TRABALHO OU CASTIGO?

Por: Lotário Staub - 28/04/2023 - Descanso em Foco Compartilhe no Whatsapp


Quantas vezes saímos de casa para ir ao trabalho com a sensação de fadiga, queixas de estresse, ansiedade e, até mesmo, com doenças físicas? Além de prejudicar a saúde esses sentimentos aumentam a desconfiança a respeito da profissão que escolhemos, já que podem ser causados por fatores como: excesso de tarefas, medo da demissão, conflitos interpessoais no ambiente de trabalho, percepção de não conseguir alcançar os objetivos estabelecidos e desequilíbrio entre o desempenho exigido e a crença de não possuir as capacidades necessárias.

A origem da palavra “trabalho”. No latim, “tripalium” denomina um instrumento de tortura e “labor” (lavoro, em português) significa esforço, dor e pena. Ou seja, ambos têm como raiz uma conotação emocional amarga, dolorosa, negativa, de sofrimento, fadiga, exploração, punição e restrição da liberdade individual. Felizmente, a concepção contemporânea de trabalho orientou-se em direção a ideias opostas, que apresentam uma visão como algo direito do ser humano, espaço para a valorização dos talentos e capacidades individuais, criatividade, satisfação profissional e realização pessoal.

A realização no trabalho inicia por conhecer a si mesmo, saber seus fatores individuais de caráter e pensá-los em conjunto com os aspectos ambientais da organização da empresa, ao conteúdo profissional e à relação   com a equipe podem ser pontos importantes de reflexão para viver o trabalho não como um peso e um castigo, mas como um espaço de realização e satisfação pessoal.
 

Tá na Boca do Povo

  • CADÊ LULA? Na primeira gestão do presidente Lula, na TV era apresentado um quadro humorístico onde um senhor olhava pela janela observando um aviãozinho e dizia: “Olha o Lula indo.....Olha o Lula vindo...”. Alguma semelhança com o presidente neste início de seu novo mandato? Rezemos para que estas viagens realmente beneficiem nosso país e não seja, mero turismo.
     
  • CADÊ JORGINHO? O presidente Lula tem feito é viajar, é verdade, mas nosso governador o máximo que fez foi ir a Brasília para uma reunião sobre a violência nas escolas. Entrou e saiu calado. Faz de tudo para não aparecer na foto com o Lula. Aliás, isto justifica o fato de dois familiares de Bolsonaro já estarem empregados no governo de Santa Catarina.
     
  • PISO DA ENFERMAGEM: Os profissionais da área de enfermagem já estavam perdendo a esperança de que o piso da enfermagem seria, efetivamente implantado. Mas, nesta semana, o presidente assinou a regulamentação da lei que permite o uso de recursos extraordinários viabilizando aos estados, municípios e hospitais pagarem o tão merecido salário. Um pouco de paciência e o sonho será realidade.
     
  • BIG BROTHER: O tal de BBB deste ano foi um redundante fracasso. Nem mesmo o grande valor do prêmio conseguiu produzir atrativos que chamassem a atenção dos brasileiros. Os reais propósitos da Globo foram derrotados por conta de trazer ao debate bandeiras das minorias. Até aí tudo bem, no entanto, as personagens, nem de longe conseguiram dar conta do recado.
     
  • O MUNDO ESTÁ DOENTE: Ficou evidente nos debates sobre a ação de psicopatas atacando crianças nas escolas que o mundo atual está doente. O corpo humano não está preparado para lidar com tanta luz, telas, pressa, consumismo, compromissos financeiros, disputas sociais... Resultado: O cérebro não está aguentando mais e loucuras de toda ordem aparecem.
     

SERVIDOR DA SAÚDE DE DESCANSO MORRE EM ACIDENTE DE CARRO

Um gravíssimo acidente de trânsito foi registrado na manhã desta segunda-feira (24) na rodovia BR-277, em Cascavel. O veículo Chevrolet/Spin da Prefeitura de Descanso conduzido pelo servidor Márcio Barbieri seguia pela via sentido Cascavel, quando perdeu o controle da direção e saiu da pista.

O automóvel bateu violentamente contra a estrutura do contorno para o Aeroporto da cidade, ficando com a frente completamente destruída. Logo após, o carro tombou e ficou capotado no retorno.

Veículo ficou totalmente destruído

No veículo, além do motorista Márcio, estava um paciente que era conduzido para tratamento de saúde em Cascavel-PR. O motorista Márcio estava preso às ferragens e o Corpo de Bombeiros constatou o óbito no local. A segunda vítima, um idoso de 74 anos, foi socorrido com ferimentos leves e foi encaminhado à Unidade de Pronto-Atendimento do Jardim Veneza, onde foi socorrido.

O Governo Municipal de Descanso lamentou profundamente o falecimento de Márcio Barbieri, servidor público de 41 anos. Barbieri atuava como motorista ACT na Secretaria Municipal de Saúde desde o início deste ano, sempre demonstrando dedicação e zelo em seu trabalho.

No ano anterior, Márcio havia exercido a mesma função na Secretaria de Saúde por três meses, antes de ser relocado para a Secretaria de Educação e Cultura, onde permaneceu até o final do ano.

 

Márcio Barbieri

O prefeito Sadi Bonamigo, o secretário de Saúde Cleber Rech e familiares estiveram em Cascavel para o reconhecimento do corpo e posterior liberação. O município providenciou os trâmites legais para o translado do corpo para o município de Descanso.

O Governo Municipal de Descanso decretou luto oficial por três dias, como forma de homenagear a memória do servidor Márcio Barbieri, que prestou relevantes serviços ao município. Neste período, a bandeira do município está hasteada a meio mastro como sinal de respeito e solidariedade à família e aos amigos enlutados. Márcio sempre será lembrado por sua alegria, sua disposição em ajudar e pela sua dedicação ao seu trabalho e à sua família.

 

+