Câmara presta homenagem aos 25 anos da Pastoral da Criança da Paróquia São Miguel Arcanjo


Moção de aplauso foi proposta por Marcio Santin e Paulo Drumm e foi entregue a voluntárias da entidade

Os vereadores Marcio Santin (PT) e Paulo Drumm (PSD) apresentaram uma moção de aplauso parabenizando todas as integrantes e voluntárias da Pastoral da Criança da Paróquia São Miguel Arcanjo, de São Miguel do Oeste, pelos 25 anos de trabalho realizado em prol das crianças e de suas famílias. A homenagem foi entregue durante a sessão ordinária desta terça-feira (7), na Câmara Municipal de São Miguel do Oeste.

“A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, tendo como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político”, destacam os vereadores.

Eles lembram da origem da Pastoral da Criança, que foi fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, no Paraná, pela médica sanitarista e pediatra Zilda Arns Neumann (em memória) e pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo. Hoje, está presente em todos os estados brasileiros e em outros 10 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.

“Trabalham por um mundo sem mortes materno-infantis evitáveis e onde todas as crianças, mesmo as mais vulneráveis, viverão num ambiente favorável ao seu desenvolvimento, sendo que sua missão é ‘Para que todas as crianças tenham vida em abundância’. A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação”, acrescentam os vereadores.

Os autores da homenagem acrescentam que a Pastoral da Criança da Paróquia São Miguel Arcanjo atende em torno de 470 crianças, com 32 líderes e mais de 40 voluntárias, e conta com entidades, comércios, pessoas que são parceiros e ajudam a manter a Pastoral da Criança.

“Os voluntários visitam as residências mensalmente, realizam a pesagem das crianças, monitoram a pesagem para evitar a desnutrição, organizam doações de roupas, alimentos, entre outras atividades. É um trabalho lindo de amor e valorização da vida. Por isso vocês merecem todo nosso reconhecimento”, destacam.

A moção de aplauso foi entregue a integrantes e voluntárias da Pastoral da Criança.

 

Legenda: Moção de aplauso foi entregue a integrantes e voluntárias da Pastoral da Criança

Fotos: Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

 

Att.

Tiarajú Goldschmidt – Agente de Comunicação Social

+