Bancada do Oeste se reuniu com governador para debaterem soluções para estiagem no estado


Na ocasião, Cobalchini foi apresentado como novo coordenador da bancada. Para o parlamentar a estiagem não é mais um problema pontual, mas que ocorrem todos os anos.

O encontro que aconteceu na Casa d’Agronômica na tarde de quarta-feira, 02, teve como tema principal, debater soluções de longo prazo para os efeitos da estiagem em Santa Catarina. Além das ações emergenciais e dos investimentos em ações para reservacão de água, o governador destacou a necessidade de se ampliar ainda mais os aportes. Em razão disso, os deputados e as equipes do Governo marcaram novo encontro em 15 dias para discutir as fontes de financiamento.

O novo coordenador da Bancada do Oeste, deputado Valdir Cobalchini, salientou que a reunião tratou de ações no curto, médio e longo prazo. “Tivemos uma discussão absolutamente aberta. Agora, precisamos avançar. Por isso, marcamos uma nova reunião em 15 dias. Nesse período, a Alesc vai estudar alternativas legislativas em relação ao Orçamento. O Poder Executivo também estudará alternativas para que possamos nos preparar para esse enfrentamento. Isso pode ocorrer com recursos públicos e também privados. Precisa haver um esforço de todos nós. É necessário estancar esse problema, que gera prejuízos bilionários”, afirmou Cobalchini.

De acordo com a Epagri/Cepa, o somatório dos males sofridos pela agricultura familiar catarinense desde o ano passado, por conta das chuvas irregulares, já chega a R$ 3,7 bilhões. Já são 125 municípios catarinenses a declarar situação de emergência junto à Defesa Civil estadual. 

O encontro contou a presença do presidente da Alesc, Moacir Sopelsa, dos deputados Marcos Vieira, Maurício Eskudlark, Marlene Fengler, Jair Miotto, Onir Mocellin e Fabiano da Luz, além dos secretários de Estado da Agricultura, Altair Silva, da Fazenda, Paulo Eli, dos chefes da Casa Civil, Eron Giordani, da Defesa Civil, David Busarello, e da presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos.

+