Projeto de autoria do vereador Vagner Passos denomina de Adelino Manto rodovia de acesso à Linha Fátima


A Câmara de Vereadores aprovou em segundo turno, nesta terça-feira (12), o Projeto de Lei 49/2021, de autoria de Vagner Passos (PSL), que denomina de Adelino Manto a rodovia municipal de acesso à Linha Fátima, localizada a partir do final da Rua Darci Lolatto, no Bairro Agostini. O projeto segue para sanção do prefeito para passar a vigorar.

Adelino Manto é filho de José Manto e Maria Rech Manto, e nasceu em 1922, em Ana Rech, Caxias do Sul. Recém-casado com Avelina Polônia Andreolla Manto, em 3 de maio de 1943 e após oito dias de viagem, juntamente com outras oito famílias, chegou à então Vila Oeste.

Residiu na Vila pelo período de dois anos e, após ajudar a construir a estrada para onde seria posteriormente a Linha Fátima, construiu sua morada e ali criou sua família composta de 12 filhos.

Inicialmente trabalhou na agricultura, sendo proprietário de uma das primeiras trilhadeiras, com a qual ajudava os vizinhos da comunidade e região na colheita dos produtos agrícolas. Construiu também uma serraria movida a água, pois não havia energia elétrica, com a qual eram feitas as tábuas para a construção das casas.

Foi proprietário fundador do primeiro britador, hoje Britador Oeste, de onde extraiu parte da brita doada para a construção da fundação da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, da qual sempre foi frequentador e colaborador. Este britador foi e é responsável pelo fornecimento de pedra brita para a construção civil de inúmeras obras da cidade.

Sendo um dos primeiros moradores, foi sócio e um dos fundadores da comunidade de Linha Fátima, para a qual doou uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, a qual deu origem ao nome da comunidade e ainda permanece no interior da igreja.

Nesta comunidade viveu, trabalhou e participou por quase 40 anos até sua morte em 28 de dezembro de 1982, quando, a seu pedido, foi construído o cemitério na comunidade, tendo sido ele a primeira pessoa a ser ali sepultada.

Última edição

Edição 1065

17/06/2021

Anúncios

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
+