O JEITINHO BRASILEIRO

Por: Lotário Staub - 04/05/2023 - Descanso em Foco Compartilhe no Whatsapp


Estamos em meio à formalização da temida Declaração do Imposto de Renda. Os que já efetivaram sua declaração, certamente não tinham dúvidas quanto aos números a serem apresentados ao “Leão”. O restante está estudando toda e qualquer forma para pagar o menor valor possível, ou receber uma generosa restituição de valores que foi retida durante o recebimento dos salários em 2022.

Para fugir das garras do “Leão” subterfúgios de toda ordem são utilizados pelos contribuintes. Aí entra o famoso “jeitinho brasileiro” conhecido pelas ações e abordagens improvisadas e muitas vezes informais com a qual o brasileiro resolve situações problemáticas. Esse jeitinho brasileiro de ser é visto tanto como negativo quanto positivo, de acordo com a situação na qual ele é aplicado.

No que diz respeito à conotação negativa, o jeitinho brasileiro é associado à corrupção, à falta de educação, à falta de civismo, à lábia e ao mau-caratismo. É o jeitinho brasileiro usada como qualquer tentativa de enganar em benefício próprio. Enganar o “Leão”, então, é um ato que o brasileiro faz sem nenhum constrangimento.

 Se por um lado, o jeitinho brasileiro é motivo de desagrado, por outro, ele é considerado uma das maiores qualidades dos cidadãos brasileiros. Famoso por seu jeito alegre e descontraído de ser, diz-se que o povo brasileiro costuma se comportar com mais informalidade e descontração do que cidadãos de outras nacionalidades, até mesmo nas mais estressantes situações. Rir da própria desgraça, é um exemplo.

TÁ NA BOCA DO POVO

  • OURO VERDE:  . Um bom público prestigiou o jogo do Ouro Verde e apoiou a equipe que conquistou um ponto na competição. No próximo domingo, nosso time enfrenta o Guarani, às 15h no Estádio João Baretta, em Descanso com transmissão pela equipe de esportes da Progresso FM. Descanso passa a ter uma alternativa para passar tardes de domingo bem mais interessantes.
     
  • FESTAS DE FAMÍLIA: Estivemos no Rio Grande do Sul, no último final de semana, participando da tradicional Festa da Família Bohnem. A emoção é muito grande quando um grande número de famílias se reencontram para lembrar o passado e manter os laços que foram construídos pela História. Outro grande encontro foi promovido, também, pela Família Beckhemkamp. Ambas na região de Santa Cruz do Sul.
     
  • SALÁRIO MÍNIMO: O salário mínimo certamente poderia ser apelidado de “salário miserável”, mas, estes trocados, no atual contexto, representam a principal renda de muitas famílias no interior e na cidade. Diante da atual “pindaíba”, dois salários numa casa onde vivem quatro ou cinco pessoas, faz a grande diferença. Quando os velhinhos partem para o descanso eterno é que, para os que ficam, o desespero toma conta.
     
  • CULTURA: O Centro Cultural Coluna Prestes promoveu, na semana passada, a interessante exposição Uma Coletânea de Neuri Jorge Reolon. O artista vive de sua arte, que é muito boa diga-se de passagem. Uma pena que as oficinas aconteceram em horários que dificultavam a presença de pessoas no trabalho. São passos importantes para dar ao local a importância que a Cultura merece.
     
  • FUNCIONALISMO: O governador Jorginho acaba de jogar um balde de água fria, se bem que fria é pouco, foi gelada mesmo, sobre as pretensões dos professores estaduais e demais funcionários públicos do estado. Por conta de um ajuste fiscal, ninguém terá aumento pelo período de um ano. Considerando que o salário já é pouco, vamos ter que fazer mais uns furinhos no cinto...

 

VEREADOR GIOVANI BUSNELLO VIEIRA VIABILIZOU RECURSOS PARA DESCANSO

O vereador Giovani Vieira participou da recente marcha dos vereadores a Brasília e dentre as diversas ações desenvolvidas no evento, uma delas foi visitar o gabinete do Senador Esperidião Amin – PP. Na visita ao senador, o vereador descansense apresentou dois requerimentos, sendo um solicitando R$ 200.000,00 ao hospital de Descanso e R$ 300.000.00 para a aquisição de máquinas agrícolas que serão destinadas aos grupos e associações no interior do município.

“Considerando que o Esperidião Amin dá prioridade à Saúde e à Agricultura apresentamos os requerimentos e para a nossa satisfação fomos contemplados. O ex-governador tem simpatia especial pelo município de Descanso, além de valorizar o trabalho dos vereadores do PP” disse o vereador.

Segundo o vereador descansense, a Marcha dos Vereadores deste ano foi marcada por muito aprendizado. O evento teve como tema “Pacto federativo: um olhar para o futuro”, levou milhares de parlamentares à capital nacional para realizar atividades de aperfeiçoamento acerca da municipalidade e da qualidade dos serviços ofertados à população.  Além de defender os interesses de seus municípios, o outro objetivo foi o de buscar conhecimento de forma unida, sem bandeiras partidárias, para poder alcançar o que é de interesse da população.

"Tivemos a oportunidade de ouvir o posicionamento dos ministros do atual governo, o que foi muito importante para a gente entender mais do lado de dentro da administração nacional. Também trouxemos muitas experiências compartilhadas com outros vereadores e prefeitos”, relatou Giovani. 

 

Vereador Giovani e o senador Amin

Os recursos destinados à aquisição de implementos agrícolas beneficiarão as Associações de agricultores do município que irão compartilhar u uso das mesmas, otimizando, assim as atividades das pequenas propriedades do interior. Já o Hospital da Fundação Hospitalar de Descanso aplicará os recursos na manutenção e custeio do hospital no que tange ao atendimento aos pacientes e compromissos com a folha salarial dos funcionários. Os recursos devem chegar no segundo semestre deste ano.

 

Hospital de Descanso

+