Vereadores mirins sugerem ações de urbanismo, esporte, meio ambiente e assistência social


Os vereadores mirins de São Miguel do Oeste realizaram na quarta-feira (28) a sessão ordinária mensal da Câmara Mirim. No encontro, realizado no plenário da Câmara de Vereadores, eles aprovaram indicações sugerindo ações de urbanismo, esporte, meio ambiente e assistência social. Leia mais sobre as proposições votadas no texto a seguir.

Indicação Legislativa 26/2023: Renan Antonio Pasa Brites solicita ao Poder Executivo que viabilize esforços e investimentos na instalação de lixeiras subterrâneas. O vereador mirim justifica que com esse modelo de lixeiras diminuirá a taxa de resíduos que caem para fora, principalmente nas coletas, e reduzirá o cheiro forte que sai das atuais lixeiras. A indicação é destinada ao prefeito.

Indicação Legislativa 27/2023: Arthur Rubert de Ramos solicita ao Executivo Municipal que providencie melhorias na rede de energia elétrica, com iluminação de LED, na Rua Almirante Tamandaré, no Bairro Salete. Conforme o vereador mirim, o objetivo é beneficiar as pessoas que necessitam se deslocar diariamente de suas residências, em especial no período noturno. Arthur destaca também os benefícios das lâmpadas de LED em relação às lâmpadas tradicionais, como eficiência energética e conforto visual. O pedido é destinado ao prefeito.

Indicação Legislativa 28/2023: Anna Clara Becker Corti solicita à Prefeitura de São Miguel do Oeste que retome a parceria com a Escola Cedup Getúlio Vargas para a produção de mudas de árvores nativas. A vereadora mirim lembra que essa parceria foi afetada pela chegada da pandemia de Covid-19. “Na antiga parceria a Prefeitura doava as sementes e o substrato, em contrapartida de a escola realizar a semeadura, o plantio e o manejo dessas mudas”, ressalta Anna, que lembra ainda que com as mudas prontas, estas eram doadas a munícipes de São Miguel do Oeste. “Aguardamos que o Poder Executivo atenda essa reivindicação e volte a ter essa parceria sustentável”, acrescenta a vereadora mirim.

Indicação Legislativa 29/2023: Pedro Henrique B. Pontes solicita à Administração Municipal que elabore projeto e viabilize a construção de uma área de esportes junto ao terreno de propriedade da Municipalidade, localizado atrás da creche do Bairro Salete. Ele sugere que o espaço contemple quadras poliesportivas, pista para caminhadas e revitalização das margens do riacho que passa em seu entorno. O vereador mirim justifica o pedido afirmando que a comunidade escolar e das imediações está aumentando, e que diante de um projeto bem elaborado, tanto o Governo Municipal como o Estadual e o Federal poderão investir nessas obras. O pedido é destinado ao prefeito e aos secretários de Urbanismo e de Esporte e Cultura.

Indicação Legislativa 30/2023: Arthur Rubert de Ramos solicita à Administração Municipal que estude a viabilidade de implantar um programa de recolha de móveis e eletrodomésticos usados e descartados pelos munícipes miguel-oestinos. Ele ressalta que recebe pedidos de munícipes preocupados com o descarte inadequado de móveis usados, ressaltando que não há coleta regular para esse tipo de resíduo. “Infelizmente, temos presenciado com frequência móveis sendo abandonados em terrenos baldios ou até mesmo sendo queimados”, lamenta.

O vereador mirim fala dos malefícios causados ao ambiente pela incineração de móveis usados, além de citar que quando são descartados em terrenos esses móveis se tornam abrigos para roedores e insetos. “Isso acarreta a propagação de pragas e representa um risco para a saúde pública”, acrescenta. Ele sugere à Administração que estabelece um cronograma de recolhimento de móveis usados, para facilitar o descarte correto. O pedido é destinado ao prefeito.

Indicação Legislativa 31/2023: Felipe Antônio Bracht solicita à Administração Municipal que estude a possibilidade de instalar comedouros e bebedouros para animais em situação de abandono que circulam pelas ruas de São Miguel do Oeste. O vereador mirim afirma que esses animais passam fome e sede, e estão suscetíveis a várias doenças. “Os equipamentos deverão conter água potável e ração em condições ideais de higiene, respeitados os métodos adequados de armazenamento e a data de validade. A sugestão é que esses comedouros e bebedouros sejam confeccionados em PVC liso e fixados em locais elevados, longe do acesso de insetos e roedores”, acrescenta o vereador mirim, que sugere ainda a participação dos munícipes e comércio local na doação de ração para manter os comedouros abastecidos, e com troca de água diariamente. O pedido é destinado ao prefeito.

Indicação Legislativa 32/2023: Kaylane de Primo Pertussatti solicita ao Executivo Municipal que providencie o asfaltamento da Rua Euclides da Cunha, entre a Rua Princesa Isabel e a Rua Oiapoc, no Bairro Salete. A vereador mirim ressalta que a parte que possui mais tráfego de carros é pavimentada com calçamento, e a outra parte é estrada de terra, a qual está em péssimas condições. “A rua está cheia de buracos, e a entrada ou saída da Rua Oiapoc está muito degradada, obrigando os motoristas a entrarem na contramão, gerando risco de acidentes”, aponta a vereadora mirim. A indicação é destinada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

Indicação Legislativa 33/2023: Renan Antonio Pasa Brites solicita à Administração Municipal que viabilize esforços e investimentos na implementação de mais brinquedos para pessoas com deficiência nas praças públicas. O vereador mirim justifica o pedido afirmando que a medida favorecerá a inclusão social e justiça, e cita como exemplo o município de Jaraguá do Sul. O pedido é destinado ao prefeito.

Indicação Legislativa 34/2023: Luca Valar Assenheimer solicita à Administração Municipal que estude a possibilidade de instalar lixeiras na Rua São Paulo, no Bairro Salete. O vereador mirim ressalta o papel importante das lixeiras na manutenção da limpeza urbana, e destaca que a sua instalação incentiva a consciência ambiental e a responsabilidade individual. “Quando as pessoas veem lixeiras disponíveis, elas são encorajadas a descartar seus resíduos de maneira adequada. Essa ação contribui para a redução do impacto ambiental, uma vez que o lixo depositado corretamente pode ser encaminhado para a coleta seletiva e, eventualmente, reciclado ou tratado de forma apropriada”, afirma. A indicação é destinada ao secretário de Urbanismo.

 

Galeria de Imagens

+