seguranca

Bombeiros de SC participam de simulado de desastre no RS diante das previsões do El Niño

ClicRDC , revisado por IA - Arroio do Meio - 11/06/2026 10:33 - Visualizações: 7

Bombeiros de SC participam de simulado de desastre no RS diante das previsões do El Niño

Bombeiros de SC participam de simulado de desastres no RS, visando aprimorar a resposta a eventos climáticos extremos relacionados ao El Niño.

Ouça esta notícia

Com a previsão de impactos do fenômeno El Niño, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina participam do primeiro Simulado Integrado de Atendimento a Desastres da Região Sul. A atividade ocorre em Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, reunindo profissionais dos três estados do Sul para fortalecer a capacidade de resposta a situações complexas. Santa Catarina mobilizou 20 bombeiros, dois cães de busca e quatro equipes do Grupo de Resposta a Desastres. O exercício simula os efeitos de um ciclone extratropical fictício, denominado Aratimbó, que teria atingido o Vale do Taquari. O cenário inclui colapso de edificações e vítimas sob escombros, exigindo operações especializadas de Busca e Resgate. Os bombeiros utilizam equipamentos especializados e metodologias internacionais de gerenciamento de incidentes. O subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza, destacou a importância da preparação permanente das forças de resposta. O governador Jorginho Mello já assinou um decreto relacionado aos impactos do El Niño em 2026, fortalecendo ações preventivas. O simulado segue até esta quinta-feira, focando na interoperabilidade entre os estados e na prontidão das equipes para respostas rápidas em desastres.

Galeria de fotos

×
+