Santa Helena sensibiliza produtores para eliminação da tuberculose e brucelose


SANTA HELENA - SC

No dia 15 de junho, a Secretaria de Agricultura de Santa Helena reuniu os produtores interessados no Programa de Certificação de Propriedades Livres de Brucelose e Tuberculose. A reunião foi realizada no Centro de Multiplo Uso e contou com a presença de agricultores, autoridades e servidores da Secretaria.

O vice-Prefeito Beto Paludo ressaltou a importância do programa e aproveitou a ocasião para solicitar que os agricultores exijam nota fiscal na venda dos seus produtos, de forma especial, na venda do leite. Beto destacou que isso é muito importante para o desenvolvimento do município. O Prefeito Blásio Hickmann falou do seu plano de governo que contempla o programa de certificação, no entanto, a municipalidade está impedida pela Lei Federal 173, para efetuar uma nova despesa nesse ano de 2021. “Se houver boa adesão, a partir do próximo ano, a Prefeitura pode subsidiar parte do programa”, afirmou o Prefeito.

Durante a reunião, o médico veterinário Valdair Dahmer falou sobre o programa e sensibilizou os produtores. A adesão foi boa e os produtores agora estão fazendo um cadastro, que segue aberto na Secretaria para novas adesões. O Sebrae, através da FARMAVET vai contatar os produtores para agendar os exames de rebanho, algo que deve ocorrer no mês de agosto.

O programa será desenvolvido em parceria do Sebrae/SC, da Prefeitura de Santa Helena e do Instituto de Desenvolvimento Regional FAI (IFAI), com o apoio da FARMAVET. 

Entre os benefícios das ações estão atendimento da legislação específica; garantia de saúde pública (humana e animal); melhora no posicionamento de mercado, da qualidade do processo, do produto; segurança nos investimentos; modernização e ampliação da atividade; aumento no faturamento e diferenciação do produto/serviço.

+