Vice-reitor da Unoesc São Miguel representa a Universidade em viagem à Ásia


Por 15 dias, o vice-reitor da Unoesc São Miguel do Oeste, professor Vitor Carlos D’Agostini, esteve participando, juntamente com uma comitiva catarinense, da viagem ao Japão e Singapura, na Ásia. A atividade foi liderada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) com o objetivo de integrar as lideranças, visando a busca de resultados para a educação superior e, logo, para o desenvolvimento catarinense.

O grupo, composto por 20 instituições de Ensino Superior catarinenses, visitou universidades, embaixadas e espaços de inovação em nove cidades com a proposta de conhecer as prioridades no que diz respeito à pesquisa científica, ao desenvolvimento socioeconômico e inovação.

Em cada instituição visitada pela comitiva, foi possível realizar a troca de contatos pessoais, a apresentação de pesquisas e projetos que coadunam com o trabalho feito pelos anfitriões e o alinhamento de colaborações internacionais. Entre as possibilidades de projetos conjuntos está a realização de intercâmbios de acadêmicos, desde a graduação até o pós-doutorado, com atuação por semanas ou meses, cursos com encontros virtuais periódicos e um seminário final, de forma presencial, entre inúmeras outras possibilidades de parcerias internacionais.

Nas visitas, o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, em nome do grupo, fez a entrega de uma lembrança de Florianópolis, representando a colonização açoriana; um pendrive contendo informações e vídeos sobre cada uma das IES participantes; um livro editado especialmente para a Missão Internacional com informações das instituições integrantes, além da primeira edição da Revista Fapesc, material que integra as ações de internacionalização da Fundação.

— Vimos de perto aquilo que até então era entrave para as parcerias internacionais e estudar as formas para viabilizar novas possibilidades de intercâmbio de conhecimento. Fomos recebidos com entusiasmo e, em muitas das instituições pelas quais passamos, já deixamos as sementes plantadas para o cultivo breve. Chegamos aos nossos espaços de atuação com muito trabalho a ser feito a partir dos contatos realizados na Ásia — destacou Holthausen.

No site da Fapesc está disponível uma página na qual constam informações sobre a Missão. O espaço será alimentado ainda com um relatório completo sobre cada uma das visitas e reuniões realizadas, assim como próximos contatos feitos e parcerias viabilizadas por meio das visitas. O espaço será um documento histórico sobre os frutos da Missão Internacional Japão Singapura 2022.

+