Últimas REGIONAL

  • Sicoob adota medidas para auxiliar cooperados durante a crise

    img

    Prorrogação de prazos, diminuição de juros e ajuste de taxas estão entre ações realizadas

    O Sicoob SC/RS está realizando ações para minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia de Coronavírus. Entre as medidas adotadas, estão a prorrogação de prazos, diminuição de juros e ajuste de taxas.

    “Estamos cientes da responsabilidade para com os nossos associados, funcionários, dirigentes e parceiros. Por isso, unimos nossos esforços aos das autoridades municipais, estaduais e federais, para enfrentar a pandemia. O desafio é enorme, mas é possível vencê-lo, sobretudo se nos apoiarmos nos princípios de cooperação e solidariedade”, afirmou o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva. 

    As cooperativas estão avaliando os casos que necessitam adicionar prazos às operações, renegociando e prorrogando parcelas. Em algumas localidades, há ofertas de linhas emergenciais e carência para início dos pagamentos. Alguns segmentos estão sofrendo o impacto da pandemia de forma imediata, e para atender a todas as necessidades, o Sicoob também está usando os recursos públicos que estão à disposição (BNDES/BRDE/Badesc).

    No Crédito Consignado, para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos, as taxas foram reduzidas nesse período e podem ser contratadas a partir de 0,89% ao mês, chegando ao máximo de 1,38% ao mês. 

    Os associados que possuem maquininha Sipag podem contar também com as taxas diferenciadas de antecipação de vendas e acesso a um capital de giro no próprio equipamento. Serão R$ 3 milhões em descontos aos associados mais afetados.

    Os cartões Sicoobcard tiveram a sua validade prorrogada para vencimentos nos meses de março, abril, maio e junho. Dessa forma, os cooperados podem continuar realizando compras sem a necessidade de receber um novo cartão.

    "É hora de reafirmar esses valores, sempre com a preocupação de manter a cooperativa saudável para que possa reverter eventuais prejuízos no menor tempo possível”, ressaltou o dirigente.

    07/04/2020 Leia...

    -

  • Altair Silva comemora prorrogação dos incentivos fiscais para o agronegócio catarinense


    O deputado Altair Silva comemorou a notícia de que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou no final da última sexta-feira (3) a prorrogação do Convênio nº 100/1997 até dezembro de 2020. Com a medida, fica garantida a isenção tributária em operações internas e a redução da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na comercialização interestadual de insumos agropecuários.

    “No ano passado trabalhamos muito para que Governo do Estado não aumentasse os impostos sobre os defensivos agrícolas. Através de uma MP conseguimos jogar a decisão para o final deste mês, e agora, foi prorrogado até dezembro. São mais de 500 mil famílias em Santa Catarina que utilizam todos os dias defensivos e outros insumos na sua produção para manter a sustentabilidade das mais de 180 mil propriedades rurais do Estado”, comentou Altair.

    A prorrogação vai até 30 de dezembro e reduz a base de cálculo do ICMS em até 30% para fertilizantes e rações e, em até 60% para defensivos agrícolas e sementes. Com a medida, a expectativa é que os custos de produção dos produtores rurais tenham redução e a competitividade aumente, principalmente neste momento em que o agronegócio seguiu trabalhando mesmo diante da pandemia e a crise econômica.

    “A agricultura é a mola propulsora da economia do Estado, não podemos taxar ainda mais o produtor rural, quem está lá, de sol a sol, de segunda a segunda, trabalhando e produzindo para que todos nós possamos ter alimento na mesa e em nossas casas”, cobrou Altair.

    A decisão do Confaz foi tomada em reunião realizada por videoconferência e envolveu Secretários de Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal. O convênio 100 tinha prazo de vigência até 30 de abril de 2020.

    06/04/2020 Leia...

    -

  • "Começamos a ver sinais positivos"

    img

    Para presidente da Comissão de Saúde da Alesc, Neodi Saretta, redução do avanço de casos na China traz otimismo

    Rede Catarinense de Notícias - Qual é sua análise do quadro geral do Coronavírus no Estado? Neodi Saretta - A situação é preocupante. Não só no Estado, mas o mundo afora mostrou isso. Por isso a importância de que as recomendações dos órgãos de saúde sejam seguidas com rigor. Em um primeiro momento, a situação assusta, mas por outro lado começamos a ver alguns sinais positivos vindos de fora, como a diminuição dos casos na China, e medicamentos que estão sendo testados. Isso dá uma luz no fim do túnel, mas não significa que não devemos fazer a nossa parte. Há a preocupação em relação à sobrecarga de hospitais, de órgãos de saúde, de ter mais respiradores. Mas acredito que o esforço conjunto que está sendo feito vai resultar na volta por cima nessa pandemia. Alguns países estão conseguindo reverter, e nós também vamos conseguir. RCN - O governo decretou emergência e fez uma escalada de restrição social. Como o senhor vê as ações do Estado? Saretta - Eu acho importante apoiar as medidas que são ditadas pela área técnica. Inclusive, nós da Comissão de Saúde largamos uma nota para apoiar as medidas e recomendar que a comunidade colabore. Ao mesmo tempo, novas ações vão sendo determinadas à medida que vem orientações dos órgãos de saúde e os casos evoluem. O aumento das confirmações mostra que as medidas são necessárias. O que a gente espera é que possa haver uma reversão no curto prazo. RCN - Na nota, a Comissão fala sobre proteção às famílias que serão prejudicadas. Saretta - Há um estudo nesta área de compensação econômica para as pessoas que ficarem sem renda, os estabelecimentos que terão dificuldade de se manter. É um esforço conjunto que o governo e a sociedade devem fazer. A prioridade é a questão da saúde, mas as medidas compensatórias vão garantir os empregos e que as ações da saúde possam permanecer. RCN - Qual a avaliação das decisões de Brasília? Saretta - Eu vejo que os estados estão agindo com mais rapidez. A gente vê mais comando. A nível nacional deixou a desejar a questão da presidência. Algumas questões não tiveram o encaminhamento ideal, mas não é momento para críticas, e sim para união de esforços. RCN - Como presidente da Comissão, o senhor conhece bastante da estrutura da saúde de SC. Como ela pode dar resposta à crise? Saretta - Para uma crise como essa, vai precisar de muito reforço, como mais investimentos, e também auxílio a hospitais filantrópicos. Os respiradores são uma grande demanda, assim como mais leitos de UTI. Existe a possibilidade de criar hospitais de campanha. São necessárias ações para não sobrecarregar o sistema, principalmente porque daqui a pouco vem o inverno.

    31/03/2020 Leia...

    -

  • Uma arma contra o vírus

    img

    No último dia 4 de fevereiro, o governador de Santa Catarina Carlos Moisés da Silva foi perguntado pela primeira vez publicamente sobre o avanço mundial do novo Coronavírus. A resposta de Moisés foi curta: “Temos muito pouca informação”, disse.  
    Cabe ressaltar que nesta data o Brasil não tinha registrado nenhum caso, o que só aconteceu semanas depois, no dia 25 daquele mês. Apesar disso, as autoridades nacionais já se preparavam para uma possível chegada do vírus em território brasileiro. 
    Além do desafio natural de promover barreiras sanitárias e controle dos doentes, os órgãos de saúde tinham uma dificuldade ainda maior: o vírus era um completo estranho. Enfrentar o desconhecido é um obstáculo gigantesco, especialmente na área de saúde. Já imaginou lutar contra o que você nem sabe o que é?
    Hoje a situação é diferente: a informação chegou. Veio por veículos de comunicação locais, nacionais e internacionais. Teve notícia da China, do Irã, da Itália, da Espanha, de São Paulo, e de tantos outros lugares. Com a  informação, chegou também a eficiência, a assertividade e a tranquilidade. 
    Tanto é que o governo do Estado já maneja a retomada dos setores econômicos em meio aos cuidados de saúde.
    Sociedade, cidadãos e governos bem informados são hoje uma arma na defesa da vida. Por isso, não tenho dúvidas de que a imprensa é um dos maiores protagonistas mundiais da luta contra a Covid-19. Não à toa, foi reconhecida como atividade essencial por decretos do governo federal e também do governo estadual. 
    No Estado, a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) promoveu um movimento abrangente de integração editorial dos seus veículos. A capa conjunta, que nasceu na Associação Nacional dos Jornais (ANJ), foi publicada por pelo menos 60 jornais da entidade. 
    A mensagem não poderia ser mais clara: “Juntos vamos derrotar o vírus: unidos pela informação e pela responsabilidade”. A campanha é histórica. Uniu a imprensa em torno da defesa da vida, da proteção social, e do interesse comum dos cidadãos. 
    Na outra ponta, está a preocupação das autoridades (mais uma vez) com as fake news. Muita desinformação surgiu nas redes, mas o remédio contra elas é o mesmo: jornalismo sério e comprometido, que tem a confiança majoritária do público, registrada em pesquisas recentes.
    Nós – jornalismo impresso - que circulamos nas comunidades, somos o veículo com credibilidade e intimidade pra chegar na casa de cada catarinense, e levar a notícia do jeito que nosso leitor precisa.
    A primeira batalha é uma batalha por informação. Saber como o vírus se comporta, onde está, onde esteve, quem combateu, como, que meios são eficientes. Esse intercâmbio rápido tem sido uma das maiores riquezas na experiência de enfrentar a Covid-19. Enquanto não aparece uma vacina, nossa principal arma é informação, informação e informação. 
     

    31/03/2020 Leia...

    -

  • Precisamos retomar às atividades normais, afirma presidente da Câmara

    img

    O presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, Everaldo Di Berti, se posicionou neste domingo, 29, sobre a necessidade da retomada das atividades econômicas de forma gradativa em todos os setores do estado. Mesmo com a possibilidade de prorrogação das medidas de isolamento social, anunciadas pelo governo de Santa Catarina.  

     

    De acordo com ele, infelizmente a pandemia que se instalou no mundo, ocasionando a proibição de funcionamento das atividades não entendidas como essenciais no nosso Estado e Municípios, fazendo com que a economia entrasse em colapso, correndo riscos de que os resultados da crise econômica sejam manifestadamente superiores aos ocasionados pela Pandemia. 

    Everaldo salienta que precisamos continuar crescendo com respeito a todo cidadão. Por nosso estado, por nossa São Miguel do Oeste, precisamos de medidas que possibilitem o retorno gradativo das atividades econômicas em nosso Município. Para Di Berti, precisamos nos conscientizar e preservar a saúde e a integridade de todos que se encontrem em estado de risco, mas ao mesmo tempo devemos pensar em medidas que possibilitem a retomada de nossa economia. A crise econômica pós pandemia é preocupante, a expectativa de desemprego é assustadora e os reflexos serão claramente sentidos em São Miguel do Oeste.

     

    Everaldo apela também ao governador, Carlos Moisés da Silva, que abra o seu decreto deixando que cada prefeito estude a possibilidade ou não da volta a normalidade, seguindo critérios e sempre pensando no bom andamento da economia e da saúde dos munícipes, pois cada região do estado apresenta uma demanda diferente da outra. 

     

    Di Berti finaliza que não está defendendo partido A ou B, nem governador ou Presidente da República, mas sim a vida acima de tudo, mas com responsabilida

    30/03/2020 Leia...

    -

  • Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe inicia nesta segunda-feira

    img

    A Secretaria de Saúde criou um cronograma de vacinação para as comunidades do interior a fim de evitar aglomerações

    A Secretaria de Saúde criou um cronograma de vacinação para as comunidades do interior a fim de evitar aglomerações

    A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza) foi antecipada neste ano por causa da pandemia do coronavírus. A campanha inicia do país todo na segunda-feira, 23 de março e nessa primeira etapa irá imunizar somente os profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos.

    A segunda fase será a partir do dia 16 de abril e vai atender professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já a terceira fase da vacinação irá iniciar no dia 9 de maio contemplando crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

    A Secretaria de Saúde de Descanso criou um cronograma de vacinação para evitar aglomerações de pessoas, dessa forma, serão realizadas as vacinas em cada comunidade de acordo com o seu ESF. “Pedimos a todos os idosos que compareçam nas datas e horários marcados e não criem grupo de conversas, orientamos que cada um faça a vacina e volte para casa. Precisamos da compreensão e colaboração de todos para que sigam as orientações”, comenta o secretário de Saúde, Cleber Rech.

    EFS 1

    Segunda-feira 23/03

    09h00 - Linha Cruzinhas

    13h30 - Linha Colorado

    14h30 - Linha Alegre

    15h45 – Linha Santo Expedito

     

    Terça-feira 24/03

    8h00 - Linha Barra do Veado

    9h00 - Linha Santa Lúcia

    10h00 - Linha Sanga Curta

    13h30 - Linha Bela Vista Durigon 

    14h30 - Linha Famoso

     

    Quarta, quinta e sexta-feira (23, 24 e 25 de março)

    Serão vacinados, ao lado do ginásio do Bairro Jaroseski, idosos do centro da cidade, área industrial Bela Vista.

     

    ESF 2

    Segunda-feira 23/03

    13h30 - Bairro Antonio Rech

     

    Terça-feira 24/03

    13h30 - Linha Pratinha

    15h00 - Linha Cachoeirinha (os idosos da Linha Hervalzinho devem se deslocar para receber a vacina na Lª Cachoeirinha)

     

    Quarta-feira 25/03

    13h30 - Linha Gaúcha

    15h00 - Linha Leste

     

    ESF 3

    Segunda-feira 23/03

    8h00 às 11h30 e 13h30 às 16h00 - Distrito de Itajubá

     

    Terça-feira 24/03 

    08h00 às 11h00 - Linha Campinas

    13h30 às 16h00 - Linha Jorge Lacerda

     

    Quarta-feira 25/03

    08h00 às 12h00 - Linha São Valentim

     

    Quinta-feira 26/03

    08h00 às 11h00 e das 13h30 às 16h00 - Linha Jorge Lacerda e Linha Campinas

     

    Sexta-feira 27/03

    A partir das 08h00 - Distrito de Itajubá (atendimento domiciliar para idosos acamados)

    20/03/2020 Leia...

    -

  • Prefeito assina convênio de R$ 200.000,00 para saúde

    img

    Na última sexta-feira, 13, o Prefeito de São José do Cedro Plinio de Castro assinou um convênio no valor de R$ 200.000,00 para a saúde.

    O convênio foi assinado junto ao Núcleo de Gestão de Convênios em São Miguel do Oeste.

    Segundo o Prefeito, o valor é destinado ao custeio e manutenção da Secretaria Municipal de Saúde, como por exemplo, na compra de combustível para ser utilizado pelos veículos da secretaria no transporte de pacientes para atendimento fora do domicílio. 

    Plinio destaca que a finalidade deste tipo de convênio é melhorar e garantir o atendimento a pacientes cedrenses no transporte para unidades de referência em média e alta complexidade.

    16/03/2020 Leia...

    -

  • CIÊNCIAS CONTÁBEIS FAZ A FESTA EM LINDA FORMATURA NO CLUBE IMIGRANTES

    img

    O curso de Ciências Contábeis da UCEFF Itapiranga formou mais uma turma neste final de semana (14/3) em linda festa no Clube Imigrantes. Os formandos contrataram a empresa a A1 Formaturas de Pato Branco, responsável pela organização e registros em foto e vídeo. Já o jantar foi servido pela equipe do Restaurante Manchini seguido do tradicional baile de formatura animado pela dupla Jorge e Léo.

     

    Os acadêmicos, durante seu discurso, lembraram da trajetória na Instituição. "Há pouco mais de quatro anos iniciamos uma jornada, até então, com muitos rostos desconhecidos, meio assustados, mas, todos buscaram a UCEFF, FAI Faculdades na época, com um propósito, o de cursar Ciências Contábeis. (...) Nós sabemos o que passamos durante esses quatro anos de faculdade. Não foram dias tão fáceis, houve renúncias, estresse, vontade de desistir, principalmente nesse último ano, não é mesmo? Com o tão temido TCC, que depois vimos que não era tão temido assim. Mas também, houve muita risada, muito companheirismo, amizade e comprometimento. É colegas, chegou o nosso dia. Como esperamos por esta data, não é mesmo? Mas precisamos ter em mente que a formatura não é o fim, e sim, um começo de uma nova jornada em busca de novos desafios e objetivos, pois a partir de agora, somos os profissionais que irão exercer a nossa profissão com dedicação, responsabilidade e competência, respeitando sempre as normas profissionais e éticas, buscando o desenvolvimento da sociedade e progresso do nosso país, tudo isso, seguindo o nosso juramento recentemente citado. É amigos, possuímos uma nobre missão na sociedade. No dia de hoje, temos a sensação do dever cumprido e a plena consciência de que o nosso futuro está apenas começando. Mais do que um diploma, hoje recebemos todo o reconhecimento de anos de luta e tentativas para chegar ao nosso sonho", destacaram.

     

    Já o paraninfo, professor Cristian, passou sua mensagem aos afilhados citando uma entrevista do escritor espanhol Javier Marías. "Caminhada que, assim espero, persistirá com os nossos filhos e com os nossos afilhados. A chama, a luz que nos revela o tamanho da escuridão tem significado essencial para quem se dedica ao estudo e ao ensino – como o fizerem estes maravilhosos formandos de hoje, que muito se dedicaram durante quatro longos anos. A cerimônia de hoje é a prova de sua dedicação, de seu comprometimento, do seu envolvimento com o curso de Ciências Contábeis – e só quem passou por isto sabe do que estou falando. O conhecimento e a sabedoria residem, dentre outras coisas, em não temer jamais o fracasso, aliás, saibam: o sucesso é muito mais perigoso que o fracasso, traz mais responsabilidade, mais dificuldade e mais expectativa. Por isso meus afilhados, não se escondam atrás das dificuldades e não esperem que as oportunidades caiam no colo. Aproveitem as oportunidades e adaptem-se à realidade, sem mudar ao sabor do vento", aconselhou o professor.

     

    O pró-reitor administrativo, professor Cleonir Theisen, agradeceu pela escolha da formação acadêmica na UCEFF. "Vivemos uma evolução muito grande na tecnologia da informação, o que mudou muito a forma de atuação do profissional da área contábil, o surgimento do projeto Sped foi um divisor de águas na forma como devem ser conduzidas as operações e os controles em diversos níveis dentro das empresas e isso fez com que houvesse uma evolução mais consistente na nossa área nos últimos 15 anos. Deixamos de ser meros digitadores e emissores de guias, perdemos o apelido de “guarda livros” e hoje somos profissionais essenciais para o sucesso dos negócios. E eu acredito que muita evolução ainda está por vir, cada vez mais seremos pagos para pensar os negócios junto aos administradores e menos para fazer atividades operacionais pois estas devem ser totalmente automatizadas nos próximos anos. Vocês tiveram uma formação diferenciada, o curso de ciências contábeis da UCEFF Itapiranga teve o segundo melhor conceito contínuo do estado de Santa Catarina no último Enade. Parabéns a vocês alunos, coordenação e professores. Somos o segundo melhor curso de ciências contábeis em santa catarina, segundo o Enade", comemorou Cleonir. 

     

    A cerimônia foi presidida pelo pró-reitor administrativo, professor Cleonir Theisen, e acompanhada da coordenadora do curso de Ciências Contábeis e professora homenageada Rosiane Oswald Flach; o paraninfo da turma, professor Cristian Samuel Wandscheer; o patrono da turma, professor Vilson Söete; amigos da turma, professores Éder Luis Heberle e Adilson José Fabris; e o representante do Conselho Regional de Contabilidade, delegado regional Regis Berwanger. O juramento foi proferido pela formanda Ana Luisa Mallmann, enquanto a oratória ficou por conta da dupla Daiane Gabriel e Kilian Vogt, que também recebeu o prêmio de Mérito Acadêmico, pois obteve a melhor média geral da turma.

     

    Colaram Grau: Adélio Ruscheinsky, Ana Luisa Berwanger Mallmann, Daiane Gabriel, Darlan Sehn, Fernanda de Deus Rodrigues, Gabriele Kloh, Karen Camila Birck, Kilian Vogt e Vanessa Mallmann

     

    16/03/2020 Leia...

    -

  • CONCURSO EsSA

    img
    13/03/2020 Leia...

    -

  • Sicoob São Miguel realiza prestação de contas aos associados

    img

    O ciclo assemblear encerra-se com a Assembleia Geral que será realizada no sábado dia 14 de março às 9 horas no Centro de Múltiplo Uso em Guaraciaba/SC.

    O Sicoob São Miguel realizou nos três estados do Sul do Brasil 27 eventos de pré-assembleias, este ciclo assemblear encerra-se com a Assembleia Geral que será realizada no sábado dia 14 de março às 9 horas no Centro de Múltiplo Uso em Guaraciaba/SC, sendo que na AGO e AGE a representatividade ocorre por meio da presença dos delegados. 

    Neste ano, além de prestar contas, a cooperativa realizou ação social em conjunto com as pré-assembleias. Em cada município a presença do associado poderia ser convertida em doação para entidades que realizam trabalhos sociais ou prestam serviços de extrema relevância para a comunidade, a exemplo das APAEs, hospitais e outras organizações do gênero.  

    De acordo com Edemar Fronchetti, presidente do Sicoob São Miguel, essa novidade surgiu dos próprios associados, que chegou ao Conselho, por meio de reuniões com delegados. “Além de atender uma demanda da comunidade foi muito gratificante ter o associado nos eventos e saber que a sua presença gerou recursos financeiros para entidades que fazem um trabalho tão bonito e necessário à comunidade, este é o papel do cooperativismo, unir pessoas onde todos ganhem juntos”, finaliza. 

    As pré-assembleias reuniram mais de 9 mil associados, destes, mais de 3.600 escolheram destinar o valor do seu ingresso para a entidade beneficiada do evento. O valor arrecadado através da doação dos associados beneficiou 25 entidades nos municípios de atuação da cooperativa e somou R$ 90.750,00 (noventa mil, setecentos e cinquenta reais). 

    Visando ampliar ainda mais o benefício às entidades, em alguns municípios estas foram responsáveis pela organização do jantar, gerando uma arrecadação de quase R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

     

    Sicoob São Miguel apresenta R$ 43,8 milhões de Sobras 

    Durante as pré-assembleias os associados acompanharam a prestação de contas e informações gerais sobre o desempenho da cooperativa, um dos grandes destaques de 2019 foi o crescimento expressivo das sobras (lucro), que atingiram R$ 43,8 milhões. Após as destinações estatutárias, está disponível para assembleia destinar R$ 16,4 milhões.  

    Nos últimos 5 anos foram distribuídos em dinheiro aos associados mais de R$ 20 milhões, relativo à distribuição de sobras, proporcional a sua relação de negócios com a cooperativa.

    12/03/2020 Leia...

    -

  • Curso de Odontologia da Unoesc entrega brinquedos e livros ao Cantinho Acolhedor

    img

    SÃO MIGUEL DO OESTE

    Brinquedos e livros proporcionarão momentos lúdicos e de descobertas às 14 crianças e adolescentes do Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor de São Miguel do Oeste. Os brinquedos e livros foram arrecadados, durante o trote solidário, promovido pelos calouros do curso de Odontologia da Unoesc São Miguel do Oeste. Os donativos foram entregues, na tarde desta segunda-feira (9), à Instituição. 

    Segundo a diretora Franciele da Silva, as doações são muito importantes para a Instituição, que atende pessoas de zero a 18 anos de idade. "Os livros doados pelos acadêmicos vão compor o acervo da Biblioteca, que será montada na nova sede do Abrigo. Os brinquedos proporcionarão momentos de lazer às nossas crianças e adolescentes", destaca a diretora. 

    Os acadêmicos Lucas Folmer, Josiane Pires da Silva, Eduardo Scaravonatto e Luiz Henrique Giacomelli ressaltam que a turma optou em fazer o trote solidário para contribuir com a sociedade. "Além de proporcionarmos momentos lúdicos e de saber às crianças, a ação contribui com a nossa formação cidadã", comentam os futuros dentistas. 

    A coordenadora do curso, doutora Michele Gassen Kellermann, salienta que o  trote solidário foi um movimento, que objetivou proporcionar momentos de afeto e solidariedade às crianças e adolescentes do Cantinho Acolhedor, além da integração dos acadêmicos. "Momentos como esse estimulam a empatia entre os acadêmicos e oportunizam, desde o início da graduação, a promoção de ações sociais. Além disso, é uma forma de fortalecer a relação entre a comunidade e a Universidade", conclui a professora. 

     

    12/03/2020 Leia...

    -

  • Projeto da Secretaria da Saúde será apresentado 3ª Mostra Brasil “Aqui tem SUS”

    img

    Além do secretário de Saúde, Cleber Rech, a psicóloga Andréia Dobner e a educadora física Terezinha Cazzanelli, participarão do congresso

    O trabalho do “Grupo terapêutico de Saúde Mental: Bem Viver”, desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Descanso será apresentado na 3ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS, que será realizada no VI Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, de 11 a 13 de março, em São Bento do Sul.

    Conforme o secretário de Saúde, Cleber Rech, dois projetos foram inscritos e um deles foi selecionado. “Em 2018 teve a primeira Mostra onde inscrevemos o projeto Grupo Bariátricos e fomos selecionados para etapa estadual, já em 2019 fomos selecionados para a etapa estadual e nacional com o projeto Grupo Cegonhas - Gestando o Futuro, e para 2020 inscrevemos dois projetos sendo classificados novamente. Para nós é motivo de orgulho, pois mostra que o Governo Municipal está realizando um trabalho sério, de qualidade e que realmente muda a vida das pessoas”, destaca.

    Ainda segundo Rech, o grupo foi iniciado pelos profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e ESFs (Equipes de Estratégia Saúde da Família) e tem como objetivo acolher, informar e tratar indivíduos com problemas de ordem emocional ou dores psicossomáticas, oportunizar mudanças de comportamento e com isso, melhorar a qualidade de vida dos participantes. “Além disso, durante os encontros são realizadas palestras, repassadas informações sobre alimentação saudável e PANCs, e também são desenvolvidas as PICs (Práticas Integrativas Complementares) como auricoloterapia, musicoterapia, pilates, reiki, atividades físicas e técnicas de relaxamento e respiração”, expõe.

    De acordo com a psicóloga, Andréia Dobner, em 2019 foram desenvolvidos dois grupos, onde 40 pacientes foram atendidos. “Conseguimos ver que o grupo fez muita diferença na vida dos participantes, pois todos relataram melhoras em seu quadro clínico”, comenta.

    Para um dos pacientes, o grupo mudou a sua vida. “Gratidão aos profissionais, esta oportunidade de participar no grupo foi única e mudou minha vida, não só a alimentação, a forma de ver e pensar, mas acima de tudo a maneira de me relacionar com as outras pessoas”, relata.

    “Olha, depois do grupo eu me sinto outra pessoa, eu não estava muito querendo vir, mas hoje posso dizer que estas são as melhores horas da minha semana”, comenta outro paciente.

    Rech salienta que o Ministério da Saúde extinguiu neste ano o Nasf e o município parou de receber recursos para a continuação de projetos com o Grupo terapêutico de Saúde Mental: Bem Viver. “Temos o compromisso de

     

    continuar atendendo bem e fazendo o melhor para a nossa população em todos os setores e não é diferente na saúde, então o município continua investindo nos profissionais que realizam esses projetos com recursos próprios para que não deixe de acontecer os atendimentos que eram feitos para a população no ano passado”, finaliza.

     

     

    09/03/2020 Leia...

    -

  • Primeira Licença Ambiental via CONDER é emitida para São José do Cedro

    img

    A liberação da licença se deu em apenas 33 dias.

    De acordo com informações do Diretor do SEMAE Junior Kunz, trata-se de uma Licença Ambiental Prévia para a implantação de um sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário para atender o Bairro São Cristóvão, em São José do Cedro.

    Junior lembra que o município aguardava já há 1 ano e 6 meses a liberação dessa licença pelo Instituto do Meio Ambiente – IMA e isso não aconteceu. “Em janeiro deste ano as licenças foram municipalizadas por meio do CONDER, então nós retiramos o processo do IMA e encaminhamos pelo CONDER, em pouco mais de 30 dias, estamos com a licença em mãos. Isso dá agilidade aos trabalhos e termina com o travamento do desenvolvimento dos municípios”, destacou Junior.

    No ato solene de entrega da primeira licença, o Prefeito Plinio de Castro convidou também os representantes da ACISC/CDL, que há 2 anos, reivindicaram a municipalização das licenças ambientais. O município adotou a sugestão e o fato foi concretizado no dia 02 de janeiro deste ano com o inicio da emissão via CONDER.

    Durante o ato, o Prefeito Plinio de Castro lembrou também que um dos fatores de o município não conseguir se habilitar para um recurso de R$ 5.000.000,00 do Programa “Avançar Cidades”, foi a falta da licença. Este valor seria investido em saneamento básico.

    O Presidente da ACISC/CDL Elizandro Moraes e o vice-presidente da Associação Diogo Locatelli participaram do ato e parabenizaram o município pela coragem de aceitar a sugestão da entidade em municipalizar as licenças e assim dar agilidade aos trabalhos fazendo com que o município e a região voltem a crescer.

    Desde o inicio dos trabalhos de emissão das licenças via CONDER, o consórcio já teve 201 processos protocolados, destes, 95 já foram resolvidos. O tempo médio para a primeira resposta é de 5 dias. Em média, as licenças estão demorando 15 dias para serem liberadas.

     

    04/03/2020 Leia...

    -

  • Ala psiquiátrica para o Hospital de Descanso é pauta em audiência na capital

    img

    O prefeito Sadi Bonamigo, juntamente com o diretor do Hospital de Descanso,
    Paulo César Busnello e do deputado estadual, Fabiano da Luz (PT) estiveram
    reunidos com o Secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino. O
    principal assunto abordado durante a audiência foi a criação de uma ala de
    psiquiatria no hospital, afim de, atuar na prevenção, atendimento, diagnóstico,
    tratamento e reabilitação de pessoas com doenças mentais.

    03/03/2020 Leia...

    -

  • Unoesc forma a primeira turma de Fisioterapia em São Miguel do Oeste

    img

    SÃO MIGUEL DO OESTE

     

    A Unoesc formou, na noite de sexta-feira (28), a primeira turma de Fisioterapia em São Miguel do Oeste. A solenidade de formatura dos 33 bacharéis foi realizada no Centro Cultural da Universidade. Durante o evento, foi anunciado o nome da acadêmica que obteve o melhor desempenho durante a graduação. Sabrina Schneider recebeu a medalha de mérito estudantil. 

    A outorga de grau foi presidida pelo vice-reitor, professor Vitor Carlos D'Agostini, e contou com a participação da coordenadora do curso e paraninfa, professora Franciane Barbieri Fiório; da patrona, professora Viviane Bolfe Azzi; da professora homenageada, Liliana Ayala de Pinho e do amigo da turma, professor William Gustavo Woitchunas.

    Segundo a coordenadora do curso, doutora Franciane Barbieri Fiório, a maioria dos novos fisioterapeutas já está inserida no mercado de trabalho, atuando nas diversas áreas da fisioterapia: esportiva, ortopedia, neurologia, dermatofuncional, pilates, entre outras. Alguns profissionais estão trabalhando em clínicas, outros abrindo seu próprio estabelecimento e alguns já foram aprovados em concursos públicos. 

    Franciane acrescenta que vários dos acadêmicos já tinham recebido propostas de trabalho antes mesmo da formatura. "Por meio dos estágios desenvolvidos na clínica-escola, nas unidades de Saúde, creches e escolas parceiras e no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a população ampliou o seu conhecimento sobre as atividades e áreas de atuação da fisioterapia, aumentando a procura pelo serviço e a valorização da profissão", conclui a coordenadora. 

     

    03/03/2020 Leia...

    -

  • UCEFF ITAPIRANGA ABRE INSCRIÇÕES PARA 16ª JORNADA DAS LICENCIATURAS

    img

    ITAPIRANGA

    O curso de Pedagogia da UCEFF Itapiranga está organizando a 16ª Jornada das Licenciaturas sob o tema Educação em cena - o retrato da vida, com início marcado para o dia 22 de abril de 2020. Este já é um evento tradicional com participação dos professores e acadêmicos de toda grande região de abrangência da Instituição.

     

    Conforme a coordenadora, professora Maria Preis Welter, a 16ª Jornada das Licenciaturas disponibiliza a comunidade momentos de reflexão e aprendizagem, uma oportunidade de, através de atividades diferenciadas, proporcionar a formação ampliada e continuada dos profissionais da educação e se constitui de palestras, espetáculo teatral e apresentações culturais e artísticas. 

     

    A professora Maria lembra que nas edições anteriores estiveram na Jornada profissionais como: Mário Sérgio Cortella, Clóvis de Barros Filho, Leandro Karnal, o jornalista Caco Barcellos e a Monja Coen. Este ano, a palestra central será com o ex-jogador da Chapecoense, sobrevivente do acidente de avião, Jakson Follmann, com o tema Tente outra vez.  

     

    O evento expedirá certificado de participação de 20 horas, que para acadêmicos participantes agregará em horas de atividades acadêmicas científicas-culturais e complementares, e para professores em horas de formação continuada. 

     

    Inscrições até 19/04

    Valor para participação em todo o evento - R$ 80,00 para acadêmicos da UCEFF e R$ 160,00 para o público externo

    Valor por uma noite de participação: R$ 50,00 para público externo e R$ 25,00 para acadêmicos da UCEFF

    Inscrições no dia do evento

    Valor para participação em todo o evento: R$ 100,00 para acadêmicos da UCEFF e R$ 200,00 para o público externo

    Valor por uma noite de participação: R$ 60,00 para público externo e R$ 30,00 para acadêmicos da UCEFF

     

    A programação de 2020 será a seguinte:

     

    • 22/04/2020 Sociedade Imigrantes
    • 18h45 Acolhida: apresentações culturais e artísticas
    • 19h15 Abertura - Intervenção cênica: Teatro e Educação, com Eliezer Pandolfo da Silva e Felipe Bozzetto
    • 20h15 Espetáculo: Retrato – Revelando Histórias, com a Cia de Teatro Luz & Cena

     

    • 23/04/2020 Sociedade Imigrantes
    • 19h15 Acolhida: apresentações culturais e artísticas
    • 19h30 Palestra: Olhar além do que se pode ver, com Ailton Dias de Melo

     

    • 27/04/2020 Sociedade Imigrantes
    • 19h15 Acolhida: apresentações culturais e artísticas
    • 19h30 Palestra: Autismo e os gatilhos de superação, com Marcos Petry e Arlete Boing Petry

     

    • 29/04/2020 Pavilhão A do Complexo Oktober
    • 18h30 Acolhida: apresentações culturais e artísticas
    • 19h15 Show musical com a Orquestra de Itapiranga
    • 20h Palestra: Tente outra vez, com Jakson Follmann

     

    • 30/04/2020 Sociedade Imigrantes
      19h15 Acolhida: apresentações culturais e artísticas
    • 19h30 Palestra: Como promover a aprendizagem e melhorar o desempenho escolar, com Regina Shudo

    02/03/2020 Leia...

    -

  • Audiência pública debate alterações no Plano Diretor, Código de Obras e Lei do Parcelamento do Solo

    img

    Membros das Comissões de Justiça e Redação e de Obras e Serviços Públicos propuseram debate sobre projetos de lei em tramitação na Câmara

    A Câmara de Vereadores realizou nesta quinta-feira (27) uma audiência pública para debater os projetos de lei complementar 22/2019, 24/2019 e 25/2019, todos de autoria do Poder Executivo e que estão em tramitação na Câmara desde novembro do ano passado. Os projetos em questão tratam de alterações no Plano Diretor, no Código de Obras e na Lei do Parcelamento do Solo.

    O debate foi proposto pelos membros das comissões de Justiça e Redação, vereadores Elias Araújo, José Giovenardi e Cláudio Barp; e de Obras e Serviços Públicos, vereadores Vanirto Conrad, Milto Annoni e Cássio da Silva. Também integraram a mesa de trabalhos o secretário municipal de Planejamento, Charles Dall Orsoleta, e o advogado assessor da Prefeitura de São Miguel do Oeste, Douglas Arcari.

    O presidente da Comissão de Justiça e Redação (CJR), Elias Araújo, ressaltou que a audiência busca apresentar o resultado de uma série de reuniões com setores da sociedade, e mostrar sugestões que já foram debatidas e discutidas nas duas comissões. Ele exibiu o texto das alterações propostas, em especial alterações técnicas, e comentou as motivações para cada artigo a ser modificado.

    Elias Araújo disse que o debate não acaba nesta noite, e lembrou aos presentes que a CJR se reúne todas as segundas-feiras na Câmara e que está aberta a ouvir sugestões sobre os temas propostos. Ele lembrou que na audiência não há votação, apenas discussão, mas que tudo é registrado em áudio e vídeo e em ata, e será levado em consideração nos trabalhos das comissões.

    Já o vereador Cláudio Barp, também membro da CJR, lembrou que o Plano Diretor foi aprovado em 2011, mas que desde então surgiram necessidades de alterações. “Não temos tanta pressa para aprovar estes projetos de lei, mas só colocaremos em votação quando tivermos um consenso”, enfatizou Barp. Ele disse que a intenção é descomplicar o desenvolvimento de São Miguel do Oeste.

    Entre as manifestações da plateia, estiveram questionamentos sobre a permissão para instalação de hotéis e pousadas em bairros; a aquisição de áreas rurais para implantação de empresas; a obrigatoriedade de construção de passeios em loteamentos; o limite de construção de pavimentos para prédios; normas de acessibilidade, entre outros temas.

    Os projetos em discussão seguem em tramitação na Câmara de Vereadores e podem ser consultados no site da Câmara: projetos de lei complementar 22/201924/2019 e 25/2019.

     

    28/02/2020 Leia...

    -

  • Estudante alemã faz intercâmbio no Hospital Regional de São Miguel do Oeste

    img

    25.02.2020 - A visita à família de intercâmbio e a vontade de conhecer a área de graduação aqui no Brasil trouxeram a estudante alemã, Tabea Meyer, de 22 anos para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso – Instituto Santé de São Miguel do Oeste. A jovem estuda Serviço Social e Teologia Prática na Universidade Evangelische Hochschule Tabor, em Marburgo, na Alemanha e viu no Hospital a oportunidade de saber mais sobre a profissão em um país diferente do seu.

     

    Residente no norte da Alemanha, em uma comunidade chamada Remels, na cidade de Leer, Tabea diz que está muito feliz com a recepção. “As pessoas aqui são muito alegres e eu gosto disso”, afirma. Ela acompanhou a assistente social do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Roberta Gabiatti Dalmagro, em dois dias de atividades, incluindo a participação no Onco +Vida, um grupo de apoio aos pacientes e familiares em tratamento oncológico.

     

    “É uma alegria receber a Tabea, ter a oportunidade dessa troca de experiências e trazer um pouco do trabalho que faz a diferença para o paciente e para o profissional. Aqui, nós temos um suporte muito bom. Nos preocupamos não só com a doença, mas também com a história dos pacientes”, explica Roberta.

     

    Na Alemanha, segunda Tabea, o assistente social atua mais em hospitais psiquiátricos. “Achei muito interessante, pois aqui no Brasil o atendimento é em todas as especialidades”, ressalta. Ela comenta que até surgiu a ideia de voltar formada e atuar no Brasil.

     

    Visita à família de intercâmbio

    Tabea conta que está de férias das aulas da Universidade e decidiu visitar a família que a recebeu em 2013, durante um intercâmbio de três meses para conhecer o Brasil e o a língua portuguesa. Na época, o capitão do exército, Felipe Barbosa e sua família residiam no Amazonas. Com a transferência para São Miguel do Oeste, a jovem alemã veio para o Sul do País e teve a oportunidade de conhecer o Hospital.

    25/02/2020 Leia...

    -

  • CLUBE JARDIM TEM NOVA DIRETORIA

    img

    SÃO MIGUEL DO OESTE - SC

    No dia 18/02/2020 as 19:00hr, foi realizada a Assembleia Extraordinária de Eleição e Posse da Nova Diretoria Clube Jardim
    nas dependências da Sede Social do Clube localizado na Waldemar Ramgrab, 2322 - Jardim Peperi

     

    DIRETORIA GESTÃO 2020-2022
     

    Cargo

    Nome

    Presidente

    Edi Luiz Bagetti

    Vice-presidente

    Jacinto Osmar Valar

    Secretário

    Rivaldir Antonio Dalmina

    Tesoureiro

    Osmar Cavagnoli

    Diretor Social

    Edson Luiz Balestrin

    Vice Diretor Social

    Clairê Moss

    Diretor de Esporte

    Emerson Boff

    Diretor de Campo

    Jair Luiz Corá

    Diretor de Patrimônio

    Gilson Schaich

    Relações Públicas

    Marlene Balestrin



    CONSELHO FISCAL GESTÃO 2020-2022
     

    Cargo

    Nome

    Titular

    Angelo Basso

    Titular

    Fabio Luis Bagetti

    Titular

    Alessandro Tiesca Pereira

    Suplente

    Joarez Segalin

    Suplente

    Vandrei Monlin

    Suplente

    José  Basso

    21/02/2020 Leia...

    -

  • Sicoob São Miguel inicia ciclo de Pré-Assembleias

    img

    Serão realizadas 27 pré-assembleias com o objetivo principal de transmitir informações referentes ao desempenho da cooperativa e ações realizadas no exercício de 2019

     

    REGIÃO

    O Sicoob São Miguel iniciará no dia 04 de fevereiro, na cidade de Encantado/RS, mais um roteiro anual de pré-assembleias que encerrará no dia 14 de março com a realização da Assembleia Geral no Auditório do Sicoob São Miguel, em São Miguel do Oeste/SC. No total, serão realizados 27 eventos em municípios que a cooperativa possui pontos de atendimento, nos três estados do Sul do Brasil, com o objetivo principal de transmitir informações referentes ao desempenho da cooperativa e ações realizadas no exercício de 2019, bem como dialogar com os associados.

    Segundo Edemar Fronchetti, presidente do Sicoob São Miguel, a participação dos associados nas pré-assembleias é um momento de grande importância, tanto para o associado quanto para a cooperativa. “A cooperativa tem como obrigação prestar contas, sendo assim, a presença dos associados é fundamental para que este ato seja concretizado. Percebemos que o associado está interessado em saber como foi o resultado da cooperativa e o que está planejado para ser realizado”, destaca.

    Neste ano, além dos tradicionais eventos, a cooperativa realiza uma ação social em conjunto com as pré-assembleias. Em cada município a presença do associado poderá ser convertida em doação para entidade que realiza trabalho social ou presta serviços de extrema relevância para a comunidade, a exemplo das APAEs. De acordo com Fronchetti essa novidade é uma demanda dos próprios associados, que chegou ao Conselho, por meio de reuniões com delegados. “Além de atender uma demanda da comunidade será muito gratificante ter o associado no evento e saber que a sua presença gerará recursos financeiros para entidades que fazem um trabalho tão bonito e necessário à comunidade, este é o papel do cooperativismo, unir pessoas onde todos ganhem juntos”, finaliza.

     

    31/01/2020 Leia...

    -