Últimas REGIONAL

  • Unoesc visita Instituto Ceferino Namuncura na Argentina

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    Uma comitiva da Unoesc visitou, na sexta-feira (24), o Instituto Ceferino Namuncura, localizado no município de San Vicente na Argentina. Participaram da visita, a coordenadora de Relações Interinstitucionais, professora Kaline Zeni; a responsável pelo setor de Marketing e Comunicação de São Miguel do Oeste, Daiane Rigo; a coordenadora de Medicina Veterinária, professora Daniele Beuron e o acadêmico do curso, Juan Ignacio Kleñuk. Durante a visita, foi apresentado aos alunos do Instituto a estrutura e os cursos da Unoesc, as oportunidades de como ser intercambista e a Feira das Profissões. O acadêmico de Medicina Veterinária, Juan Ignacio Kleñuk, concluiu o Ensino Médio no Instituto Ceferino Namuncura e voltou na escola para falar sobre a experiência em estudar em outro país e sobre a estrutura da Universidade. "A Unoesc conta com laboratórios e hospitais veterinários modernos para o desenvolvimento das atividades. Os professores estão sempre disponíveis para auxiliar os acadêmicos", ressaltou o estudante durante a visita. Segundo a professora Kaline Zeni, a visita foi muito positiva, uma vez que trata-se da primeira agenda de inserção da Unoesc em uma escola no exterior. "Essa agenda é uma janela de possibilidade para projetar e colocar a Unoesc aberta para receber alunos estrangeiros do Mercosul para oportunidades diferenciadas de estudos e experiências", destaca a professora Kaline. O diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Evelácio Roque Kaufmann, acrescenta que, desde o início do ano, a Unoesc São Miguel do Oeste tem recebido alunos do Instituto para os cursos de graduação. "Acreditamos que pela proximidade que temos com a Argentina, pela infraestrutura e pela qualidade do ensino superior que a Unoesc oferece, há um grande potencial dos alunos argentinos optarem pela nossa Universidade para dar continuidade aos estudos", projeta o professor.

    29/08/2018 Leia...

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  • Conselho Tutelar de Palma Sola Participa de Capacitação

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    O tutelar não tutela à criança tutela o direito.

    No dia 16 de agosto a equipe de profissionais que trabalha no Conselho Tutelar de Palma Sola participou de uma importante capacitação em Chapecó/SC. Na ocasião as conselheiras foram acompanhadas pelo secretário de Assistência Social, Ivanor de Moura. Aproximadamente 150 pessoas participaram da capacitação entre conselheiros e profissionais da rede de atendimento à crianças e adolescentes – policiais militares e civis do oeste catarinense. A capacitação foi realizada por Luciano Betiate autor de 14 livros sobre o Conselho Tutelar. Betiate já foi Conselheiro Tutelar por 6 anos, atuou como secretário da Assistência Social e coordenador do CREAS. Suas palestras são apreciadas em todo Brasil e de interesse de profissionais das mais diversas áreas como: saúde, segurança pública, profissionais da educação e principalmente conselheiros municipais do direito das crianças e adolescentes. As conselheiras Tatiane F. de Assis Bastos, Rosângela Paetzold, Neuza de Souza e Soleni T. Pinto participaram da capacitação, o conselho de Palma Sola ainda conta com a coordenadora Ivone Fabiani Munaro (que está de férias) e com o suplente Algemirio Fagundes. As conselheiras que participaram da capacitação enfatizam que é preciso capacitar toda a rede que trabalha no atendimento dos direitos da criança e do adolescente para melhorar o atendimento. De acordo com as conselheiras a capacitação deveria acontecer antes das conselheiras começarem a trabalhar. “Para qualquer profissão você tem formação, então para o nosso caso essa capacitação foi perfeita por abordar especificamente os artigos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente”, enfatizam as conselheiras. Ainda de acordo com elas a capacitação rendeu a aquisição de 3 livros sobre legislação que envolve o dia a dia das conselheiras no oficio do seu trabalho. A maioria das pessoas acham que a responsabilidade da criança e do adolescente é do Conselho Tutelar. Há uma visão equivocada de que é o Conselho Tutelar. O Conselho não existe para exercer o papel dos pais na educação dos filhos e nem o poder repressivo da polícia. “A capacitação fez com que conhecêssemos de fato as atribuições do Conselho Tutelar. Sem distorcer as funções conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – Lei n° 8.069 de 13 de julho de 1990. Sendo assim, as conselheiras devem agir conforme o Artigo 98 do ECA, situações em que deverá atuar de acordo com o Artigo 101, inc. I a VI e Artigo 129. A pedra fundamental do conselho não é cumprir direito, é zelar pelo cumprimento. O tutelar não tutela à criança tutela o direito”, destacam as conselheiras. O secretário da Assistência Social, Ivanor de Moura destaca que a capacitação das conselheiras deve ocorrer de forma continuada. “Para os próximos dias faremos a aquisição de mais livros para aperfeiçoar os estudos da equipe, também temos previsto uma reunião com toda a rede para alinhamento da equipe. O impacto positivo da capacitação no trabalho das conselheiras é visível, para o ano de 2019 temos previsto mais capacitações”, afirma Ivanor.

    28/08/2018 Leia...

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  • SESI lança Corrida do Bem em São Miguel do Oeste

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    Pelo terceiro ano consecutivo a cidade de São Miguel do Oeste foi escolhida para sediar um das etapas da Corrida do Bem, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Fiesc, por intermédio do Serviço Social da Indústria, SESI. Na manhã desta sexta-feira, 24, o diretor do SESI Regional Oeste, Claudemir José Bonatto, reuniu os representantes dos sindicatos patronais ligados à Fiesc – Sinduscon, Sindivestuário, Singráficos, Sindimecânicas e Sindialimentação, imprensa, patrocinadores e representantes da câmara de vereadores e administração pública para o lançamento do evento, que acontece no dia 30 de setembro. Com a corrida, o SESI visa estimular a qualidade de vida e o bem estar da comunidade. Essas corridas já reuniram 26 mil pessoas em todo o Estado e renderam mais de R$ 200 mil em doações para instituições. Em São Miguel do Oeste, em 2016, 221 pessoas participaram e em 2017, 458. Na última edição os mais de R$ 3 mil foram doados ao Cantinho Acolhedor. Neste ano serão beneficiadas a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Monte Moriá. As inscrições podem ser feitas no SESI.

    24/08/2018 Leia...

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  • Prefeito anuncia simplificação da legislação tributária

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    Decisão foi anunciada ao final do dia de “Gabinete em Movimento” na Secretaria de Administração e Finanças. Intenção é simplificar as leis sobre este assunto, colocando as mais de 100 atuais em uma só. Outra comissão fará um estudo aprofundado da dívida ativa do Município, a fim de regularizar a situação de devedores. Prefeito também assinou um Decreto dando preferência a empresas do município para as compras da Prefeitura.

    O principal anúncio feito pelo prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, no final da tarde desta quinta-feira (23), ao término do “Gabinete em Movimento” na Secretaria de Administração e Finanças, diz respeito à unificação da legislação tributária municipal e a um estudo aprofundado da dívida ativa. De acordo com Trevisan, serão criadas duas comissões, com representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), entidades representativas do comércio e indústria, e assessorias jurídicas da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. O prefeito também assinou um Decreto estabelecendo que empresas de São Miguel do Oeste terão preferência na aquisição de produtos e serviços por parte dos entes públicos municipais. LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA O objetivo da unificação da legislação tributária municipal é simplificar os trâmites nesta área, proporcionando maior agilidade e confiabilidade aos serviços. “Hoje, nossa legislação tributária é uma verdadeira colcha de retalhos. Temos mais de 100 leis para tratar de um único assunto. Nossa ideia é juntar tudo em um único Código Tributário, que não dê espaço para interpretações divergentes e que seja estritamente técnico”, explica o prefeito. “Temos um compromisso assumido com a população, de não aumentar impostos, e iremos cumprir isso à risca. O que queremos, é apenas simplificar nossas leis e torná-las mais transparentes”, assinalou. DÍVIDA ATIVA Atualmente, o Município de São Miguel do Oeste tem registrados em dívida ativa mais de R$ 15 milhões. O valor é devido por cerca de 3 mil contribuintes. Entretanto, uma boa parte já se tornou incobrável devido a diversos fatores. Esta comissão deve fazer o levantamento daquilo que, realmente, é possível reaver. “Não é justo com aqueles que cumprem com todas as suas obrigações em dia, que outros deixem de cumprir. Por isso, decidimos criar esta comissão, que fará um estudo aprofundado destas dívidas, e a melhor forma de reavermos estes valores aos cofres públicos, para transformá-los em serviços de qualidade e obras para toda a população”, explica o prefeito. PRIORIDADE PARA SÃO MIGUEL DO OESTE No final da tarde, logo após se reunir novamente com os servidores da Administração e Finanças, Trevisan assinou um Decreto onde estabelece a preferência para empresas de São Miguel do Oeste na contratação de produtos ou serviços para entes públicos do Município. A intenção, segundo o prefeito, é incentivar o desenvolvimento da cidade, fazendo com que o dinheiro dos contribuintes de São Miguel do Oeste retorne para o comércio local. OUTRAS AÇÕES No decorrer do dia, o prefeito manteve reuniões com diversos setores ligados à Secretaria de Administração e Finanças, onde, acompanhado do secretário e vice-prefeito, Alfredo Spier, foram tratados assuntos práticos para o aprimoramento dos serviços. Trevisan também agradeceu os servidores pelo trabalho que vêm desempenhando, e pediu o comprometimento de todos em bem atender à população.

    24/08/2018 Leia...

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  • Morada Atual abre as portas neste sábado

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    Tudo o que há de mais moderno para deixar o seu lar a contento. Mobília de última geração orientada e planejada por arquitetos próprios.

    São Miguel do Oeste Segundo o proprietário, Lauro Lago, a empresa é de móveis planejados representando a Italínea, do Grupo Todesquini sediada em Caxias do Sul - RS. Lago também relatou que a ideia de colocar uma empresa no município surgiu há algum tempo. Eles são de Anchieta e vinham trabalhando em São Paulo e Rondônia com o agronegócio e indústria madeireira. Ao se mudarem para São Miguel, no início de 2018, foram a procura de algum tipo de comércio. Eles entraram em contato com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/SC, capitaneado por Hudo Trehnebohl, que de imediato relatou que a Italínea, maior loja de móveis planejados da América Latina, queria um representante no município e, como a família queria investir na cidade, Trehnebohl norteou a mais nova empresa da cidade para que possa gerar emprego, renda e conforto aos munícipes. O atendimento para a população será a partir de sábado, 25, em horário comercial, de segunda a sexta-feira. A loja fica na rua Almirante Barroso, em frente à Igreja São Miguel Arcanjo, no prédio do Despachante 001, telefone é (49) 3621-2804.

    21/08/2018 Leia...

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  • Tunápolis intensifica campanha de vacinação

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    O Plano Nacional de Imunizações conseguiu erradicar diversas doenças no país, especialmente, às que acometiam crianças. Porém, nos últimos anos, a diminuição da cobertura vacinal e a displicência dos responsáveis provocou o ressurgimento e a rápida proliferação de doenças que, até então, estavam sob controle. Desde o dia 06 de agosto, está em andamento a Campanha Nacional de Vacinação contra a Polimielite e o Sarampo. A Unidade de Saúde de Tunápolis, por meio das Agentes Comunitárias, disponibilizou datas pré-agendadas, de acordo com a área de atuação, para garantir que todas as crianças menores de cinco anos tivessem acesso à imunização. No último sábado, dia18, foi realizado o Dia ‘D’ da campanha, onde a equipe vacinou mais de 50 crianças, atingindo 65% da meta prevista. De acordo com a Técnica em Enfermagem, Marciane Morás Immig, responsável pela Sala de Vacinas, cerca de 80 crianças ainda não receberam a vacina. “Graças aos sistemas de informatização que possuímos atualmente, já conseguimos identificar quais crianças ainda não receberam a imunização e os pais estão sendo comunicados. Nosso objetivo é atingir 100% da cobertura municipal ou então, os 95% estipulados pelo Estado”, esclarece. O comprometimento dos profissionais em traçar estratégias de imunização teve retornos positivos. No mês de junho, o município recebeu o certificado e medalha do projeto “Município Amigo da Prevenção”, emitido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) e que premiou todos os municípios catarinenses que atingiram a meta de vacinações conta a Influenza em 2017.

    20/08/2018 Leia...

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  • Sicredi figura em 14 categorias do Melhores & Maiores 2018

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    Pelo 7º ano consecutivo, ranking que reúne as mil maiores empresas do Brasil traz a instituição financeira cooperativa em posições de destaque

    O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,8 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e Distrito Federal – foi incluído em 14 categorias no anuário Exame – Melhores & Maiores 2018. Para chegar ao resultado, a equipe técnica da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), ligada ao Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), avaliou balanços e indicadores financeiros mil organizações. Na categoria 200 Maiores Grupos, a SicrediPar, holding que controla o Banco Cooperativo Sicredi e coordena as decisões estratégicas do Sistema, é destaque na 48ª posição. Já o Banco Cooperativo Sicredi, instrumento de acesso das cooperativas de crédito ao mercado financeiro, manteve sua colocação no 3ª lugar em Crédito Rural e ocupa o 40º lugar entre os 50 Maiores Bancos por Patrimônio. Ainda no indicador crédito, despontou nas categorias Crédito Pessoal (14º para 10º), Crédito Imobiliário (12ª), Crédito Pessoa Jurídica Total (12º para 7º) e Crédito para Médias Empresas (5º). O Banco Cooperativo Sicredi ainda aparece em outras sete categorias: Depósito em Poupança (de 7º para 6º), em 16º lugar em Riqueza Criada por Empregado, 17ª em Empréstimos e Financiamentos e 15ª em Receita de Intermediação Financeira e Serviços. Em Total do Ativo Ajustado, figura na 13º posição; sobe duas posições em Número de Correntistas, indo de 13º para 11º; e finaliza no 8º lugar entre os maiores Emissores de Cartão de Crédito.

    20/08/2018 Leia...

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  • Décio Lima arrasta multidão em Caravana no oeste e extremo oeste catarinense

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    O candidato ao governo de Santa Catarina, Décio Lima, cumpriu agenda neste final de semana (17,18 e 19), no Oeste e extremo oeste catarinense, onde percorreu sete municípios em três dias (Guarujá do Sul, São Lourenço do Oeste, São Domingos, Chapecó, Xanxere, Pinhalzinho e Sul Brasil) com a Caravana Renova Santa Catarina. Décio Lima apresentou suas propostas de governo para lideranças, prefeitos, vices, vereadores, comunidade e a militância. Em sua passagem pelas regiões Extremo Oeste e Oeste assumiu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar, por meio da oferta de crédito e a criação do programa PROVE/SC, para incentivar a compra de produtos da agricultura familiar. Décio destacou sua proposta de dobrar o piso salarial dos professores e desbloquear a tabela. “Vou ser um governador dos municípios pequenos e grandes. Um governador das cidades que pise nos 295 municípios” , afirmou Durante os três dias de Caravana, Décio esteve acompanhado do vice Kiko Oliveira, dos candidatos ao Senado, Ideli Salvatti e Lédio Rosa e de todas os candidatos a deputado federal e estadual da região. “Estamos numa caminhada para defender saúde, educação, a aposentadoria, que querem tirar dos nosso povo. E sentimos uma onda em que os catarinenses começam a perceber quem vai defender e trabalhar para garantir seus direitos e uma vida melhor.” Destacou o candidato ao Senado Federal, Lédio Rosa. A candidata ao Senado, Ideli Salvatti, destacou a importância de ter senadores em Brasília comprometidos com Santa Catarina e contra a Reforma da Previdência. ROTEIRO: 📍Guarujá do Sul (17/08) O candidato ao governo de Santa Catarina, Décio Lima, foi recebido com festa por mais de 500 lideranças e a apoiadores, na noite de sexta-feira, no Extremo Oeste. O vice-governador, Kiko Oliveira destacou a importância da presença do candidato na região, valorizando os pequenos municípios. Participam da Caravana os candidatos ao Senado, Ideli Salvatti e Lédio Rosa. Além dos prefeitos, vices, vereadores e todos os candidatos a deputado federal e a estadual da região. 📍São Lourenço do Oeste (18/08) Reunião com lideranças e apoiadores, onde defendeu como prioridade a criação do Banco do Povo para oferecer crédito a agricultura familiar, na manhã do sábado(18), em São Lourenço do Oeste. 📍São Domingos Foi na terra do vice-governador, Kiko Oliveira, que a campanha majoritária realizou a primeira carreata rumo à vitória. Foram mais de 300 veículos percorrendo às ruas da cidade e chamando atenção da população para os candidatos que tem compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras. Após o ato um grande encontro com lideranças e apoiadores. 📍Chapecó e Xanxerê Em Chapecó o candidato ao Governo, Décio Lima, inaugurou o comitê da campanha majoritária, após o ato seguiu para Xanxerê, onde encontrou lideranças que prestigiaram o lançamento da *candidatura a deputado estadual, do jovem vereador da cidade, Adrianinho. 📍Pinhalzinho e Sul Brasil (19/08) Os candidatos a majoritária participaram de entrevista coletiva à imprensa pela manhã, logo após participaram de encontro com lideranças e comunidade para discutir o plano de governo e as propostas para o desenvolvimento da região oeste e extremo oeste catarinense.

    20/08/2018 Leia...

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  • Café com empresários

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    São Miguel do Oeste Na quinta-feira, 16, a Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (Acismo) realizou o tradicional Café com Empresário, tendo por local o Clube Comercial. Os palestrantes do evento foram o presidente da Cooperativa Regional Alfa (Cooper Alfa), Romeo Bet, e o gerente de Controladoria, Gilberto Fontana. Participaram do evento o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste, Airton Moss, o prefeito Wilson Trevisan e seu vice Alfredo Spier. Também estiveram presentes os gerentes das cooperativas de crédido, Jair Zonin do Sicrédi, Dirlei Bertocchi da Sulcrédi, e Edemar Fronchetti, do Sicoob São Miguel, além de empresários locais e regionais. Sob o lema “onde há empresa há gente”, a Acismo apresentou duas empresas capitaneadas pelas próprias famílias, entre elas o Restaurante Capelari, referência em culinária italian,a e a Mecânica Benitez, referência em mecânica automotiva. O patriarca, Davi Benitez, ex oficial do Exército Argentino, migrou para o Brasil e seu filho Anzel sentou praça no 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec), de São Miguel. A mecânica tem como clientela argentinos e brasileiros. Palestrantes convidados apresentaram o case “Cooperalfa – estratégias, essência e desafios”. O gerente de Controladoria, Gilberto Fontana, fez um relato da saúde financeira da Cooperalfa e das atividades realizadas no Extremo-Oeste de Santa Catarina, inclusive em parceria com o Frigorífico Aurora. Também destacou a preocupação da organização em fazer bem a parte econômica e social. Já o presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, fez um relato convincente das dificuldades iniciais, não só da cooperativa, mas também da extrema pobreza dos desbravadores que construíram a Coopealfa ao longo de mais de meio século. Romeu disse que a sua numerosa família (18 filhos), no início passou fome e, quando melhorou de vida, um ovo de galinha era dividido em quatro. Quando foi questionado sobre a possibilidade de instalar uma unidade da Cooperalfa na República Argentina, respondeu que no mundo globalizado tudo é possível, desde que os argentinos apresentem uma situação favorável aos bons negócios. “Já estamos adquirindo produtos do Paraguai e da Argentina, principalmente milho”, explicou o presidente. Também, o presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Fronchetti, disse que a cooperativa de crédito está intercedendo junto ao Banco Central para viabilizar a sua expansão para o país vizinho.

    17/08/2018 Leia...

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  • RELEASE – CARAVANA DO OESTE

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    A candidata ao senado Ideli Salvatti estará na Região Oeste (São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Xanxerê e Concórdia), nos dias 17, 18, 19, 20 e 21, participando de diversas atividades de campanha e acompanhando a caravana do Partido dos Trabalhadores, com os candidatos da região.

    AÇÕES REALIZADAS PELO PT NA REGIÃO OESTE - DE 2003/2010. Educação: Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS - Governo Federal – Atuação do Dep. Fed. Vignatti . Senadora Ideli apoiou. Campus IFSC Chapecó - Inaugurado em 2006. Investimento R$ 4,5 milhões, destes: R$ 600 ml emenda Dep. Vinatti e R$ 593 mil, emenda da Senadora Ideli Salvatti, restante do Ministério da Educação. Campus IFSC São Miguel do Oeste - inaugurado em 2010. Investimentos de R$ 4,8 milhões – recursos do Ministério da Educação. Senadora Ideli ajudou na negociação destes recursos. Campus IFSC de Xanxerê – inaugurado em 2010. Campus d o IFC de Concórdia - a partir de 2005 iniciaram as obras de ampliação e reformas e a construção de novos laboratórios, biblioteca e outras melhorias. Foram aplicados R$ 3,4 milhões de emendas da Senadora Ideli Salvatti. Campus do IFSC de Videira – inaugurado em 2006. Investimentos de R$ 3,6 , dos quais R$ 1,6 milhões são de emendas da Senadora Ideli Salvatti; Campus do IFC de Abelardo Luz - iniciou como extensão do Camus de Concórdia. Depois se transformou em novo Campus; Campus do IFC de Fraiburgo – Campus do IFC de Luzerna – Campus do IFSC de São Lourenço do Oeste - Outras ações, válidas para todas as regiões: Emenda Constitucional 59, promulgada pelo Congresso Nacional 1m 11 de novembro de 2009, é de autoria da Senadora Ideli Salvatti. Pela Emenda 59 o Ensino Obrigatório será dos 4 aos 17 anos. A Lei, proposta pela Senadora Ideli, acabou com o desconto de 20% sobre a Educação. Este desconto era chamado de Desvinculação das receitas da União (DRU). Com isso, a Educação contará com mais recursos e permitirá que os alunos estejam na escola dos 4 aos 17 anos. A partir de 2009 os recursos para educação foram aumentando gradativamente e, a partir de 2011, foram R$ 11 bilhões a mais. Piso Nacional dos Professores - aprovado no Senado no dia 02 de julho de 2008, foi relatado pela Senadora Ideli Salvatti. A partir da aprovação os professores terão um piso garantido e que será ajustado todos os anos, no mês de janeiro, baseado no aumento do custo/aluno (FUNDEB) ou do INPC. Eleição Direta nas Escolas - outro projeto da Senadora Ideli Salvatti, aprovado no Senado em 2008, trata da democratização das escolas públicas, com a adoção de eleição direta para diretores de escola, já prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Pelo Projeto aprovado a eleição se dará a cada dois anos, com direito a uma reeleição. Reserva de Vagas – outro projeto da Senadora que foi aprovado é o que estabelece uma cota mínima de 50% das vagas em universidades federais e nos IF de educação Tecnológica para alunos que vem das escolas públicas; Aposentadoria Especial – Senadora Ideli Salvatti se empenhou diretamente para a aprovação do Projeto de Lei que redefiniu as funções pedagógicas do magistério (PL nº 11.301/2005 e aprovado em 2006). Por esta lei é garantida aos profissionais da educação básica o direito de poder contar, para direito à aposentadoria especial (25 anos de serviço para mulheres e 30 anos para homens) o tempo em que deixaram as salas de aula para exercerem outras funções pedagógicas como supervisão, direção de escola e orientação pedagógica. Férias para Estagiários – a Senadora Ideli relatou no Senado o projeto de lei que altera as regras de estágio para estudantes de instituições superiores, educação profissional, ensino médio e educação especial para jovens e adultos. O estagiário terá direito a férias de 30 dias quando o estágio dura um ano ou mais. Emendas da Senadora Ideli Salvatti para a Educação profissional – entre 2005 e 2007 foram destinados 39,2 milhões em emendas parlamentares da Senadora: Infraestrutura: 2.1. BR 282 - em 2009 foram concluídas as obras na BR 282 do trecho que liga São Miguel do Oeste a Argentina, com um investimento total de R$ 65 milhões do governo federal; 2.2. Aeroporto de Chapecó: em 2008 e 2009 foram destinados R$ 6 milhões para reforma e ampliação do de Chapecó da emenda parlamentar da bancada catarinense, presidida pela Senadora Ideli Salvatti; 2.3. Usina de Foz do Chapecó – Senadora Ideli Salvatti atuou para resolver os impasses em torno da licença ambiental para a construção da Usina. A Usina produz 855 MW e teve um investimento de R$ 2,2, bilhões, dos quais 40% são recursos do governo federal e o restante da iniciativa privada; 2.4. Linha de Transmissão Videira Campos Novos – Senadora Ideli Salvatti atuou também para a viabilização desta obra; 2.5. Barragem para conter as cheias em Concórdia - em 2007 a Senadora Ideli Salvatti incluiu no PAC Drenagem o valor de R$ 3,4 milhões para Concórdia construir a Barragem de contenção das cheias e alargamento do canal do Rio Queimados. Além destes recursos, a prefeitura investiu mais R$ 1,2 milhões nestas obras; Turismo – em 2009 a Senadora Ideli Salvatti e o Deputado Claudio Vignatti liberaram junto ao Ministério do Turismo R$ 2 milhões para o início das obras da Rodovia da Integração que ligará o município de Cel. Freitas a União do Oeste. A rodovia foi orçada em R$ 20 milhões; Recursos para os Municípios atingidos pela Seca - a Senadora Ideli Salvatti e o ep. Cláudio Vignatti aturaram junto ao Ministério da Integração Nacional para a liberação de R$ 20 milhões destinados aos municípios do oeste, meio oeste e planalto norte atingidos pela estiagem; Agricultura Familiar - atuação da Senadora Ideli Salvatti em favor da Agricultura Familiar: Entre 2004 e 2009 liberou R$ 3,6 milhões em emendas parlamentares para beneficiar os agricultores familiares em vários municípios do oeste (ver tabela das emendas abaixo) Senadora fez gestão junto ao Governo Federal para aumentar os valores financiados pelo PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Nacional) que saltara de R$ 250,1 milhões em 2002 para R$ 962,7 milhões em 2008/2009. Os contratos saltaram de 80 mil para 10l mil, neste período; Renegociação da Dívida – em 2003 a Senadora Ideli Salvatti foi relatora da da Medida Provisória 114/2003 que tratou da negociação de dívidas agrícolas. Com esta medida mais de 9 mil agricultores familiares de SC foram beneficiados; Pelo Projeto desta MP foi criado também o Programa de Aquisição Alimentar, garantindo a compra , por arte da união, dos produtos não comercializados; Relação Prefeituras. Entrega de Máquinas do MDA às prefeituras de SC. Em 2014, foram entregues 807 máquinas ( 269 tratores de esteira, 269 retroescavadeiras e 269 caminhões basculantes) para 269 municípios; No Oeste foram entregues: Municípios Tratores Retroes-cavadeiras Caminhões Basculantes Total AMAI – 14 municípios 14 14 14 42 AMARP – 13 municípios 13 13 13 39 AMAUC - 15 municípios 15 15 15 45 AMEOSC – 19 municípios 19 19 19 57 AMERIOS – 17 municípios 17 17 17 51 AMMOC - 13 municípios 13 13 13 39 AMNOREST – 06 municípios 06 06 06 18 AMOSC - 19 municípios 19 19 19 57 Total 116 116 116 348 Emendas da Senadora Ideli Salvatti para Região do Planalto Serrano - (levantamento parcial: 2004 a 2009) – R$ 12,5 milhões Ideli Salvatti - PERFIL Ideli Salvatti - Nascida em 18 de março de 1952. Licenciada em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora aposentada da Rede Estadual de Santa Catarina. É casada com Jeferson Figueiredo, mãe de Filipe Salvatti Mescolotto e Mariana Salvatti Mescolotto e avó de quatro netos. Na década de 1970, em Joinville, atuou nas CEBs, Pastoral Operária, Associações de Moradores e Centro de Defesa dos Direitos Humanos. Em 1980 ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores. Militou no Movimento Sindical na Associação dos Professores de Joinville (APJ). Presidiu a Associação dos Licenciados em Santa Catarina (ALISC) e por dois mandatos o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/SC). Também foi uma das fundadoras da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SC). Em 1994, foi eleita pela primeira vez para o mandato de deputada estadual (1995-1998) e reeleita em 1998 (1999-2000) para seu segundo mandato. Em 2002, tornou-se a primeira mulher eleita senadora de Santa Catarina. Foi uma das maiores defensoras do Governo Lula no Congresso Nacional, tornando-se assim uma referência da força de Santa Catarina. Liderou a bancada do PT no Senado por 4 vezes - 2004, 2006, 2007 e 2008 e foi líder do governo no Congresso em 2009 e 2010. Em 2009 foi promulgada a Emenda à Constituição 59, que ampliou os recursos para Educação e a obrigatoriedade do ensino dos 4 aos 17 anos, da qual Ideli foi uma das autoras. Participou de várias Comissões: Constituição e Justiça, Educação, Assuntos Sociais e Assuntos Econômicos. Apresentou 21 projetos de lei no Senado e três emendas à Constituição. Em 2005 teve seu primeiro projeto transformado na "Lei do Parto", que garante às gestantes o direito a escolher um acompanhante para a hora do parto. Em 2009 assumiu a presidência da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas. Integrou as Comissões de Constituição e Justiça e de Infraestrutura e, suplente nas Comissões de Educação, Assuntos Sociais e Assuntos Econômicos. Candidata ao governo de Santa Catarina nas eleições de 2010, pelo PT, obteve 21,9% dos votos válidos (754.223 votos). Por indicação da presidenta Dilma Rousseff, foi a primeira mulher Ministra da história de Santa Catarina. Como Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais foi a representante catarinense, com mais tempo em um Ministério dentro do Palácio do Planalto, onde foi responsável pela relação política do Governo com o Congresso Nacional, Governadores e Prefeitos (exercendo a função por 2 anos e 10 meses). Também foi Ministra da Pesca e Aquicultura no primeiro mandato e Ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, no segundo mandato. A atuação na carreira pública rendeu inúmeros reconhecimentos e prêmios. Recebeu o troféu "Cabeças do Congresso", conferido aos 100 parlamentares mais influentes do Brasil, sendo a única personalidade de Santa Catarina em 2008. Foi indicada pelo governo brasileiro para assumir o cargo de Secretária de Acesso a Direitos e Equidade da Organização dos Estados Americanos - OEA, onde lutou por maior alcance nas políticas públicas para os povos do continente americano. Voltou ao Brasil para integrar a luta pela redemocratização, sendo escolhida candidata ao Senado pelo Partido dos Trabalhadores em 2018.

    17/08/2018 Leia...

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  • Pedágio Solidário em alusão ao Agosto Laranja foi realizado em Guaraciaba

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    Ação foi uma parceria da Secretaria de Saúde com a APAE

    Foi realizado durante a quarta-feira (15), no centro do município um pedágio solidário em alusão ao Agosto Laranja. A ação foi realizada pela APAE Sonho Meu e teve como parceira a Secretaria de Saúde de Guaraciaba. Na ocasião foram entregues adesivos do Agosto Laranja e também lixeirinhas para os veículos. Os munícipes, caso desejassem, poderiam contribuir através das latas de troco solidário. O Pedágio contou ainda com a participação dos estudantes que prestam serviço não remunerado através do Programa de Bolsas de Estudos. A próxima ação a ser realizada, será no sábado (18), com uma Missa onde marca a Abertura da Semana da Pessoa com Deficiência, às 19h30, na Praça Municipal Giuseppe Palú. Durante a próxima semana serão realizadas ações para os alunos e atendidos da APAE, sendo Dia da Beleza, Integração entre as APAES, Palestras e Mateada. Campanha Associe-se a APAE Na sexta-feira dia 24, acontece o encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência, na Praça Giuseppe Palú. Na ocasião, será realizada a Campanha Associe-se a APAE. O objetivo dessa ação é fazer com que os munícipes tenham a oportunidade de poder auxiliar a APAE Sonho Meu, através de doações espontâneas, sendo que elas podem ser realizadas mensalmente e até anualmente, conforme a opção de cada associado. A Associação dos Pais e Alunos da Instituição explica que não há valor definido, cada munícipe pode contribuir quando quiser e com a quantia que desejar. Para associar-se a APAE, basta comparecer no dia 24, na Praça Municipal, portando os documentos pessoais.

    16/08/2018 Leia...

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  • Rua de São Miguel do Oeste recebe o nome de Raimar Dieter Staats

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    Staats morreu afogado em 1970 quando estava auxiliando em um resgate em decorrência de enchente

    Na noite desta quinta-feira, 09 de agosto, foi aprovado Projeto de Lei de autoria do vereador, Vagner Passos na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, que denomina Rua do Bairro Progresso como Rua Raimar Dieter Staats. O vereador menciona que a história do homenageado é triste mas nos deixa uma lição, pois o homenageado perdeu sua vida servindo ao próximo. O homenageado, Raimar Dieter Staats nasceu em 4 de agosto de 1955 no interior de Mondaí, filho de Lindolfo Staats e Christina Anna Staats. A família era humilde e residia em uma casa cedida pela comunidade à família. Em 1970 a família de Raimar Staats veio morar em São Miguel do Oeste em busca de uma vida melhor. Após trabalhar um período em agroindústria e em um depósito de ferro, Raimar Staats decidiu ingressar na Polícia Militar. Ele foi a Chapecó participar de curso a fim de formar-se soldado, e passou a atuar como recruta da PM naquele município. Em 1975, Raimar se prontificou a auxiliar em um resgate em decorrência de uma enchente. Ele acompanhou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, formando uma equipe a fim de resgatar corpos que pereceram e desapareceram. Porém, Raimar Staats foi arrastado pelas águas do rio Irani, se afogando. Raimar faleceu em 7 de dezembro de 1975, aos 20 anos. Seu corpo foi encontrado a 16 quilômetros do local onde foi arrastado pelas águas. Raimar Dieter Staats foi enterrado no Cemitério São Miguel e Almas em 16 de dezembro de 1975, com honras militares.

    10/08/2018 Leia...

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  • Jovens alistados entre julho de 2017 e junho de 2018 devem se apresentar no 14º RCMec

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    A seleção geral será realizada na próxima semana

    A Junta de Serviço Militar de São Miguel do Oeste informa aos jovens alistados no período de 1º de julho de 2017 a 30 de junho de 2018, que as apresentações para a seleção geral serão realizadas entre os dias 13 e 17 de agosto. A partir de segunda-feira (13), os jovens devem se apresentar no 14º RCMec, na Rua Willy Barth, n. 67, no bairro Progresso, pela manhã a partir das 7h e, à tarde, a partir das 13h. Conforme o secretário da Junta, Sidenei da Silva, os jovens devem acessar o site www.alistamento.eb.mil.br e clicar no link já me alistei para ter acesso às informações de agendamento do dia e hora de sua apresentação. Mais informações pelo telefone (49) 3621 0274, ou na Secretaria da Junta de Serviço Militar, junto ao antigo prédio da Câmara Municipal de Vereadores.

    10/08/2018 Leia...

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  • Release das atividades parlamentares da Vereadora Maria Tereza Capra

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    A Vereadora Maria Tereza Capra apresentou requerimento solicitando ao prefeito informações sobre qual o valor arrecadado anualmente pelo município referente à utilização da faixa de acesso das calçadas pelos estabelecimentos comerciais. Ela pede ainda a relação dos estabelecimentos comerciais que possuem autorização para utilizar esses espaços, e o valor pago. A vereadora irá se manifestar após o recebimento da resposta do Executivo. O requerimento foi aprovado por todos os presentes na sessão desta terça-feira (7) e segue para o Prefeito Municipal.

    08/08/2018 Leia...

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  • Quinta Charrete desafia estudantes de Arquitetura a elaborar projetos durante a madrugada

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    SÃO MIGUEL DO OESTE A 5ª Charrete do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc desafiou, nesse final de semana, 35 acadêmicos a desenvolver projetos arquitetônicos madrugada a dentro. Os acadêmicos iniciaram as atividades às 19h de sexta-feira (03) e entregaram os projetos às 7h30 do sábado (04). Neste ano, para os estudantes encararem acordados a maratona de projetos, participaram da aula de Zumba com o Cleiton Eduardo Pinheiro, de uma mímica arquitetônica com 20 traços e fizeram a caracterização da equipe. Durante a madrugada, os futuros arquitetos projetaram espaços de contemplação para cinco lugares pré-estabelecidos: praça do Bairro São Luiz, praça do Bairro São Jorge, Praça Belarmino Annoni e para as áreas verdes do loteamento Jardim Flamboyant e da Vila dos Oficiais. A equipe Archianos, composta pelos estudantes Eduardo Nadin, Felipe Alves, Jaíne dos Santos, Marina Dambrós e Wellinton da Silva, foi a vencedora da 5ª Charrete. Segundo a coordenadora do curso, professora Leandra Daiprai, o termo Charrete nasceu na França, no século 19, e era uma competição realizada pelos estudantes de Arquitetura, que desenvolviam projetos durante 24 horas. Recebeu esse nome, porque, no final da atividade, uma charrete passava nas ruas para recolher os projetos arquitetônicos. "A Charrete é uma atividade importante, pois permite a interação entre acadêmicos de diversas fases. Além disso, faz com que pensem em soluções para o desafio proposto em um curto espaço de tempo. A parceria com a administração municipal de São Miguel do Oeste motiva ainda mais a participação dos acadêmicos, ao perceberem que suas ideias são perfeitamente exequíveis para o município, que avalia os trabalhos vencedores do concurso e, por vezes, coloca-os em prática", avalia a professora. Para o acadêmico Matheus Balbinot Spironello, atividades como essa proporcionam espaço para o desenvolvimento de trabalhos em equipe; possibilitam a troca de conhecimentos e experiências, além de desenvolver a percepção dos problemas urbanísticos e arquitetônicos, buscando soluções.

    07/08/2018 Leia...

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  • Tunápolis lança programa inédito de capacitação empresarial

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    Com o objetivo de oportunizar cursos e ações que fomentem o desenvolvimento empresarial do município, a Administração de Tunápolis, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, assinou, na última quarta-feira, dia 1º, o contrato com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a implementação o Programa de Consultoria Municipal.
    Esta será a primeira ação de um programa inédito que a Secretaria implantou no município, o “Capacita Tunápolis – Trilhando o Futuro”, que promoverá diferentes atividades para dinamizar a economia local e oferecer capacitações aos empresários e futuros empreendedores.
    Neste ano, serão oferecidos dois cursos para a classe empresarial do município, totalmente gratuitos, com conteúdo teórico e consultoria dos profissionais no dia a dia das empresas participantes. O primeiro, denominado “Administração de Pequenos Negócios: A Arte de Gerenciar com Facilidade”, com carga horária de 14h, será realizado de 27 a 30 de agosto e disponibilidade de 30 vagas, sendo uma (01) pessoa por empresa. A segunda capacitação será sobre “Planejamento Estratégico na Medida”, com carga horária de 14h, que será oferecida nos dias 22 a 25 de outubro e com disponibilidade de 30 vagas, podendo inscrever-se até duas pessoas por empresa.
    As inscrições devem ser feitas na recepção da Prefeitura de 13 a 22 de agosto, mediante o preenchimento do cadastro. A ficha de inscrição poderá ser solicitada com antecedência, que será encaminhada por email, porém, deverá ser entregue pessoalmente na recepção para a confirmação da participação. Nestas capacitações, poderão participar todas as indústrias e empresas de qualquer porte já estabelecidas no município, no próximo ano, serão oferecidos cursos específicos aos Micro Empreendedores Individuais (MEI) e, também, para futuros empreendedores. 

     

    06/08/2018 Leia...

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  • PSL lança candidato ao governo e ao Senado

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    Durante festiva convenção, neste sábado (4), o PSL de Santa Catarina – partido que apresentou o maior crescimento no Estado este ano – homologou a candidatura do comandante Carlos Moisés da Silva, ao governo, tendo com o vice a advogada Daniela Reinehr. Para o Senado, foi confirmado o nome de Lucas Esmeraldino, presidente estadual e grande indutor do crescimento rápido e robusto da sigla.

     

    Apesar dos inúmeros convites dos maiores partidos de Santa Catarina para uma composição eleitoral, o PSL catarinense optou por lançar candidato ao governo, vice e Senado apostando tudo na renovação. Lucas Esmeraldino e outros dirigentes ouviram as bases, conversaram com os líderes municipais, com os candidatos homologados e optaram por esse encaminhamento.

     

    Sempre lembrando que o projeto maior do PSL no Estado é potencializar a pré-candidatura presidencial de Jair Bolsonaro, líder em todas as pesquisas em Santa Catarina. Em quatro meses e meio, sob a coordenação de Esmeraldino, o partido conseguiu construir mais de 150 comissões provisórias municipais, número que deve chegar a 180 até o dia 16 de agosto, quando começa, de fato, a campanha eleitoral deste ano.

     

    Para Esmeraldino, a decisão do PSL-SC de fazer chapa puro sangue para o Governo do Estado, vem ao encontro com a renovação política, não só de pessoas novas, mas de pessoas comprometidas com as famílias. “Hoje, o partido dá mais um passo para a mudança de Santa Catarina. Gratidão é o que sentimos, após cumprirmos mais essa missão. São nomes novos na política, mas ao mesmo tempo, pessoas com garra, batalhadoras, que farão a diferença. Só tenho motivos para agradecer ao presidenciável Jair Bolsonaro pela confiança e, a todos que estão contribuindo para que a sigla se fortaleça a cada dia. É esta união que fará a diferença no processo de mudança do nosso país, do nosso Estado, pelo bem das famílias catarinenses. Vamos, juntos, mostrar a nossa força e lutar pelo nosso capitão”, destaca o candidato ao Senado, homologado.

     

    Já o pré-candidato ao governo, comandante Carlos Moises da Silva, afirma que “a missão será árdua, mas não é impossível, para quem quer ver um futuro melhor para as famílias e a mudança da velha política. Agora é fazer uma campanha limpa, com propostas, demonstrar onde estão os problemas do Estado e dizer como serão resolvidos. Atuar, principalmente, na saúde, educação, segurança e infraestrutura, é abrir Santa Catarina para o desenvolvimento. Sem esses itens, não há caminho para a ordem e o progresso. Só tenho motivos para agradecer o carinho e o respaldo das pessoas, que me anima a seguir em frente nesta luta, juntamente com o presidenciável do partido, Jair Bolsonaro”, comentou.

     

    Para a pré-candidata a vice, o momento é de renovação. “Somos testemunhas que todos que estão juntos com a família PSL, estão lutando pelos seus ideais, pelos ideais do partido, por um Estado mais justo. Temos a população do nosso lado, uma história limpa, seguimos valores morais e éticos, com condições de buscar a mudança de verdade para Santa Catarina, para meu Oeste”, pontua Daniela Reinehr.

    06/08/2018 Leia...

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  • ASCOM Eskudlark lança oficialmente candidatura à reeleição para deputado estadual

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    O lançamento da campanha foi durante a convenção do PR na Assembleia Legislativa, em Florianópolis

    A convenção estadual do PR, neste domingo, em Florianópolis, confirmou o nome de Maurício Eskudlark como candidato à reeleição para deputado estadual. Eskudlark, que é vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, reafirmou seu compromisso de trabalhar pelo Estado, em defesa dos interesses da população. "Eu vejo diariamente o quanto podemos fazer pelo outro, o quanto podemos contribuir de verdade para uma sociedade melhor. Este é o meu objetivo como deputado: fazer tudo o que estiver ao meu alcance para que todos nós possamos viver com qualidade e dignidade", declara o parlamentar. No lançamento da campanha, o deputado fez um discurso em que contou sobre alguns dos momentos mais marcantes de sua vida. “Cada  proposta aprovada que tivemos, foi uma conquista. Uma conquista  nossa, da população. Muitas vezes é burocrático conseguir alguma mudança. Mas, nós insistimos, lutamos e cobramos. Desde cedo, tive uma vida de muita batalha. Perdi meu pai aos 11 anos de idade, e junto com a minha mãe tive que sustentar a família. Estudei em escola pública e a muito custo consegui fazer faculdade. Então, quando hoje, surgem obstáculos à minha frente, posso dizer com toda certeza que a luta vale a pena", afirma. O lançamento oficial da campanha do deputado estadual Maurício Eskudlark, na convenção do Partido da República, reuniu centenas de lideranças regionais, vereadores, familiares e amigos. “É gratificante ver os nossos esforços saírem do papel. Me emociono ao ler as mensagens de apoio e agradecimento. Temos um time, uma equipe grande pelo Estado. Convido a todos para se unirem à nossa caminhada. Vamos, juntos, continuar trabalhando por Santa Catarina".
     
    Trajetória
    Maurício Eskudlark é vice- líder do governo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina desde o início deste ano. O parlamentar assumiu o cargo após ter sido convidado pelo governador Eduardo Pinho Moreira. Eskudlark atua intensamente nas áreas da saúde, segurança pública e educação. Atualmente, o deputado integra a mesa diretora da Assembleia, como 4° secretário. O parlamentar também já foi presidente e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública, do Poder Legislativo Estadual. À frente deste colegiado, Eskudlark defendeu propostas de uma área na qual é tecnico. O parlamentar é delegado aposentado e exerceu a função durante 30 anos na Polícia Civil de Santa Catarina.
     

    06/08/2018 Leia...

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  • A burocracia é a mãe da corrupção

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    Por: Valdir Colatto - Deputado Federal Engenheiro Agrônomo

    A mensagem do título, que tenho usado nos últimos anos, é antiga, e foi reforçada recentemente pelos inúmeros casos comprovados de corrupção, revelados por operações como a Lava-Jato, por exemplo. 

    Preocupado com isso, em 2011, criei e passei a presidir a Frente Parlamentar da Desburocratização, que tem foco no atendimento mais ágil e menos oneroso ao cidadão. Neste trabalho, venho reunindo subsídios para propor mudanças que aperfeiçoem o sistema de produção, industrialização, comercialização e serviços, além de conduzir o país a um novo patamar de eficiência e produtividade. 

    Desde a Constituição de 1824 (primeira Constituição da República), o Estado virou refém de um emaranhado de leis. Esse excesso de regras engessou o Estado, impossibilitando o cidadão de receber atendimento a suas necessidades em menor tempo e com mais qualidade.

    Nosso país acabou criando uma série de repartições, órgãos, autarquias para colocar em prática suas leis, com isso, entra em prática o “carimbório”. Quanto mais carimbos, mais mãos sedentas por benesses aparecem. Uma licença que precisa passar pelo aval de vários órgãos, sem prazo para resposta, prejudica o desenvolvimento do país. 

    Prova disso, é que já tivemos um ministério criado exclusivamente para tratar da Desburocratização. O órgão existiu por sete anos, sem, contudo, trazer grandes resultados. Sendo assim, chega parecer utópico o vislumbre de soluções para os “nós” que travam o desenvolvimento.

    Garantir a eficiência do sistema, determinando punições para quem não cumpre os prazos de análise pode ser uma das maneiras de diminuir o tempo que levamos para obter resposta de órgãos públicos. É o que proponho ao apresentar projetos de lei para regulamentar o princípio da legalidade administrativa, acabar com a omissão administrativa e criar a administração positiva. 

    O princípio da legalidade obriga o administrador público, em sua atividade funcional, a respeitar os mandamentos da lei maior e o interesse público, deles não podendo se afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e se submeter à responsabilização disciplinar, civil e criminal, conforme a gravidade do ato. Ou seja, ao gestor público só é permitido fazer aquilo que a lei autorize de forma prévia e expressa. Essa é a nossa proposta, por um Brasil com menos burocracia e mais desenvolvimento. Afinal, muito ajuda quem pouco atrapalha! 

    03/08/2018 Leia...

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  • Unoesc abre inscrições para Mestrado em Sanidade e Produção Animal Aplicadas a Pequenas Propriedades

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    Estão abertas até o dia 20 de novembro, as inscrições para o Mestrado Acadêmico em Sanidade e Produção Animal Aplicadas a Pequenas Propriedades. O programa oferecido na Unoesc Xanxerê é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Poderão se inscrever para a seleção portadores de diploma de curso de graduação em Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e áreas afins, com validade nacional.
    De acordo com o coordenador do curso, professor Sergio Abreu Machado, esse Mestrado busca formar profissionais com perfil para o desenvolvimento de pesquisa científica, inovações tecnológicas além da aplicação e viabilização de tecnologias e práticas que garantam, de maneira sustentável, a produção e sanidade em propriedade de pequeno e médio porte.
    — O profissional será estimulado e capacitado para desenvolver e potencializar suas habilidades para contribuir no desenvolvimento econômico de macro e microrregiões com perfil socioeconômico-produtivo — afirmou o coordenador do curso, professor Sergio Abreu Machado.
    Ainda de acordo com o professor, ao concluir o curso, o egresso poderá contribuir em situações que envolvem sistemas intensivos de criação desenvolvidos em pequenas propriedades, agregando conhecimentos científicos e tecnológicos, práticos e aplicados. Poderá também, atuar na docência, áreas de pesquisa e até mesmo, desenvolver atividades de contato direto com o campo trabalhando como extensionista, autonomamente ou vinculado a empresas.

     

    03/08/2018 Leia...

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