Últimas VARIEDADES

  • Eskudlark confirma o repasse de R$ 250 mil para Guaraciaba

    img

    Recurso do Governo do Estado viabilizado através de ementa impositiva será utilizado para a pavimentação de ruas do município.

    O deputado estadual Mauricio Eskudlark (PL) aproveitou sua participação na abertura oficial da FACIG 2019 em Guaraciaba, para anunciar o repasse de R$ 250 mil em recursos do Governo do Estado viabilizados através de emenda impositiva de sua autoria para a pavimentação de ruas do município.

    Eskudlark destacou que esse foi um dos pedidos das lideranças do município, e que vem em bom momento. “Sabemos da dificuldade do Estado e dos municípios em fazer investimentos em infraestrutura, estes recursos chegam em boa hora para auxiliar a administração de Guaraciaba na melhoria das condições de trafegabilidade da população do município”, destacou.

    08/10/2019 Leia...

    -

  • MDB sob novo comando!

    img

    Neste domingo (6), o MDB, maior partido do Brasil realizou na presença dos seus militantes e convencionais, a Convenção Nacional que elegeu o deputado Baleia Rossi presidente da sigla.

    O deputado federal e presidente do MDB de Santa Catarina – Celso Maldaner, explica que o momento é de trabalho e de fazer diferente, rompendo com modelos que não se mostram mais eficientes e que não deram certo. “Sei das dificuldades que ele e nós iremos enfrentar pelo desgaste que temos, mas o MDB é o maior partido do Brasil e praticamente em todos os municípios temos uma história de realizações por meio dos nossos prefeitos e vereadores, e é isso que precisamos mostrar à população de uma forma clara e justa, vamos fazer diferente”, destacou em seu discurso.

    Para contribuir com essa renovação, o MDB catarinense será representando pelo deputado federal Carlos Chiodini na segunda vice-presidência.

    Com 47 anos, Baleia se torna o presidente nacional mais novo do MDB, entre os 15 que os precederam. No momento em que foi empossado, o Líder do partido na Câmara encaminhou a todos os partidários o “Manifesto da Renovação Democrática”, um documento que norteará o caminho do partido.

    “Iremos trabalhar incansavelmente para a geração de emprego e renda no país, onde defenderemos uma proposta com fundos de desenvolvimento e fomentos já disponíveis. Essa batalha irá ser travada dia após dia por nossos militantes com mandato no Congresso Nacional, nos governos estaduais e nos municípios”, explicou Maldaner.

    07/10/2019 Leia...

    -

  • Sicoob São Miguel recebe Prêmio Catarinense de Excelência em Gestão

    img

    O Sicoob São Miguel foi premiado na noite desta quinta-feira, dia 3, no Sesc Cacupé em Florianópolis, no Prêmio Catarinense de Excelência. O reconhecimento do MCE (Movimento Catarinense pela Excelência) é concedido às organizações que se destacam na busca pela melhoria contínua da sua gestão, a partir  da adoção de práticas alinhadas aos fundamentos e critérios do modelo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Essas práticas avaliam desde a liderança transformadora até a geração de resultados considerando o planejamento, execução, controle e aprendizado.

    Conforme a gerente de controladoria do Sicoob São Miguel, Fabiane Perassoli, a cooperativa recebeu a premiação na categoria Prata, nível II. “O Sicoob São Miguel realizou autoavaliação de suas práticas de gestão que foram confirmadas através de evidências com a visita dos avaliadores designados pelo movimento. Um dos fatores de motivação para participação do prêmio, além do reconhecimento é o recebimento de diagnóstico contemplando pontos fortes e oportunidades de melhorias, ferramenta importante que gera insumos para definição de novas estratégias”, explica.

    Para o presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Fronchetti, esse prêmio é mais uma evidência, fruto do trabalho de todos que atuam na cooperativa diariamente.  “Receber esse reconhecimento aumenta ainda mais nossa responsabilidade de promover uma gestão voltada para a cultura de excelência. O prêmio proporciona que as práticas gerenciais das organizações sejam avaliadas e aperfeiçoadas e é justamente essa melhoria constante que buscamos diariamente em nossas ações”, finaliza.

    04/10/2019 Leia...

    -

  • Região Oeste recebe edições do Startup Weekend em outubro


    Evento ocorre em Chapecó e Concórdia para fomentar o empreendedorismo tecnológico local

    Em outubro, ocorre na região oeste duas edições do Startup Weekend com o objetivo de reunir empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas para lançar startups. Do dia 18 ao 20, o evento será realizado na Faculdade Senac, em Concórdia, e em 25, 26 e 27 de outubro, em Chapecó, na JCI Chapecó. A organização irá disponibilizar toda a estrutura necessária, com refeições e coffee breaks inclusos. 

     

    A programação começa nas sextas-feiras, às 18h, com um palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros a se juntarem aos seus times. As mais bem votadas são escolhidas. Durante o fim de semana, os participantes focam em encontrar um modelo de negócios e criar um produto viável mínimo, utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes. Durante a maior parte do tempo haverá mentores convidados à disposição dos participantes. No domingo, os times apresentam o que construíram e recebem feedbacks dos jurados experts, finalizando com a premiação dos melhores avaliados. 

     

    “Para participar não precisa ser um especialista ou desenvolvedor, basta ter vontade e querer aprender”, comenta Alexandre Souza, coordenador do projeto Startup SC do Sebrae Santa Catarina. “O participante vai perceber durante o evento que empreender não é um bicho de sete cabeças e desmistificar os processos traz motivação para a comunidade abrir novos negócios”, explica. 

     

    O evento

     

    O Startup Weekend é um evento sem fins lucrativos, organizado por voluntários que visam dar uma experiência empreendedora para os participantes, e faz parte do maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em quase 700 cidades em todos os continentes. 

     

    Ao longo de 54 horas empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups. O público-alvo são pessoas interessadas no empreendedorismo de alguma forma, como ter uma ideia ou querer abrir uma empresa e não saber por onde começar.

     

    O evento, criado e mantido pela aceleradora americana Techstars, tem como parceiro em Santa Catarina o Sebrae/SC, por meio do projeto Startup SC, e como mantenedores nacionais o Darwin Startups, Baptista Luz Advogados e Sympla. As duas edições na região Oeste tem como patrocinadores Ágora Tech Park, Aurora Alimentos, Escola do Financeiro, Foresee (B3), Indyxa, Involves, Multilog, PagueVeloz, Projuris, Softplan, Silva Santana & Teston e NSC Comunicação

    Serviço

    Startup Weekend Concórdia

    Quando: 18, 19 e 20 de outubro

    Onde: Faculdade Senac Concórdia, R. João Zanardi, 330 - Nossa Sra. da Salete, Concórdia, Santa Catarina

    Site oficial: http://communities.techstars.com/brazil/concordia/startup-weekend/10117

    Facebook: https://www.facebook.com/swconcordia/

    Inscrições: https://www.sympla.com.br/techstars-startup-weekend-concordia__533340

     

    Startup Weekend Chapecó

    Quando: 25, 26 e 27 de outubro

    Onde: JCI Chapecó, R. Quatorze de Agosto, 129 - Maria Goretti, Chapecó, Santa Catarina

    Site oficial: http://communities.techstars.com/brazil/chapeco/startup-weekend/11998

    Inscrições: https://www.sympla.com.br/startup-weekend-chapeco-desbravalley-d__549559

    03/10/2019 Leia...

    -

  • San Pedro: o Festival de Comércio e Fraternidade foi apresentado na sociedade

    img

    A capital da Araucária desfrutou de um final de semana diferente através das inúmeras atividades realizadas durante sexta, sábado e domingo no centro esportivo, no âmbito da primeira edição do Festival de Comércio e Fraternidade, organizado pela Câmara de Comércio de San Pedro. 

     

    O evento foi extremamente positivo para os empresários locais, pois compartilharam experiências e divulgaram seu produto a empresários do Brasil, Paraguai e Uruguai, presentes na grande festa.

    O festival começou na sexta-feira e durou até domingo à tarde, oferecendo à Sanpedrinos a oportunidade de conhecer produtos fabricados localmente, mas também para empresas que oferecem diferentes serviços no país vizinho do Brasil. 

     

    Artistas de Missões Reconhecidas passaram pelo palco, proporcionando um show que encantou todo o público, que acompanhei durante os três dias. Uma das atividades que beneficia os empreendedores teve a ver com a rodada de negócios que deixou em aberto a possibilidade de negócios futuros com outros países, buscando promover o setor turístico e produtivo de San Pedro, internacionalmente.

     

    A conferência também permitiu a integração cultural entre os países visitantes, valorizando a irmandade e a importância de trabalharmos juntos para alcançar o desenvolvimento desta região “todos ficaram muito felizes, o evento gerou uma venda importante para os expositores, conquistamos a presença de autoridades, empresas e representantes de três países, é algo novo para San Pedro que queremos durar no tempo e servir para isso, abrir novas oportunidades de negócios, impulsionar o turismo nessa área e reavaliar os laços de fraternidade e amizade com nossos países vizinhos ”indicou El Territorio, Oscar, Antúnez Proenza, presidente da Câmara de Comércio.

     

    O Festival de Comércio e Fraternidade, tem seu primeiro soberano, que foi eleito no sábado, onde Ariana Grondona foi coroada.  

    30/09/2019 Leia...

    -

  • Jades encerra e Bonamigo lança desafio quanto ao ginásio municipal de esportes

    img

    Dez modalidades foram disputadas ao longo de 63 dias

    A 27ª edição dos Jogos Abertos (Jades) foi encerrada ontem no ginásio da Cooper A1. O espaço ficou pequeno para o público que prestigiou as cinco finais pelo futsal. Também foi feito o ato de entrega da premiação, inclusive, das outras nove modalidades disputadas ao longo de 63 dias.

    O prefeito Sadi Bonamigo parabenizou os atletas que participaram do Jades e também às pessoas que acompanham ou incentivam o esporte no município. Também lançou um desafio sobre a situação do ginásio municipal de esportes.

    “Em pesquisa feita mostra que mais de 70% da população quer ver o principal ginásio de Descanso com as obras concluídas. Por isso, quero desafiar e convidar os representantes ou dirigentes das delegações para que estejam conosco no dia em que vamos lançar o edital para as obras e reformas necessárias naquele espaço”.

    O secretário Giuvani Karlinski reforçou que foram mais de 850 atletas participantes nas dez modalidades. Agradeceu o carinho e a compreensão dos desportistas, uma vez que assumiu há menos de um mês a Secretaria Municipal de Esportes.

    Campeões Jades 2019

    Sinuca

    1°lugar: Juventus Pratinha/Lanchonete Guanabara

    2°lugar: Alvorada A

     

    Bisca

    1°lugar: Bar Bolão Dalbosco/Madeireira Casagrande

    2°lugar: Alvorada

     

    Bocha Rolada

    1°lugar: Gpabi B

    2°lugar: Gpabi A

     

    48

    1°lugar: Santa Catarina B

    2°lugar: Juventus Pratinha/Lanchonete Guanabara 

    Braço de Ouro: Ariton Pazolin

    Canastra (masculino)

    1°lugar: Flor Do Ipê B

    2°lugar: Santa Catarina

     

    Canastra (feminino)

    1°lugar: Gpabi

    2°lugar: Juventus Pratinha/Lanchonete Guanabara

     

    Vôlei de Quadra (feminino)

    1°lugar: Gpabi

    2°lugar: Agro Ivo/Quem Chuta Busca “A”

     

    Vôlei de Areia (feminino)

    1°lugar: Agro Ivo/Quem Chuta Busca “A”

    2°lugar: Agro Ivo/Quem Chuta Busca “F”

     

    Vôlei de Areia (masculino)

    1°lugar: Agro Ivo/Quem Chuta Busca “A”

    2°lugar: Agro Ivo/Quem Chuta Busca “B”

     

    Truco

    1°lugar: Juventus Pratinha/Lanchonete Guanabara “A”

    2°lugar: Juventus Pratinha/Lanchonete Guanabara “D”

     

    Bolão (masculino)

    1°lugar: Bar Bolão Dalbosco/Madeireira Casagrande A

    2°lugar: Bar Bolão Dalbosco/Madeireira Casagrande D

    Braço de Ouro: Almir Gastrig

    Bolão (feminino)

    1°lugar: Bar Bolão Dalbosco/Madeireira Casagrande A

    2°lugar: King´s Ball

    Braço de Ouro: Angélica Dalbosco

    Futsal (sub-13)

    1°lugar: Escola Everardo 01                                                                  

    2°lugar: Escola Everardo 04                                                                  

     

    Futsal (sub-15)

    1°lugar: Bom Sucesso A                                                                  

    2°lugar: Bar Bolão Dalbosco/Madeireira Casagrande

     

    Futsal (veterano)

    1°lugar: Bar Bolão Dalbosco/Madeireira Casagrande                                                                   

    2°lugar: Juventus Pratinha/Lanchonete Guanabara

    Artilheiro: Cézar Berté

    Goleiro menos vazado: Juventus Pratinha/Lanchonete Guanabara

     

    Futsal (feminino)

    1°lugar: Agro Ivo/Quem Chuta Busca                                                                   

    2°lugar: King’s Ball

    Artilheira: Claudia Previd e Janaina Bonamigo

    Goleira menos vazado: Agro Ivo/Quem Chuta Busca                                                                   

     

    Futsal Livre (masculino)

    1°lugar: Juventus Pratinha/Lanchonete Guanabara C                                                                   

    2°lugar: Juventus Pratinha/Lanchonete Guanabara A                                                                   

    Artilheiro: Elizandro Bonamigo

    Goleiro menos vazado: Juventus Pratinha/Lanchonete Guanabara A          

     

    Legenda: Finais do futsal e entrega de premiação de todas as modalidades ocorreu no ginásio da Cooper A1 no sábado, 28 de setembro

    Créditos: Deonir Dalpias (Paulo Dim)

    30/09/2019 Leia...

    -

  • Saúde realiza busca ativa por pessoas que ainda não fizeram a vacina contra a Febre Amarela

    img

    Imunização é feita no Posto de Saúde Central, das 7h às 19h

    A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste está realizando no município um trabalho de Busca Ativa, por recomendação do Ministério da Saúde, com visitação a 1.400 residências.

    A ação tem por objetivo identificar as pessoas que ainda não estão protegidas contra a Febre Amarela, e oferecer a vacina a todos os moradores da cidade e do interior que ainda não fizeram ou que não recordam.

    De acordo com o secretário Leonir Caron, os agentes comunitários de saúde estão passando em todas as residências dos bairros e das comunidades do interior, e fazendo o levantamento dos moradores não imunizados.

    Caron explica que a vacina está disponível no Posto de Saúde Central, das 7h às 19h, para aqueles que já identificaram a falta da mesma. Para receber a vacina contra a Febre Amarela, é necessário apresentar a Carteira de Vacinação e o Cartão SUS.

    “Pedimos que a população receba bem nossos agentes, pois eles precisam desempenhar seu papel e só queremos garantir a segurança e saúde de todos”, enfatizou o secretário Caron.

    23/09/2019 Leia...

    -

  • Administração Municipal assina Termo de Fomento com o Sport Clube Harmonia

    img

    Valores do Termo são de R$10 mil

    O Prefeito Municipal de Guaraciaba, juntamente com a Secretária de Educação, Cultura e Esporte Roseli Comin, assinaram no início da manhã desta segunda-feira (23) um Termo de Fomento com o Sport Clube Harmonia. Conforme Roseli, os valores a serem repassados e que constam no Termo de Fomento são de R$10 mil.

    Roseli explica que os valores são para que o Sport Clube Harmonia possa desenvolver o projeto de Categorias de Base, além de promover a prática esportiva de futebol de campo no município para crianças e adolescentes de nove a 18 anos. Ainda conforme apresentado no Termo de Fomento, com a realização de treinos semanais e participação em jogos e competições com intuito de integração.

    Os valores que serão repassados devem ser utilizados para custear despesas em competições, tais como arbitragem, deslocamento, alimentação e hospedagem, taxas de inscrição nas competições. Hoje, o Sport Clube Harmonia conta com diretoria, comissão técnica e mais de 80 crianças e adolescentes participam das práticas esportivas.

    23/09/2019 Leia...

    -

  • Enfermeiros do Hospital Regional de São Miguel do Oeste concluem curso de liderança em serviços de saúde

    img

    Os profissionais de enfermagem estão envolvidos em constantes processos de trabalho que necessitam de habilidades para a tomada de decisões. Pensando nisso, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste – Instituto Santé realizou, em parceria com o Senac, o curso de aperfeiçoamento em liderança em serviços de saúde para enfermeiros.

     

    Na tarde desta quarta-feira, 18, os certificados foram entregues aos profissionais que participaram do curso de 40 horas aulas. Foram 10 encontros que desenvolveram habilidades como dar feedback, orientar a equipe, comunicar-se com clareza e objetividade, aplicar instrumentos de avaliação e realizar pesquisas. Além disso, foram tratados de atitudes e valores, incluindo o sigilo profissional, a empatia com as pessoas no processo de trabalho, a pró atividade no processo de trabalho e o respeito às individualidades.

     

    Conforme o diretor assistencial, Ezequiel Paixão, os enfermeiros atuam com equipes multiprofissionais e em estrutura intersetorial. “É preciso saber como atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Isso facilita os processos de fortalecimento, mudanças e adaptações nos ambientes”, afirma.

     

    19/09/2019 Leia...

    -

  • 10ª Conferência Municipal de Assistência Social aponta propostas importantes para Descanso

    img

    Evento foi realizado ontem no Clube SAD

     Social, articular projetos com a Rede de Atendimento sobre prevenção ao suicídio e garantir o financiamento permanente para os serviços de proteção social especial de Média e Alta Complexidade foram algumas das sugestões apontadas durante a 10ª Conferência de Assistência Social de Descanso.

    Realizado ontem à tarde no Clube SAD, o evento teve a presença dos membros do Conselho Municipal de Assistência Social de Descanso (CMAS), profissionais de assistência social, autoridades, representantes de entidades e de prestação de serviços, e de usuários atendidos pelos programas desenvolvidos no município. O tema deste ano era “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”. A doutora em serviço social Iraci de Andrade ministrou a palestra e conduziu os trabalhos.

    Conforme a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Descanso e psicóloga do Cras, Suéle Strapasson, a conferência foi um momento importante de participação social e de construção de proposta no sentido de contribuir com as políticas de assistência social. “Os três delegados eleitos na Conferência Municipal representarão o município na etapa estadual no mês de novembro, que acontecerá em Florianópolis”, destacou Suéle.  

    A secretária municipal de Assistência Social, Josemari Leal Wandscheer também participou da programação. “O Governo Municipal tem se preocupado com as pessoas e os profissionais da Assistência Social desempenham um papel importante na defesa de direitos e de inclusão social para promover uma vida mais digna às pessoas”.

    19/09/2019 Leia...

    -

  • TJ emite parecer favorável ao Município, e prazo para adequar calçadas volta a valer

    img

    Caso a decisão fosse contrária, todos os proprietários de imóveis do centro e bairros de São Miguel do Oeste teriam obrigação imediata de construir calçadas

    A Procuradoria Geral de São Miguel do Oeste recebeu nesta terça-feira (17), notificação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina informando julgamento favorável a um Agravo de Instrumento impetrado pelo próprio Município, contra Medida Liminar que havia suspenso os efeitos de um TAC (Termo de Ajustamento) que estabelecia prazos para a construção de calçadas no centro e bairros.

    De acordo com a procuradora, Barbara Rodrigues, caso a liminar fosse mantida, os prazos firmados no TAC seriam inválidos, e todos os moradores teriam obrigação imediata de construção de calçadas em frente aos seus imóveis. “Com esta decisão, continua valendo o último Termo que o Município assinou junto ao Ministério Público, estabelecendo prazo até o final de 2018 para a construção de calçadas no centro e até o final deste ano nos bairros”, salienta.

    Barbara explica que o Município está em tratativas com o Ministério Público um novo acordo, para prorrogar novamente este prazo. “Caso isso não se viabilize, teremos que notificar os proprietários de imóveis do centro que ainda não tenham calçadas com acessibilidade, para que as construam dentro de 30 dias”, ressalta.

    A procuradora lembra que a Lei Federal de Acessibilidade é de 2015, e o Município, em momento algum, criou novas obrigações para os moradores, apenas conseguiu um acordo (TAC) para prorrogar os prazos de adequação que, caso contrário, teriam aplicação imediata.

    17/09/2019 Leia...

    -

  • Frente Parlamentar quer prioridade para recuperação da SC-283

    img

    Principal rodovia do agronegócio catarinense terá apoio de lideranças para receber melhorias

    Deputados, prefeitos, vereadores, representantes de associações empresariais e profissionais, e produtores rurais de diversos municípios do Extremo-Oeste se reuniram, entre a manhã e a tarde da sexta-feira (13), em Mondaí e Concórdia, para reivindicar do Governo do Estado ações urgentes em favor da recuperação da SC-283, que corta 15 cidades da região.
    As manifestações ocorreram durante duas audiências públicas promovidas pela Comissão de Transporte e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa, a pedido dos deputados Marcos Vieira (PSDB) e Altair Silva (PP), para debater as condições da via. Os deputados Neodi Saretta (PT) e Moacir Sopelsa (MDB) também estiveram presentes aos debates.
    Construída na década de 1980, a rodovia tem 233 quilômetros ligando Concórdia a Itapiranga, mas nunca foi recuperada, apenas recebeu operações tapa-buraco de forma paliativa. Durante os eventos, foram comuns os depoimentos e reclamações quanto às más condições de trafegabilidade e segurança da via, devido a inexistência de acostamentos e sinalização adequada, terceiras faixas ou mesmo de pavimentação, caso do trecho de 50 km entre Mondaí e Itapiranga que ainda é de terra.
    Conforme dados divulgados nas audiências, em 2018, entre os meses de janeiro e agosto, foram registrados na rodovia 174 acidentes, envolvendo mais de 260 veículos e deixando 12 vítimas fatais. Em 2019 os acidentes no trajeto já chegam a 179, com oito óbitos.

    Apoio parlamentar

    À tarde, na Câmara de Vereadores de Concórdia, a audiência foi marcada pelo lançamento da Frente Parlamentar em Favor da Recuperação da SC-283, tendo como coordenador o deputado Marcos Vieira. Ele qualificou o ato como uma demonstração do apoio dos deputados aos pleitos da região. “A Assembleia não tem poder de decisão, mas de mobilização e agora estamos criando uma unidade fracionária para tratar exclusivamente deste tema”.
    O deputado afirmou que o presidente da Assembleia, deputado Julio Garcia (PSD), aceitou a proposta de criar uma campanha institucional pela recuperação da SC-283, a exemplo do que foi feito para a duplicação da BR-101. “Conclamamos a todos a se engajarem nessa luta a convencer o Governo do Estado a recuperar a 283 o quanto antes”, disse o deputado.
    O deputado Altair Silva, que coordena no Legislativo estadual a Frente Parlamentar em Defesa das Rodovias do Grande Oeste, completou: “O desafio é grande e teremos que permanecer mobilizados permanentemente, pois esse movimento não para nessa audiência pública. Os deputados do Oeste assumiram essa prioridade e vamos ter que nos unir para chegar lá”.
    Em meio aos debates, o prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, observou que a recuperação das rodovias estaduais consta como compromisso de campanha de governador Carlos Moisés. “Desde o início ouvíamos que no seu governo ele iria priorizar a área da infraestrutura e achamos mesmo que não há mesmo outro caminho”, disse Pacheco, que ainda cobrou do governo a definição de ações claras, como a execução de um projeto, lançado no ano de 2016, para a recuperação do trecho entre Concórdia e Chapecó, com previsão de aplicação de R$ 250 milhões.

    Êxodo de empresas e famílias

    Pela manhã, em Mondaí, cerca de 300 pessoas foram ao centro de eventos anexo ao Parque da Fruta para participar dos debates, realizados no período da manhã. Na ocasião, o prefeito Valdir Rubert observou que a região concentra grande parte da produção estadual de leite, suínos, aves e grãos, e, em menor proporção, também de móveis e têxteis.
    Segundo ele, uma grande parte dessas riquezas tem seu escoamento prejudicado pelas precárias condições da SC-283. “Devido às dificuldades de acesso, muitas empresas estão deixando a região, o que acaba por tirar as condições para que as pessoas permaneçam no campo. As dificuldades são imensas, precisamos da recuperação dessa via.”
    O prefeito do município de Riqueza, Renaldo Mueller, acrescentou que em dias de chuva são comuns os atolamentos de ônibus e caminhões, o que obriga a prefeitura a manter sempre uma patrola de prontidão para efetuar resgates.
    Já Elio Casarin, presidente da Cooper A1, cooperativa que reúne 8,7 mil associados em 11 municípios de Santa Catarina e sete no Rio Grande do Sul, teme que as condições da rodovia prejudiquem também a fonte de renda dos pequenos produtores rurais. “Acompanho esta região há 45 anos, onde 90% dos produtores são da agricultura familiar e que muitas vezes estão sendo obrigados a abandonar suas atividades em função das dificuldades de tráfego nessa rodovia. Acho que há uma falta de consideração com a região, a qual deveriam dar mais importância porque aqui se produz renda que faz a economia catarinense girar”, disse.

    Governo ciente

    Presente às reuniões na condição de representante do governo, Bruno Valdemar Trennepohl, que atua como gerente de Infraestrutura do Deinfra, preferiu não se pronunciar sobre os planos do Executivo para a SC-283, afirmando que o seu objetivo era somente o de recolher as sugestões e observações apresentadas pelas lideranças locais.
    “Essas reivindicações todas vão chegar nas mãos do secretário (de Infraestrutura, Carlos Hassler) e do governador. Já solicitei as atas das reuniões para que eles conheçam o posicionamento da comunidade com a situação da rodovia e acreditamos que num espaço de tempo muito próximo as melhorias solicitadas devem acontecer”, disse.

    16/09/2019 Leia...

    -

  • DIVULGAÇÃO - Itapiranga

    img

    Na tarde desta terça-feira, 10, as primeiras turmas de idosos matriculados no projeto ‘Envelhecer Saudável e Feliz’ compareceram na Uceff para as aulas do curso de extensão para a Terceira Idade. Dias de aula: TERÇAS-FEIRAS – Turma teatro/expressão e de mídias digitais, das 14 às 16 horas. QUARTAS-FEIRAS - Turma de mídias digitais, das 14 às 16 horas. QUINTAS-FEIRAS - Turma de mídias digitais, das 09 às 11 horas. 87 idosos estão distribuídos nas quatro turmas.

    11/09/2019 Leia...

    -

  • Assinados 12 contratos com empresas que irão se instalar no parque industrial III

    img

    Na manhã desta quarta-feira, 04, o Prefeito Municipal Plinio de Castro, juntamente com o Vice-prefeito José de Conto, secretários e servidores municipais, recebeu os proprietários das 12 empresas que venceram a concorrência pública para se instalarem no Parque Industrial III, Doutor Agenor Brancher.

    De acordo com o Prefeito, são 12 contratos de doação com encargos e cláusulas de reversão de áreas de terra localizadas nos Parques Industriais. 11 desses terrenos estão localizados no Parque industrial III Dr. Agenor Brancher e 01 terreno no Parque Industrial II Dr. Neme. 

    As empresas vencedoras vão investir em diversos setores, como moveleiro, metalúrgico, artefatos de cimento, produtos químicos e medicinais, derivados de vidro, papel e plástico, produtos agropecuários, construção civil e vestuário. 

    O Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Douglas Patel destaca que, a partir deste momento, as empresas tem um período de 06 meses para inicio das obras e 12 meses para geração de empregos. “A Administração Municipal vai disponibilizar maquinários para os ajustes necessários nos terrenos”, explicou Douglas, “a instalação de energia elétrica, rede de água e calçamento também já estão disponíveis aos empresários”, encerrou ele.

    Em setembro de 2020, essas 12 empresas já estarão gerando em torno de 100 empregos diretos. Nos próximos dias, haverá mais uma concorrência pública para contemplar o restante dos terrenos disponíveis do Parque Industrial Doutor Agenor Brancher.

    04/09/2019 Leia...

    -

  • Esforço conjunto envolve diversos órgãos sobre situação de famílias indígenas em Descanso

    img

    Futuramente, sete famílias deverão ser realocadas em uma área de terra de 10 mil metros quadrados

    Uma questão antiga está a alguns passos para ser resolvida no município de Descanso. As famílias indígenas que moram em terreno na Área Industrial e se encontram em situação de vulnerabilidade social deverão ser realocadas em uma área de terra de 10 mil metros quadrados, localizada às margens da SC 496, saída para Belmonte. 

    Alguns encaminhamentos importantes aconteceram após visita nos locais durante a manhã e reunião à tarde de terça-feira, 27 de agosto, com representantes do Governo Municipal, Ministério Público Federal (MPF), Saúde, Educação, Assistência Social, Funai, Sesai, Casan, Celesc, Vigilância Sanitária, Sala da Situação, vereadores, conselheiros tutelares e outros profissionais do setor público municipal.

    Para o procurador do MPF, Carlos Humberto Prola Junior, existe dificuldades em políticas públicas aos indígenas, mas que Descanso está interessado em promover inclusão e garantir condições de vida melhores para as famílias. “A iniciativa de Descanso é louvável, pois muitos municípios ignoram a situação dos indígenas. E a discussão é como implementar as políticas de melhor forma. Há boas intenções do município em transferir essas pessoas para uma nova área, sem desconsiderar a peculiaridade dessa cultura”.

    Diante das deliberações e de uma das áreas de terras propostas pelo Governo Municipal, a Funai deverá fornecer os Kit moradia, que são casas de madeira no tamanho 4 x 5 metros. Ainda afirmou que já iniciaram o provimento mensal de cestas básicas. Sobre energia elétrica e água, os fornecimentos são possíveis pelas redes da Celesc e Casan, uma vez que passam próximo do local. Para as crianças, também ficará garantido o transporte escolar.

    Foi afirmado que a municipalidade pode construir o sistema de esgoto (caixa de gordura, fossa, filtro e sumidoro) das moradias, sendo discutido que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) construa os banheiros. O Governo Municipal também vai elaborar um croqui de localização de habitações, pavilhão de uso coletivo e o acesso adequado ao local. 

    Conforme o secretário de Administração, Paulo Lauxen, o Governo Municipal desde 2017 vem fazendo um esforço concentrado no sentido de resolver a situação delicada de sete famílias, que perdura há mais de 20 anos. 

    “Só vamos conseguir resolver de fato a situação porque tem muitos órgãos e entidades trabalhando para garantir o mínimo de dignidade e uma melhor qualidade de vida a essas pessoas”, finalizou o secretário.

    28/08/2019 Leia...

    -

  • Futuro do Cooperativismo de Crédito é discutido durante Fórum Nacional de Presidentes e Diretores Executivos do Sicredi

    img

    Dirigentes da instituição financeira cooperativa estiveram reunidos para debater sobre planejamento estratégico e desafios para os próximos anos

    O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e Distrito Federal – realizou o Fórum Nacional de Presidentes e Diretores Executivos entre os dias 21 e 23 de agosto, na Chapada dos Guimarães (MT). Na edição deste ano, o tema principal de debate foram as "Conexões para o futuro", com o objetivo de trazer reflexões sobre o futuro da instituição e do Cooperativismo de Crédito no Brasil. O evento teve a participação de 250 representantes das cinco centrais e 113 cooperativas de crédito que integram o Sistema.

    “A união foi o que nos trouxe nessa caminhada de mais de 100 anos. E a união fez com que construíssemos bases importantes e mantivéssemos o respeito pela nossa missão, visão, valores, pelas nossas normas, princípios e áreas de atuação. Que a nossa união possa nos conduzir para o próximo ciclo que estamos começando”, afirmou o presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês), Manfred Alfonso Dasenbrock, durante a abertura do Fórum, no dia 21 de agosto, que também contou com as boas-vindas do anfitrião do evento, o vice-presidente do Conselho da SicrediPar, presidente da Central Sicredi Centro Norte e presidente do Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito, João Carlos Spenthof. Ainda na abertura, e em sintonia com a apresentação inicial realizada por Dasenbrock, o diretor de Regulação do Banco Central do Brasil (BACEN), Otávio Ribeiro Damaso, fez uma apresentação sobre as aspirações do BACEN para o futuro do Cooperativismo de Crédito no País.

    Seguindo a tônica de reflexão sobre o futuro do Sicredi e do Cooperativismo de Crédito brasileiro, no segundo dia do evento, 22 de agosto, o presidente executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares fez um resgate da natureza do Sicredi e como ela é importante para os desafios da instituição. “A grande sacada do Sicredi é saber atender a cada um dos públicos do jeito que eles são, se adaptar aos diferentes cenários e fazer bem o nosso trabalho em todos eles. Nossa natureza cooperativa vai nos levar juntos para o futuro de sucesso que queremos construir”, ressaltou.

    O Fórum também teve espaço para o debate de conceitos de diversidade e inclusão nos âmbitos da instituição, dos associados e da educação financeira, com uma apresentação do sócio fundador da consultoria Mais Diversidade, Ricardo Sales. Também no segundo dia do Fórum, cinco cooperativas das diferentes centrais regionais do Sicredi participaram de um painel apresentando iniciativas dos programas sociais que impactam no desenvolvimento das regiões onde são desenvolvidos. 

    Ao final do evento, os fundadores da No One Business Transformation Through Design, Marcelo Quinan e Mariana Gutheil, fizeram uma reflexão sobre como devemos nos preparar para o futuro e realizaram uma apresentação sobre o novo papel da liderança em um mundo mais dinâmico e inclusivo. 

    Conexão
    Com o objetivo de criar um espaço de troca entre os participantes do Fórum e os palestrantes, ao longo de todo o evento, foi realizado o “Momento Conexão”, período em que os participantes foram convidados para dividir o palco com os apresentadores para ampliar ainda mais as reflexões sobre os temas debatidos durante a programação, entre eles, “Nossas Forças e Diferenciais + Desafios para o Próximo Ciclo”, “Modelo Fisital, Digital e Inovação”, “Diversidade + Programas Sociais que nos Inspiram” e “Preparando as Pessoas para o Futuro”. 

    26/08/2019 Leia...

    -

  • Eskudlark comemora manutenção da isenção de impostos para agrotóxicos

    img

    Revisão da medida anunciada pelo governador era um desejo do setor agrícola e do deputado.

    Em uma reunião nesta quinta-feira (22), entre representantes do agronegócio catarinense e o governador de Santa Catarina Carlos Moisés, ficou mantida a isenção de ICMS e outras alíquotas sobre os defensivos agrícolas pelo menos até dezembro deste ano.

    Mauricio Eskudlark (PL), líder do governo, que durante todo o período de debate manteve sua posição pessoal contrária a taxação comemorou. “Deixei claro desde o início que não era favorável, conheço de perto a situação de nossa agricultura e o que ela representa principalmente para nossa economia”, disse.

    Nos últimos 5 dias o deputado percorreu vários municípios catarinenses, mantendo contato com os agricultores para saber o que pensam e sua posições. “Foi unânime, não encontrei uma só pessoa que se disse favorável a taxação, entendo a preocupação do governador, é válida, mas é preciso entender o reflexo que a taxação dos defensivos agrícolas em 17% iria causar na vida do cidadão catarinense”, explicou Eskudlark.

    Diálogo

    Eskudlark explicou também que agora, juntamente com os demais deputados e com a equipe de governo vai tentar encontrar soluções que não prejudiquem os agricultores. “O que tive conhecimento e que a partir de janeiro de 2020, o governo pretende adotar uma tributação escalonada dos defensivos, de acordo com o potencial agressivo de cada produto ao meio ambiente, vamos manter o diálogo e tentar encontrar uma solução que contemple a todos, e de preferência sem o aumento de impostos”, concluiu Eskudlark.

    23/08/2019 Leia...

    -

  • Comunidade pode fazer o descarte correto de medicamentos na Unoesc

    img

    SÃO MIGUEL DO OESTE

    A comunidade pode depositar medicamentos vencidos no "Papa Medicamentos", localizado no corredor central da Unoesc. Segundo o coordenador de Farmácia, doutor Eduardo Chielle, o projeto é uma alternativa que o curso oferece à comunidade para que seja feito o descarte seguro de medicamentos vencidos, sobras de tratamentos e de suas embalagens. "A maioria da população faz o descarte no vaso sanitário, na pia ou no lixo comum.O descarte incorreto é um problema de saúde pública, pois pode contaminar o meio ambiente", alerta o professor. 

    Eduardo explica que os medicamentos, diluídos em água, podem interferir no metabolismo e no comportamento de organismos aquáticos. O descarte errado de antibióticos também preocupa, pois quando expostos ao meio ambiente tornam as bactérias resistentes a eles. 

    Além disso, sobras de medicamentos podem ocasionar o uso inadvertido por outras pessoas, resultando em reações adversas graves e intoxicações. Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-farmacológicas (Sinitox), desde 1996, os medicamentos ocupam o 1º lugar do ranking de agentes causadores de intoxicações. 

    A colaborada da Unoesc, Luciane Vicenzi, fez o descarte no "Papa Medicamentos". "O projeto permite que seja dado o descarte correto dos medicamentos, sem jogá-los no lixo tradicional. Dessa forma, contribuímos com a preservação do meio ambiente", conclui Luciane.

    23/08/2019 Leia...

    -

  • Assinado contrato de R$ 4,9 milhões para obra de infraestrutura urbana

    img

    O Governo Municipal deu mais um importante passo para colocar em execução o projeto de revitalização da Avenida Uruguai.

    Na tarde desta quinta-feira, 22, foi efetivado o contrato de financiamento de R$ 4.500,000,00, com a Caixa, recursos do programa federal Avançar Cidades. O Município terá uma contrapartida de R$ 469 mil. O financiamento terá carência de 10 meses e será devolvido em 240 parcelas mensais, operação financeira autorizada pela Câmara de Vereadores.

     

    A assinatura do contrato contou com a presença do superintendente da Caixa na Região Oeste de SC, Ruben Valter Grams, do gerente geral da agência local, Cesar Freitag Migott e representantes da Gerência de Governo da Caixa.

     

    A OBRA

     

    Os recursos serão utilizados para dar início ao projeto de revitalização da Avenida Uruguai. O diretor de Projetos e Engenharia, Douglas Antônio Thiel, explica que os recursos serão aplicados na execução do primeiro lote do projeto que compreende duas frentes de trabalho:

     

    1ª - Trecho da Praça dos Pioneiros até a Rua Castelo Branco (unidade de Saúde Santa Teresa Baixo), para os serviços de implantação de novas redes de água, drenagem (água pluvial), esgoto e bombeamento de efluentes.

     

    2ª - Trecho da Praça dos Pioneiros até a Rua Teodoro Treis (Bebidas Splendor). Obras de implantação de nova camada asfáltica, ciclofaixa, canteiros, passeio público e pontos de reordenação do fluxo de trânsito.

     

    PRÓXIMO PASSO

     

    O prefeito Jorge Welter enalteceu a assinatura do contrato com a Caixa na tarde desta quinta-feira, o que significa a garantia de recursos para as obras. O Município está no aguardo da Câmara de Vereadores aprovar o projeto que abre rubrica de conta para depósito do recurso financiado, protocolado na Casa Legislativa dia 15/08, para finalmente lançar o edital de licitação da empresa a executar os serviços.

     

    OKTOBERFEST

     

    Os representantes da Caixa aproveitaram a oportunidade para assinar com a ACETI o patrocínio da instituição para a 41ª Oktoberfest.

    22/08/2019 Leia...

    -

  • Sicredi Celeiro RS/SC participa da 2ª Conferência Estadual de Professores Orientadores das Cooperativas Escolares

    img

    Sicredi Celeiro RS/SC trabalha em projeto de expansão das Cooperativas Escolares em sua área de atuação

    Compartilhar vivências, experiências e conhecimento sobre as Cooperativas Escolares foi o intuito da 2ª Conferência Estadual de Professores Orientadores das Cooperativas Escolares, que ocorreu na última quarta-feira, 21, no município de Teutônia. O evento foi realizado pela Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, com apoio do Sescoop RS e Sicredi. 

    A Sicredi Celeiro RS/SC esteve presente, oportunizando aos professores das Cooperativas Escolares dos municípios de Tenente Portela e Derrubadas, além dos orientadores das novas Cooperativas de Sede Nova, Vista Gaúcha e Miraguaí, participarem da troca de aprendizados e agregarem práticas que possam servir de exemplos e inspiração.  Mais de 250 professores de 70 municípios estiveram reunidos.

    Durante a manhã, os professores participaram de mini palestras de 15 minutos.  Elas abordaram o tema “Ideias que merecem ser disseminadas” e trouxeram exemplos reais de cooperativismo na escola e sua forma de construir comunidades mais participativas. Além disso, ocorreu a palestra “A importância da mediação na e para práxis pedagógica”, ministrada pelo pedagogo Lui Nörnberg.

    Na parte da tarde, eles puderam participar de salas temáticas sobre Introdução ao Cooperativismo Escolar; Mediação na Cooperativa Escolar; Objeto de Aprendizagem – criatividade e inovação- e; Gestão Financeira na cooperativa escolar. Eles escolheram os temas estudados de acordo com os interesses de suas cooperativas. 

    O que são cooperativas escolares?

    As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas. 

    Tem como principal objetivo, oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável. 

    A Sicredi Celeiro RS/SC possui atualmente cooperativas escolares nos municípios de Derrubadas e Tenente Portela e está em processo de implementação nos municípios de Sede Nova, Vista Gaúcha e Miraguaí. 

    22/08/2019 Leia...

    -