Últimas REGIONAL

  • PEDAGOGIA ABRE TEMPORADA DE FORMATURAS DA UCEFF ITAPIRANGA

    img

    As 11 formandas de Pedagogia fizeram grande festa no Clube Imigrantes de Itapiranga na noite de sábado (18/01), abrindo a temporada de formaturas da UCEFF Itapiranga. A cerimônia de colação de grau foi presidida pela coordenadora do curso, professora Maria Preis Welter e acompanhada pelos professores Daniel Skrsypcsak (paraninfo); Deise Josene Stein (patrona); Elenice Ana Kirchner (professora homenageada); Daiana Raquel Paschoali (nome da turma); Vianei Hammerschmitt (amigo da turma); e Ivanea Clari Back Rohden (funcionária homenageada).

     

    A licenciada Franciele Thomé discursou em nome das colegas, enquanto o juramento foi proferido pela Aline Spies Borscheid. Em seu discurso, a oradora falou da evolução da turma e o amadurecimento de cada uma das colegas. "Hoje, após quatro anos de convivência, podemos afirmar que evoluímos, crescemos juntas, passamos a compreender e aceitar as diferenças, dividimos alegrias e tristezas e porque não dize,r que nos tornamos uma família, por que família é assim mesmo. Tem gente que é artista, gente que fica na sua, gente que fala tudo, gente que chora fácil, que fica bravo fácil, mas que no fundo todos se completam. Hoje somos mais gente.  Como diz o grande Paulo Freire em seu poema “A escola”, cada um de nós é gente. Gente que reconhece a limitação humana, mas que acima de tudo sabe que não existem limites para quem almeja a realização de seus ideais. Este é um momento ímpar em nossas vidas, pois aqui se concretiza a realização de um grande sonho. Um sonho marcado por muito esforço, estágios, noites sem dormir por causa do TCC, ausência da nossa parte àqueles a quem amamos e a parte onde filho chora e os pais nem veem... Enfim, uma grande batalha que declaramos vencida". 

     

    Para o paraninfo, professor Daniel Skrsypcsak, "ser pedagogo não é apenas ser professor. É mais do que isso. Falo, pois não sou pedagogo por formação, mas me considero por adoção. E nesses mais de 14 anos lecionando no curso de Pedagogia da UCEFF, aprendo cada vez mais uma das essências desse curso: a formação humana. Eu, como profissional da educação, sou eternamente grato as pedagogas e pedagogos que passaram e passam por minha vida. Sem eles seguramente não estaria aqui hoje. Em cada passagem uma marca significativa. Ser pedagogo não é apenas estar numa sala, com lousa, carteiras, crianças. Entendo que ser pedagogo é ter coragem de enfrentar as dificuldades guiados por princípios e valores morais, pois os mesmos estão além do intelecto humano e precisam ser desenvolvidos desde a primeira etapa da educação básica. Ser pedagogo é saber lidar com a diversidade na multiplicidade, entendendo como poucos, o verdadeiro conceito de inclusão. Ser pedagogo é ter uma responsabilidade de iniciar o futuro de todas as profissões. O pedagogo tem a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer. E quem sabe essa mesma sociedade, que hoje parece tão infértil, possa colher os frutos das sementes que vocês irão plantar", enfatizou o paraninfo.

     

    Já a coordenadora do curso, professora Maria Preis Welter, agradeceu o empenho de cada uma para chegar até aqui. "Queridas mães, queridos pais e familiares, como mãe, sei do orgulho e da alegria que vocês estão sentindo, porque vossos filhos há quatro anos fizeram uma escolha, e vocês apoiaram, incentivaram e auxiliaram para a concretização deste sonho. Vossos filhos corresponderam com dedicação, comprometimento e responsabilidade e hoje compartilham a alegria da formatura. A vocês mães, pais e familiares, a nossa gratidão. Gratidão aos colegas professores, que conduziram a formação destes jovens com muita competência, possibilitando aprendizagem e formação humana. Agradeço também a todos os colegas funcionários da UCEFF que auxiliaram essas jovens na caminhada acadêmica. Queridos novos colegas de profissão, comemorar a vitória é algo muito importante. Nas vitórias nós nos transformamos, e é fácil entender o porquê. Imagine que cada uma delas é um degrau de uma escada. Cada conquista é um novo passo dado e você avança para outro degrau. E isso motiva, mostra que você é capaz. Sim, vocês são capazes. Parabéns por esta conquista, pois vocês podem ter tido o apoio de muitos, sua família, seus amigos, professores...., mas vocês venceram os desafios e alcançaram o objetivo, e é justamente por isto que vocês podem comemorar. Desejo que continuem tendo muitas conquistas e realizações", desejou a professora Maria. 

     

    Próximas Formaturas

    • 25/01/2020 Direito - Complexo Oktober
    • 01/02/2020 Agronomia A - Complexo Oktober
    • 08/02/2020 Administração - Clube Imigrantes
    • 15/02/2020 Engenharia Civil - Clube Imigrantes
    • 22/02/2020 Medicina Veterinária A e C - Complexo Oktober
    • 29/02/2020 Medicina Veterinária B - Clube Imigrantes
    • 07/03/2020 Arquitetura e Urbanismo - Clube Imigrantes
    • 14/03/2020 Ciências Contábeis - Clube Imigrantes
    • 21/03/2020 Engenharia de Produção - Clube Imigrantes
    • 28/03/2020 Formatura de Gabinete (manhã no Auditório Bloco A) e Institucional (noite no Clube Imigrantes)

    21/01/2020 Leia...

    -

  • Praça Ernesto Brunetto: mais um espaço de lazer e diversão para a família

    img

    Entrega aconteceu neste domingo com a presença de familiares do homenageado

                A Administração de São Miguel do Oeste realizou neste domingo (19), a entrega da Praça Ernesto Brunetto, mais um espaço para lazer e entretenimento das famílias migueloestinas.

                A praça, localizada no centro, nas imediações da Rua Ângelo Grolli, e proximidades da Casan, foi projetada e executada pelas equipes das Secretarias de Urbanismo e de Planejamento, a fim de utilizar um espaço ocioso e que servia para encontro de transeuntes e vândalos.

                Familiares do homenageado, acompanhados da esposa Rosa Bruneto, prestigiaram o ato de entrega junto com o prefeito Wilson Trevisan, presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo Di Berti, secretários Marli da Rosa e Juliano Siebel, servidores do município, vizinhos da praça e a população em geral.

                O prefeito Trevisan reforçou o compromisso da Administração no sentido de oferecer espaços públicos agradáveis e adequados à população. “A nossa equipe pensou e planejou cada detalhe deste local que com certeza será muito utilizado pelas famílias do nosso município. A recuperação de praças e revitalização de locais como este vêm para oportunizar momentos de lazer, diversão e entretenimento para crianças, jovens, adultos e idosos. E esta é uma das prioridades de nossa administração”.

    A filha Alice Brunetto relatou um breve histórico de Ernesto Brunetto, um dos pioneiros de São Miguel do Oeste que muito fez pela cidade e foi uma das mãos que construíram a história que hoje existe.

    Para a secretária Marli é gratificante participar deste momento. “Esta era uma rua sem saída, que ninguém valorizava. Trabalhamos e fizemos algo mais voltado ao meio ambiente para que as famílias saiam de suas casas e apartamentos e usufruam. Colocamos câmeras de segurança e lâmpadas de led para que ficasse um lugar seguro para quem aqui circular”.

    21/01/2020 Leia...

    -

  • Trevisan irá buscar apoio do Estado para voos regulares no município

    img

    Notícia de que a Azul adquiriu aeronaves menores favorece voos regionais

    O prefeito Wilson Trevisan manteve contato na manhã desta quarta-feira (15), com o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler, após ter acompanhado as últimas notícias de que a companhia aérea Azul teria firmado um acordo para aquisição da TwoFlex, reforçando a aposta na aviação regional.

                Trevisan encaminhou email a Hassler e justificou que, com estas aeronaves menores da TwoFlex, a Azul teria também condições de operar no Aeroporto Regional Helio Wasun, em São Miguel do Oeste.

    “Seria uma grande oportunidade de termos voos regulares, sem grandes investimentos ou mudanças no nosso aeroporto. Vamos mobilizar as lideranças e representantes de entidades e empresas do município e da região para reforçar o pedido junto ao Estado”, completou o prefeito.

                A pressão da sociedade local tem se intensificado nos últimos meses, para a implantação de voos regulares, considerando a situação precária das rodovias de acesso a São Miguel do Oeste, principalmente a BR 282, que tem dificultado o trânsito até Chapecó e a chegada ao Aeroporto.

                Nos próximos dias, segundo Trevisan, uma comitiva local deverá estar se dirigindo a Florianópolis e oficiando o pedido ao Governador de Santa Catarina.

    15/01/2020 Leia...

    -

  • Transição oficial da chave da Casa Legislativa

    img

    Na manhã desta segunda-feira, dia 06 de janeiro de 2020, o vereador Sr. Volmir Adelar Casagrande, juntamente com o vereador Sr. Marcos Baldo, realizaram oficialmente a transição da chave da Casa Legislativa para o vereador Sr. Márcio Maximino Bortoloto, que conduzirá os trabalhos do Poder Legislativo Descansense pelo período de 2020.

    07/01/2020 Leia...

    -

  • Sicoob expande no Rio Grande do Sul e inaugura agência em Soledade

    img

    O Sicoob São Miguel inaugurou no dia 16 de dezembro, na cidade de Soledade a 7ª agência no Rio Grande do Sul. A agência está localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1307 – Centro, telefone (54) 3381 2958.

    Participaram da solenidade autoridades locais, membros do conselho e diretoria da cooperativa, associados, representantes de entidades e cooperativas, comerciantes do entorno e comunidade. Durante todo o dia diversas pessoas visitaram a agência para dar as boas-vindas ao Sicoob e toda equipe de trabalho.

    Conforme Edemar Fronchetti, presidente do Sicoob São Miguel, a cooperativa atua no Rio Grande do Sul desde 2018 e é muito gratificante a receptividade das pessoas em cada município, “ Estamos felizes com mais uma agência e com a presença de diversas pessoas nos prestigiando que é fundamental, estamos sempre procurando expansão, crescimento para podermos cada vez ser melhores e atender mais pessoas”, ressalta.

    De acordo com Marisa Cislaghi, diretora executiva do Sicoob São Miguel no Rio Grande do Sul, é um grande orgulho estar presente em mais um município gaúcho, “É um orgulho para nós estarmos nesta comunidade que tão bem nos recebeu. Estamos aqui para contribuir com o desenvolvimento econômico, social. Nossas expectativas são grandes, Soledade é o centro de uma microrregião e estamos preparados para atender a todos”, destaca.

    Segundo Luciano Moraes da Rocha, gerente da agência em Soledade a atuação no município traduz o propósito da cooperativa “O Sicoob considera de extrema relevância o relacionamento com a comunidade, queremos fazer parte dela, devolver a sociedade, pois sabemos que a união que nos fortalece”, finaliza.

    19/12/2019 Leia...

    -

  • Município inicia implantação de Horto Medicinal

    img

    A iniciativa deve contemplar além de chás, horticultura e fruticultura

     Envolver a comunidade e oportunizar alternativas naturais de cuidados e prevenção com a saúde são os principais objetivos do Horto Medicinal, que está sendo implantado pela Administração Municipal.

                    Na manhã desta quinta-feira (19), o prefeito Wilson Trevisan, acompanhado do vice-prefeito Alfredo Spier e do secretário Antônio Orso, esteve verificando os trabalhos que estão sendo executados por uma equipe da Agricultura, com o apoio das Secretarias de Assistência Social e da Saúde.

                    Conforme a técnica em Agroecologia, Kelin Bedin, nesta semana foi realizado cercamento e demais questões de infraestrutura, além do plantio de cobertura verde. No mês de fevereiro devem ser feitos os canteiros e o plantio das mudas. “A intenção é que até a metade do próximo ano o Horto esteja produzindo e a população utilizando alguns produtos daqui”.

                    Trevisan destacou que o Horto Medicinal será um espaço rico em espécies medicinais. “Estamos trabalhando, de forma inovadora, primando pela qualidade em saúde e uma vida mais saudável à nossa população”.

    19/12/2019 Leia...

    -

  • Manifestação contra o descaso com a BR-163 reuniu cerca de três mil pessoas

    img

    Manifestação contra o descaso com a BR-163 reuniu cerca de três mil pessoas

    São Miguel do Oeste

    Cerca de três mil pessoas aderiram ao ato que ocorreu no trevo de acesso a São Miguel do Oeste e no trevo de acesso a São José do Cedro no final da tarde de segunda-feira, 16, em protesto contra as condições da BR-163. Empresários, motoristas, estudantes e agricultores aderiram ao movimento nas duas cidades. 
    A manifestação pacífica foi organizada por entidades regionais e ganharam apoio de empresários, motoristas, estudantes e agricultores. O ato visa pressionar o governo a liberar recursos para a obra de revitalização do trecho de 62 quilômetros entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. A campanha, intitulada S.O.S. BR-163 - Sem asfalto, sem voto” foi encabeçada pelo Lions Clube e rapidamente ganhou adesão de outras entidades e classes.
    Em ambos atos, os manifestantes discursaram e seguraram faixas e cartazes com palavras de ordem. A mobilização foi encerrada perto das 18h30, quando os manifestantes soltaram 43 balões que simbolizam as vítimas fatais na rodovia nos últimos anos. Já em São José do Cedro, o ato foi rápido e a rodovia ficou bloqueada por alguns minutos, mas na sequência o trânsito foi liberado novamente. 
    A organização do evento realiza um abaixo-assinado que será encaminhado a Brasília. Há também uma petição online que conta com mais de nove mil assinaturas. “Estamos buscando uma audiência com o ministro da Infraestrutura para levar essas assinaturas e as fotos da situação da rodovia”, explica Evandro Rech, do Lyons Clube de São Miguel do Oeste.
    No dia 07, membros da organização do protesto fizeram a colocação de mil cruzes em faixas pretas ao longo da Rua Willy Barth, para lembrar os acidentes e as mortes registradas no trecho. Na avaliação dos organizadores, a missão foi cumprida com participação em massa, mesmo com a chuva. O ato contou com participação também de familiares e vítimas de acidentes na BR-163 nos últimos anos devido ao descaso. 
     

    19/12/2019 Leia...

    -

  • Licenciamentos Ambientais passam a ser geridos pelo Município

    img

    Requerimentos podem ser feitos a partir do dia 02 de janeiro de forma online

    São Miguel do Oeste inicia no dia 02 de janeiro a gerir os Licenciamentos Ambientais, a fim de agilizar os trâmites nos pedidos de licença de empreendimentos que causem algum impacto no dia a dia da população.

                    O prefeito Wilson Trevisan buscou modelos do processo de municipalização em outras cidades do Estado e sugeriu a parceria com a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC), através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (CONDER).

                    A intenção, segundo Trevisan, é trazer mais agilidade e fluidez aos processos de empreendedores e cidadãos de São Miguel do Oeste, considerando que atualmente alguns pedidos de licença levam de oito a doze meses para a liberação do parecer.

    De acordo com o Diretor Ambiental, Valmor Povala, as solicitações serão feitas de forma online, com acompanhamento dos técnicos do CONDER e do Ministério Público. Ele reforça que o usuário poderá acompanhar em tempo real todo o processo.

     

    Etapas do processo de Licenciamento Ambiental

    ·         Cadastramento do empreendedor e do empreendimento no Sistema de Informações Ambientais do CONDER no link https://conder.1doc.com.br/atendimento;

    ·         Requerimento da licença ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes;

    ·         Análise pelo CONDER dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados e a realização de vistorias técnicas;

    ·         Solicitação de esclarecimentos e complementações pelo CONDER;

    ·         Emissão de parecer técnico conclusivo e, quando couber, parecer jurídico;

    ·         Deferimento ou indeferimento do pedido de licença.

    18/12/2019 Leia...

    -

  • Município abre Concurso Público e Processo Seletivo para diversas áreas

    img

    Inscrições podem ser efetuadas entre os dias 18 de dezembro e 16 de janeiro, por meio do site da Ameosc

    O Município de São Miguel do Oeste lançou nesta terça-feira (17), os editais do
    Concurso Público 010/2019 e do Processo Seletivo 011/2019, para contratação de
    profissionais em diversas áreas. As inscrições para ambos estarão abertas desta quarta-
    feira (18) até o dia 16 de janeiro. Para o Processo Seletivo, as provas serão aplicadas no
    dia 08 de fevereiro e, para o Concurso, no dia 09 do mesmo mês. As vagas são para nível
    médio e superior, com vencimentos iniciais entre R$ 1.349,30 (agente de saúde) e R$
    17.705,58 (médico).
    De acordo com o secretário municipal de Gestão de Pessoas e Transparência,
    Alencar Barbieri, no Concurso, há Cadastro de Reserva para arquiteto, assistente social,
    contador, engenheiro ambiental, engenheiro civil, farmacêutico, fonoaudiólogo, médico,
    médico veterinário, nutricionista, odontólogo, pedagogo, auxiliar de consultório dentário,
    fiscal de obras e posturas, fiscal sanitário, técnico administrativo, técnico em enfermagem,
    agente comunitário de saúde para controle de endemias (dengue) e agente comunitário de
    saúde, além de uma vaga para enfermeiro, uma para fisioterapeuta e uma para psicólogo.
    No Processo Seletivo, há Cadastro de Reserva para pedagogo, educador social
    (Educação Física), educador social (Pedagogia), médico ginecologista/obstetra, atendente
    social, motorista, operador de máquina e agente comunitário de saúde para os bairros
    Estrela e Salete.
    As inscrições para os cargos de nível médio serão confirmadas mediante o
    pagamento de boleto no valor de R$ 100,00, e, para nível superior, R$ 120,00. Os editais
    contendo todas as informações podem ser acessados no site da prefeitura
    (www.saomiguel.sc.gov.br), na aba “Concursos e Editais”, ou no site da Ameosc,
    organizadora dos processos (www.ameosc.org.br), na aba “Concursos Públicos”. As
    inscrições também serão efetuadas por meio do site da Ameosc.

    17/12/2019 Leia...

    -

  • Exército reforça a segurança nas festas de final de ano na Fronteira OPERAÇÃO CHOQUE DE SEGURANÇA/ÁGATA/FRONTEIRA SUL

    img

    O fluxo de trânsito nas estradas federais e estaduais aumenta com as festas de fim de ano e com ele os crimes transfronteiriços de descaminho, de tráfico (armas e entorpecentes) e de contrabando. Em razão dessas ilegalidades, o Exército Brasileiro intensifica a fiscalização na faixa de fronteira dos estados do Paraná e Santa Catarina. A Operação Choque de Segurança/Ágata tem o objetivo de fortalecer a segurança nas estradas e cidades, garantindo assim o bem-estar dos paranaenses e catarinenses nesse período de festas. 

    Durante o mês de dezembro a 5ª Divisão de Exército (Curitiba-PR) coordena a Operação Choque de Segurança/Ágata que é desencadeada em coordenação com os diversos Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização Federais, Estaduais e Municipais, em ambiente interagências. Os objetivos da operação são: fortalecer a presença do Estado na região, combater a prática de ilícitos transfronteiriços e ambientais e ampliar a sensação de segurança da população. 

    A 5ª Divisão de Exército ocupa diversos postos de bloqueios nas principais estradas do Paraná e Santa Catarina por ocasião da Choque de Segurança/Ágata. Participam da fiscalização as tropas da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Cascavel-PR), da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (Ponta Grossa-PR) e do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (São Miguel do Oeste-SC). Ao total mais de 1500 militares estão nas ruas e estradas dos dois estados protegendo da população nesse período.

     

    Programa de Proteção Integrada de Fronteiras

    A Choque de Segurança/Ágata faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, instituído pelo Decreto Presidencial nº 8.903, de 16 de novembro de 2016 e a 5ª Divisão de Exército realiza suas ações com base no Decreto nº 85.064, de 26 de agosto de 1980. 

    Ainda, com amparo no Art. 16-A, da Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, são conduzidas operações preventivas e repressivas pontuais, tais como patrulhamentos terrestres e fluviais; estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas, vias urbana e fluviais; revista de pessoas, veículos e embarcações; e intensificação da fiscalização de produtos controlados. 

     

    5ª Divisão de Exército

    A 5ª Divisão de Exército é a unidade militar responsável pelas ações constitucionais do Exército nos estados do Paraná e Santa Catarina e atua em operações de defesa da pátria; na garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem; nas ações subsidiárias gerais; e nas ações na faixa de fronteira terrestre contra delitos transfronteiriços e ambientais.

     

    14º Regimento de Cavalaria Mecanizado 

    Nesta Operação, a faixa de fronteira de Santa Catarina, que abrange 83 municípios é responsabilidade do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento Lanceiros do Ponche Verde – que recebeu também tropas oriundas do 62º Batalhão de Infantaria (Joinville-SC) e do 23º Batalhão de Infantaria (Blumenau-SC).

     

    17/12/2019 Leia...

    -

  • POSSE FESTIVA DO DIRETÓRIO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE SÃO MIGUEL DO OESTE

    img

    O Partido dos Trabalhadores de São Miguel do Oeste realizou no último sábado (30) a posse festiva do novo Diretório e Comissão Executiva, na Sede da Associação da Cooperoeste Terra Viva – Linha Bela Vista das Flores. Assumiu a Presidência do Partido a Vereadora Maria Tereza Capra, o Vice-Presidente Juarez da Silva e ainda empossado o Diretório Municipal, e os membros da Comissão Executiva, a Secretária de Organização, Secretária de Finanças, Secretária de Formação Política, Secretária de Comunicação e Secretário de Movimentos Populares. 

    A festa da posse contou com a presença de muitos filiados, militantes, simpatizantes, autoridades da região e dos Deputados Fabiano da Luz e Luciane Carminatti. Uma noite marcante, além do resgate da história do Partido, o evento foi uma oportunidade de confraternização e a reafirmação do compromisso com partido e lutas.

    Em um discurso carregado de histórias e emoção, a Presidenta agradeceu aos primeiros filiados do Partido dos Trabalhadores de São Miguel do Oeste, os quais construíram e ainda muito contribuem com o Partido dos Trabalhadores. A nova Presidenta do partido destacou os tempos de resistência pelos quais os militantes passam desde o golpe e para finalizar ressaltou a importância do partido continuar sendo resistência perante os desmontes que estão ocorrendo e destacou a maior bandeira do Partido dos Trabalhadores, qual seja “Luta de Classe”, defesa daqueles que mais precisam, destacou Maria Tereza. 

    06/12/2019 Leia...

    -

  • Maldaner comemora aprovação do pacote anticrime

    img

    O Plenário da Câmara dos Deputados, aprovou na noite desta quarta-feira (4), por 408 votos favoráveis e 9 contra, o pacote anticrime elaborado pelo Ministério da Justiça e Segurança com o aval do Ministro Sérgio Moro, resultado da operação Lavajato.

    Em audiências realizadas para a construção do relatório, o deputado federal Celso Maldaner reiterou por diversas vezes o seu compromisso com o projeto que prevê especialmente o endurecimento do código penal, além de outras leis como a de Execuções Penais e as que tratam da lavagem de dinheiro e do crimes hediondos, e assim, não só mais “ladrão de galinha” vai para a cadeia, o colarinho branco também.

    “Apoio o trabalho de Moro que tem como objetivo acabar com a corrupção que assola o nosso país e reitero que fui e sou defensor da Lavajato. Sigo com meu compromisso de trabalhar pelo fim da corrupção e pela segurança do povo brasileiro, combatendo também o crime organizado”, defendeu em discurso na Tribuna minutos antes da votação.

    O projeto nº 10.372/2018 segue agora para apreciação do Senado Federal.

    Mais informações:

    Raquely Benedet Cella / Adriano Casagrande

    Ascom

    Gabinete Dep. Federal Celso Maldaner

    05/12/2019 Leia...

    -

  • Embaixador Valeriu Rusu marca presença no 29º Encontro de Romenos

    img

    O 29º Encontro da Associação dos Descendentes Romenos Bessarabianos realizado no último sábado (30/11) na comunidade de Linha Santo Antônio, Itapiranga-SC, contou com ilustre presença do Embaixador da Romênia no Brasil Valeriu Rusu e o Cônsul Geral de Santa Catarina Edson Roberto Dreher, além dos prefeitos Jorge Welter de Itapiranga, Lúcio Mallmann de Iporã do Oeste, vice-prefeito de Tunápolis Aquiles Bamberg, e representando o prefeito de São João do Oeste, Felícia Theisen. A condução de todo encontro ficou por conta do presidente da Associação, Canísio Muller. 

    A programação iniciou pelas 18h30 com recepção dos visitantes e entrada solene das bandeiras da Romênia e do Brasil, seguida de breve encenação com objetos que fizeram parte da vida dos imigrantes para a nova pátria, seguida de assembleia da Associação, apresentações culturais, homenagens, jantar com cardápio típico da culinária romena, e exposição de artesanato e roupas típicas romenas genuínas feitas pelas artesãs da comunidade regional. 

    O embaixador da Romênia, Valeriu Rusu, que pela primeira vez participa do Encontro dos Romenos, falou da satisfação de estar presente no evento e que acompanha o desenvolvimento da Associação. 

    A diretora cultural do consulado e professora/pesquisadora Florentina Muller Gruhlke, conduziu as homenagens e apresentações culturais que tiveram a participação especial da cantora  Leone Schafer e do instrumentista Hugo Gemmer, e deram um brilho todo especial ao evento deste sábado. De acordo com a professora Florentina, neste ano foram encaminhados 164 processos de cidadania via Consulado de Iporã do Oeste, sendo que os primeiros fizeram o juramento e receberam do Cônsul Valeriu Rusu os documentos de cidadãos romenos a partir desta data. "Este é um momento histórico, pois depois de 10 anos de muito trabalho envolvendo a Associação, o governo romeno começa a reconhecer seus filhos, concedendo-lhes a cidadania", comemorou a professora. 

    Saiba mais

    A região Extremo Oeste possui mais de seis mil descendentes romenos. O nome Bessarabianos deriva da província da Bessarábia na Romênia, local de onde vieram para o Brasil grande parte dos descendentes, nas décadas de 1920 e 1930. Atualmente o cadastro da associação contempla 28 famílias que imigraram da Romênia para a nossa região. Destas, algumas ainda vivas e apesar da idade avançada, continuam fazendo parte da Associação e participaram do evento neste sábado.
    A sede da Associação é na comunidade de Santo Antonio, em Itapiranga, onde foi fundada em 1989, e abrange também os municípios de Tunápolis, São João do Oeste, Mondaí e Iporã do Oeste. Esta é a primeira associação na América Latina a ser registrada no Governo Romeno.

    O Consulado Geral da Romênia em Santa Catarina foi instituído em Iporã do Oeste no ano de 2014, e atende todo o Estado no que diz respeito às relações entre Brasil e Romênia. O órgão auxilia os descendentes que buscam a cidadania Romena, sendo que os interessados podem procurar a sede do Consulado em Iporã do Oeste, ou encaminhar e-mail para cidadaniaromena@gmail.com .

    04/12/2019 Leia...

    -

  • Acadêmicas e diplomado do curso de Engenharia Civil apresentam pesquisas no maior evento de Engenharia de Recursos Hídricos do Brasil

    img

    SÃO MIGUEL DO OESTE

    As acadêmicas de Engenharia Civil da Unoesc, Eduarda Echer, Naíse Klein, e o diplomado do curso, Rodrigo Boll, apresentaram pesquisas, durante o 23º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado entre os dias 24 e 28 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). As acadêmicas e o diplomado estiveram acompanhados do professor orientador dos três estudos, André Tiago dos Santos. 

    A acadêmica Eduarda Echer apresentou a pesquisa: "Estudo da disponibilidade hídrica das bacias do Extremo-Oeste Catarinense". A acadêmica Naíse Klein apresentou o estudo: "Curva de intensidade, duração e frequência de chuvas para a região de Maravilha - SC". O diplomado do curso, Rodrigo Boll, falou sobre a sua pesquisa: "Estudo de viabilidade hidrológica para implantação de pequena central hidrelétrica no Rio Sargento/SC".

    Segundo o professor André Tiago dos Santos, o Simpósio é uma oportunidade para os estudantes apresentarem seus trabalhos e ficarem atualizados sobre o tema. "Essa é a oportunidade que os acadêmicos têm de entrar em contato com os principais profissionais da área, conhecer novos profissionais, técnicas atualizadas de monitoramento da qualidade e disponibilidade hídrica, bem como adquirir experiência e crescimento intelectual, social e técnico", destaca o professor. 

    As acadêmicas Eduarda Echer, Naíse Klein e o diplomado do curso, Rodrigo Boll, destacam que, durante o Simpósio, ampliaram os seus conhecimentos, trocaram experiências e fizeram networking. "Uma grande vantagem do curso de Engenharia Civil são as diversas áreas de especialização que a englobam, permitindo que os acadêmicos possam optar pela área que possuem maior afinidade ou melhor tendência de mercado. Nossa participação no Simpósio, fez com que ampliássemos nossa visão com relação às diversas opções de áreas profissionalizantes", avaliam. 

     

    Sobre o evento

     

    O Simpósio Brasileiro de Recurso Hídricos é o principal evento técnico e científico da área de Engenharia de Recursos Hídricos no Brasil. O evento conta com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais de renome, que participam das discussões sobre o tema e definem metas para o desenvolvimento sustentável da Engenharia de Recursos Hídricos.

    Além da apresentação de pesquisas, foram realizadas discussões em mesas-redondas. As acadêmicas Eduarda Echer, Naíse Klein, o diplomado Rodrigo Boll, e o professor do curso de Engenharia Civil da Unoesc, André Tiago dos Santos, participaram das mesas-redondas "Crises hídricas em região metropolitana: experiências e desafios" e "Avanços da hidrometria e hidrografia". 

     

    03/12/2019 Leia...

    -

  • Lideranças reivindicam curso de Medicina em São Miguel para ministro da Educação

    img

    Comitiva liderada pelo prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, foi recebida em Brasília na manhã desta terça-feira (03), pelo ministro, Abraham Weintraub

    Uma comitiva de São Miguel do Oeste e região, liderada pelo prefeito, Wilson Trevisan, foi recebida na manhã desta terça-feira (03), em Brasília, pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Em pauta, esteve a solicitação da liberação para abertura de um curso de graduação em Medicina no município.

    De acordo com Trevisan, o impedimento que persiste é um Decreto emitido ainda pelo governo anterior, de Michel Temer, proibindo a instalação de novos cursos de Medicina em todo o País, por um período de cinco anos. Mesmo assim, o prefeito de São Miguel do Oeste assinala que a comitiva defendeu a aptidão do município e região para sediar esta graduação, e ouviu do ministro que será realizado um estudo sobre a possibilidade de “quebra” deste Decreto, e posterior liberação do curso para a região.

    “Esta é uma realização que estamos buscando para o médio a longo prazo, mas é importante a mobilização das nossas lideranças, para mostrarmos que estamos preparados e queremos a implantação de um curso superior de Medicina em nossa região”, salienta o prefeito.

    Também participaram da reunião, representantes dos senadores Esperidião Amin e Jorginho Mello; o deputado estadual, Darci de Matos; representante da CDL de São Miguel do Oeste, Rafael Lamb; representante da Acismo, Írton Lamb; representante da FIESC, Neri Barth; prefeito de Belmonte, Genésio Bressiani; e o reitor da Unoesc, Aristides Cimadon.

    03/12/2019 Leia...

    -

  • Encontro de prefeitos do MDB-SC foca eleições de 2020

    img

    O MDB-SC deu uma demonstração de força neste sábado (30) no terceiro Encontro de Prefeitos e Vices do partido, realizado em Porto Belo. Além do presidente estadual da sigla, deputado federal Celso Maldaner, do vice Edinho Bez (ex-deputado estadual) e do ministro da Cidadania, Osmar Terra, o evento para troca de experiências municipais reuniu os ex-governadores Paulo Afonso e Eduardo Pinho Moreira, o senador Dário Berger e o deputado estadual Fernando Krelling.

     

    A parcela expressiva dos 102 chefes de Executivo municipais e 60 vices (ou seus representantes) catarinenses reunida no Hotel Morro do Sol ouviu Maldaner lembrar que a participação de cada um será crucial para o partido atingir a meta de eleger 102 prefeitos, 90 vices e mil vereadores em 2020. O presidente garantiu que o diretório estadual não vai medir esforços para isso:

     

    – Estamos desde julho percorrendo o Estado para agrupar e motivar a militância e analisar o cenário nos municípios. Em fevereiro, detalharemos nosso plano de trabalho, estabelecendo objetivos por região e munindo nossos candidatos com dados do que o MDB já fez em cada cidade – disse. 

     

    O senador Berger ressaltou o quanto vem atuando em Brasília para liberar recursos para as prefeituras e saudou o deputado Krelling como “futuro prefeito de Joinville”. A indicação foi endossada pelo atual mandatário do maior município de Santa Catarina, Udo Döhler, um dos painelistas do encontro. Ele mostrou situação que o pré-candidato irá herdar, apresentando as principais conquistas de seus dois mandatos.  

     

    – Dizem que a pressa é inimiga da perfeição, mas em política é o contrário. Ela é amiga, porque temos que atender as demandas da população do jeito mais rápido e eficiente possível – receitou. 

     

    O outro painelista, o anfitrião Emerson Stein, também fez uma alentada exposição de como encontrou em Porto Belo antes de assumir e o que pretende fazer nos próximos quatro anos, já que concorrerá à reeleição. O evento se encerrou com o ministro Terra confiante de que “o pior já passou” e acenando com a possibilidade de aumentar os repasses da União.

     

    – Temos que discutir o pacto federativo, não dá mais para Estados e municípios contribuírem tanto e ficarem com a menor fatia do bolo – afirmou o ministro da Cidadania, ecoando uma bandeira que já era levantada pelo governador e senador Luiz Henrique da Silveira e hoje defendida pela bancada emedebista catarinense no Congresso.   

    02/12/2019 Leia...

    -

  • Comitiva irá a Brasília defender a abertura de curso de Medicina em São Miguel

    img

    Prefeito Wilson Trevisan está coordenando a mobilização de lideranças e prefeitos da região para participar de audiência com o ministro da Educação na próxima semana

    Na próxima terça-feira (03), uma comitiva de prefeitos e lideranças de São Miguel do Oeste e região estará em Brasília, onde manterá reunião com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para tratar da possibilidade de implantação de um curso de Medicina no município.

    No final da tarde desta quarta-feira (27), o prefeito, Wilson Trevisan, reuniu em seu Gabinete, representantes de diversas entidades e instituições, a quem estendeu o convite para participação na audiência.

    De acordo com Trevisan, os senadores Esperidião Amin, Dário Berger e Jorginho Mello, o deputado Darci de Matos, e, possivelmente, outros parlamentares identificados com os anseios da região, também participarão do encontro com o ministro.

    O prefeito explica que o Município de São Miguel do Oeste já protocolou a solicitação para abertura de um curso de Medicina, e esta reunião servirá para demonstrar ao Ministério da Educação a força política e interesse da sociedade civil nesta iniciativa, que deve melhorar os serviços da Saúde na região, alavancar o desenvolvimento econômico e proporcionar uma chance de profissionalização local nesta área aos jovens do Extremo Oeste.

    “No momento, temos como impedimento um Decreto publicado em abril de 2018, pelo então presidente Michel Temer, proibindo a abertura de novos cursos de Medicina em todo o País, por um período de cinco anos. Por isso, o primeiro passo será solicitar ao Ministério a revisão desta medida”, explica Trevisan.

    28/11/2019 Leia...

    -

  • Curtas: Na capital federal, Bonamigo trata sobre a construção da nova creche

    img

    Em Brasília nesta semana, o prefeito de Descanso, Sadi Bonamigo, participou hoje de audiência com a responsável dos convênios sobre a nova creche que será construída próximo do Centro de Ensino Fundamental Paulo Henrique Pissaia. 

    27/11/2019 Leia...

    -

  • Realizada a diplomação dos novos Conselheiros Tutelares

    img

    Ato foi realizado na noite desta segunda-feira (25)

    Foi realizada na noite desta segunda-feira (25), a diplomação dos novos Conselheiros Tutelares, sendo os titulares e suplentes, escolhidos na eleição realizada no dia 6 de outubro. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA realizou a entrega dos diplomas para os presentes.

    Na oportunidade a presidente do Conselho, Mariane Ozelame, falou sobre a importância da atuação do Conselho Tutelar juntamente com o CMDCA. “Essa atuação em conjunto é de fundamental importância para que o município tenha uma verdadeira política de atendimento à criança e ao adolescente”, finalizou Mariane.

    A Secretária de Assistência Social de Guaraciaba Idione Kroth Fabbi parabenizou os membros eleitos titulares e suplentes e explanou sobre o papel a ser desempenhado pelos Conselheiros Tutelares e a importância do trabalho em rede. Idione comunicou a todos que dentro dos próximos quatro anos de mandato da nova composição do Conselho Tutelar pode haver a necessidade de que os suplentes assumam o cargo, seguindo a ordem de classificação por número de votos.

    Idione lembra ainda que na próxima segunda-feira (02) às 18h30 ocorrerá um Curso de Formação que têm como objetivo preparar estes novos conselheiros para o dia-a-dia de trabalho. Outra informação segundo a Secretária é que no início do próximo ano haverá mais uma capacitação. “Sambemos da importância de qualificá-los para exercer este importante papel para o qual foram eleitos, garantindo-lhes conhecimentos indispensáveis para sua atuação nas demandas infanto-juvenis”, finalizou Idione.

     

    Os cinco conselheiros eleitos, sendo eles Isalete Amaro dos Santos, Simone Finato, Madalena Turani, Cassiana Primaz e Fábio Scapin assumem o cargo no dia 10 de janeiro de 2020, com mandato de quatro anos.

    26/11/2019 Leia...

    -

  • Atrações definidas para comemorar Natal, Ano Novo e aniversário de Descanso

    img

    Momentos serão únicos e especiais na vida das pessoas, principalmente, das crianças

    É preciso anotar na agenda cada evento para celebrar o Natal, Ano Novo e os 63 anos de emancipação político-administrativa de Descanso. A programação inicia nesta sexta-feira, 29 de novembro, e se estende até 31 de dezembro.

    Conforme o secretário de Administração, Paulo Lauxen, com grande esforço do Governo Municipal, em parceria com entidades, grupos e associações, foi preparado atrações para vários públicos durante final de novembro e o mês de dezembro. 

    Para o prefeito Sadi Bonamigo, esses momentos serão únicos e especiais na vida das pessoas, principalmente, das crianças. “Que a população possa prestigiar a cada atividade proposta pela comissão organizadora. Tudo está sendo planejado com carinho e muito amor”, completa.

    Programação

    Sexta-feira, 29 de novembro, 19h30, Natal na Praça 

    Acendimento das luzes, Feira da Agricultura Familiar e do Artesanato, primeiro sorteio da Campanha Premiada Quero Mais, apresentação do coral, show ao vivo com Everton e Marcos. Haverá presença do Papai Noel, pontos com venda de lanches e bebidas. 

    Sábado, 30 de novembro, 15h30 

    Finais do 29º Campeonato Municipal de Futebol de Campo, séries Ouro e Prata, no Estádio Municipal João Baretta.

     

    Sábado, 7 de dezembro, 9h 

    Encontro do Grupo Italiano na comunidade de linha Jorge Lacerda. 

     

    Sábado e domingo, 7 e 8 de dezembro

    Copa Oestina de Veloterra, na pista do Motocross, saída para linha Campinas.

     

    Domingo, 8 de dezembro, 19h30

    No ginásio do bairro Jaroseski, show de balé e show de patinação com o grupo Magia Sobre Rodas.

     

    Domingo, 15 de dezembro, 21h30

    No ginásio do bairro Jaroseski, Baile do Município com a Banda Os Montanari.

     

    Segunda-feira, 16 de dezembro, (aniversário do município)

    A partir das 16h, na praça central: Feira da Agricultura Familiar e do Artesanato, show com gaiteiros e violeiros. 

    Clube SAD, 19h30: segundo sorteio da Campanha Premiada Quero Mais.   

    Clube SAD, 20h: Teatro “Girândola – Um espetáculo de luz e sonhos”. 

    Segunda-feira, 30 de dezembro 

    Terceiro sorteio da Campanha Premiada Quero Mais.

     

    Terça-feira, 31 de dezembro

    Fogos de Virada

    25/11/2019 Leia...

    -