Unoesc São Miguel desenvolve atividades no Dia Mundial da Saúde


Os cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste realizaram diversas atividades para a comunidade acadêmica, para celebrar o Dia Mundial da Saúde, lembrado no dia 07 de abril. De acordo com o Coordenador dos Cursos de Biomedicina e Farmácia, professor Everton Boff, o evento serviu para conscientizar sobre a importância da preservação da saúde.

Foram realizadas exposições e prestação de serviços sobre exames laboratoriais; práticas da área da estética; demonstração de conhecimentos técnicos na área da toxicologia forense; aferição da pressão arterial; testes rápidos para detecção de hepatite B; avaliação do percentual de gordura e do índice de massa corporal; orientações sobre alimentação saudável; conscientização sobre a importância da prática de exercícios físicos; testes de aptidão física; demonstração das propriedades farmacológicas de plantas medicinais; conhecimentos sobre tecidos do corpo humano; medidas de primeiros socorros; ações preventivas e educativas relacionadas ao câncer bucal; rodas de conversa sobre psicoterapia; espaço de diálogo e acolhimento e reflexões sobre o autoconhecimento e trabalhos com grupos reflexivos.

— O evento mostrou a importância da atuação multiprofissional na área da saúde. Essa consciência foi afirmada com o empenho e dedicação dos estudantes dos Cursos envolvidos na atividade. Outro fator importante foi a demonstração da grande importância na promoção e na prevenção em saúde, trazendo benefícios para a qualidade de vida, menos adoecimentos e menores custos para os serviços de saúde, principalmente o público — reforça o Coordenador.

O momento também foi de interação entre os estudantes e de aplicação da teoria na prática.

— Atividades de extensão são de suma importância dos profissionais da saúde, trazendo a concepção de atuação em comunidades, focando na melhoria de vida da população em geral, principalmente os que vivem com alguma vulnerabilidade. Todo esse enfrentamento profissional e social que nossos estudantes encontrarão depois de formados, já experimentaram os primeiros contatos e percepções na vida universitária, principalmente reafirmando a importância da atuação multiprofissional no enfrentamento dos problemas em saúde — finaliza Boff.

+