Últimas SANTA CATARINA

  • Funcionário ferido com tiro em assalto no centro

    img

    Criminoso fugiu após o crime. Gerente da joalheria foi socorrido pelos bombeiros

    SÃO MIGUEL DO OESTE

    O gerente de uma joalheria ficou ferido em um assalto na manhã desta segunda-feira (25) no Centro de São Miguel do Oeste. O crime foi pouco depois das 10h na Rua Duque de Caxias.

    Informações preliminares dão conta de que um assaltante teria invadido a loja armado com um revólver e usando uma máscara. Ele teria pego uma bandeja com peças de ouro e colocado em uma mochila, momento em que o gerente interviu e foi alvejado. Após atirar, o criminoso fugiu do local sem levar nada.

    O funcionário, de 24 anos, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com um tiro no abdômen e encaminhado para atendimento médico.

    A Polícia Militar faz buscas pelo acusado que teria cerca de 25 anos, vestia camiseta branca e calça jeans.

    O autor do crime é um velho conhecido da polícia. Conforme a legislação em vigor, não podemos divulgar o nome do marginal.

    25/03/2019 Leia...

    -

  • Boletos do IPTU já estão disponíveis para impressão na internet

    img

    Pagamento da primeira parcela ou cota única vence em 11 de março

    SÃO MIGUEL DO OESTE

    á estão disponíveis para impressão, via internet, os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 2019, em São Miguel do Oeste. O site para acesso é o www.saomiguel.sc.gov.br. O vencimento para pagamento em cota única ou da 1ª parcela é em 11 de março. Para o parcelamento, são seis meses, com data de vencimento, a partir da segunda parcela, no dia 10 de cada mês.

    O secretário de Administração e Finanças, Alencar Barbieri, explica que basta o contribuinte acessar o site da prefeitura e clicar no banner “IPTU 2019”, digitar o CPF ou CNPJ, Código de Contribuinte ou Código de Imóvel, optar pela “parcela única” ou “pagamento parcelado” e imprimir o documento.

    Quem não tiver acesso a impressora, pode imprimir os boletos na Prefeitura, Câmara de Vereadores e escolas municipais, de forma gratuita. O pagamento pode ser efetuado nas casas lotéricas, correspondentes Bradesco ou em qualquer agência bancária.

    Barbieri explica que o IPTU deste ano terá uma correção de 9,69%, correspondente ao IGPM do período, conforme exigido em Lei. No ano passado, não houve reajuste algum.

    BENEFÍCIOS

    São Miguel dos Oeste possui, atualmente, cerca de 21 mil imóveis cadastrados. O secretário de Administração e Finanças assinala que o IPTU é a principal fonte de recursos próprios do Município. “Estes valores ajudam o Município a investir em obras e ações que revertam em benefícios diretos à população, como obras de asfaltamento; aquisições, como a antiga sede do Banco do Brasil, que será transformada em creche; entre outras”, cita Barbieri.

    AVALIAÇÃO REAL

    Com o objetivo de tornar mais justos os valores cobrados com o IPTU, sem que precisasse aumentar o imposto, a Administração realizou o georreferenciamento dos imóveis, onde foram identificadas as metragens reais de cada construção, que em muitos casos haviam sido ampliadas, sem que fosse feita a devida regularização.

    11/02/2019 Leia...

    -

  • Município de Belmonte comemorou ontem mais um aniversário de emancipação

    img

    Comemoração marcou o sorteio de 27 prêmios da Associação Comercial e Industrial de Descanso, da qual Belmonte é integrante

    Belmonte

    A exemplo do vizinho Santa Helena, o município de Belmonte também completou ontem, quarta-feira, 09, 27 anos de emancipação político-administrativa.  À noite, a partir das 20h, na rua coberta da praça municipal, ocorreu o sorteio da campanha de prêmios da Associação Comercial e Industrial de Descanso, da qual Belmonte é integrante. A prefeitura repassou por convênio R$ 5 mil para incentivo do comércio local. Foram sorteados 27 prêmios.
    Reeleito para o segundo mandato em 2016, o prefeito Genésio Brassiani diz que a prioridade de investimentos este ano será na infraestrutura urbana e a continuidade nas melhorias das estradas do interior. Segundo lembra que a agricultura é o setor responsável pela maior fatia do faturamento, cerca de 80%, e por isso as condições das estradas são primordiais para o desenvolvimento. 
    HISTÓRIA
    Belmonte foi colonizado por famílias de agricultores vindas do Rio Grande do Sul em 1945, a procura de terras férteis. A área de 93,61km², denominada Três Sangas, pertencia a Descanso e, em 1945, recebeu as primeiras famílias de origem polonesa. As terras eram oferecidas a baixo custo pela empresa Bertaso, de Chapecó, em troca da prestação de serviços braçais na abertura de estradas pelo sertão. Em 1949, o local teve sua primeira via de acesso. 
    A denominação de Belmonte (Belo Monte, em tradução literal) foi devido ao terreno ondulado e foi dada pelo Padre Aurélio Canzi, da paróquia de São Miguel do Oeste, que atendia a região. Até 1947, já habitavam em Belmonte as famílias de Estanislau Niewinski, Félix Wronski, Francisco Gawski, José Piaseski, Félix Niewinski e Júlio Wronski. As famílias se dedicaram à agricultura e à criação de animais domésticos. 
    O fotógrafo Plácido Gavioli, gaúcho de Casca (RS), nascido em 27 de março de 1922, veio para a região no início da colonização e inicialmente fixou residência na Linha Leste, em Descanso e, posteriormente, em Belmonte, onde está até hoje. Gavioli, além das atividades agropecuárias, exerceu a função de fotógrafo, na época chamado de retratista. 
    De acordo com ele, com o aumento da população novas atividades produtivas foram surgindo, como moinhos, serrarias, marcenarias e pequenas granjas de suínos. Logo após, veio a necessidade da construção de escolas, estabelecimentos comerciais, estradas e pontes. 
    Em 09 de janeiro de 1992, o governador Vilson Pedro Kleinübing sancionou a Lei Estadual nº 8.527 que criou o município de Belmonte, formado pela sede e mais sete comunidades. 

    10/01/2019 Leia...

    -

  • Paraíso completa 27 anos com festa e atividades para a comunidade

    img

    O município de Paraíso completou nesta quarta-feira, 09, 27 anos de Emancipação Político-administrativa. A administração preparou para o sábado, 12, a grande festa para comemorar a passagem de mais um aniversário.

    O evento será realizado no Campo Municipal de Paraíso.

    De acordo com o prefeito Valdecir Casagrande, o evento é gratuito e é uma forma de comemorar esta data com toda a população. Casagrande destaca que o evento contará com shows, queima de fogos e o tradicional corte do bolo.

    Confira a programação:

    20h -Abertura, Pronunciamentos, corte do bolo e show humorístico com Seu Anibal ”Stand Up Colonial”.

    22h - Show com Everton & Marcos.

    00h – Queima de fogos.

    00h15 – Show com a Banda Passarela.

    10/01/2019 Leia...

    -

  • Colato sofre acidente na BR 282 em Xaxim

    img

    Na tarde deste sábado (20), por volta das 17h e 30min, a Polícia Rodoviária Federal atendeu a um acidente de trânsito na BR 282, próximo ao trevo da Rafitec em Xaxim, envolvendo o Deputado Federal Valdir Colato, PMDB.

    O deputado sofreu apenas com escoriações leves nos braços e mãos. Colatto atribui o acidente ao cansaço físico, o parlamentar relata ter cochilado logo após uma curva, o que ocasionou o acidente. 

    O deputado que estava sozinho, dirigia uma caminhote Toyota RAV 4, e se deslocava de Chapecó para Xanxerê e Ipuaçú, onde tinha compromissos políticos.  Após uma curva a esquerda, o automóvel invadiu a pista contrária e acabou se chocando contra um barranco, no local onde existe um controlador de velocidade (radar). 

    No veículo os danos de foram de média monta.  

    22/01/2018 Leia...

    -

  • SC - Governo define recesso de fim de ano


    O Governo do Estado editou novo decreto sobre os dias de atendimento ao público no fim deste ano. O Poder Executivo decidiu iniciar o recesso no dia 21 de dezembro, alinhando a data com as dos demais poderes, como o Judiciário e o Legislativo. O retorno às atividades, no entanto, ocorre no dia 4 de janeiro, uma segunda-feira, antes dos demais poderes.
    O secretário de Estado da Administração, João Matos, lembra que, descontados os feriados de Natal e de Ano Novo e os finais de semana, serão seis dias úteis de recesso – 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de dezembro.

    Durante todo o período de recesso, serão mantidos por meio de escalas ou plantão os serviços considerados de natureza essencial, como as atividades finalísticas das Secretarias de Estado da Segurança Pública, Saúde, Defesa Civil, Educação e Justiça e Cidadania.

    O decreto número 489/2015, com as novas datas, será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 3.

     

    04/12/2015 Leia...

    -

  • Servidores estaduais oficializam estado de greve e paralisação geral no próximo dia 8

    img

    Servidores públicos estaduais entregaram nesta terça-feira no Centro Administrativo do governo do Estado, em Florianópolis, o ofício em que informam o executivo de que estão em estado de greve e farão uma paralisação geral na próxima terça-feira, dia 8. 

    Nelson Serpa, secretário da Casa Civil, foi quem recebeu o documento da comissão dos servidores, mas não deu garantias de uma audiência com o governador Raimundo Colombo, como queriam os servidores, nem de que os pedidos de retiradas de projetos da Assembleia Legislativa (Alesc) seriam analisados.

    A decisão de greve foi tomada em assembleia geral da categoria realizada mais cedo no Centro da cidade. Pela manhã, os trabalhadores foram à Alesc acompanhar a tramitação dos projetos que mudam as regras da previdência e instituem um novo plano de carreira para os professores.
    A maior parte dos servidores integra os sindicatos Sinte (da educação), SindSaúde (da saúde) e Aprasc (dos praças da Polícia Militar).  

    São três os projetos questionados. A criação do fundo complementar SCPrev, com aplicação do teto de aposentadoria dos trabalhadores privados para futuros servidores, deve ser votada nesta quarta-feira pelos deputados estaduais.

    Já a proposta de aumentar escalonadamente até 2018 a alíquota previdenciária dos atuais servidores de 11% para 14% só deve ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima terça-feira, assim como o novo plano de carreira dos professores. Ambos estavam previstos para reunião da manhã desta terça-feira, mas acabaram tirados de pauta, em uma reunião marcada por protestos dos servidores.  

     

    02/12/2015 Leia...

    -

  • teste


    teste

    28/09/2015 Leia...

    -