Últimas REGIONAL

  • Assinadas mais duas concessões de uso de lote na Área Industrial Antônio Negri

    img

    Contratos foram assinados pelo Prefeito em exercício Vandecir Dorigon

    Na manhã desta quarta-feira (17), foram assinadas mais duas concessões de uso de lotes de terras na Área Industrial Antônio Negri. A informação é do Prefeito em exercício Vandecir Dorigon. Conforme ele as duas empresas venceram as concorrências públicas realizadas anteriormente. Esteve presente também no ato da assinatura o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo Claudiomiro Maldaner.

    A empresa de Renan Besutti receberá o lote de terra com área de 664m² para ampliar ou implantar empresa no ramo de serviço e manutenção de mecânica elétrica de equipamentos e máquinas agrícolas e automotores. Já a empresa de Cristopher Gonçalves da Rosa receberá o lote de terra com área de 698,40m² para implantar ou ampliar empresa no ramo de serviços de usinagem, tornearia e solda.

    Dorigon mencionou durante as assinaturas a importância de mais empresas de fora doo município estarem se instalando Guaraciaba, assim como munícipes estarem abrindo suas próprias empresas. “Mais empresas em nosso município trazem mais empregos, mais impostos revertidos aos munícipes e aumentam o nosso movimento econômico”, finalizou Vandecir.

    As empresas deverão ressarcir os cofres públicos em 50% do valor líquido do investimento da Prefeitura, no prazo de 10 anos, com carência de um ano, como consta nas Leis de Incentivo. As empresas tem o prazo de seis meses para o início da instalação ou ampliação. Segundo Dorigon as empresas deverão manter os itens na proposta apresentada, com número de empregos diretos e indiretos e demais itens.

    17/10/2018 Leia...

    -

  • Vereadores pedem informações sobre conselhos e comissões da Prefeitura e sugerem obras no Município

    img

    Proposições foram apresentadas durante a sessão ordinária desta terça-feira (16) e serão encaminhadas às autoridades competentes

    Os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram diversos pedidos de informação durante a sessão desta terça-feira (16). Um dos requerimentos é de Silvia Kuhn (MDB), que solicita ao prefeito e ao secretário de Gestão de Pessoas e Transparência que informem quantas comissões internas existem no município; se essas comissões são gratificadas; em caso positivo, qual o valor pago para cada integrante de comissão; e a lista nominal dos servidores que integram as comissões.

    Outros dois requerimentos pedem informações sobre Conselhos Municipais. Um deles, de Cláudio Barp (MDB), solicita à Administração Municipal que forneça a relação nominal dos membros integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente, bem como a cópia das atas a partir de 2017. O pedido será enviado ao prefeito, ao secretário de Agricultura e Meio Ambiente e ao presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente. Já Maria Tereza Capra (PT) solicita ao prefeito e ao diretor adjunto de Cultura e Turismo que informem se o Conselho Municipal de Turismo está em funcionamento; se sim, qual a periodicidade das reuniões e qual a atual composição do Conselho, apresentando as respectivas atas do último ano.

    SINALIZAÇÃO NA WILLY BARTH E NO AGOSTINI

    Carlos Grassi (PP) apresentou uma moção de apelo solicitando ao Dnit que faça a recapagem emergencial e sinalização na pista indicando fim de pista dupla na Rua Willy Barth, no Bairro São Sebastião. O vereador justifica que essa rua possui enorme tráfego de veículos de pequeno e grande porte, e que a recapagem e sinalização gerarão mais qualidade e segurança para as pessoas que ali trafegam. O pedido será enviado ao diretor geral do Dnit, ao diretor de Infraestrutura Rodoviária e ao coordenador-geral de Manutenção e Restauração Rodoviária.

    Outra indicação foi apresentada por Cássio da Silva (MDB), que solicita a pintura da sinalização viária em toda a extensão da Rua Oiapoc e Barão do Rio Branco, no Bairro Agostini. “A má conservação da pintura gera insegurança na travessia e deslocamento, o que coloca em risco a vida e a integridade física dos pedestres”, justifica Cássio, alertando ainda para os “altos índices de acidentes que ali acontecem”. O pedido será enviado ao prefeito, ao presidente do Cotrasmo e à secretária de Urbanismo.

    CÂMERAS, CONSELHO TUTELAR E ABRIGO

    José Giovenardi (PR) solicita a instalação de câmeras de segurança e vídeo monitoramento próximo à Igreja do Bairro Santa Rita. A intenção é contribuir com a melhoria da segurança pública no Município, uma vez que o local possui grande movimentação diariamente.

    Gilberto Berté (MDB) solicita à Administração Municipal que estude a possibilidade de instalar a sede do Conselho Tutelar nas proximidades da Praça Walnir Bottaro Daniel. Conforme o vereador, a solicitação visa atender o pedido de moradores que estão preocupados com o número de adolescentes que utilizam a praça para consumir álcool e drogas. “O Conselho Tutelar estando mais próximo do local facilitaria as visitas, inibindo e protegendo as crianças e adolescentes do contato com esses produtos ilícitos”, ressalta Berté.

    Everaldo Di Berti (PSD) indica a instalação de um abrigo com cobertura destinado ao embarque e desembarque de passageiros no ponto de ônibus já existente, localizado na Rua Oiapoc, esquina com a Rua Olinda Vidor, no Bairro Agostini. A intenção é atender as reivindicações dos moradores do local e dos usuários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em especial das crianças que ali residem e que vão para a Apae. O pedido será enviado à secretária de Planejamento e Urbanismo.

    PROJETO EM SEGUNDA VOTAÇÃO

    A Câmara aprovou também, durante a sessão desta terça, um projeto de lei em segundo turno. O PL 132/2017, de autoria de Cássio da Silva (MDB), veda a concessão de gratificação natalina diversa daquela prevista na Constituição Federal, no âmbito do Poder Legislativo do Município de São Miguel do Oeste. O projeto foi aprovado por maioria, com voto contrário de Maria Tereza Capra e abstenção de Odemar Marques e José Giovenardi.

     

     

    17/10/2018 Leia...

    -

  • Prefeito em exercício realiza reunião com Secretários Municipais

    img

    Na pauta está o andamento dos trabalhos de cada Secretaria além do orçamento

    Estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (15), os Secretários Municipais juntamente com o Prefeito em exercício Vandecir Dorigon, para discutir programação dos trabalhos de cada pasta além da questão do orçamento.

    Conforme Dorigon na oportunidade foi apresentado aos Secretários como está à situação orçamentária e financeira de cada Secretaria, uma vez que nesta época do ano a Administração Municipal inicia contenção de gastos para o fechamento do exercício do ano de 2018.  Além disso, cada Secretário pôde apresentar um relatório de trabalhos em suas respectivas Secretarias para os próximos dias, o que facilita o acompanhamento dos trabalhos por parte do Prefeito em exercício.

    16/10/2018 Leia...

    -

  • Nota Oficial – Comandante Moisés 17

    img

    O candidato ao Governo de Santa Catarina, Comandante Moisés, em sintonia com o Partido Social Liberal (PSL) de Santa Catarina, presidido por Lucas Esmeraldino, diante de notícias veiculadas pela imprensa e em redes sociais nos últimos dias, vem a público externar que não há qualquer posicionamento oficial, referente à nomeação de membros para compor o alto escalão do eventual Governo.  

     

    Na oportunidade, enfatiza que se mantém rígido em sua proposta de despolitizar o Governo e, aliado a isso, se manterá firme em governar Santa Catarina com profissionais de carreira. A indicação dos membros que comporão um futuro e eventual Governo, se dará apenas após o dia 28 de outubro. Manifestando desta forma, o respeito aos eleitores e a disputa democrática neste segundo turno, para o Governo do Estado de Santa Catarina.

     

    O crescimento do Partido Social Liberal em Santa Catarina, bem como o intenso trabalho de Comandante Moisés, amplia a certeza de que somente o PSL busca verdadeiramente a mudança e a negação de velhas práticas, e reitera, também, que a sigla seguirá sua trajetória de mudança sem conchavos políticos. Nossa coligação é com o povo e esta é a oportunidade para iniciarmos um novo momento na política brasileira e estadual. É chegada a hora de ampliarmos horizontes e trilhar um novo caminho. Precisamos recuperar a nossa nação. É necessário um Brasil melhor e uma Santa Catarina diferente. Os catarinenses precisam abraçar a oportunidade de seguir um novo rumo e essa oportunidade é agora.

     

    Comandante Moisés

    Candidato ao Governo

    Partido Social Liberal de Santa Catarina

    15/10/2018 Leia...

    -

  • A UCEFF está com inscrições abertas para o Vestibular 2019 e nós queremos te convidar a construir o amanhã com a gente.

    img

    A gente sabe que a graduação reprograma toda sua vida: carreira, amigos, projetos, rotina. Assim como você, a educação também evolui.

    Aqui na UCEFF o formato de aprender é diferente e queremos compartilhar essas novidades com você! As aulas não são apenas expositivas, acontece muito envolvimento do aluno nesse processo também. São realizados projetos e aulas práticas em encontros presenciais de segunda a quinta-feira. Os conteúdos ficam disponíveis na plataforma online 24h por dia, 7 dias por semana. 

    Os alunos possuem a oportunidade, desde o primeiro semestre, de aprender praticando. Além disso, os professores são profissionais que atuam no mercado de trabalho e têm sempre cases reais para compartilhar.

    Não tem surpresa. Aqui as mensalidades são fixas: o valor que você vai pagar no primeiro semestre também pagará no último. Ainda assim, contamos com programas de incentivo através de bolsas de estudo e financiamento estudantil.

    Então, queremos fazer um convite a você: Conecte-se ao futuro e nos ajude a construir o novo! As inscrições para o vestibular da UCEFF estão abertas até o dia 22 de novembro.

    10/10/2018 Leia...

    -

  • Mauricio Eskudlark é reeleito deputado Estadual

    img

    Em uma onda de mudança, onde mais da metade da Assembleia Legislativa Catarinense foi renovada, o deputado estadual Mauricio Eskudlark (PR) conseguiu sua reeleição para o terceiro mandato com 26.333 votos.

    “A população deu seu recado nas urnas, está descontente com a situação política vivida no país e quer mudanças, poucos foram escolhidos para permanecer no mandato e eu agradeço aos amigos que deram mais uma vez este voto de confiança”, disse o deputado Mauricio Eskudlark logo após ter seu nome confirmado pelo TRE-SC como deputado reeleito.

    O parlamentar destacou que continuará lutando pela saúde, segurança pública e infraestrutura. “Vamos continuar trabalhando para levar o tratamento do câncer para todas as regiões, fortalecer os pequenos hospitais e aumentar as especialidades no interior. Na segurança nossa luta é pelo aumento de efetivo e melhores condições de trabalho aos policiais. Já na infraestrutura vamos buscar junto ao novo Governador e Presidente soluções imediatas para o caos que se encontram nossas rodovias”, afirmou.

    Questionado sobre algum apoio ao segundo turno, o parlamentar disse que sentará com o senador eleito Jorginho Mello e com os deputados eleitos e demais integrantes do partido. “A sociedade quer o novo, mostrou nas urnas que clama por mudança, minha posição pessoal é de apoio ao Bolsonaro e ao Comandante Moisés, mas vamos sentar com o partido e definir tudo com mais calma, agora o momento é de comemorar”, conclui Eskudlark.

     

    10/10/2018 Leia...

    -

  • Administração realiza Festa da Cultura em São Miguel do Oeste

    img

    Festival da Canção, gastronomia típica e noite cultural fazem parte da programação

    Iniciaram na tarde desta segunda-feira (08), no Museu Municipal Ruy Arcádio Luchesi e na Biblioteca Pública Municipal José de Alencar, as atividades que integram a programação da Festa da Cultura 2018.

                    O vice-prefeito Alfredo Spier, acompanhado do secretário adjunto de Cultura e Turismo, Carlos Chaves, prestigiou a contação de histórias na Biblioteca e a visita de alunos da rede municipal à exposição das etnias, no Museu.

                     A abertura oficial da Festa da Cultura 2018 acontece na quarta-feira (10), às 19h, na área coberta da praça e a programação segue até o domingo (14). Fazem parte das festividades, o Festival da Canção “Canta São Miguel”, feira de artesanato e do livro, Noite da Cultura e tradição gaúcha, apresentações artísticas, mateada, gastronomia variada, entre outros.

     

    Programação completa

    Dia 10 de Outubro 2018 (Quarta-feira)

    14h – Encontro do programa Vida Longa com Saúde

    NOITE DA CULTURA E TRADIÇÃO GAÚCHA

                    - 19h – Abertura da Festa da Cultura

               - 20h - Jantar Típico Gaúcho

               - 21h – Apresentações artísticas

               - Exposição de objetos típicos gaúchos

               - Mateada

     

    Dia 11 de Outubro de 2018 (Quinta-feira)

    FESTA DAS ETNIAS

    FESTIVAL DA CANÇÃO “CANTA SÃO MIGUEL”

    Categorias: Infanto-Juvenil 07 a 12 anos / Juvenil 13 a 17 anos / Adulto acima de 18 anos

               - 9h às 11h30 – ensaios Festival

               - 13h às 17h – ensaios Festival

               - 19h - Feira de Artesanato

               - 19h - Feira do Livro

               - 19h - Mateada

               - 19h – Gastronomia das Etnias 

               - 19h – Festival da Canção “Canta São Miguel” (eliminatórias).

     

    Dia 12 de Outubro de 2018 (Sexta-feira)

    FESTA DAS ETNIAS 

    FESTIVAL DA CANÇÃO “CANTA SÃO MIGUEL”

    - 9h às 12h – ensaios dos finalistas do Festival

    - 14h – Brincadeiras e Jogos

    - 15h30 – Mostra de Danças

    - 16h - Feira de Artesanato

    - 16h - Feira do Livro

    - 16h – Mateada

    - 19h – Gastronomia das Etnias

    - 19h30 – Festival da Canção “Canta São Miguel” (final)

        

    Dia 13 de Outubro de 2018 (Sábado)

    FESTA DAS ETNIAS 

    * Gastronomia das Etnias

    15h30 - transmissão ao vivo do Programa de Rádio “Saudades da Querência” (comemoração de 60 anos, 1958/2018)

    16h - Feira de Artesanato

    16h - Feira do Livro

    16h - Mateada

    19h30 - NOITE CULTURAL - apresentações artísticas das etnias, grupos folclóricos, CTG, entre outros.

     

    Dia 14 de Outubro de 2018 (Domingo)

    16h - Apresentações de artistas locais e dos finalistas do Festival da Canção “Canta São Miguel”

    18h – Encerramento da Festa da Cultura.

    09/10/2018 Leia...

    -

  • Contribuição assistencial de empresas imobiliárias e condomínios vence nesta quarta


    Recolhimento envolve imobiliárias e condomínios

    A contribuição assistencial para o Sindicato da Habitação do Oeste de Santa Catarina (Secovi/Oeste) vence nesta quarta-feira, 10 de outubro. Esse compromisso das empresas do setor, bem como dos condomínios, tem como base a legislação, especialmente o artigo 513 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Também está determinado em convenção coletiva de trabalho.

              O pagamento deve ser feito em favor do Secovi/Oeste pelas empresas imobiliárias, na ordem de R$ 250,00, enquanto para os condomínios o valor é de R$ 100,00. Para o recolhimento, através do nome e CNPJ, as empresas, condomínios ou escritórios de contabilidade devem utilizar a guia específica, que pode ser obtida pelo e-mail secretaria@secovioeste-sc.com.br ou pelo telefone 3328-3010. Já o pagamento deve ser feito em qualquer agência da rede bancária ou casa lotérica.

              Conforme o presidente do Secovi/Oeste, Ademir Roque Sander, essa contribuição é um dos instrumentos que permitem a manutenção financeira da entidade, para o desenvolvimento de ações em favor de todo o setor representado. Entre essas iniciativas, o dirigente especifica a assinatura de convenções e acordos coletivos de trabalho, que geram reflexos em todas as empresas e condomínios, mediante o processo de negociação salarial e de outras cláusulas econômicas e sociais, dentro do processo de integração e representatividade.

    Fundado em 1998, o Secovi tem abrangência em 93 municípios da região Oeste de Santa Catarina.

    09/10/2018 Leia...

    -

  • Extracredi recebe visita de representante da ABCRED

    img

    A equipe da Extracredi recebeu na última terça-feira, 02 de outubro, a visita do terceiro Vice-Presidente e diretor administrativo da ABCRED (Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças), Ido José Steiner. O representante da instituição, que atua em nível nacional, mas tem mais de 50% dos seus associados na região sul, demonstrando a força e crença no associativismo, visitou a Extracredi a fim de conhecer e aproximar a ABCRED dos associados, aproveitando estada em Chapecó, durante evento de capacitação promovido aos agentes de microcrédito da região sul, numa iniciativa da ABCRED com o BNDES.  

    Conforme Steiner, um dos desafios da gestão atual, que assumiu em abril deste ano, é conhecer as associadas e fortalecer o segmento defendo a regulação do mercado de microcrédito e a legislação do setor.

    Durante a visita, Steiner e o presidente da Extracredi, Enio Luiz Fandaruff, receberam e falaram à imprensa sobre o Crescimento do Microcrédito no Brasil e a contribuição das Oscips (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público)  para o desenvolvimento local das pequenas cidades. Steiner cita que os negócios informais representam 70,8% dos clientes atendidos pelas Oscips e de acordo com os dados cadastrais disponibilizados por 27 entidades associadas, fica demonstrado um desempenho positivo do setor, no primeiro semestre de 2018, mesmo no cenário de crise econômica. “O número de clientes cresceu 2,96% e o índice médio de inadimplência caiu de 3,31% para 3,14%, na comparação com dezembro de 2017” citou. Segundo o representante da ABCRED, a vantagem do microcrédito produtivo orientado, que é o que mais as Oscips focam, é chegar naquele empreendedor formal ou informal, que geralmente não tem acesso ao sistema financeiro normal, e permitir a ele que tenha acesso a um crédito que viabilize seus negócios e melhore as suas condições e o seu empreendimento, realizando sonhos.

    Para o presidente da Extracredi, Enio Fandaruff, na região são mais de 5500 clientes ativos que captam em média R$ 4 mil reais e que não teriam acesso a bancos no tempo e condições que os pequenos empreendimentos precisam. Conforme ele, uma Oscip, por suas caraterísticas de facilidade e forma de atendimento no empreendimento, fazem toda a diferença. “O crédito é concedido muito mais pelo caráter do empreendedor, pois a Extracredi acredita muito no sonho do microempreendedor e aposta  junto”, revela.

    A diretora executiva da Extracredi, Tanara Bender diz que é muito gratificante trabalhar com microcrédito. “Você não trabalha, se apaixona, pois são tantos empreendimentos e sonhos que são fomentados e inúmeros deles mudam a vida destas pessoas, então não é só pela remuneração, mas pela contribuição social que cada empréstimo oferece” argumenta.

    09/10/2018 Leia...

    -

  • Unoesc recebe mais de 2,5 mil alunos na Feira das Profissões

    img

    SÃO MIGUEL DO OESTE A Unoesc São Miguel do Oeste recebeu, na quinta-feira (27) e na sexta-feira (28), mais de 2,5 mil alunos de 54 escolas da região para a Feira das Profissões. Durante os dois dias de evento, os estudantes entraram em contato com o universo do conhecimento, da inovação e da tecnologia para escolher a profissão que querem seguir. Segundo o vice-reitor, professor Vitor Carlos D´Agostini, a avaliação da Feira é extremamente positiva, já que praticamente todas as escolas, públicas e privadas da região, oportunizaram que seus alunos, concluintes do ensino médio, participassem do evento. "A Feira das Profissões assume fundamental importância na medida em que proporciona aos estudantes, concluintes do ensino médio, uma visão realista das profissões do futuro e das atividades que devem ser desenvolvidas, com vista a lhes proporcionar conteúdo para uma tomada de decisão acerca de seu futuro profissional", destaca o professor. Os alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Humberto Machado, Lucas Becker, Karla Kessler e Cristina dos Santos, destacam que a escolha profissional é um momento importante para o futuro. "Durante a Feira, conhecemos a estrutura da Universidade e acompanhamos de perto atividades demonstrativas dos cursos, que nos aproximaram ainda mais da realidade profissional e do mercado de trabalho", concluem os estudantes. Além de poder fazer quatro roteiros diferentes para conhecer a estrutura da Unoesc, os participantes da Feira também acompanharam as palestras "Escolha Profissional" e "Orientações sobre Bolsas de Estudos", ministradas pelos professores e psicólogos Álvaro Mahl, Ana Paula Risson, Tânia Aosani e pela responsável pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), Luana Guardini Meotti. Durante os dois dias, acadêmicos e professores dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Design, Direito, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Pedagogia e Psicologia sanaram dúvidas dos alunos, falaram sobre o curso e o mercado de trabalho. Neste ano, o curso de Odontologia também esteve presente, já que, em breve, será ofertado em São Miguel do Oeste. O evento encerrou na sexta-feira com o show da banda Mr. Johnson.

    01/10/2018 Leia...

    -

  • Onda Bolsonaro mobiliza multidões neste fim de semana


    No último fim de semana que antecede as eleições, o único Senador de Bolsonaro, Lucas Esmeraldino, participou de uma carreata no sábado (29), nas cidades de Gaspar e Blumenau, que reuniu centenas de simpatizantes, lideranças e empresários pelas ruas dos municípios. Ainda em Gaspar, Esmeraldino e o único candidato de Bolsonaro ao Governo, Comandante Moisés, participaram da comemoração dos 29 anos da União de Militares de Santa Catarina (Umesc). Na oportunidade, reuniram-se com lideranças elencando demandas da região. “É de grande valia estarmos cada vez mais ouvindo a população e aliando as nossas propostas com estas demandas, para verdadeiramente fazermos uma mudança na forma de governar e oferecermos o que realmente os catarinenses precisam”, destaca o Comandante Moisés. Seguindo a extensa agenda de compromissos, o domingo (30), também foi de intensa mobilização pelas ruas, mostrando a verdadeira pesquisa de intenção de votos e a união do time Bolsonaro/SC, nas cidades de Santo Amaro da Imperatriz, São José e Biguaçu. Diversos municípios do Norte, Sul, Leste e Oeste Catarinense, também foram para as ruas mostrar a força do time Bolsonaro/SC, através de carreatas, passeatas e adesivaço, apresentando a força das famílias que apostam na mudança. “Viemos para renovar, eliminar a velha política que o povo já não quer mais. Lutar por mais investimentos, maior retorno fiscal, fazer mais pelos municípios e mais pelo nosso Estado. Sei que uma das formas desse crescimento acelerar é através da revisão do Pacto Federativo, só assim os municípios estarão mais assistidos e teremos mais investirmos em saúde, educação, segurança e infraestrutura”, frisa Lucas Esmeraldino, candidato ao Senado. À noite, o time Bolsonaro/SC ainda estará reunido com lideranças em Balneário Camboriú, encerrando a grandiosa agenda na cidade de Joinville.

    01/10/2018 Leia...

    -

  • Vignatti concentra agenda em Chapecó

    img

    Faltando uma semana para as eleições, o candidato a Deputado a Federal, Claudio Vignatti, participou hoje (30), do almoço da Festa do Padroeiro São Jerônimo em Caxambu do Sul. Mesmo com chuva, percorreu as ruas de bairros de Chapecó com a Carreata do 13 junto com o candidato a vice-governador, Kiko Oliveira, e o ex-Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolim. No final da tarde esteve presente na Plenária Final da campanha majoritária que aconteceu no Comitê Central e a última agenda do domingo foi na Reunião Ampliada de Apoiadores no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de carnes e derivados de Chapecó (SITRACARNES). Vignatti permanece em campanha na cidade de Chapecó nesses sete dias que antecedem as eleições. O candidato irá participar de reuniões com apoiadores, panfletagem, carreatas pelos bairros e visita nos comércio da cidade. Na capital do Oeste ele sempre teve votação expressiva nas outras eleições e quer novamente continuar contando com o apoio dos chapecoenses para voltar ao Congresso Nacional.

    01/10/2018 Leia...

    -

  • Candidato a Deputado Federal participa de atividades na capital do Oeste

    img

    A poucos dias das eleições, o candidato a Deputado Federal, Claudio Vignatti centralizada sua campanha em Chapecó. As atividades começaram na manhã de hoje (28) com uma caminhada e visitas no comércio da Avenida Getúlio Vargas. Ao longo do dia, Vignatti participou da panfletagem no Frigorifico Aurora (saída para Guatambú), percorreu as ruas no carro de som bairros Colina, Loteamento Zanrosso e Alta Floresta e na panfletagem e conversa na frente da Unochapecó. Pela parte da noite, o candidato fará conversa com apoiadores em quatro bairros da cidade. Chapecó é a cidade que acolheu Vignatti, nesta terra foi um servidor público preocupado com a condição dos trabalhadores, ocupou o cargo de técnico em administração da prefeitura e assumiu a presidência do Sindicato dos Servidores Municipais de Chapecó e Região. Foi um líder comunitário ativo criando a Associação de Moradores do Santo Antônio, bairro onde viveu por 20 anos. Um vereador que fez a voz das pessoas ser ouvida e os problemas serem resolvidos. Contou com o apoio do povo chapecoense para se eleger duas vezes como Deputado Federal, e mostrou seu trabalho sendo autor da Lei que criou a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde foram investidos R$ 322 milhões em obras, gerando 2.136 empregos e atendendo 10 mil estudantes. Garantiu recursos para o novo acesso à BR-282 em Chapecó. Trouxe o IFSC para o interior do Estado. Destinou recursos para UBS, UPAs e Redes de Serviço de Atenção Básica de Saúde. Liberou recursos para a construção de Centro de Educação Infantil (CEIM) e tantos outros investimentos que contribuíram para o município desenvolver-se. A campanha de Vignatti no final de semana segue com atividades em Chapecó. No domingo às 18h acontece uma reunião ampliada da coordenação no Sintracarnes.

    28/09/2018 Leia...

    -

  • Programa BRDE PCS é apresentado como modelo em sustentabilidade no setor financeiro durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York


    O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), representado por seu diretor de Planejamento e Financeiro, Luiz Corrêa Noronha, participou, nesta quarta-feira (26/09), do evento “SDGs in Brazil – The role of the private sector” (ODS no Brasil – o papel do setor privado), em Nova York. Noronha relatou a experiência do Programa BRDE PCS – Produção e Consumo Sustentáveis, selecionado como caso exemplar de sustentabilidade no setor financeiro brasileiro pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU, em parceria com o Observatório Mundial e a PwC, organizadores do encontro. “A escolha do BRDE é um reconhecimento dos resultados alcançados pelo Programa BRDE PCS desde 2015. Mais do que demonstrar total alinhamento e engajamento do Banco com os ODS, o BRDE hoje tem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no centro de suas operações, como parte integrante do próprio negócio”, afirma o diretor Noronha. Ele destaca também a credibilidade da seleção, realizada com participação da PwC na análise dos cases e informa que será lançada uma publicação reunindo todas as experiências brasileiras tidas como referências para o setor privado. O encontro do Pacto Global ocorre dois dias após a Conferência dos Líderes do Pacto Global da ONU, em paralelo à 73ª Sessão da Assembleia Geral da ONU. BRDE - FINANCIAMENTOS COM VIÉS SUSTENTÁVEL O Programa BRDE Produção e Consumo Sustentáveis foi idealizado para disponibilizar linhas de crédito e canalizar recursos que atendam à demanda por financiamento para investimentos sustentáveis, privados ou públicos, nos três estados do sul do Brasil. Ele responde à necessidade, expressa pela sociedade e em acordos internacionais, de promover a transição para uma economia de baixo carbono. Tem como público-alvo empreendedores de todos os portes, inclusive micro, pequenas e médias empresas, e produtores rurais. A prática se resume em três etapas. Na primeira, foi definida a Política de Responsabilidade Socioambiental, que reflete a preocupação do BRDE com a sustentabilidade a partir da ação em três eixos: a) impacto das atividades; b) impacto das operações; e c) Programa de Financiamento. O impacto das atividades foi enfrentado com a adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente, e criou-se um novo sistema de gerenciamento de riscos ambientais e sociais para monitorar o efeito das operações. A constituição do Programa BRDE Produção e Consumo Sustentáveis, segunda etapa dessa prática, integra uma concepção mais ampla, que busca modificar os procedimentos bancários. A iniciativa alia as perspectivas de inovações nos produtos financeiros e captação de recursos em fundings orientados para a sustentabilidade, principalmente de fontes internacionais. Resultado A terceira etapa, de monitoramento do programa, já demonstrou, em três anos, aplicação de recursos de R$ 1 bilhão colocados no mercado com taxas menores e prazos maiores do que a média dos financiamentos do BRDE. Permitiu captação de recursos junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (€ 50 milhões) e a realização de projetos especiais, incluindo: proteção do Bioma Pampa; programa de Eficiência Energética Assegurada, em parceria com o BID; iniciativa para redução de perdas e desperdícios de alimentos; e outras ações institucionais.

    26/09/2018 Leia...

    -

  • NOVO RURAL Produtores recebem orientação e materiais para implantar sistema de pastagens perenes

    img

    Tarde de Campo aconteceu na linha Campo Salles

    A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Piscicultura de São Miguel do Oeste, em parceria com a Epagri, promoveu na última sexta-feira (21), uma Tarde de Campo na propriedade de João Santin, na linha Campo Salles. O secretário, Renato Romancini, explica que o evento faz parte do programa de pastagens perenes, integrante do “Novo Rural”. No total, 28 famílias de produtores rurais de São Miguel do Oeste estão sendo beneficiadas neste segmento. “Nesta Tarde de Campo, eles tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre pastagens perenes, com o extensionista da Epagri, Valmir Kretschmer, e também receberam os materiais necessários para implementar o sistema em suas propriedades: arame, palanques e mangueira para bebedouros”, relata. Romancini acrescenta, ainda, que o programa de pastagens perenes inclui a parceria da Epagri, com toda a assistência técnica necessária. “Nossa intenção é que os produtores consigam reduzir seus custos, aumentando assim a margem de ganho. Além disso, terão uma menor carga de trabalho e melhoria da qualidade de vida”, salienta. O prefeito, Wilson Trevisan, acompanhado do vice-prefeito, Alfredo Spier, também participou da abertura do evento e da entrega dos materiais permanentes para piqueteamento às famílias cadastradas. “O programa Novo Rural foi pensado para beneficiar todos os produtores rurais do nosso município, respeitando a atividade específica que cada um desenvolve. Estamos criando o ambiente necessário para melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias do interior, e ainda proporcionar uma alimentação mais saudável para toda a população do nosso município”, destaca.

    26/09/2018 Leia...

    -

  • Sistema de videomonitoramento é oficialmente inaugurado no município

    img

    Foram instaladas 10 câmeras em pontos estratégicos

    Após cerca de seis meses de testes e adaptações, o sistema de videomonitoramento foi oficialmente inaugurado no município de Descanso na manhã desta terça-feira, 25 de setembro, em ato oficial na Delegacia de Polícia Civil e Militar, com a presença de autoridades locais, representantes dos dois órgãos públicos e do Corpo de Bombeiros, e o secretário estadual de Segurança Pública, Alceu Pinto de Oliveira Júnior. Foram instaladas 10 câmeras em pontos estratégicos do município, com o objetivo de prevenir e coibir atos e situações irregulares ou que coloquem o cidadão descansense em risco. O coordenador de mobilidade, responsável pelo setor de videomonitoramento, Ricardo Sartori, explica que o sistema auxiliará as polícias Civil e Militar. “O sistema vem ao encontro a diversas ações desenvolvidas pelas polícias Civil e Militar, e visa proporcionar maior segurança ao munícipe. As imagens são acessadas em tempo real e podem ser utilizadas para prevenção ou repressão de crimes em geral”, ressalta Sartori. O comandante da Polícia Militar de Descanso, Ilionei Manfroi, destaca que diversas ações já foram realizadas por intermédio das câmeras de videomonitoramento. “Mesmo durante a fase de treinamento e adaptação do sistema, já percebemos sua eficiência. Já foram diversos flagrantes de uso de entorpecentes e possíveis casos de tráfico de drogas que estão sendo investigados, bem como infrações de trânsito”, destaca Manfroi. Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Alceu Pinto de Oliveira Júnior, essa é uma das ações que proporcionam uma mudança de realidade local. “O sistema vai além da repressão da criminalidade, ele faz uma prevenção. Onde existe uma câmera instalada existe a mudança comportamental do cidadão, não apenas no que diz respeito a posturas criminosas, mas também em posturas antissociais. A presença do Estado através da segurança pública é fundamental para a manutenção da ordem local. Outros programas vêm ao encontro com o sistema para melhor funcionamento e agilidade: reconhecimento de placas, reconhecimento facial e análise de comportamento. A inteligência artificial identificará situações de risco e notificará o operador do sistema, que poderá intervir se achar necessário”, frisa o secretário. O prefeito Sadi Inácio Bonamigo explica que essa é uma forma de parceria entre o Município e polícias Civil e Militar. “Sabemos que o efetivo policial no município é reduzido, hoje contamos com sete agentes da Polícia Militar, sendo que apenas quatro são disponibilizados para o policiamento de rotina, e o sistema de videomonitoramento vem para complementar o trabalho e agilizar as ações, bem como contribui para a qualidade de vida e segurança do munícipe, que pode trafegar com tranquilidade pelas ruas do município. O Governo Municipal auxiliou a instalação das câmeras e ficamos imensamente felizes em pode concretizar esse projeto”, finaliza Bonamigo. No que tange o trabalho da Polícia Civil, conforme o delegado do município Cleverson Muller, o sistema de videomonitoramento será utilizado para a investigação de crimes ocorridos no município, sejam eles de qualquer natureza.

    25/09/2018 Leia...

    -

  • Pavimentação da Rodovia da Fronteira e federalização da SC-163 são prioridades para o Extremo-Oeste, diz Mariani

    img

    A exemplo do trabalho desenvolvido frente à Secretaria de Infraestrutura no governo de Luiz Henrique da Silveira, Mauro Mariani reafirmou, em sua passagem pelo Oeste nesta quinta-feira, 20, que a infraestrutura também será prioridade em seu governo. Em encontro com lideranças de Itapiranga, o candidato ao governo do Estado pela coligação “SC Quer Mais” comprometeu-se com a pavimentação da Rodovia da Fronteira e a federalização da SC-163. Para o postulante, as rodovias, que são as principais rotas para o escoamento da produção do Extremo Oeste de Santa Catarina, merecem atenção redobrada. “O governo tem que valorizar quem produz, e o nosso governo vai ter esse comprometimento com o produtor rural. O Luiz Henrique teve um olhar muito carinhoso para essa região. Boa parte dos acessos feitos no nosso programa foram realizados aqui, e a obra da Rodovia da Fronteira é um compromisso que vou cumprir. Pode anotar”, frisou. O projeto de pavimentação da Rodovia da Fronteira consiste no asfaltamento da Linha Becker até Tunápolis. Já a federalização da SC-163 é do trecho de Itapiranga até São Miguel do Oeste. “Sabemos da importância da 163 para o Extremo Oeste, e a exemplo de quando buscamos a federalização da 280, na Região Norte, vamos abraçar esta causa. O projeto está pronto e só demanda da assinatura do Ministro dos Transportes”, explicou. O prefeito de Itapiranga, Jorge Welter, lembrou dos feitos de LHS na região e abraçou o compromisso com Mariani. “O Luiz Henrique foi o governador que mais investiu no Oeste, e o Mauro vai ter este mesmo olhar para nossa região, trazendo os investimentos que ela merece”, apoiou. Além do compromisso com a infraestrutura, que inclui a ligação da ferrovia Norte-Sul com o Oeste catarinense, o candidato também apresentou os projetos para o interior, como levar energia trifásica e internet a todas as 180 mil propriedades rurais.

    20/09/2018 Leia...

    -

  • UCEFF APOIA REDISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO

    img

    Um dos principais meios de assistência financeira para acadêmicos de graduação no estado, o Artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina (Lei Complementar nº 281, de 20/01/2005), distribui anualmente bolsas de estudo e pesquisa às Instituições de Ensino Superior (IES). Atualmente, são destinados 90% dos recursos para IES fundacionais e somente 10% para IES privadas. Devido a diferença entre as porcentagens, a Câmara de Deputados de Santa Catarina debate uma possível nova redistribuição das bolsas. No ano passado, o deputado estadual Dóia Guglielmi apresentou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 0005.3/2017, que propõe a concessão equitativa do percentual de bolsas cedidas às IES catarinenses. Atualmente, a PEC está em posse da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa e passará por avaliação. Para o parlamentar, a redistribuição se justifica pelo crescente aumento de estudantes matriculados em instituições privadas de ensino. Mais igualdade A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc) representa hoje 89% do Sistema Privado. No estado, 70 instituições de ensino compõe a entidade, entre elas a UCEFF, que apoia a PEC 0005.3/2017. O presidente da Ampesc, professor Hermínio Kloch, ressalta que a redistribuição gradativa não vai afetar nem os alunos que recebem as bolsas atualmente, nem o Sistema Acafe de Ensino (que responde pelas IES fundacionais). “É um formato que possibilitará mais autonomia na decisão dos estudantes que pretendem ingressar no Ensino Superior, especialmente por permitir que optem pela instituição que desejam e não onde o número de bolsas é maior”, destaca. Segundo Kloch, a medida é um benefício para a Educação de Santa Catarina. “Nossa intenção não é criar rivalidades. Pelo contrário, a redistribuição tende a promover o fomento e oxigenação da educação a nível estadual”, destaca. Além disso, com a equidade da distribuição dos percentuais, as IES privadas poderão ampliar as bolsas para pesquisa científicas oferecidas aos acadêmicos, já que hoje somente 1% do montante recebido é destinado à pesquisas, conforme determina a legislação. Nesta semana, representantes de instituições de ensino e parlamentares estiveram reunidos com governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, para discutir a PEC e nos próximos dias novos encaminhamentos serão tomados.

    19/09/2018 Leia...

    -

  • Câmara aprova doação de imóvel para construção de sede da Ameosc

    img

    Projeto do Executivo Municipal recebeu emenda da Comissão de Justiça e Redação proibindo o Município de dispor recursos financeiros para a edificação do prédio da entidade

    Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram nesta terça-feira (18), em primeiro turno, um projeto de lei que autoria o chefe do Poder Executivo Municipal a proceder em nome do município à doação de bem imóvel à Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina (Ameosc). O imóvel a ser doado é o lote urbano nº 85, do Loteamento Celeste, no Bairro Agostini, com área de 1.716 metros quadrados, e é destinado à edificação de prédio para instalar a sede da Ameosc. O projeto prevê o prazo de dois anos para a Ameosc iniciar as obras de edificação do prédio de sua sede, sob pena de imediata reversão do bem ao patrimônio público municipal. A proposta também prevê isenção de ITBI para a transferência do imóvel doado, e isenção do IPTU. Emenda da Comissão de Justiça e Redação, composta pelos vereadores Elias Araújo, José Giovenardi e Everaldo Di Berti, veda ao Município de São Miguel do Oeste dispor de recursos financeiros para a edificação do prédio da Ameosc. A justificativa do projeto de lei, assinada pelo prefeito, informa que “todos os municípios integrantes da Associação contribuirão para a construção da sede própria, sendo a parte do Município de São Miguel do Oeste a doação do lote”. O projeto foi aprovado por maioria, com votos contrários de Milto Annoni (PR) e Vagner Passos (PSD). Eles justificaram que são contra a isenção de IPTU e ITBI para o imóvel. O líder do governo, vereador Elias Araújo (PSD), ressaltou que a estrutura atual do órgão está defasada para suas atividades. Elias justificou que alguns prefeitos associados manifestaram interesse em sediar a entidade em outros municípios, mas que o prefeito Wilson Trevisan ofereceu à associação um terreno para que a sede fosse construída em São Miguel do Oeste. O projeto passará ainda por uma segunda votação antes de ser sancionado. ABERTURA DE CRÉDITO Outro projeto aprovado em primeiro turno altera o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária (LOA), através da abertura de um crédito adicional suplementar na importância de R$ 3.821.500,00. O objetivo é incrementar dotações orçamentárias que se julgaram insuficientes no decorrer do ano financeiro. Conforme a justificativa do projeto de lei, enviada pelo prefeito Wilson Trevisan, parte dos recursos serão destinados ao pagamento da folha dos servidores da educação vinculados ao Fundeb; parte na implementação do esporte no município; e R$ 2 milhões se referem à manutenção, coordenação e desenvolvimento dos serviços urbanos e do interior. PROJETOS EM SEGUNDA VOTAÇÃO Os vereadores também aprovaram projetos de lei em segundo turno: o PL 94/2018, de autoria de Gilberto Berté (MDB), denomina de “Odirlei Robson Matana” a Rua Projetada nº 1, localizada no Loteamento Distrito Industrial Rido Carlito Voltz, na Linha Emboaba; e o Projeto de Lei Complementar 12/2018, que insere o inciso V e dá nova redação ao parágrafo único, ambos do artigo 66 da Lei Complementar 9/2012 (Estatuto dos Servidores Públicos de São Miguel do Oeste). NOME DOS AUTORES NA LEI Outro projeto aprovado em segunda votação é de autoria de Everaldo Di Berti (PSD), Cássio da Silva (MDB) e Odemar Marques (PDT), e dispõe sobre a obrigatoriedade da inscrição do nome do autor do projeto de lei quando da sanção e/ou promulgação. A proposta estabelece que as leis municipais deverão conter em seus rodapés a inscrição do nome do autor ou autores dos projetos de lei, inclusive nos de autoria do Poder Executivo. O projeto foi aprovado por maioria, com voto contrário de Maria Tereza Capra (PT). A petista apresentou dados de lei semelhante aprovada em Pelotas/RS, cuja constitucionalidade foi contestada na Justiça. Ela entende que o projeto é inconstitucional pois fere o princípio da impessoalidade. Em defesa do projeto, Cássio da Silva justificou que o projeto vem para valorizar o trabalho do vereador, e que a constitucionalidade é questão de interpretação. Everaldo Di Berti também defendeu o projeto, afirmando que ele tem legitimidade. “Queremos que o povo saiba quem são os vereadores que fazem um projeto de lei em favor da comunidade”, afirmou.

    19/09/2018 Leia...

    -

  • Feira das Profissões da Unoesc será realizada na próxima semana

    img

    SÃO MIGUEL DO OESTE A Unoesc São Miguel do Oeste realizará, nos dias 27 e 28, a 2ª edição da Feira das Profissões. O evento inicia às 8h no Centro Cultural da Universidade. São esperados mais de 2,3 mil alunos do terceiro ano do ensino médio de 51 escolas públicas e privadas da região. Durante dois dias, a Unoesc estará de portas abertas com muito conhecimento, inovação, interatividade e tecnologia, para ajudar os estudantes na tarefa de escolher a profissão. Quando o estudante chegar à Feira, já poderá retirar seu ticket na bilheteria e escolher o roteiro de sua preferência para conhecer a estrutura oferecida pelos cursos. Serão oferecidos quatro roteiros diferentes, com saídas a cada 30 minutos, durante a manhã, à tarde e à noite. As palestras "Escolha Profissional" e "Orientações sobre Bolsas de Estudos" serão ministradas às 10h, 15h e 20h pelos professores e psicólogos, Álvaro Mahl, Paula Tasca, Ana Paula Risson e pela responsável pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), Luana Guardini Meotti. No Centro Cultural, estudantes e professores dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Design, Direito, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Pedagogia e Psicologia falarão sobre o curso e o mercado de trabalho. Neste ano, o curso de Odontologia também terá um estande, já que, em breve, será ofertado em São Miguel do Oeste. Para encerrar o evento com muita animação, no dia 28, às 21h, subirá ao palco do Centro Cultural, a banda Mr. Johnson. A programação completa da Feira das Profissões pode ser acessada por meio do link: http://www.unoesc.edu.br/cursos/evento-single/feira-das-profissoes-saeo-miguel-do-oeste. PROGRAMAÇÃO DA FEIRA DAS PROFISSÕES Dias: 27 e 28 de setembro Horários: 8h às 12h; 13h às 17h; 19h às 22h Local: Unoesc São Miguel do Oeste

    17/09/2018 Leia...

    -