MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO AUTORIZA CURSO DE ENFERMAGEM EM ITAPIRANGA


Na última sexta-feira, 22/10, o Ministério da Educação (MEC) publicou a portaria 1.164 autorizando o curso de Enfermagem na UCEFF Itapiranga. "Ainda no mês de julho desse ano recebemos a visita de representantes do MEC para autorização do curso de Enfermagem, os quais atribuíram nota máxima, 5, numa escala de 1 a 5", explica o reitor Leandro Sorgato. “Estamos acompanhando a tendência com investimentos nesta área, que está em franca expansão, e dessa forma contribuindo com o atendimento na área da saúde e a educação regional. Com mais este curso autorizado, a UCEFF oferece em seu catálogo praticamente todos os cursos da saúde”, salienta Sorgato.

 

O curso vem em excelente momento, já que a Instituição está com matrículas abertas para iniciar os estudos em 2022. Conforme a coordenadora, professora Débora Eliana Teichmann, a Enfermagem do Centro Universitário pautou-se para sua concepção, nas demandas e expectativas de desenvolvimento do setor da saúde na região e se propõe a construir novos referenciais e paradigmas nesta importante área, com o intuito de promover a saúde, o bem estar, atuando como agente de transformação social beneficiando a comunidade local e regional.

 

A Enfermagem é a ciência que tem como principal foco o cuidado com o ser humano em todas as suas fases de vida, promovendo à saúde e atuando na prevenção das doenças. De acordo com a pró-reitora acadêmica Alexandra Raffaelli, “nossos acadêmicos de enfermagem terão uma formação que os habilite a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção, reabilitação da saúde, tanto a nível individual quanto coletivo. Além disso, terão uma formação com olhar humanescente voltado para o desenvolvimento das habilidades de comunicação e liderança, formando profissionais capazes de atuar em equipes, ou como empreendedores e gestores”.

 

Diante da pandemia da Covid 19 ficou ainda mais evidente a importância do Enfermeiro dentro das equipes de saúde, pois são a linha de frente havendo um  aumento da demanda por esses  profissionais em todas as áreas da saúde. Além disso, no pós pandemia serão um dos profissionais da saúde mais requisitados, pois infelizmente muitos pacientes ficarão com sequelas que precisam ser tratadas.

 

O profissional Enfermeiro possui várias áreas de atuação:  hospitais gerais e especializados, unidades básicas de saúde, cuidados intensivos e semi intensivos, atendimento pré-hospitalar, SAMU, policlínicas e centros de atendimento à saúde; administração e gerenciamento da saúde coletiva e rede hospitalar; pesquisa; consultoria, serviços de auditoria e assessoramento; educação e promoção da saúde, creches, escolas, assistência domiciliar(home care), instituições de longa permanência, participação em grupos de autoajuda e docência de nível técnico na área da saúde.

 

O curso de graduação em Enfermagem possui 5 anos de duração com aulas práticas desde o primeiro semestre, oferta na modalidade presencial e turno noturno. O valor da mensalidade será de R$ 1.138,00.

 

+