Últimas SANTA HELENA

  • Delegados da Assistência Social participam da VIII Conferência Estadual


    Santa Helena Cinco delegados eleitos na Conferência Municipal de Assistência Social de Santa Helena/SC estiveram presentes na VIII Conferência Estadual de Assistência Social em Florianópolis que ocorreu nos dias 13, 14 e 15 de outubro. A Conferência Estadual tratou sobre a Valorização dos Trabalhadores e a Consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e teve como objetivo propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A Conferência Estadual é um evento de suma importância para a Assistência Social, pois precede a Conferência Nacional, que acontece em Brasília, de 07 a 10 de dezembro. É através das conferências que conseguimos melhorar a política de Assistência Social a nível de país. A Secretária de Assistência Social e Habitação de Santa Helena/SC, Franciele Carbonara Contini destaca que a Conferência foi bastante produtiva, em especial na representação do Município de Santa Helena junto ao Estado de Santa Catarina, pois são através destas conferencias que acontecem a cada dois anos que a área social cresceu muito e conquistou seu devido espaço como uma política. Representaram o Município de Santa Helena as seguintes delegadas: Franciele Carbonara Contini, Talita Paula Scandolara e Gessi Terezinha Borowicc representando a esfera governamental e Pierina Possa e Fátima Formagini representando a sociedade civil.

    20/10/2011 Leia...

    -

  • Rainha e Princesas da 7ª Extenoleite serão escolhidas sábado


    Santa Helena No próximo sábado, dia 22 o município de Santa Helena estará escolhendo a Rainha e Princesas da 7ª Extenoleite. O evento estará acontecendo no Ginásio Municipal a partir das 22hs. A promoção é do IRESH e Prefeitura Municipal e terá a animação da Banda Sedução Show. As soberanas da Extenoleite estarão representando o município e fazendo o convite nos demais eventos regionais para o Baile do chopp do dia 31 de Dezembro e a 7ª Exposição que acontece em março do próximo ano. São seis candidatas, entre elas: Luciane Falcão, Ângela Buche, Matanya Pietro Biasi, Ceide Ciconet, Marisa Schweickert e Alessandra Mileski. A atual Rainha é Daiana Ely, e as princesas são: Katusa Carbonara e Carine Keseller.

    20/10/2011 Leia...

    -

  • Assistência social realizou reunião de avaliação


    Santa Helena Na última terça-feira (23) os representantes do Conselho Municipal de Assistência Social juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS estiveram reunidos para discutir sobre as ações que estão sendo desenvolvido esse ano e para tomar conhecimento dos encaminhamentos referentes ao processo licitatório para 2012. Todo o gasto realizado pela municipalidade no que se refere a Assistência Social precisa passar pelo conhecimento, monitoramento e deliberação do conselho municipal de Assistência Social. O objetivo desses encontros juntamente com os representantes do município é para que aprovem a proposta de trabalho para o decorrer das atividades de 2011 e 2012. Para a secretária de Assistência Social Franciele Carbonara Contini a reunião é necessária e produtiva haja vista que representa o controle social exercido pela sociedade na aplicação dos recursos municipais da Assistência Social.

    31/08/2011 Leia...

    -

  • Prefeitura licita conclusão de ginásio da Linha Santa Ana

    img

    Santa Helena A Prefeitura Municipal licitou o termino das obras no ginásio de Linha Santa Ana. De acordo com o prefeito Gilberto Giordano serão investidos R$48.000,00 reais, sendo todos recursos próprios do município. A empresa que venceu a licitação para a conclusão desta obra foi a Berwanger de Iporã do Oeste. O prefeito também confirma que também com recursos próprios foi pago na última semana a segunda etapa da bolsa de estudo aos estudantes que se deslocam a outro município para fazer curso superior ou cursos profissionalizantes. Nesta parcela foram pagos aproximadamente R$ 18.000,00 reais. Giordano enfatiza que este incentivo é de grande importância para a motivação de mais estudantes irem buscar o conhecimento e a escolha de sua profissão.

    31/08/2011 Leia...

    -

  • Administração entrega melhorias no sábado

    img

    Prefeitura investiu cerca de R$ 118 mil nas obras de melhoria

    Santa Helena No sábado (06), a Prefeitura de Santa Helena realiza o cerimonial de entrega das obras de melhorias do estádio municipal. A iluminação é umas das mais antigas reivindicações da comunidade. Entre as atividades programadas, haverá um amistoso entre um combinado do município e a equipe do Guarani, de São Miguel do Oeste. Para o prefeito, Gilberto Giordano, a obra representa um novo momento para o município, pois além de valorizar as competições municipais, que podem ser realizadas no período noturno, o estádio recebeu ainda, uma reforma completa - alambrado, muros, pintura de arquibancadas, e reforma completa nos banheiros e vestiários. Ele salienta que foram investimentos R$ 117.854,65 centavos, destes R$ 88.389,65 do Governo do Estado, com a contra partida do município, de R$ 29. 465,00. Conforme o responsável pelo departamento de esportes, Noreli Amaral, ainda haverá jogos entre as equipes das escolinhas de base e as equipes do Bugre do Oeste, às 18h. Logo após, acontece a inauguração, com a presença de autoridades locais e regionais e o jogo festivo.

    03/08/2011 Leia...

    -

  • Administração efetua a contratação de funcionários


    Santa Helena - A prefeitura municipal realizou recentemente um concurso público com o intuito de preencher vagas nos diversos setores da administração municipal. Conforme o prefeito Gilberto Giordano existe uma deficiência de funcionários nos serviços gerais, setor onde funcionava o Programa PROFIS. Esse programa proporcionava a oportunidade de trabalho a famílias carentes, porém o mesmo sofreu uma denuncia e a administração teve que extingui-lo. O prefeito explica que a administração necessita dessas pessoas nos serviços gerais para cuidar das flores e embelezamento da cidade. Estão sendo contratadas quatro pessoas para esse setor. Conforme Giordano existe a possibilidade da contratação de mais três pessoas para essa atividade. Essas vagas deverão ser preenchidas conforme a necessidade da Prefeitura. Também foram contratadas três pessoas para o cargo de agentes de apoio operacional, que são os motoristas, que deverão ser distribuídos nas secretarias municipais. A prefeitura também contratou uma técnica em enfermagem que estará trabalhando junto à farmácia básica da Secretaria Municipal de Saúde. Ela será responsável pelo atendimento e manipulação do receituário médico junto ao setor. Para o prefeito a contratação destes profissionais ira suprir as necessidades da administração municipal, na busca de prestar um atendimento melhor para a população santa-helenense.

    04/08/2010 Leia...

    -

  • Prefeitura adquire duas áreas de terra para indústria e habitação

    img

    Santa Helena – A administração municipal concretizou na última semana a compra de duas áreas de terra. Conforme o prefeito Gilberto Giordano, há uma preocupação por parte do poder público municipal de ampliar o local onde deverão se instalar novas indústrias como também possibilitar novas moradias para a população que ainda não tem sua casa própria. Giordano explica que a primeira área destinada para indústrias é de 2.700m2 e foi adquirida junto à família Staub, no valor de R$ 107.000,00. O segundo local para a construção de casas é de 9.543m2 e foi adquirida da família de Clemente Hoffmann, no valor de R$ 94.000,00. O prefeito salienta que o município já tem uma área para a construção de casas próxima a garagem da prefeitura e que agora vai ser dada seqüência no melhoramento do local, com infra-estrutura para a construção das casas. Para o prefeito a aquisição destas duas áreas de terras significa que a administração está cumprindo com o seu plano de governo, melhorando a estrutura existente como também ampliando as possibilidades de implantação de novas empresas que gerarão mais empregos para a população santa-helenense. As duas áreas já foram pagos a seus proprietários pela administração municipal.

    14/07/2010 Leia...

    -

  • Capacitação para Controle Social

    img

    Santa Helena - Estiveram participando nos dias 21, 22 e 23 de Junho, os representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, representantes da Instancia de Controle Social do Bolsa Família e Peti e Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Santa Helena/SC em Florianópolis de uma Capacitação para Controle Social nos Municípios. Esta capacitação esta sendo ofertada a todos os Municípios do nosso Brasil pelo Ministério do Desenvolvimento Social e combate a fome. Cada Estado foi dividido em Pólos e Empresas por todo o Brasil se candidataram para dar essa Capacitação O Estado de Santa Catarina ficou sob a responsabilidade da Inbrape de Londrina no Paraná, que organizou o evento o evento desde o translado do Município até Florianópolis, bem como hospedagem, e o curso em si. Santa Helena participou da Terceira Turma de Capacitação, com os seguintes representantes: do CMAS - Almira Staub representando a sociedade Civil, Instancia de Controle Social a Sra. Ana Salete Beckenkamp, a Assistente Social Sra. Alzira de Pellegrin e a Secretaria Municipal de Assistência Social e gestora do Programa Bolsa Família Sra. Franciele Carbonara Contini. A capacitação tem por objetivo oferecer aos membros do CMAS e das Instancias de Controle Social do Programa Bolsa Família de todos os municípios brasileiros, conhecimento do papel e das atribuições legais do conselheiro, as atitudes e pratica essenciais para o desempenho da função de Conselheiro, respeitando a diversidade de idéias e opinando e delegando conforme necessidade. Mas de fato o que é o Controle Social? O Controle Social e a participação da população na gestão publica, que garante aos cidadãos espaços para influir nas políticas publicas, além de possibilitar o acompanhamento, a avaliação e a fiscalização das instituições publicas e organizações não governamentais, como a oferta de bens e serviços, visando assegurar os interesses da sociedade. A capacitação é composta de duas etapas, a presencial com a carga horária de 24 horas e outra complementar não presencial com relatório final a ser apresentado em no maximo 45 dias, contados a partir do encerramento da etapa presencial . E cada conselheiro deu sua opinião sobre os temas e trabalhos levantados: Ana Salete Beckenamp representante da ICS do Bolsa Família: Essa Capacitação pode esclarecer e clarear qual a nossa função enquanto Conselho atuante, que conhecimento devemos ter e entender de políticas publicas para poder atuar. Almira Brixius Staub - representante da sociedade civil no CMAS : Essa capacitação serviu para nós identificar a nossa autonomia enquanto CMAS e o compromisso que assumimos com a sociedade, e os vários obstáculos que enfrentamos para atuar enquanto Conselho, mas se tivermos a consciência das responsabilidades e sermos incansáveis, temos a certeza que muito do que aprendemos, iremos concretizar. Alzira de Pellegrin – Assistente Social: A Assistência Social esta se estruturando e se firmando enquanto política dia a dia, tanto no desenvolvimento de novos serviços, quanto de novas regras de aceite, convênios e co financiamento. A capacitação oferecida pelo MDS é uma necessidade sentida pelos Municípios desde a criação dos primeiros Conselhos, foi muito solicitado nas Conferencias, seminários e fóruns e hoje podemos dizer que até que enfim fomos ouvidos. Ela veio não para ensinar os conselhos a trabalhar, mas sim para nos por a pensar, desde qual a importância do papel do Conselheiro, de que forma a nossa atuação deve estar presente e para que e como efetivar realmente as ações do Conselho no Município, pois é essencial observar a demanda do município na oferta dos serviços e ações e verificar se realmente elas são úteis e contemplam as necessidades da população, observando que cada Município por seu porte, tem uma realidade diferenciada. Também evidenciou a cada participante sobre a forma de aceitação de decisões dentro dos Conselhos que a discussão e diferentes opiniões fazem parte e são de extrema importância para provocar novas idéias e levantar questões que às vezes passam despercebidas ao Conselho ou ao poder publico quando da efetivação de serviços e ações. É nesse contexto que refletimos três dias de Capacitação sobre a importância da atuação efetiva dos Conselheiros municipais que exercem o papel do controle social da assistência social e bolsa família em nossos municípios, destaca a secretaria de ação social do município de Santa Helena.

    14/07/2010 Leia...

    -

receba o impresso no e-mail em pdf