UCEFF ITAPIRANGA - HÁ 22 ANOS TRANSFORMANDO A VIDA DAS PESSOAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO


Nesta sexta-feira (17/06) a UCEFF Itapiranga está completando 22 anos de criação da mantenedora da Instituição. Tudo iniciou com a criação da então Sociedade Educacional de Itapiranga, em 17 de junho de 2000. Para marcar esta linda jornada de crescimento e evolução, foi realizado no dia 15 ato de entrega oficial de espaços para comunidade acadêmica - o NUJUR (Núcleo de Prática Jurídica) e a Clínica Escola de Psicologia. 

 

O curso de Psicologia iniciou suas atividades neste ano de 2022 com o ingresso da primeira turma de calouros. O curso de Direito, que já formou 285 bacharéis, iniciou sua trajetória no segundo semestre de 2006, e desde 2010 atua com o Serviço de Assistência Judiciária Gratuita (SAJUG), inicialmente instalado no centro da cidade e mais tarde, em prédio próximo à Instituição, agora instalado no térreo do Bloco C. O Sajug é um órgão que faz parte da NUJUR, e atende demandas da comunidade.

 

De acordo com o reitor Leandro Sorgato, “em comemoração aos 22 anos da UCEFF Itapiranga, inauguramos e entregamos à comunidade dois importantes espaços de transformação social. Ambos tem o papel de prestar auxílio jurídico e psicológico junto à população de baixa renda enquanto nossos acadêmicos tem a oportunidade de se aperfeiçoar por meio da prática do estágio. Todo processo é supervisionado por professores com ampla experiência no mercado. Com estas duas ferramentas à disposição da população, a UCEFF segue seu compromisso de transformar a vida das pessoas e da região”.  

 

A pró-reitora acadêmica, Alexandra Raffaelli assim se expressou durante a mensagem inaugural: “Karine e Leandro, acreditadores desse projeto. Estudantes, professores, coordenadores, família UCEFF e comunidade - que possamos nos orgulhar do que temos, crescer juntos, mudar a rota quando necessário para as melhorias e olhar para nossos espaços, como este hoje oficialmente inaugurado, acreditando sempre que a educação pode mudar qualquer rumo da história e que aqui em Itapiranga, cidade interiorana, linda de se ver e de se viver, temos sim, muita responsabilidade e qualidade na educação”.

 

Para o coordenador de Direito, Rogério Soehn, a UCEFF e “o curso se solidificaram na região e hoje representam uma oportunidade para aqueles que querem ter um ensino de qualidade, acessível a todos os moradores dessa nossa bela cidade e das cidades vizinhas, tanto catarinenses quanto gaúchas”. 

 

Já o coordenador de Psicologia, Tiago Pereira, disse que “esse momento é muito especial para o nosso curso, pois a implantação da Clínica Escola de Psicologia constitui um dos elos fundamentais a serem construídos com a comunidade itapiranguense e de nossa região. Esse é um dos espaços essenciais para a aprendizagem e a formação em Psicologia. Também é um espaço importante do ponto de vista social, pois aqui serão oferecidos serviços psicológicos para a comunidade, por meio de atendimentos prestados pelos estudantes”.


Representando a prefeitura de Itapiranga, a secretária de Assistência Social, Simone Felin, destacou a parceria com os cursos de Direito e de Psicologia para os encaminhamentos necessários da secretaria. Já a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ilda Teixeira Feller, desejou muito aprendizado neste espaço que ora está sendo disponibilizado a acadêmicos, professores e comunidade.

+