Enfermeira alerta sobre cuidados com doenças respiratórias nessa época do ano


Nos meses de inverno sempre aumentam as doenças respiratórias que, pelo 2º ano consecutivo tem um agravante que é a pandemia da Covid-19. Tratar infecções respiratórias nos meses com temperaturas mais baixas é muito frequente e como os sintomas são parecidos com os da Covid, os cuidados precisam ser redobrados.

 A enfermeira da Unidade de Saúde de Santa Helena, Clarice Saurim, alerta a população para que procurem atendimento quando os sintomas aparecem. “Identificar o tipo de vírus é fundamental para o tratamento e, principalmente, para evitar que haja proliferação do mesmo”, explica a profissional. Ela ressalta que as pessoas não podem se automedicar a base do que elas acham que é. “Como os sintomas são parecidos, é preciso fazer um exame para ter certeza e depois fazer o tratamento correto”, afirma Clarice.

A enfermeira solicita a população para que os cuidados com a higienização sejam ainda maiores nessa época do ano. Ela afirma que o uso de máscara é indispensável e a higienização das mãos deve ser feita com frequência. “Também precisamos evitar as aglomerações. Temos muitos casos positivados que estão relacionados aos encontros familiares. É preciso evitar isso. Não tomar chimarrão junto é outra coisa simples de ser evitada”.

Clarice disse que todos sabem que a pandemia está se prolongando, entende a inquietação das pessoas, mas ressalta que os profissionais e todo sistema de saúde está sobrecarregado. Se houver um pouco mais de colaboração, na medida que a imunização for maior, os riscos serão menores e posteriormente a situação poderá normalizar.

+