A DIFERENÇA ENTRE A INFORMAÇÃO E O CONHECIMENTO

Por: Lotário Staub - 22/06/2023 - Descanso em Foco Compartilhe no Whatsapp


Em tempos não muito remotos, quando alguma informação era necessária ou uma curiosidade precisava ser atendida, uma ida à estande da sala e pesquisar na coleção Barsa podia resolver o problema. A ação era burocrática, difícil e, geralmente desmotivava o interessado.

Hoje, dois ou três cliques no google e temos uma biblioteca ao nosso alcance. São centenas de informações de toda ordem disponíveis para elaborar um conceito. Sim, são informações que não precisam da escola para serem disseminadas. Aqui surge a chave da questão: Como aprender com tudo o que leio?

Informação significa dados processados ​​sobre alguém ou alguma coisa, enquanto o conhecimento refere-se a informações úteis obtidas através da aprendizagem e da experiência. Então, o termo ‘informação’ é descrito como os dados estruturados, organizados e processados, apresentados dentro do contexto, o que o torna relevante e útil para a pessoa que o deseja. Significa fatos e números brutos relativos a pessoas, lugares ou qualquer outra coisa, que é expressa na forma de números, letras ou símbolos.

Conhecimento significa a familiaridade e consciência de uma pessoa, lugar, eventos, ideias, questões, maneiras de fazer as coisas ou qualquer outra coisa, que é reunida através da aprendizagem, percepção ou descoberta. É o estado de conhecer algo com conhecimento através da compreensão de conceitos, estudo e experiência. Simplificando, o CONHECIMENTO acontece, quando a INFORMAÇÃO é aplicada.


 

NA BOCA DO POVO

  • COOPERATIVAS: No primeiro sábado de julho, as cooperativas brasileiras, apoiadas pelo Sistema OCB, festejam os resultados do Dia C com eventos sociais realizados simultaneamente em todo o país, a partir de ações de responsabilidade social e voluntárias que incluem prestação de serviços, difusão de diversas culturas e recreação nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e outras.
     
  • O TEMPO: Estamos chegando à metade do ano novo. Sim, ano novo. Muitos de nós ainda estão colocando o calendário anual de 2023 na parede desavisados de que as primeiras cinco folhinhas já estão vencidas. E não é incomum, quando o assunto entra para as rodas de conversa, ficarmos de queixo caído ao avaliar que já estamos na metade do ano e em pleno inverno. O tempo “avoa”!
     
  • UNIVERSIDADE GRATUITA: Na coluna da edição passada repercutimos aqui o imbróglio a que está submetido o Programa Universidade Gratuita. A ideia de oportunizar a gratuidade aos alunos das universidades comunitárias pode ser um tiro no pé do governador, principal fiador do programa. Pelo que se desenha, os alunos carentes acabarão recebendo menos que os alunos contemplados com bolsas do Ensino Médio.
     
  • ESCOTEIROS: Temos acompanhado as atividades do escotismo aqui em Descanso. O que vimos até agora, são atividades e ações de puro civismo, responsabilidade e compromissos sociais que as crianças assumem. A direção e os responsáveis pela condução dos eventos merecem todo o reconhecimento das famílias e da sociedade como um todo.
     
  • ARRAIAL DE SÃO JOÃO: A administração municipal está à frente da promoção de uma Festa Junina no Bairro Jaroséski neste sábado. Vale a iniciativa, mas particularmente não vemos mais a essência de um arraial nesta promoção. Não vai haver fogueira para saltar sobre as brasas...será dentro de um salão...sem tendas...pau de sebo...cheiro de fumaça. Tudo limitado pela legislação moderna. Que tal uma entidade resolva promover um arraial ao ar livre?

 

FESTA JUNINA NO BAIRRO JAROSÉSKI

A já tradicional Festa Junina no ginásio do Bairro Jaroséski é uma das poucas oportunidades dos descansenses de reviver um pouco das saudosas festas juninas de outros e bons tempos

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, está organizando o 5º Arraiá de Descanso, que acontecerá neste sábado no ginásio do bairro Jaroseski a partir das 19h. Segundo Maicon Rosin, secretário da pasta, o evento terá entrada gratuita, seguindo a tradição das edições anteriores. “Uma das atrações mais aguardadas será o concurso de apresentações culturais, com premiação para as equipes participantes. A música ficará por conta da banda Animação do Rio Grande do Sul, garantindo um clima animado e contagiante”, informa.

As equipes inscritas terão a oportunidade de comercializar comidas, bebidas e brincadeiras típicas, trazendo ainda mais sabor e diversão para a festa.

Uma novidade deste ano é o retorno do desfile de casais caracterizados com trajes típicos. Haverá duas categorias, adulto e infantil, e os vencedores receberão o título de Sinhá e Sinhô e de Sinhozinho e Sinhazinha 2023, além de uma premiação de R$ 200 para cada casal.

Os concursos motivam a boa participação

O prefeito Sadi Bonamigo ressalta a importância de promover o Arraiá como forma de valorizar a cultura caipira e envolver as entidades locais. “Criamos o Arraiá em 2017 para reunir as famílias, proporcionar momentos de alegria, de interação e diversão. A expectativa é de que essa edição supere as anteriores em qualidade e criatividade das apresentações, encantando a população descansense”, destaca.

+