Munícipes que optarem por não receber a imunização contra a Covid deverão assinar Termo de Recusa


A Secretaria de Saúde de Guaraciaba comunica que as pessoas do Município, que optarem por não ser imunizadas contra a Covid-19, deverão assinar um Termo de Recusa. A informação é da Secretária Daiane Dorigon. Daiane explica que a realização desse Termo é orientação do próprio Ministério da Saúde e que a partir de hoje, terça-feira (10), ele começa a ser aplicado. 

A Secretária explica que, está sendo feito uma busca ativa da população do Município com 18 anos ou mais e que ainda não compareceu para a imunização. “Estamos procurando por essa população que ainda não vacinou, fazemos uma visita, orientamos, falamos sobre os benefícios da vacinação, e se mesmo assim a pessoa optar por não receber a dose, ela deve assinar o Termo de Recusa”, destacou Daiane. 

Outra informação conforme a Secretária é de que até o final da tarde desta segunda-feira (09), já haviam aplicadas 8.879 vacinas da primeira dose, equivalente a 98,6% da população do Município com 18 anos ou mais. Da segunda dose são 3.018 vacinas já aplicadas. Daiane lembra que Guaraciaba foi beneficiado nas últimas semanas com doses para toda a sua população acima de 18 anos, por se tratar de município de Fronteira. 

“O prazo para a imunização de toda a população, quando os Municípios receberam as doses, foi estipulado em 30 dias, e a data final encerra na próxima semana, fazendo com que seja necessário devolver as doses para beneficiar também os demais Municípios da região que não receberam”, destacou Daiane. Ainda nos últimos dias, com o avanço da vacinação, e com a estimativa realizada pela Secretaria, já foram devolvidas mais de mil doses do imunizante para a Regional de Saúde.  

A Municipalidade também estuda restringir a participação em atividades para pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19. O assunto foi tema de uma reunião nos últimos dias, através do Comitê de Crise Municipal. Daiane explica que o Comitê discutiu a restrição da participação em atividades desenvolvidas pelo Município, como por exemplo Campeonatos Esportivos e também atividades dos Grupos, onde só poderão participar das atividades as pessoas que apresentarem a caderneta de vacinação, com a comprovação da vacina. 

Para quem ainda não compareceu para a imunização, ela acontece todas as tardes, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h, no Centro de Convivência dos Idosos. É importante estar de posse de um documento pessoal, caderneta de vacinação, cartão do SUS e um comprovante de residência. Para a realização da segunda dose, equivale a data marcada junto a caderneta de vacinação de cada pessoa. 

+