Itapiranga investe no turismo para se tornar um dos principais destinos da região


O turismo é um setor estratégico para incrementar o movimento econômico do município, para fortalecer outras atividades e para ampliar o fluxo de recursos que giram na economia local. Por incentivar e acreditar no potencial desse setor no extremo oeste, o Sebrae/SC tem auxiliado os municípios a reconhecerem e divulgarem seus atrativos turísticos.

Exemplo disso é o município de Itapiranga que desenvolveu, em parceria com a entidade, a reativação do Conselho Municipal de Turismo, criação da Associação do Turismo, consultorias na área, elaboração de rotas e roteiros, fomento ao empreendedorismo rural, planejamento de marketing turístico, plano municipal de turismo e investimentos na infraestrutura urbana. As ações foram realizadas por meio do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alexandre Siqueira, nos últimos anos tanto o Poder Público quanto a iniciativa privada investiram fortemente no turismo. “Precisamos dar continuidade a esse trabalho iniciado há vários anos. Entendemos que estamos em outro patamar, porém precisamos evoluir bastante para que Itapiranga se consolide como um dos principais destinos turísticos do extremo oeste catarinense”, adiantou.

Entre as atrações inauguradas recentemente, Siqueira destaca o Observatório Uruguai, localizado na propriedade de Cornélio Schönhals, em Linha Presidente Becker – um mirante de nove metros de altura com visão privilegiada – e o Centro Histórico Germânico de Itapiranga, localizado às margens da rodovia SC-163, em Linha Cordilheira.

“Aderimos ao ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora e definimos como prioridade a atuação no turismo, com a contratação de 700 horas de consultorias e treinamentos. Esse trabalho será desenvolvido de maneira coletiva, com decisões democráticas. Estamos nos organizando no município, mas temos entendimento que o turismo precisa ser trabalho de maneira regional. Como prioridades capacitaremos todos os empresários envolvidos no setor para o bom atendimento ao turismo e para vender o destino Itapiranga”, antecipou o secretário.

VALORIZAÇÃO À CULTURA GERMÂNICA                                            

O Centro Histórico possui 30 pontos de visitação, dentre eles, dez construções temáticas, que retratam a história da colonização a partir do ano de 1926: hotel histórico, escola capela, moinho de milho, casa do imigrante, casa Oswald, galpão I e II, estufa de fumo, horta e casa do cooperativismo e do comércio. A estrutura está aberta à visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 19 horas e conta com restaurante e loja de souvenir.

A filha do empreendedor/fundador Inácio Oswald, Rosiane Oswald, ressaltou que para investir em atrativos turísticos é preciso ser visionário para enxergar o percurso a ser traçado. “O Centro Histórico foi construído com a intenção de manter a história dos meus avós, que vieram ao Brasil e perceberam um mundo totalmente diferente. Esse espaço é de reconhecimento a esses imigrantes, que ao longo da história foram pioneiros e batalhadores. Esperamos deixar um legado sobre os empreendedores que construíram o desenvolvimento dessa região”, explicou.

Para o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, que conheceu o atrativo nesta semana, a iniciativa valoriza a pujança dos empreendedores que fazem a diferença nas comunidades em que estão inseridos. Ele também reforçou que o papel da entidade é melhorar os ambientes de negócios para as micro e pequenas empresas da área urbana e rural. “Muitos associam o Sebrae/SC como promotor de cursos e capacitações, fazemos isso, mas somos muito mais ao tentar reduzir as desigualdades por meio do empreendedorismo”, explicou ao comentar da felicidade em poder continuar contribuindo com o município de Itapiranga.

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