Acadêmicos e professores conhecem mais sobre as pedagogias Florença e Waldorf


Na última semana, de 11 a 14 de novembro, acadêmicos e professores de Pedagogia foram para Florianópolis conhecer mais sobre as Pedagogias Florença e Waldorf. Eles visitaram o Colégio Florença na sexta-feira pela manhã e a tarde a Escola Waldorf Anabá. Na segunda pela manhã visitaram a Escola Waldorf Ibirá Ibá.

 

De acordo com a coordenadora do curso, professora Maria Preis Welter, o objetivo da viagem de estudos foi oportunizar aos acadêmicos o conhecimento de duas propostas pedagógicas, relacionando o processo educacional com um currículo diferenciado ao ensino contemporâneo. Além dos acadêmicos, também participaram da viagem professores do curso, a secretária de educação de Itapiranga e alguns professores da Barra do Guarita.

 

Para a acadêmica Roberta Luiza Schroer Bourscheid o sentimento é de gratidão pela oportunidade de poder participar dessa viagem. “Agradeço aos organizadores que fizeram de tudo para que ela acontecesse e as três escolas visitadas que nos receberam de braços abertos para conhecê-las. A viagem de estudos foi uma experiência incrível, sem igual, foi muito bom poder conhecer de perto essas Pedagogias, que até então eu só conhecia a parte teórica. Através dos ensinamentos que elas trazem, e de como pudemos ver o dia a dia acontecendo, dizer que eu vou com certeza me inspirar nelas para me tornar uma profissional melhor e fazer o meu trabalho com maior valorização do ser humano”.

 

Já a professora Elenice Ana Kirchner destaca que a viagem de estudos proporcionou momentos de grandes aprendizados, oportunizou conhecer práticas educacionais de referência, sendo elas foco de estudos no curso de Pedagogia UCEFF. “Ambientes com estruturas ricas em possibilidades, com trabalho pedagógico onde as relações entre professores e crianças sejam harmoniosas. Vivenciar essas experiências torna mais significativo a relação teoria e prática, pois acreditamos na educação mais humana, sensível, amorosa e feliz”.

 

De acordo com a Secretária Municipal de Educação Cultura e Desporto de Itapiranga, Elaine Kummer Mueller, a viagem de estudos à Florianópolis oportunizou aos professores das Creches da Rede Municipal de Educação, a participação desse momento engrandecedor de aprendizagem pedagógica e principalmente de engrandecimento humano. “A visita a Escola Florença, proporcionou além de um contato direto, para tirar dúvidas com o professor doutor Roger Hansen, um momento de observação dos espaços da escola, das formas de organização e interação dos profissionais com os alunos". A secretária lembra que apesar de já ter participado de formação presencial com o professor Roger, poder observar e presenciar a pedagogia Florença de perto, mostrou inúmeras possibilidades e necessidades para a educação na rede municipal. 

 

Na Escola Anabá, o grupo teve a oportunidade de conhecer a abordagem da Pedagogia Waldorf, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Por sua vez, a visita ao Jardim de Infância Ibirá Ibá, que segue a mesma linha pedagógica, mostrou a essência da Pedagogia Waldorf. "A professora Ana que nos guiou nessa aventura do conhecimento, transmitiu muita paz e serenidade, a necessidade de chegarmos na essência do ser humano, com toda a simplicidade, formando seres criativos, responsáveis, sensíveis e livres. Foi simplesmente revigorante, gratificante". A secretária também destaca, que a visita aos pontos turísticos, a trilha, os passeios, proporcionaram uma maior integração do grupo, que nesses momentos aproveitavam para trocar informações e observações a serem destacadas das visitas. "Esta viagem de estudos veio para acrescentar em nossos conhecimentos, para assim podermos em nossos espaços fazer intervenções e engrandecer cada vez mais a educação, afinal, o grande objetivo de todos os educadores é fazer o melhor para juntos melhorarmos o mundo. Quero ainda agradecer a UCEFF, através do curso de Pedagogia pelo convite e acolhida”, agradece a professora Elaine.


 

Pedagogia Florença e Waldorf

 

Pedagogia Florença é a metodologia aplicada no Colégio Florença e foi desenvolvida pelo Prof. Dr. Roger Hansen, que também é o Diretor de Pesquisa e Inovação Pedagógica da escola. "Uma educação que permita o nascimento do Eu Individual e autêntico da criança, é uma missão que poderá ser cumprida apenas por aqueles que se dedicarem ao seu próprio desenvolvimento como seres humanos." (Trecho retirado do livro Pedagogia Florença II: Bases para a Educação Infantil de 3 a 6 anos, pag. 176)


Pedagogia Waldorf transcende a mera transmissão de conhecimentos. Tem como foco o desenvolvimento integral do educando, tendo como meta a transformação de sua vontade e o cultivo de sua sensibilidade e intelecto. Baseia-se em um processo de ensino-aprendizagem lúdico e inclusivo, tendo os educandos a oportunidade de aprender por meio de experiências individuais ou de pares. Além disso, o método tem um foco claro nas manifestações artísticas.

+