, que ficará exposta na Igreja Matriz de Tangará, é formada por fragmentos do osso rádio, do braço direito de Santo Antônio. 

    24/07/2018 Leia...

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  • SER UCEFF É SER MULTI, UMA INSTITUIÇÃO MULTIÁREAS

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    Ampliar, qualificar e evoluir. A UCEFF é hoje a maior instituição privada de Ensino Superior do Oeste catarinense, e não por acaso. O empenho de profissionais responsáveis, o corpo docente especializado e a implementação de metodologias inovadoras favoreceram o florescimento dos ideiais da instituição.

     

    E para sublinhar um novo ciclo iniciado pela IES, a Diretoria de Ensino de Chapecó e a Agência de Comunicação Integrada e Marketing (ACIM) apresentam o UCEFF Multiáreas. A partir de agora, a instituição reafirma seu compromisso com a Educação ao expandir sua atuação em todas as áreas do conhecimento.

     

    A implementação de diferentes cursos, renovação de reconhecimento e o amadurecimento de projetos sociais são algumas das características que oportunizaram os avanços na UCEFF. “Ao longo dos anos, nos fortalecemos no Ensino Superior, realizando cada ação com muita responsabilidade e planejamento. Afinal, trabalhamos com Educação”, salienta a gerente da ACIM, Andressa Pacheco Moschetta. Ela ainda destaca que tais conquistas são reflexões da jornada paciente, mas consolidada.

     

    O diretor de Ensino, Elton Zeni, acrescenta que as recentes mudanças na UCEFF - boas mudanças, por sinal - “sintetizam a nossa preocupação em oferecer mais do que ‘ensino qualificado’, mas experiências significativas na vida das pessoas”.

     

    Se hoje somos Multiáreas, isso se deve à pluralidade na qual estamos inseridos e é desta forma que pretendemos continuar atuando, em diferentes áreas, gerando cada vez mais transformações para reinventar a sociedade. Ser UCEFF é ser MULTI, uma instituição multiáreas.

     

    Veja abaixo os cursos que compõem a UCEFF Multiáreas. As legendas se referem aos campi de Chapecó (XAP) e Itapiranga (ITA).

     

    AGRÁRIAS

    Agronomia (XAP e ITA)

    Medicina Veterinária (XAP e ITA)

     

    ARQUITETURA E ENGENHARIAS

    Arquitetura e Urbanismo (XAP e ITA)

    Engenharia Civil (XAP e ITA)

    Engenharia de Produção (XAP e ITA)

    Engenharia Elétrica (XAP)

    Engenharia Mecânica (XAP)

    Engenharia Química (XAP)

     

    HUMANAS

    Direito (XAP e ITA)

    Pedagogia (ITA)

     

    SAÚDE

    Odontologia (XAP e ITA)

    Educação Física (ITA)

     

    NEGÓCIOS

    Administração Premium (XAP e ITA)

    Ciências Contábeis Premium (XAP e ITA)

    Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (XAP)

    Curso Superior de Tecnologia Gestão da Tecnologia da Informação (ITA)

    24/07/2018 Leia...

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  • Aberto oficialmente o Festerê 2018

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    Foi aberto oficialmente na noite ontem, quinta-feira (19), no Campo Erê Tênis Clube, a 5ª edição do Festival de Interpretação da Música de Campo Erê, o Festerê.  A noite contou com apresentações de calouros campoerenses que interpretaram músicas nacionais nos estilos gospel, sertanejo, MPB e nativista.

     

    Apresentaram-se na finalíssima do municipal, oito calouros da categoria mirim,10 infantojuvenil e 10 da categoria adulto. Os critérios de avaliação da mesa de jurados foram dicção, afinação, técnica vocal, ritmo e apresentação. 

     

    O evento que faz parte da programação dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Campo Erê, prossegue nesta sexta-feira (20), com a classificatória do nacional e encerra-se no sábado (21), com a final da fase nacional e baile do município com a Banda América.

     

     

    Confira abaixo as colocações dos calouros

     

     

    Categoria Mirim

     

    1º lugar:  Lucas Gabriel e Gabriela

    2º lugar:  Gabriela Fidelis

    3º lugar:  Luan Correia de Aveda

    4º lugar:  Erick Correia Farias

    5º lugar:  Ashley Pinheiro

     

    Categoria infantojuvenil:

     

    1º lugar:  Érica Andressa de Mello

    2º lugar: Nicoly Vuelma Picinini

    3º lugar:  João Pedro Correia de Souza

    4º lugar:  Matheus Correia

    5º lugar:  Stefany Amaro Giacomini

     

     Categoria Adulto

     

    1º lugar: Eder Spilmann

    2º lugar: Neri e Eliziane

    3º lugar: Miranda

    4º lugar: Sidiane Correia

    5º lugar: Ramiro Amaro

    20/07/2018 Leia...

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  • Paulo Bauer é o parlamentar catarinense que mais destinou emendas para Educação

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    Brasília/DF, 19/07/2018 - O senador Paulo Bauer, líder da bancada do PSDB no Senado, é o parlamentar que mais destinou recursos para a Educação de Santa Catarina por meio de emendas na atual Legislatura do Congresso. Entre 2015 e 2018, foram destinados R$ 15,1 milhões em emendas para a Educação de vários municípios de Santa Catarina, quase 40% a mais do que o segundo colocado.

     

    Os recursos foram alocados para financiar projetos de apoio e desenvolvimento da Educação Básica, reestruturação e expansão de instituições federais de Ensino Superior, reestruturação e expansão de instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica e compra de ônibus para transporte escolar de milhares de estudantes catarinenses.

     

    “Se quisermos superar as desigualdades regionais que ainda existem em Santa Catarina, temos que avançar na Educação. Os países que hoje lideram o ranking de desenvolvimento humano da ONU passaram por transformações profundas nesse setor, investiram e fizeram acontecer. Nós precisamos seguir esses exemplos e transformar discurso em realidade. A população não aguenta mais esperar”, afirma Bauer.

     

    Não é de hoje que a Educação é prioridade para Paulo Bauer. Ex-secretário de Educação de Santa Catarina entre 1991-1995 e 2007 e 2010, ele sabe que oferecer ensino de qualidade é o caminho mais consistente para transformar as pessoas e impulsionar o desenvolvimento econômico e social.  Por isso, desde que assumiu o mandato de senador em 2011, Bauer destinou R$ 45 milhões para a Educação de 107 municípios catarinenses.

     

    Ônibus escolares

     

    A maior parte dos recursos foram destinados para a compra de ônibus escolares. Nos anos de 2014, 2015 e 2016, Paulo Bauer foi o parlamentar que mais indicou ônibus escolares junto ao FNDE em todo o Brasil todo. “A gente vê com frequência na TV reportagens que mostram crianças e adolescentes arriscando a vida em veículos precários para irem estudar. Sei que muito ainda precisa ser feito para a Educação avançar, mas oferecer algo básico como um transporte de qualidade para que nossos alunos consigam chegar à escola com a certeza de que serão bem atendidos é uma prioridade que não abro mão”, ressalta Paulo Bauer.

    19/07/2018 Leia...

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  • ACADÊMICOS DE AGRONOMIA PARTICIPAM DE AULAS PRÁTICAS DE FRUTICULTURA E RECURSOS FLORESTAIS

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    Na formação profissional de engenheiros agrônomos, o curso de Agronomia da UCEFF trabalha, em seu modelo de ensino-aprendizagem, com aulas teórico-práticas que transcende a abordagem tradicional, baseada na transferência de informações do educador para o educando de maneira unidirecional, e procura desenvolver um sujeito com habilidades e competências de acordo a realidade e necessidade de mercado.

    Desta forma, as aulas práticas de campo funcionam como uma espécie de catalisador para os conhecimentos adquiridos nas aulas em sala, já que a vivência de uma experiência facilita a fixação das informações, promove o desenvolvimento nos alunos da capacidade de reflexão, da capacidade de trabalho em equipe, da construção de ideias e atitudes, mostra as implicações reais de cada conteúdo, além do conhecimento de procedimentos e abertura da contextualização.

    Assim, nesta metodologia, o professor Marciano Balbinot juntamente com a turma do 7º período da Agronomia, estiveram a campo executando atividades inerentes as disciplinas de Fruticultura e Recursos Florestais l.

    No dia 09 de junho foi realizado prática na propriedade de Leonardo Gallon e Jair Defaveri; no dia 23 de junho na propriedade de Adilson Guiehl, ambas em Itapiranga; no dia 30 de junho na empresa Machry Florestais em Riqueza (proprietário Sérgio Machry, colaboradores Felipetto, Rafael e Maritana) e no dia 7 de julho na propriedade de Érico Ternus, em Tunápolis.

    Fica um agradecimento muito especial aos parceiros nomeados anteriormente, que abriram as portas das suas propriedades permitindo esta importante articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, o que traduz uma atuação político-institucional de intercâmbio entre a academia e a sociedade.

    19/07/2018 Leia...

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  • Sancionadas leis para construção em APP do Rio Uruguai

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    Na data desta quarta-feira, 18 de julho de 2018, o Município deu um grande passo em favor da retomada do crescimento da cidade. Próximo de uma década de entraves para a liberação de alvará de construção no centro da cidade, devido à questão ambiental da Área de Preservação Permanente do Rio Uruguai, as primeiras assinaturas de novos alvarás estão prestes a sair!
    Na manhã dessa quarta-feira, 18, o prefeito Jorge Welter, em ato realizado no auditório do Centro Administrativo, sancionou cinco seis relativas a revisão do Plano Diretor Municipal, as quais passam a amparar juridicamente o Poder Público Municipal a emitir os alvarás nas faixas de 200 e 500 metros da APP, consoante com o Estudo de Regularização Fundiária da área urbana consolidada, iniciado em 2016 e efetivamente concluído em 2017, sendo homologado pela extinta Fatma (hoje IMA Instituto do Meio Ambiente) e Ministério Público Federal.
    “Para Itapiranga é uma data muito importante. Tudo isso vem em favor da legitimidade e da segurança jurídica necessária para quem quiser investir na reforma, na ampliação e construção de edificações em nosso município”, destacou o prefeito. Ele salienta que ainda essa semana a sanção das leis será comunicada ao IMA e MPF. A partir de agora os projetos de reforma, ampliação e construção na faixa de APP que derem entrada no Departamento de Engenharia poderão ser acompanhados pelo protocolo eletrônico até a assinatura do alvará de construção.
    Salienta-se que a 48.74 metros do Rio Uruguai será possível somente reforma e adequações de construções já existentes, sem aumento da área construída. Existem ainda as restrições nas áreas de risco e a compensação ambiental a ser recolhida pelo proprietário.

    18/07/2018 Leia...

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  • Projeto aprovado na Câmara obriga divulgação de medicamentos disponíveis e em falta na Farmácia Básica do Município

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    Gilberto Berté apresentou projeto obrigando a divulgação de lista atualizada com medicamentos disponíveis e em falta

    Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em primeiro turno, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei 63/2018, de autoria de Gilberto Berté (MDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação na internet de listagem de medicamentos disponíveis e em falta na Farmácia Básica do Município. O texto prevê que o Poder Executivo tornará pública, em seu sítio eletrônico, lista atualizada dos medicamentos disponíveis e em falta na farmácia básica central e dos postos de saúde do Município.

    A matéria prevê que a lista deve ser atualizada de imediato quando do esgotamento de qualquer medicamento da Farmácia Básica Central e nos postos de saúde. Junto aos remédios em falta deverá constar a data prevista para que o fornecimento volte a ocorrer. O texto estabelece que para o cumprimento da lei, o Poder Executivo deverá criar um banner específico e de fácil acesso nas páginas iniciais dos sítios oficiais do Município na internet. A matéria foi aprovada por unanimidade e ainda passará por uma segunda votação antes de ser enviada ao prefeito para que sancione o texto e a lei entre em vigor.

    Berté também apresentou um requerimento de informação. Ele solicita ao prefeito e à secretária de Urbanismo informações quanto às emendas parlamentares. O vereador questiona sobre as emendas parlamentares de senadores, deputados federais e deputados estaduais que contemplaram o Município de 2011 até a presente data. Berté pede o valor e o objeto das emendas, e quais as obras executadas e os bens adquiridos com esses recursos.
     

    18/07/2018 Leia...

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  • ADR de São Miguel do Oeste anuncia R$ 5 milhões em convênios com municípios

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    A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Miguel do Oeste convidou a imprensa da região Extremo Oeste para coletiva de imprensa na tarde de terça-feira, 17.  Na oportunidade o secretário executivo, Paulo Meneghini, informou as principais ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na região nos primeiros 90 dias em que está à frente da agência. A novidade apresentada é o início do serviço de oncologia na região durante o mês de agosto.  

    Além de 13 novos convênios assinados com os municípios, o secretário informou sobre obras que estão sendo executadas e os aportes financeiros previstos para atender necessidades das Apaes e do transporte escolar em 2018. O município de Tunápolis recebeu o maior convênio da ADR e esteve representado na coletiva pelo prefeito, Renato Paulata, e o assessor jurídico, Alcides Hofer.  

    Conforme o secretário executivo da ADR, Paulo Meneghini, a soma dos novos convênios, obras em execução e repasses já previstos pela ADR para os municípios alcança próximo de R$ 30 milhões. Acrescenta que, se fossem somados os investimentos que estão sendo feitos por mais órgãos do Governo do Estado na região Extremo Oeste esse valor ultrapassaria R$ 50 milhões.

    “Este será um ano de conclusão de importantes obras, como a reforma de várias escolas, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e o início do atendimento da oncologia no hospital regional. Igualmente é oportuno pensar em ações que fortaleçam o desenvolvimento da região com um Governo próximo do cidadão”.  

    As principais obras do Governo do Estado no Extremo Oeste que estão em fase de execução somam R$ 15,4 milhões. Obras recentemente concluídas e não inauguradas perfazem R$ 2,9 milhões. As Apaes da região serão contempladas pela ADR em 2018 com repasse de R$ 1.350.000,00 e os municípios recebem a importância de R$ 4,5 milhões para custeio do transporte escolar.

    Os 13 novos convênios da ADR com os municípios da região foram assinados há poucos dias e somam R$ 5 milhões. A primeira parcela dos convênios já foi paga. Os recursos contemplam melhorias em estradas vicinais, construção de pavilhão de festas, pavimentação de ruas, combate a doenças animais, construção de centro de convivência para idosos, recursos para custeio de hospitais, aquisição de máquinas, auxílio para feiras e eventos, entre outros.  

     


     

     

    OBRAS NA ADR SMO

     

    NOME

    MUNICÍPIO

    OBRA

    VALOR

    OBSERVAÇÃO

    CRAS

    Iporã do Oeste

    171 m²

    324.000,00

    Em Execução

    CRAS

    Bandeirante

    171 m²

    294.179,89

    Em Execução

    CRAS

    Barra Bonita

    171 m²

    294.342,63

    Em Execução

    CRAS

    Belmonte

    171 m²

    298.118,39

    Em Execução

    CREAS

    Dionísio Cerqueira

    220 m²

    219.501,65

    Em Execução

    CREAS

    São Miguel do Oeste

    220 m²

    300.000,00

    Em Execução

    EEB Vendelino Seidel

    Iporã do Oeste

     

    369.235,56

    Em Execução

    EEB São Miguel

    São Miguel do Oeste

     

    3.700.000,00

    Em Execução

    Cedup Getúlio Vargas

    São Miguel do Oeste

    Mil metros quadrados de ampliação

    928.000,00

    Em Execução

    EEB Teodoreto C.F.S.

    Dionísio Cerqueira

    Construção de escola nova

    8.000.000,00

    Em Execução

    EEB Maria Glória Matos

    Dionísio Cerqueira

    Obras de acessibilidade

    150.000,00

    Em Execução

    Centro Atend. Turista

    Dionísio Cerqueira

    Retomada das obras

    600.000,00

    R$ 15,4 milhões

    EEB Madre Benvenuta

    São João do Oeste    

     

    2.300.000,00

    Concluída

    EEB Sara Castelhano

    Guaraciaba

     

    180.000,00

    Concluída

    Oncologia Hosp. Reg.        

    São Miguel do Oeste

                

    400.000,00

    Concluída

           

    R$ 18,3 milhões

     

    Apaes (749 alunos especiais)

    Previsão de repasse da ADR para às Apaes em 2018 é de R$ 1.350.000,00.

     

    Transporte Escolar (18 municípios)

    Previsão de repasse da ADR em 2018 é de R$ 4.500.000,00.


     

     

     

    MUNICÍPIO

    VALOR R$

    OBJETO

    Iporã do Oeste

    399.572,19

    (Sem Contrapartida)

    Serviços de recuperação e modernização de estradas vicinais numa extensão de 43 km. Em trechos nas comunidades de Boa Vista, Taquarussú, Barra Grande, São Vendelino, Preferido Alto, Monte Maria, Macucozinho, São Lourenço, Quilombo, Letras e trecho da Rua Bertolino Kunzler.  

    Iporã do Oeste

    199.984,90 (Estado)

    50.403,10 (Município)

    Total R$ 250.388,00

    Aquisição de Tubos de Concreto para drenagem pluvial das estradas vicinais rurais e urbanas do município de Iporã do Oeste.

    Itapiranga

    500.000,00 (Estado)

    145.750,30 (Município)

    Total R$ 645.750,30

    Construção de Biergarten (Jardim da Cerveja), que contempla Infraestrutura para construção de pavilhão de festividades e de locais de manipulação e comercialização de alimentos e bebidas.

    Tunápolis

    1.472,173,29

    (Sem Contrapartida)

    Pavimentação asfáltica de continuidade da Rodovia da Fronteira no trecho do centro da comunidade de Pitangueira.

    Tunápolis

    10.000,00

    Custeio do trabalho de acompanhamento e monitoramento das propriedades a fim de diminuir a incidência de novos focos de brucelose e tuberculose, bem como a criação de um número significativo de propriedades certificadas como livres dessas zoonoses.

    São João do Oeste

    10.000,00

    Realização de evento cultural na 10ª Semana Alemã.

    Paraíso

    250.000,00

    (Sem Contrapartida)

    Obras de pavimentação de pedras irregulares na Linha Grápia, perfazendo 4 mil metros quadrados.

    Palma Sola

    299.986,63 (Estado)

    2.938,37 (Município)

    Total R$ 302.925,00

    Pavimentação asfáltica do prolongamento da Avenida Catharina Seger e Rua Antônio Benetti numa área total de 5.640 metros quadrados.

    Dionísio Cerqueira

    500.000,00

    (Sem Contrapartida)

    Recuperação de 100 Km de estradas vicinais com a finalidade de construir, implantar e recuperar obras rodoviárias de forma a propiciar melhores condições de trafegabilidade aos usuários e escoamento da produção agrícola e pecuária. As melhorias contemplam as comunidades de Sede Peperi, Jorge Lacerda, Bela Vista do Peperi, Barra da União, Sede Unida, Três Barras, Santa Catarina, São Paulo, Seca, Cordilheira, Lajeado, Sede Marina, Água Parada, Araras, Campinho, Toldo e Palmeira.

    Dionísio Cerqueira

    600.000,00

    Custeio e manutenção de serviços no hospital.

    Anchieta

    100.000,00

    (Sem Contrapartida)

    Ampliação do Centro de Convivência de Idosos do município de Anchieta.

    Guarujá do Sul

    150.000,00 (Estado)

    8.313,69 (Município)

    Total R$ 158.313,69

    Pavimentação com pedras irregulares em vias públicas na Rua Dionísio Caramori com área total de 2.517,15 metros quadrados.

    Princesa

    300.000,00

    (Sem Contrapartida)

    Aquisição de Retroescavadeira, cabine fechada com ar condicionado.

    Princesa

    10.000,00

    Realização da 7ª Feira da Bezerra no município de Princesa.

    Contrapartida dos Municípios R$ 207.000,00                                                                       Valor Total R$ 5.009.000,00

     

     

    18/07/2018 Leia...

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  • Deputado Valdir Colatto concorre ao “Prêmio Congresso em Foco 2018”

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    Um dos critérios de avaliação é o parlamentar ser Ficha Limpa

    O deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC) concorre a 11ª edição do “Prêmio Congresso em Foco 2018”, que irá premiar os melhores parlamentares do Congresso Nacional. Um dos objetivos da votação é estimular os cidadãos a acompanhar o desempenho individual dos deputados e senadores, de modo a reconhecer o trabalho de quem se destaca positivamente.

    Um dos critérios para participar da votação é ser um político Ficha Limpa, ou seja, não responder a acusações criminais em inquéritos ou ações penais em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

    Para fazer a votação, selecione o nome de Valdir Colatto nas categorias “Melhor Parlamentar” e “Defesa da Agropecuária”. O catarinense é um defensor do setor em Santa Catarina e no Brasil. “A agricultura é o setor que sustenta o país”, enfatiza o parlamentar emedebista.

    A votação pela internet iniciou no dia 1º de julho, e vai até 31 deste mês, por meio do site do Congresso Em Foco. O sistema e os procedimentos estão sujeitos a monitoramento e auditoria externa da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). O resultado será revelado no dia 13 de agosto, às 20h30, no evento da premiação, em Brasília.

    Cada participante da votação pela internet poderá votar em até dois senadores e três deputados federais, nas categorias gerais, e em apenas um nome nas categorias especiais (Redução das Desigualdades Sociais, Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, Defesa da Agropecuária e Defesa da Advocacia Pública). Nas categorias gerais, serão escolhidos: “Melhores Senadores do Ano e Melhores Deputados do Ano”.

    17/07/2018 Leia...

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  • PROFESSORA DA UCEFF ITAPIRANGA PARTICIPA DO X EGEPE EM SÃO PAULO

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    Nos dias 4, 5 e 6 de julho a professora Nathalia Berger Werlang participou de importante evento nacional sobre empreendedorismo, o X EGEPE - Encontro de Estudos sobre Gestão de Pequenas Empresas e Empreendedorismo em São Paulo. Neste evento, a professora Nathalia apresentou três trabalhos que foram aprovados e aceitos para apresentação e publicação, fruto de pesquisas realizadas na UCEFF Itapiranga.

    O trabalho intitulado “DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL DE DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: ANÁLISE LONGITUDINAL DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS” foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa GEIPE – Gestão, empreendedorismo e inovação em pequenas empresas em parceria com as acadêmicas Franciele Milene Jantsch, do curso de Administração, Ana Paula Groth do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, e dos professores Me. Nathalia Berger Werlang e Esp. Eder Heberle. O estudo analisou o desenvolvimento das competências empreendedoras do curso de Administração ingressantes em 2014/1 e concluintes em 2017/2.

    O segundo artigo apresentado foi “ANÁLISE DA ESTRATÉGIA INICIAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO: ESTUDO MULTICASOS DE EMPRESAS EXPORTADORAS” desenvolvido pela egressa do curso de Administração Carla Naue, orientado pela professora Me. Nathalia Berger Werlang, e teve como objetivo compreender o processo de internacionalização, desafios e oportunidades por três empresas de pequeno e médio porte da nossa região.

    Já o terceiro artigo apresentado, intitulado “ COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS: INVESTIGAÇÃO E MAPEAMENTO DO PERFIL FEMININO” foi desenvolvido pela egressa do curso de Administração Ana Claudia Korbes, orientado pela professora Me. Nathalia Berger Werlang. Este trabalho teve como foco compreender quais as características empreendedoras das mulheres da região sul, principais desafios e motivações para empreender desse público.

    A professora Nathalia destaca que “é importante participar de eventos deste porte, que discutem práticas de empreendedorismo em diversas esferas, desde práticas empresariais, até de práticas para fomentar o ensino empreendedor nas universidades. Além de adquirir informações, o evento é uma forma de divulgarmos o conhecimento que desenvolvemos aqui na nossa Instituição, e fazer novas redes de contatos com professores e pesquisadores de todo o Brasil.”

    A professora Nathalia agradece o envolvimento e dedicação dos acadêmicos do grupo de pesquisa GEIPE e das egressas do curso de Administração no desenvolvimento dos artigos, e as coordenações dos cursos Administração, Ciências Contábeis e Gestão da Tecnologia da Informação pelo apoio.

    16/07/2018 Leia...

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  • Trevisan anuncia readequações no trânsito

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    Modificações estão embasadas em questões técnicas e de praticidade

    Depois de um período de experiência com o novo modelo, foi observada pela Administração Municipal, junto com o Departamento Municipal de Transito, a necessidade de algumas readequações na área central.

        O prefeito Wilson Trevisan afirmou que, como era do conhecimento de todos, haveria uma avaliação após este primeiro mês de implantação. Para isso, a municipalidade teve encontro com representantes da empresa que implantou o projeto e, durante, o Gabinete em Movimento da última semana, nas secretarias de Planejamento e de Urbanismo, esteve verificando os locais para uma análise mais técnica e de praticidade.

        O anúncio das alterações foi feito na manhã desta segunda-feira (16) e contempla as duas quadras de mão única da Rua Sete de Setembro, entre a Marcílio Dias e a XV de Novembro, que voltarão a ter mão dupla. O mesmo acontecerá com uma quadra da rua Almirante Tamandaré, entre a Marcílio Dias e a Santos Dumont. Já na Marcílio Dias, o sentido de mão única será estendido até a rua 22 de Abril, após a garagem da Reunidas. Também serão instalados redutores para o controle de velocidade. Outra alteração que começará a valer em data ainda a ser confirmada, diz respeito ao horário de operação do Estacionamento Rotativo, que começará a funcionar meia hora mais cedo (8h), e terminará meia hora mais tarde (18h), e deixará de ser cobrado no horário do almoço, entre às 12h e 13h. E, ainda, ajustes nas rotatórias da avenida Getúlio Vargas com a XV de Novembro, e da XV de Novembro com Sete de Setembro, e quando houver disponibilidade de vagas a ampliação para 4h o tempo de permanência na mesma vaga.

        “Nos últimos dias ouvimos muito a população, discutimos questões técnicas e avaliamos os locais para tomarmos estas decisões. Estas medidas vão atender praticamente todas as reivindicações da comunidade. Algumas serão executadas de imediato e, as demais, dentro de um prazo de 30 dias”, explicou o prefeito.

     

    16/07/2018 Leia...

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  • Sicoob São Miguel lança Plano Safra 2018/2019 e disponibiliza R$ 180 milhões em recursos

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    O Sicoob São Miguel realizou, na noite de sexta-feira (6), o lançamento do Plano Safra 2018/2019 em um ato no Auditório do Centro Administrativo da Cooperativa. Participaram do evento, gerentes e subgerentes de agências, gerentes regionais e de áreas, profissionais que atuam no crédito rural, conselheiros fiscais, conselheiros de administração e diretores.

    Em sua fala, o presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Fronchetti, apresentou uma análise do cenário econômico brasileiro e as perspectivas no agronegócio, ressaltando a importância do lançamento do Plano Safra. Ele destaca que os incentivos para os pequenos e grandes produtores rurais acontecem na disponibilização das mais variadas linhas de crédito, mas também pela relação justa de proximidade com o associado.

    “Nos últimos anos temos melhorado muito, principalmente na parte do Crédito Rural com o qual os agricultores podem fazer seus investimos de acordo com suas necessidades, sendo que, neste ano, vamos atender o agricultor com mais agilidade e presteza”, enfatiza.

    Conforme o diretor de negócios, Jaimir Balbinot, a cooperativa vem contribuindo, principalmente, ao oferecer aos associados todas as linhas de crédito para que o produtor rural se mantenha em sua produtividade. “Ele pode buscar na cooperativa esse recurso, mais barato e para que ele aplique na sua produção, na sua atividade, e se mantenha lá no meio rural, que é o grande destaque aqui da nossa região”, lembra.

    Um dos destaques da noite foi o reconhecimento de melhor desempenho no Plano Safra 2017/2018 à agência do município de Anchieta, representada no evento pelo seu gerente, Marcos Rogério Dambrós. Ele cita que a premiação foi um mérito alcançado a partir da melhor aproximação com os associados.

    “O município de Anchieta, como quase toda a região, é totalmente agrícola. As propriedades são pequenas e conseguimos abordar um grande número de associados para realizar custeio. Para que isso acontecesse, a gente se aproximou deles, orientou e os trouxe para dentro da cooperativa, atendendo assim a necessidade de cada associado”, conta.

    De acordo com o gerente operacional, Edson Cieplak, nesse ano o Sicoob disponibilizará R$ 180 milhões em recursos para operações de custeio, comercialização e investimento. Ele participou na última semana, do lançamento do Plano Safra 2018/2019 em Brasília-DF, onde pode verificar as perspectivas do que vai ser trabalhado nesse ano. “Trouxemos informações quentíssimas do Plano Safra lançado pelo Governo Federal, para disponibilizar às nossas agencias nesta noite. Também para mostrar a força do cooperativismo, e do quanto hoje ele representa para o mercado financeiro”, avalia.

    Recursos disponíveis para contratação

    Segundo Cieplak, o Crédito Rural é um financiamento destinado a produtores rurais e cooperativas ou associações de produtores rurais. Seu objetivo é estimular os investimentos e ajudar no custeio da produção e comercialização de produtos agropecuários. Para contratar este recurso, o associado deve comparecer a agência de sua cidade e solicitar as informações necessárias, os recursos já estão disponíveis para contratação e com novidades que poderão agilizar ainda mais o processo.

    10/07/2018 Leia...

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  • Descanso sai na frente!

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    Prefeitura emite primeiras credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com algum tipo de deficiência

    O município de Descanso saiu na frente ao emitir credenciais de estacionamento para o uso de vagas para idosos e pessoas com algum tipo de deficiência. A demanda se deu após São Miguel do Oeste implantar o sistema de estacionamento rotativo.

    Tudo começou quando o senhor Augusto Baldo, 72 anos, foi até o município vizinho e estacionou seu veículo em uma vaga destinada aos idosos. Como não tinha a credencial, ele foi multado por uma monitora de trânsito.

    Inconformado, Baldo procurou informações com a administração de Descanso sobre a possibilidade de o idoso estacionar nas vagas especiais sem serem penalizados. Após isso, a chefe de gabinete, Cirlei Zimmermann se inteirou da legislação, esteve na Delegacia Regional de Polícia Civil e no Detran.

    Após confirmações de quais procedimentos deveriam ser adotados, o prefeito de Descanso, Sadi Bonamigo não mediu esforços no sentido de o município emitir as credenciais. Na manhã de ontem, foi feita a entrega da primeira credencial de estacionamento vaga especial ao senhor Augusto Baldo.

    “Fiquei surpreso quando, na quarta-feira, me ligaram e disseram para eu buscar a credencial. Parabéns ao Governo de Descanso por se empenhar e trazer a solução que o povo quer”, disse Baldo.

    Segundo o prefeito, o documento é válido em todo o território nacional. “Torcemos para que o estacionamento rotativo dê certo em São Miguel do Oeste. Por outro lado, ali, aqui em Descanso ou em qualquer outro município, o idoso precisa ser valorizado, especialmente no que diz aos seus direitos de mobilidade urbana”, enfatizou.

    A emissão das credenciais pode ser solicitada todas as tardes no Centro Administrativo de Descanso, na Chefia de Gabinete. Para os idosos a partir dos 60 anos de idade, entre os documentos exigidos estão carteira de identidade, CNH, CPF, comprovante de residência em nome do requerente e, no caso de pessoas que apresentem algum tipo de deficiência, laudo médico.

    As credenciais são confeccionadas seguindo o modelo nacional. Em posse do documento, este precisa ficar exposto no painel do veículo. A autorização permite o uso em vagas de estacionamento rotativo, gratuito ou pago, desde que estejam devidamente sinalizadas com a legenda.

     

    06/07/2018 Leia...

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  • Dionísio Cerqueira: ação judicial sobre titularidade de terras é tema de audiência em Brasília

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    O deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC) esteve em audiência com a Advogada-Geral da União, ministra Grace Mendonça, na tarde desta quarta-feira (4). Em pauta a regularização fundiária do município de Dionísio Cerqueira. 

    Atualmente, a população está em situação de insegurança jurídica devido a ação judicial entre a União e o município sobre a titularidade de uma área de mais de 10 milhões de metros quadrados. Essa área inclui todo o atual perímetro urbano e suburbano da cidade e, ainda, fração rural.

    "Por orientação da ministra, iniciarei o processo administrativo na Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal em Brasília, para solucionar o problema", pontuou Colatto.

    05/07/2018 Leia...

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  • Acadêmicas de Psicologia realizam intercâmbio em Portugal

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    As estudantes de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste, Bruna Lunardi Belegante e Janaína Paulus, estão vivendo experiências enriquecedoras na Universidade do Minho, na cidade de Braga, em Portugal. As duas acadêmicas renovaram o intercâmbio para mais seis meses e ficarão em Portugal até o início de 2019. Segundo a coordenadora do curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira, o intercâmbio permite que as alunas tenham contato com outras culturas e a convivência com uma língua diferente. "Elas entram em contato com realidades profissionais diversificadas; desafiam-se para o desconhecido, saindo de sua zona de conforto e ampliando os seus horizontes", avalia a professora.

        Portugal chamou a atenção de Bruna pela cultura e por ser a terra de um dois mais importantes escritores do mundo: José Saramago. Ela destaca que foi muito bem recebida no país e que, em Braga, há brasileiros por toda parte. A acadêmica conta que, desde que pisou em solo português, teve a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e fazer novas amizades. "Eu mudei muito, desconstruí muitas coisas que estavam  guardadas e enraizadas. Acredito que tornei-me uma pessoa mais madura. Além disso, a experiência do intercâmbio será um diferencial no meu currículo", ressalta a futura psicóloga, que divide um apartamento com um casal brasileiro, uma portuguesa e mais duas brasileiras.

        Nos momentos em que não está estudando, Bruna aproveita para conhecer pontos turísticos. Em Lisboa visitou a Torre de Belém, Mosteiro dos Jerônimos, Panteão Nacional, Castelo de São Jorge, Miradouro de Santa Luzia, Sé de Lisboa, Casa dos Bicos – Fundação José Saramago, Praça do Comércio, Miradouro Santa Catarina, Praça Luís de Camões, Escultura de Fernando Pessoa, Pastelaria Pastéis de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Museu Nacional do Azulejo, Cais das Colunas, O Martinho da Arcada e Lisboa, Praça da Figueira, Oceanário de Lisboa e a Casa Fernando Pessoa. Bruna também visitou outras cidades portuguesas: Aveiro, Viana do Castelo, Coimbra, Guimarães, Valença e Porto.  As cidades espanholas Madrid, Barcelona, Santiago de Compostela e Manzaneda também integraram o roteiro de viagens de Bruna que pretende, neste semestre, visitar outros países.

     

    NOVAS EXPERIÊNCIAS

     

        Portugal também foi a escolha da acadêmica Janaína Paulus para fazer intercâmbio. Ela explica que optou pelo país, pois a Universidade do Minho está entre as 150 melhores universidades do mundo. Janaína conta que nunca tinha imaginado sair do Brasil e ficar tanto tempo longe da família e dos amigos. "Descrevo esse intercâmbio como uma redescoberta. Ele abriu a minha mente, rompeu com paradigmas e, atualmente, posso dizer que vejo o mundo por outro viés. Na universidade, estou tendo contato com diversos profissionais da Psicologia e um contato maior com a prática, o que é muito importante para a minha formação profissional", detalha a estudante.

        Além de estudar, Janaína tira um tempo para conhecer pontos turísticos. Em Braga, visitou o Bom Jesus do Monte, Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, Moro do Picoto, Igreja de São Victor, Sé de Braga e o Jardim de Santa Bárbara. Na cidade de Aveiro, conheceu Barcos Moliceiros e a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto. Quando esteve em Coimbra, a acadêmica visitou o Arqueduto de São Sebastião, Sé Velha, Claustro da Manga, Universidade de Coimbra, Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e o Parque de Santa Cruz. Na Espanha, visitou Santiago de Compostela e realizou um sonho de infância em Manzaneda: pisou pela primeira vez na neve.

     

    03/07/2018 Leia...

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  • Audiência Pública aprova revisão do Plano Diretor e volta da emissão de alvará de construção está próxima

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    Uma das etapas finais e decisivas do processo que se arrasta há mais de uma década sobre a APP do Rio Uruguai foi realizada na noite desta quarta-feira, 27. O auditório da Câmara de Vereadores lotou para a Audiência Pública de revisão do Plano Diretor Municipal. Revisão essa necessária para atender legislação municipal que aprovou o Estudo de Regularização Fundiária.
    A audiência foi coordenada por profissionais da empresa Alto Uruguai Engenharia e Planejamento de Cidades. Feitas as considerações sobre o estudo e as alterações propostas, foi aberto espaço para manifestação dos presentes; momento em que foram explicados questionamentos e ouvidos apontamentos dos participantes. Ao final, a audiência deu por aprovada a revisão do Plano Diretor.
    Na prática, explica o diretor do Departamento de Engenharia e Projetos, Carlinhos Mallmann, o Município cumpriu sua parte nos trâmites necessários para voltar a emitir alvará de construção na faixa de Preservação Permanente do Rio Uruguai, a partir de 48,74 metros, ressalvadas restrições de áreas de risco. O próximo passo é colher parecer do Conselho Municipal da Cidade e dar entrada do projeto de lei das alterações na Câmara de Vereadores. O prefeito Jorge Welter, por sua vez, enalteceu o significado da audiência, pois a aprovação da revisão do Plano Diretor representa que em torno de 1.200 terrenos estarão liberados para construção dentro de algumas semanas.

     

    29/06/2018 Leia...

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  • Segundo Arraiá de Descanso surpreende nas apresentações e participação de público

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    De cinco equipes participantes, Clube Mães e Amigas fatura o primeiro lugar

     

    Ao ter somado 88 pontos, o Clube Mães e Amigas ficou campeã no Segundo Arraiá de Descanso realizado sábado, 23 de junho, no salão paroquial. Outras quatro equipes também participaram do evento junino organizado pela Associação Cultural, Assistencial e Desportiva de Descanso, com o apoio do Governo Municipal por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura.

    Durante as apresentações, os três jurados avaliaram quesitos de conjunto, coreografia e caracterização. Em segundo lugar, o Rotaract somou 84 pontos. Com 81 pontos, a equipe Master ocupou a terceira colocação. O CTG Candeeiro do Oeste apareceu na quarta posição ao fazer 74 pontos e, por fim, a APP Creche Professora Gracinha com 73 pontos. 

    “A equipe Clube Mães e Amigas teve empenho para se apresentar e tivemos dois ensaios. A apresentação foi diferente e procuramos inovar ao trazermos a interpretação da dupla Milionário e José Rico. Também fomos brincar e nos divertir”, falou Roseli Bonattto, agente de Secretaria.

    O primeiro lugar faturou R$ 500. As demais premiações foram R$ 300, R$ 200 e as outras duas equipes com R$ 100 cada. Ainda conforme a secretária municipal de Cultura, Marise Prévide Giombelli, as equipes participantes tiveram a oportunidade de comercializar bebidas e comidas típicas de São João. “Também queremos agradecer a todos que colaboraram com a festa junina em especial aos patrocinadores”. 

    Para o prefeito Sadi Bonamigo, o Segundo Arraiá de Descanso superou o sucesso da primeira edição com a participação de público, além de inovação nas apresentações das equipes. “É compromisso do Governo resgatar a cultura, que quer o melhor para o município. Somos um povo que valoriza, que gosta e participa das atividades culturais. Parabéns a todos os envolvidos e que a cada ano se tenha um evento assim, grandioso em todos os aspectos”, destacou.

    Após as apresentações, a Banda Balanço de Baile de São Miguel do Oeste animou a festa.

    Créditos: Deonir Dalpias (Paulo Dim)

    25/06/2018 Leia...

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  • Município recebe seis veículos através da Receita Federal

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    Pedidos foram realizados através da Administração Municipal de Guaraciaba e a Vereadora Laura Scalco

    A Administração Municipal de Guaraciaba recebeu no final da tarde desta quarta-feira (20), seis veículos oriundos da Receita Federal. A informação é do Prefeito Municipal Roque Luiz Meneghini. Conforme ele, os carros são avaliados em mais de R$200 mil, e o pedido foi realizado junto à Receita do Município de Joaçaba, através de um ofício da Administração Municipal de Guaraciaba e da Vereadora Laura Scalco.

     

    No montante estão uma Van, três veículos Gol, um Polo e uma Camioneta Hilux SW4. Meneghini explica que os veículos são de fundamental importância e vem auxiliar nas demandas de atendimento de cada Secretaria, seja para deslocamento de pacientes, ou da própria equipe da Administração na vistoria dos trabalhos em todo o município.

     

    Ainda hoje, segunda-feira (25), está sendo protocolado na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei em que autoriza que os veículos sejam recebidos através de doação e que, a partir da aprovação seja possível fazer melhorias nos mesmos além de providenciar a regularização.  

     

    25/06/2018 Leia...

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  • Partido de Bolsonaro lançará candidatura própria ao governo de SC

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    O Partido Social Liberal (PSL) de Santa Catarina, do pré-candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro, deu mais um grande passo na noite de quarta-feira (20), sobre o caminho da legenda nas eleições de 2018: lançar uma pré-candidatura própria ao Governo do Estado de Santa Catarina.

     

    O tema já vinha sendo discutido na sigla, porém, na última semana, cumprindo agenda em Brasília, o presidente do PSL-SC e pré-candidato ao Senado, Lucas Esmeraldino, juntamente com alguns membros da Executiva Estadual, em reunião com o líder Bolsonaro, decidiram colocar em votação este lançamento da pré-candidatura do partido ao governo do Estado. 

     

    Contando com a participação de todos os membros da Executiva Estadual, a votação foi unânime e, o PSL-SC entra também, na disputa ao governo. Assim, com a pré-candidatura própria e “benção” do presidenciável Jair Bolsonaro, a legenda busca marcar posição no jogo eleitoral e atender, principalmente, o desejo dos catarinenses pela renovação política.

     

    “O resultado desta reunião representa o sentimento de uma família, de militantes que buscam uma nova política e de um povo que quer mudança e estão desacreditados da velha política. Além disso, o cenário está muito indefinido, temos chances de vencer, já que possuímos nomes com capilaridade, tamanho, conhecimento e responsabilidade de governar e ser o pré-candidato a governador de Santa Catarina”, destaca o presidente Esmeraldino.

     

    Para o pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, o PSL-SC, na pessoa do líder estadual Lucas Esmeraldino, merece o respeito nacional. “Em poucos meses, a Executiva da sigla catarinense está fazendo a diferença, tornando-se forte e competitiva, dando essas condições de disputa equilibrada. Isso mostra a vontade de fazer uma política séria, diferente, com transparência, moralidade, ética e, o mais importante, ficha limpa”, enfatiza o presidenciável.

     

    A ideia do PSL de Santa Catarina é lançar o pré-candidato ao governo no mês de julho.

     

    22/06/2018 Leia...

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