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  • Café com empresários

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    São Miguel do Oeste Na quinta-feira, 16, a Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (Acismo) realizou o tradicional Café com Empresário, tendo por local o Clube Comercial. Os palestrantes do evento foram o presidente da Cooperativa Regional Alfa (Cooper Alfa), Romeo Bet, e o gerente de Controladoria, Gilberto Fontana. Participaram do evento o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste, Airton Moss, o prefeito Wilson Trevisan e seu vice Alfredo Spier. Também estiveram presentes os gerentes das cooperativas de crédido, Jair Zonin do Sicrédi, Dirlei Bertocchi da Sulcrédi, e Edemar Fronchetti, do Sicoob São Miguel, além de empresários locais e regionais. Sob o lema “onde há empresa há gente”, a Acismo apresentou duas empresas capitaneadas pelas próprias famílias, entre elas o Restaurante Capelari, referência em culinária italian,a e a Mecânica Benitez, referência em mecânica automotiva. O patriarca, Davi Benitez, ex oficial do Exército Argentino, migrou para o Brasil e seu filho Anzel sentou praça no 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec), de São Miguel. A mecânica tem como clientela argentinos e brasileiros. Palestrantes convidados apresentaram o case “Cooperalfa – estratégias, essência e desafios”. O gerente de Controladoria, Gilberto Fontana, fez um relato da saúde financeira da Cooperalfa e das atividades realizadas no Extremo-Oeste de Santa Catarina, inclusive em parceria com o Frigorífico Aurora. Também destacou a preocupação da organização em fazer bem a parte econômica e social. Já o presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, fez um relato convincente das dificuldades iniciais, não só da cooperativa, mas também da extrema pobreza dos desbravadores que construíram a Coopealfa ao longo de mais de meio século. Romeu disse que a sua numerosa família (18 filhos), no início passou fome e, quando melhorou de vida, um ovo de galinha era dividido em quatro. Quando foi questionado sobre a possibilidade de instalar uma unidade da Cooperalfa na República Argentina, respondeu que no mundo globalizado tudo é possível, desde que os argentinos apresentem uma situação favorável aos bons negócios. “Já estamos adquirindo produtos do Paraguai e da Argentina, principalmente milho”, explicou o presidente. Também, o presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Fronchetti, disse que a cooperativa de crédito está intercedendo junto ao Banco Central para viabilizar a sua expansão para o país vizinho.

    17/08/2018 Leia...

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  • RELEASE – CARAVANA DO OESTE

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    A candidata ao senado Ideli Salvatti estará na Região Oeste (São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Xanxerê e Concórdia), nos dias 17, 18, 19, 20 e 21, participando de diversas atividades de campanha e acompanhando a caravana do Partido dos Trabalhadores, com os candidatos da região.

    AÇÕES REALIZADAS PELO PT NA REGIÃO OESTE - DE 2003/2010. Educação: Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS - Governo Federal – Atuação do Dep. Fed. Vignatti . Senadora Ideli apoiou. Campus IFSC Chapecó - Inaugurado em 2006. Investimento R$ 4,5 milhões, destes: R$ 600 ml emenda Dep. Vinatti e R$ 593 mil, emenda da Senadora Ideli Salvatti, restante do Ministério da Educação. Campus IFSC São Miguel do Oeste - inaugurado em 2010. Investimentos de R$ 4,8 milhões – recursos do Ministério da Educação. Senadora Ideli ajudou na negociação destes recursos. Campus IFSC de Xanxerê – inaugurado em 2010. Campus d o IFC de Concórdia - a partir de 2005 iniciaram as obras de ampliação e reformas e a construção de novos laboratórios, biblioteca e outras melhorias. Foram aplicados R$ 3,4 milhões de emendas da Senadora Ideli Salvatti. Campus do IFSC de Videira – inaugurado em 2006. Investimentos de R$ 3,6 , dos quais R$ 1,6 milhões são de emendas da Senadora Ideli Salvatti; Campus do IFC de Abelardo Luz - iniciou como extensão do Camus de Concórdia. Depois se transformou em novo Campus; Campus do IFC de Fraiburgo – Campus do IFC de Luzerna – Campus do IFSC de São Lourenço do Oeste - Outras ações, válidas para todas as regiões: Emenda Constitucional 59, promulgada pelo Congresso Nacional 1m 11 de novembro de 2009, é de autoria da Senadora Ideli Salvatti. Pela Emenda 59 o Ensino Obrigatório será dos 4 aos 17 anos. A Lei, proposta pela Senadora Ideli, acabou com o desconto de 20% sobre a Educação. Este desconto era chamado de Desvinculação das receitas da União (DRU). Com isso, a Educação contará com mais recursos e permitirá que os alunos estejam na escola dos 4 aos 17 anos. A partir de 2009 os recursos para educação foram aumentando gradativamente e, a partir de 2011, foram R$ 11 bilhões a mais. Piso Nacional dos Professores - aprovado no Senado no dia 02 de julho de 2008, foi relatado pela Senadora Ideli Salvatti. A partir da aprovação os professores terão um piso garantido e que será ajustado todos os anos, no mês de janeiro, baseado no aumento do custo/aluno (FUNDEB) ou do INPC. Eleição Direta nas Escolas - outro projeto da Senadora Ideli Salvatti, aprovado no Senado em 2008, trata da democratização das escolas públicas, com a adoção de eleição direta para diretores de escola, já prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Pelo Projeto aprovado a eleição se dará a cada dois anos, com direito a uma reeleição. Reserva de Vagas – outro projeto da Senadora que foi aprovado é o que estabelece uma cota mínima de 50% das vagas em universidades federais e nos IF de educação Tecnológica para alunos que vem das escolas públicas; Aposentadoria Especial – Senadora Ideli Salvatti se empenhou diretamente para a aprovação do Projeto de Lei que redefiniu as funções pedagógicas do magistério (PL nº 11.301/2005 e aprovado em 2006). Por esta lei é garantida aos profissionais da educação básica o direito de poder contar, para direito à aposentadoria especial (25 anos de serviço para mulheres e 30 anos para homens) o tempo em que deixaram as salas de aula para exercerem outras funções pedagógicas como supervisão, direção de escola e orientação pedagógica. Férias para Estagiários – a Senadora Ideli relatou no Senado o projeto de lei que altera as regras de estágio para estudantes de instituições superiores, educação profissional, ensino médio e educação especial para jovens e adultos. O estagiário terá direito a férias de 30 dias quando o estágio dura um ano ou mais. Emendas da Senadora Ideli Salvatti para a Educação profissional – entre 2005 e 2007 foram destinados 39,2 milhões em emendas parlamentares da Senadora: Infraestrutura: 2.1. BR 282 - em 2009 foram concluídas as obras na BR 282 do trecho que liga São Miguel do Oeste a Argentina, com um investimento total de R$ 65 milhões do governo federal; 2.2. Aeroporto de Chapecó: em 2008 e 2009 foram destinados R$ 6 milhões para reforma e ampliação do de Chapecó da emenda parlamentar da bancada catarinense, presidida pela Senadora Ideli Salvatti; 2.3. Usina de Foz do Chapecó – Senadora Ideli Salvatti atuou para resolver os impasses em torno da licença ambiental para a construção da Usina. A Usina produz 855 MW e teve um investimento de R$ 2,2, bilhões, dos quais 40% são recursos do governo federal e o restante da iniciativa privada; 2.4. Linha de Transmissão Videira Campos Novos – Senadora Ideli Salvatti atuou também para a viabilização desta obra; 2.5. Barragem para conter as cheias em Concórdia - em 2007 a Senadora Ideli Salvatti incluiu no PAC Drenagem o valor de R$ 3,4 milhões para Concórdia construir a Barragem de contenção das cheias e alargamento do canal do Rio Queimados. Além destes recursos, a prefeitura investiu mais R$ 1,2 milhões nestas obras; Turismo – em 2009 a Senadora Ideli Salvatti e o Deputado Claudio Vignatti liberaram junto ao Ministério do Turismo R$ 2 milhões para o início das obras da Rodovia da Integração que ligará o município de Cel. Freitas a União do Oeste. A rodovia foi orçada em R$ 20 milhões; Recursos para os Municípios atingidos pela Seca - a Senadora Ideli Salvatti e o ep. Cláudio Vignatti aturaram junto ao Ministério da Integração Nacional para a liberação de R$ 20 milhões destinados aos municípios do oeste, meio oeste e planalto norte atingidos pela estiagem; Agricultura Familiar - atuação da Senadora Ideli Salvatti em favor da Agricultura Familiar: Entre 2004 e 2009 liberou R$ 3,6 milhões em emendas parlamentares para beneficiar os agricultores familiares em vários municípios do oeste (ver tabela das emendas abaixo) Senadora fez gestão junto ao Governo Federal para aumentar os valores financiados pelo PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Nacional) que saltara de R$ 250,1 milhões em 2002 para R$ 962,7 milhões em 2008/2009. Os contratos saltaram de 80 mil para 10l mil, neste período; Renegociação da Dívida – em 2003 a Senadora Ideli Salvatti foi relatora da da Medida Provisória 114/2003 que tratou da negociação de dívidas agrícolas. Com esta medida mais de 9 mil agricultores familiares de SC foram beneficiados; Pelo Projeto desta MP foi criado também o Programa de Aquisição Alimentar, garantindo a compra , por arte da união, dos produtos não comercializados; Relação Prefeituras. Entrega de Máquinas do MDA às prefeituras de SC. Em 2014, foram entregues 807 máquinas ( 269 tratores de esteira, 269 retroescavadeiras e 269 caminhões basculantes) para 269 municípios; No Oeste foram entregues: Municípios Tratores Retroes-cavadeiras Caminhões Basculantes Total AMAI – 14 municípios 14 14 14 42 AMARP – 13 municípios 13 13 13 39 AMAUC - 15 municípios 15 15 15 45 AMEOSC – 19 municípios 19 19 19 57 AMERIOS – 17 municípios 17 17 17 51 AMMOC - 13 municípios 13 13 13 39 AMNOREST – 06 municípios 06 06 06 18 AMOSC - 19 municípios 19 19 19 57 Total 116 116 116 348 Emendas da Senadora Ideli Salvatti para Região do Planalto Serrano - (levantamento parcial: 2004 a 2009) – R$ 12,5 milhões Ideli Salvatti - PERFIL Ideli Salvatti - Nascida em 18 de março de 1952. Licenciada em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora aposentada da Rede Estadual de Santa Catarina. É casada com Jeferson Figueiredo, mãe de Filipe Salvatti Mescolotto e Mariana Salvatti Mescolotto e avó de quatro netos. Na década de 1970, em Joinville, atuou nas CEBs, Pastoral Operária, Associações de Moradores e Centro de Defesa dos Direitos Humanos. Em 1980 ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores. Militou no Movimento Sindical na Associação dos Professores de Joinville (APJ). Presidiu a Associação dos Licenciados em Santa Catarina (ALISC) e por dois mandatos o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/SC). Também foi uma das fundadoras da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SC). Em 1994, foi eleita pela primeira vez para o mandato de deputada estadual (1995-1998) e reeleita em 1998 (1999-2000) para seu segundo mandato. Em 2002, tornou-se a primeira mulher eleita senadora de Santa Catarina. Foi uma das maiores defensoras do Governo Lula no Congresso Nacional, tornando-se assim uma referência da força de Santa Catarina. Liderou a bancada do PT no Senado por 4 vezes - 2004, 2006, 2007 e 2008 e foi líder do governo no Congresso em 2009 e 2010. Em 2009 foi promulgada a Emenda à Constituição 59, que ampliou os recursos para Educação e a obrigatoriedade do ensino dos 4 aos 17 anos, da qual Ideli foi uma das autoras. Participou de várias Comissões: Constituição e Justiça, Educação, Assuntos Sociais e Assuntos Econômicos. Apresentou 21 projetos de lei no Senado e três emendas à Constituição. Em 2005 teve seu primeiro projeto transformado na "Lei do Parto", que garante às gestantes o direito a escolher um acompanhante para a hora do parto. Em 2009 assumiu a presidência da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas. Integrou as Comissões de Constituição e Justiça e de Infraestrutura e, suplente nas Comissões de Educação, Assuntos Sociais e Assuntos Econômicos. Candidata ao governo de Santa Catarina nas eleições de 2010, pelo PT, obteve 21,9% dos votos válidos (754.223 votos). Por indicação da presidenta Dilma Rousseff, foi a primeira mulher Ministra da história de Santa Catarina. Como Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais foi a representante catarinense, com mais tempo em um Ministério dentro do Palácio do Planalto, onde foi responsável pela relação política do Governo com o Congresso Nacional, Governadores e Prefeitos (exercendo a função por 2 anos e 10 meses). Também foi Ministra da Pesca e Aquicultura no primeiro mandato e Ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, no segundo mandato. A atuação na carreira pública rendeu inúmeros reconhecimentos e prêmios. Recebeu o troféu "Cabeças do Congresso", conferido aos 100 parlamentares mais influentes do Brasil, sendo a única personalidade de Santa Catarina em 2008. Foi indicada pelo governo brasileiro para assumir o cargo de Secretária de Acesso a Direitos e Equidade da Organização dos Estados Americanos - OEA, onde lutou por maior alcance nas políticas públicas para os povos do continente americano. Voltou ao Brasil para integrar a luta pela redemocratização, sendo escolhida candidata ao Senado pelo Partido dos Trabalhadores em 2018.

    17/08/2018 Leia...

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  • Pedágio Solidário em alusão ao Agosto Laranja foi realizado em Guaraciaba

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    Ação foi uma parceria da Secretaria de Saúde com a APAE

    Foi realizado durante a quarta-feira (15), no centro do município um pedágio solidário em alusão ao Agosto Laranja. A ação foi realizada pela APAE Sonho Meu e teve como parceira a Secretaria de Saúde de Guaraciaba. Na ocasião foram entregues adesivos do Agosto Laranja e também lixeirinhas para os veículos. Os munícipes, caso desejassem, poderiam contribuir através das latas de troco solidário. O Pedágio contou ainda com a participação dos estudantes que prestam serviço não remunerado através do Programa de Bolsas de Estudos. A próxima ação a ser realizada, será no sábado (18), com uma Missa onde marca a Abertura da Semana da Pessoa com Deficiência, às 19h30, na Praça Municipal Giuseppe Palú. Durante a próxima semana serão realizadas ações para os alunos e atendidos da APAE, sendo Dia da Beleza, Integração entre as APAES, Palestras e Mateada. Campanha Associe-se a APAE Na sexta-feira dia 24, acontece o encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência, na Praça Giuseppe Palú. Na ocasião, será realizada a Campanha Associe-se a APAE. O objetivo dessa ação é fazer com que os munícipes tenham a oportunidade de poder auxiliar a APAE Sonho Meu, através de doações espontâneas, sendo que elas podem ser realizadas mensalmente e até anualmente, conforme a opção de cada associado. A Associação dos Pais e Alunos da Instituição explica que não há valor definido, cada munícipe pode contribuir quando quiser e com a quantia que desejar. Para associar-se a APAE, basta comparecer no dia 24, na Praça Municipal, portando os documentos pessoais.

    16/08/2018 Leia...

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  • Rua de São Miguel do Oeste recebe o nome de Raimar Dieter Staats

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    Staats morreu afogado em 1970 quando estava auxiliando em um resgate em decorrência de enchente

    Na noite desta quinta-feira, 09 de agosto, foi aprovado Projeto de Lei de autoria do vereador, Vagner Passos na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, que denomina Rua do Bairro Progresso como Rua Raimar Dieter Staats. O vereador menciona que a história do homenageado é triste mas nos deixa uma lição, pois o homenageado perdeu sua vida servindo ao próximo. O homenageado, Raimar Dieter Staats nasceu em 4 de agosto de 1955 no interior de Mondaí, filho de Lindolfo Staats e Christina Anna Staats. A família era humilde e residia em uma casa cedida pela comunidade à família. Em 1970 a família de Raimar Staats veio morar em São Miguel do Oeste em busca de uma vida melhor. Após trabalhar um período em agroindústria e em um depósito de ferro, Raimar Staats decidiu ingressar na Polícia Militar. Ele foi a Chapecó participar de curso a fim de formar-se soldado, e passou a atuar como recruta da PM naquele município. Em 1975, Raimar se prontificou a auxiliar em um resgate em decorrência de uma enchente. Ele acompanhou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, formando uma equipe a fim de resgatar corpos que pereceram e desapareceram. Porém, Raimar Staats foi arrastado pelas águas do rio Irani, se afogando. Raimar faleceu em 7 de dezembro de 1975, aos 20 anos. Seu corpo foi encontrado a 16 quilômetros do local onde foi arrastado pelas águas. Raimar Dieter Staats foi enterrado no Cemitério São Miguel e Almas em 16 de dezembro de 1975, com honras militares.

    10/08/2018 Leia...

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  • Jovens alistados entre julho de 2017 e junho de 2018 devem se apresentar no 14º RCMec

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    A seleção geral será realizada na próxima semana

    A Junta de Serviço Militar de São Miguel do Oeste informa aos jovens alistados no período de 1º de julho de 2017 a 30 de junho de 2018, que as apresentações para a seleção geral serão realizadas entre os dias 13 e 17 de agosto. A partir de segunda-feira (13), os jovens devem se apresentar no 14º RCMec, na Rua Willy Barth, n. 67, no bairro Progresso, pela manhã a partir das 7h e, à tarde, a partir das 13h. Conforme o secretário da Junta, Sidenei da Silva, os jovens devem acessar o site www.alistamento.eb.mil.br e clicar no link já me alistei para ter acesso às informações de agendamento do dia e hora de sua apresentação. Mais informações pelo telefone (49) 3621 0274, ou na Secretaria da Junta de Serviço Militar, junto ao antigo prédio da Câmara Municipal de Vereadores.

    10/08/2018 Leia...

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  • Release das atividades parlamentares da Vereadora Maria Tereza Capra

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    A Vereadora Maria Tereza Capra apresentou requerimento solicitando ao prefeito informações sobre qual o valor arrecadado anualmente pelo município referente à utilização da faixa de acesso das calçadas pelos estabelecimentos comerciais. Ela pede ainda a relação dos estabelecimentos comerciais que possuem autorização para utilizar esses espaços, e o valor pago. A vereadora irá se manifestar após o recebimento da resposta do Executivo. O requerimento foi aprovado por todos os presentes na sessão desta terça-feira (7) e segue para o Prefeito Municipal.

    08/08/2018 Leia...

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  • Quinta Charrete desafia estudantes de Arquitetura a elaborar projetos durante a madrugada

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    SÃO MIGUEL DO OESTE A 5ª Charrete do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc desafiou, nesse final de semana, 35 acadêmicos a desenvolver projetos arquitetônicos madrugada a dentro. Os acadêmicos iniciaram as atividades às 19h de sexta-feira (03) e entregaram os projetos às 7h30 do sábado (04). Neste ano, para os estudantes encararem acordados a maratona de projetos, participaram da aula de Zumba com o Cleiton Eduardo Pinheiro, de uma mímica arquitetônica com 20 traços e fizeram a caracterização da equipe. Durante a madrugada, os futuros arquitetos projetaram espaços de contemplação para cinco lugares pré-estabelecidos: praça do Bairro São Luiz, praça do Bairro São Jorge, Praça Belarmino Annoni e para as áreas verdes do loteamento Jardim Flamboyant e da Vila dos Oficiais. A equipe Archianos, composta pelos estudantes Eduardo Nadin, Felipe Alves, Jaíne dos Santos, Marina Dambrós e Wellinton da Silva, foi a vencedora da 5ª Charrete. Segundo a coordenadora do curso, professora Leandra Daiprai, o termo Charrete nasceu na França, no século 19, e era uma competição realizada pelos estudantes de Arquitetura, que desenvolviam projetos durante 24 horas. Recebeu esse nome, porque, no final da atividade, uma charrete passava nas ruas para recolher os projetos arquitetônicos. "A Charrete é uma atividade importante, pois permite a interação entre acadêmicos de diversas fases. Além disso, faz com que pensem em soluções para o desafio proposto em um curto espaço de tempo. A parceria com a administração municipal de São Miguel do Oeste motiva ainda mais a participação dos acadêmicos, ao perceberem que suas ideias são perfeitamente exequíveis para o município, que avalia os trabalhos vencedores do concurso e, por vezes, coloca-os em prática", avalia a professora. Para o acadêmico Matheus Balbinot Spironello, atividades como essa proporcionam espaço para o desenvolvimento de trabalhos em equipe; possibilitam a troca de conhecimentos e experiências, além de desenvolver a percepção dos problemas urbanísticos e arquitetônicos, buscando soluções.

    07/08/2018 Leia...

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  • Tunápolis lança programa inédito de capacitação empresarial

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    Com o objetivo de oportunizar cursos e ações que fomentem o desenvolvimento empresarial do município, a Administração de Tunápolis, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, assinou, na última quarta-feira, dia 1º, o contrato com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a implementação o Programa de Consultoria Municipal.
    Esta será a primeira ação de um programa inédito que a Secretaria implantou no município, o “Capacita Tunápolis – Trilhando o Futuro”, que promoverá diferentes atividades para dinamizar a economia local e oferecer capacitações aos empresários e futuros empreendedores.
    Neste ano, serão oferecidos dois cursos para a classe empresarial do município, totalmente gratuitos, com conteúdo teórico e consultoria dos profissionais no dia a dia das empresas participantes. O primeiro, denominado “Administração de Pequenos Negócios: A Arte de Gerenciar com Facilidade”, com carga horária de 14h, será realizado de 27 a 30 de agosto e disponibilidade de 30 vagas, sendo uma (01) pessoa por empresa. A segunda capacitação será sobre “Planejamento Estratégico na Medida”, com carga horária de 14h, que será oferecida nos dias 22 a 25 de outubro e com disponibilidade de 30 vagas, podendo inscrever-se até duas pessoas por empresa.
    As inscrições devem ser feitas na recepção da Prefeitura de 13 a 22 de agosto, mediante o preenchimento do cadastro. A ficha de inscrição poderá ser solicitada com antecedência, que será encaminhada por email, porém, deverá ser entregue pessoalmente na recepção para a confirmação da participação. Nestas capacitações, poderão participar todas as indústrias e empresas de qualquer porte já estabelecidas no município, no próximo ano, serão oferecidos cursos específicos aos Micro Empreendedores Individuais (MEI) e, também, para futuros empreendedores. 

     

    06/08/2018 Leia...

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  • PSL lança candidato ao governo e ao Senado

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    Durante festiva convenção, neste sábado (4), o PSL de Santa Catarina – partido que apresentou o maior crescimento no Estado este ano – homologou a candidatura do comandante Carlos Moisés da Silva, ao governo, tendo com o vice a advogada Daniela Reinehr. Para o Senado, foi confirmado o nome de Lucas Esmeraldino, presidente estadual e grande indutor do crescimento rápido e robusto da sigla.

     

    Apesar dos inúmeros convites dos maiores partidos de Santa Catarina para uma composição eleitoral, o PSL catarinense optou por lançar candidato ao governo, vice e Senado apostando tudo na renovação. Lucas Esmeraldino e outros dirigentes ouviram as bases, conversaram com os líderes municipais, com os candidatos homologados e optaram por esse encaminhamento.

     

    Sempre lembrando que o projeto maior do PSL no Estado é potencializar a pré-candidatura presidencial de Jair Bolsonaro, líder em todas as pesquisas em Santa Catarina. Em quatro meses e meio, sob a coordenação de Esmeraldino, o partido conseguiu construir mais de 150 comissões provisórias municipais, número que deve chegar a 180 até o dia 16 de agosto, quando começa, de fato, a campanha eleitoral deste ano.

     

    Para Esmeraldino, a decisão do PSL-SC de fazer chapa puro sangue para o Governo do Estado, vem ao encontro com a renovação política, não só de pessoas novas, mas de pessoas comprometidas com as famílias. “Hoje, o partido dá mais um passo para a mudança de Santa Catarina. Gratidão é o que sentimos, após cumprirmos mais essa missão. São nomes novos na política, mas ao mesmo tempo, pessoas com garra, batalhadoras, que farão a diferença. Só tenho motivos para agradecer ao presidenciável Jair Bolsonaro pela confiança e, a todos que estão contribuindo para que a sigla se fortaleça a cada dia. É esta união que fará a diferença no processo de mudança do nosso país, do nosso Estado, pelo bem das famílias catarinenses. Vamos, juntos, mostrar a nossa força e lutar pelo nosso capitão”, destaca o candidato ao Senado, homologado.

     

    Já o pré-candidato ao governo, comandante Carlos Moises da Silva, afirma que “a missão será árdua, mas não é impossível, para quem quer ver um futuro melhor para as famílias e a mudança da velha política. Agora é fazer uma campanha limpa, com propostas, demonstrar onde estão os problemas do Estado e dizer como serão resolvidos. Atuar, principalmente, na saúde, educação, segurança e infraestrutura, é abrir Santa Catarina para o desenvolvimento. Sem esses itens, não há caminho para a ordem e o progresso. Só tenho motivos para agradecer o carinho e o respaldo das pessoas, que me anima a seguir em frente nesta luta, juntamente com o presidenciável do partido, Jair Bolsonaro”, comentou.

     

    Para a pré-candidata a vice, o momento é de renovação. “Somos testemunhas que todos que estão juntos com a família PSL, estão lutando pelos seus ideais, pelos ideais do partido, por um Estado mais justo. Temos a população do nosso lado, uma história limpa, seguimos valores morais e éticos, com condições de buscar a mudança de verdade para Santa Catarina, para meu Oeste”, pontua Daniela Reinehr.

    06/08/2018 Leia...

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  • ASCOM Eskudlark lança oficialmente candidatura à reeleição para deputado estadual

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    O lançamento da campanha foi durante a convenção do PR na Assembleia Legislativa, em Florianópolis

    A convenção estadual do PR, neste domingo, em Florianópolis, confirmou o nome de Maurício Eskudlark como candidato à reeleição para deputado estadual. Eskudlark, que é vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, reafirmou seu compromisso de trabalhar pelo Estado, em defesa dos interesses da população. "Eu vejo diariamente o quanto podemos fazer pelo outro, o quanto podemos contribuir de verdade para uma sociedade melhor. Este é o meu objetivo como deputado: fazer tudo o que estiver ao meu alcance para que todos nós possamos viver com qualidade e dignidade", declara o parlamentar. No lançamento da campanha, o deputado fez um discurso em que contou sobre alguns dos momentos mais marcantes de sua vida. “Cada  proposta aprovada que tivemos, foi uma conquista. Uma conquista  nossa, da população. Muitas vezes é burocrático conseguir alguma mudança. Mas, nós insistimos, lutamos e cobramos. Desde cedo, tive uma vida de muita batalha. Perdi meu pai aos 11 anos de idade, e junto com a minha mãe tive que sustentar a família. Estudei em escola pública e a muito custo consegui fazer faculdade. Então, quando hoje, surgem obstáculos à minha frente, posso dizer com toda certeza que a luta vale a pena", afirma. O lançamento oficial da campanha do deputado estadual Maurício Eskudlark, na convenção do Partido da República, reuniu centenas de lideranças regionais, vereadores, familiares e amigos. “É gratificante ver os nossos esforços saírem do papel. Me emociono ao ler as mensagens de apoio e agradecimento. Temos um time, uma equipe grande pelo Estado. Convido a todos para se unirem à nossa caminhada. Vamos, juntos, continuar trabalhando por Santa Catarina".
     
    Trajetória
    Maurício Eskudlark é vice- líder do governo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina desde o início deste ano. O parlamentar assumiu o cargo após ter sido convidado pelo governador Eduardo Pinho Moreira. Eskudlark atua intensamente nas áreas da saúde, segurança pública e educação. Atualmente, o deputado integra a mesa diretora da Assembleia, como 4° secretário. O parlamentar também já foi presidente e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública, do Poder Legislativo Estadual. À frente deste colegiado, Eskudlark defendeu propostas de uma área na qual é tecnico. O parlamentar é delegado aposentado e exerceu a função durante 30 anos na Polícia Civil de Santa Catarina.
     

    06/08/2018 Leia...

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  • A burocracia é a mãe da corrupção

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    Por: Valdir Colatto - Deputado Federal Engenheiro Agrônomo

    A mensagem do título, que tenho usado nos últimos anos, é antiga, e foi reforçada recentemente pelos inúmeros casos comprovados de corrupção, revelados por operações como a Lava-Jato, por exemplo. 

    Preocupado com isso, em 2011, criei e passei a presidir a Frente Parlamentar da Desburocratização, que tem foco no atendimento mais ágil e menos oneroso ao cidadão. Neste trabalho, venho reunindo subsídios para propor mudanças que aperfeiçoem o sistema de produção, industrialização, comercialização e serviços, além de conduzir o país a um novo patamar de eficiência e produtividade. 

    Desde a Constituição de 1824 (primeira Constituição da República), o Estado virou refém de um emaranhado de leis. Esse excesso de regras engessou o Estado, impossibilitando o cidadão de receber atendimento a suas necessidades em menor tempo e com mais qualidade.

    Nosso país acabou criando uma série de repartições, órgãos, autarquias para colocar em prática suas leis, com isso, entra em prática o “carimbório”. Quanto mais carimbos, mais mãos sedentas por benesses aparecem. Uma licença que precisa passar pelo aval de vários órgãos, sem prazo para resposta, prejudica o desenvolvimento do país. 

    Prova disso, é que já tivemos um ministério criado exclusivamente para tratar da Desburocratização. O órgão existiu por sete anos, sem, contudo, trazer grandes resultados. Sendo assim, chega parecer utópico o vislumbre de soluções para os “nós” que travam o desenvolvimento.

    Garantir a eficiência do sistema, determinando punições para quem não cumpre os prazos de análise pode ser uma das maneiras de diminuir o tempo que levamos para obter resposta de órgãos públicos. É o que proponho ao apresentar projetos de lei para regulamentar o princípio da legalidade administrativa, acabar com a omissão administrativa e criar a administração positiva. 

    O princípio da legalidade obriga o administrador público, em sua atividade funcional, a respeitar os mandamentos da lei maior e o interesse público, deles não podendo se afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e se submeter à responsabilização disciplinar, civil e criminal, conforme a gravidade do ato. Ou seja, ao gestor público só é permitido fazer aquilo que a lei autorize de forma prévia e expressa. Essa é a nossa proposta, por um Brasil com menos burocracia e mais desenvolvimento. Afinal, muito ajuda quem pouco atrapalha! 

    03/08/2018 Leia...

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  • Unoesc abre inscrições para Mestrado em Sanidade e Produção Animal Aplicadas a Pequenas Propriedades

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    Estão abertas até o dia 20 de novembro, as inscrições para o Mestrado Acadêmico em Sanidade e Produção Animal Aplicadas a Pequenas Propriedades. O programa oferecido na Unoesc Xanxerê é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Poderão se inscrever para a seleção portadores de diploma de curso de graduação em Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e áreas afins, com validade nacional.
    De acordo com o coordenador do curso, professor Sergio Abreu Machado, esse Mestrado busca formar profissionais com perfil para o desenvolvimento de pesquisa científica, inovações tecnológicas além da aplicação e viabilização de tecnologias e práticas que garantam, de maneira sustentável, a produção e sanidade em propriedade de pequeno e médio porte.
    — O profissional será estimulado e capacitado para desenvolver e potencializar suas habilidades para contribuir no desenvolvimento econômico de macro e microrregiões com perfil socioeconômico-produtivo — afirmou o coordenador do curso, professor Sergio Abreu Machado.
    Ainda de acordo com o professor, ao concluir o curso, o egresso poderá contribuir em situações que envolvem sistemas intensivos de criação desenvolvidos em pequenas propriedades, agregando conhecimentos científicos e tecnológicos, práticos e aplicados. Poderá também, atuar na docência, áreas de pesquisa e até mesmo, desenvolver atividades de contato direto com o campo trabalhando como extensionista, autonomamente ou vinculado a empresas.

     

    03/08/2018 Leia...

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  • Clínica-escola de Fisioterapia da Unoesc iniciará atendimentos gratuitos

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    SÃO MIGUEL DO OESTE

        A clínica-escola de Fisioterapia da Unoesc São Miguel do Oeste iniciará, na próxima semana, os atendimentos gratuitos.  As pessoas interessadas já podem entrar em contato com a clínica pelo telefone 3631-1639 ou pessoalmente no horário das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h15. Segundo a coordenadora do curso, professora Franciane Barbieri Fiorio, serão atendidas, prioritariamente, pessoas de baixa renda. "Pessoas com doenças raras que não se encaixam no critério da renda também poderão receber atendimento, pois por ser uma clínica-escola, a diversidade de doenças atende aos fins pedagógicos do curso", acrescenta a professora.

        Franciane detalha que serão realizados atendimentos coletivos e individuais de crianças, adultos e idosos, nas diversas áreas especializadas, com enfoque na promoção da saúde, prevenção de agravos e reabilitação física. A clínica tem capacidade para atender em média 50 pessoas por dia.

        Os atendimentos serão realizados pelos acadêmicos da oitava fase sob a supervisão dos professores das disciplinas de Estágio Supervisionado em Fisioterapia Neurofuncional, Estágio Supervisionado em Fisioterapia nas Disfunções Musculoesqueléticas e Estágio Supervisionado em Fisioterapia na Atenção Primária.

     

    Sobre a clínica-escola de Fisioterapia da Unoesc

        

        A clínica-escola está localizada no campus da Unoesc. A estrutura dispõe de cinco consultórios para atendimentos individuais, salas de fisioterapia neurológica para adultos e crianças, cinesioterapia, fisioterapia cardiorrespiratória, eletrotermofototerapia, hidroterapia com turbilhão para membros inferiores e superiores e salas de estudo.

     

    02/08/2018 Leia...

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  • Agosto Laranja inicia com Caminhada de Conscientização

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    Ações estão sendo promovidas pela Secretaria de Saúde e APAE

    A Administração Municipal de Guaraciaba, através da Secretaria de Saúde e a APAE Sonho Meu, iniciaram na manhã desta quarta-feira (01), as ações relacionadas ao Agosto Laranja.  Conforme a Secretária de Saúde Daiane Dorigon, as ações são intituladas como Campanha de Prevenção das Deficiências: Um ato de amor. Na caminhada, cerca de 150 pessoas participaram, envolvendo Administração Municipal, APAE, escolas e entidades do município.

     

    As ações que serão realizadas durante todo o mês do Agosto Laranja, seguem com Pedágios, entrega de Latas Solidárias no comércio do município, celebrações religiosas, Dia da Beleza para os alunos e atendidos, integração com outras APAES da região, palestras, confraternizações, mateada, além da Campanha “Associe-se a APAE”.    

     

    Conforme a equipe técnica do SUS da APAE, o objetivo das ações deste mês é conscientizar na prevenção das deficiências, realizando atividades onde possam envolver os munícipes, além de gerar conhecimento a respeito das formas de prevenção, as causas e na condição de existência de uma deficiência, a forma de acolhimento e auxílio que a APAE disponibiliza juntamente com as demais redes de apoio do município. A APAE Sonho Meu de Guaraciaba conta com uma equipe multiprofissional que atende cerca de 70 pessoas, entre alunos e atendidos. 

     

    A caminhada contou com o apoio também da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o Jeep Clube Guaraciaba.

     

    Cinthia Borsatto/ Assessoria de Imprensa

     
     

    01/08/2018 Leia...

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  • Município amplia rede de Iluminação Pública

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    Com o objetivo de melhorar a luminosidade e visibilidade em frente ao Residencial Viver Bem, a Prefeitura de Tunápolis licitou a ampliação da rede de iluminação pública na Rua Santa Cruz.

    A empresa EB Instalações Elétricas, de Descanso, vencedora do certame, ampliou a rede de baixa tensão e instalou o poste com as luminárias, um investimento em torno de R$ 5.000,00.

    De acordo com o responsável pelo Setor de Urbanismo, Volmir Pedro Lawisch, nos próximos dias, outras ruas serão beneficiadas com o acesso à rede de iluminação pública. “Buscamos oferecer a infraestrutura mínima necessária para melhorar a qualidade de vida e maior segurança a todos que residem e trafegam nas vias urbanas à noite”, esclarece.

    Pensando na comodidade e no bom atendimento aos munícipes, a municipalidade também oferece teleatendimento gratuito aos moradores que estiverem com problemas na iluminação pública. Por meio do número 0800 8 870870, o munícipe consegue abrir a ocorrência e solicitar a manutenção com a empresa Quark Engenharia. Ao abrir o chamado, é necessário que tenha em mãos o número do CPF, endereço, telefone e referências de localização.

     

    31/07/2018 Leia...

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  • PDT reúne lideranças regionais para discutir as eleições deste ano

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    O Diretório Municipal do PDT de São Miguel do Oeste promoveu um encontro regional na manhã de sábado, 28, com a presença da pré-candidata a deputada estadual Ana Paula da Silva, conhecida como “Paulinha”. O encontro foi realizado no Restaurante Filtrão e contou com a presença de 230 lideranças pedetistas de São Miguel do Oeste e região.

    O objetivo foi, além de confraternizar, discutir as estratégias do partido para as eleições de 2018 em âmbito regional. Na tarde de sexta-feira, 27, a pré-candidata Ana Paula da Silva esteve em visita à redação do Jornal Imagem, acompanhada do coordenador regional da campanha, José Ademo Rosa da Silva.

    Paulinha, 43 anos, é ex-prefeita reeleita de Bombinhas, no Litoral do Estado, e renunciou ao mandato para concorrer a deputada estadual. Ela foi eleita prefeita com 73% dos votos e, segundo afirma, deixou o cargo com 97% de aprovação. Ela ganhou o prêmio de melhor prefeita de Santa Catarina e 3ª melhor do Brasil em gestão fiscal e administração, além de melhor gestão de serviços públicos em municípios de até 25 mil habitantes. O prêmio é concedido anualmente pelo Conselho Federal de Administração e Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

    Segundo Paulinha, se filou ao PDT com 14 anos de idade e nunca trocou de sigla. No seu currículo, acumula a vice-presidência nacional da Juventude do PDT e foi secretária da Internacional Socialista Juvenil, tendo morado no Rio de Janeiro e convivido com Leonel Brizola. No Rio, foi assessora especial dos programas de qualificação no governo de Anthony Garotinho.  

    Natural de Florianópolis, Paulinha se candidata pela primeira vez a um cargo legislativo e tenta consolidar a candidatura em todo o Estado. O PDT de Santa Catarina tem hoje apenas um deputado estadual (Rodrigo Miotto) e nenhum federal. Para a Câmara dos Deputados, é pré-candidato o presidente do Diretório Estadual, Manoel Dias. Para a Assembleia Legislativa, serão 11 candidatos.

     

     

    30/07/2018 Leia...

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  • Em convenção histórica, PSDB-SC confirma Paulo Bauer e Napoleão na majoritária

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    Com mais de 3 mil filiados presentes em Joinville, Senador teve nome confirmado ao Governo do Estado e ex-prefeito de Blumenau ao Senado Federal

    Em uma convenção histórica, a maior da história do PSDB de Santa Catarina, com mais de 3 mil filiados de todas as partes do Estado, o Partido oficializou os nomes do Senador Paulo Bauer ao Governo do Estado e do ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes ao Senado Federal neste domingo (29), no Centro de Exposições da Expoville, em Joinville. 
    Os 586 convencionais aprovaram praticamente por unanimidade (foram 579 votos sim, 3 votos não, 1 voto nulo e 3 abstenções) os nomes de Paulo Bauer e Napoleão e também a autorização à Executiva Estadual tucana para definir as demais questões até o prazo legal, que se encerra em 5 de agosto.
    O presidente estadual do PSDB, Deputado Marcos Vieira, fez questão de registrar o evento como o maior já realizado pelo PSDB Catarinense em seus 30 anos de história recém completados. "Esse 29 de julho é histórico para o PSDB, mas também para mim, que tenho 29 anos de jornada nesse Partido. Era um sonho ver o nosso PSDB assim, forte, unido, preparado para governar Santa Catarina. Todos nós trabalhamos muito para isso e aqui estamos, com toda essa estrutura para fazer de Paulo Bauer o próximo Governador e de Napoleão Bernardes Senador da República", disse o Presidente Marcos Vieira, que em sua fala também fez questão de homenagear o Senador Dalirio Beber, um dos fundadores do PSDB-SC, e segundo ele um dos grandes responsáveis pelo momento do Partido.
    Agora oficialmente candidato do PSDB ao Governo do Estado, o Senador Paulo Bauer mencionou a força da estrutura partidária atual, elogiou o trabalho capitaneado pelo presidente Marcos Vieira e salientou que a aliança do PSDB a partir de agora é com os eleitores catarinenses. "Os outros partidos são bem-vindos que quiserem se somar ao projeto, mas nosso compromisso é com Santa Catarina e assim será. Diante de uma aclamação dessas, e diante de tudo que foi feito até aqui, com o apoio incondicional do Partido, seguir em frente é algo inegociável", disse Paulo Bauer, arrancando aplausos do auditório lotado.
    Iniciando a jornada para chegar ao Senado Federal, o ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes lembrou um pouco da sua trajetória no PSDB, que começou há 20 anos, quando ainda com uniforme escolar foi ao diretório de Blumenau pedir para ser filiado, das vitórias nas eleições para vereador e prefeito (ambas com votações recorde), e disse que seu trabalho no Senado será redobrado para honrar o legado dos atuais dois senadores tucanos, o próprio Paulo Bauer e Dalirio Beber. "Aprendi muito nesses 20 anos de PSDB, tive ótimos mestres, aprendi como vereador, nos dois mandatos como prefeito e agora tenho convicção que chegou a hora de colaborar com o meu Estado lá em Brasília, no Senado, lutando pelas causas dos nossos municípios", disse Napoleão Bernardes.

    Reunião preparatória

    No sábado, véspera da Convenção Estadual, mais de 300 pessoas, entre Pré-Candidatos (à majoritária e proporcional), Prefeitos e outras lideranças, participaram de uma reunião preparatória para a campanha. Na ocasião, todos se apresentaram e falaram um pouco de seus projetos. Além disso palestras falaram de questões jurídicas e de marketing da campanha eleitoral. Os pré-candidatos a Deputado Federal e Estadual conheceram os seus números de campanha e puderam tirar dúvidas a respeito de documentação para o registro das candidaturas, o que será feito ao longo da próxima semana.

    Convenção Nacional

    Finalizada a etapa da Convenção Estadual, as atenções agora se voltam para a Convenção Nacional do PSDB, que no próximo sábado, dia 4 de agosto, irá homologar a candidatura do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin à Presidência da República. Santa Catarina estará representada na Convenção por quase 40 delegados, a terceira maior delegação entre todos os Estados.

     

     

    30/07/2018 Leia...

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  • Deutsche Woche em São João do Oeste.

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    Festival da Cuca e da Linguiça reúne 18 participantes

    O evento atrativo foi inédito na programação da 10ª Deutsche Woche em São João do Oeste. Conforme a integrante do Núcleo da Mulher Empresária, Anelise Kaufmann, o objetivo foi resgatar as receitas passadas de mãe para filhos e a cultura de fazer o Kuchen, a cuca em casa, mantendo viva a cultura alemã também na gastronomia. Anelise avalia que as 18 participações valorizaram o concurso gastronômico, que teve premiação em dinheiro para as melhores receitas. O primeiro lugar foi conquistado por Florida Henn, em segundo Leci Klunk e na terceira colocação Elaine Pauli. Outra atração desta quarta-feira, 25, foi o mate-baile com musical Só Alegria de Quinze de Novembro-RS e o terceiro dia do Bierwagen distribuindo chopp. A Noite do Humor vai apresentar novidades nesta quinta-feira, 26, na Semana Alemã. A programação não terá o tradicional concurso da piada e da mentira. A noite dedicada para as apresentações humorísticas, com show de comediantes e atrações teatrais é bastante aguardada pelo público. Conforme o presidente da CCO, André Klunk, a Noite do Humor será realizada na Sociedade Aliança com início às 19h30. As principais atrações serão, Alemão de “Lageode” com piadas, paródias e causos da colônia e Albino e Judith Grávidos, atração comandada pelo humorista Albino Wallsmaia. Klunk lembra que não haverá cobrança de ingresso. O evento atrativo foi inédito na programação da 10ª Deutsche Woche em São João do Oeste. Conforme a integrante do Núcleo da Mulher Empresária, Anelise Kaufmann, o objetivo foi resgatar as receitas passadas de mãe para filhos e a cultura de fazer o Kuchen, a cuca em casa, mantendo viva a cultura alemã também na gastronomia. Anelise avalia que as 18 participações valorizaram o concurso gastronômico, que teve premiação em dinheiro para as melhores receitas. O primeiro lugar foi conquistado por Florida Henn, em segundo Leci Klunk e na terceira colocação Elaine Pauli. Outra atração desta quarta-feira, 25, foi o mate-baile com musical Só Alegria de Quinze de Novembro-RS e o terceiro dia do Bierwagen distribuindo chopp. A Noite do Humor vai apresentar novidades nesta quinta-feira, 26, na Semana Alemã. A programação não terá o tradicional concurso da piada e da mentira. A noite dedicada para as apresentações humorísticas, com show de comediantes e atrações teatrais é bastante aguardada pelo público. Conforme o presidente da CCO, André Klunk, a Noite do Humor será realizada na Sociedade Aliança com início às 19h30. As principais atrações serão, Alemão de “Lageode” com piadas, paródias e causos da colônia e Albino e Judith Grávidos, atração comandada pelo humorista Albino Wallsmaia. Klunk lembra que não haverá cobrança de ingresso.

    27/07/2018 Leia...

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  • Programa Gestão de Indicadores inicia em São Miguel do Oeste

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    O Sebrae/SC iniciou, nessa semana, as aulas do Programa Gestão de Indicadores de Resultados (GIR) - solução inédita na região - destinada às empresas com grande capacidade de expansão. A iniciativa conta com a parceria do Sicoob São Miguel e a primeira fase iniciou na segunda (23) e seguiu até esta quarta-feira (25). O grupo reúne empresários e profissionais de seis empresas da área industrial e de serviços: Comercial de Piscinas e Pedras Bedin, Dihelo Alimentos, J Portelles Distribuidora de Materiais de Construção, Imobal Indústria de Móveis Baldissera, Sysmo Sistemas e Pró-PVC Indústria e Comércio.

    Referência no Brasil e nas regiões catarinenses onde já foi aplicado, o GIR possibilita a adoção de um modelo de gestão com base em indicadores e metas para aumentar a competitividade. As aulas vem sendo ministradas pelo consultor empresarial Airton Bezerra de Oliveira que está trabalhando assuntos como planejamento e estratégia nesta primeira etapa. 

    “O objetivo dessa primeira fase é transmitir conceitos e apresentar as ferramentas utilizadas em planejamento e estratégia. No mundo atual não se concebe uma empresa de qualquer atividade econômica sem atuar de forma planejada. Ela pode até sobrevier por um tempo, mas, cedo ou tarde, estará fora do mercado, pois não tem sustentabilidade econômica e financeira”, enfatizou Airton, lembrando que a próxima etapa contempla um workshop sobre indicadores de gestão.

    Para o diretor comercial do Sicoob São Miguel, Marcelo Trevisan, a parceria com o Sebrae/SC é essencial para que os associados tenham a oportunidade de inovar seus negócios e crescer de forma sustentável. “O GIR é uma importante ferramenta que possibilita maior controle, gestão e, principalmente, prepara o empresário para os desafios do crescimento. Nossas expectativas para os resultados que o programa trará, são melhores possíveis”.

    O GIR tem duração de 14 meses e inclui atividades coletivas, workshops e atendimentos empresariais, mas o grande diferencial são as consultorias exclusivas que acontecem na organização com carga horária de 127 horas. A solução inclui todas as ferramentas necessárias para obter uma gestão moderna e melhorias na performance do empreendimento.

    O coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, enfatizou que o programa tem importância estratégica para auxiliar na gestão das principais áreas da empresa. O GIR visa uma atuação eficiente com decisões baseadas em indicadores, possibilitando trabalhar de maneira planejada para, consequentemente, atingir as metas traçadas. Sem dúvida, será fundamental para consolidação dos negócios e, consequentemente, para melhorar a geração de empregos e movimentar a economia da região”. 

    26/07/2018 Leia...

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  • Prefeito recebe reivindicações para retomada de mão dupla na Marcílio Dias

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    Levantamento do fluxo de veículos e queda nas vendas será feito e apresentado em 90 dias

    O prefeito Wilson Trevisan, recebeu na manhã desta quarta-feira (25), em seu gabinete, a presidente da CDL, Solani Balbinot, e empresários de comércios localizados na Rua Marcílio Dias, para tratar da mão única implantada na via há cerca de 40 dias.

    Na oportunidade, os comerciários manifestaram que estão de acordo com todas as mudanças realizadas dentro do projeto de mobilidade urbana na cidade, com exceção das vias de mão única, as quais em sua avaliação têm atrapalhado o fluxo de veículos e prejudicado as vendas.

    Trevisan explicou que o debate sobre o trânsito de São Miguel do Oeste acontece há mais de 10 anos e teve sempre a participação e manifestação da população em audiências públicas e reuniões. “Estamos implantando o projeto de mobilidade urbana que é muito complexo e prevê diversas ações e mudanças nas vias, especialmente do centro. Na primeira etapa executamos as vias de mão única e o estacionamento rotativo, numa segunda etapa damos continuidade às ligações asfálticas interbairros e, agora, nesta terceira fase está sendo feito um estudo a respeito da implantação do transporte coletivo”.

    O prefeito ressaltou que é necessário e está pensando num projeto de modernização e desenvolvimento do município. E, que para isso, medidas e alterações são imprescindíveis.

    Solani confirmou que a questão da modalidade urbana é discutida há muitos anos, mas lembrou que sempre houve pouca participação da comunidade, lideranças e empresários. “Acreditamos no comprometimento do prefeito com o melhor para São Miguel do Oeste, pois sempre afirmou que ajustaria o que não desse certo neste projeto. Temos orgulho de viver nesta cidade e trabalharemos para ajudar o poder público a melhorar São Miguel do Oeste em todos os setores”.

    Trevisan confirmou que estará solicitando uma análise do fluxo de veículos e uma pesquisa para ouvir a opinião da população sobre as vias de mão única. Após estas duas situações, dentro de 90 dias, estará se reunindo novamente com os empresários que apresentarão relatórios com dados de suas empresas.

     

    26/07/2018 Leia...

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