Últimas SÃO MIGUEL DO OESTE

  • Fundadoras dos grupos de idosos são homenageadas

    img

    Fundadora Olga Sabei Damian e os familiares das outras fundadoras já falecidas receberam as homenagens

     

    São Miguel do Oeste

    A Secretaria de Assistência Social, juntamente com o Grupo de Idosos Sempre Alegre, organizou quinta-feira, 10, uma homenagem para as mulheres que foram responsáveis pela criação de grupo de idosos no município. Olga Sabei Damian, Neidi Mello (in memorian), Ersila Wurzios (in memorian), Fiorentina Bolfe (in memorian) e Carmela Teló (in memorian) iniciaram os encontros em 1983, em uma sala nos fundos da prefeitura. 

    Olga ainda participa dos encontros semanais e integra o Grupo Sempre Alegre. Ela contou que por volta de 1988, Teresinha Gaio Basso, então primeira dama do município, passou a apoiar a estruturação do grupo. Nesta época também foi adquirido pela prefeitura o terreno para a construção do local onde seriam feitos os futuros encontros, no bairro Agostini, onde hoje tem o Centro de Convivência.

    A secretária de Assistência Social, Claudete Fabiani, destacou o trabalho inicial dessas mulheres. Hoje, o município trabalha com 23 grupos de idosos, um espaço de lazer, amizade e entretenimento. 

    17/12/2015 Leia...

    -

  • Lixo continua sendo depositado em local irregular

    img

    Equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano procedeu a retirada do lixo irregular

    São Miguel do Oeste

    Na última semana, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano intensificou a coleta de lixo em local impróprio no município, numa ação preventiva de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chinkungunya.  Mesmo com a existência da coleta seletiva em São Miguel do Oeste, das campanhas de conscientização, a realidade não muda em muitos locais da cidade. “São os mesmos pontos, as mesmas esquinas, onde a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano precisa realizar a recolha do material. Isso se repete sempre. Em um dia recolhemos, no outro dia já tem lixo depositado no mesmo local. Será que isso vai mudar?”, indaga o secretário Cássio da Silva.

    O secretário alerta os moradores das proximidades desses locais onde o lixo é lançado para que, se possível, tirem fotos ou filmem o momento em que há pessoas depositando o material. Com provas em mãos, é possível efetuar uma denúncia e saber quem tem prejudicado tanto o meio ambiente. Com o propósito de adotar medidas urgentes, a prefeitura encaminhou para análise na Câmara de Vereadores, na última semana, o Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de se adotar medidas para evitar a formação de criadouros de mosquitos. Há previsão de multas em caso de não cumprimento da lei.

    17/12/2015 Leia...

    -

  • Entregue premiação aos vencedores do Recicla CDL na Escola

    img

    Prêmios foram entregues aos estudantes vencedores pela direção da CDL

     

    São Miguel do Oeste

    A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste (CDL) entregou quarta-feira, 02, a premiação do Concuro “Recicla CDL nas Escolas. O tema foi “Se você tivesse superpoderes, o que faria pela preservação do meio ambiente?”. Na categoria desenho, a ganhadora foi Alana Leticia Accai, aluna do 5º ano da Escola Municipal Emma Balke. Na categoria redação, a ganhadora foi Ivana Vanzella, aluna do 8º ano da Escola Básica Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva.

    A CDL, representada pela presidente Lizete Lang, vice-presidente Solani Balbinot e da diretora de Eventos Gleice Koop entregaram os presentes às ganhadoras em suas respectivas escolas. Além de um kit de material escolar elas ganharam um vale-compra de R$100,00. 

    10/12/2015 Leia...

    -

  • Inaugurado o edifício Center Tower

    img

    O Edifício conta com 12 pavimentos, 12 salas comerciais, 32 apartamentos e 48 vagas de garagem

    São Miguel do Oeste

    As construtoras Conak e Conkastor inauguraram sexta-feira, 04 o Edifício Center Tower, na Rua Sete de Setembro, no centro de São Miguel do Oeste. A edificação conta com 12 pavimentos, totalizando 92 unidades, sendo 12 salas comerciais, 32 apartamentos e 48 vagas de garagem, além de amplo salão de festas. Participaram do ato comemorativo, além do engenheiro Astor Kist, diretor das duas empresas, os profissionais da construção, a presidente da Câmara de Vereadores Cristiane Massaro, proprietários de unidades autônomas, entre outros.

    Astor Kist, em seu pronunciamento, fez uma retrospectiva da construção desde a idealização do projeto até a conclusão da obra. Lembrou do acidente com o  elevador grua em 2014, durante as obras de construção do edifício, e que poderia ter terminado em uma tragédia de grandes proporções. “Foi Deus que nos ajudou”, disse o engenheiro. “O grande diferencial é a parte das garagens que são privilegiadas. Hoje não podemos mais pensar em obra sem vaga de garagem, ou que sejam muito pequenas”, disse.  Além do diferencial em garagens, o edifício oferece amplo espaço no salão de festas, local onde foi realizada a entrega da obra e as chaves aos proprietários. 

    Por último, Kist desejou felicidades aos investidores do empreendimento e agradeceu a todos que trabalharam na obra, desde execução, pintura, eletricistas, acabamentos e demais profissionais que se envolveram no projeto. O projeto arquitetônico ficou a cargo do arquiteto Luiz Gustavo Spazzini, a engenharia estrutural com Decartes Gaspodini, projeto elétrico com Itamar Siqueira, projeto de bombeiros e hidráulico com Fernando Bieger e decoração com Patrícia Mocelin.

     

     

    1 – Astor Kist fez uma retrospectiva da construção desde a idealização do projeto

     

    2 - Participaram do ato comemorativo, além do engenheiro Astor Kist, os profissionais da construção, a presidente da Câmara de Vereadores Cristiane Massaro e proprietários das unidades

     

    3 - Edifício Center Tower fica  na Rua Sete de Setembro, no centro de São Miguel do Oeste

    10/12/2015 Leia...

    -

  • Emoção e encanto marcam abertura do Natal de Magia 2015

    img

    O encanto e a magia da decoração que está instalada nos principais pontos da cidade, incluindo rótulas, avenidas, praça central e calçadão, tomou conta e alegrou a noite da população que foi conferir a solenidade de abertura

    Entre da chave da cidade ao Papai Noel pelo prefeito João Valar foi uma das atrações da noite

     

    São Miguel do Oeste

    Foi realizada na noite desta terça-feira, 1º, a abertura oficial da programação do Natal Regional com Amor e Paz 2015 – Natal de Magia, na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel, com a participação da população, entidades, escolas, clubes de serviço, associações e a comunidade em geral.                O encanto e a magia da decoração que está instalada nos principais pontos da cidade, incluindo rótulas, avenidas, praça central e calçadão, tomou conta e alegrou a noite da população que foi conferir a solenidade de abertura.

    Além da chegada do Papai Noel e da comitiva do Natal 2015, composta por equipes da prefeitura, da CDL, da Umiplart, Centro Cultural Alemão Morgenstern e Clube do Pedal, a Orquestra de Violões de Itapiranga abrilhantou a noite com um repertório variado de músicas, incluindo temas de filmes, desenhos animados, culturas de várias regiões do Brasil, futebol, samba e Natal.

    Durante a solenidade, foram retiradas as cartinhas do Anjo da Solidariedade pelo prefeito João Valar e primeira dama Alaídes Valar, vice-prefeito Wilson Trevisan, presidente da Câmara de Vereadores, Cristiane Massaro, presidente da CDL, Lizete Lang, presidente da Funcultura, Elias Araújo, e demais autoridades. Conforme a secretária de assistência Social, Claudete Fabiani, as cartinhas já estão no comércio e os presentes serão entregues na tarde do dia 19 de dezembro, na área coberta a partir das 16h30. 

     

    PROGRAMAÇÃO DO NATAL

    Dia 09/12/2015 – Quarta feira

    18h30 – Especial de Natal CEI Jardim Encantado

    Local: Creche (bairro Jardim Peperi)

    20h – Especial de Natal na Escola Municipal Emma Balke

    Local: Escola (centro)

     

    Dia 10/12/2015 – Quinta-feira

    18h30 – Especial de Natal CEI Criança Feliz

    Local: Creche (bairro Agostini – ao lado do SENAI)

    19h30 – Especial de Natal no Bairro Morada do Sol

    Local: Salão Comunitário (bairro Morada do Sol)

    Realização: Associação de Moradores

    19h30 – Especial de Natal Escola Municipal Amália Daltoé Agostini

    Local – Escola (bairro Agostini)

     

    Dia 11/12/2015 – Sexta-feira

    19h – Espetáculo de Danças Túnel do Tempo

    Local: Ginásio do Colégio JMJ

    Realização: Escola de Dança Espaço Arte e Movimento

    19h – Especial de Natal Escola Municipal Atílio Luiz Calza e CEI Criança Cidadã

    Local: Ginásio da Escola (bairro Santa Rita)

     

    Dia 12/12/2015 – Sábado

    20h – Especial de Natal Bairro São Gotardo “Natal Paz e Luz”

    Local: Salão Comunitário (bairro São Gotardo)

    Realização: Associação de Moradores, Conselho de Pastoral e CEI Mundo Mágico

     

    Dia 13/12/2015 – Domingo

    17h – Palco Aberto – Especial de Natal

    Local: Praça Walnir Bottaro Daniel

    Realização: Funcultura

    Dia 14/12/2015 – Segunda-feira

    18:30 – Especial de Natal no CEI Tio Patinhas

    Local: Creche (bairro São Jorge)

     

    Dia 15/12/2015 – Terça-feira

    18:00 – Especial de Natal no CEI Mundo Novo

    Local: creche (bairro Salete)

    19h30 – Especial de Natal na Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva

    Local: Escola (bairro Salete)

     

    Dia 16/12/2015 – Quarta-feira

    19h – Especial de Natal na Escola Municipal Tranquilo José Rigoni

    Local: Escola (bairro Andreatta)

     

    Dia 17/12/2015 – Quinta-feira

    18h30 – Especial de Natal na Escola Municipal São João Batista de La Salle

    Local: Escola (Comunidade São Francisco de Assis)

     

    Dia 18/12/2015 – Sexta-feira

    18h30 – Especial de Natal no CEI Sonho Infantil

    Local: Creche (bairro São Luiz)

    19h – Especial de Natal na Escola Municipal Teonísio Wagner

    Local – Escola (bairro Jardim Peperi)

     

    Dia 19/12/2015 – Sábado

    16h30 – Encerramento da Campanha do Brinquedo “Anjo da Solidariedade”

    Local: Praça Walnir Bottaro Daniel

    Realização: Secretaria de Assistência Social/CRAS 1 e 2/ CDL

    Apoio: Lions Clube Universidade, Leo Clube e Lionesses

     

    Dia 26/12/2015 – Sábado

    19h30 – Devolução da Chave da cidade pelo Papai Noel ao Prefeito

    20h – Campanha de Prêmios CDL 2015

    Sorteio de 1 carro 0km + 54 vale compras

    Local: Praça Walnir Bottaro Daniel

    Realização: CDL

     

    Até 26 de Dezembro

    9h às 11h e das 14h às 16h – Contação de histórias infantis

    Árvore Mágica no Cenário Tropical

    Local: Praça Walnir Bottaro Daniel

    Realização: Funcultura

    07/12/2015 Leia...

    -

  • Canal RIC TV Record em HD já está em operação

    img

    São Miguel do Oeste

    Após lançamento solene (10/11) no Salão Nobre da prefeitura de São Miguel do Oeste, entrou em operação no município o acesso ao sistema de TV digital pelo canal HD 15.1 de Chapecó.

    Durante a apresentação oficial os líderes da RIC TV Record ressaltaram que o desenvolvimento de São Miguel do Oeste, que hoje é considerado município polo regional, foi um dos motivos que levou a empresa a instalar o sinal digital.

     

    Foto: Jornal Imagem

    02/12/2015 Leia...

    -

  • Atividades enfocam o Fim da Violência contra a Mulher

    img

    São Miguel do Oeste

     

    A Secretaria de Assistência Social, Creas, Cras, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Poder Judiciário promoveram quarta-feira, 25,  atividades alusivas ao Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. Durante a tarde, com a participação de entidades parceiras, foi realizada a Caminhada de Conscientização que passou pelas principais ruas da cidade e culminou na praça Walnir Bottaro Daniel, com atividade física para os participantes e falas de representantes da prefeitura, do Legislativo, do Judiciário, da Promotoria Pública, conselhos municipais e órgãos públicos.

    À noite, no Clube Comercial, aconteceu o Seminário que trouxe para o debate o juiz Maurício Mortari. Um expressivo público participou da palestra e debates, a fim de buscar ações de conscientização na violência contra a mulher. De acordo com a coordenadora do Creas, Graciele Thiel, esta campanha tem o intuito de reforçar e fortalecer as políticas de enfretamento e desigualdades de gênero, tendo em vista que só haverá uma sociedade emancipada quando se romperem as estruturas do capitalismo patriarcal, que tão bem articulam com a dominação étnica racial e de gênero na sociedade atual.

     

    Passeata percorreu ruas do centro da cidade reunindo entidades 

    01/12/2015 Leia...

    -

  • Investimentos em calçamentos mudam realidade dos bairros

    img

    Obras com recursos próprios, convênios e em parceria com moradores melhoram a infraestrutura das ruas. Somente no Vila Nova serão aplicados mais de R$ 500 mil

    São Miguel do Oeste
    Os investimentos em obras de calçamentos melhoram a infraestrutura das ruas em diversos bairros da cidade de São Miguel do Oeste. A prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está atuando com várias frentes de trabalho. Uma das obras mais esperadas pela comunidade está em andamento no Conjunto Habitacional Vila Nova I.
    Conforme o secretário Cássio da Silva, a empresa vencedora da licitação Barazzetti Construtora de Obras Ltda está trabalhando na execução da pavimentação com pedras irregulares, da drenagem pluvial e acessibilidade, as quais abrangerão sete ruas, totalizando cerca de nove mil metros quadrados.
    Nesta obra, os investimentos são oriundos do município, em parceria com o Ministério das Cidades. São R$ 352.240,00 de recursos da prefeitura e R$ 196.400,00 da União. A previsão de término dos trabalhos é de 60 dias. O prefeito João Valar, juntamente com o secretário, averiguou nesta semana o andamento dos trabalhos.
    Com recursos do município, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e dos moradores, por intermédio do Projeto Viver Melhor, finalizou os trabalhos na 67ª rua nesses 32 meses de gestão, localizada em paralelo com a Rua Waldemar Ramgrab, no bairro São Jorge. As obras já iniciaram também nas ruas Princesa Isabel e Riachuelo, no bairro Agostini e na Rua 31 de Março, no São Luiz. A Imperatriz Leopoldina, no Andreatta, e a Arlindo Toral, no Estrela também receberão as melhorias a partir do próximo mês. Segundo o secretário também receberão calçamento as ruas Campo Salles, no São Jorge, e Dorvalino Giusti no bairro Jardim Peperi.

    26/08/2015 Leia...

    -

  • Saúde organiza grupos para interessados em doar medula óssea


    São Miguel do Oeste
    A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, por meio do Setor de Epidemiologia, está organizando grupos com as pessoas interessadas em realizar o teste de compatibilidade para se tornar doador de medula óssea. O exame é feito no Hemosc de Chapecó e o município também disponibiliza o transporte. Devido ao caso da pequena Luisa Silveira dos Santos, com apenas 1 ano de idade, que reside em São Miguel do Oeste, uma grande campanha e corrente de solidariedade está se estendendo por todo o Estado. Luisa é portadora de uma doença rara, denominada Síndrome de Kostmann, que acomete a medula e não produz neutrófilos. A cura é o transplante de medula.

    De São Miguel do Oeste, mais de 50 pessoas já realizaram o exame no Hemosc, em Chapecó, o qual vai avaliar a compatibilidade para uma possível doação de medula. Quem tiver interesse em se tornar doador pode entrar em contato com Alzira Winter, responsável pelo setor, e deixar seus dados para agendamento.  As próximas datas agendadas para o exame são: 02, 09 e 19 de setembro. Segundo Alzira, o Hemosc vai atender 17 doadores em cada data. Ela explica que o agendamento deve ser feito no horário de atendimento, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O telefone para contato é 3622 6270 ou 362118 88.

    26/08/2015 Leia...

    -

  • Depois de dois anos, parquinho que sumiu da praça está sendo devolvido


    Motivo de muita polêmica no início de 2013, o parquinho infantil que foi retirado durante as obras de revitalização da Praça Valnir Bottaro Daniel está sendo finalmente devolvido pela empresa Conxap, a qual comunicou a prefeitura que vai entregar um parquinho novo

    São Miguel do Oeste
    Um novo parquinho infantil deverá se entregue esta semana à prefeitura de São Miguel do Oeste pela empresa Conxap, de Chapecó, que era responsável até 2013 pelas obras de revitalização da Praça Valnir Bottaro Daniel. Após o cancelamento do contrato pelo município, em função de denúncias de irregularidades, o parquinho que havia no local desapareceu misteriosamente. A explicação da empresa é que havia sido retirado para reforma, mas nunca mais foi devolvido. Com o fim da revitalização em 2015, a prefeitura teve que comprar um novo parquinho.
    Na semana passada, a direção da Conxap entrou em contato com o secretario de Desenvolvimento Urbano, Cássio da Silva, comunicando que estaria devolvendo ao município um parquinho novo, semelhante ao que foi levado. Os equipamentos deverão chegar ao município esta semana. Segundo Cássio da Silva, a Praça Valnir Bottaro Daniel não comporta mais e deverá ser instalado na Praça Belarmino Annoni.
    De acordo com o procurado do município, Júlio Bagetti, após o sumiço a prefeitura instaurou um processo administrativo para apurar o caso e requerer os equipamentos de volta. O caso não chegou a ir para a justiça e houve um acerto amigável entre o município e a empresa, que agora, depois de dois anos, está devolvendo um novo parquinho. O que está foi instalado na praça teve um custo de, aproximadamente, R$ 30 mil pago pela prefeitura. 

    26/08/2015 Leia...

    -

  • Unoesc promoverá o 8º Siepe no mês de setembro


    Neste ano, a abertura oficial acontecerá na Unoesc Videira, mas nos demais campi, o evento ocorrerá de forma paralela durante toda a semana

    Região
    Entre os dias 14 e 18 de setembro ocorrerá o maior evento de pesquisa e inovação da Unoesc, o 8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siep). Será uma oportunidade para compartilhar a produção científica da universidade e sua contribuição para o desenvolvimento regional a partir da pesquisa. Além do 8º Siepe, será realizado também o 21º Seminário de Iniciação Científica e a 6º Mostra Universitária. Os eventos estão abertos ao público em geral e contarão com a participação de professores pesquisadores, acadêmicos de programas de iniciação científica, bem como orientadores e estudantes, que estão envolvidos com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
    Neste ano, a abertura oficial acontecerá na Unoesc Videira, às 19h30, em 14 de setembro, e discutirá o tema inserção social e científica na comunidade regional. No dia seguinte, haverá a apresentação de 29 projetos financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que agrega o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).
    Os consultores externos do CNPq estarão presentes para avaliar os projetos e escolher três trabalhos de cada área – Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências das Humanidades e Ciências da Vida – para a cerimônia de premiação. Nos demais campi, o evento ocorrerá de forma paralela durante toda a semana, com programação própria disponível no site da Unoesc.

     

     

     

    26/08/2015 Leia...

    -

  • Segurança pública é debatida por autoridades na Câmara

    img

    São Miguel do Oeste
    Dezenas de cidadãos de diferentes classes sociais e representando uma série de entidades, órgãos públicos e segmentos da sociedade participaram na noite de terça-feira, 04, de audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. O tema central do evento foi a segurança pública no município.
    A audiência foi proposta pelos vereadores Maria Tereza Capra e Juarez da Silva (PT) e reuniu também autoridades da área da segurança. Entre os principais temas debatidos, esteve o efetivo policial, a participação da sociedade, a punição e a reinserção de infratores. Para Maria Tereza, é dever do parlamento discutir temas como este. “Somos privilegiados em São Miguel do Oeste por ter uma grande estrutura de órgãos governamentais de segurança, mas também temos problemas na eficácia do trabalho”, afirmou.
    O presidente da União das Associações de Moradores de Bairros de São Miguel do Oeste, Carlos Scariot, advertiu que não se pode fazer segurança só com autoridades e que a população deve ser participativa e pensar em segurança sempre. O presidente do Conselho de Segurança do Setor Leste, Enio dos Santos, falou do trabalho feito pelo Conseg com a participação de órgãos policiais, comunidade e diretores de escolas.
    O tenente-coronel Héder Martins, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, falou que Santa Catarina é um dos estados menos violentos do Brasil e a região Extremo-oeste a menos violenta do Estado. Ele ressaltou que há 10 anos havia 13 mil PMs no Estado e hoje o efetivo é de 11 mil. O juiz Márcio Cristófoli, diretor do Fórum de São Miguel do Oeste, afirmou que uma resposta penal em tempo adequado contribui para a sensação de segurança da população, e que por isso é preciso melhorar a eficiência da Justiça e a gestão pública.

    12/08/2015 Leia...

    -

  • CCO mantém Leonice Buffon como Rainha da Faismo após denúncia

    img

    A rainha eleita seria casada e não poderia participar da escolha, segundo denunciou uma outra candidata à Comissão Central Organizadora e à imprensa

    São Miguel do Oeste

    A Comissão Central Organizadora (CCO) da Faismo 2015 anunciou ontem, terça-feira, 30, a manutenção do título de Rainha da Faismo de Leonice Buffon, eleita após desfile no Clube Comercial, no dia 20. Na última semana, uma das candidatas que participou do concurso protocolou uma denúncia junto à CCO e em entrevista à Rádio Peperi sustentando que Leonice é casada e, portanto, não poderia ter concorrido ao título, já que o regulamento veda a participação de casadas.  A candidata denunciante  não quis se identificar, mas pediu a exclusão de Leonice do concurso.

    Logo após o recebimento da denúncia, a CCO convocou uma reunião para analisar o assunto. Na manhã de ontem, o coordenador da Comissão de Eventos, Cleomar Zachi, comunicou à imprensa que a denúncia não foi aceita pela CCO e que não existe nenhuma razão para mudar o resultado, já que todos os requisitos foram preenchidos pela rainha eleita. O coordenador afirmou que ela não é casada, mas, sim, divorciada. Segundo ele, o assunto foi dado por encerrado. 

    LANÇAMENTO

    O pré-lançamento da Faismo de 2015 está confirmado para o dia 22 de julho. Segundo Cleomar Zacchi, os shows já foram acertados e serão apresentados para a comunidade em um evento à noite, com local ainda indefinido. Zacchi informou que a feira vai contar com shows do segmento sertanejo universitário e a formatação dos dias e estilos musicais não deve fugir do cronograma da última edição.

    01/07/2015 Leia...

    -

  • Município assina acordo para pagamento de precatórios

    img

    Prefeito João Valar diz que com esse parcelamento o município ficará sem dívida em decorrência de decisão judicial

    São Miguel do Oeste

            

    O prefeito de São Miguel do Oeste, João Valar, acompanhado do secretário da Fazenda e Administração, Pedro De Conto, e do advogado da prefeitura, Júlio Bagetti, cumpriu agenda na Capital do Estado em diversas secretarias e gabinetes, no dia 16. No Tribunal de Justiça, a equipe foi chamada para um acordo em relação a precatórios, que totalizam R$ 1.076.407,88, os quais, segundo Valar, são referentes a processos judiciais de um período de mais de 15 anos.

    A audiência foi coordenada pelo juiz auxiliar André Happke, o qual determinou que o valor seja pago em 14 parcelas, sendo duas em 2015 e as outras doze  em 2016. Valar ressalta que o atual governo tem tratado com muita seriedade e respeito o dinheiro público e que em todos os seus mandatos sempre efetuou os pagamentos dos precatórios de acordo com as regras vigentes. “Com esse parcelamento, o município ficará sem dívida em decorrência de decisão judicial”, disse o prefeito.

    Valar, De Conto e Bagetti lembram que São Miguel do Oeste é um dos poucos municípios que sempre cumpriu as ordens judiciais e efetuou pagamentos de dívidas de decisões na área jurídica. Em Florianópolis, a comitiva também mantiveram audiências nos gabinetes dos deputados Mauro De Nadal e Maurício Eskudlark, onde foram tratados assuntos referente a Faismo 2015, incluindo a liberação de recursos por meio da Assembleia Legislativa, além de outros projetos que buscam melhorias para São Miguel e já se encontram nos gabinetes para liberação de futuras emendas parlamentares.

    24/06/2015 Leia...

    -

  • Reunião discute realização do Natal 2015

    img

    São Miguel do Oeste

    A organização do Natal 2015 em São Miguel do Oeste foi pauta quarta-feira, 20, de encontro no gabinete municipal com o prefeito, João Valar, presidente da Funcultura, Elias Araújo, secretário da Fazenda e Administração, Pedro de Conto, presidente da CDL, Lizete Grassi Lang, e demais membros da entidade e da Funcultura. Na oportunidade a CDL reafirmou a parceria na realização de mais um Natal, juntamente com a prefeitura, por meio da Funcultura. O presidente da Fundação observou que esse foi o primeiro momento de discussão sobre os encaminhamentos e investimentos que serão feitos no Natal deste ano, principalmente na decoração.

    O prefeito Valar elogiou o trabalho realizado em outras edições e agradeceu o comprometimento e empenho das entidades, que apóiam o Natal, um dos mais belos da região. Araújo acrescentou que a Umiplart será parceira na realização do Natal, a Acismo e outras que receberão o convite. “Inclusive vamos fazer o contato com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, a qual sempre nos apoiou”, acrescentou o presidente. Conforme Araújo, a equipe do barracão da cultura trabalha desde janeiro na criação das peças. Ele cita que nas próximas semanas deverá ser criada a comissão responsável pelo Natal 2015.

    28/05/2015 Leia...

    -

  • Casan e município firmam convênio para saneamento básico

    img

    Com o recurso recebido de R$ 250 mil, o município irá lançar o edital para contratação de empresa especializada que será responsável pela realização do estudo e pela entrega do projeto

    São Miguel do Oeste

     

    O governo do Estado, por meio da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), repassou R$ 250 mil ao município de São Miguel do Oeste para a elaboração do projeto do Sistema de Esgoto Sanitário (SES) da cidade. O convênio que garante o repasse do recurso foi firmado quarta-feira, 20, pelo presidente da Casan, Valter José Gallina, o prefeito João Carlos Valar e o secretário Regional de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan. O ato foi realizado na prefeitura.

    Para o prefeito João Carlos Valar, a ação representa uma gestão que pensa no futuro. “Irá refletir na saúde da população. Sabemos que o primeiro passo é elaborar o projeto e temos muito trabalho pela frente”, diz. Com o recurso recebido, o município irá lançar o edital para contratação de empresa especializada que será responsável pela realização do estudo e pela entrega do projeto.

    Valter José Gallina frisou que Santa Catarina ocupa a 17ª posição no ranking nacional de saneamento básico. “Éramos o 27º Estado e já avançamos bastante na área. “Chegou a vez de São Miguel do Oeste. Estamos auxiliando o município na elaboração do projeto, pois queremos que ele tenha um saneamento de qualidade o que significa um investimento em saúde. Nossa intenção é colocar Santa Catarina em 3º lugar no ranking”, explicou.

    O presidente da Casan destacou que o município terá outros importantes investimentos previstos pela Companhia, como a implantação da adutora que levará água do poço profundo até a estação de tratamento. Também está sendo tratada da aquisição da área de terra onde está situada a Estação de Tratamento de Água (ETA), do Bairro São Jorge. “O município sempre foi parceiro da Casan e os problemas estão aí para serem resolvidos. A Companhia é do povo, trabalhamos para atender a população”, finaliza Gallina.

    O secretário Regional, Wilson Trevisan, lembra que o projeto antigo não atende a necessidade da sociedade. “É necessário levantar a abrangência da rede de coleta e o tipo de tratamento recomendado, projetando uma ação que não agrida o meio ambiente e dentro das normas que a legislação exige”, frisa.

    28/05/2015 Leia...

    -

  • Perigo da Dengue avança enquanto lixo se acumula na cidade

    img

    Vasos sanitários, aparelhos de TV, de som e muitos pneus se acumulavam no Bairro Salete

    São Miguel do Oeste
    O coordenador da equipe de limpeza do município, Getúlio Malmann, esteve na redação do Jornal Imagem quarta-feira para denunciar o acúmulo de lixo e entulhos em um terreno baldio, no Bairro Salete. No local, conforme apurado pela reportagem, vasos sanitários, latas, capacetes, baldes, mais de 15 pneus e, até mesmo, um sofá e um aparelho de TV. Enquanto a reportagem fotografava, uma equipe do Programa de Combate à Dengue do município chegou ao local.
    O trabalho de limpeza já foi realizado por uma equipe contratada pela prefeitura para auxiliar na campanha de combate à dengue no município. Terceira cidade com maior número de focos do aedes aegipty no Estado, São Miguel do Oeste teve 298 registros somente em 2015. O terreno baldio que fica na Rua 7 de Setembro, no Bairro Salete, era um potencial criadouro do mosquito em função da grande quantidade de pneus. 
    Segundo o coordenador da equipe de limpeza, Getúlio Malmann, a situação no município é muito difícil e beira à calamidade. Aproximadamente 100 terrenos baldios já receberam o serviço prestado pela equipe coordenada por ele. “São Miguel do Oeste pede socorro”, dimensiona.
    O vereador Idemar Guaresi (PR) também esteve no Bairro Salete e acompanhou a retirada do entulho e também relata que a situação do município é desesperadora. De acordo com ele, cerca de 90% dos problemas da dengue são causados pelo descaso da população que joga lixo, materiais e móveis em terrenos baldios.
    SITUAÇÃO
    Um boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) quinta-feira, 16, informou que neste ano foram confirmados 1.308 casos de dengue em Santa Catarina. Deste total, 834 são autóctones (transmissão dentro do Estado), 83 importados (transmissão fora do Estado) e três casos indeterminados Há outros 388 casos em investigação para definir o local de transmissão. 
    Em Santa Catarina, até o momento, foram identificados 3.899 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Os municípios de Anchieta, Balneário Camboriú, Chapecó, Coronel Freitas, Guarujá do Sul, Guatambu, Itajaí, Itapema, Joinville, Palmitos, Passo de Torres, Pinhalzinho, Planalto Alegre, São Miguel do Oeste, Serra Alta, Xanxerê e Xaxim são considerados infestados pelo mosquito, definição realizada de acordo com a disseminação e manutenção dos focos.

    24/04/2015 Leia...

    -

  • Motocão reúne motociclistas de todo o Brasil a partir de sexta

    img

    Além do encontro na área coberta da praça, o evento contará com show de bandas e apresentações de motos na rua de cima da praça no sábado a noite e domingo a tarde

    São Miguel do Oeste
    Cerca de quatro a cinco mil motociclistas do Brasil e países da América do Sul estão sendo esperados para a 16ª Edição Motocão, que abre sexta-feira, 13, ao meio dia, na área coberta da Praça Valnir Bottaro Daniel. Segundo expectativa do presidente do Moto Grupo Cães do Asfalto, promotor do evento, Luiz Bard, essa edição do evento deve ser a maior de todas. dia de sexta-feira.  Além do encontro de motociclistas na área coberta, o evento contará com show de bandas e apresentações de motos na rua de cima da praça no sábado a noite e domingo a tarde.   
    Uma das preocupações do Grupo Cães do Asfalto para a realização do Motocão era quanto à liberação de uma verba de R$ 35 mil pela prefeitura para o pagamento de uma empresa responsável pela estrutura que está sendo armada na praça. Entretanto, a Câmara de Vereadores se reuniu na semana passada e aprovou o projeto de repasse da verba. De acordo com Luiz Bard, o evento movimenta a economia local e isso justifica qualquer investimento público no Motocão. Segundo ele, o custo do evento é de R$ 70 a 80 mil.

    13/03/2015 Leia...

    -

  • Lombadas e semáforo começam a multar na Willy Barth dia 10

    img

    São 11 novas lombadas eletrônicas e um semáforo que já foram instalados ainda no final do ano passado, após estudos técnicos de engenharia realizados por intermédio do Demutran

    São Miguel do Oeste
    A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Miguel do Oeste, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), juntamente com a empresa Eliseu Kopp, está acompanhando a aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nas novas sinalizações eletrônicas, das ruas Willy Barth e Padre Aurélio Canzi. O diretor de Trânsito, Cássio da Silva, garante que todos os equipamentos passaram por aferições. Ele lembra que os equipamentos começam a expedir notificações de Infração de Trânsito somente a partir do dia 10 de março de 2015.
    São 11 novas Lombadas eletrônicas e um semáforo que já foram instalados ainda no final do ano passado, após estudos técnicos de engenharia realizados por intermédio do Demutran. “Os locais apresentavam altos índices de acidentes e agora passam pela verificação do Inmetro para estarem aptos a entrar em funcionamento”, detalha Silva. 
    Ele cita ainda que a implantação dos radares está auxiliando na redução dos acidentes e da velocidade excessiva. “Nossa intenção é justamente diminuir os acidentes e tornar mais seguro o trânsito da Rua Willy Barth”, reiterou. Os novos redutores de velocidade estão na Rua Padre Aurélio Canzi, no Bairro São Sebastião, e ao longo da Willy Barth.

    05/03/2015 Leia...

    -

  • Corte do bolo e show sertanejo atrai milhares à praça

    img

    Segundo estimativa do Corpo de Bombeiros, 12 mil pessoas pregiaram o evento que marcou os 61 anos do município

    São Miguel do Oeste
    Inserido nas comemorações dos 61 anos do município, o corte do bolo e o show com Gilberto e Gilmar reuniu milhares de pessoas na noite de domingo, 15, na praça Walnir Bottaro Daniel. Autoridades locais, estaduais e membros da administração municipal ressaltaram as conquistas da comunidade migueloestina ao longo de sua existência. Nos pronunciamentos, o deputado Maurício Eskudlark destacou os trinta anos de estadia em São Miguel do Oeste. Eskudlark, mais uma vez, pediu o empenho de todos para a realização de voos regulares no Aeroporto Hélio Vassom.
    Já o prefeito João Carlos Valar elogiou a coragem dos pioneiros que construíram a cidade. Entre as pioneiras homenageadas estavam Oralina Borges, Josefina Bertuol e Vilma Bido. Após os pronunciamentos, foram distribuídos fatia do bolo de 900 quilos. O confeito foi confeccionado de acordo com o mapa do município e suas construções. A dupla sertaneja Gilberto e Gilmar animou a plateia que, segundo o Corpo de Bombeiros, reuniu aproximadamente 12 mil pessoas
    SÃO MIGUEL TCHÊ
    A 17ª edição do São Miguel Tchê iniciou na noite de sexta-feira, 13, no Parque de Exposições Rineu Gransotto e encerrou domingo. Segundo o patrão do CTG Porteira Aberta, Emílio Bertuzzi, a organização da estrutura do evento A abertura oficial aconteceu às 20h e às 21h, teve início o 4º Canta Tchê, que contou com a participação de 23 concorrentes. O evento reuniu participantes e visitantes de outros estado do Brasil e contou com rodeio artístico e provas campeiras.

    18/02/2015 Leia...

    -

Anúncios

receba o impresso no e-mail em pdf