Professores e estudantes do Curso de Agronomia participam de congressos e ampliam conhecimentos


Durante o período de férias dos estudantes, os professores dos Cursos de Agronomia da Unoesc São José do Cedro e Maravilha, Claudia Klein, Otávio Ajala Fioretin, André Sordi e Marcieli Maccari participaram de congressos e capacitações de destaque na área.

Essa jornada pelo conhecimento incluiu a participação nos seguintes eventos: 2° Congresso Catarinense de Sementes, em Xanxerê; 1º Encontro Catarinense de Agricultura Regenerativa, em Chapecó; e 23º Congresso Latino-americano de Ciência do Solo (CLACS) e do 38º Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS), ambos em Florianópolis. Esses congressos englobaram diversas temáticas, desde estratégias sustentáveis de produção até qualidade do solo fundamentada na agricultura regenerativa e produção de sementes.

Claudia destaca a importância desses momentos não somente para a aquisição de novos conhecimentos, mas também para a divulgação das pesquisas realizadas pelo Curso, além de ampliar a rede de contatos e promover a troca de experiências.

— Estes momentos são importantes para adquirir novos conhecimentos, divulgar as pesquisas do Curso, ampliar o networking e trocar experiências — destaca a professora.

No cenário das apresentações, o professor André Sordi e os estudantes de Agronomia Eduardo Henrique Dall Agnol Marx, Paulo Petri e Ricardo Campana compartilharam oito trabalhos desenvolvidos nas áreas experimentais do Curso.

— Os trabalhos apresentados são de diferentes áreas, como: estoque de carbono do solo no Oeste de Santa Catarina; coinoculação em soja; compostagem e aplicação do composto de cigarro contrabandeado na cultura da alface americana, desenvolvido em parceria com a Receita Federal; estimativa de matéria seca e teor nutricional em diferentes plantas de cobertura e densidade do solo — explica Sordi.

Eduardo Henrique Dall Agnol Marx, um dos estudantes que apresentou seus trabalhos, compartilha o significado dessas participações.

— Uma grande oportunidade de poder divulgar nosso trabalho de pesquisa. Acompanhamos trabalhos internacionais e nacionais, conversamos com pessoas, aumentamos o networking no ramo agronômico — reforça Marx.

Nesse contexto, a Unoesc reafirma seu compromisso com a formação acadêmica de excelência, unindo docentes e discentes em uma jornada de aprendizado, troca de experiências e disseminação do saber, impulsionando o desenvolvimento do campo agronômico em nível regional e nacional.

 

 

+