Últimas VARIEDADES

  • Município completa amanhã 54 anos de emancipação


    12º Facig é a atração principal da programação e abre oficialmente nesta quinta-feira. No sábado, haverá o show nacional com Chitãozinho e Xororó

    Guaraciaba

    O município de Guaraciaba desenvolve desde domingo uma programação especial para comemorar os 54 anos de emancipação político-administrativa, data que transcorre amanhã, quinta-feira, 1º. O principal evento da programação é 12ª Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Guaraciaba (Facig), que terá sua abertura oficial na noite de hoje, na área campeira do CTG Fronteira do Oeste.
    A abertura vai contar com a presença de autoridades municipais, regionais e estaduais e terá como atração uma peça teatral que retrata a história de Guaraciaba. O espetáculo será apresentado pelos alunos do Centro de Educação Infantil Municipal Primeiros Passos e escolas municipais Theobaldo Ritter e Padre Alfredo Kasper. 
    Após o pronunciamento das autoridades, a programação seguirá com a abertura dos pavilhões da feira para visitação aos estandes e baile com Banda Indústria Musical, com entrada livre. Na sexta-feira, 02, seguem as atrações da feira com visitação aos estandes, shows culturais e, à noite, show com a Banda Gratidão e, em seguida, DJ Boca, com entrada livre. No sábado, dia 3 de outubro, haverá palestras e apresentações artísticas e, à noite, o show nacional com Chitãozinho e Xororó, no Estádio Olímpio Dal Magro. 
    A programação especial do aniversário iniciou domingo, 27, quando fiéis lotaram a tenda montada no CTG Fronteira do Oeste para a Missa Campeira de abertura oficial das atividades. A missa foi rezada pelo padre Nelson Libano e animada pela Grupo Canto Nativo. Já na terça-feira, 29, no Centro de Múltiplo Uso Armando Domingos Montagna, a partir das 19h30, o escritor Claudemir Luiz Parmigiani lançou a obra “Títulos e Conquistas. Voleibol Guaraciaba/SC - 20 anos”.

    TROFÉU DESTAQUE
    Na sexta-feira, 25, a Comissão Central Organizadora (CCO) Facig e administração municipal realizaram a entrega do Troféu Destaque, que agraciou empresas, prestadores de serviço e agricultores de pequeno, médio e grande porte, que apresentaram maiores resultados no movimento econômico em 2014. Mais de 400 pessoas, entre autoridades municiais, empresários e familiares, participaram do jantar, que teve o lucro revertido ao Hospital São Lucas.
    No setor de indústria de grande porte, a Indústria Gran Mestri Alimentos recebeu o troféu de primeiro lugar, seguida da Alver Klein Industrial e Geração Livre Indústria e Comércio de Confecções. Na categoria médio porte, em primeiro lugar o prêmio foi para a empresa  BH Indústria e Comércio, em segundo lugar ONP Indústria e Comércio de Portas e em terceiro Kobamad Móveis. No setor indústria de pequeno porte, em primeiro o prêmio foi para a empresa Zanimar Móveis, em segundo lugar Funifer e em terceiro lugar Eletromaq.
    Na prestação de serviço, categoria grande porte, em primeiro lugar ficou a empresa Pereira e Schwarz, em segundo lugar, Mainas Tur Transportes e em terceiro lugar, Clinica Médica Guaraciaba. Para médio porte, Pax Sul Prestadora de Serviços Funerários,  Lolato Transportes e Carrocerias Link foram os agraciados. Na categoria pequeno porte, em primeiro lugar KM Eletrônica, em segundo Mecânica Cecconi e em terceiro lugar Guido Link.
    Na categoria comércio de grande porte, o  primeiro lugar ficou para a Cooperativa Agroindustrial Alfa, em segundo Comercial Agropecuária Sinuelo e em terceiro lugar Domingos Marcon e Cia. Para o comércio de médio porte, em primeiro lugar recebeu o troféu Mercado Kiko, em segundo lugar, Agrosafra e em terceiro, Agrovel. No pequeno porte, em primeiro lugar Calçados Kunz, em segundo Irmãos Spessato e em terceiro lugar Panificadora e Transportes de carga Costa Curta.
    No ramo agrícola, atividade bovinocultura de leite, em primeiro lugar ficou o produtor Celestino Scaravonatti, em segundo lugar Rubens Grando e em terceiro Oldair Fontana. No ramo agropecuário de grande porte, em primeiro lugar recebeu o troféu Vilmar Coldebella, em segundo lugar Valdir Voos e em terceiro lugar Lauredir Brustolin. Para o médio porte, o primeiro lugar foi para Mirvane Chemin Manske, em segundo Altenir Dorigon e em terceiro Paulo de Conto. No ramo agropecuário de pequeno porte, em primeiro lugar o troféu foi para Valdir Muller, em segundo Cledemar Seibel e em terceiro lugar Pedro Trevisol.

    Ascom/P-Guaraciaba
    Entrega do Troféu destaque movimentou a comunidade sexta-feira

     

    30/09/2015 Leia...

    -

  • Retomada a Formação Do Pnaic - 2015 no município


    Descanso 

     O Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) volta a ser desenvolvido com os professores da rede municipal de ensino de Descanso. O projeto faz parte da atualização para professores, através da Secretaria Municipal de Educação. Como coordenadora municipal está a professora Marilei Bortoluzzi e como orientadora a professora Arlei Finato. 
    O seminário inicial ocorreu no dia 09 de setembro, com a presença da Secretária de Educação Jacinta Oro e do vice-prefeito Neri Spessatto. Os encontros acontecem semanalmente na Escola de 1º grau Getúlio Vargas, no período noturno, com a participação dos professores envolvidos. O Pnaic é um compromisso assumido pelo governo federal e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental. 

     

    28/09/2015 Leia...

    -

  • Franqueadora migueloestina participa da Feira do Empreendedor em Cuiabá


    São Miguel do Oeste 

    A Disk Fácil Franchising, de São Miguel do Oeste, participou de quarta-feira, 23 a sábado, 26, do Circuito 2015 da Feira do Empreendedor Mato Grosso, na capital, Cuibá. Várias palestras voltadas para microempreendedores e empresários foram ministradas, assim como debates e exposições de produtos de vários segmentos do ramo.
    Na feira, com cerca de 160 estandes, foi possível conhecer mais sobre as empresas participantes, estabelecer parcerias e conhecer modelos de franquias, como a Disk Fácil Franchising, empresa de São Miguel do Oeste que levou à feira uma proposta que vai de modalidades home office até unidades maiores que atendem mais de 500 mil habitantes.  
    Com um modelo inovador, alia tecnologia e tradição para potencializar a comunicação empresarial, trabalhando com produtos que vão desde impressos, portal de buscas, marketing mobile, até agenciamento digital e soluções em fidelização e comunicação com rede de clientes. A Disk Fácil Franchising é uma das franqueadoras que apostou na Feira do Empreendedor de Cuiabá e acredita que já nesses primeiros dias as expectativas estão sendo superadas e já foram prospectados vários candidatos a franqueados da Marca. 

    Divulgação
    Equipe da Disk Fácil foi uma das 160 empresas presentes à feira

     

     

    28/09/2015 Leia...

    -

  • Cursos de Pedagogia e Matemática da FAI Faculdades promovem Noite Intercultural


    Itapiranga

    Com o objetivo de promover a vivência e a divulgação dos valores e das atividades culturais presentes na região de abrangência da FAI Faculdades, foi realizada a Noite Intercultural, promovida pelos cursos de Pedagogia e Matemática. O evento foi marcado por uma viagem cultural, que permitiu aos presentes interpretarem usos e costumes das culturas gaúcha, italiana, alemã, afro-brasileira e indígena. 
    De acordo com as coordenadoras dos cursos de Pedagogia e Matemática, o evento teve como objetivo conhecer e compreender aspectos das diferentes culturas no âmbito regional e sua influência na formação pessoal e profissional e, especificamente, no campo educacional. Os apresentadores do evento, professora Alexandra Raffaelli e professor Vianei Hammerschmitt, instigaram o público a refletir a importância de estar alicerçado em sua cultura, respeitando a diversidade e percebendo-se parte dela. 
    Estiveram representadas no evento a cultura gaúcha, expressada na dança tradicionalista dos alunos da professora Alexandra, do município de Vista Gaúcha (RS), a cultura afro-brasileira, apresentada pelo professor Ricardo, com o grupo de capoeira de Itapiranga, a cultura indígena, trazida pelo professor Ênio e seus alunos, do município de Planalto (RS), a cultura italiana, expressada através do grupo de canto italiano de Riqueza, e a cultura alemã, representada pelos municípios de Itapiranga, São João Oeste e Tunápolis. 

    Ascom/FAI
    A cultura indígena, trazida pelo professor Ênio e seus alunos, do município gaúcho de Planalto 

     

    28/09/2015 Leia...

    -

  • PM desenvolve Operação Sentinela da Fronteira


    Região

    O 11º Batalhão da Polícia Militar realiza a Operação Sentinela da fronteira há 15 dias no Extremo Oeste. De acordo com o major Marcelo de Wallau, a ação vem sendo realizada diariamente em todos os 35 municípios que compõem a área de atuação do Batalhão. A operação tem por objetivo a redução dos índices de ocorrência com a realização de operações de vistoria em bares e similares, barreiras de trânsito e abordagens de pessoa em atitudes suspeitas, além de uma maior visibilidade do efetivo policial.
    Segundo o major, diariamente um efetivo policial de São Miguel do Oeste é deslocado para um município pré-determinado e, através de um cronograma de ações, são realizadas as operações policiais. Ele disse que a Operação Sentinela da Fronteira não tem data para encerrar.

    Divulgação
    Abordagem de veículos é umas ações desenvolvidas na operação

     

     

    22/09/2015 Leia...

    -

  • Demutran e PM promovem atividades na Semana Nacional do Trânsito


    Na próxima sexta-feira, no período da tarde, a equipe do Demutran vai realizar panfletagem e orientação na Rua Willy Barth, próximo a área industrial

    São Miguel do Oeste

    A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Miguel do Oeste, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), está trabalhando em ações referentes à Semana Nacional do Trânsito de 2015, que iniciou no dia 18 e se estende Até sexta-feira, 25. Nesta semana, a equipe do Departamento também desenvolverá mais atividades com o propósito de alertar motoristas e pedestres.
    Sexta-feira, no período da tarde, a equipe do Demutran vai realizar panfletagem e orientação na Rua Willy Barth, próximo a área industrial. Conforme o diretor, Claudir Companhoni, a iniciativa visa alertar sobre questões relacionadas ao respeito à velocidade, à sinalização, ao uso do cinto de segurança e tudo que promove melhores condições no trânsito, prevenindo acidentes.
    Companhoni explica que a escolha deste local na Willy Barth é devido aos inúmeros acidentes registrados, inclusive com vítima fatal. “O que observamos é a necessidade da educação no trânsito, da consciência de prevenir e fazer o que é orientado. Mesmo com tanta informação muitas pessoas são vítimas, diariamente, de acidentes, sejam pedestres ou condutores”, observa.

                ESCOLINHA DE TRÂNSITO
    Na última semana, os profissionais do Demutran, em uma ação conjunta com o Colégio La Salle Peperi, trabalharam na execução do projeto “Pista de Trânsito Infantil”. A pista será destinada as atividades com os alunos da unidade de ensino, com idades entre 1 ano e 4 meses a 7 anos.
    O Demutran foi parceiro disponibilizando o material e a mão de obra. Conforme o diretor do Colégio La Salle Peperi, Plácio José Bohn, o Projeto da Pista de Trânsito Infantil integra um objetivo bem mais amplo do que apenas a educação para o trânsito. “Segundo a proposta educativa lassalista todos os espaços devem contribuir pedagogicamente, como ginásio de esportes, jardins, bosque, parquinhos, etc. Assim sendo, a pintura do circuito entre o ginásio de esportes e o campo suíço torna este espaço significativo e lugar de aprendizagem prazerosa”, acrescentou ele.    
    Enquanto isso, a Polícia Militar também está desenvolvendo atividades relativas à semana do Trânsito. Dentre as atividades, destacam-se a orientação e distribuição de folders e brindes educativos, os quais trazem informativos de cuidados que condutores, pedestres, ciclistas e passageiros devem adotar no dia-a-dia. O objetivo da campanha é mostrar que cada um possui responsabilidade na segurança do trânsito. Paralelo à distribuição de folders, o 11º BPM/Fron desenvolve palestras educativas nas escolas, buscando atingir o público infanto-juvenil conscientizando-os da necessidade da educação no trânsito.

    SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
    O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema da Semana Nacional do Trânsito 2015 “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança”. O foco será a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes. Prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro.

    Ascom/P-SMO

    Na última semana, os profissionais do Demutran, em uma ação conjunta com o Colégio La Salle Peperi, trabalharam na execução do projeto “Pista de Trânsito Infantil”


     

     

    22/09/2015 Leia...

    -


  • São Miguel do Oeste

    A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Miguel do Oeste, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), já está trabalhando em ações referentes à Semana Nacional do Trânsito de 2015, desde o Desfile de Sete de Setembro. Nesta semana, a equipe do Departamento também desenvolverá mais atividades com o propósito de alertar motoristas e pedestres.
    Na próxima sexta-feira, 25, no período da tarde, a equipe do Demutran vai realizar panfletagem e orientação na Rua Willy Barth, próximo a área industrial. Conforme o diretor, Claudir Companhoni, a iniciativa visa alertar sobre questões relacionadas ao respeito à velocidade, à sinalização, ao uso do cinto de segurança e tudo que promove melhores condições no trânsito, prevenindo acidentes.
    Companhoni explicaque a escolha deste local na Willy Barth é devido aos inúmeros acidentes registrados, inclusive com vítima fatal. “O que observamos é a necessidade da educação no trânsito, da consciência de prevenir e fazer o que é orientado. Mesmo com tanta informação muitas pessoas são vítimas, diariamente, de acidentes, sejam pedestres ou condutores”, observa.

    ESCOLINHA DE TRÂNSITO
    Na última semana, os profissionais do Demutran, em uma ação conjunta com o Colégio La Salle Peperi, trabalharam na execução do projeto “Pista de Trânsito Infantil”. A pista será destinada as atividades com os alunos da unidade de ensino, com idades entre 1 ano e 4 meses a 7 anos.
    O Demutran foi parceiro disponibilizando o material e a mão de obra. Conforme o diretor do Colégio La Salle Peperi, Plácio José Bohn, o Projeto da Pista de Trânsito Infantil integra um objetivo bem mais amplo do que apenas a educação para o trânsito. “Segundo a proposta educativa lassalista todos os espaços devem contribuir pedagogicamente, como ginásio de esportes, jardins, bosque, parquinhos, etc. Assim sendo, a pintura do circuito entre o ginásio de esportes e o campo suíço torna este espaço significativo e lugar de aprendizagem prazerosa”, acrescentou ele.    
    SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
    O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema da Semana Nacional do Trânsito 2015 “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança”. O foco será a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes. Prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro.

    Ascom/P-SMO

    Na última semana, os profissionais do Demutran, em uma ação conjunta com o Colégio La Salle Peperi, trabalharam na execução do projeto “Pista de Trânsito Infantil”

    22/09/2015 Leia...

    -

  • Câmara reunirá escritores para debater criação da Academia Migueloestina de Letras


    São Miguel do Oeste

    Os vereadores de São Miguel do Oeste irão se reunir amanhã, quinta-feira, 17, com escritores do município, a fim de debater a criação da Academia Migueloestina de Letras. O encontro será na Câmara e acontece a partir das 14h. Conforme a presidente do Legislativo, Cris Zanatta Massaro, a intenção é ouvir dos escritores qual o melhor projeto para a criação de uma entidade que congregará pessoas que já contribuíram com a literatura. “Com a Academia Migueloestina de Letras buscamos fomentar a literatura e a criação intelectual de São Miguel do Oeste”, ressalta a vereadora.

    16/09/2015 Leia...

    -

  • Eskudlark apresenta emenda às MP’s da segurança pública


    Florianópolis
     
    Um amplo debate entre os órgãos de segurança pública, o governo catarinense e a Assembleia Legislativa vem acontecendo sobre as Medidas Provisórias (MPs) 201, 202 e 203, de 2015, de autoria do governo do Estado, que alteram a jornada de trabalho e banco de horas, no âmbito das polícias civil e militar, bombeiros e Instituto Geral de Perícias (IGP). O deputado estadual Maurício Eskudlark, delegado com mais de 30 anos de atuação no setor, participou na última semana da audiência pública, promovida pela Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia e ouviu os argumentos tanto do governo quanto da classe e apresentou uma emenda a medida provisória 203/2015, que dispõe de algumas mudanças com relação ao cumprimento de jornada de trabalho, ao banco de horas e o valor do subsídio por afastamento.
    Eskudlark destaca que os avanços conquistados com a melhoria da remuneração das carreiras na segurança pública ocorreu graças ao intenso diálogo entre a classe e o governo. “Hoje as polícias catarinenses possuem um dos melhores planos de carreira do país, temos alguns pontos a serem debatidos no futuro e entendo que os policiais não podem ser prejudicados e perder conquistas através destas MP’s apresentadas”, diz o deputado.
    A ementa apresentada pelo parlamentar dispõe da manutenção do subsidio integral em decorrência de ferimento ou moléstia física que tenha relação direta com o exercício da função, em caso de doenças ou infecções graves (de acordo com o Ministério da Saúde), em licença maternidade e em período de férias do servidor.

     

    16/09/2015 Leia...

    -

  • Estudantes de Administração são desafiados a criar uma indústria de transformação


    São Miguel do Oeste 

    Os acadêmicos de Administração da Unoesc São Miguel do Oeste foram desafiados, este mês, a criar uma indústria de transformação. Os estudantes do curso foram divididos em 24 equipes para desenvolver o plano de negócio simplificado. Durante o 1º AdministrAÇÃO, os estudantes tinham que cumprir tarefas diárias: definir a ideia do negócio, fazer a análise de mercado, trabalhar com planejamento de vendas e aspectos operacionais. O 1º AdministrAÇÃO integra a 12ª Semana Acadêmica e o 9º Encontro Extremoestino de Administradores.  A atividade comemora o dia do administrador e dará início as demais comemorações dos 30 anos, que o curso completará em 2016. 
    A etapa final da gincana será realizada, no próximo dia 22, na sede recreativa da Aurora. Neste dia, as três primeiras equipes classificadas apresentarão a ideia do negócio para uma banca avaliadora, composta por empresários e administradores. A equipe vencedora receberá uma premiação surpresa. Logo após, haverá uma confraternização entre as turmas. 
    Segundo o coordenador do curso, professor Ornélio Stertz, o evento tem o objetivo de proporcionar aos acadêmicos o desafio de praticar os seus conhecimentos teóricos; incentivar a formação da ideologia empreendedora; oportunizar o trabalho em equipe com visão sistêmica e holística; desenvolver a capacidade de planejar, controlar e avaliar organizações, além de estimular o desenvolvimento da capacidade criativa e de inovação.

    Ascom/Unoesc
     Durante o 1º AdministrAÇÃO, os estudantes tinham que cumprir tarefas diárias

     

    15/09/2015 Leia...

    -

  • Divulgação de aditivo habilita a licitar obra de galpão da Acomar


    São Miguel do Oeste

    Foi publicado no Diário Oficial da União o termo aditivo do convênio nº 761853/2011, que trata da parceria para construção de um novo galpão para a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (Acomar). Com a divulgação deste aditivo, o município é aceito como interveniente do convênio, passando a ser parceiro na obra.
    Conforme a secretária de Planejamento, Marli da Rosa, esse aditivo habilita a prefeitura a encaminhar toda a documentação para realização do processo licitatório. Ela observa que desde outubro de 2015 a prefeitura está com projeto pronto e aguardava essa publicação para estar apto a encaminhar a licitação para a obra.
    O valor total do novo espaço chega a R$ 326.171,22, sendo R$ 76.417,35 de contrapartida do governo municipal e R$ 249.753,87 da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O projeto prevê que, além do espaço para triagem do material, os trabalhadores vão disponibilizar de cozinha, espaço para setor administrativo, refeitório e sanitários. O novo galpão totaliza 590 metros quadrados.

    Ascom/P-SMO
    Prefeitura está com o projeto pronto e aguardava a publicação para encaminha a licitação


     

     

    15/09/2015 Leia...

    -

  • Programa de combate ao tabagismo alcança até 90% de êxito


    Descanso 

    O Programa de Tratamento e Controle do Tabagismo foi implantado pela Secretaria Municipal da Saúde de Descanso no ano passado, sendo um dos programas inovadores da administração. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sabrina Bitelo, a partir deste tratamento e formação de grupos, muitas pessoas conseguiram se livrar do vício do cigarro. Os primeiros grupos constituídos no ano passado teve pleno êxito, segundo Sabrina, atingindo mais de 90% de pessoas que conseguiram deixar de fumar. 
    Neste ano, já foram atendidos 24 pacientes, sendo que três desistiram e 21 já estão abstinentes ao cigarro, totalizando 88% de sucesso. O psicólogo Miguel Rodrigues, um dos coordenadores do programa, explica que a Secretaria tem bancado a aquisição dos medicamentos com recursos próprios, já que aqueles que vêm do Ministério da Saúde não atendem a demanda. Com isso, o programa tem conseguido atingir os objetivos no município. 
    Outro fator importante, destaca Rodrigues, são os encontros. “São mais de seis meses de acompanhamento com reuniões semanais, onde cada um expõe suas dificuldades e conquistas”, explica o psicólogo.  Outra coordenadora do programa, a odontóloga Emanuele Mota diz que parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida e é gratificante trabalhar com estas pessoas que mostram muita força de vontade para deixar o vicio. 

     

    14/09/2015 Leia...

    -

  • Edital para operações na Rodovia 163 e estrada Beira Rio será aberto dia 30


    Itapiranga

    A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga vai abrir no dia 30 de setembro as propostas do edital de tomada de preços para escolha das empresas que farão a execução dos serviços de manutenção na Rodovia 163 e estrada Beira Rio. A abertura das propostas das empresas participantes do processo licitatório vai ocorrer às 13h30, na SDR Itapiranga. Ambas as rodovias estão em processo de federalização que deverá ser finalizado em breve. 
    Conforme o gerente de administração da SDR Itapiranga, Alcides Hofer, para a distribuição dos recursos, o governo do Estado considerou principalmente o número de quilômetros pertencentes à área de abrangência de cada SDR e a situação da rodovia. Segundo Alcides, após o lançamento do edital, o prazo médio é de 30 a 45 dias para que ocorra a assinatura das ordens de serviço, possibilitando o início das obras.
    A supervisão e o acompanhamento da execução do contrato deverão ser feitos diretamente pelo gerente de Infraestrutura de cada SDR. Nas competências referentes às Secretarias Regionais, estão presentes 57 itens, como aquisição e transporte de emulsão asfáltica, limpeza e pintura de pontes, placas de sinalização e sarjetas, roçada manual e mecanizada e limpeza de bueiros, entre outros.  
    Santa Catarina possui uma malha rodoviária estadual de aproximadamente seis mil quilômetros. Além destas ações emergenciais, o governo do Estado está executando outras 168 obras que somam 2,1 mil quilômetros e investimentos de R$ 4,7 bilhões

     

     

    14/09/2015 Leia...

    -

  • Associados da ACISMO e CDL pagarão mais barato e parcelado para assistir aos shows da FAISMO 2015


    No dia 9 de setembro iniciam as vendas de PASSAPORTES para os shows da FAISMO 2015.  Numa promoção da GDO Produções, os associados da ACISMO e CDL pagarão mais barato e parcelado. Os passaportes para os três shows – Luan Santana (13/11), João Bosco & Vinicius (14/11) e Frozen + Peppa Pig (15/11) terão os seguintes preços: Pista – R$ 50,00; Vip (em frente ao palco) – R$ 90,00 e Camarote – R$ 110,00. O acesso será gratuito para os shows com Comunidade Nin-Jitsu (12/11) e Joca Martins (15/11).
    Cada empresa associada às entidades poderá fazer os pedidos de passaportes junto a ACISMO e CDL. Os ingressos poderão ser pagos em duas vezes, com vencimentos em 15 de outubro e 10 de novembro de 2015. Atenção: Os primeiros 1.000 passaportes adquiridos pelos associados ganharão um CD da FAISMO. O prazo para pedidos junto às entidades para garantir o valor promocional vai até15 de outubro.
    Para quem não é associado da ACISMO e CDL, os ingressos estarão disponíveis no Posto Daltoé e Loja Juzz, com os seguintes valores: Pista – R$ 60,00; Vip – R$ 100,00 e Camarote – R$ 120,00. É bom lembrar que os passaportes são válidos para os dias 13, 14 e 15 de novembro de 2015. Os valores dos lotes de ingressos estarão sujeitos a alteração sem aviso prévio.
    A GDO Produções informa ainda que os ingressos individuais serão disponibilizados apenas a partir do dia 6 de outubro. Crianças de até 5 anos não pagam. A censura é livre. Os ingressos individuais poderão ser encontrados nestes pontos: São Miguel do Oeste – Juzz e Posto Daltoé; Guaraciaba – Restaurante Carossi; São José do Cedro – Rádio Cedro FM; Descanso – Cantinho doce; e Iporã do Oeste - Hora Certa Conveniência. Para as compras on-line em até 3 vezes o site é www.blueticket.com.br.

     

    02/09/2015 Leia...

    -

  • Instalada nova ponte sobre o Rio Tabajara

    img

    Belmonte
    Com o objetivo de oferecer condições seguras de tráfego e facilitar o escoamento da produção agrícola, a administração municipal, juntamente com a Secretaria de Estado da Defesa Civil, instalou mais uma ponte sobre o Rio Tabajara, localizada na Linha Müller, interior de Belmonte. Conhecida também como Kit de Transposição de Obstáculo, a ponte foi instalada na última quinta-feira, 13, na presença de autoridades municipais, representantes da Defesa Civil e população que reside nas proximidades.
    A ponte tem 12 metros de comprimento e, nos próximos dias, a prefeitura estará finalizando as obras nas cabeceiras, para então liberar a via ao tráfego e inaugurá-la oficialmente. De acordo com o prefeito Genésio Bressini, o projeto contempla a substituição de pontes e pontilhões deteriorados pela ação do tempo, por estruturas pré-moldadas modernas e resistentes.
    Foto:Ascom/P-Belmonte
    Legenda: Ponte foi instalada com a presença do prefeito Genésio Bressiani (D)

    26/08/2015 Leia...

    -

  • Nova área industrial do município está em desenvolvimento

    img

    Em breve também serão lançados os editais de concorrência pública para saber quais as empresas que irão ocupar esses locais

    Descanso

     

     A Prefeitura de Descanso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e em parceria com a Secretaria dos Transportes, realizou a terraplanagem de terrenos que abrigarão empresas no município numa nova área industrial. De acordo com o prefeito Hélio Daltoé, depois de promover a regularização do atual distrito industrial, uma nova área está em desenvolvimento no mesmo local, na entrada da cidade.

    A nova área industrial já conta com a construção de dois novos pórticos com projeção de mais quatro dentro de mais alguns meses. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Bortolotto, informa que em breve também serão lançados os editais de concorrência pública para saber quais as empresas que irão ocupar esses locais.

    Uma das empresas interessadas já acenou que pode gerar mais de 50 empregos, disse o prefeito, porém, ainda, segundo ele, é cedo para criar essa expectativa, já que existe todo o processo de concorrência pública.  A nova área industrial que está sendo instalada fica ao lado do distrito Industrial, local estratégico, com ótimo acesso na entrada da cidade e que possibilita o fácil escoamento de produção das empresas. “Estamos trabalhando para atrair novas empresas, mas primeiramente valorizar aquelas já instaladas no município e que precisam de local mais amplo para crescer”, destaca.  

    26/08/2015 Leia...

    -

  • Dnit presta esclarecimentos sobre a precariedade das rodovias no oeste

    img

    A reunião foi agendada durante a última semana, após audiência em Brasília com o vice-presidente Michel Temer que, junto com o ministro dos Transportes, determinou que o Dnit preste os esclarecimentos sobre o plano de execução de obras nas rodovias do Oeste

    Região

     

    Cerca de 150 lideranças políticas, entre deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores, além de empresários de toda a região Oeste, participaram da reunião com os representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) sexta-feira, 07, na Acamosc, em Chapecó. Foram cerca de três horas de apresentação e explanação do público, apresentando o cronograma de obras e resumo dos trabalhos desenvolvidos nas rodovias federais da região, como as BR’s 282, 158 e 163 e 480.

    A reunião foi coordenada pelo deputado federal Valdir Colatto e contou com a presença dos deputados federais Pedro Uczai e Celso Maldaner e do estadual Mauro de Nadal. Do Dnit, fizeram a exposição o superintendente regional em SC, Vissilar Pretto, e o supervisor da unidade em Chapecó, Diego Fernando da Silva, acompanhados do coordenador de programas de restauração e manutenção, Darcy de Siqueira.

    A reunião foi agendada durante a última semana, após audiência em Brasília com o vice-presidente Michel Temer que, junto com o ministro dos Transportes, determinou que o Dnit preste os esclarecimentos sobre o plano de execução de obras nas rodovias do Oeste. Dentre as justificativas, o Dnit falou sobre os problemas com as empresas licitadas que costumam iniciar o serviço e acabam interrompendo por inúmeros motivos  e que, burocraticamente, são difíceis de agilizar.

    Segundo o superintende, para a manutenção e melhoria das BRs 282, 158 e 163, o contrato prevê recursos de R$ 60 milhões e envolvem em especial as atividades de tapa buracos. Conforme o Dnit, no mês de agosto as atividades deverão se intensificar nas rodovias, quando o número de funcionários deverá chegar a 200.

    O trecho em recuperação abrange um raio de 300 quilômetros e a previsão de término das obras é para novembro de 2015. Além das autoridades pressionarem os governos estadual e federal para dar atenção à manutenção, busca-se também a duplicação de trechos. Um segundo contrato com volume maior de recursos deverá ser anunciado ainda neste ano e incluirá terceiras faixas e desapropriações em alguns trechos da BR 163.

    ENCONTRO

    Na tarde de terça-feira, 04, o prefeito de São Miguel do Oeste, João Valar, integrou a comitiva do Extremo-oeste que participou, em Brasília, de encontro o vice-presidente da Repúblicas, Michel Temmer. Na oportunidade, a comitiva liderada pelo presidente da Ameosc, prefeito Enoí Scherer, entregou e defendeu as reivindicações da população, lideranças e empresários da região, considerando as más condições das rodovias federais 282, 163 e 158. De acordo com Valar, os prefeitos foram recebidos por Temmer e pelo Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, a pedido do senador Dário Berger, para os quais entregaram ainda relatórios com fotos e informações a respeito da precariedade em que as BRs se encontram.

    Além dos prefeitos Valar e Scherer, participaram da audiência Plinio de Castro, São José do Cedro, Ari Prestes, Anchieta, Roque Meneghini, de Guaraciaba, Hélio Daltoé, de Descanso, prefeitos de outras associações do Oeste e os deputados federais Mauro Mariani, João Rodrigues, Celso Maldaner, Valdir Colatto, Edinho Bez e deputados estaduais Mauro De Nadal e Dirceu Dresch, além do senador Dário Berger.

    11/08/2015 Leia...

    -

  • SDR’s assumem manutenção de rodovias estaduais da região

    img

    As regionais, que passam a ser as responsáveis pelas obras, já podem começar os processos licitatórios

    O governador Raimundo Colombo reuniu sexta-feira, 31, os 36 secretários regionais, em Florianópolis, e anunciou o repasse de R$ 10 milhões para operação de melhorias nas rodovias estaduais em todas as regiões catarinenses. Os recursos serão divididos de acordo com as necessidades de cada local. As regionais, que passam a ser as responsáveis pelas obras, já podem começar os processos licitatórios. “Estamos fazendo um trabalho em todas as secretarias regionais de eficiência administrativa e com alguns focos, e um deles é essa operação. As chuvas intensas, prolongadas causaram muitos estragos, e isso não pode ser deixado de lado. O dinheiro já está disponível”, disse Colombo.

    De acordo com o secretário regional de Itapiranga, Miguel Schneider, a partir de agora a manutenção de rotina das rodovias estaduais será de responsabilidade das Secretarias Regionais, já as intervenções mais complexas continuam aos cuidados do Deinfra.  Segundo o secretário, isso permite que o serviço seja feito por quem está mais próximo, para que haja rapidez nas ações e para que tenham um custo menor. O secretário acredita que nesta semana já ocorra uma operação emergencial na SC-163, de Itapiranga a Iporã do Oeste. Lembra ainda, a participação do Deinfra/SC e a prefeitura de Itapiranga para recuperar a estrada Beira Rio.  

    O governador deu exemplos de como Santa Catarina está buscando estimular setores estratégicos da economia para minimizar os efeitos da crise, para que nenhum catarinense fique sem emprego. Colombo diz que é preciso exportar mais. “Não podemos ficar acomodados. Nós vamos continuar reagindo, por isso estamos desenvolvendo uma série de ações para potencializar o crescimento econômico. Não podemos deixar que a crise chegue a Santa Catarina. Quero o empenho de todos os integrantes do Governo na busca de fazer bem o dever de casa, em prol de benefícios da população,” explicou o governador.

    05/08/2015 Leia...

    -

  • Inicia recuperação emergencial da estrada Beira Rio até Mondaí

    img

    Trata-se de uma ação emergencial para melhorar a trafegabilidade da Beira Rio, por onde passa intenso trânsito de carros e ocorre o escoamento de grande parte da produção do município

     

     

    Itapiranga

     

    Motoniveladora e rolo compactador iniciaram segunda-feira, 27, os trabalhos de recuperação e manutenção da chamada Estrada Beira Rio (SCT 283), que liga a cidade de Itapiranga até a localidade de Chapéu, na divisa com a Linha Catres, em Mondaí. Após a celebração de termo de cooperação técnica, o governo do Estado, por meio do Deinfra, cederam uma patrola e o município de Itapiranga colocou à disposição um rolo compactador.

    Trata-se de uma ação emergencial para melhorar a trafegabilidade da Beira Rio, por onde passa intenso trânsito de carros e ocorre o escoamento de grande parte da produção do município. Conforme o secretário regional Miguel Schneider, nos próximos dias o governo do Estado irá descentralizar recursos para a SDR de Itapiranga e, desta forma, será possível licitar serviços de manutenção das rodovias pavimentadas e não pavimentadas.

    Segundo informações levantadas junto ao Deinfra de São Miguel do Oeste, o órgão do Estado atende uma macrorregião que compreende seis SDRs e nesta grande região existem apenas dois trechos de rodovias não pavimentadas, sendo Romelândia até Anchieta, onde 70% da pavimentação já está concluída, e a SCT 283, estrada Beira Rio, de Itapiranga até Mondaí.

    O trecho no município de Mondaí, que vai até Linha Catres, é mantido pela prefeitura de Mondaí desde 2009. A patrola e as duas retroescavadeiras do Deinfra apenas executam a limpeza de sarjetas e as beiradas dos trechos pavimentados.

    29/07/2015 Leia...

    -

  • Requisitos colocam São Miguel entre as melhores cidades para se viver

    img

    Saúde, Educação e Renda são critérios utilizados para calcular o IDH das cidades

    São Miguel do Oeste
    São Miguel do Oeste ocupa
    o 8º lugar entre as melhores
    cidades para se viver até
    100 mil habitantes do País.
    O dado refere-se ao Índice
    de Desenvolvimento Humano
    (IDH), um dado utilizado
    pela Organização das Nações
    Unidas (ONU) para analisar
    a qualidade de vida da população,
    divulgado em 2013.
    Em relação a todas as cidades
    brasileiras, São Miguel ocupa
    a 39ª posição. Para o prefeito
    João Valar, a estrutura e a
    qualidade nos serviços oferecidos,
    além dos incentivos
    econômicos, da geração de
    emprego e renda, refletem
    esses resultados.
    Ele observa que esses
    índices resultam do trabalho
    de toda a população, de
    quem já passou por aqui, de
    quem contribui com o progresso,
    de quem administrou
    esse município e pensou em
    projetos inovadores. “Temos
    agricultura, indústria
    e comércio muito fortes. Na
    Educação contamos com estrutura
    em todos os níveis de
    ensino, da Educação Infantil
    até o Ensino Superior. Na
    Saúde, o atendimento público
    é oferecido para todos os
    bairros e interior, dispomos
    da UPA 24h, do Hospital Regional,
    de hospitais privados
    e de clínicas especializadas.
    Temos muito para crescer,
    mas em comparação com
    outros municípios estamos
    muito bem servidos”, argumenta
    Valar.
    Na Saúde, além do atendimento
    básico, de urgência
    e emergência, o município investe
    na prevenção, na orientação
    domiciliar feita pelos
    agentes de saúde, na atuação
    dos grupos nas Estratégias
    Saúde da Família, com apoio
    do NASF – Núcleo de Atendimento
    a Saúde da Família.
    Para prevenir, a secretaria
    oportuniza gratuitamente,
    aulas de atividade Física,
    Ginástica Laboral, Hidroginástica,
    Orientação Nutricional,
    Fisioterapia, Grupo para
    Hipertensos e Diabéticos,
    Grupo de combate ao Tabagismo,
    Grupo de Gestantes,
    Avaliação Odontológica, Exames,
    Testes Rápidos, Atendimento
    Psicológico, Farmácia
    e demais serviços.
    EDUCAÇÃO DE
    QUALIDADE
    Os índices de IDH avaliam
    como critérios o grau
    de escolaridade, média de
    anos de estudo da população
    adulta e expectativa de vida
    escolar. Neste quisito, São Miguel
    se destaca, pois somente
    na Rede Municipal de Ensino
    atualmente são atendidas
    mais de 3,5 mil crianças e
    adolescentes. Projetos em
    parceria oferecem o Ensino
    para Jovens e Adultos buscarem
    a formação, diminuindo
    significativamente o índice
    de analfabetismo no município.
    Conforme a secretária de
    Educação, Silvia Kuhn, são 23
    unidades de ensino municipais,
    abrangendo escolas e
    creches, com o propósito de
    promover atendimento de
    qualidade na educação infantil
    e fundamental, que são responsabilidades
    do município.
    São mais de 500 profissionais
    atuando na Secretaria,
    com qualificação específica
    para cada área, participando
    de formações continuadas,
    buscando aprimoramento
    com o enfoque principal de
    melhorar e humanizar cada
    dia mais a educação. Projetos
    próprios e em parceria também
    fazem a diferença.
    São investimentos em
    capacitação profissional, no
    transporte, na alimentação
    e infraestrutura que destacam
    a educação municipal e
    fazem desta Secretaria uma
    das maiores da administração
    municipal. “Há muito
    para avançar em todos os
    níveis e estamos trabalhando
    para oferecer à comunidade
    um trabalho cada dia mais
    eficaz, valorizando nossas características
    e primando pela
    qualidade no ensino”, destaca
    Silvia.
    DESTAQUE EM GERAÇÃO
    DE EMPREGO
    O município é destaque
    regional na geração de postos
    de trabalho e no empreendedorismo.
    Segundo relatórios
    do Cadastro Geral de
    Empregados e Desempregados,
    neste primeiro semestre
    de 2015 foram gerados 241
    empregos em São Miguel
    do Oeste, e mais de 700 na
    microrregião. Dos novos empregos
    no município, 339 são
    de jovens que tiveram o primeiro
    emprego.
    Para o secretário de Desenvolvimento
    Econômico e
    Sustentável, Renato Romancini,
    esse dado reflete como
    as empresas locais estão
    abrindo as portas para os
    jovens ingressarem no mercado
    de trabalho. Ele observa
    ainda que Santa Catarina está
    entre os três estados do País
    que mais geraram emprego
    nesses primeiros seis meses
    de 2015.
    Para uma população de
    aproximadamente 40 mil
    habitantes, São Miguel do
    Oeste é referência em prestação
    de serviços no Extremo-
    oeste, contudo conta
    com o trabalho de três mil
    empresas nos mais diversos
    ramos (indústria, comércio,
    agricultura e prestação
    de serviços). Somente no
    município tem 1.200 microempreendedores
    individuais
    e os setores que
    mais geraram emprego, no
    primeiro semestre, foram
    a indústria alimentícia e o
    setor de obras. “São estes
    e outros tantos dados que
    fazem da nossa cidade uma
    das melhores para se viver
    no País. Vale a pena investir,
    acreditar e contribuir para
    que essa posição não mude,
    mas melhore”, afirma Romancini.
    Requisitos colocam São Miguel entre as
    melhores cidades para se viver
    Saúde, Educação e Renda são critérios utilizados para calcular o IDH das cidades
    Divulgação
    Para o prefeito João Valar, a estrutura e a qualidade nos
    serviços oferecidos, além dos incentivos econômicos, da
    geração de emprego e renda, refletem esses resultados
    GERAL

    29/07/2015 Leia...

    -

receba o impresso no e-mail em pdf