VERÃO OU INVERNO

Por: Lotário Staub - 20/04/2023 - Descanso em Foco Compartilhe no Whatsapp


O amigo leitor prefere o verão ao inverno? Ou o contrário? Estamos chegando aos dias frios do inverno e por ser a estação que mais impacta as pessoas, merece muito nossa atenção. Para confortar um pouco quem não gosta do frio e entrar no clima de quem gosta, temos alguns argumentos para apreciar o inverno como a melhor estação do ano:

Um bom motivo é que no frio suamos muito pouco. Tem coisa melhor do que não ficar suando por todos os poros o dia inteiro? Sair do banho quentinho sem suar? No inverno, os insetos não aparecem. As baratas, pernilongos, mosquitos e derivados ficam bem quietinhos no lugar deles. Um grande motivo para preferir o frio nesta época, é que todo mundo fica mais elegante Botas de cano alto, cachecol, sobretudos…todo mundo fica chique no inverno, mesmo sem nem tentar. Outro bom motivo é ir para a cama. Com o frio, é muito melhor para dormir. Pijama quentinho, meias fofas, cobertas e mais cobertas…como não amar uma estação em que dormir é a melhor atividade? E a melhor parte: é a época para tomar vinho. Vinho no calor? Não dá! Chamar os amigos para tomar um vinho e comer peixe, dobradinha, “brodos” e outros pratos da estação num dia frio...Isso sim é vida.

Argumentos como a dificuldade de sair de casa, algumas profissões ficam expostas ao gelo, perdemos a mobilidade, campings, praia e aí por diante, devem ser considerados. No entanto, a criatividade e a capacidade de transformação e, principalmente, de adaptação farão muito a diferença. Que o frio seja bem vindo!

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIU A SEGURANÇA NAS ESCOLAS

O Poder de Descanso realizou na noite desta quinta-feira (13/04), uma audiência pública para debater a Segurança nas Escolas, esta proposta pelo Vereador Mateus Bolsoni.

O secretário Jhoni Zortéa conduziu os trabalhos, sob a presidência do presidente da Câmara, vereador Giovani Busnello Vieira, na presença do secretário da Educação Maicon Rosin, Vice-Prefeito Ivanei Brugnerotto, Promotor de Justiça Felipe Brüggemann, Comandante da P.M Ederson Luiz Filimbertti, Delegado da Polícia Civil Thiago Gonçalves Moreno Gomez, Vereadores Vlademir Oro, Paulo Henrique Burin, Marise Teresinha P. Giombelli, Volmir Adelar Casagrande, Odete Maria A. Nora, Fabiana Pasolini Capelesso, Mateus Bolsoni, Imprensa escrita e falada, representantes de entidades diversas, Dirigentes Escolares, além de pais, familiares e membros da população.

Mesa dos trabalhos da audiência. (Foto Ricardo Orso).

A Audiência Pública foi marcada pela grande participação de pessoas que estão preocupadas com a segurança escolar. Na oportunidade, foram respondidas as dúvidas dos vereadores, representantes de entidades e de presentes na Audiência. Medidas de segurança que as escolas necessitam e o que será feito em carácter de urgência serão analisadas para a tranquilidade voltar às escolas.

O vereador autor da Audiência Pública, Mateus Bolsoni, em seu discurso disse que os pais estão preocupados com a segurança dos filhos nas escolas principalmente na creche municipal. Ele afirma que o executivo municipal através da Secretaria de Educação estará criando uma comissão juntamente com os pais para discutir os principais pontos de vulnerabilidade das escolas. 

Já o Promotor de Justiça da Comarca de Descanso, Felipe Bruggemann, afirmou que já existem alguns estudos em andamento pelos órgãos públicos buscando soluções sobre a segurança nas escolas, principalmente o preventivo. Ele afirma que o apoio da sociedade, e pais é importante, para que acompanhem os filhos na internet, sites e históricos. 

O delegado da Polícia Civil da Comarca de Descanso, Thiago Gonsalves Moreno Gomes, afirmou que a Polícia Civil está em uma força-tarefa dedicada ao atendimento, averiguando denúncias e crimes cibernéticos. Ele afirma que em Descanso nenhuma denúncia foi oficializada sobre ataques, mas a Polícia Civil está atenta e se houver a necessidade irá agir imediatamente. 

O comandante do Destacamento da Polícia Militar de Descanso, e subtenente, Ederson Luiz Filimbertti, em seu pronunciamento, disse que a Polícia Militar está fazendo rondas em todas as escolas de Descanso. A PM também realizará um ciclo de palestras e um levantamento em todas as escolas elencando todas as vulnerabilidades e esclarecendo aos profissionais da educação como agir diante de atitudes de pessoas que possam parecer suspeitas.

Maicon Rosin, por sua vez e na condição de convocado, esclareceu todos os pontos em que sua pasta está agindo para dificultar a ação de possíveis agressores.

TÁ NA BOCA DO POVO

  • CHINA: Lula foi à China assinar o que já estava acordado. Participou da posse da Dilma que vai ter um salário mensal de 250 mil como presidente do BRICS e de quebra, deu declarações sobre a guerra na Ucrânia. Meteu-se onde não foi chamado. Foi comparado a um “pintcher” latindo para um “pit bull”.
     
  • PREÇOS: Não adiantou chover na roça dos agricultores de nossa região. A safra batendo recordes, mas os preços não ajudam. Ouvindo o Zulmir da Epagri entende-se que a solução está na economia dos custos de produção. Com o preço do adubo nas alturas, o jeito é fazer a adubação verde.
     
  • SOLO: Não vão 35 anos e a terra para ser plantada, obrigatoriamente precisava ser lavrada, “afofada” literalmente. O plantio direto e o famoso “secante” mudaram isso radicalmente. Tudo ficou mais fácil e prático. O temido êxodo rural aconteceu, mas a produção aumentou. Estamos diante de um problema lógico: O preço sempre vai obedecer ao princípio da oferta e da procura.
     
  • FUTEBOL: Somos realmente o país do futebol, embora não sejamos os melhores do mundo. Todos nós torcemos pelo melhor time que, nem sempre ganha, é verdade, mas que agita as rodas de palpites e “secações”. Teremos o Ouro Verde e muitos jogos para todos os gostos na TV.
     
  • MDB: O MDB depois de muito brincar com sua própria sorte e buscar projetos envolvendo coligações, renunciando ao seu protagonismo por ser um dos maiores partidos do município, revolucionou ao renovar consideravelmente seu diretório e executiva municipal. Lilo foi o nome consensual para presidente da sigla.

+