Últimas VARIEDADES

  • FRENTE DEMOCRÁTICA DE SÃO MIGUEL DO OESTE ANUNCIA O INGRESSO DO PSB

    img

    A Frente Democrática de São Miguel Do Oeste composta pelo PDT, PT e PSOL recebeu, na manhã desta segunda-feira (22), anuncia o ingresso do PSB (Partido Socialista Brasileiro). Na oportunidade, os Presidentes do PDT, Moacir Tommasel, do PT Maria Tereza Capra, do PSOL, Jean Carlesso e do PSB, Arlindo Decândido (Decândido Magrão), acompanhado do Presidente Estadual da sigla, Claúdio Vignatti, firmaram o compromisso de defender a Democracia e os princípios constitucionais, a elaboração de um programa emergencial para São Miguel do Oeste e de um Projeto com a participação popular que atenda os interesses da comunidade. 

    A Frente Democrática externa a satisfação de receber o PSB para somar na defesa de seus princípios basilares, o que significa a convergência de ideias na defesa do projeto popular. Os partidos integrantes reforçaram o compromisso de colocar os objetivos da Frente Democrática acima de qualquer interesse intrapartidário ou pessoal e na disposição de receber outras forças políticas que partilhem dos mesmos ideais. Os trabalhos da Frente Democrática seguirão conforme calendário já proposto.

     

    22/06/2020 Leia...

    -

  • Definidos os gestores da Funoesc e Unoesc para a gestão 2020 a 2024

    img

    Foram definidos na sexta-feira (24), o presidente e vice-presidente da Funoesc e o reitor da Unoesc. A escolha aconteceu por meio de votação realizada em reunião por videoconferência. 

    A escolha do presidente e do vice-presidente da Funoesc aconteceu, por meio de Assembleia Geral, que por unanimidade reelegeu o professor Genesio Téo como presidente e elegeu o professor Vitor Carlos D'Agostini como vice-presidente. 

    Já a escolha do reitor  aconteceu em dois momentos: no primeiro, os membros do Conselho Universitário indicaram à Assembleia Geral da Fundação o nome do professor Aristides Cimadon, que foi o único candidato inscrito no Edital. No segundo momento, ocorreu a votação da Assembleia e também, de forma unânime, o professor Cimadon foi reconduzido ao cargo de reitor da Unoesc.

    O período de gestão é de quatro anos, ou seja, até 2024. Informações sobre a posse dos cargos serão divulgadas posteriormente.

    27/04/2020 Leia...

    -

  • Hospital Regional de São Miguel do Oeste repassa orientações sobre o coronavírus


    O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste – Instituto Santé informa que segue planejamento para o atendimento em caso de ocorrência coronavírus (Covid-19) e está em constante contato com órgãos municipais e estaduais para ações em conjunto. O fluxo de atendimento é orientado pelo Ministério da Saúde e conforme a performance do coronavírus na região, novas medidas serão adotadas. 

     

    Algumas orientações já estão sendo aplicadas e pede-se a compreensão para a segurança dos pacientes e população em geral: 

    - Minimize a troca de acompanhantes no Hospital; 

    - Faça visita aos pacientes somente se necessário; 

    - Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e aguarde a melhora em segurança, no seu lar; 

    - Procure o atendimento do Hospital somente se necessário. Ao apresentar sintomas graves, estaremos preparados para lhe atender; 

    - Sem pânico! Confie nas entidades públicas de saúde e siga as orientações repassadas; 

    - Sem notícias falsas! Não compartilhe informações sem a certeza que a fonte é de confiança. Procure o canal "Saúde sem Fake News", no endereço saude.gov.br/fakenews e confirme se a notícia é verdadeira;

    - Lave as mãos com frequência, com água e sabão ou então esfregue-as com álcool em gel 70%;

    - Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço descartável ou com o braço, e não com as mãos;

    - Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado;

    - Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;

    - Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados;

    - Cuidado com os idosos! Pessoas com mais de 60 anos fazem parte dos grupos de risco. Evite visitá-los em caso de suspeita de qualquer doença respiratória.

    22/03/2020 Leia...

    -

  • Confirmado primeiro caso de dengue em Descanso


    Conforme o setor de Vigilância Epidemiológica foi confirmado o primeiro caso de dengue em Descanso, trata-se de um paciente que foi infectado fora do município.  Com isso, o setor de epidemiologia orientou e esclareceu via telefone sobre os cuidados que devem ser seguidos para evitar a disseminação da doença, inclusive uma das medidas é permanência do indivíduo em seu domicílio. Por precaução o paciente será monitorado por meios não presenciais.

    De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Descanso, Edilene Lorenski, Descanso tem 145 focos do mosquito Aedes aegypti. “Os focos continuam aumentando e precisamos que a população fique atenta para as medidas preventivas que consistem na eliminação de qualquer possível criadouro (local que acumule água) do mosquito transmissor da doença. É necessário tomar os cuidados básicos e se conscientizar, evitar água parada em qualquer local em que ela possa ficar acumulada, manter calhas limpas e niveladas, caixas d’água bem vedadas, evitar acumulo de lixo no quintal”, destaca.

    O Secretário de Saúde Cleber Rech, incentiva a população para aproveitar o momento para avaliar seu imóvel e eliminar todo e qualquer possível criadouro do mosquito Aedes aegypti, já que devido a situação do Coronavírus todos devem permanecer em suas residências.

    19/03/2020 Leia...

    -

  • Trevisan reforça pedido de comprometimento do Estado com as demandas regionais

    img

    Solicitação ocorreu durante evento de posse da Acismo, com a presença do governador, Carlos Moisés da Silva

    O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, participou, na noite desta quinta-feira (12), no Clube Comercial, do evento de posse do Novo Conselho Diretor da Acismo, que contou com a presença do governador, Carlos Moisés da Silva e da vice-governadora, Daniela Reinehr, entre outras autoridades.

    Na ocasião, foi repassada a Moisés uma pauta de reivindicações, construída em parceria pela Administração Municipal e o Conselho das Entidades. Entre os pedidos, estão o aumento do número de leitos do Hospital Regional, ampliação da UTI e instalação de uma UTI neonatal; adequação do aeroporto e isenção de ICMS sobre o combustível de aviação como forma de atrair empresas aéreas; federalização da SC 163 e empenho político para construção de uma ponte interestadual em Itapiranga; viabilização de um anel viário entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba; asfaltamento no interior; esgotamento sanitário; e liberação do terreno do Deinfra para construção do Complexo do SESC.

    O avanço no atendimento a estas demandas ficou por conta da assinatura, pelo governador, do termo de transferência da SC 163. Outros anúncios foram a continuidade dos repasses para cobrir parte dos custos dos municípios com o transporte escolar, e o pagamento de emendas parlamentares.

    “Esperamos que as demais reivindicações recebam a atenção devida do governador, porque São Miguel do Oeste e a região merecem essas ações e precisam delas”, salienta o prefeito.

    13/03/2020 Leia...

    -

  • Unoesc está atenta à situação do Coronavírus e orienta sobre medidas de prevenção

    img

    O panorama de casos de Coronavírus tem deixado a população em alerta. Diante disso, a Unoesc, por meio da pró-reitora de Graduação, professora Lindamir Secchi Gadler se pronunciou quanto aos procedimentos que estão sendo tomados na Universidade.

    Lindamir explicou que o momento é de atenção, porém, como a situação está sob controle, estão sendo adotadas medidas  no sentido de orientar para a prevenção do vírus. Essas medidas vêm ao encontro das orientações repassadas pelo Ministério da Educação (MEC).

    — Estamos reforçando as orientações sobre ventilação e higienização de ambientes, sobre a necessidade de atenção para as pessoas que possam apresentar sintomas suspeitos, importância do uso de lenços descartáveis, higienização das mãos e uso de álcool gel. Isso está sendo repassado para colaboradores, professores e alunos por meio de uma campanha interna — afirmou.

    A pró-reitora ressalta que, de momento, não há motivo para interromper atividades que a instituição desenvolve e que, caso seja necessário, haverá comunicação e ampla divulgação por parte da Universidade.

    — As medidas serão tomadas no momento que precisarem serem tomadas. Sendo necessário, vamos nos posicionar e optar pelo que for melhor para cada momento. Estamos alinhados com das redes de saúde e havendo necessidade repassaremos as informações para os diferentes níveis de ensino oferecidos pela Unoesc — explicou.

    FIQUE ATENTO

    A prevenção do Coronavírus pode ser feita por meio de atitudes como:

    -Lavar as mãos com água e sabão e usar álcool gel.

    -Cobrir o nariz e a boca ao espirrar

    -Evitar aglomerações se estiver doente

    -Não compartilhar objetos pessoais como talheres, copos e garrafas

    -Manter os ambientes bem ventilados

    -Não tocar a região dos olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos.

     

    12/03/2020 Leia...

    -

  • Diplomados da Unoesc conquistam excelentes resultados na prova da OAB

    img

    A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unoesc emitiu o Relatório Analítico do Desempenho apresentado por diplomados do curso de Direito da Unoesc que realizaram o 30º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O relatório tem como objetivo identificar as potencialidades e limitações da qualidade da formação jurídica oferecida pela Instituição.

    Das quatorze instituições da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) que tiveram estudantes realizando o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, a Unoesc se posicionou em 4º lugar. Já dentre as 37 IES do estado de Santa Catarina, a Unoesc alcançou a 8ª posição no índice de aprovação.

    O Exame é constituído de duas fases e por uma opção de reaproveitamento. Em Santa Catarina, foi realizado por 4.261 bacharéis. Desse total, 785 (18,42%) obtiveram êxito. A aprovação dos diplomados da Unoesc foi de 21,97%, enquanto a média nacional de aprovação foi de 17,01%. Nos últimos dez exames aplicados, a Unoesc sempre superou a média de aprovação nacional.

    Esse resultado representa o trabalho da direção, professores e coordenadores do Curso de Direito que buscam incessantemente pelo sucesso na formação de seus estudantes.

     

    10/03/2020 Leia...

    -

  • Eskudlark cobrará obras e investimentos do governador no Extremo Oeste

    img

    Melhorias nas rodovias e cessão do terreno do Deinfra para construção de uma escola do Sesc serão temas tratados.

    O deputado estadual Mauricio Eskudlark (PL) participará nesta semana de reuniões durante o roteiro do Governador Carlos Moisés pelo Extremo Oeste de Santa Catarina. Esta é a primeira vez que o Governador vem a região após sua posse.

    Moisés participará da posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste (ACISMO), e reuniões em Dionísio Cerqueira, Maravilha e São Lourenço do Oeste, onde Eskudlark espera que sejam anunciadas boas notícias. “Assim como foram em outras regiões, em sua primeira visita o governador sempre anunciou investimentos para os municípios e regiões, e este é nosso desejo e esperança”, afirmou.

    Segundo Eskudlark, a visita pela região é uma oportunidade de voltar a cobrar as melhorias urgentes em nossas rodovias estaduais, que estão em estado calamitoso. “Quero que o Governador ande por alguns trechos para ele sentir a dificuldade que nossa população tem diariamente, as rodovias estaduais catarinenses estão em más condições e necessitam de reformas urgentes”, destacou.

    Outro tema de grande relevância, e bandeira levantada por Eskudlark, é a cessão de uso da área do Governo do Estado onde atualmente se encontra o Deinfra em São Miguel do Oeste, localizado ao lado da rodoviária do município. “A Fecomércio deseja fazer um investimento de R$ 16 milhões na construção de uma escola técnica do SESC, valorizando a região e gerando oportunidade de ensino para nossa população, além de dar vida a um local nobre do município que está praticamente abandonado”, disse o deputado.

    Eskudlark também vai cobrar do governo que interceda pela não paralisação das obras da BR-282 e início imediato das obras da BR-163, de Dionísio Cerqueira até Itapiranga, e o projeto para a ponte ligando ao Estado do Rio Grande do Sul.

    10/03/2020 Leia...

    -

  • Mudança na direção do SESI e do SENAI nas regionais Oeste e Extremo Oeste

    img

    O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) – entidades da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) – têm um novo gerente executivo nas regiões Oeste e Extremo Oeste. Claudemir José Bonatto assume a direção das unidades que passam a se integrar e a fazer parte de uma mesorregião com uma única estrutura de gestão.

    De acordo com Bonatto, os objetivos da nova gestão estão em consonância com os quatro pilares de atuação da atual gestão do Sistema FIESC, que são: inclusão, inovação, internacionalização e infraestrutura. “Nossa meta é gerar produtos e serviços alinhados com essas prioridades. Queremos aumentar cada vez mais a percepção de valor do setor empresarial, principalmente da indústria, do que fizemos. A nossa entrega tem que transformar as empresas e nós realizamos isso especialmente por meio da educação”, ressaltou.

    Nesse sentido, a meta é fortalecer e expandir a educação básica, profissional e superior, assim como os demais serviços disponibilizados pelas entidades. “Esse processo de expansão vem ancorado em algumas variáveis, entre elas investimento”, comentou o dirigente. Entre os projetos para os próximos meses estão o centro de tecnologia em alimentos em Chapecó e a modernização da infraestrutura do SESI e do SENAI em São Miguel do Oeste.

    A intenção é matricular em torno de 30 mil alunos nas duas entidades nas modalidades de educação básica, educação profissional e ensino superior até o fim deste ano. De acordo com Bonatto, no ensino superior as grandes novidades para o ciclo 2020/2021 é o lançamento de um forte programa de pós-graduação; na educação profissional a meta é ofertar novos cursos técnicos educação é a qualidade. Nossa missão é ofertar uma formação cada vez mais sólida tanto no desenvolvimento de competências cognitivas, quanto de competências emocionais”, frisou.

    O objetivo é oferecer soluções didáticas e pedagógicas que estejam muito mais alinhadas ao perfil dos alunos que têm um novo jeito de aprender, trazendo recursos de laboratórios e metodológicos voltados para atividades mão na massa, nas quais o aluno aprende fazendo. “É uma grande missão ampliar a presença do SESI e do SENAI como indutores do desenvolvimento do Oeste. São duas entidades responsáveis pelo desenvolvimento de competências nas pessoas. E pessoas desenvolvem empresas, indústrias e sociedade”, concluiu Bonatto.

                ABRANGÊNCIA

    As unidades do SESI e do SENAI nas duas regiões têm uma abrangência de aproximadamente 76 municípios, com um quadro de cerca de 600 colaboradores que atuam com educação, tecnologia e serviços de saúde, segurança e medicina ocupacional. As duas vice-presidências da FIESC atendem 7 mil indústrias que abarcam cerca de 110 mil trabalhadores. Entre os setores preponderantes da economia na região estão o agronegócio, eletrometalmecânico, madeira e mobiliário, vestuário, plástico e tecnologia da informação.

    O vice-presidente Regional Oeste da FIESC, Waldemar Antônio Schmitz, observou a contribuição das entidades para o desenvolvimento regional. “Em todo Estado, o SESI e o SENAI estão organizados em 16 regiões e, como empresário, sinto-me lisonjeado em falar da credibilidade que possuem, assim como todas as entidades da FIESC. A Federação tem uma série de serviços e vantagens, muitos deles oferecidos pelo SESI e SENAI, que contribuem para promover a competitividade da indústria de forma sustentável e inovadora”.

    “O SENAI tem importante suprimento à educação brasileira de capacitação profissional à indústria e atua de forma direta no mercado de trabalho. Seus cursos são importantes pilastras do desenvolvimento do setor. Já o SESI cumpre uma importante missão na saúde e segurança do trabalho, subsidiando as empresas para cumprimento de normas e, acima de tudo, do bem-estar do trabalhador. Não podemos esquecer do papel educacional do SESI”, frisou o vice-presidente Regional Extremo Oeste da FIESC, Astor Kist.

    SOBRE O NOVO GERENTE EXECUTIVO

                Claudemir José Bonatto é formado em Ciências Econômicas, possui especialização em Administração da Qualidade e em Gestão de Instituição de Ensino Técnico, mestrado profissional em Gestão Internacional de Negócios e no Programa Internacional de Desenvolvimento Diretivo (PIDD). Entrou no Sistema FIESC em 1996 como consultor e em 1999 foi coordenador do Midi Oeste, em Chapecó. Desde então, ocupou cargos no SENAI de São Miguel do Oeste, Concórdia e Luzerna/Capinzal. Foi diretor regional Oeste do SESI, assessor da Superintendência de Serviços Compartilhados da FIESC, gerente de Desenvolvimento Organizacional da FIESC e diretor de Educação do SESI/SENAI, além de ter ampla participação em atividades e entidades educacionais, esportivas e empresariais.

    02/03/2020 Leia...

    -

  • Município realiza Audiência Pública do Quadrimestre na quinta-feira (27)

    img

    A Secretaria de Administração e Finanças realiza na quinta-feira (27), audiência pública para prestação de contas do 3º quadrimestre de 2019.

    A audiência será no salão nobre da Prefeitura, a partir das 13h30min. O secretário Alencar Barbieri irá explanar acerca da receitas e despesas orçamentárias dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2019.

    Toda a população é convidada a participar desta audiência e acompanhar a apresentação dos dados financeiros do Município, incluindo ainda investimentos, folha de pagamento e repasses.

    24/02/2020 Leia...

    -

  • Jornalista da Peperi conquista prêmio Conif de Jornalismo

    img

    SÃO MIGUEL DO OESTE

    O jornalista Marcos Meller, da Rede Peperi de Comunicação, foi um dos vencedores da 2ª edição do Prêmio Conif de Jornalismo. A divulgação aconteceu durante a reunião do Pleno, em Brasília. A edição de 2019 trouxe uma novidade em relação à primeira: a inclusão da categoria Institucional, que teve o objetivo de valorizar os profissionais da Comunicação que trabalham na rede.

    Ao todo, 78 reportagens foram finalistas da edição, que sagrou Guilherme Jancowski de Avila Justino (impresso); Richelle Bezerra da Silva (internet); Marcos Meller (rádio); Renato Franco (televisão); e Tiago Nunes Severino (institucional) como vencedores. Como todos os ganhadores são de outros estados, a entrega dos troféus e certificados foi feita pelo presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, aos reitores dos Institutos Federais das respectivas localidades dos agraciados.

    24/02/2020 Leia...

    -

  • Unoesc oferece serviço de rotina de análises físicas de solo em São José do Cedro

    img

    SÃO JOSÉ DO CEDRO

    SÃO JOSÉ DO CEDRO
    A Unoesc São José do Cedro está oferecendo o serviço de rotina de análises
    físicas de solo. Segundo a coordenadora do curso de Agronomia, doutora Claudia Klein,
    estão sendo realizadas as seguintes análises: granulométrica, umidade na capacidade de
    campo, densidade do solo e argila dispersa em água.
    Claudia salienta que todo o manejo realizado em áreas agrícolas tem implicações
    positivas e negativas sob a qualidade do solo. Ela acrescenta que, atualmente, algumas
    práticas agrícolas estão prejudicando a qualidade física do solo e afetando a
    produtividade das culturas. Por isso, os produtores estão buscando conhecer mais o solo
    para buscar soluções viáveis.
    O solo para análise granulométrica e argila dispersa em água deve ser entregue
    na forma de amostra deformada, aproximadamente 500 gramas de solo seco. O solo
    para determinação da umidade na capacidade de campo e densidade deve ser coletado
    em cilindros volumétricos, mantendo a amostra indeformada. A Unoesc possui o
    material para coleta. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (49)
    3643-6000.
    Neste mês, a Unoesc São José do Cedro também começou a oferecer o serviço
    de análises bromatológicas de volumosos destinados à alimentação animal.

    18/02/2020 Leia...

    -

  • Emendas injetarão R$ 1,5 milhão na Saúde, Agricultura e Obras em São Miguel do Oeste

    img

    Recursos foram garantidos pelo prefeito, Wilson Trevisan, durante audiências em Brasília. Também foi solucionada uma questão burocrática que impedia a aquisição dos equipamentos para instalação de uma usina de asfalto

    O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, retornou de Brasília nesta quinta-feira (06) com importantes recursos garantidos por meio de emendas junto a parlamentares identificados com os anseios da região. No total, será cerca de R$ 1,5 milhão para investimentos diversos.

    Trevisan relata que entre as emendas estão R$ 490 mil para aquisição de um rolo compactador, R$ 250 mil para um caminhão, R$ 250 mil para equipamentos agrícolas e mais R$ 500 mil para custeio da Saúde. “Também deixamos encaminhada a solicitação de outros recursos, que deverão somar-se a estes, e ultrapassar os R$ 2 milhões em emendas parlamentares para nosso município este ano”, salienta.

    Outra tratativa importante realizada pelo prefeito de São Miguel do Oeste em Brasília, diz respeito à aquisição dos equipamentos para instalação de uma usina de asfalto, que irá beneficiar todos os municípios da Ameosc (Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina). Trevisan esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional, a fim de solucionar uma questão burocrática que estava impossibilitando o andamento do processo.

    “Este assunto foi resolvido, e agora já podemos inserir no sistema a relação dos equipamentos licitados e, posteriormente, adquiri-los. Após, iremos atualizar o orçamento do restante dos equipamentos, que não registraram fornecedores interessados na primeira licitação, e lançar um novo processo licitatório”, explica.

    A ideia é que a usina seja implantada pelo município de São Miguel do Oeste e depois repassada à Ameosc, que irá administrá-la por meio do Conder (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional), beneficiando 19 municípios da região e gerando economia de até 50% nas obras de asfaltamento.

    06/02/2020 Leia...

    -

  • Academia AW18 começa atividades e anuncia matrículas

    img

    A Academia de Voleibol W18 começou suas atividades em São Miguel do Oeste. Gerenciada pelo ex-atleta da Seleção Brasileira de Voleibol, Wallace Martins, e orientação técnica da profissional de Educação Física Andreia Elisa Daltoé Catto (CREF 005803-G/SC), o trabalho é voltado para meninas de 8 a 16 anos, nascidas entre 2004 e 2012.

    O evento de lançamento foi na AABB de São Miguel do Oeste, que sediará os treinamentos, junto como Colégio JMJ,a partir de 9 de março. Parceiros, patrocinadores, familiares e imprensa estiveram no coquetel. Na oportunidade, Wallace anunciou o dia 8 de fevereiro como Dia D das matrículas, das 8h às 12h, com vagas limitadas, na AABB. As turmas serão de no máximo de 20 alunas, nas categorias Sub-11 (nascidas em 2009 até 2012), Sub-14 (nascidas em 2006 até 2008) e Sub-16 (nascidas em 2004 e 2005). Todas as alunas receberão uniforme para treino e ainda terão uma equipe multidisciplinar formada, além da orientadora técnica, por nutricionistas (infantil e esportiva), fisioterapeuta e educador financeiro. “A intenção é de formar atletas cidadãos preparados para o futuro, seja ele nas quadras ou não. Queremos que essas crianças utilizem o voleibol como trampolim para o sucesso e uma vida saudável”, disse Wallace.

    Ainda foram apresentados os dias e horários de treinamento:

    Segundas

    19h às 20h30 - Sub-16 (Colégio JMJ)

    Terças

    8h às 9h30 - Sub-14 (A) AABB

    10h às 11h30 - Sub-11 (A) AABB

    14h30 às 16h - Sub-11 (B) AABB

    16h30 às 18h - Sub-14 (B) AABB

    Quinta

    17h30 às 19h - Sub-16 (colégio JMJ)

    Sexta

    14h30 às 16h - Sub-11 (B) AABB

    16h30 às 18h - Sub-14 (B) AABB

    Sábado

    8h às 9h30 - Sub-14 (A) AABB

    10h à 11h30 - Sub-11 (A) AABB

    01/02/2020 Leia...

    -

  • Prazo de inscrições para bolsas do Prouni termina neste sábado (1º)

    img

    O prazo para concorrer a uma das vagas para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos integrais e parciais em universidades particulares vai até sábado, 1º de fevereiro. As inscrições devem ser feitas diretamente no site do ProUni.

    A Unoesc está oferecendo bolsas do ProUni para todos os cursos oferecidos por meio do Processo Seletivo ou Vestibular da Acafe, que tenham turmas iniciantes em 2020, tanto na modalidade presencial como a Distância. Ao todo serão 973 bolsas, sendo 469  bolsas parciais (50%) e 504 integrais (100%).

    Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Enem no ano passado e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter zerado a redação. Outro requisito é que o estudante tenha cursado o Ensino Médio em escola pública ou escola instituição particular na condição de bolsista integral.

    Podem concorrer às bolsas integrais candidatos com renda familiar bruta mensal per capita inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.1567,50). No caso das bolsas parciais a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa (R$ 3,135).

     

    Resultado e cadastro na Unoesc

    O resultado da primeira chamada dos selecionados para o ProUni, será divulgado no dia 4 de fevereiro. Com o resultado da pré-seleção em mãos o candidato deve comparecer ao Serviço de apoio ao Estudante (SAE) do campus onde a bolsa é ofertada entre os dias 4 e 11 de fevereiro de 2020.

    31/01/2020 Leia...

    -

  • Hospital Regional Terezinha Gaio Basso participa de projeto do Hacking Health

    img

    0.01.2020 – Em outubro de 2019, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso – Instituto Santé participou do evento “DesignThon – Segurança do Paciente Sem Romantismo!”, em Florianópolis. A maratona reuniu profissionais da área da saúde e da tecnologia para uma imersão sobre o tema central. A partir desse evento, a unidade de saúde de São Miguel do Oeste participa do projeto Hacking Health que é um movimento global para melhorar a assistência médica.

     

    Nesta quinta-feira, 30, uma videoconferência foi realizada para dar seguimento ao projeto que consiste na análise de dados do Hospital Regional de São Miguel do Oeste para chegar em soluções tecnológicas e ações que melhorem a Segurança do Paciente. “Acreditamos que o projeto irá trazer bons resultados não apenas para a nossa unidade, mas sim, para todas as interessadas”, afirma o diretor geral, Jeferson Gomes.

     

    “Mediante a complexidade que é o serviço de saúde, torna-se necessário unir esforços multiprofissionais para discutir soluções que viabilizem a implementação de práticas assistenciais preventivas, potencializando a segurança assistencial. Ainda em fase de construção, o projeto tem proporcionado uma experiência muito produtiva, pela interface entre profissionais de saúde e área de tecnologia, com objetivo comum: melhorar a saúde”, ressalta o diretor assistencial do Hospital, Ezequiel Paixão.

     

    O DesignThon, promovido em outubro do ano passado, propôs uma mistura de Design Thinking e Hackathon. O evento foi realizado pelo Senac SC em parceria com o Coren/SC, ABEn/SC, Instituto Santé, Movimento Global Hacking Health e Associação Catarinense de Medicina (ACM).

    31/01/2020 Leia...

    -

  • Sicoob realiza evento para renovação de parceria com APAEs

    img

    O programa tem como objetivo oportunizar às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAES, por meio de recursos financeiros para uso na manutenção das atividades educativas das instituições referidas e suas ações e no atendimento que oferecem aos seus alunos.

    Em 2019, foram beneficiadas 12 entidades que atendem cerca de 700 alunos nos municípios de atuação nas regiões Extremo Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná com o repasse de R$ 79.555,30.

    Já para o ano de 2020 estão matriculados 884 alunos nas 12 entidades beneficiadas, com a previsão de repasse de R$ 106.080,00 durante o ano. O valor aprovado em regulamento especifico do programa, estabelece o repasse de R$ 10,00 por aluno matriculado por mês para ajudar na manutenção das unidades, ou seja, custear despesas, como alimentação, aquisição de materiais pedagógicos e estrutura física.

    Gerar impactos positivos e promover o desenvolvimento são elementos da cultura do Sicoob São Miguel. Toda riqueza gerada favorece diretamente as localidades onde a cooperativa está presente, esse é o ciclo virtuoso do cooperativismo, que se torna possível a partir da reciprocidade nos negócios com os associados.

     “A gente só percebe a importância de certas atividades quando precisa delas, é o caso das APAEs que fazem um trabalho com muita doação, onde é necessário muito amor para cuidar da dificuldade alheia, um gesto de solidariedade. Os nossos associados também percebem isso, portanto, a implantação deste programa é o atendimento a essas demandas que chegam até o conselho de administração”, destaca Edemar Fronchetti, Presidente do Sicoob São Miguel.

    18/01/2020 Leia...

    -

  • Secretaria de Saúde destaca os principais trabalhos de 2019


    Novos Programas como Saúde do Trabalhador e implantação das Práticas Integrativas são destaques

    A Secretaria de Saúde de Guaraciaba fez um levantamento das principais ações realizadas na Secretaria neste ano de 2019. A informação é da Secretária Daiane Dorigon. Ele menciona sobre os investimentos em automóveis para transportes de pacientes, novos programas implantados e também sobre a demanda de atendimentos.

    Conforme Daiane foram repassados em 2019 ao Hospital São Lucas, mais de R$1,2 milhões para o pagamento dos plantões médicos. Em exames laboratoriais os valores ultrapassam R$210 mil, já os exames de ressonância chegam à R$121 mil. Nos exames de Ultrassom foram investidos R$37 mil. Outros dados apresentados, segundo a Secretária é sobre os repasses ao CIS AMEOSC, que foram neste ano de mais de R$330 mil, justamente pela maior oferta de profissionais e agilidade nos atendimentos através do Consórcio. Foram mais de 2.700 procedimentos entre exames, consultas e cirurgias autorizadas e realizadas através do CIS AMEOSC. Outra área que recebeu atenção é na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, onde os valores são de mais de R$130 mil.

    Dentre as principais aquisições deste ano para o auxílio nos trabalhos da Secretaria de Saúde estão um veículo Prisma e uma VAN de 13 lugares que auxiliam no transporte de pacientes que buscam tratamento em outros centros. Além da aquisição de aparelhos de Raio X Odontológicos. Todos estes investimentos chegaram a mais de R$250 mil. Daiane destaca também os mais de R$180 mil investidos na aquisição de próteses dentárias e em aparelhos auditivos. Outra especialidade bastante procurada neste ano foi na área da oftalmologia. Segundo Daiane foram mais de 200 consultas realizadas, além de 100 procedimentos cirúrgicos de catarata e 40 procedimentos cirúrgicos de Pterígio.

    Sobre a implantação ou realização de novas atividades, em 2019 foi realizado em parceria com o SESC o Projeto SESC Saúde Mulher que realizou cerca de quatro mil atendimentos em Guaraciaba, sendo mamografias, preventivos e atendimentos em educação em saúde. Outra atividade são as Práticas Integrativas, com a implantação de uma nova técnica auxiliar nos pacientes que buscam atendimento nos Postos de Saúde, a Auriculoterapia - tratamento auxiliar que ajuda no bem-estar dos pacientes. Outra atividade implantada foi às aulas de Yoga.

    Além disso, foi implantado também o Programa Saúde do Trabalhador, que é destinado para os trabalhadores residentes no município de Guaraciaba e que sejam usuários do SUS. São realizados a cada período estipulado pela Secretaria de Saúde, atendimentos noturnos onde são ofertados consultas não emergenciais, atendimentos odontológicos, serviços de apoio à atenção primária e vigilância epidemiológica, atualização da caderneta de vacinação. Os atendimentos são agendados e acontecem no Posto de Saúde Central.

    Outros números que ganharam destaque em 2019 são os atendimentos médicos sendo realizadas 34.593 consultas, os atendimentos odontológicos somaram 14.132, e os atendimentos nas Farmácias Básicas foram de 38.694, além da aquisição de mais de R$412 mil em medicamentos.  

    30/12/2019 Leia...

    -

  • Famílias que residem no Bairro Promorar poderão iniciar processo para regularizar suas matriculas através do REURB.


    A informação é do Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de São José do Cedro, Douglas Cesar Patel.

    Segundo ele, as famílias que possuem imóvel irregular no Bairro Promorar poderão, a partir de hoje, 30 de dezembro, encaminhar a documentação para regularização urbana através do REURB.

    O Secretário explica que outros loteamentos já estão em fase de assinatura em cartório para posterior entrega das matriculas titularizadas, garantindo assim a verdadeira posse e direito do terreno para quem é o proprietário.

    Quanto ao bairro Promorar a forma de regularização é parecida para todos os moradores uma vez que eles possuem contrato semelhante, o que poderá adiantar os trabalhos em relação aos demais loteamentos.

    Douglas afirma que os interessados deverão entregar a documentação na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, junto ao departamento de habitação o mais breve possível.

    “É importante lembrar que todos os moradores do bairro poderão encaminhar a regularização por meio do programa REURB”, explicou Douglas. “Se algum morador optar por encaminhar outros meios ou de forma particular, não será permitida sua regularização pelo município”, finalizou o Secretário.

    30/12/2019 Leia...

    -

  • Após mais de 10 anos, Parque Aquático Municipal de São Carlos pode ser concluído


    O Grupo Eco & Eco, conhecido por cases de sucesso, é a empresa responsável pelo desenvolvimento do novo projeto que agora está em fase de captação de investidores

    A cidade de São Carlos, localizada no Oeste do estado de Santa Catarina, passa a ter oportunidade de ver o Parque Aquático Municipal ser concluído 10 anos depois da promessa de sua inauguração. O parque aquático foi planejado com a intenção de ser uma compensação sócio ambiental para trazer benefícios para toda comunidade São Carlense e promover o desenvolvimento turístico da região, mas devido a várias questões, até agora não foi concluído. 

     

    Desde Janeiro de 2019, a empresa de Campinas, no Estado de São Paulo, Grupo Eco & Eco, que atua há 20  anos em todo Brasil e assessora desde 2015 o município de Itá-SC, foi contratada pela prefeitura municipal de São Carlos-SC para elaborar e executar o projeto de retomada do desenvolvimento turístico do município. Semelhante ao que foi feito em Itá-SC, um dos pontos cruciais para a retomada do desenvolvimento turístico e econômico do município é viabilizar formas da iniciativa privada investir e gerir as estruturas e produtos turísticos. “Para atrair investimentos da iniciativa privada é necessário foco em três pontos principais: um cenário de segurança, viabilidade de retorno do investimento e viabilidade técnica.” explica Wilson Miguel, gestor de projetos de inovação do Grupo Eco & Eco.

     

    São Carlos possui o Fundo e Conselho Municipal de Turismo atuante e desde de janeiro de 2019 reúne todo o trade em um Grupo de Estudos e Trabalhos Turísticos GETTUR-SC, que vem trabalhando sob a coordenação do Grupo Eco & Eco. O GETTUR já produziu o diagnóstico e o inventário turístico definindo a vocação, a estratégia de crescimento e os primeiros roteiros. Também foi elaborado e aprovado no legislativo municipal o Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo Sustentável com metas e ações para os próximos 10 anos e também já está em funcionamento por iniciativa do próprio trade a taxa de turismo que será reinvestida no turismo local. 

     

    O município também aparece no Mapa Turístico Nacional: os empreendimentos turísticos estão cadastrados no CADASTUR e São Carlos-SC possui o selo do programa Prodetur + Turismo, comprovando que as ações executadas estão consonantes com as diretrizes do turismo nacional. Isto mostra que o parque não é um empreendimento isolado, faz parte de um conjunto de ações de desenvolvimento turístico. 

    19/12/2019 Leia...

    -