Santa Helena firma parceria para certificação de propriedades livres de Tuberculose e Brucelose


Os servidores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Prefeito Municipal Blásio Hickmann se reuniram com o SEBRAE para tratar do início do programa de certificação de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose.

Segundo o Prefeito Blásio Hickmann, trata-se de um compromisso do governo municipal. Ele afirma que na reunião, o representante do Sebrae, Udo Trenemphol, apresentou o programa Sebraetec, que subsidia 70% dos exames. O Prefeito afirma que em função da Lei 173, a municipalidade não pode fazer uma nova despesa nesse ano, por isso, os produtores devem arcar com os outros 30%.

Se houver adesão, a administração municipal deve subsidiar parte do programa a partir de 2022. A Secretaria de Agricultura está fazendo um levantamento dos proprietários interessados e a quantidade de animais para fazer o encaminhamento junto ao Sebrae. Qualquer dúvida, o produtor deve procurar o médico veterinário que atua junto a Secretaria de Agricultura para buscar mais informações.

Ao aderir ao programa de certificação, o proprietário terá uma série de vantagens. Com sua propriedade livre da Brucelose e Tuberculose, por exemplo, poderá receber uma valorização melhor do seu produto. Além disso, diversas empresas tem incentivado os produtores pois, entre outros, estão de olho na qualidade do leite oferecido ao consumidor.

+