Últimas REGIONAL

  • Maldaner comemora aprovação do pacote anticrime

    img

    O Plenário da Câmara dos Deputados, aprovou na noite desta quarta-feira (4), por 408 votos favoráveis e 9 contra, o pacote anticrime elaborado pelo Ministério da Justiça e Segurança com o aval do Ministro Sérgio Moro, resultado da operação Lavajato.

    Em audiências realizadas para a construção do relatório, o deputado federal Celso Maldaner reiterou por diversas vezes o seu compromisso com o projeto que prevê especialmente o endurecimento do código penal, além de outras leis como a de Execuções Penais e as que tratam da lavagem de dinheiro e do crimes hediondos, e assim, não só mais “ladrão de galinha” vai para a cadeia, o colarinho branco também.

    “Apoio o trabalho de Moro que tem como objetivo acabar com a corrupção que assola o nosso país e reitero que fui e sou defensor da Lavajato. Sigo com meu compromisso de trabalhar pelo fim da corrupção e pela segurança do povo brasileiro, combatendo também o crime organizado”, defendeu em discurso na Tribuna minutos antes da votação.

    O projeto nº 10.372/2018 segue agora para apreciação do Senado Federal.

    Mais informações:

    Raquely Benedet Cella / Adriano Casagrande

    Ascom

    Gabinete Dep. Federal Celso Maldaner

    05/12/2019 Leia...

    -

  • Embaixador Valeriu Rusu marca presença no 29º Encontro de Romenos

    img

    O 29º Encontro da Associação dos Descendentes Romenos Bessarabianos realizado no último sábado (30/11) na comunidade de Linha Santo Antônio, Itapiranga-SC, contou com ilustre presença do Embaixador da Romênia no Brasil Valeriu Rusu e o Cônsul Geral de Santa Catarina Edson Roberto Dreher, além dos prefeitos Jorge Welter de Itapiranga, Lúcio Mallmann de Iporã do Oeste, vice-prefeito de Tunápolis Aquiles Bamberg, e representando o prefeito de São João do Oeste, Felícia Theisen. A condução de todo encontro ficou por conta do presidente da Associação, Canísio Muller. 

    A programação iniciou pelas 18h30 com recepção dos visitantes e entrada solene das bandeiras da Romênia e do Brasil, seguida de breve encenação com objetos que fizeram parte da vida dos imigrantes para a nova pátria, seguida de assembleia da Associação, apresentações culturais, homenagens, jantar com cardápio típico da culinária romena, e exposição de artesanato e roupas típicas romenas genuínas feitas pelas artesãs da comunidade regional. 

    O embaixador da Romênia, Valeriu Rusu, que pela primeira vez participa do Encontro dos Romenos, falou da satisfação de estar presente no evento e que acompanha o desenvolvimento da Associação. 

    A diretora cultural do consulado e professora/pesquisadora Florentina Muller Gruhlke, conduziu as homenagens e apresentações culturais que tiveram a participação especial da cantora  Leone Schafer e do instrumentista Hugo Gemmer, e deram um brilho todo especial ao evento deste sábado. De acordo com a professora Florentina, neste ano foram encaminhados 164 processos de cidadania via Consulado de Iporã do Oeste, sendo que os primeiros fizeram o juramento e receberam do Cônsul Valeriu Rusu os documentos de cidadãos romenos a partir desta data. "Este é um momento histórico, pois depois de 10 anos de muito trabalho envolvendo a Associação, o governo romeno começa a reconhecer seus filhos, concedendo-lhes a cidadania", comemorou a professora. 

    Saiba mais

    A região Extremo Oeste possui mais de seis mil descendentes romenos. O nome Bessarabianos deriva da província da Bessarábia na Romênia, local de onde vieram para o Brasil grande parte dos descendentes, nas décadas de 1920 e 1930. Atualmente o cadastro da associação contempla 28 famílias que imigraram da Romênia para a nossa região. Destas, algumas ainda vivas e apesar da idade avançada, continuam fazendo parte da Associação e participaram do evento neste sábado.
    A sede da Associação é na comunidade de Santo Antonio, em Itapiranga, onde foi fundada em 1989, e abrange também os municípios de Tunápolis, São João do Oeste, Mondaí e Iporã do Oeste. Esta é a primeira associação na América Latina a ser registrada no Governo Romeno.

    O Consulado Geral da Romênia em Santa Catarina foi instituído em Iporã do Oeste no ano de 2014, e atende todo o Estado no que diz respeito às relações entre Brasil e Romênia. O órgão auxilia os descendentes que buscam a cidadania Romena, sendo que os interessados podem procurar a sede do Consulado em Iporã do Oeste, ou encaminhar e-mail para cidadaniaromena@gmail.com .

    04/12/2019 Leia...

    -

  • Acadêmicas e diplomado do curso de Engenharia Civil apresentam pesquisas no maior evento de Engenharia de Recursos Hídricos do Brasil

    img

    SÃO MIGUEL DO OESTE

    As acadêmicas de Engenharia Civil da Unoesc, Eduarda Echer, Naíse Klein, e o diplomado do curso, Rodrigo Boll, apresentaram pesquisas, durante o 23º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado entre os dias 24 e 28 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). As acadêmicas e o diplomado estiveram acompanhados do professor orientador dos três estudos, André Tiago dos Santos. 

    A acadêmica Eduarda Echer apresentou a pesquisa: "Estudo da disponibilidade hídrica das bacias do Extremo-Oeste Catarinense". A acadêmica Naíse Klein apresentou o estudo: "Curva de intensidade, duração e frequência de chuvas para a região de Maravilha - SC". O diplomado do curso, Rodrigo Boll, falou sobre a sua pesquisa: "Estudo de viabilidade hidrológica para implantação de pequena central hidrelétrica no Rio Sargento/SC".

    Segundo o professor André Tiago dos Santos, o Simpósio é uma oportunidade para os estudantes apresentarem seus trabalhos e ficarem atualizados sobre o tema. "Essa é a oportunidade que os acadêmicos têm de entrar em contato com os principais profissionais da área, conhecer novos profissionais, técnicas atualizadas de monitoramento da qualidade e disponibilidade hídrica, bem como adquirir experiência e crescimento intelectual, social e técnico", destaca o professor. 

    As acadêmicas Eduarda Echer, Naíse Klein e o diplomado do curso, Rodrigo Boll, destacam que, durante o Simpósio, ampliaram os seus conhecimentos, trocaram experiências e fizeram networking. "Uma grande vantagem do curso de Engenharia Civil são as diversas áreas de especialização que a englobam, permitindo que os acadêmicos possam optar pela área que possuem maior afinidade ou melhor tendência de mercado. Nossa participação no Simpósio, fez com que ampliássemos nossa visão com relação às diversas opções de áreas profissionalizantes", avaliam. 

     

    Sobre o evento

     

    O Simpósio Brasileiro de Recurso Hídricos é o principal evento técnico e científico da área de Engenharia de Recursos Hídricos no Brasil. O evento conta com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais de renome, que participam das discussões sobre o tema e definem metas para o desenvolvimento sustentável da Engenharia de Recursos Hídricos.

    Além da apresentação de pesquisas, foram realizadas discussões em mesas-redondas. As acadêmicas Eduarda Echer, Naíse Klein, o diplomado Rodrigo Boll, e o professor do curso de Engenharia Civil da Unoesc, André Tiago dos Santos, participaram das mesas-redondas "Crises hídricas em região metropolitana: experiências e desafios" e "Avanços da hidrometria e hidrografia". 

     

    03/12/2019 Leia...

    -

  • Lideranças reivindicam curso de Medicina em São Miguel para ministro da Educação

    img

    Comitiva liderada pelo prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, foi recebida em Brasília na manhã desta terça-feira (03), pelo ministro, Abraham Weintraub

    Uma comitiva de São Miguel do Oeste e região, liderada pelo prefeito, Wilson Trevisan, foi recebida na manhã desta terça-feira (03), em Brasília, pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Em pauta, esteve a solicitação da liberação para abertura de um curso de graduação em Medicina no município.

    De acordo com Trevisan, o impedimento que persiste é um Decreto emitido ainda pelo governo anterior, de Michel Temer, proibindo a instalação de novos cursos de Medicina em todo o País, por um período de cinco anos. Mesmo assim, o prefeito de São Miguel do Oeste assinala que a comitiva defendeu a aptidão do município e região para sediar esta graduação, e ouviu do ministro que será realizado um estudo sobre a possibilidade de “quebra” deste Decreto, e posterior liberação do curso para a região.

    “Esta é uma realização que estamos buscando para o médio a longo prazo, mas é importante a mobilização das nossas lideranças, para mostrarmos que estamos preparados e queremos a implantação de um curso superior de Medicina em nossa região”, salienta o prefeito.

    Também participaram da reunião, representantes dos senadores Esperidião Amin e Jorginho Mello; o deputado estadual, Darci de Matos; representante da CDL de São Miguel do Oeste, Rafael Lamb; representante da Acismo, Írton Lamb; representante da FIESC, Neri Barth; prefeito de Belmonte, Genésio Bressiani; e o reitor da Unoesc, Aristides Cimadon.

    03/12/2019 Leia...

    -

  • Encontro de prefeitos do MDB-SC foca eleições de 2020

    img

    O MDB-SC deu uma demonstração de força neste sábado (30) no terceiro Encontro de Prefeitos e Vices do partido, realizado em Porto Belo. Além do presidente estadual da sigla, deputado federal Celso Maldaner, do vice Edinho Bez (ex-deputado estadual) e do ministro da Cidadania, Osmar Terra, o evento para troca de experiências municipais reuniu os ex-governadores Paulo Afonso e Eduardo Pinho Moreira, o senador Dário Berger e o deputado estadual Fernando Krelling.

     

    A parcela expressiva dos 102 chefes de Executivo municipais e 60 vices (ou seus representantes) catarinenses reunida no Hotel Morro do Sol ouviu Maldaner lembrar que a participação de cada um será crucial para o partido atingir a meta de eleger 102 prefeitos, 90 vices e mil vereadores em 2020. O presidente garantiu que o diretório estadual não vai medir esforços para isso:

     

    – Estamos desde julho percorrendo o Estado para agrupar e motivar a militância e analisar o cenário nos municípios. Em fevereiro, detalharemos nosso plano de trabalho, estabelecendo objetivos por região e munindo nossos candidatos com dados do que o MDB já fez em cada cidade – disse. 

     

    O senador Berger ressaltou o quanto vem atuando em Brasília para liberar recursos para as prefeituras e saudou o deputado Krelling como “futuro prefeito de Joinville”. A indicação foi endossada pelo atual mandatário do maior município de Santa Catarina, Udo Döhler, um dos painelistas do encontro. Ele mostrou situação que o pré-candidato irá herdar, apresentando as principais conquistas de seus dois mandatos.  

     

    – Dizem que a pressa é inimiga da perfeição, mas em política é o contrário. Ela é amiga, porque temos que atender as demandas da população do jeito mais rápido e eficiente possível – receitou. 

     

    O outro painelista, o anfitrião Emerson Stein, também fez uma alentada exposição de como encontrou em Porto Belo antes de assumir e o que pretende fazer nos próximos quatro anos, já que concorrerá à reeleição. O evento se encerrou com o ministro Terra confiante de que “o pior já passou” e acenando com a possibilidade de aumentar os repasses da União.

     

    – Temos que discutir o pacto federativo, não dá mais para Estados e municípios contribuírem tanto e ficarem com a menor fatia do bolo – afirmou o ministro da Cidadania, ecoando uma bandeira que já era levantada pelo governador e senador Luiz Henrique da Silveira e hoje defendida pela bancada emedebista catarinense no Congresso.   

    02/12/2019 Leia...

    -

  • Comitiva irá a Brasília defender a abertura de curso de Medicina em São Miguel

    img

    Prefeito Wilson Trevisan está coordenando a mobilização de lideranças e prefeitos da região para participar de audiência com o ministro da Educação na próxima semana

    Na próxima terça-feira (03), uma comitiva de prefeitos e lideranças de São Miguel do Oeste e região estará em Brasília, onde manterá reunião com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para tratar da possibilidade de implantação de um curso de Medicina no município.

    No final da tarde desta quarta-feira (27), o prefeito, Wilson Trevisan, reuniu em seu Gabinete, representantes de diversas entidades e instituições, a quem estendeu o convite para participação na audiência.

    De acordo com Trevisan, os senadores Esperidião Amin, Dário Berger e Jorginho Mello, o deputado Darci de Matos, e, possivelmente, outros parlamentares identificados com os anseios da região, também participarão do encontro com o ministro.

    O prefeito explica que o Município de São Miguel do Oeste já protocolou a solicitação para abertura de um curso de Medicina, e esta reunião servirá para demonstrar ao Ministério da Educação a força política e interesse da sociedade civil nesta iniciativa, que deve melhorar os serviços da Saúde na região, alavancar o desenvolvimento econômico e proporcionar uma chance de profissionalização local nesta área aos jovens do Extremo Oeste.

    “No momento, temos como impedimento um Decreto publicado em abril de 2018, pelo então presidente Michel Temer, proibindo a abertura de novos cursos de Medicina em todo o País, por um período de cinco anos. Por isso, o primeiro passo será solicitar ao Ministério a revisão desta medida”, explica Trevisan.

    28/11/2019 Leia...

    -

  • Curtas: Na capital federal, Bonamigo trata sobre a construção da nova creche

    img

    Em Brasília nesta semana, o prefeito de Descanso, Sadi Bonamigo, participou hoje de audiência com a responsável dos convênios sobre a nova creche que será construída próximo do Centro de Ensino Fundamental Paulo Henrique Pissaia. 

    27/11/2019 Leia...

    -

  • Realizada a diplomação dos novos Conselheiros Tutelares

    img

    Ato foi realizado na noite desta segunda-feira (25)

    Foi realizada na noite desta segunda-feira (25), a diplomação dos novos Conselheiros Tutelares, sendo os titulares e suplentes, escolhidos na eleição realizada no dia 6 de outubro. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA realizou a entrega dos diplomas para os presentes.

    Na oportunidade a presidente do Conselho, Mariane Ozelame, falou sobre a importância da atuação do Conselho Tutelar juntamente com o CMDCA. “Essa atuação em conjunto é de fundamental importância para que o município tenha uma verdadeira política de atendimento à criança e ao adolescente”, finalizou Mariane.

    A Secretária de Assistência Social de Guaraciaba Idione Kroth Fabbi parabenizou os membros eleitos titulares e suplentes e explanou sobre o papel a ser desempenhado pelos Conselheiros Tutelares e a importância do trabalho em rede. Idione comunicou a todos que dentro dos próximos quatro anos de mandato da nova composição do Conselho Tutelar pode haver a necessidade de que os suplentes assumam o cargo, seguindo a ordem de classificação por número de votos.

    Idione lembra ainda que na próxima segunda-feira (02) às 18h30 ocorrerá um Curso de Formação que têm como objetivo preparar estes novos conselheiros para o dia-a-dia de trabalho. Outra informação segundo a Secretária é que no início do próximo ano haverá mais uma capacitação. “Sambemos da importância de qualificá-los para exercer este importante papel para o qual foram eleitos, garantindo-lhes conhecimentos indispensáveis para sua atuação nas demandas infanto-juvenis”, finalizou Idione.

     

    Os cinco conselheiros eleitos, sendo eles Isalete Amaro dos Santos, Simone Finato, Madalena Turani, Cassiana Primaz e Fábio Scapin assumem o cargo no dia 10 de janeiro de 2020, com mandato de quatro anos.

    26/11/2019 Leia...

    -

  • Atrações definidas para comemorar Natal, Ano Novo e aniversário de Descanso

    img

    Momentos serão únicos e especiais na vida das pessoas, principalmente, das crianças

    É preciso anotar na agenda cada evento para celebrar o Natal, Ano Novo e os 63 anos de emancipação político-administrativa de Descanso. A programação inicia nesta sexta-feira, 29 de novembro, e se estende até 31 de dezembro.

    Conforme o secretário de Administração, Paulo Lauxen, com grande esforço do Governo Municipal, em parceria com entidades, grupos e associações, foi preparado atrações para vários públicos durante final de novembro e o mês de dezembro. 

    Para o prefeito Sadi Bonamigo, esses momentos serão únicos e especiais na vida das pessoas, principalmente, das crianças. “Que a população possa prestigiar a cada atividade proposta pela comissão organizadora. Tudo está sendo planejado com carinho e muito amor”, completa.

    Programação

    Sexta-feira, 29 de novembro, 19h30, Natal na Praça 

    Acendimento das luzes, Feira da Agricultura Familiar e do Artesanato, primeiro sorteio da Campanha Premiada Quero Mais, apresentação do coral, show ao vivo com Everton e Marcos. Haverá presença do Papai Noel, pontos com venda de lanches e bebidas. 

    Sábado, 30 de novembro, 15h30 

    Finais do 29º Campeonato Municipal de Futebol de Campo, séries Ouro e Prata, no Estádio Municipal João Baretta.

     

    Sábado, 7 de dezembro, 9h 

    Encontro do Grupo Italiano na comunidade de linha Jorge Lacerda. 

     

    Sábado e domingo, 7 e 8 de dezembro

    Copa Oestina de Veloterra, na pista do Motocross, saída para linha Campinas.

     

    Domingo, 8 de dezembro, 19h30

    No ginásio do bairro Jaroseski, show de balé e show de patinação com o grupo Magia Sobre Rodas.

     

    Domingo, 15 de dezembro, 21h30

    No ginásio do bairro Jaroseski, Baile do Município com a Banda Os Montanari.

     

    Segunda-feira, 16 de dezembro, (aniversário do município)

    A partir das 16h, na praça central: Feira da Agricultura Familiar e do Artesanato, show com gaiteiros e violeiros. 

    Clube SAD, 19h30: segundo sorteio da Campanha Premiada Quero Mais.   

    Clube SAD, 20h: Teatro “Girândola – Um espetáculo de luz e sonhos”. 

    Segunda-feira, 30 de dezembro 

    Terceiro sorteio da Campanha Premiada Quero Mais.

     

    Terça-feira, 31 de dezembro

    Fogos de Virada

    25/11/2019 Leia...

    -

  • Obras movimentam São Miguel do Oeste

    img

    Município tem em andamento um dos maiores números de obras já vistos em sua história; prefeito Wilson Trevisan tem acompanhado de perto o andamento dos trabalhos

    O Município de São Miguel do Oeste tem em andamento hoje um dos maiores números de obras já registrados em sua história. Na última sexta-feira (08), o prefeito, Wilson Trevisan, acompanhado do secretário de Administração, Alencar Barbieri, acompanhou de perto os trabalhos de algumas delas.

    No bairro São Sebastião, estão tomando corpo as obras do novo posto de saúde. No Andreatta, os trabalhos de construção do Abrigo Institucional encaminham-se para a reta final, sendo que o mobiliário também deve ser licitado ainda este ano. No bairro São Jorge, proximidades da área industrial, está sendo construído um ginásio de esportes, que também servirá para os encontros de grupos de idosos e atividades diversas. No Parque de Exposições Rineu Gransotto, foi construído um novo pórtico e dois pavilhões, além de cercamento, abertura de estrada, britagem, nova área de estacionamento, asfaltamento do acesso, reparos estruturais e ajardinamento.

    No decorrer da semana, Trevisan, juntamente com o vice-prefeito, Alfredo Spier, também acompanhou o andamento de obras de asfalto, pavilhão com cancha de bochas que a comunidade do bairro São Luiz está construindo com o apoio do Município, colocação de novo telhado e elevador do prédio da Assistência Social (Caic), construção de muro de contenção e vestiários no campo do bairro São Luiz, e adequações no prédio do antigo Besc, que será transformado em creche.

    Trevisan ressalta que estas são apenas algumas das obras que estão acontecendo em São Miguel do Oeste. “Nos primeiros dois anos de governo fizemos os cortes e adequações necessárias, pagamos dívidas, economizamos, colocamos todas as contas do Município em dia e implantamos um novo modelo de gestão, com menos burocracia e mais ação. Agora, estamos conseguindo realizar as obras necessárias para o desenvolvimento da nossa cidade e bem-estar da população”, destaca.

    11/11/2019 Leia...

    -

  • Vereador solicita que seja ampliada área de embarque e desembarque em frente à escola

    img

    O vereador, Vagner Rodrigues dos Passos apresentou indicação legislativa na noite de ontem em sessão, solicitando que seja ampliada a área de embarque e desembarque em frente ao Colégio La Salle Peperi. Conforme o vereador a proposição busca atender as reivindicações dos funcionários do Colégio La Salle Peperi e dos pais que buscam e levam seus filhos diariamente ao educandário. 

    Conforme informações colhidas com os funcionários, por haver espaço reduzido para embarque e desembarque com faixas sinalizadas na via, os ônibus se obrigam a parar na pista de rolagem para embarque e desembarque. O objetivo com a ampliação desta área de embarque e desembarque com pintura de faixa amarela pretende garantir maior segurança aos alunos, e maior espaço para os ônibus que ali estacionam todos os dias nas duas saídas da escola, na Rua La Salle e na Rua Dr. Guilherme José Missen. 

    Ainda, conforme informações dos funcionários no período da tarde são mais de 400 crianças que frequentam a escola e além disso, o trânsito de pais dos alunos é muito intenso nos horários de entrada e saída. 

    13/09/2019 Leia...

    -

  • PT de SMOeste Realiza Eleições Internas Municipais

    img

    O Partido dos Trabalhadores de São Miguel do Oeste realizará, no próximo domingo dia 8 de setembro, das 08h às 17 horas, no Clube Atlético Montese, localizado na Rua Duque de Caxias n°01, Bairro Estrela, novas eleições municipais, quando será eleito o novo diretório e presidente. Foram inscritos para participar do Processo de Eleições Diretas (PED), somente uma chapa de consenso para o diretório com vinte membros, a comissão de ética e comissão fiscal composta por quatro membros cada, já para presidência do partido a Vereadora Maria Tereza Capra.

    Além de votar no Diretório e Presidente Municipal, o filiado votará na chapa estadual e nacional. No dia da eleição acontece também o Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores, às 10h, no mesmo local da eleição.

    Conforme o atual Presidente “este é um momento importante, pois mostra que os filiados estão empenhados e comprometidos com o processo democrático interno e com o fortalecimento do partido para as eleições municipais de 2020”, destaca Juarez da Silva.

    03/09/2019 Leia...

    -

  • ´A imprensa regional é importante para o futuro da nação´, afirma Bolsonaro

    img

    Em encontro com lideranças da Mídia Regional da Região Sul, presidente destacou os veículos regionais de comunicação. Presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps, esteve presente

    O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta quinta-feira (22), em Brasília, que o trabalho da imprensa regional é importante para o futuro da nação. A declaração foi durante café da manhã com 50 lideranças das entidades que representam os veículos de comunicação de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

    O encontro foi articulado pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert). De acordo com o presidente da entidade, Marcello Corrêa Petrelli, o objetivo foi mostrar ao presidente o potencial e a atuação da Mídia Regional nos três estados do Sul. "Nossos veículos fazem comunicação em sintonia com a sociedade porque fazemos parte dela", disse.

    Bolsonaro reclamou da má vontade da mídia nacional em interpretar suas declarações sobre diversos assuntos. "Esse é o meu jeito de falar. Jeito que o povo entende. E não vou mudar", ressaltou. "Estamos construindo uma rota diferente do passado. Nós temos tudo para dar certo. Precisamos de união".

    Acompanharam o presidente o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, o Secretário Especial de Comunicação Social, Fábio Wajngarten.

    "Esse é o jeito sincero do presidente. Discurso que foi eleito pelo povo brasileiro", destacou o general Ramos, amigo pessoal de Bolsonaro. Também prestigiaram o evento os deputados Rogério Mendonça Peninha (MDB), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, e Coronel Armando (PSL).

    O presidente da Acaert foi porta-voz da comitiva. Em seu discurso, Petrelli lembrou que a Mídia Regional é defensora de suas cidades, lideranças e "todos aqueles que são agentes de progresso e desenvolvimento". Para ele, os programas locais de rádio e televisão, além dos jornais impressos, têm as maiores audiências nos municípios.

    "Nosso público aprendeu a desconfiar da mídia mal-intencionada, porque temos um propósito: pensar e agir diferente. Em primeiro lugar está nossa comunidade, a nossa região, o nosso estado", explicou Petrelli. "Somos a ponte para construir um verdadeiro diálogo com a sociedade, pautado pela informação e no compromisso com os fatos e a verdade", completou. Na comitiva, presidentes da Aerp, Agert, ADI dos três estados, Adjori de SC e PR. 

    O ex-presidente da Acaert e conselheiro de Comunicação do Senado, Ranieri Moacir Bertoli, também apresentou uma defesa da Mídia Regional e alertou ao presidente Bolsonaro sobre o grande aumento das rádios comunitárias no país. Entre 2004 a 2013, houve um aumento de concessão de radcom em 103%, totalizando 4.504 emissoras neste período. "São concorrentes que não pagam impostos e fazem uma política sem nenhuma fiscalização no cumprimento da lei", disse.

    O presidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (Sindejor), José Roberto Deschamps, disse que foi muito importante a abertura de Bolsonaro para a imprensa regional e que ele foi muito "receptivo" e "atencioso".

    "Foi uma oportunidade única de mostrar a importância da mídia regional. E tenho a certeza de que o governo federal vai reconhecer isso. O jornalismo impresso do interior tem sido fundamental para formação cidadã e desenvolvimento das comunidades do nosso Estado", afirmou. 

    Na sequência do evento, os representantes almoçaram com a bancada catarinense em Brasília, com a presença dos senadores Esperidião Amin (PP) e Jorginho Melo (PL) e os deputados federais Carlos Chiodini (MDB), Carmen Zanotto (Cidadania), Peninha (MDB), Coronel Armando (PSL) e Ângela Amin (PP).

    Presidentes entidades:

    Marcello Corrêa Petrelli - presidente Acaert

    Marise Westphal Hartke - vice-presidente Abert

    Ranieri Moacir Bertoli - conselheiro de Comunicação do Senado

    Ana Paula S. Melo - presidente Sert/SC

    Christina Alavarez Gadret - presidente Sindirádio/RS

    Cezar Telles - presidente Sert/PR

    Roberto Cervo (Melão) - presidente Agert

    José Heriberto Michelleto - vice-presidente Aerp

    Lenoires da Silva - presidente ADI/SC

    Nery José Thomé - presidente ADI/PR

    Jedaias Pereira Belga - presidente ADI/Brasil

    Eladio Dios Vieira da Cunha - presidente ADI/RS

    José Roberto Deschamps - presidente Adjori/SC

    Elizio Jacy Siqueira Junior - presidente Adjori/PR

    Ademir Arnon - presidente da ACI

     

    22/08/2019 Leia...

    -

  • Premiação Adjori

    img

    O Jornal Imagem, recebeu o prêmio de melhor fotografia 2018 das mãos do Presidente da Adjori, José Roberto Deschamps. Vale lembrar, que em 2017 o Jornal Imagem recebeu o prêmio de Melhor Editorial. O prêmio foi entregue sábado, em Florianópolis, durante congresso estadual da Associação do Jornais do Interior.

    19/08/2019 Leia...

    -

  • Inscrições para o Mestrado em Direito vão até o dia 4 de outubro

    img

    A Unoesc abriu Edital para o preenchimento de 28 vagas do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito (Mestrado Acadêmico) para o primeiro semestre de 2020. Os interessados podem se inscrever até 4 de outubro, no site da universidade. A efetivação da inscrição ocorrerá após o pagamento da taxa, no valor de R$ 70,00.

    As 28 vagas serão distribuídas entre as duas linhas de pesquisa do Curso de Mestrado em Direito, que são “Direitos Fundamentais Civis: a Ampliação dos Direitos Subjetivos” e “Direitos Fundamentais Sociais: Relações de Trabalho e Seguridade Social”

    O endereço para entrega ou envio postal dos documentos é a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito - Mestrado em Direito, Av. Nereu Ramos, 3777-D, Bairro Seminário, CEP: 89813-000 - Chapecó/SC.

    A seleção dos candidatos será composta de três etapas: prova escrita, análise de currículo e entrevista e análise do pré-projeto de dissertação. A relação dos aprovados será divulgada no dia 12 de março de 2020. Em caso de dúvidas, é só entrar em contato com a Secretaria do Mestrado em Direito pelo telefone (49) 3319-2684 ou e-mail assessoria.ppgd@unoesc.edu.br.

    19/08/2019 Leia...

    -

  • Deputado Carlos Chiodini reforça pedido pela duplicação da BR-280 em encontro com o presidente Bolsonaro

    img

    Parlamentares catarinenses entregaram lista com prioridades para Santa Catarina

    O deputado federal, Carlos Chiodini, e integrantes do Fórum Parlamentar Catarinense, entregaram nesta quinta-feira (15) ao presidente da República, Jair Bolsonaro, uma lista de prioridades para Santa Catarina. Em reunião prévia, cada parlamentar elencou situações que precisam ser resolvidas em sua região. Chiodini reforçou a duplicação da BR-280, que entrou nos destaques dos pedidos de infraestrutura rodoviária. 

    Juntos, senadores e deputados federais pediram pela duplicação da BR-470 e BR-280, pela revitalização da BR-282/158, reconstrução da BR-163, finalização da BR-285, Contorno Viário da Grande Florianópolis (Parte da Concessão da BR-101), pela adequação e manutenção das bacias de evolução e canais de acesso aos portos catarinenses, pela melhoria na infraestrutura e agilidade nos processos de concessão dos aeroportos, pela aplicação de recursos para manutenção das estruturas das barragens de contenção de cheias, e pelo ressarcimento dos prejuízos causados a Santa Catarina, reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

    15/08/2019 Leia...

    -

  • Bancada Catarinense toma café da manhã com Presidente Bolsonaro

    img

    A bancada catarinense do Congresso Nacional (composta pelos três senadores e 16 deputados federais, exceto Pedro Uczai que não compareceu), se reuniu na manhã desta quinta-feira (15) para um café com o presidente Jair Bolsonaro e ministros do governo.

     

    Na pauta, a entrega de uma lista de pleitos, elaborado e avalizado pela bancada, que têm como prioridade a infraestrutura logística, tão importante para o escoamento da produção de Santa Catarina, que é o maior na avicultura, suinocultura, e tantas outras riquezas.

     

    O deputado federal Celso Maldaner, ferrenho defensor do extremo oeste, não poderia deixar de elencar o seu pedido para que as obras de recuperação da BR 282/158 não sofram alterações de cronograma devido a falta de recursos e que as obras da 163 sejam retomadas com urgência.

     

    Para ele, chegou a vez de Santa Catarina  estar nas prioridades do governo, pois é a 5ª economia do país e o 21º em retorno, isso quer dizer, que arrecada  R$ 50 bilhões por ano com retorno de aproximadamente R$ 8 bilhões.

     

    Outros pleitos como as concessões dos aeroportos e adequação e manutenção dos portos catarinenses, e o ressarcimento de recursos para a saúde reconhecidos pelo Ministério da Saúde entraram na pauta.

     

    Até o final do ano a bancada deve se reunir novamente com o governo para analisar os encaminhamentos.

    15/08/2019 Leia...

    -

  • Setor de Oncologia do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso completa 1 ano

    img

    Nesta terça-feira, 13, durante o encontro do Grupo Onco +Vida, o primeiro ano foi lembrado com a apresentação de números do atendimento. O paciente, Dimítri Abdalla e o psicólogo William Lima também apresentaram poesia e música e o palestrante Álvaro Loro, deixou seu depoimento aos participantes.

     

    O diretor de apoio do Hospital Regional, Rodrigo Lopes, destaca que os números representam o crescimento esperado, mas muito mais rápido que o planejado. “Em poucos meses, atingimos metas que prevíamos levar mais tempo. Um exemplo, são as cirurgias. Chegamos a realizar 60 procedimentos em um mês”, recorda.

     

    Ao todo, nos 12 meses de atendimento, foram realizadas mais de 4 mil consultas e retornos, sendo que do total, quase 800 são de pacientes novos. “Os dados reforçam o estudo e a portaria do Ministério da Saúde que estimavam 600 novos casos ao ano na região atendida”, explica o diretor Rodrigo.

     

    Nos primeiros 365 dias do serviço, foram realizados cerca de 17.500 exames clínicos, de imagem e de patologia. Além disso, quase 500 procedimentos cirúrgicos foram realizados fechando uma média de mais de 40 cirurgias por mês.

     

    No setor de quimioterapia, são mais de 100 pacientes em tratamento ou que realizaram sessões. Desse total, 54% são homens e 46% são mulheres de São Miguel do Oeste (28%); Maravilha (15%); Itapiranga (10%); São José do Cedro (7%); São João do Oeste (5%); Mondaí e Iporã do Oeste (4%); Romelândia, Tunápolis e Santa Helena (3%); Anchieta, Barra Bonita, Belmonte, Guaraciaba, Saltinho e Saudades (2%); Bandeirante, Descanso, Flor do Sertão, Guarujá do Sul, Modelo, Paraíso, Princesa e São Miguel da Boa Vista (1%).  

    Entre os tipos de câncer, os diagnósticos mostram os três principais: câncer de próstata (33%), de mama (32%) e de cólon (13%). 

     

    Contratação de novos profissionais

    A equipe também aumentou neste primeiro ano. O serviço iniciou com 2 médicos, um oncologista clínico e um cirurgião oncológico. Atualmente, o número dobrou, sendo contratados dois novos profissionais da área. Além disso, todo o corpo clínico do Hospital Regional atua em consultas e exames e a equipe multiprofissional foi reforçada em número e qualificação com treinamentos na área, sendo que todos os setores realizam atendimentos diretos e indiretos ao serviço de oncologia.

    13/08/2019 Leia...

    -

  • Secretaria de Obras planeja 60 dias de trabalho no Parque da Faismo

    img

    Comissão de Infraestrutura da Faismo 2019 esteve vistoriando o local na manhã desta segunda-feira (12)

    Os integrantes da Comissão de Infraestrutura da “Faismo 2019 – O Nosso Melhor!”, acompanhados de representantes da Comissão Central Organizadora (CCO) e da Comissão de Agricultura do evento, realizaram na manhã desta segunda-feira (12), uma vistoria às instalações do Parque de Exposições Rineu Gransotto.

    Na ocasião, diversas necessidades foram verificadas, como a questão de britagem, cascalhamento, instalações elétricas e hidráulicas, banheiros, estrutura física dos pavilhões, iluminação, lixeiras, coberturas e instalação de palco alternativo, entre outras.

    O coordenador geral da Faismo, Edenilson Zanardi, lembrou que, além destas situações, o prefeito, Wilson Trevisan, informou que será construído um novo portal fixo na entrada do Parque de Exposições. Também iniciaram os trabalhos para construção de um novo pavilhão, que já será utilizado a partir da Faismo deste ano, para a Mercoleite.

    O secretário municipal de Obras, Vilmar Bonora, que também é o coordenador da Comissão de Infraestrutura da Faismo, informou que a Secretaria já possui um planejamento para realização de diversas adequações no Parque de Exposições. “Para isso, deixaremos nossas máquinas disponíveis no local durante os 60 dias que antecedem a Feira, para que tudo esteja preparado da melhor forma possível para a Faismo deste ano”, destaca.

    A Faismo 2019 acontece entre os dias 14 e 17 de novembro, em São Miguel do Oeste.

    12/08/2019 Leia...

    -

  • Deputado Mauricio Eskudlark comemora números da Segurança Pública de Santa Catarina

    img

    Parlamentar parabenizou o Governador Moisés, destacou o trabalho integrado entre as forças de segurança e elogiou as polícias catarinenses.

    O deputado Maurício Eskudlark (PL) comemorou a divulgação do mapa da segurança pública divulgado pelo IPEA em relação ao ano de 2019. “Santa Catarina se destaca apresentando três cidades entre os 20 municípios do país com mais de 100 mil habitantes que têm os menores índices de homicídios: Jaraguá do Sul (4º), Brusque (5º) e Tubarão (15º). Isso acontece por causa da forma da distribuição da população, da qualidade do nosso povo, da segurança pública e das ações que são levadas para colocar Santa Catarina num patamar que é desejo de todas as cidades”, avaliou.

    Delegado de polícia com mais de 30 anos de atuação no setor, e atual Presidente da Comissão de Segurança Pública, Eskudlark destacou que o estado vem, desde o início do ano, usando uma nova forma diferente de administrar a segurança, com um colegiado de Segurança Pública. “Nosso agradecimento ao Governador Carlos Moisés e sua equipe, este é o resultado da implantação do colegiado, com a integração das forças de segurança, além do chamamento dos aprovados em concursos e outras ações.  Antes tínhamos uma secretaria que recebia os pleitos e que chamava os comandos para encontrar soluções, hoje são os próprios comandantes que fazem esse trabalho com seus profissionais e que adotam as medidas de segurança. O estudo do IPEA reforça que o que tem sido feito em Santa Catarina tem dado resultado”, garantiu.

    Apesar dos bons resultados de forma geral, o parlamentar destaca que a preocupação ainda não acaba, citando o caso de Florianópolis, que entre as capitais é a 7ª colocada, com índice de 30 homicídios por 100 mil habitantes, número que é elevado, pois a ONU indica até 10 como o limite aceitável. Em Jaraguá do Sul o índice é de 5,5 por 10 mil habitantes, em Brusque 5,8 e em Tubarão 8,1. “Temos uma polícia que é referência no Brasil, equipada, valorizada e atuante, e isso ajuda muito para que os índices de criminalidade sejam baixos”, concluiu Eskudlark.

    09/08/2019 Leia...

    -